Victor Marques toma posse como prefeito do Recife após renúncia de João Campos

O engenheiro civil Victor Marques tomou posse como prefeito do Recife nesta segunda-feira (6), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Ele assume o cargo após a renúncia de João Campos, com quem foi eleito vice-prefeito nas eleições de 2024, quando a chapa obteve 78,11% dos votos válidos — a maior votação da história da capital pernambucana.

Em seu discurso de posse, Victor destacou o compromisso com a continuidade da gestão e a manutenção do ritmo de obras e entregas na cidade. Segundo ele, o trabalho desenvolvido nos últimos anos terá sequência com foco em melhorias estruturais e qualidade de vida da população.

LEIA MAIS

Aprovação de João Campos chega a 75% no Recife, diz Realtime Big Data

 

O percentual de desaprovação é de 24%, enquanto 1% dos entrevistados não soube ou preferiu não opinar. Entre os que aprovam a gestão, 46% classificam o governo como ótimo ou bom, 33% consideram regular e 20% avaliam como ruim ou péssimo.

A pesquisa também mostra que a aprovação do ex-prefeito se mantém elevada em diferentes perfis da população. Entre as mulheres, o índice chega a 78%, enquanto entre os homens é de 71%. Por faixa etária, o maior índice de aprovação está entre jovens de 16 a 34 anos, com 78%, seguido por pessoas com 60 anos ou mais, com 75%, e pela faixa de 35 a 59 anos, com 73%.

LEIA MAIS

João Campos entra na reta final como prefeito do Recife e intensifica agenda antes de disputar o Governo de Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos, entrou nesta segunda-feira (30) em sua última semana à frente da gestão municipal, iniciando a contagem regressiva para deixar o cargo e se dedicar integralmente à disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A saída ocorre dentro do prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral e faz parte da estratégia política já anunciada pelo gestor, que oficializou sua pré-candidatura no último dia 20.

Com uma agenda intensa prevista até os últimos dias de mandato, João Campos tem buscado manter o ritmo de entregas e compromissos, reforçando sua presença nas ruas e a imagem de gestor ativo. Neste domingo (29), em seu último fim de semana como prefeito, ele utilizou as redes sociais para compartilhar uma visita ao Parque da Tamarineira, onde realizou uma corrida e aproveitou para vistoriar o equipamento público, cuja segunda etapa foi entregue recentemente. Em tom de despedida, destacou que, apesar do sentimento de saída, ainda há muito trabalho a ser feito.

A movimentação acontece em paralelo ao avanço das articulações políticas que sustentam sua candidatura ao Governo do Estado. João Campos se consolida como o principal nome do PSB em Pernambuco e tem ampliado sua base de apoio com alianças estratégicas. A chapa apresentada dentro da Frente Popular inclui a ex-deputada federal Marília Arraes como candidata ao Senado, além da construção de um arco de alianças que envolve diferentes partidos.

Um dos movimentos mais relevantes ocorreu no último sábado (28), quando o Partido dos Trabalhadores oficializou apoio à candidatura do pessebista. A decisão foi tomada durante reunião do diretório estadual, em Olinda, e aprovada por ampla maioria, com 59 votos favoráveis e 12 contrários. O apoio fortalece significativamente o projeto político de João Campos, ampliando sua base eleitoral e consolidando uma aliança com o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, o senador Humberto Costa confirmou posteriormente o alinhamento com a candidatura, reforçando o bloco político que se forma para a disputa estadual. Com isso, João Campos entra na reta final de sua gestão municipal buscando equilibrar a conclusão do mandato com a construção de sua candidatura, em um cenário que já começa a ganhar forma e promete ser um dos mais disputados da política pernambucana nos próximos anos.

João Campos monta chapa ao Governo de Pernambuco e consolida aliança com PT e PDT

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lança nesta quinta-feira (19), em evento no bairro do Pina, a chapa majoritária que disputará o Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A composição reúne o próprio João como candidato ao governo, o empresário Carlos Costa como vice, além de Humberto Costa (PT) e Marília Arraes (PDT) como candidatos ao Senado.

A formação da chapa é resultado de semanas de articulação política, envolvendo negociações em Brasília e no cenário local, e reflete uma estratégia ampla de consolidação de alianças no campo da centro-esquerda.

LEIA MAIS

“O Agente Secreto” leva o Recife ao Oscar e atrai interesse para mais produções pernambucanas

Após uma intensa trajetória, chega a tão aguardada noite em que o cinema pernambucano finaliza a mais prestigiosa temporada de sua história. Vença ou não o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco, “O Agente Secreto” levou a música, as lendas, o imaginário e as ruas do Recife a uma participação histórica na festa mais assistida do cinema mundial. Entretanto, a coragem e a autoralidade da produção pernambucana já são respeitadas no mundo afora há muito tempo.

É o que aponta o pesquisador e crítico de cinema Paulo Cunha ao destacar a pluralidade do audiovisual do estado em conversa com o Diario. “Todo o interesse na possibilidade de um filme rodado no Recife ganhar o Oscar em uma ou mais categorias me leva a desejar que o nosso cinema continue heterogêneo, praticado por homens e mulheres de origens diversas”, projeta, refletindo ainda sobre o impacto do longa nas políticas públicas. “Desejo que toda essa visibilidade internacional permita que o nosso modelo de produção, baseado no Funcultura Audiovisual, receba mais recursos para ampliar sua capacidade de gerar filmes originais pelos próximos anos”, torce.

A singularidade do cinema pernambucano também foi destacada pelo próprio Kleber Mendonça Filho, diretor de “O Agente Secreto”, em entrevista ao Diario em janeiro deste ano. “O cinema pernambucano é o mais autoral do Brasil”, disse na ocasião, ao lembrar de títulos que ajudaram a construir esse legado, como “Amarelo Manga”, de Cláudio Assis, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, além de seus próprios filmes, como “O Som ao Redor” e “Aquarius”. “São obras tão profundamente honestas sobre o seu lugar, que conseguem criar uma comunicação enorme”, comenta.

O diálogo com outros cineastas que o antecederam fica ainda mais claro no documentário “Retratos Fantasmas”, em que resgata a memória do Centro do Recife, muitas vezes parafraseando filmes pernambucanos emblemáticos, como o curta “Recife de dentro pra fora”, de Katia Mesel. “Recife é uma cidade como qualquer outra. Fazer um filme aqui é torná-lo uma estrela, como Nova York para os americanos ou Paris para os franceses”, defendeu Kleber.

Mesel também colaborou com parte da trilha sonora de “O Agente Secreto”, resgatando músicas do disco “Paêbirú”, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, uma delas ouvidas nos créditos iniciais do filme. Ela explica que Kleber Mendonça e Emilie Lesclaux, produtora (única indicada solo na categoria de Melhor Filme desta edição do Oscar), influenciam positivamente vários nomes da produção pernambucana ao levá-lo à maior festa de Hollywood.

“Eles estão levantando a bola de todo mundo. Essas indicações podem ajudar ainda mais a consolidar a credibilidade de público e a potencialidade de distribuição de filmes fora do eixo do Sudeste. Precisamos muito aqui no Nordeste desse investimento na exibição desse tão múltiplo e poderoso cinema que fazemos aqui há um século”, afirma a cineasta. “Todas as pessoas que frequentam ou não o cinema estão se interessando por esse resultado. Ele representa algo extremamente importante que pode, inclusive, desencadear várias coisas positivas para a nossa cultura cinematográfica”, avalia.

O professor e crítico Alexandre Figueirôa aponta que ver o Recife chegar ao Oscar demonstra como o cinema pernambucano reflete a pujança e a criatividade dos autores brasileiros de modo geral, lembrando a importância da expansão dos investimentos públicos. “O apoio governamental é fundamental para a manutenção do cinema e quando você tem governantes que não olham para a cultura como algo central na economia”, reforça. “É preciso que haja, qualquer que seja o resultado dessa premiação, um cuidado com a descentralização das produções, para estimular cada vez mais os jovens cineastas, inclusive, a manterem essa alta como uma constante também em produções menores”, aponta.

Forte candidato

No páreo com o norueguês “Valor Sentimental”, que concorre em nove categorias, “O Agente Secreto” segue forte na disputa de Melhor Filme Internacional. Esta é a maior chance do longa entre as quatro indicações ao Oscar, podendo se tornar a segunda vitória consecutiva para o Brasil na categoria, após o prêmio de “Ainda Estou Aqui” em 2025. Wagner Moura, na disputa por Melhor Ator, pode se beneficiar da queda vertiginosa da campanha do outrora favorito Timothée Chalamet, de “Marty Supreme”, mas a concorrência com Michael B. Jordan, de “Pecadores”, parece ser a maior pedra no sapato do astro brasileiro.

Pouco é possível prever sobre Melhor Casting, ou Seleção de Elenco, já que se trata da edição inaugural da categoria. Gabriel Domingues, indicado por seu trabalho reunindo o vasto número de atores de “O Agente Secreto”, é o único candidato estrangeiro da lista, o que já reforça a força do filme entre os votantes, mas quem deve prevalecer na disputa é o trabalho feito por Francine Maisler em “Pecadores” ou Cassandra Kulukundis, por “Uma Batalha Após a Outra”, os mesmos trabalhos que estão na briga final pelo maior Oscar da noite, o de Melhor Filme.

Diario de Pernambuco

Amupe prepara edição histórica do Congresso de Municípios com mais conforto e novas atrações

A Associação Municipalista de Pernambuco anunciou novidades para a realização do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, considerado o maior encontro municipalista do Nordeste. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de abril, no Recife Expo Center, na capital pernambucana.

Com o tema “Inovação a Serviço da População”, o congresso deste ano chega com novo formato e em um espaço mais moderno. A mudança de local faz parte de uma adequação institucional que busca oferecer mais conforto para os participantes e expositores da feira, que na última edição registrou mais de 10 mil participações ao longo de três dias de programação.

LEIA MAIS

Presidente da Câmara do Recife arquiva pedido de CPI contra gestão João Campos

Presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB)

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), decidiu arquivar o pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretendia investigar um concurso público realizado pela gestão do prefeito João Campos (PSB).

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (3) e encerra a tentativa da oposição de abrir investigação sobre um processo administrativo envolvendo nomeações no cargo de procurador do município.

O requerimento havia sido protocolado pelo vereador Thiago Medina (PL) e reuniu 13 assinaturas — número suficiente para atender às exigências regimentais, inclusive com adesão de um parlamentar do PT.

Embora tenha reconhecido que os requisitos formais foram cumpridos — como número mínimo de assinaturas, prazo de até 120 dias prorrogáveis por mais 60 e inexistência de outra CPI em funcionamento — Jatobá argumentou que o pedido não apresentava o chamado “fato determinado”, condição essencial para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito.

De acordo com o Regimento Interno da Casa, o fato investigado precisa ter relevância para a vida pública e repercussão concreta na ordem constitucional, legal, econômica ou social do município.

O presidente sustentou que o ato que deu origem à controvérsia foi revogado pelo próprio prefeito sete dias após a sua publicação, em 30 de dezembro de 2025, não chegando a produzir efeitos jurídicos.

Na decisão, Jatobá afirma que a revogação da nomeação ocorreu por iniciativa do próprio Executivo municipal, mecanismo conhecido como “autotutela”, que permite à administração corrigir atos considerados equivocados sem necessidade de intervenção judicial ou legislativa.

No mesmo dia da revogação, o candidato originalmente classificado em primeiro lugar, Marko Venício dos Santos Batista, foi nomeado para o cargo e tomou posse em 6 de janeiro de 2026.

Para o presidente da Câmara, diante da revogação e da correção administrativa, não haveria irregularidade concreta a ser apurada. Segundo ele, “não houve — ou há, ou resta — qualquer impacto a acarretar interesse para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica e social do município”. Ele ainda afirmou que “não subsiste, sequer, ato jurídico”.

Romerinho Jatobá também citou decisões dos tribunais de Justiça de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará, que arquivaram pedidos semelhantes por ausência de fato determinado, reforçando que suspeitas genéricas não são suficientes para justificar a criação de uma CPI.

Com a decisão, o pedido de investigação é oficialmente encerrado na Câmara do Recife, consolidando o arquivamento da iniciativa da oposição e mantendo o caso no âmbito administrativo já solucionado pelo Executivo municipal.

João Gomes arrasta multidão com ‘drilha junina’ em desfile pós-carnaval no Recife

Unindo duas das maiores festas populares do Nordeste, João Gomes comanda, neste domingo (22), no Centro do Recife, um cortejo que encerra o ciclo de carnaval e abre o período de São João. Com o cantor em cima de um trio elétrico, a “Drilha São João Gomes” arrasta uma multidão pela Rua da Aurora, num percurso de 800 metros.

A “drilha” é um formato de festa de rua tradicional do interior de Pernambuco. O evento tem participações de Dorgival Dantas, MC Don Juan, Zé Vaqueiro, Ruan Vaqueirinho e Mestrinho, além de um cortejo de brincantes da cultura popular, como bacamarteiros, bois e bonecos gigantes, incluindo um “bonecão” do próprio João Gomes.

A “drilha” começou por volta das 12h30, com apresentações de quadrilha junina, bonecos gigantes e um grupo de bacamarteiros, enquanto os foliões aguardavam a chegada do trio de João Gomes, que começou sua apresentação por volta das 13h35. O desfile segue do cruzamento da Avenida Mário Melo até a Avenida Norte, próximo à Ponte do Limoeiro. No show, o artista interpretou músicas de repertório próprio, como “Se for amor”, e clássicos do cancioneiro nordestino, incluindo uma versão de “Morena Tropicana”, de Alceu Valença.

João Gomes já disse, inclusive, que Alceu foi uma referência para a concepção da drilha, já que ele desfila com o bloco ‘Bicho, Maluco Beleza’ na mesma avenida. “Não sei se estou mais feliz por estar dando certo ou por ser na Rua da Aurora, onde Alceu também faz o movimento dele”, afirmou o cantor. Ao lado de Mestrinho, primeiro convidado a subir no trio, ele cantou também sucessos do carnaval como “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho.

“Para mim, é uma honra desde a vez que gravei o DVD aqui. Fiquei muito feliz sendo recebido assim, tão bem e tão longe de casa. A gente acaba se sentindo em casa porque o povo daqui é diferenciado. A galera nos acolhe, nos abraçou”, declarou João Gomes durante o show. A “drilha” começou por volta das 12h30, com apresentações de quadrilha junina, bonecos gigantes e um grupo de bacamarteiros, enquanto os foliões aguardavam a chegada do trio de João Gomes, que começou sua apresentação por volta das 13h35. O desfile segue do cruzamento da Avenida Mário Melo até a Avenida Norte, próximo à Ponte do Limoeiro.

No show, o artista interpretou músicas de repertório próprio, como “Se for amor”, e clássicos do cancioneiro nordestino, incluindo uma versão de “Morena Tropicana”, de Alceu Valença. João Gomes já disse, inclusive, que Alceu foi uma referência para a concepção da drilha, já que ele desfila com o bloco ‘Bicho, Maluco Beleza’ na mesma avenida. “Não sei se estou mais feliz por estar dando certo ou por ser na Rua da Aurora, onde Alceu também faz o movimento dele”, afirmou o cantor.

Ao lado de Mestrinho, primeiro convidado a subir no trio, ele cantou também sucessos do carnaval como “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho. “Para mim, é uma honra desde a vez que gravei o DVD aqui. Fiquei muito feliz sendo recebido assim, tão bem e tão longe de casa. A gente acaba se sentindo em casa porque o povo daqui é diferenciado. A galera nos acolhe, nos abraçou”, declarou João Gomes durante o show.

G1 Pernambuco

Copo térmico, cooler, caixa térmica e capacete: o que é proibido na ‘drilha’ de João Gomes no Recife

Fechando o ciclo do carnaval 2026, a Drilha São João Gomes antecipa os festejos juninos e leva uma tradição do interior de Pernambuco para a Rua da Aurora, no Centro do Recife, no domingo (22), a partir das 11h. O evento, comandado pelo cantor João Gomes, terá uma série de restrições para garantir mais segurança, segundo os organizadores.

De acordo com a Polícia Militar, foi montada uma operação especial de segurança, com controle de acesso em dois pontos de bloqueio nas vias que dão acesso ao percurso, de cerca de 800 metros (saiba mais abaixo).

Segundo a organização da “drilha”, não será permitido entrar no evento com: coolers, caixa térmica ou similar; copo térmico;
mesas e cadeiras; capacetes; garrafas e utensílios de vidro; armas de fogo; objetos cortantes; fogos de artifício esprays.

Percurso – A Drilha São João Gomes acontece na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Além do cantor João Gomes, a programação conta com shows de Dorgival Dantas, MC Don Juan, Zé Vaqueiro, Ruan Vaqueirinho e Mestrinho. Também tem cortejos de brincantes.

Segundo a Polícia Militar, o esquema conta com 309 policiais militares. Desse total, 259 vão atuar a pé dentro da área do evento. Também haverá reforço de unidades especializadas.O percurso tem cerca de 800 metros, com início no cruzamento da Avenida Mário Melo com a Rua da Aurora, e segue até a Avenida Norte, nas proximidades da Ponte do Limoeiro. Algumas vias serão fechadas para veículos, incluindo carros de aplicativo. Em outros pontos, o acesso será exclusivo para pedestres, com revista de segurança.

G1 Pernambuco

Denúncia de rastreamento contra auxiliar de João Campos vira alvo de investigação

A Polícia Federal vai instaurar inquérito para investigar uma denúncia de suposto monitoramento ilegal praticado por agentes da Polícia Civil de Pernambuco contra integrantes da Prefeitura do Recife.

A decisão ocorre após determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que, no fim de janeiro, autorizou a corporação a analisar a “existência de elementos mínimos que indiquem a possível prática de infrações penais”. Agora, a apuração foi formalizada com a abertura oficial de inquérito.

LEIA MAIS

Caso Lucas Lyra: homem que atirou em torcedor do Náutico é preso 13 anos após crime

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) prendeu José Carlos Feitosa Barreto, de 50 anos, condenado em 2018 por tentativa de homicídio do torcedor do Náutico Lucas Lyra. O crime ocorreu em 2013, em frente ao estádio dos Aflitos, na Zona Norte do Recife. O agressor, que trabalhava como segurança de uma empresa de ônibus, baleou o jovem, então com 19 anos, na nuca.

Réu confesso, José Carlos foi preso no último dia 9 de fevereiro. Ele tinha sido condenado a oito anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado em júri popular no dia 3 de setembro de 2018. A pena foi amenizada em um terço pelo fato de Lucas estar vivo e do segurança ser réu primário. José Carlos respondia em liberdade enquanto aguardava recurso.

“A defesa de José Carlos recebe com serenidade a efetividade do cumprimento da pena e, desde já, avaliará os aspectos da decisão no sentido de estudar os contornos da sentença e sua execução dentro dos limites do direito em prol de solicitar os benefícios previstos em lei”, disse o advogado João Vieira Neto, que defende José Carlos.

O crime – Lucas Lyra foi atingido com um tiro na nuca no dia 16 de fevereiro de 2013, em frente à sede do Náutico, antes de um jogo contra o Central, pelo Campeonato Pernambucano.

O tiro foi disparado durante um confronto entre integrantes de torcidas organizadas do Náutico e do Sport (que retornavam de um jogo na Ilha do Retiro), quando José Carlos Feitosa, que fazia a segurança de um ônibus da empresa Pedrosa, estava em conflito com um dos primos de Lucas. Após o disparo, Lucas passou cerca de três anos internado e foi submetido a várias cirurgias. Ele não possui a mobilidade do lado esquerdo do corpo, 90% da audição e a visão periférica.

Indenização – Em 2024, a Justiça condenou a empresa de ônibus Pedrosa e o Grande Recife a pagar indenização de R$ 2 milhões por danos materiais, morais e estéticos. Segundo a decisão, o valor determinado da pensão tem como base as despesas da vítima com tratamento e necessidades por causa do seu estado de saúde, como adaptação de imóvel alugado, uso de lentes corretivas, alimentação ]adequada e custeios com internamento em hospital. A decisão foi da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

]]]Diario de Pernambuco

Blocos e troças LGBTQIA+ ocupam ruas e reforçam diversidade no carnaval de Olinda e do Recife

Carnaval é sinônimo de festa, de alegria, de celebração, mas também é expressão popular, cultural e política. A prova disso são os diversos blocos que saem às ruas com a bandeira LGBTQIA+, como Quem Cola Entra, Maracadonna, Tesourada, Se Eu Flopar Me Beija e Transcoco.
A pauta da diversidade tem ganhado força nos últimos anos, inclusive com a criação de polos voltados para a comunidade no Recife, que tem programação até a Quarta-feira de Cinzas (18) em diferentes pontos da capital pernambucana. Embora a comunidade esteja presente em outros espaços, integrantes dos blocos defendem que pessoas LGBTQIA+ construam seus próprios grupos.

Coordenadora de comunicação do bloco Quem Cola Entra, Aída Polimeri contou ao g1 que a troça nasceu depois que uma das fundadoras sofreu um episódio de violência em Olinda. “A gente se ‘forçou’ a sair juntas para se proteger. Aquela coisa de sermos todas [mulheres com] corpos dissidentes que gostam muito de carnaval e que não queríamos aceitar ficar em casa por conta desse episódio”, explicou.

Além disso, segundo Aída, há a necessidade de garantir mais espaços para a comunidade se expressar no carnaval. “Mais troças e mais blocos declaradamente LGBT em Olinda. Foi um ano que o ‘Vai ou Racha’ [outro bloco LGBT] tinha terminado e a gente queria muito se fazer presente”.

Essa ideia de misturar carnaval com política também aconteceu por acaso em algumas situações, como é o caso do Maracadonna, que até este ano não tinha de fato se colocado como um bloco propriamente LGBTQIA+. O bloco nasceu para homenagear uma figura bastante conhecida na comunidade, a cantora Madonna, e por consequência acabou agregando ao longo do tempo um grande público LGBTQIA+.

Jo, idealizador do bloco, conta que apesar de inicialmente a ideia não ser levantar uma bandeira, mas sim fazer uma homenagem, com o passar do tempo a agremiação foi naturalmente sendo associada à causa. “Nascemos LGBTQIA+, mas fomos de fato de entender e nos posicionar dessa forma esse ano, abraçando essa causa como se fosse uma missa campal LGBT, celebrando o direito de ser livre em qualquer instância e celebrando a diva pop que mais abraça a causa. Era um desejo nosso, mas também do público”, disse.

Jô também falou da importância de reafirmar a presença desse público na rua. Segundo ele, antes o público LGBTQIA+ em Olinda ficava restrito à Rua 13 de maio, mas agora pode ocupar outros espaços dentro da festa: “O carnaval já é uma festa que abraça esse público, mas é importante reafirmar isso”.

Aída também pontuou a importância de ter um espaço com identificação: “É muito importante ter um lugar para a gente ir. Se for comparar, olha quantos blocos tem uma massa grande cis hetero, a maioria formada por pessoas cis heteros, os maiores e mais conhecidos são sempre pensados para pessoas cis heteros e a gente sempre achou que tinha corpo e força para juntar essa galera”.

Assim também como o Maracadonna, o Se Eu Flopar Me Beija, também se tornou uma troça aliada por acaso. A ideia inicial era criar uma prévia para se despedir da pessoa que, inclusive, idealizou o primeiro estandarte. Mas, de cara, mais de mil pessoas confirmaram presença.

Luca Delmas, fundador da troça, acredita que a identificação do público LGBTQIA+ se deu por conta do termo “flopar”, presente na comunidade, mas não foi só isso. A ideia cresceu, se organizou e desde 2016 virou um ponto de encontro da comunidade em meio ao carnaval. “Nunca foi objetivamente pensado um público LGBT, mas foi pensado para gente que queria se divertir, gente como a gente. Então, a gente sempre se atentou para também fazer o possível para ser lugar seguro para pessoas LGBT e mulheres. […] Todo mundo sendo o que é sem medo”, contou Luca.

Em 2019, em Igarassu, dentro do Terreiro de Candomblé e de Matrizes Africanas e afro-indígenas, Raphaela, mulher trans, teve a iniciativa de criar um grupo de coco formado por pessoas transexuais. Segundo ela, a ideia era “combater a transfobia, todos os tipos de racismo, injúria racial, racismo religioso e todas as práticas discriminatórias”. “O preconceito, a exclusão, a discriminação de raça, de gênero e política, não deixar de existir de uma hora para outra. É uma construção de desconstrução, em busca de evolução. Só em estar, já é uma forma de resistência”, pontuou.

Cinzas da Diversidade

Além dos dias oficiais de folia, ainda há programação voltada à comunidade LGBTQIA+ na Quarta-feira de Cinzas. O Cinzas da Diversidade acontece no Polo do Ibura, Zona Sul do Recife, reunindo shows, performances de drag queens e concurso da Rainha da Diversidade, a partir das 19h. O encerramento acontece às 22h com Cybelle do Cavaco, levando samba e pagode para finalizar a programação.

G1 Pernambuco

 

Carnaval 2026: presidente Lula chega ao desfile do Galo da Madrugada no Recife

O presidente Lula (PT) iniciou o seu ‘tour’ no carnaval a partir deste sábado (14), participando do desfile do Galo da Madrugada, no Recife. Na cidade pernambucana, o mandatário ficará em um camarote restrito. Ele e a primeira-dama, Janja, chegaram ao camarote por volta das 10h deste sábado (14). Os foliões cantaram a músicas e homenagearam o petista: “Olê, olê, Olá, Lula”. Na sexta (13), Lula participou de um evento em uma fábrica de medicamentos, em Suape, no cano de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Janja foi ao carnaval do recife com o prefeito João Campos (PSB), e assistiu a shows no Marco Zero. Mais cedo, nesta sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do café da manhã do Galo, no forte Cinco Pontas, um evento que antecede o desfile. O ministro disse que Lula esta “muito feliz” de participar do Carnaval 2026 no Recife. Em 2000, antes de se eleger presidente pela primeira vez, Lula esteve no Galo da madrugada.

À tarde, o mandatário desembarcará em Salvador para acompanhar os desfiles dos trios elétricos no circuito Osmar (Campo Grande), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A expectativa é que o petista chegue no espaço às 17h.

Depois da capital baiana, o chefe de Estado segue para solo carioca, onde acompanhará o desfile dos Acadêmicos de Niterói. Na ocasião, ele será homenageado por um samba-enredo que conta a sua trajetória: “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Na noite de sexta-feira, 13, Janja esteve presente no evento do Marco Zero, palco central onde ocorrem as apresentações do carnaval de Recife. Ela não falou com a imprensa.

Programação do Galo da Madrugada

No Galo da Madrugada, serão mais de 30 atrações e são esperadas mais de 2.5 milhões de pessoas. O tema do desfile deste ano é “Frevo no Planeta Galo”, com mensagem em defesa do meio ambiente. O considerado maior bloco do mundo percorreram 6,5km.

Diario de Pernambuco/A Tarde

Raquel Lyra, João Campos e Lula juntos em agenda em Suape antes do Galo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda em Pernambuco nesta sexta-feira (13), com visita oficial à fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho, às 15h. A unidade passa por um processo de expansão voltado à produção de medicamentos estéreis, considerados estratégicos para o abastecimento hospitalar e para reforçar a indústria nacional de saúde.

A agenda de Lula integra a estratégia do governo federal voltada ao fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), dentro do programa “Nova Indústria Brasil”, que busca ampliar a produção nacional de medicamentos, vacinas e equipamentos médicos e reduzir a dependência de insumos importados.

LEIA MAIS

Miguel Coelho defende convergência da federação PP–UB com João Campos e coloca nome à disposição

O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho afirmou estar confiante na construção de uma convergência entre a federação formada por PP e União Brasil, a União Progressista, e o projeto político liderado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Segundo ele, esse diálogo vem sendo construído desde 2023 e passa pelo respeito às particularidades regionais e à estratégia nacional da federação. “Tenho certeza. Tenho trabalhado muito nisso desde o início. Essa parceria começou em 2023, quando a gente trouxe o apoio ao prefeito João Campos em 2024, e também recebemos esse apoio em Petrolina”, afirmou no Baile Municipal do Recife, no Classic Hall, na madrugada deste domingo (8).

LEIA MAIS
23456