Policlínica do IDOMED apresenta balanço positivo dos primeiros meses com mais de 2 mil atendimentos realizados

A Policlínica da Faculdade IDOMED, em Juazeiro, ultrapassou a marca de 2 mil atendimentos entre os meses de agosto, setembro e outubro, consolidando-se como um importante centro de assistência médica especializada para a população do município e região. O levantamento mostra um crescimento constante: foram 478 atendimentos em agosto, 745 em setembro e 809 em outubro, totalizando 2.032 consultas e procedimentos realizados no período. As especialidades com maior procura foram Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Família e Comunidade, Geriatria, Dermatologia, Neurologia e Reumatologia, além da realização de ultrassonografias e pequenos procedimentos cirúrgicos.

Os atendimentos são oferecidos por meio de encaminhamentos da rede municipal de saúde e também por demanda espontânea, conforme a disponibilidade. O agendamento para especialidades como neurologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, cardiologia e reumatologia pode ser feito nas Unidades de Saúde da Família ou diretamente na Policlínica, mediante apresentação de guia de encaminhamento. Já os atendimentos com clínico geral e médicos de família podem ser agendados presencialmente na recepção ou pelo telefone (74) 2102-5484.

Um dos grandes diferenciais da unidade é o atendimento voltado a públicos específicos, com ambulatório para a população surda — onde há médicos capacitados para atender em Libras — e ambulatório exclusivo para pessoas trans, garantindo acolhimento, respeito à diversidade e acessibilidade. O agendamento para o ambulatório da população surda pode ser feito por telefone ou presencialmente, enquanto o atendimento à população trans é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) de Juazeiro.

Para o diretor do IDOMED Juazeiro, Luiz Rodrigues, o desempenho da Policlínica demonstra o êxito da proposta acadêmica e social da instituição. “A Policlínica vem cumprindo seu papel social e acadêmico com excelência. Conseguimos unir ensino de qualidade com atendimento humanizado à comunidade, e os números crescentes demonstram a confiança da população no nosso trabalho”, destacou.

Além de beneficiar diretamente a comunidade, a Policlínica também serve como campo de prática para os estudantes do curso de Medicina, que atuam sob a supervisão de professores e médicos experientes. Segundo a coordenadora do curso de Medicina, professora Allana Moreira Silva Freire de Carvalho, essa vivência é essencial para a formação de profissionais comprometidos com os princípios do SUS. “Os alunos aprendem desde cedo a importância da escuta ativa, do cuidado integral e do respeito ao paciente. A prática dentro da Policlínica permite que eles experimentem na rotina o que é fazer medicina com empatia e responsabilidade social”, afirmou.

Instalada desde agosto no Shopping Juá Garden, a unidade conta com mais de 20 consultórios, dois centros cirúrgicos e estrutura moderna voltada à população de Juazeiro e região. Com cerca de 1.500 metros quadrados de área construída, a Policlínica reafirma o compromisso da Estácio IDOMED com o ensino de qualidade e a promoção da saúde pública de forma acessível e humanizada.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro retoma procedimentos em Oftalmologia após seis anos e realiza mais de 200 atendimentos especializados

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), celebrou um marco importante para a rede pública ao retomar, após seis anos, os procedimentos em Oftalmologia no município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a ampliação do acesso a serviços especializados e a redução de demandas reprimidas.

Em parceria firmada por contrato com a Fundação Banco de Olhos, neste sábado (21), mais de 200 pessoas receberam atendimento em diversas especialidades. Foram ofertados procedimentos como retinografia, tratamento para pterígio, cirurgia de catarata, ultrassonografia (USG) ocular, OCT e paquimetria. A Sesau também informou que, em breve, será disponibilizado o serviço de limpeza de lente para pacientes que já realizaram cirurgia de catarata anteriormente.

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, destacou a relevância da retomada para a população. “Estamos avançando na reestruturação dos serviços especializados e garantindo que os usuários do SUS em Juazeiro tenham acesso a atendimentos essenciais. A Oftalmologia é uma área estratégica, que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, e essa retomada representa um grande avanço para o município”, afirmou.

A ação foi recebida com reconhecimento pelos usuários atendidos. Entre eles, Edimar Santos, que realizou a tomografia do olho direito durante o mutirão e fez questão de compartilhar sua experiência. “Fiquei muito satisfeito com a organização, a agilidade e o cuidado da equipe. É muito importante ter esse tipo de serviço disponível pelo SUS”, relatou, emocionado.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, cada atendimento representa mais do que um procedimento realizado, é a oportunidade de transformar realidades por meio do cuidado. O compromisso segue firme em ampliar o acesso, qualificar os serviços e fortalecer a rede de assistência, promovendo mais saúde, dignidade e bem-estar para a população juazeirense.

Ascom

Bolsonaro passa mal e recebe atendimento médico na Papudinha

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal nesta segunda-feira (16), e precisou de atendimento médico. A informação foi divulgada pelo ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), na rede social X.

“Fui informado há pouco que o presidente Jair Bolsonaro passou mal novamente hoje à tarde e segue sendo monitorado após o ocorrido. Infelizmente não tenho mais informações! Sem palavras!”, escreveu.O ex-vereador não informou detalhes sobre o que teria levado Bolsonaro a passar mal, nem se ele foi levado ao hospital para realizar exames.

Atualmente, Bolsonaro cumpre pena na Papudinha, em sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar. O ex-presidente foi condenado no fim de 2025 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Ainda preso, Bolsonaro recebe medicamentos e está autorizado a contar com assistência médica durante o período de detenção.

A Tarde

Petrolina Plantão psicológico garante mais de 100 atendimentos em Rajada

A comunidade de Rajada recebeu, neste sábado (13), um Plantão Psicológico promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, na UBS Plínio Amorim. A iniciativa teve grande adesão da população, resultando em 108 atendimentos voltados à saúde mental, além de outros serviços de prevenção e cuidado.

Durante a ação também foram realizados 59 atendimentos de auriculoterapia; 17 orientações nutricionais; 21 avaliações físicas; 56 testes rápidos; 63 testes de glicemia e 63 aferições de pressão. Os atendimentos foram feitos pela Equipe Multiprofissional (E-MULTI), Academia da Saúde e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).

Os moradores aproveitaram a oportunidade para reforçar a importância do cuidado com a mente. A agricultora Luzia Francelina Rodrigues levou a filha, Maria Gabriela Rodrigues de Sousa, para atendimento psicológico e falou sobre o impacto do serviço.  “Cuidar da saúde mental é muito importante. Muitas vezes os familiares não entendem o que a gente passa, mas com o psicólogo conseguimos conversar e receber a orientação certa”, disse.

A agricultora Natália Lima também destacou o valor da iniciativa. “O atendimento faz diferença porque a gente se sente acolhida. É um espaço em que podemos falar e encontrar apoio”, ressaltou.  O Plantão Psicológico é uma ferramenta essencial para garantir o acesso da população do interior a serviços de saúde humanizada e integral, aproximando os cuidados da rotina das famílias de Rajada.

Ascom

Prefeitura levará atendimento médico para 19 localidades rurais em setembro

A Secretaria de Saúde de Petrolina, continua ampliando o acesso aos serviços de saúde para os moradores da zona rural. Durante o mês de setembro, a Unidade Móvel Médica irá percorrer 19 localidades, levando atendimento médico clínico.

Com uma agenda estratégica, a ação busca fortalecer o cuidado com a população rural, garantindo o direito à saúde com dignidade. A Unidade Móvel é equipada para oferecer atendimentos médicos básicos e realizar encaminhamentos, quando necessário. O serviço acontece por demanda livre, basta levar um documento de identificação com foto e cartão SUS.  O atendimento ao público inicia às 8h.

A programação de setembro contempla as seguintes comunidades:
01/09 – Boa Vista
02/09 – Serra da Santa
04/09 – Assentamento Federação
05/09 – Assentamento Lindolfo Silva
08/09 – Sítio Romão
09/09 – Assentamento Nova Vida
10/09 – Atalho
11/09 – Baixa Alegre
12/09 – Assentamento Mandacaru
15/09 – Assentamento Maria Gorete
16/09 – Lajedo I
17/09 – Santo Antônio
18/09 – Miradouro
22/09 – Salinas
23/09 – Muquém
24/09 – Almas
26/09 – Vila Chapada do Alegre
29/09 – Sítio Umburanas
30/09 – Tigre

Ascom

UPA 24h de Petrolina encerra atendimento pediátrico temporário a partir desta terça-feira (26/08)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Petrolina informa que, a partir desta terça-feira (26), será encerrado o atendimento pediátrico temporário, em conformidade com o Plano de Desmobilização da rede assistencial para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas UPAs de todo o Estado.

O reforço temporário foi implantado na unidade em 13 de junho, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com a abertura de 21 leitos exclusivos para pacientes pediátricos. A medida teve como objetivo ampliar a capacidade de resposta da rede de saúde diante do aumento sazonal dos casos de doenças respiratórias, durante o período de 90 dias, conforme estabelecido no Decreto nº 58.686, de 27 de maio de 2025.

Com a redução dos indicadores de sazonalidade gripal, o atendimento especial está sendo encerrado, e a UPA 24h de Petrolina retoma seu funcionamento padrão. Pais e responsáveis devem buscar assistência pediátrica nas unidades de referência do município.

Ascom

Prefeitura de Petrolina leva atendimento médico para 15 localidades rurais durante o mês de junho

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Saúde, reforça seu compromisso com a saúde pública ao levar atendimento médico de qualidade às comunidades rurais. Durante o mês de junho, a Unidade Móvel Médica visitará 15 localidades da zona rural, proporcionando cuidados essenciais à população que reside em áreas mais distantes.

Essa iniciativa visa garantir que todos os residentes da zona rural tenham acesso facilitado aos cuidados de saúde, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida. Os atendimentos ocorrerão a partir de 7h, sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial com foto e o cartão SUS. A equipe da Unidade Móvel é composta por profissionais qualificados, prontos para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade.

Cronograma– Junho
02/06 – Boa Vista
03/06 – Assentamento Maria Gorete
04/06 – Salinas
05/06 – Atalho
06/06 – Assentamento Lindolfo Silva
09/06 – Miradouro
10/06 – Almas
11/06 – Lajedo I
13/06 – Pedra da Cerca
16/06 – Tigre
17/06 – Santo Antônio
18/06 – Assentamento Federação
26/06 – Assentamento Mandacaru
27/06 – Garça
30/06 – Sítio Romão

Ascom

Prefeitura de Petrolina leva atendimento de saúde móvel para 15 localidades rurais em março

A partir da próxima segunda-feira (10), moradores de 15 localidades rurais de Petrolina serão atendidos pela Unidade Móvel de Saúde. A ação, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, ocorre mensalmente na zona rural do município, proporcionando acesso a cuidados médicos essenciais.

A equipe da unidade é composta por profissionais qualificados, prontos para oferecer um atendimento humanizado à população. O atendimento inicia às 8h e, para ser atendido, é importante que os pacientes tragam o cartão SUS e um documento de identidade com foto.

Cronograma de atendimento – Março
10/03: Sítio Novo
11/03: Baraúna
12/03: Barra Franca
13/03: Vila Nova N7
14/03: C2
17/03: R4
18/03: Assentamento Federação
19/03: Simpatia
20/03: Assentamento Fortaleza
24/03: N2
25/03: Cacimbo do Bomfim
26/03: Assentamento José Almeida
27/03: Barreiro
28/03: Mirador
31/03: Assentamento Mandacaru

Maiara Santos/Ascom Secretaria de Saúde

Hospital Dom Malan em Petrolina reforça equipe médica para atendimento a doenças respiratórias

O Hospital Dom Malan em Petrolina pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina, reforçou a equipe de atendimento no Pronto Socorro Infantil (PSI) da unidade, como medida de enfrentamento às doenças respiratórias. Mais uma equipe com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta estão reforçando os plantões da unidade há uma semana.

A sazonalidade é reconhecida nas unidades de saúde e se inicia mais precocemente na região nordeste do país, no mês de fevereiro, se estendendo até meados de julho.  A Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta principalmente crianças. Entre os vírus identificados, há predomínio dos vírus Influenza A e B e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. O Vírus Sincicial Respiratório é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida.

Esta semana, um bebê de 01 mês de vida deu entrada na unidade e foi diagnosticado com bronquiolite, uma das formas mais graves da síndrome. “A bronquiolite afeta crianças de zero dias de vida a dois anos. Começa com uma gripe, normalmente que pegou de outras crianças que estão na escola e trazem o vírus para casa, ou pessoas em casa que estão gripadas.  São sintomas de gripe: tosse, nariz entupido, escorrendo e pode ter febre ou não. Quando tem febre, é uma febre baixa, por dois a três dias e evolui para um cansaço. Começam as dificuldades para respirar, para mamar, a ficar molinha, sem conseguir dormir. É o alerta para os pais procurarem atendimento de urgência para avaliação, ” explica a médica do PSI do HDM Ismep, Bruna Varjão.

O aumento no número de atendimento no Pronto Socorro Infantil começou a ser observado já nos primeiros dias de fevereiro, com a volta às aulas. O que pode também contribuir com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, é a presença de bebês em locais com muita gente, a exemplo do carnaval. “Crianças que merecem mais atenção são os bebês que nasceram prematuros. Perto de outras pessoas gripadas recebem o vírus e pode evoluir de gripe para bronquiolite, que pode se tornar grave e o bebê pode ser até entubado, precisa de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ” completou a médica.

Balanço – A Vigilância Epidemiológica do Hospital Dom Malan registrou em 2023, 11.905 atendimentos. O número aumentou em 2024 passando para 12.533 atendimentos a pacientes com sintomas gripes. E somente nos primeiros dois meses desse ano, foram 915 atendimentos referentes a esses sintomas.

Capacidade – O Hospital Dom Malan tem uma ocupação instalada no PSI de 18 leitos, sendo 6 desses com respiradores. “Em 2024 chegamos a ter aqui, 12 pacientes entubados nesse período da sazonalidade. Estamos alinhando com a Secretaria de Saúde do Município o compartilhamento de informações dos pacientes que chegam à nossa unidade com baixa qualificação de risco (azul e amarelo), para que a gente consiga filtrar esses pacientes e a gente não tendo superlotação, e deixar de atender aquele paciente grava para prestar assistência que poderia ser feita na unidade básica de saúde, ” explicou a coordenador do Pronto Socorro Infantil do HDM Ismep, Juliana Cedro.

Prevenção – A prevenção é a melhor estratégia contra o vírus sincicial respiratório. Algumas ações comuns para evitar gripes e resfriados ajudam a prevenir a infecção: Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de “tocar” no bebê; usar álcool gel sempre que possível; evitar contato do bebê com pessoas que apresentam sintomas de gripe, como coriza e tosse; manter objetos limpos; evitar ambientes fechados; evitar proximidade com fumaça de cigarro; manter o calendário vacinal atualizado.

Ascom

Equipes médicas retomam atendimento integral no interior de Juazeiro

Todas as equipes médicas que atuam nas comunidades do interior do município retomaram suas atividades de forma integral nesta quinta-feira (7). Após um período em que o atendimento ocorreu em sistema de rodízio devido a questões de transporte, os profissionais estão novamente a campo, garantindo assistência contínua à população. A regularização da oferta dos serviços reafirma o compromisso da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) em administrar de forma responsável as demandas de transição.

“Com a normalização do deslocamento das equipes, os serviços de saúde voltam a ser oferecidos regularmente nas localidades atendidas, assegurando consultas médicas, acompanhamento de pacientes e demais procedimentos essenciais. Nosso compromisso é garantir que todos os juazeirenses tenham acesso à saúde de qualidade, independentemente de onde moram. A retomada plena das atividades no interior reforça essa missão”, destacou o secretário de Saúde, Helder Coutinho.

Ascom