Simão Durando acompanha ações de saúde voltadas à vacinação infantil e ao cuidado da mulher em Petrolina

A manhã deste sábado (30) foi marcada por importantes iniciativas voltadas à promoção da saúde e ao fortalecimento do cuidado com a população de Petrolina. O prefeito Simão Durando acompanhou duas ações realizadas pela Prefeitura: o lançamento do projeto de ampliação da vacinação infantil em áreas descobertas e mais uma edição do programa ‘Cuida + Mulher’, voltado à assistência da saúde feminina.

A primeira agenda aconteceu na comunidade de Porto da Ilha, onde foi lançado o projeto ‘Vacinação para Todos: Cada Criança Vacinada é um Super-Herói em Missão de Proteção’. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal infantil, levando equipes de saúde, orientação e imunização para localidades com menor acesso aos serviços públicos. A proposta prevê ações permanentes ao longo do ano, contemplando mensalmente diferentes comunidades para atualização da caderneta vacinal das crianças e reforçando a prevenção como ferramenta essencial para a proteção coletiva.

Durante o lançamento, o prefeito Simão Durando participou da ação ao lado da primeira-dama Alinne Durando, que atua como embaixadora da Busca Ativa Vacinal (BAV) e coordenadora da articulação do Selo Unicef em Petrolina. Na ocasião, o gestor destacou a importância de aproximar os serviços de saúde da população e garantir que nenhuma criança fique sem acesso às vacinas. “Estamos fortalecendo uma política pública que salva vidas e protege nossas famílias. Quando levamos a vacinação para mais perto das pessoas, especialmente em áreas com maior dificuldade de acesso, estamos cuidando do presente e construindo um futuro mais saudável para nossas crianças”, afirmou.

Em seguida, ao lado do deputado estadual Antonio Coelho, Simão participou de mais uma edição do programa ‘Cuida + Mulher’, realizada no Centro de Referência em Saúde da Mulher. A ação contemplou moradoras do bairro João de Deus com diversos atendimentos especializados, incluindo consultas com ginecologista e mastologista, ultrassonografia obstétrica e práticas integrativas como ventosaterapia e auriculoterapia.

Ao acompanhar os atendimentos, Simão ressaltou que o programa tem contribuído para facilitar o acesso das mulheres aos serviços de saúde. “O Cuida + Mulher foi criado para garantir acolhimento, prevenção e dignidade. Nosso compromisso é continuar levando atendimento de qualidade para cada vez mais mulheres, oferecendo serviços que fazem a diferença na vida delas e de suas famílias”, destacou.

Durante as agendas, Simão Durando também ressaltou os investimentos que a Prefeitura tem realizado para ampliar e fortalecer a rede municipal de saúde. Segundo o prefeito, Petrolina vive um dos maiores ciclos de investimentos da história do setor, com a construção de 15 novas unidades básicas de saúde, ampliação da cobertura da atenção primária, fortalecimento dos atendimentos especializados e implantação de novos hospitais.

“Estamos investindo desde a prevenção até a assistência de maior complexidade. Além das ações que chegam diretamente às comunidades, estamos estruturando uma rede cada vez mais moderna e preparada para atender a população. Nosso objetivo é garantir uma saúde mais acessível, eficiente e humanizada para todos os petrolinenses”, afirmou Simão.

Ascom

Prefeito Simão destaca legado de Antônio Carlos para o serviço público de Petrolina

Faleceu na noite do sábado (18), aos 60 anos, o servidor público Antônio Carlos Benevides, conhecido como Carlinhos. O prefeito Simão Durando emitiu nota de pesar, destacando a trajetória de dedicação e compromisso do profissional com o município. Confira:

“Petrolina se despede de um servidor exemplar. Carlinhos nos deixou na noite deste sábado, 18, causando profunda tristeza em todos que tiveram a oportunidade de conviver com sua dedicação e seu compromisso com o serviço público. Contador do município desde 1º de março de 1985, Carlinhos construiu uma carreira marcada pela ética, responsabilidade e zelo com a coisa pública. Desde 2001, atuava na Câmara Municipal de Petrolina, onde se tornou uma referência entre colegas e gestores, sendo reconhecido por sua postura diligente e comprometida com o bem comum.

Ao longo de sua trajetória, também contribuiu de forma significativa com a Prefeitura de Petrolina, deixando um legado de profissionalismo e seriedade que seguirá como exemplo para as futuras gerações de servidores. Fora da vida pública, Carlinhos era apaixonado pelo esporte e teve atuação importante na diretoria do Petrolina Social Clube, colaborando para o fortalecimento da história do clube e incentivando o esporte na região. Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e com todos que hoje sentem essa perda irreparável. Que Deus conforte a todos.” – Simão Durando, Prefeito de Petrolina.

Ascom

Simão Durando anuncia construção de parque de exposição e lazer na abertura da ExpoRajada

A noite de abertura da ExpoRajada, realizada nesta sexta-feira (17), no distrito de Rajada, foi marcada por grande participação popular e pelo anúncio de um novo parque de exposição e lazer que promete transformar a dinâmica econômica e social da região. Com o espaço completamente lotado, a programação reuniu moradores, visitantes e produtores rurais, abrindo oficialmente o ciclo junino de Petrolina.

O ponto alto da noite foi a apresentação do projeto do parque pelo prefeito Simão Durando, que destacou o impacto estruturante da obra para o desenvolvimento local e o fortalecimento da economia. “Esse empreendimento vai transformar o interior, vai fortalecer a nossa cadeia produtiva e colocar Rajada em outro patamar. É uma obra que nasce do compromisso com o povo e que vai movimentar a economia, gerar renda e valorizar quem vive e trabalha aqui”, afirmou.

Acompanhado do deputado Antonio Coelho, do vice-prefeito Ricardo Coelho e vereadores, Simão Durando apresentou ao público um vídeo com detalhes do futuro centro de exposições. Com área total de 15 mil metros quadrados e 3 mil metros quadrados de cobertura, o novo parque foi projetado para ampliar a infraestrutura de feiras, exposições e grandes eventos. O espaço contará com 200 baias para animais, dois restaurantes completos e um pátio externo de 1.500 metros quadrados com piso cimentado, além de equipamentos de lazer como campo de grama sintética, dois campos de areia, parque infantil e praça central arborizada, promovendo convivência e bem-estar.

A estrutura inclui ainda sanitários, fraldário, estacionamento amplo e embarcador de animais, garantindo suporte adequado para expositores e visitantes. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre, atendendo a uma demanda histórica dos produtores e consolidando Rajada como um polo estratégico da caprinovinocultura no Nordeste.

Além do anúncio, a noite foi embalada por shows de Jorge e Júnior, Anderson Macedo e Túlio Duarte, que animaram o público e reforçaram o clima festivo. A programação segue neste sábado (18), com leilão, desfile cívico em comemoração aos 95 anos do distrito e novas apresentações musicais, incluindo Mastruz com Leite, Willy Vaqueiro e Adãozinho de Rajada, mantendo a expectativa de grande público e fortalecendo ainda mais a tradição da ExpoRajada.

Ascom

Simão Durando celebra novo voo entre Petrolina e Recife: “É uma conquista de toda a região”

A conexão aérea entre o Recife e Petrolina será reforçada. O novo voo entre as duas cidades, que será operado pela LATAM Airlines, foi confirmado ao prefeito Simão Durando pela governadora Raquel Lyra neste sábado (28) e representa um avanço importante para a logística, economia e turismo do Vale do São Francisco.

A operação inicia em 2 de setembro, no mês de aniversário de Petrolina. A compra das passagens desse novo voo, contudo, já estará disponível a partir 4 de abril. O prefeito Simão Durando, que desde 2024 vem trabalhando para viabilizar a ampliação de voos na cidade, com agendas em Brasília, incluindo visitas ao Ministério de Portos e Aeroportos, além de articulações e cobranças junto ao Governo do Estado, comemorou a conquista e destacou o impacto positivo para a região.

“Esse novo voo é muito importante para nossa cidade, resultado de muita luta e articulação. Petrolina cresce a cada dia e precisa estar cada vez mais conectada. O voo da Latam fortalece o turismo, amplia as oportunidades de negócios e melhora a vida de quem precisa se deslocar. É uma conquista de toda a nossa região”, afirmou.

A conquista também contou com articulação de lideranças políticas, como o ex-prefeito Miguel Coelho e os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. Com a nova rota, Petrolina avança na sua consolidação como um polo estratégico de desenvolvimento no interior do Nordeste, impulsionando o turismo, a economia e a geração de novas oportunidades na região.

Ascom

Prefeito Simão Durando anuncia 2ª Corrida e Caminhada Movimenta Mulher

Dentro da programação do mês dedicado às mulheres, o prefeito Simão Durando anunciou a realização da “2ª Corrida e Caminhada Movimenta Mulher”, iniciativa que busca incentivar hábitos saudáveis, estimular a prática esportiva e reforçar a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A atividade será realizada no dia 21 de março, nas Orlas I, II e III da cidade, com percurso de 5 quilômetros, que poderá ser feito correndo ou caminhando. A expectativa é reunir cerca de 600 mulheres.

Segundo Simão Durando, a ação também reforça o compromisso do município com políticas públicas voltadas ao bem-estar e à valorização feminina. “Mais do que uma corrida, é um momento de união e incentivo ao autocuidado, mas também de reforçar uma mensagem importante: a de respeito às mulheres e de enfrentamento à violência”, destacou.

As inscrições são gratuitas e começaram nesta sexta-feira (14), seguindo abertas até o preenchimento das vagas. As interessadas podem se inscrever pelo site cronoschip.com.br.

O evento contará com estrutura de apoio, pontos de hidratação e uma série de serviços de bem-estar, como aferição de pressão arterial, massagem e outras ações de autocuidado, reforçando o caráter de promoção da saúde e valorização das mulheres durante toda a programação.

Ascom

Prefeito Simão mobiliza equipes para ações emergenciais e monitoramento das chuvas

Em virtude das intensas chuvas em Petrolina, o prefeito Simão Durando retomou o gabinete de monitoramento emergencial da Defesa Civil. Neste sábado (28), o gestor reuniu secretários de diversas pastas para tratar da situação dos bairros e zona rural.

No momento, são mais de 100 profissionais da Defesa Civil, Assistência Social, Serviços Públicos, Saúde, Infraestrutura, Agricultura, Comunicação, Casa Civil, Governo entre outros setores envolvidos para ações de limpeza, monitoramento e estratégias para enfrentamento das chuvas em Petrolina. O prefeito Simão também determinou reforço na quantidade de máquinas para as áreas mais críticas de alagamentos.

A previsão, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), é de mais chuvas nos próximos chuvas. O prefeito Simão Durando orientou todos os secretários a manter status de alerta no final de semana, com mobilização de todas as equipes para a gestão das áreas mais críticas.

“Estamos atentos à situação e a previsão é de chuvas mais intensas. Ao longo do ano, fizemos um intenso trabalho de manutenção, limpeza dos canais e obras nos bairros. Estou pessoalmente à frente dessa mobilização, indo a campo e também com reuniões e acompanhamento no nosso Centro de Comando e Controle. Toda a população deve ficar atenta também e deve acionar nossas equipes pelo telefone 153 em caso de emergências”, informou o prefeito Simão após a reunião com os secretários.

Ascom

Prefeito Simão alinha ações com Secretaria de Defesa Social para reforçar a segurança em Petrolina

O prefeito Simão Durando promoveu, nesta quinta-feira (26), uma reunião estratégica com representantes das forças de segurança que atuam em Petrolina para discutir medidas integradas de enfrentamento à criminalidade. O encontro reafirmou o compromisso da gestão municipal com uma atuação articulada no combate à violência.

A agenda contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, da Polícia Militar e de unidades especializadas, como o Biesp, além da Secretaria Municipal de Segurança. Durante o encontro, foram debatidas estratégias de intensificação do policiamento, das ações de inteligência e ampliação da presença ostensiva em áreas com maiores índices de ocorrência.

Simão colocou a estrutura municipal à disposição das corporações e destacou o papel da Guarda Civil Municipal como parceira permanente das operações. Atualmente, a Guarda atua com patrulhamento preventivo, apoio às polícias em ações conjuntas, rondas escolares, presença ostensiva em áreas comerciais e reforço na proteção do patrimônio público. O prefeito também ressaltou o investimento no sistema de videomonitoramento da cidade, com câmeras instaladas em pontos estratégicos, e pontuou que o sistema está disponível para uso integrado por todas as forças de segurança. “Precisamos trabalhar com inteligência e com ações em conjunto. Esse é o sentimento. Segurança se faz com integração e responsabilidade”, declarou.

O encontro também definiu a mobilização de uma força-tarefa para acelerar a expansão da iluminação pública e de outros serviços urbanos. Paralelamente, a gestão vai fortalecer programas sociais e educacionais, incluindo palestras em escolas, entendendo que a prevenção e a orientação da juventude são fundamentais no enfrentamento à criminalidade. “Estou me colocando à disposição para tudo o que estiver ao nosso alcance. O que depender da Prefeitura, nós vamos fazer. Ninguém faz nada sozinho. Juntos somos mais fortes”, afirmou.

A reunião em Petrolina ocorreu após agenda do prefeito no Recife com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e após contato com a governadora do Estado, Raquel Lyra, quando Simão solicitou reforço no efetivo policial, a criação de uma nova delegacia distrital e o fortalecimento das ferramentas de inteligência. “Estamos investindo e trabalhando integrados. Segurança é prioridade para nós e responsabilidade de todos. Cobrei da governadora Raquel Lyra uma resposta urgente sobre a situação de Petrolina e faremos todos os esforços necessários para proteger nossa população”, concluiu.

Ascom

Prefeito Simão se reúne com secretário estadual de Segurança para cobrar novas ações em Petrolina

Em agenda no Recife nesta segunda (23), o prefeito Simão Durando e o deputado estadual Antonio Coelho se reuniram com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. A pauta do encontro foi o aumento de homicídios em Petrolina nas últimas semanas. O prefeito pediu apoio do governo do Estado para fortalecer a segurança e sufocar a atuação de criminosos no Vale do São Francisco.

A visita ao secretário estadual ocorreu após Simão ligar, no último sábado, para a governadora Raquel Lyra. O prefeito relatou o registro de homicídios em série nas semanas, que tem trazido preocupação para a população. Só nos primeiros 50 dias de 2025, foram registrados 44 homicídios, quase o dobro do mesmo período do ano passado.

O prefeito reivindicou a criação de mais uma delegacia distrital. Também foi solicitada a ampliação do número de policiais militares e civis para um volume compatível com a nova realidade de Petrolina, município que teve o maior crescimento populacional no estado. Além disso, o Simão Durando pediu a implantação de câmeras de monitoramento, entre outras ferramentas de inteligência e prevenção ao crime.

O prefeito defendeu a atuação integrada das forças de segurança do estado, governo federal e prefeitura. “Petrolina cresceu muito, já somos a maior cidade do interior e vamos crescer muito mais. É urgente que o efetivo da polícia e a estrutura de segurança acompanhem esse desenvolvimento. Conversei com a governadora no sábado e agora com o secretário de segurança para que seja dada uma resposta urgente. Precisamos trabalhar integrados para combater a atuação de criminosos em nossa região”, relatou o prefeito após a reunião na Secretaria de Defesa Social

Ascom

Prefeito Simão vistoria recapeamento de ruas e garante conclusão até março

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, acompanhou o avanço do pacote de obras de recapeamento que prevê o asfaltamento de 22 ruas em oito bairros da cidade. O investimento é superior a R$ 5 milhões, com conclusão prevista para março. Na última semana, o gestor esteve no bairro Vila Eduardo, onde as intervenções estão em fase final. Durante a visita, percorreu as vias já recapeadas, conversou com moradores e destacou o ritmo de execução dos serviços, que seguem dentro do cronograma estabelecido.

Segundo o prefeito, a prioridade é assegurar que os investimentos cheguem às comunidades com qualidade. “Assinamos a ordem de serviço há menos de 15 dias e as equipes já estão trabalhando nas ruas. Isso demonstra nosso compromisso com a cidade e a agilidade na execução. Essas obras transformam o dia a dia das pessoas e vamos continuar pegados no serviço”, afirmou.

O pacote foi viabilizado por meio de emenda do deputado federal Fernando Filho, resultado da força política do prefeito Simão Durando. A iniciativa integra o planejamento da gestão para ampliar a infraestrutura urbana e melhorar a mobilidade nos bairros.

Ao todo, este pacote contempla 22 ruas distribuídas em oito bairros: Vila Eduardo, Atrás da Banca, Vila dos Ingás, Parque Bandeirantes, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Maria Auxiliadora e Loteamento Recife. De acordo com o prefeito, em breve serão licitadas mais 300 ruas por toda cidade. “Essas obras fazem parte de um planejamento maior para ampliar a pavimentação em Petrolina”, destacou.

Ascom

Aos 91 anos, moradora do Pedro Raimundo recebe título de posse das mãos do prefeito Simão Durando

Aos 91 anos, a aposentada Alice Saturnino Barbosa viu tornar realidade um sonho aguardado por décadas. Moradora do bairro Pedro Raimundo, área periférica de Petrolina, ela recebeu das mãos do prefeito Simão Durando o título de posse da casa onde construiu sua vida. Ao realizar a entrega pessoalmente, Simão destacou o significado da ação. “Hoje a casa de Dona Alice passa a ser oficialmente dela. Isso representa dignidade, tranquilidade e respeito à história de quem ajudou a construir essa cidade”, afirmou.

Na prática, o documento garante segurança jurídica e reconhece formalmente a moradia. Além disso, contribui para o ordenamento urbano e para a valorização dos imóveis, especialmente em áreas que historicamente aguardavam a regularização. Simão também reforçou que a regularização fundiária é uma das prioridades da gestão municipal. “A gente vai continuar avançando, levando títulos de posse e escrituras para todos os bairros. Regularizar é fazer justiça social e garantir o direito das famílias”, declarou.

A entrega no Pedro Raimundo faz parte do programa ‘Petrolina Legal’, iniciativa que vem ampliando a regularização fundiária, alcançando famílias que mais necessitam de segurança jurídica. Com mais de 12 mil títulos concedidos, o programa consolida uma política pública permanente, que transforma histórias de milhares de moradores.

Ascom

Prefeito Simão Durando celebra sucesso e força do Carnaval de Petrolina

Frevo, axé, fantasias e famílias circulando entre os polos marcaram os dias de Carnaval em Petrolina, transformando a cidade em um grande palco de celebração popular. Da Praça 21 de Setembro à Orla, passando pelo Polo Multicultural Matingueiros, o que se viveu na capital do Sertão foi uma folia marcada por tradição, segurança e diversidade cultural.

Com mais de 60 atrações distribuídas na programação, sendo cerca de 95% formadas por artistas locais, o Carnaval reforçou o compromisso com a valorização da cultura da terra e movimentou a economia do município, consolidando o evento como um dos que mais crescem no interior pernambucano.

“O que a gente viu foi uma Petrolina viva e alegre, com as famílias ocupando os espaços públicos, artistas locais sendo protagonistas e a população brincando com segurança. Nosso carnaval cresce a cada ano porque é feito com planejamento e com a participação das pessoas. Estamos nos tornando o melhor carnaval do interior de Pernambuco”, afirmou o prefeito de Petrolina, Simão Durando.

De acordo com o gestor , o evento injetou cerca de R$ 40 milhões na economia local, impulsionando setores como cultura, hotelaria, restaurantes, comércio e serviços de estética. Ele ressaltou que o impacto positivo foi sentido por empreendedores formais e informais, fortalecendo a cadeia produtiva ligada ao turismo e ao entretenimento.

Simão também destacou o planejamento da segurança como um dos pontos altos da festa. Aproximadamente 300 agentes atuaram ao longo dos dias de programação, entre forças policiais, guardas municipais e equipes de apoio, garantindo tranquilidade aos foliões. Não houve registro de ocorrências graves, resultado que, segundo ele, reflete a integração e o trabalho preventivo das equipes envolvidas.

O prefeito fez questão de agradecer à população, aos visitantes, artistas, comerciantes e servidores que contribuíram para a realização do evento, enfatizando o caráter coletivo da festa. “Nada disso seria possível sem o envolvimento das pessoas. Quero agradecer a cada morador e a cada turista que escolheu Petrolina para viver esse momento. A cidade mostrou sua força, sua organização e sua cultura. E já estamos trabalhando para fazer um carnaval ainda maior e melhor no próximo ano”, completou.

O sucesso do Carnaval também foi percebido pelos foliões. A dona de casa Josefa do Socorro Santos, moradora do bairro São Gonçalo, participou da festa ao lado do marido e dos netos e destacou a organização e o clima familiar. “A gente se sente tranquilo aqui. Tem organização, tem cultura e dá para aproveitar com a família toda. É bonito ver como o carnaval da nossa cidade evoluiu”, afirmou.

Ascom

“Abram Alas Pra Folia”: Simão Durando abre o Carnaval de Petrolina com foco na tradição e público familiar

Confetes, serpentinas, alegria e diversão marcaram o início do Carnaval de Petrolina, que este ano traz como tema “Abram Alas Pra Folia”. A festa começou neste sábado (14), reunindo tradição, música e um público formado majoritariamente por famílias. A programação segue até a próxima terça-feira (17), consolidando o evento como uma das festas de momo que mais crescem na região e fortalecendo Petrolina como referência carnavalesca no interior de Pernambuco.

Dando início oficial à festa, o prefeito Simão Durando participou da abertura e, simbolicamente, passou o comando da cidade ao Rei Titico e à Rainha Nancy, os homenageados deste ano. Após a cerimônia, o prefeito percorreu os três polos da festa (21 de Setembro, Orla e Multicultural Matingueiros), acompanhando de perto a movimentação e prestigiando as apresentações.

Pelos corredores da folia, Simão cumprimentou foliões, conversou com comerciantes e destacou a organização do evento, ressaltando o crescimento da festa e o foco na convivência familiar. “Nosso carnaval é pura tradição. É aquele em que você leva sua família, as crianças, os avós para brincar e se divertir. Queremos que as pessoas celebrem o carnaval de rua na sua essência, com segurança, alegria e valorizando nossa cultura”, afirmou o prefeito.

Entre os foliões, a moradora do bairro Vila Marcela, Ana Vitória Santos, acompanhada do esposo e dos dois filhos, destacou a organização, segurança e o clima familiar da festa. “A gente vem todo ano, mas este está ainda mais organizado. Dá para trazer as crianças com tranquilidade, ver as apresentações e sentir que o nosso carnaval está vivo”, afirmou.

Nos palcos, atrações locais e regionais deram o tom da celebração, reforçando o compromisso com a valorização dos artistas da terra. A diversidade de ritmos e expressões culturais reforça o caráter multicultural da festa, reunindo diferentes estilos e tradições em um mesmo espaço. Entre os destaques da noite estiveram as apresentações da cantora Mádara, da banda MPA, do grupo Por do Som, do cantor Alan Cler e da banda Forró Pegado, que animaram o público com repertórios que passearam pelo frevo, marchinhas, forró, axé e ritmos contemporâneos.

O turista Rafael Oliveira, que veio de Teresina, capital do Piauí, elogiou a estrutura e a diversidade da programação. “Fiquei impressionado com a segurança e com a mistura de ritmos e expressões culturais. É um Carnaval que respeita as raízes, mas também se renova e se consolida como uma grande festa do interior do Nordeste”, pontuou.

Neste ano, o Carnaval de Petrolina aposta na tradição como sua principal marca. A decoração traz personagens clássicos como pierrô, colombina e arlequim, além de elementos do folclore regional, como a Mãe d’Água e outras figuras populares. Blocos, fantasias, escola de samba e marchinhas ajudam a manter viva a essência do carnaval de rua, transformando a festa em um momento de encontro e celebração entre diferentes gerações e reafirmando o Carnaval de Petrolina como um evento consolidado no calendário cultural da região.

Ascom

Em momento histórico na luta por igualdade racial, Simão Durando lança Comitê Juventude Negra Viva

Petrolina viveu, nesta sexta-feira (05), um dos momentos mais significativos na construção de políticas públicas para a juventude negra. O lançamento do Comitê Juventude Negra Viva e do Edital de Chamamento Público para composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial reuniu jovens, lideranças comunitárias, movimentos sociais, representantes do poder público e diversos setores da sociedade em um encontro marcado por emoção, simbolismo e compromisso com o futuro.

A iniciativa consolida Petrolina como referência nacional: além de ser o segundo município de Pernambuco a aderir ao Plano Juventude Negra Viva, é o primeiro do Brasil a instituir um comitê municipal ligado à estratégia nacional. O edital lançado durante o evento convoca entidades da sociedade civil a compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, fortalecendo a participação social na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de combate ao racismo.

Realizado na Escola do Saber, o evento também contou com apresentações culturais, a exemplo da capoeira, que reforçaram a força da ancestralidade e a importância da representatividade na construção de uma cidade mais justa, plural e inclusiva. A presença de coletivos de juventude, movimentos de mulheres negras, comunidades quilombolas e representantes de religiões de matriz africana deu o tom de um encontro que nasceu para ser transformador.

Durante o evento, o prefeito Simão Durando destacou a relevância desse passo para o município e reafirmou o compromisso da gestão com o enfrentamento às desigualdades raciais. “Hoje, Petrolina reafirma que acredita nos seus jovens e na construção de uma cidade onde ninguém fica para trás. O Comitê Juventude Negra Viva é mais do que uma política pública, é um instrumento de esperança, de diálogo e de transformação social. Seguiremos trabalhando para garantir oportunidades, fortalecer direitos e ampliar vozes que historicamente foram silenciadas”, afirmou.

O encontro simboliza o início de uma nova etapa para Petrolina, uma etapa em que a escuta ativa, a participação da juventude e a atuação conjunta entre governo e sociedade civil se tornam pilares centrais para a construção de um futuro mais igualitário. Ao abrir espaço para que jovens negros participem das decisões que impactam suas vidas e seus territórios, o município reafirma seu compromisso com a justiça racial, com a diversidade e com uma cidade cada vez mais humana e acolhedora.

Ascom

Simão Durando anuncia Acácio Andrade como novo diretor-presidente da Agência de Vigilância Sanitária em Petrolina

Nesta sexta-feira (12), o prefeito Simão Durando anunciou mudanças no quadro de gestores municipais. A partir de agora, assume a direção da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) o mestre em Ciências da Saúde e Biológicas, Acácio Willian Faustino de Andrade. Até então, ele atuava como secretário executivo de Vigilância em Saúde na Secretaria de Saúde de Petrolina, cargo que ocupava desde janeiro de 2025.

O prefeito destacou a relevância da atuação de Helder Gomes, que esteve à frente da Agência por pouco mais de um ano. Ele agradeceu pelo trabalho desempenhado ao longo desse período e ressaltou que a Vigilância Sanitária é um órgão essencial para garantir saúde e qualidade de vida à população, atuando diretamente na fiscalização, na prevenção de riscos e na promoção de ambientes mais seguros.

“Quero expressar minha gratidão a Helder pelo empenho e seriedade com que conduziu a Vigilância Sanitária nesse período. A Vigilância Sanitária tem um papel estratégico na proteção da saúde da população, garantindo qualidade nos serviços, segurança nos alimentos e cuidados em cada detalhe que impacta diretamente na vida do nosso povo. Acácio chega para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e avançar ainda mais na construção de uma Petrolina com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Sobre Acácio

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (2013), Acácio possui uma ampla trajetória acadêmica e profissional. É pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (2015), em Saúde Pública pela Universidade Cândido Mendes (2019) e sanitarista titulado pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Vigilância em Saúde pela UNIVASF/SESAB (2019). Também é mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela UNIVASF, na área de concentração em Saúde, Sociedade e Ambiente (2021).

Atualmente, é servidor público municipal e estadual, com experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Gestão em Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Planejamento e Avaliação em Saúde, Educação em Saúde e Sistemas de Saúde. Desde janeiro de 2025, vinha ocupando o cargo de secretário executivo de Vigilância em Saúde, acumulando resultados expressivos na gestão pública da área.

Ascom

Simão Durando nomeia Lucinha Mota para assessoria especial na Prefeitura de Petrolina

A ex-vereadora e ativista social Lucinha Mota passará a integrar o núcleo de assessoria especial da Prefeitura de Petrolina. Nesta sexta-feira (29), ela aceitou o convite do prefeito Simão Durando para atuar na articulação social e política do governo. A nomeação de Lucinha Mota deve ser publicada na próxima semana.

Reconhecida por sua trajetória em defesa de causas sociais, Lucinha é professora e graduanda em Direito. Foi secretária estadual de Justiça e Direitos, em seguida assumiu o mandato de vereadora de Petrolina entre os anos de 2022 e 2023. Lucinha Mota atualmente é suplente de deputada estadual e milita em projetos em defesa de direitos humanos.

Após a reunião, que contou também com a presença do ex-prefeito Miguel Coelho, Simão Durando destacou a importância da chegada de Lucinha para os quadros técnicos da Prefeitura. “É uma mulher de coragem, de luta, e que conquistou o respeito dos petrolinenses. Estou muito feliz com a chegada de Lucinha Mota ao nosso governo porque ela vai agregar muito a projetos sociais e no diálogo com a comunidade, em especial, os segmentos ligados a direitos humanos”, destacou o prefeito de Petrolina.

A ex-vereadora destacou que a decisão de aceitar o convite de Simão se deu pela confiança no trabalho que vem sendo realizado na cidade. “Petrolina tem avançado em várias áreas, mas principalmente no cuidado com as pessoas. Decidi apoiar o prefeito Simão Durando e o grupo Coelho porque acredito que, juntos, podemos fortalecer ainda mais as políticas públicas e garantir novas conquistas para o povo de Petrolina. Meu compromisso sempre foi com a população, e vejo em Simão e nesse grupo a disposição de ouvir e trabalhar pela cidade”, afirmou Lucinha.

Ascom

12