Prefeitura leva ação em saúde Especial de Natal para escola de Petrolina

Em clima de cuidado e alegria, o espírito natalino também chegou nas ações de saúde do município. Para celebrar essa época tão especial, a Secretaria de Saúde de Petrolina, realizou na sexta-feira (5), uma ação de saúde bucal Especial de Natal na Escola Municipal Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar. A iniciativa, que uniu diversão e aprendizado, contemplou cerca de 800 crianças e reforçou o compromisso do município em promover a saúde e o bem-estar na infância.

Durante toda a manhã, as crianças participaram de uma programação diversificada, que incluiu escovação supervisionada, teatro educativo, além de brincadeiras lúdicas. As atividades foram pensadas para ensinar, de forma leve e divertida, a importância da higiene bucal e dos cuidados preventivos.

O ciclo de atividades da edição Especial de Natal será encerrado no dia 10 de dezembro, na Escola Municipal do Assentamento Terras da Liberdade, localizada na zona rural do município. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia e Colgate.

Ascom

Petrolina Plantão psicológico garante mais de 100 atendimentos em Rajada

A comunidade de Rajada recebeu, neste sábado (13), um Plantão Psicológico promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, na UBS Plínio Amorim. A iniciativa teve grande adesão da população, resultando em 108 atendimentos voltados à saúde mental, além de outros serviços de prevenção e cuidado.

Durante a ação também foram realizados 59 atendimentos de auriculoterapia; 17 orientações nutricionais; 21 avaliações físicas; 56 testes rápidos; 63 testes de glicemia e 63 aferições de pressão. Os atendimentos foram feitos pela Equipe Multiprofissional (E-MULTI), Academia da Saúde e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).

Os moradores aproveitaram a oportunidade para reforçar a importância do cuidado com a mente. A agricultora Luzia Francelina Rodrigues levou a filha, Maria Gabriela Rodrigues de Sousa, para atendimento psicológico e falou sobre o impacto do serviço.  “Cuidar da saúde mental é muito importante. Muitas vezes os familiares não entendem o que a gente passa, mas com o psicólogo conseguimos conversar e receber a orientação certa”, disse.

A agricultora Natália Lima também destacou o valor da iniciativa. “O atendimento faz diferença porque a gente se sente acolhida. É um espaço em que podemos falar e encontrar apoio”, ressaltou.  O Plantão Psicológico é uma ferramenta essencial para garantir o acesso da população do interior a serviços de saúde humanizada e integral, aproximando os cuidados da rotina das famílias de Rajada.

Ascom

Ação inédita entre Juazeiro e Petrolina leva saúde e integração à Ilha do Fogo

A Ilha do Fogo foi palco, neste sábado (26), de uma ação inédita de integração em saúde entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A iniciativa, que reuniu profissionais, gestores e população dos dois municípios vizinhos, promoveu uma manhã de cuidados, informação e acolhimento, com foco na prevenção e no bem-estar da população.

Com o tema “Saúde que Conecta: Uma ponte de cuidados entre pessoas e territórios – De Petrolina a Juazeiro-><- de Juazeiro a Petrolina, de margem a margem, somos ponte: Pela Saúde de todas e todos”, a ação contou com a presença do Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de vacinação, além dos secretários de Saúde Helder Coutinho (Juazeiro) e João Luís Barreto (Petrolina), e do vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho.

Durante a programação, foram oferecidos serviços como vacinação, testagem rápida, atividades de promoção à saúde, distribuição de materiais informativos, auriculoterapia, práticas corporais e culturais, além de orientações das equipes das Vigilâncias em Saúde dos dois municípios.

Larissa Laiane aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe e participar da apresentação cultural. Para ela, a iniciativa simboliza o cuidado coletivo. “Essa integração mostra que, quando a saúde é tratada com união, quem ganha é a população. Fiquei feliz em poder me proteger e ainda participar de uma atividade tão bonita e animada. Estão todos de parabéns”, destacou.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, ressaltou a importância da parceria entre os municípios. “Essa ação representa um marco na relação entre Juazeiro e Petrolina, que compartilham o mesmo território simbólico, cultural e humano. Estamos quebrando barreiras e fortalecendo pontes, não só físicas, mas de cuidado e proteção com as pessoas. Saúde pública se faz com união e hoje demos um exemplo vivo disso”, afirmou.

A ação fortalece as políticas públicas de saúde, com a valorização do território compartilhado pelas duas cidades, mostrando que, quando se trata de cuidar de vidas, não existem fronteiras.

Ascom

Prefeitura de Petrolina promove ação de saúde e cuidado em homenagem ao mês da Mulher

A Secretaria de Saúde de Petrolina, organizou uma programação especial para homenagear as mulheres atendidas pelos serviços de saúde do município e ontem (11), a Unidade Básica de Saúde Benedito Rodrigues Bonfim recebeu os pacientes que participaram de um momento especial, preparado exclusivamente para elas.

O objetivo é sempre buscar promover informação e cuidado, reforçando a importância da atenção integral à saúde feminina. A programação incluiu palestras educativas sobre câncer de colo de útero, câncer de mama e saúde mental feminina, além de atendimento médico e uma sessão especial de exercícios conduzida por uma profissional de fisioterapia. Ao final das atividades, todas as mulheres participaram de dinâmicas interativas, receberam brindes e compartilharam um delicioso café da manhã.

As ações vão continuar acontecendo até o final de março, abrangendo Unidades Básicas de Saúde, a Policlínica Municipal, a Casa de Parto Normal e o Hospital Municipal de Petrolina.

Ascom

Dormentes promove ação de saúde para mulheres nesta semana

A partir desta segunda-feira (21) as mulheres dormentenses terão um rol de serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento especial faz parte de uma ação promovida pela Secretaria de Assistência Social, em alusão ao Mês da Mulher.

Serão ofertados exames como preventivo, consultas de pré-natal entre outros. Confira a seguir a programação:

  • Segunda-feira: 21/03 – Lagoa de Fora e Sede 1
  • Terça-feira: 22/03 – Vila nova e Sede 3
  • Quarta-feira: 23/03 – Lagoas e Sede 4
  • Quinta-feira: 24/03 – Caatinga Grande e Sede 2

A Prefeitura lembra que o uso de máscaras segue obrigatório e as pacientes também devem levar o Cartão SUS para participarem das ações.