Ainda é carnaval em Olinda; confira blocos que desfilam no final de semana na cidade

Oficialmente, o carnaval acabou na quarta-feira (18), mas em Olinda, no Grande Recife, o período carnavalesco foi pouco para os 4 milhões de foliões que passaram pelas ladeiras. Ao menos sete blocos blocos ainda desfilam ao longo deste final de semana, em diferentes bairros da cidade. Para quem ainda quer estender a folia a programação é a seguinte:.

Sábado (21)

Jardim Brasil 5 em Folia
Saída: Principais vias do bairro de Jardim Brasil
Concentração: 13h

Troça Carnavalesca Mista O Besta é Tu
Saída: Espaço Aberto – Campo de Várzea
Concentração: 13h

Bloco Eu Quero Mais
Saída: Rua Quinze de Novembro, 146
Concentração: 19h30
Trajeto: Rua 27 de Janeiro – Rua Prudente de Morais – Quatro Cantos – Rua do Amparo até o Largo do Amparo – Rua do Amparo – Quatro Cantos – Ladeira da Ribeira – Rua de São Bento.

Domingo (22)
 
Camburão da AlegriaSaída: Praça Doze de Março – Bairro Novo
Concentração: 10h

Troça Carnavalesca Mista A Lindona
Saída: Cariri
Concentração: 12h
Trajeto: Cariri (saída), Rua José Ramalho, Rua Vital Henrique , Rua Ns. Guadalupe, Amparo, Quatro Cantos (encerramento).

Bloco Ô Polvo Feio
Saída: Rua Surubim, Peixinhos
Concentração: 13h
Trajeto: Rua Surubim, Avenida Nacional, Avenida Presidente Kennedy, Ruas Paulista, Vertentes, São Sebastião e encerramento na Rua Surubim.

Troça Carnavalesca Mista O Invejado
Saída: Bar de Do
Concentração: 16h
Trajeto: – Rua do Amparo, Quatro Cantos , Amparo / Guadalupe e Varadouro

G1 Pernambuco

Prefeitura de Petrolina apresenta balanço positivo da segurança no Carnaval

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, encerra o período carnavalesco com um balanço positivo das ações realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM). Durante todos os dias de festa, a atuação estratégica aliada ao uso da tecnologia foi fundamental para assegurar tranquilidade aos foliões e garantir que o Carnaval transcorresse de forma organizada e segura.

O planejamento operacional integrou o patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a cidade, com equipes distribuídas estrategicamente, ampliando a presença da Guarda nos pontos de maior concentração de público. Essa iniciativa foi reforçada pelo uso da tecnologia, que possibilitou o monitoramento em tempo real da movimentação nos circuitos e garantiu respostas rápidas e precisas diante de qualquer situação.

Ao longo da operação, foram contabilizadas 116 atuações, incluindo abordagens a pessoas em atitude suspeita, mediações de conflitos, apreensões de arma branca, ocorrências relacionadas ao consumo de entorpecentes, registros de vias de fato e ações de combate à cobrança ilegal de estacionamento, com apreensão de materiais utilizados na prática. A integração entre a prática operacional e a comunicação eficiente entre as centrais de monitoramento e os agentes em patrulha, contribuiu para a identificação ágil de situações de risco, fortalecendo a sensação de segurança para moradores e visitantes.

O resultado foi um Carnaval marcado pela organização, redução de incidentes e atuação eficaz das forças municipais de segurança. A Prefeitura de Petrolina reafirma que seguirá investindo em planejamento, capacitação e inovação tecnológica, fortalecendo as políticas públicas de segurança e assegurando que grandes eventos continuem sendo celebrados com responsabilidade, cuidado e respeito à população.

Ascom

Flávio Bolsonaro comemora rebaixamento de escola de samba que homenageou Lula: “O próximo vai ser o do PT”

O rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 repercutiu no meio digital – e político – nesta Quarta-feira de Cinzas (18). A agremiação, que levou à Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terminou na última colocação na apuração do Grupo Especial e voltará a disputar a Série Ouro no próximo ano. O resultado foi comemorado nas redes sociais pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Fundada em 2018, a Acadêmicos de Niterói havia conquistado acesso à elite do Carnaval carioca em 2025. Para o desfile deste ano, a escola apresentou o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, dedicado à trajetória do presidente da República. A escolha do tema gerou controvérsia antes mesmo dos desfiles e motivou disputas judiciais, incluindo questionamentos analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a divulgação do resultado oficial, que colocou a escola na última posição do Grupo Especial, Flávio Bolsonaro comentou o desfecho em publicação no Instagram, onde escreveu: “DOS PROJETOS DE DEUS NÃO SE ZOMBA! Lula é sempre uma ideia ruim, seja para governar o País, seja para um samba enredo. Nunca nos esqueçamos: família é algo sagrado. Depois dessa escola, o próximo rebaixamento vai ser do Lula e do PT.” Com o resultado, a Acadêmicos de Niterói deixa o Grupo Especial e volta a disputar a Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro em 2027.

Dario de Pernambuco

Prefeitura de Petrolina reforça proteção e apoio às mulheres no Carnaval

Durante o Carnaval de Petrolina, a segurança e o respeito também ganharam espaço. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, esteve presente com um stand no Centro de Atendimento na Orla da cidade, oferecendo orientações, panfletos educativos e divulgando canais de denúncia e serviços de apoio às mulheres.

O stand ofereceu orientação sobre canais de denúncia, atendimento psicológico e informações sobre direitos das mulheres. Durante os quatro dias de festa, foram distribuídos mais de 10 mil leques, quatro mil panfletos e cartilhas, mil tatuagens temporárias e 30 cartazes, alcançando o público com informações importantes sobre prevenção à violência. Além disso, 30 selos foram entregues aos participantes do treinamento voltado a bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos, reforçando o compromisso da rede de proteção em promover ambientes mais seguros e respeitosos.

Para a foliã Mariana Silva, participar da ação fez toda a diferença. “É muito importante saber que existe um espaço para buscar ajuda e orientação. Campanhas como essa mostram que nossa segurança e respeito são prioridades, mesmo em momentos de festa”, destacou.

Além da atuação no Carnaval, a Secretaria mantém o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), referência no acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência. O CEAM oferece atendimento psicológico, jurídico e socioassistencial de forma humanizada e sigilosa, atua em parceria com a rede de proteção, incluindo Patrulha da Mulher, CRAS e CREAS, e promove ações de fortalecimento da autoestima, autonomia e independência econômica das mulheres. O equipamento está localizado na Rua Projetada, 111 – Vila Mocó, Petrolina, garantindo atendimento contínuo e seguro à população feminina.

Segundo a Secretaria, a ação do stand e o trabalho permanente do CEAM reforçam o compromisso da gestão municipal com a proteção das mulheres e a promoção de políticas públicas de conscientização. A equipe destacou que as estratégias serão mantidas e ampliadas em outros eventos da cidade, garantindo sempre um atendimento contínuo, seguro e inclusivo à população.

Ascom

Blocos carnavalesco mantém a tradição no carnaval de Petrolina

O carnaval de Petrolina ano a ano mantém a sua essência de preservação da cultural trazendo, com as escolas de samba e o colorido dos blocos de frevo independentes. São quatro dias de festa, alegria, com desfiles de fantasias, diversidade de ritmos e preservação de uma tradição que representa a história carnavalesca.

Durante os dias de folia, diversos os blocos carnavalescos percorrem as ruas da cidade até o Polo Colombina, na Praça 21 de Setembro. Formados, em sua maioria, por amigos, familiares e vizinhos, as agremiações levam o momento de confraternização e o simbolismo de festejar a festa de momo sempre com muita alegria,  acompanhados por uma orquestra de frevo. Entre as escolas de samba que puxam o ritmo na avenida, com 46 anos de fundação, a Império do São Francisco se mantém firme com seu legado histórico e tradicional no carnaval da cidade.

“É interessante o quanto a cultura ainda está presente  no carnaval daqui. Esses bloquinhos são muito legais, existe uma interação de família, jovens, crianças, pais, amigos, todos brincando e se divertindo de uma forma bem descontraída. É a primeira vez que passo a  festa na cidade e isso enriquece o carnaval, fica mais alegre”, destacou o professor e folião, José Carlos.

Ascom

Com ações de testagens e educação em saúde, Prefeitura ofereceu cerca de mil atendimentos no Carnaval de Petrolina

Durante os dias de folia, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, levou para o polo Pierrot, na Orla, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Acolhimento Especializado (CTA/SAE), garantindo testagem gratuita para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C. Ao longo das quatro noites de festa, foram realizadas 944 testes rápidos, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce e fortalecendo a prevenção entre os foliões.

Outra ação de destaque foi o trabalho de Educação em Saúde desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção à Violência, com orientações sobre autocuidado, respeito e proteção durante o período festivo.

Os profissionais distribuíram 136.321 preservativos e lubrificantes. Também foram entregues aproximadamente 28.100 materiais educativos, entre abanadores, lenços e adesivos, reforçando as mensagens de prevenção e combate à violência.

As ações aconteceram em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e a VIII Gerência Regional de Saúde, fortalecendo o trabalho integrado para garantir um Carnaval mais seguro, consciente e saudável para todos.

Ascom

Cerca de 12 toneladas de resíduos foram recolhidos nos polos do Carnaval de Petrolina

Cerca de 200 agentes de limpeza pública da Prefeitura de Petrolina participaram, na manhã desta quarta-feira (18), de um café da manhã de confraternização após o término da limpeza do circuito do Carnaval de Petrolina. O momento foi marcado pelo reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos profissionais que, ao longo dos quatro dias de festa, garantiram um ambiente limpo e organizado para foliões e visitantes.

Durante os dias da Operação Especial, cerca de 12 toneladas de resíduos foram recolhidas nos três polos da folia. Ao todo, 80 agentes atuaram diretamente no circuito carnavalesco, executando serviços de varrição, recolhimento de resíduos e lavagem das áreas onde ocorreram as programações, incluindo os espaços destinados aos banheiros químicos, além de ruas e avenidas do entorno.

Para o agente de limpeza Edmilson Evangelista dos Santos, o sentimento é de dever cumprido. “Fizemos o nosso melhor durante todos os dias de Carnaval e fico feliz em deixar a cidade limpa e organizada depois da festa”, afirmou.

Com cinco anos de atuação na limpeza pública, Francinete Monteiro dos Santos Silva destacou a satisfação em participar da operação. “Trabalhamos para deixar a cidade limpa antes e depois das programações. Foi gratificante participar de mais um ano desse trabalho e finalizar com esse café da manhã nos emociona pelo carinho e reconhecimento. Esperamos que a população tenha aprovado nosso serviço”, ressaltou.

Ascom

Recife apresenta balanço do Carnaval 2026: 3,7 milhões de foliões nas ruas e R$ 2,8 bi injetados na economia

Cerca de 3,7 milhões de foliões marcaram presença no Carnaval do Recife 2026. Este foi um dos números apresentados pela Prefeitura no balanço geral da folia, nesta quarta-feira (18), no Paço do Frevo. Conforme os dados apresentados, R$ 2,8 bilhões foram injetados na economia local, gerando 60 mil empregos temporários.

Durante a apresentação dos números oficiais, a Prefeitura da Cidade do Recife destacou que houve uma ocupação da rede hoteleira de 97%, com 502.205 passageiros utilizando o Aeroporto dos Guararapes. Sobre a estrutura da festa, mais de três mil atrações se apresentaram nos 50 polos de folia. Conforme a PCR, 98% dos artistas são pernambucanos.

O balanço apresentado trouxe a informação que mais de 250 agremiações desfilaram pelas ruas e avenidas da cidade

Diario de Pernambuco

Prefeito Simão Durando celebra sucesso e força do Carnaval de Petrolina

Frevo, axé, fantasias e famílias circulando entre os polos marcaram os dias de Carnaval em Petrolina, transformando a cidade em um grande palco de celebração popular. Da Praça 21 de Setembro à Orla, passando pelo Polo Multicultural Matingueiros, o que se viveu na capital do Sertão foi uma folia marcada por tradição, segurança e diversidade cultural.

Com mais de 60 atrações distribuídas na programação, sendo cerca de 95% formadas por artistas locais, o Carnaval reforçou o compromisso com a valorização da cultura da terra e movimentou a economia do município, consolidando o evento como um dos que mais crescem no interior pernambucano.

“O que a gente viu foi uma Petrolina viva e alegre, com as famílias ocupando os espaços públicos, artistas locais sendo protagonistas e a população brincando com segurança. Nosso carnaval cresce a cada ano porque é feito com planejamento e com a participação das pessoas. Estamos nos tornando o melhor carnaval do interior de Pernambuco”, afirmou o prefeito de Petrolina, Simão Durando.

De acordo com o gestor , o evento injetou cerca de R$ 40 milhões na economia local, impulsionando setores como cultura, hotelaria, restaurantes, comércio e serviços de estética. Ele ressaltou que o impacto positivo foi sentido por empreendedores formais e informais, fortalecendo a cadeia produtiva ligada ao turismo e ao entretenimento.

Simão também destacou o planejamento da segurança como um dos pontos altos da festa. Aproximadamente 300 agentes atuaram ao longo dos dias de programação, entre forças policiais, guardas municipais e equipes de apoio, garantindo tranquilidade aos foliões. Não houve registro de ocorrências graves, resultado que, segundo ele, reflete a integração e o trabalho preventivo das equipes envolvidas.

O prefeito fez questão de agradecer à população, aos visitantes, artistas, comerciantes e servidores que contribuíram para a realização do evento, enfatizando o caráter coletivo da festa. “Nada disso seria possível sem o envolvimento das pessoas. Quero agradecer a cada morador e a cada turista que escolheu Petrolina para viver esse momento. A cidade mostrou sua força, sua organização e sua cultura. E já estamos trabalhando para fazer um carnaval ainda maior e melhor no próximo ano”, completou.

O sucesso do Carnaval também foi percebido pelos foliões. A dona de casa Josefa do Socorro Santos, moradora do bairro São Gonçalo, participou da festa ao lado do marido e dos netos e destacou a organização e o clima familiar. “A gente se sente tranquilo aqui. Tem organização, tem cultura e dá para aproveitar com a família toda. É bonito ver como o carnaval da nossa cidade evoluiu”, afirmou.

Ascom

Jurada que “esqueceu” de dar notas para 3 escolas não volta para a apuração do carnaval 2026

A jurada que gerou polêmica no ano passado ao se “esquecer” de dar três notas de samba-enredo no Grupo Especial do carnaval carioca não avaliará as agremiações em 2026. Ana Paula Fernandes não consta do rol de julgadores, embora a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) tenha aumentado o número de profissionais na função este ano – de quatro para seis, sendo que duas foram eliminadas por sorteio.

Na ocasião, Ana Paula não deu notas para os sambas de Paraíso do Tuiuti, Mocidade e Portela – pelo regulamento, as três receberam pontuação máxima, 10. Para o quesito este ano, foram sorteados os jurados Christiano Abelardo, Vandelir Camilo, Alfredo Del-Penho e Alessandro Ventura. A menor nota será descartada. Após a polêmica, Ana Paula respondeu ao Globo sobre as três notas que não foram registradas em seu caderno de julgamento. Além de lamentar o equívoco ocorrido na última noite de desfiles, ela revelou que se sentiu extremamente incomodada com o barulho “insuportável” após a apresentação final, o que acabou resultando em uma queda de pressão.

A jurada disse ter cometido um “lapso terrível” relatou que o intenso barulho vindo do camarote e da roda de samba próximos ao módulo 4 era “ensurdecedor”. “Segundo o regulamento da Liesa, as minhas justificativas não puderam ser consideradas, pois não haviam sido transcritas para a primeira página. Então, eu não esqueci de dar notas. O correto seria dizer que eu não as transferi para a primeira página. No momento em que escrevemos a nota, logo após o desfile, o barulho é insuportável. No módulo 4, onde fiquei, havia uma rave e uma roda de samba em volume altíssimo. Por ser novata, eu não tinha noção do quanto isso atrapalharia, senão teria levado tampões. Nesse momento, eu tive uma queda de pressão por ser o terceiro dia e estar mais cansada. Dai, cometi esse lapso terrível. Eu admito o meu erro e lamento pela confiança que me foi depositada”, disse ela.

Por ser sua primeira vez nesta função, Ana Paula contou que se preparou com antecedência, estudando os sambas das agremiações “de forma incessante durante um mês”.  Questionada sobre as críticas que recebeu, Ana Paula relatou que tentou “não entrar nessa loucura coletiva”. Ela apontou na época que recebeu xingamentos, ameaças e ataques de intolerância religiosa e racismo. A jurada disse frequentar o terreiro desde bebê pois sua avó é mãe de santo e ressaltou que não seguiu no candomblé por opção.

Ana Paula aproveitou para se desculpar sobre o ocorrido, porém reafirmou a lisura do processo de avaliação das escolas: “Muitas vezes, as escolas se sentem injustiçadas por todo trabalho e dedicação de um ano inteiro. Por respeito a elas, eu busco ser o mais neutra possível e muitas vezes o julgamento técnico parece contraditório com a beleza apresentada na avenida. Me desculpo pelos transtornos causados na apuração devido ao lapso inaceitável que cometi. Mas tenho confiança nas minhas análises e justificativas. Agradeço também a Liesa e reafirmo a lisura do processo”, disse.

Agência O Globo

Shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco encerram Carnaval de Salgueiro

Depois de cinco dias de muita alegria, animação e curtição, o Carnaval de Salgueiro chegou ao fim nesta terça-feira (17). A programação de encerramento contou com shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco, no trio elétrico e no Polo Bomba, além de cortejos nas ruas da cidade e shows no Beco da Folia (ao lado da Casa da Cultura) e no distrito de Umãs.

Os festejos desta terça começaram no turno da tarde com os blocos dos Sanfoneiros e dos Idosos desfilando pelas ruas e avenidas, acompanhados por passistas de frevo da Cia Groove de Rua, em clima de muita felicidade e diversão. Em seguida, o artista salgueirense Adão Silva se apresentou no palco do Polo Bomba e Fabiana Santiago, uma das cantoras mais premiadas do Vale do São Francisco comandou o trio elétrico no circuito da folia, entre o Polo Bomba e a Rua Joaquim Sampaio.

A programação teve continuidade com apresentação do cantor e compositor baiano Kevi Jonny, fazendo um show repleto de romantismo para um grande público no palco do Polo Bomba. Ele cantou vários sucessos que marcaram sua carreira em ritmo de arrocha, como “Te Love” e “Moça do Espelho”.

Última atração da noite, a banda pernambucana Patusco finalizou o Carnaval de Salgueiro com muito samba e ainda homenageou o Carcará do Sertão. O vocalista do grupo realizou todo o show vestido com a camisa do time da cidade. Nos minutos finais da apresentação, alguns integrantes da banda desceram do palco e foram para o meio do público fazer uma roda de samba.

Paralelamente, o último dia do Carnaval de Salgueiro teve shows de Jailson Lima e Mateus O Matt no Polo Umãs e apresentações culturais no Polo Multicultural. O evento, que homenageou os 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime ficará marcado como um dos maiores e mais movimentados dos últimos anos.

Ascom

Carnaval de Petrolina encanta público e fortalece identidade cultural do município

Petrolina abriu as ruas, os palcos, os sorrisos para viver uma das maiores e mais vibrantes edições do seu Carnaval. Na última noite de festa, a cidade se despediu da folia com a mesma energia contagiante que marcou cada dia da programação, transformando os três polos em verdadeiros espetáculos de alegria, cultura e diversidade.

No Polo Pierrot, na Orla, a brisa do Rio São Francisco serviu de trilha natural para uma noite de grandes encontros musicais. Davi Pimenta e Super Banda levantaram o público logo nas primeiras notas, seguidos pelo ritmo de Tarcisio Black e pela potência de Wallas Arrais. Fabiana Santiago e Greici de Calli completaram a programação com apresentações marcadas por animação e muita interação com os foliões.

No Polo Colombina, na Praça 21 de Setembro, o frevo e a tradição foram destaque. A banda Pôr do Samba fez o público cantar e dançar ao som de clássicos de grandes sambistas. A Orquestra Fernando Júnior resgatou a essência do Carnaval pernambucano, enquanto Natália Magno e Mauro Lima e Banda mantiveram o ritmo da festa, embalando famílias inteiras. A foliã Maria Clara Santos resumiu o clima da noite. “Eu venho todos os anos, mas esse é especial para mim, porque vou ingressar na faculdade de Direito e vim comemorar com meus amigos aqui. A cidade estava linda, organizada e segura”, afirmou.

Já no Polo Arlequim, Multicultural Matingueiros, a diversidade artística evidenciou a força da cultura local e urbana. Rikelmy T2 abriu a sequência de apresentações que mesclaram estilos e gerações. A Banda Cão Sem Rumo levou atitude ao palco, o DJ Tama manteve a vibração em alta, enquanto o Esquenta Hip Hop, com GG e convidados, reafirmou o espaço da cultura de rua na programação oficial. O grupo Matingueiros emocionou o público fiel, e a cantora Luana Alcântara encerrou a noite em grande estilo.

A última noite foi mais do que uma despedida temporária da folia. Representou a consolidação de um Carnaval marcado pela organização, segurança e valorização da cultura. Os três polos pulsaram em sintonia, cada um com sua identidade, mas unidos pelo mesmo propósito: fazer do Carnaval de Petrolina um espaço democrático, acolhedor e inesquecível.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro reforça atuação de Guarda-Vidas Municipais durante feriado de Carnaval

Verão e Carnaval são uma combinação que dá certo em nosso país, o calor da estação aliado à maior festa popular do Brasil. Com o feriado carnavalesco, aumenta o fluxo de banhistas no Rio São Francisco, exigindo atenção redobrada quanto à segurança. A Secretaria de Segurança Cidadã, por meio dos Guarda-Vidas Municipais, reforçou as ações de prevenção durante o período festivo, com foco na educação e orientação de banhistas, monitoramento de áreas de risco e redução de ocorrências.

As equipes atuam no perímetro da Orla de Juazeiro, entre a Marinha e o Nego D’água, no bairro Angari. Aos finais de semana e feriados, o trabalho conta com o apoio da Ambulancha — embarcação adaptada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), projetada para realizar atendimentos de urgência e emergência em vias aquáticas.

Orientações aos banhistas:

• Procure banhar-se em local seguro e com água até a altura do umbigo;
• Respeite as bandeiras de sinalização;
• Mantenha crianças pequenas sempre ao alcance da mão;
• Evite bebidas alcoólicas antes de nadar;
• Não utilize boias infláveis no rio.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, a iniciativa integra as ações do governo municipal que criou o Grupamento de Bombeiro Civil Municipal de Juazeiro, o qual atuará na prevenção e combate a incêndios, inspeções técnicas em prédios públicos e eventos do município, além de primeiros socorros e resgate aquático. “O Grupamento de Bombeiro Civil Municipal é uma força que veio para reforçar a segurança no município, e com essa unidade dos Guarda-Vidas estamos fortalecendo esse cuidado com os banhistas que frequentam o Rio São Francisco”, destacou o secretário.

Ascom

Prefeito do Recife faz as primeiras avaliações do Carnaval deste ano e estima recorde de público

Na última noite de shows do Carnaval do Recife, nesta terça-feira (17), o prefeito João Campos fez as primeiras avaliações da festa deste ano. Segundo o gestor, o público de 2026 deve superar os 3,5 milhões de foliões que circularam pelos mais de 50 polos espalhados pela cidade. “Vai ser o recorde histórico de público”, reforçou. “A certeza de uma festa bonita, democrática e organizada. Muitas famílias. Agora há pouco passei, por exemplo, pela Central das Mulheres, e uma família estava na Sala de Amamentação. Então imaginar estar num evento com um grande conjunto de pessoas e ter uma sala para amamentação faz muita diferença”, colocou.

O prefeito ainda destacou outros incrementos na festa deste ano, a exemplo da ampliação de serviços, como a Arena Gastronômica, que foi relocada para o Armazém 14, e a nova Central de Artesanato, além de investimentos em mobilidade e limpeza.

Mobilidade
“A abertura da Ponte Giratória funciona bastante. Ajuda também porque a gente conseguiu espalhar mais. Porque tem mais espaço e a gente potencializa as entradas. Antes tinha uma área menor utilizada. Jogamos os serviços para a Ponte Giratória, que deixa de ser uma entrada secundária, para ser uma das principais entradas hoje”, colocou. Os Estacionamentos Solidários também funcionaram, segundo Campos, gerando uma rotatividade de quatro carros por vaga ao longo da noite, passando de mais de 4 mil veículos por noite. “O Expresso Folia , aqueles que saem dos Shopping Centers, também rodaram bem”, concluiu.

Limpeza
A gente tem milhares de pessoas trabalhando , a gente faz a varrição e lavagem todos os dias”, garantiu. Ainda segundo o prefeito, logo pela manhã, a ilha já estava completamente limpa. “Um cenário muito diferente das outras cidades”, disse. “Esses toneis verdes, que são os lixos, são lavados todos os dias. A gente coleta o lixo, lava a lixeira e lava as ruas. Usamos sabão neutro e uma essência de eucalipto”, finalizou. O balanço completo das ações do Carnaval 2026 será divulgado nesta quarta-feira (18), às 11h, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife.

Folha PE

Operação integrada garante segurança e organização no Carnaval de Petrolina

O Carnaval de Petrolina, uma das maiores e mais tradicionais festas do calendário cultural do município, mobiliza milhares de foliões e visitantes, movimenta a economia e fortalece a identidade cultural da cidade. Para que essa grande celebração aconteça com alegria, organização e tranquilidade, a atuação integrada das forças de segurança é fundamental.

A Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM), a Polícia Militar e Civil, e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, desempenham papéis complementares e estratégicos durante todo o período festivo. A presença ostensiva nas ruas, o patrulhamento preventivo nos polos de animação e nas áreas adjacentes, o monitoramento das ocorrências e a pronta resposta a qualquer situação, garantem mais segurança e confiança para quem vai aproveitar a folia.

Ao longo dos dias da festa, as forças de segurança não registraram ocorrências graves. A tranquilidade é uma presença marcante nos polos. A parceria entre os órgãos demonstra que a segurança é construída de forma coletiva, com planejamento, integração e comprometimento. O objetivo comum é claro: garantir que o Carnaval de Petrolina seja marcado pela alegria, pela cultura e pela convivência pacífica, preservando vidas e assegurando que cada folião possa aproveitar a festa com tranquilidade.

Mais do que presença, a atuação conjunta desses três órgãos representa responsabilidade, preparo e compromisso com a população. É essa união de esforços que transforma uma grande festa em um evento seguro, organizado e à altura do Carnaval de Petrolina.

Ascom

123