CEAM nas Comunidades leva acolhimento, serviços e cidadania para mulheres de Petrolina

Levar cuidado, acolhimento e informação para mais perto das mulheres é uma das formas de fortalecer a rede de proteção social em Petrolina. Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realiza neste sábado (13), das 8h às 12h, na Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira Silva, no bairro João de Deus, mais uma edição do projeto CEAM nas Comunidades.

A iniciativa amplia o trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva da Mulher através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), equipamento criado para oferecer suporte, orientação e proteção às mulheres. Ao levar os serviços para dentro das comunidades, a ação facilita o acesso aos atendimentos e fortalece as políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, autonomia e garantia de direitos.

Durante a programação, serão oferecidos serviços como atendimento do Cadastro Único, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, ventosaterapia e massoterapia. O CEAM nas Comunidades também fortalece a escuta, a inclusão e o bem-estar das mulheres, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma assistência social cada vez mais humana, acessível e presente na vida das pessoas.

Ascom

Simão Durando acompanha ações de saúde voltadas à vacinação infantil e ao cuidado da mulher em Petrolina

A manhã deste sábado (30) foi marcada por importantes iniciativas voltadas à promoção da saúde e ao fortalecimento do cuidado com a população de Petrolina. O prefeito Simão Durando acompanhou duas ações realizadas pela Prefeitura: o lançamento do projeto de ampliação da vacinação infantil em áreas descobertas e mais uma edição do programa ‘Cuida + Mulher’, voltado à assistência da saúde feminina.

A primeira agenda aconteceu na comunidade de Porto da Ilha, onde foi lançado o projeto ‘Vacinação para Todos: Cada Criança Vacinada é um Super-Herói em Missão de Proteção’. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal infantil, levando equipes de saúde, orientação e imunização para localidades com menor acesso aos serviços públicos. A proposta prevê ações permanentes ao longo do ano, contemplando mensalmente diferentes comunidades para atualização da caderneta vacinal das crianças e reforçando a prevenção como ferramenta essencial para a proteção coletiva.

Durante o lançamento, o prefeito Simão Durando participou da ação ao lado da primeira-dama Alinne Durando, que atua como embaixadora da Busca Ativa Vacinal (BAV) e coordenadora da articulação do Selo Unicef em Petrolina. Na ocasião, o gestor destacou a importância de aproximar os serviços de saúde da população e garantir que nenhuma criança fique sem acesso às vacinas. “Estamos fortalecendo uma política pública que salva vidas e protege nossas famílias. Quando levamos a vacinação para mais perto das pessoas, especialmente em áreas com maior dificuldade de acesso, estamos cuidando do presente e construindo um futuro mais saudável para nossas crianças”, afirmou.

Em seguida, ao lado do deputado estadual Antonio Coelho, Simão participou de mais uma edição do programa ‘Cuida + Mulher’, realizada no Centro de Referência em Saúde da Mulher. A ação contemplou moradoras do bairro João de Deus com diversos atendimentos especializados, incluindo consultas com ginecologista e mastologista, ultrassonografia obstétrica e práticas integrativas como ventosaterapia e auriculoterapia.

Ao acompanhar os atendimentos, Simão ressaltou que o programa tem contribuído para facilitar o acesso das mulheres aos serviços de saúde. “O Cuida + Mulher foi criado para garantir acolhimento, prevenção e dignidade. Nosso compromisso é continuar levando atendimento de qualidade para cada vez mais mulheres, oferecendo serviços que fazem a diferença na vida delas e de suas famílias”, destacou.

Durante as agendas, Simão Durando também ressaltou os investimentos que a Prefeitura tem realizado para ampliar e fortalecer a rede municipal de saúde. Segundo o prefeito, Petrolina vive um dos maiores ciclos de investimentos da história do setor, com a construção de 15 novas unidades básicas de saúde, ampliação da cobertura da atenção primária, fortalecimento dos atendimentos especializados e implantação de novos hospitais.

“Estamos investindo desde a prevenção até a assistência de maior complexidade. Além das ações que chegam diretamente às comunidades, estamos estruturando uma rede cada vez mais moderna e preparada para atender a população. Nosso objetivo é garantir uma saúde mais acessível, eficiente e humanizada para todos os petrolinenses”, afirmou Simão.

Ascom

Ação de saúde em Petrolina oferta 270 vagas em fisioterapia e psicologia para mães e crianças

Uma ação de saúde em Petrolina, vai ofertar 270 vagas gratuitas nas áreas de fisioterapia e psicologia para mães, gestantes e crianças. Os atendimentos acontecem na Clínica Escola da Uninassau, em alusão ao Mês das Mães.  Para participar, as interessadas devem se inscrever através de um formulário on-line (clique aqui), ou presencialmente na clínica. É necessário levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade.

A programação será dividida em duas etapas. Entre os dias 18 e 22, serão 170 vagas para mães e gestantes, com 100 para hidroterapia (técnica que auxilia no alívio de dores, relaxamento e bem-estar durante a gestação) e 70 para plantão de atendimento psicológico. Já nos dias 27 e 28, serão 100 vagas. No dia 27, haverá uma roda de conversa sobre os primeiros meses do bebê. No dia 28, serão realizadas avaliações gratuitas do desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos.

A Clínica Escola da Uninassau fica localizada na Avenida Cardoso de Sá, 950, na Vila Eduardo.

G1 Petrolina

Juazeiro registra redução de cerca de 50% nos casos prováveis de dengue em 2026 e reforça ações permanentes de combate ao mosquito

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), informa que o município registrou uma redução de 49,43% no número de casos prováveis de dengue em 2026, considerando os dados contabilizados até a Semana Epidemiológica 17. De acordo com o levantamento, foram registrados 45 casos prováveis da doença neste ano, enquanto no mesmo período de 2025 haviam sido contabilizados 89 casos prováveis. A Sesau destaca ainda que todos os casos notificados evoluíram para a cura da doença.

O município registrou ainda a ocorrência de um óbito por dengue de um paciente oriundo do município de Uauá, atendido no Hospital Regional de Juazeiro. Os números reforçam o impacto positivo das estratégias permanentes de enfrentamento às arboviroses desenvolvidas pela gestão municipal. Em 2025, Juazeiro já havia alcançado uma redução de aproximadamente 90% nos casos de dengue em comparação aos anos anteriores, resultado atribuído às ações contínuas de prevenção, monitoramento e mobilização social.

Mesmo diante da redução dos indicadores, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que os cuidados de rotina precisam ser mantidos pela população. As equipes de agentes de combate às endemias seguem realizando visitas domiciliares, inspeções, orientações educativas e ações de campo em diversos bairros da sede e comunidades do interior. A Sesau também reforça que a vacinação contra a dengue segue disponível nas unidades de saúde para o público apto definido pelo Ministério da Saúde, sendo fundamental que pais e responsáveis procurem os pontos de vacinação para garantir a imunização das crianças e adolescentes contemplados pela campanha.

Medidas de prevenção contra a dengue – A Secretaria orienta a população a manter os cuidados preventivos dentro de casa e nos ambientes de convivência:Manter caixas d’água, tonéis e depósitos de água devidamente vedados; Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas; Guardar pneus e materiais recicláveis em locais cobertos; Manter garrafas viradas para baixo; Escovar semanalmente recipientes e bebedouros de animais; Limpar calhas, lajes e evitar água parada; Utilizar telas de proteção em ralos, portas e janelas.

A Sesau orienta ainda o uso de repelentes, especialmente nos horários de maior circulação do mosquito, como no início da manhã e no fim da tarde. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas vermelhas ou mal-estar, é importante aumentar a hidratação, evitar automedicação — principalmente medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS) — e procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima.

Ascom

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Transforma Petrolina realizará evento com diversos serviços na Vila São Joaquim

O Transforma Petrolina tem desenvolvido, ao longo de seis anos de existência, ações  que valorizam e fortalecem o papel e o protagonismo feminino no município. Em mais uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o programa de voluntariado realizará uma atividade neste sábado (07),  na Vila São Joaquim, que fica na  comunidade de Izacolândia.

O evento é direcionado  para todos os moradores, mas dará atenção especial às mulheres. A programação contará com vários serviços gratuitos, como: vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos, unidade de saúde bucal e mercado solidário.  A ação ainda terá orientação e abordagem contra violência doméstica e uma ação de segurança alimentar.

A atividade conta com o apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, que, de forma integrada, tem fortalecido as políticas e ações voltadas às mulheres no município. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, será um evento repleto de serviços, mas que também irá conscientizar sobre a valorização das mulheres. “Queremos a participação de toda a família nessa ação, porque acreditamos que todas as oportunidades são importantes para falarmos de direito, dignidade e respeito às mulheres”, afirma.

Ascom

CEAM nas Comunidades reforça força e protagonismo das mulheres de terreiro em Petrolina

O  loteamento Vila Esperança se encheu de encontros, histórias e cuidado. As mulheres das comunidades de terreiro participaram na última sexta-feira (20) de uma ação que trouxe orientação, apoio e reconhecimento, mostrando que cada uma tem força, importância e direito a ter acesso a serviços que reforcem sua autonomia. A iniciativa fez parte do projeto CEAM nas Comunidades, promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e é uma extensão do trabalho da Secretaria Executiva da Mulher no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM), que atua no fortalecimento de mulheres em situações de violência.

Durante o encontro, as participantes tiveram acesso a serviços essenciais, como Cadastro Único, orientações com assistentes sociais e psicólogos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e emissão da Identidade Jovem. Mais do que atendimentos, o projeto proporcionou momentos de escuta, troca de experiências e valorização das histórias das mulheres, reforçando o papel do CEAM em apoiar e potencializar a força de cada participante.

A ação teve grande impacto entre as mulheres presentes, que destacaram como a iniciativa contribui para o fortalecimento e autonomia feminina. Francisca Gomes da Silva Santos, de 67 anos, comentou sobre o papel no CEAM. “O CEAM orienta e ajuda muitas mulheres que passam por violência. Essa ação fortalece a gente, nos dá segurança e mostra que podemos seguir em frente com mais confiança”, destacou. Já Macota Sabrina Santos da Silva, de 24 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “É muito bom ver que a Prefeitura se aproxima da nossa comunidade e oferece esse cuidado. A gente se sente valorizada, respeitada e mais segura para tomar nossas decisões”, destacou.

O CEAM nas Comunidades cria espaços de apoio e proteção próximos às mulheres, mostrando que cada uma tem força, protagonismo e direito a ser ouvida e valorizada. Momentos como este aproximam a gestão pública das comunidades, fortalecem vínculos e reforçam a importância de serviços que acompanhem a vida real das mulheres.

Ascom

Juazeiro avança na saúde especializada com o 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias

Maria de Lourdes chegou cedo, com a serenidade de quem carregava a expectativa de resolver um procedimento aguardado há algum tempo. Ao ser atendida no 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, encontrou organização, agilidade e, sobretudo, acolhimento. “Foi muito organizado e rápido. A gente se sente cuidado e esperançoso sabendo que o procedimento já tem previsão para acontecer”, contou.

Denise Ferreira, que aguardava encaminhamento para tratamento de cravo plantar, também destacou a importância da iniciativa. “Essas ações ajudam muito quem precisa. Nem sempre conseguimos resolver com facilidade, então é uma oportunidade valiosa para a população. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Histórias como as delas marcaram a ação realizada neste sábado (21), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na Policlínica Municipal, na Orla I. O mutirão ultrapassou a marca de 300 atendimentos, consolidando mais um avanço da gestão municipal na ampliação do acesso à saúde especializada.

Procedimentos que contemplam demandas como cisto sebáceo, lipoma, retirada de sinais, lobuloplastia de orelha, hérnias inguinal e umbilical, além de cravo plantar já começam a ser realizados a partir do dia 6 de março. O secretário de Saúde, Helder Coutinho, acompanhou de perto a ação e destacou a relevância da iniciativa para o município.

“Essa ação integra o Programa Agora Tem Especialista, que tem transformado o acesso da nossa população à saúde especializada. Em 2025, já realizamos mais de 3.600 cirurgias em Juazeiro e seguiremos ampliando essas estratégias, com novas ações previstas. Nosso objetivo é claro: reduzir o tempo de espera e garantir mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o secretário.

Com iniciativas como o mutirão, a Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com uma saúde pública cada vez mais resolutiva, humanizada e acessível, aproximando os serviços especializados da comunidade e promovendo mais dignidade no atendimento.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro retoma procedimentos em Oftalmologia após seis anos e realiza mais de 200 atendimentos especializados

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), celebrou um marco importante para a rede pública ao retomar, após seis anos, os procedimentos em Oftalmologia no município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a ampliação do acesso a serviços especializados e a redução de demandas reprimidas.

Em parceria firmada por contrato com a Fundação Banco de Olhos, neste sábado (21), mais de 200 pessoas receberam atendimento em diversas especialidades. Foram ofertados procedimentos como retinografia, tratamento para pterígio, cirurgia de catarata, ultrassonografia (USG) ocular, OCT e paquimetria. A Sesau também informou que, em breve, será disponibilizado o serviço de limpeza de lente para pacientes que já realizaram cirurgia de catarata anteriormente.

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, destacou a relevância da retomada para a população. “Estamos avançando na reestruturação dos serviços especializados e garantindo que os usuários do SUS em Juazeiro tenham acesso a atendimentos essenciais. A Oftalmologia é uma área estratégica, que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, e essa retomada representa um grande avanço para o município”, afirmou.

A ação foi recebida com reconhecimento pelos usuários atendidos. Entre eles, Edimar Santos, que realizou a tomografia do olho direito durante o mutirão e fez questão de compartilhar sua experiência. “Fiquei muito satisfeito com a organização, a agilidade e o cuidado da equipe. É muito importante ter esse tipo de serviço disponível pelo SUS”, relatou, emocionado.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, cada atendimento representa mais do que um procedimento realizado, é a oportunidade de transformar realidades por meio do cuidado. O compromisso segue firme em ampliar o acesso, qualificar os serviços e fortalecer a rede de assistência, promovendo mais saúde, dignidade e bem-estar para a população juazeirense.

Ascom

Carnaval de Juazeiro encerra neste domingo (1º) com ampla rede de assistência à saúde

O Carnaval de Juazeiro chega ao seu último dia neste domingo, 1º de fevereiro, se consolidando não apenas como uma das maiores festas populares do Nordeste, mas também como um evento marcado pelo cuidado, acolhimento e valorização dos foliões por meio de uma ampla rede de serviços de saúde disponibilizada ao longo de todo o período da folia.

Moradores e visitantes contaram com atendimento próximo e acessível nos principais pontos do circuito, com o Posto Médico 1, na Policlínica Municipal (Orla I); o Posto Médico 2, ao lado do Colégio Hildete Lomanto; o Stand Fique Sabendo e a Vigilância em Saúde, na Praça da Catedral; além dos pontos de hidratação instalados na Praça Barão do Rio Branco (próximo ao Banco do Brasil) e na Praça da Catedral. A estrutura foi reforçada ainda com ambulância na Academia da Saúde (Orla II) e a ambulancha, garantindo atendimento também pelo Rio São Francisco.

A juazeirense Márcia Silva, destacou a tranquilidade de brincar sabendo que o cuidado estava garantido. “O Carnaval foi intenso, mas a gente se sente seguro vendo equipe de saúde, água disponível e atendimento rápido. Isso faz toda a diferença”, afirmou. Quem veio de fora também aprovou. Renato Albuquerque, turista de Jacobina, elogiou a organização. “Passei mal por causa do calor, fui atendido rapidinho e voltei pra curtir. Juazeiro está de parabéns”, disse. Já a estudante Luana Ferreira, de Salvador, ressaltou as ações de prevenção. “Achei incrível ter informação, testagem e orientação no meio da festa. É cuidado de verdade”, comentou.

Balanço do penúltimo dia de folia

O balanço consolidado das ações de saúde, referente ao penúltimo dia do Carnaval, sábado (31), demonstra a efetividade da estrutura montada para atender a população. Somente nos postos médicos instalados no circuito, foram realizados 31 atendimentos, sendo 15 no Posto Médico 1 (Policlínica) e 16 no Posto Médico 2 (Hildete Lomanto), com a maioria dos pacientes liberados no próprio local.

As unidades de urgência e emergência do município também registraram grande demanda. A UPA contabilizou 188 atendimentos, enquanto a UPED realizou 82 atendimentos. O SAMU 192 atendeu 14 ocorrências, com encaminhamentos para a rede de referência quando necessário.

Na área de prevenção, a Vigilância em Saúde intensificou as ações. A Vigilância Sanitária realizou 86 inspeções e 345 reinspeções em alimentos e bebidas comercializados durante a festa. Já as ações do CIDHA/Fique Sabendo resultaram na distribuição de mais de 11 mil preservativos masculinos, 215 preservativos femininos, 3 mil lubrificantes e 38 autotestes, além de orientações sobre prevenção combinada. Os pontos de hidratação, somados às ações de Saúde Mental e do Consultório de Rua, reforçaram o cuidado humanizado com os foliões, especialmente diante das altas temperaturas registradas durante os dias de festa.

Com o encerramento do Carnaval neste domingo (1º), Juazeiro reafirma que é possível celebrar com alegria, responsabilidade e cuidado, garantindo que a festa termine com saldo positivo tanto na diversão quanto na atenção à saúde da população.

Ascom

Prefeitura leva ação em saúde Especial de Natal para escola de Petrolina

Em clima de cuidado e alegria, o espírito natalino também chegou nas ações de saúde do município. Para celebrar essa época tão especial, a Secretaria de Saúde de Petrolina, realizou na sexta-feira (5), uma ação de saúde bucal Especial de Natal na Escola Municipal Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar. A iniciativa, que uniu diversão e aprendizado, contemplou cerca de 800 crianças e reforçou o compromisso do município em promover a saúde e o bem-estar na infância.

Durante toda a manhã, as crianças participaram de uma programação diversificada, que incluiu escovação supervisionada, teatro educativo, além de brincadeiras lúdicas. As atividades foram pensadas para ensinar, de forma leve e divertida, a importância da higiene bucal e dos cuidados preventivos.

O ciclo de atividades da edição Especial de Natal será encerrado no dia 10 de dezembro, na Escola Municipal do Assentamento Terras da Liberdade, localizada na zona rural do município. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia e Colgate.

Ascom

‘Um embrião que nasceu para crescer’: primeira edição do Prefeitura Presente leva serviços de saúde e cidadania ao bairro Quidé

“Aqui é evolução. Um embrião que nasceu e agora vai crescer cada vez mais.” Foi assim que a moradora Regilane Martins, da comunidade da Penha, definiu a experiência de participar da primeira edição do Prefeitura Presente, realizada na manhã deste sábado (6), na Escola Municipal Guiomar Lustosa, no bairro Quidé. O sentimento dela ecoou entre moradores que aproveitaram a chegada do programa para acessar serviços essenciais perto de casa.

O Prefeitura Presente, iniciativa da Prefeitura de Juazeiro dentro do programa Juazeiro Participativo, levou para a comunidade uma estrutura completa, reunindo saúde, assistência social, educação, cultura, meio ambiente e diversas ações integradas, com o objetivo de aproximar a gestão da população e facilitar o acesso aos serviços.

Das 7h às 12h, moradores do Quidé e de bairros vizinhos contaram com atendimentos de saúde, aferição de pressão e glicemia, exames simples, orientações e atualização de informações e serviços de trânsito, além de oficinas, atividades culturais, mutirão de limpeza e um espaço de lazer para toda a família. As equipes também realizaram cadastro e atualização do CadÚnico/CRAS, oferecendo orientações sobre programas sociais e garantindo encaminhamentos de forma rápida e acolhedora.

A moradora Elzirene Oliveira, do Palmeiras 2, destacou o impacto da ação itinerante em sua rotina: “Vim fazer a atualização do meu CadÚnico e fui muito bem atendida. Já tinha um tempo que precisava resolver isso, mas a demanda do dia a dia não deixava. Quando a prefeitura trouxe o serviço para o bairro, consegui resolver imediatamente. Parabéns pela ação, está muito bom para a comunidade”, afirmou. A proposta do programa é justamente essa: ampliar o acesso da população aos serviços municipais, criar experiências de cidadania e fortalecer o vínculo entre moradores e gestão pública. Durante toda a manhã, famílias circularam pelos espaços montados para atendimentos, orientações e atividades comunitárias, reforçando o clima de acolhimento e participação.

Para a usuária Regilane, que participou de diversos atendimentos durante a ação, a iniciativa superou as expectativas. “Participei de tudo: exame de sangue, glicemia, pressão, informações sobre o Minha Casa, Minha Vida. Vim conferir se o que foi prometido seria realmente oferecido. E posso dizer que é tudo de boa qualidade, no atendimento e nos serviços. Para mim, bombou! Prefeitura Presente está de parabéns, estamos juntos”, celebrou.

O lançamento do Prefeitura Presente marcou o início de um novo formato de atendimento itinerante em Juazeiro, alinhado ao compromisso da gestão de escutar, agir e chegar cada vez mais perto das pessoas, fortalecendo a participação social e garantindo mais dignidade e acesso aos direitos.

Ascom

Evento gratuito em Petrolina oferta serviços de saúde, cidadania e lazer neste sábado (6)

A Prefeitura de Petrolina promove, neste sábado (6), a partir das 17h, a primeira edição do ‘Pra Cima, Juventude!’. O evento gratuito acontece no Parque do Povo Rafael Coelho e tem como objetivo reunir diversas ações de lazer, cuidado, aprendizado e oportunidades para a população.

A programação contará com várias atividades, divididas nas áreas da saúde, cidadania, cultura, esporte, empreendesdorismo e emprego. Serão oferecidos serviços como vacinação, testagem rápida para ISTs, aferição de pressão e glicemia, estética e bem-estar, orientações nutricionais, além de atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos.

A comunidade do município também vai contar com oficinas de graffiti e hip hop, aulas esportivas, Feira Pet e vacinação para os animais. Além da exibição da exposição fotográfica ‘Petrolina: Um Novo Olhar’, que celebra os 130 anos da cidade, com 20 imagens de fotógrafos amadores e profissionais. Jovens em busca do primeiro emprego terão acesso a orientações e oportunidades. Além disso, a Feira do Empreendedorismo Jovem será um espaço para incentivar a geração de renda e fortalecer a economia local.

G1 Petrolina

 

Bora Petrolina: maior programa de serviços e cidadania chega ao distrito de Rajada

O programa Bora Petrolina tem chegado às comunidades levando cuidado, atenção e acolhimento. A cada edição, o mutirão reforça os equipamentos públicos como espaços de cidadania, onde a população encontra oportunidades para resolver pendências, cuidar da saúde e vivenciar momentos de lazer com a família. A 19ª edição será realizada no sábado (29), das 8h às 13h, na Escola Nossa Infância Gabriel Moreira e na UBS Plínio Amorim, ambas localizadas na Rua Gercino Rodrigues de Amorim, no distrito de Rajada.

A iniciativa tem como foco oferecer, de forma ágil e acessível, serviços essenciais à comunidade, como consultas médicas, aferição de pressão, vacinação, exames preventivos e orientações sobre cuidados básicos. Também estarão disponíveis atendimentos odontológicos, atualização do cartão do SUS e o programa Farmácia da Família no Interior, que leva medicação de controle especial diretamente até os pacientes em suas localidades.

Na área social, o mutirão vai oferecer orientações sobre programas assistenciais, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), além de informações sobre direitos do consumidor, pensão alimentícia e processos de divórcio. O evento também contará com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que identifica agricultores familiares, pescadores, extrativistas e outros produtores, garantindo acesso a políticas públicas.

A população encontrará ainda serviços de bem-estar e embelezamento, como corte de cabelo e cuidados estéticos. A programação inclui ações educativas, culturais, esportivas e atividades recreativas para as crianças, fortalecendo o Bora Petrolina como um espaço de cidadania, inclusão e convivência comunitária.

Ascom

UPAE Petrolina realiza ação de prevenção voltada às colaboradoras durante o Outubro Rosa

A Unidade de Pronto Atendimento e Especialidades Médicas de Petrolina (UPAE) promove, dentro da programação do Outubro Rosa, uma ação voltada à saúde e à prevenção das suas colaboradoras. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que forneceu todo material e disponibilizou uma equipe de enfermagem para realizar o atendimento, as colaboradoras da unidade puderam realizar o exame citológico (Papanicolau).

A iniciativa tem como objetivo incentivar o autocuidado e reforçar a importância da prevenção do câncer do colo do útero, oferecendo às profissionais da unidade a oportunidade de realizar o exame de forma prática e acessível, durante o expediente. “Acreditamos que cuidar da saúde das nossas colaboradoras é uma forma de reconhecer o papel essencial que elas exercem todos os dias no cuidado com a população. O Outubro Rosa é um momento de conscientização, mas também de ação concreta”, destacou a coordenação da UPAE Petrolina.

Para a técnica de enfermagem, Priscila Vieira, a iniciativa foi super bem recebida. “Nossa rotina é super agitada e ter acesso a um exame tão importante para nossa saúde no local de trabalho é maravilhoso. Todas nós ficamos muito surpresas, a coordenação está de parabéns pela iniciativa”. A UPAE Petrolina reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e a valorização das mulheres que integram a unidade.

Ascom

Prefeitura de Petrolina promove ações lúdicas de cuidado com a saúde bucal na semana da criança

Em alusão a semana da criança, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo ações voltadas à saúde bucal infantil de forma lúdica e educativa. As atividades estão sendo realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Casa Azul, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis desde a infância, de maneira divertida e acolhedora.

Entre os serviços ofertados estão: atendimento odontológico com foco no público infantil, escovação supervisionada e entrega de brindes educativos. As ações são conduzidas por equipes de saúde bucal, que utilizam recursos interativos e abordagens lúdicas para aproximar as crianças dos cuidados com os dentes. As atividades estão acontecendo nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde.

Na Casa Azul, as crianças e famílias viveram um momento especial dentro da Semana Encantada da Criança. 60 famílias foram atendidas ao longo do dia e participaram de uma palestra educativa com orientações sobre os cuidados com os dentes, a forma correta de escovação e a importância da higiene bucal no dia a dia. Além do aprendizado, as crianças e adolescentes receberam um kit de escovação para dar continuidade aos cuidados em casa, reforçando o que aprenderam durante a atividade.

No domingo (12), a partir das 8h, as ações serão realizadas na Escola Municipal José Martins de Deus, no povoado de Pau Ferro. Será uma ação especial do Dia das Crianças, com muita informação, cuidado e diversão com a equipe de Saúde Bucal de Petrolina.

Ascom

123