Policlínica do IDOMED apresenta balanço positivo dos primeiros meses com mais de 2 mil atendimentos realizados

A Policlínica da Faculdade IDOMED, em Juazeiro, ultrapassou a marca de 2 mil atendimentos entre os meses de agosto, setembro e outubro, consolidando-se como um importante centro de assistência médica especializada para a população do município e região. O levantamento mostra um crescimento constante: foram 478 atendimentos em agosto, 745 em setembro e 809 em outubro, totalizando 2.032 consultas e procedimentos realizados no período. As especialidades com maior procura foram Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Família e Comunidade, Geriatria, Dermatologia, Neurologia e Reumatologia, além da realização de ultrassonografias e pequenos procedimentos cirúrgicos.

Os atendimentos são oferecidos por meio de encaminhamentos da rede municipal de saúde e também por demanda espontânea, conforme a disponibilidade. O agendamento para especialidades como neurologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, cardiologia e reumatologia pode ser feito nas Unidades de Saúde da Família ou diretamente na Policlínica, mediante apresentação de guia de encaminhamento. Já os atendimentos com clínico geral e médicos de família podem ser agendados presencialmente na recepção ou pelo telefone (74) 2102-5484.

Um dos grandes diferenciais da unidade é o atendimento voltado a públicos específicos, com ambulatório para a população surda — onde há médicos capacitados para atender em Libras — e ambulatório exclusivo para pessoas trans, garantindo acolhimento, respeito à diversidade e acessibilidade. O agendamento para o ambulatório da população surda pode ser feito por telefone ou presencialmente, enquanto o atendimento à população trans é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) de Juazeiro.

Para o diretor do IDOMED Juazeiro, Luiz Rodrigues, o desempenho da Policlínica demonstra o êxito da proposta acadêmica e social da instituição. “A Policlínica vem cumprindo seu papel social e acadêmico com excelência. Conseguimos unir ensino de qualidade com atendimento humanizado à comunidade, e os números crescentes demonstram a confiança da população no nosso trabalho”, destacou.

Além de beneficiar diretamente a comunidade, a Policlínica também serve como campo de prática para os estudantes do curso de Medicina, que atuam sob a supervisão de professores e médicos experientes. Segundo a coordenadora do curso de Medicina, professora Allana Moreira Silva Freire de Carvalho, essa vivência é essencial para a formação de profissionais comprometidos com os princípios do SUS. “Os alunos aprendem desde cedo a importância da escuta ativa, do cuidado integral e do respeito ao paciente. A prática dentro da Policlínica permite que eles experimentem na rotina o que é fazer medicina com empatia e responsabilidade social”, afirmou.

Instalada desde agosto no Shopping Juá Garden, a unidade conta com mais de 20 consultórios, dois centros cirúrgicos e estrutura moderna voltada à população de Juazeiro e região. Com cerca de 1.500 metros quadrados de área construída, a Policlínica reafirma o compromisso da Estácio IDOMED com o ensino de qualidade e a promoção da saúde pública de forma acessível e humanizada.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro inaugura novas sedes de secretarias no Juá Garden Shopping

A Prefeitura de Juazeiro inaugurou ma segunda-feira (25) oficialmente as novas sedes de importantes secretarias municipais no Juá Garden Shopping, oferecendo um espaço moderno e confortável para melhor atender à população. A iniciativa representa um avanço significativo no desenvolvimento da cidade e na qualidade dos serviços públicos.

A cerimônia abriu oficialmente o funcionamento da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH), da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), do Procon Municipal, além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A inauguração contou com a presença do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, que realizou o tradicional corte da fita vermelha, simbolizando a abertura oficial do novo espaço. Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes, destacou a importância da criação da Sema e de sua atual estrutura para atender às demandas relacionadas à preservação ambiental no município, ressaltando que os setores da pasta agora dispõem de um ambiente mais amplo e acolhedor. O secretário de Ordem Pública e Habitação, Giovanne Santos, também enfatizou que a nova sede garante melhores condições de trabalho para as equipes e mais conforto para os cidadãos.

Também participaram da solenidade o diretor-presidente da ADEER, Tércio Tolentino, que elogiou a iniciativa da gestão municipal e ressaltou a importância de aproximar os serviços públicos da população; o coordenador-executivo do Procon, Egídio Felizardo, também participou reafirmando o compromisso do órgão com a defesa do consumidor, agora em um espaço mais moderno; além do secretário de Desenvolvimento Urbano, Gilson Araújo, que agradeceu o esforço conjunto para viabilizar a nova sede das secretarias.

O diretor do Juá Garden Shopping, Daniel Macêdo, deu as boas-vindas às secretarias, destacando a parceria firmada para oferecer mais comodidade e eficiência no atendimento ao público. A mudança tem como objetivo centralizar serviços, facilitar o acesso da população que não reside na área central, e proporcionar um atendimento moderno, eficiente e em um ambiente totalmente climatizado.

Ascom