UBS da Tapera terá atendimentos transferidos temporariamente para Catinguinha

UBS da Tapera retomará os atendimentos na sexta-feira (15), em novo endereço na Rua E, nº 5

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Tapera serão realizados temporariamente na Unidade Satélite UBS de Catinguinha nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14).

A mudança ocorre em razão da transferência da unidade para um novo endereço, processo necessário para organizar o espaço e garantir que a nova estrutura esteja totalmente preparada para receber os usuários com mais conforto, segurança e qualidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os atendimentos na UBS da Tapera serão retomados normalmente a partir da sexta-feira (15), já no novo endereço, localizado na Rua E, nº 5, na comunidade da Tapera.

A orientação é para que os moradores que precisarem de atendimento nestes dois dias se dirijam à UBS de Catinguinha.

Policlínica do IDOMED apresenta balanço positivo dos primeiros meses com mais de 2 mil atendimentos realizados

A Policlínica da Faculdade IDOMED, em Juazeiro, ultrapassou a marca de 2 mil atendimentos entre os meses de agosto, setembro e outubro, consolidando-se como um importante centro de assistência médica especializada para a população do município e região. O levantamento mostra um crescimento constante: foram 478 atendimentos em agosto, 745 em setembro e 809 em outubro, totalizando 2.032 consultas e procedimentos realizados no período. As especialidades com maior procura foram Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Família e Comunidade, Geriatria, Dermatologia, Neurologia e Reumatologia, além da realização de ultrassonografias e pequenos procedimentos cirúrgicos.

Os atendimentos são oferecidos por meio de encaminhamentos da rede municipal de saúde e também por demanda espontânea, conforme a disponibilidade. O agendamento para especialidades como neurologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, cardiologia e reumatologia pode ser feito nas Unidades de Saúde da Família ou diretamente na Policlínica, mediante apresentação de guia de encaminhamento. Já os atendimentos com clínico geral e médicos de família podem ser agendados presencialmente na recepção ou pelo telefone (74) 2102-5484.

Um dos grandes diferenciais da unidade é o atendimento voltado a públicos específicos, com ambulatório para a população surda — onde há médicos capacitados para atender em Libras — e ambulatório exclusivo para pessoas trans, garantindo acolhimento, respeito à diversidade e acessibilidade. O agendamento para o ambulatório da população surda pode ser feito por telefone ou presencialmente, enquanto o atendimento à população trans é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) de Juazeiro.

Para o diretor do IDOMED Juazeiro, Luiz Rodrigues, o desempenho da Policlínica demonstra o êxito da proposta acadêmica e social da instituição. “A Policlínica vem cumprindo seu papel social e acadêmico com excelência. Conseguimos unir ensino de qualidade com atendimento humanizado à comunidade, e os números crescentes demonstram a confiança da população no nosso trabalho”, destacou.

Além de beneficiar diretamente a comunidade, a Policlínica também serve como campo de prática para os estudantes do curso de Medicina, que atuam sob a supervisão de professores e médicos experientes. Segundo a coordenadora do curso de Medicina, professora Allana Moreira Silva Freire de Carvalho, essa vivência é essencial para a formação de profissionais comprometidos com os princípios do SUS. “Os alunos aprendem desde cedo a importância da escuta ativa, do cuidado integral e do respeito ao paciente. A prática dentro da Policlínica permite que eles experimentem na rotina o que é fazer medicina com empatia e responsabilidade social”, afirmou.

Instalada desde agosto no Shopping Juá Garden, a unidade conta com mais de 20 consultórios, dois centros cirúrgicos e estrutura moderna voltada à população de Juazeiro e região. Com cerca de 1.500 metros quadrados de área construída, a Policlínica reafirma o compromisso da Estácio IDOMED com o ensino de qualidade e a promoção da saúde pública de forma acessível e humanizada.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro retoma procedimentos em Oftalmologia após seis anos e realiza mais de 200 atendimentos especializados

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), celebrou um marco importante para a rede pública ao retomar, após seis anos, os procedimentos em Oftalmologia no município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a ampliação do acesso a serviços especializados e a redução de demandas reprimidas.

Em parceria firmada por contrato com a Fundação Banco de Olhos, neste sábado (21), mais de 200 pessoas receberam atendimento em diversas especialidades. Foram ofertados procedimentos como retinografia, tratamento para pterígio, cirurgia de catarata, ultrassonografia (USG) ocular, OCT e paquimetria. A Sesau também informou que, em breve, será disponibilizado o serviço de limpeza de lente para pacientes que já realizaram cirurgia de catarata anteriormente.

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, destacou a relevância da retomada para a população. “Estamos avançando na reestruturação dos serviços especializados e garantindo que os usuários do SUS em Juazeiro tenham acesso a atendimentos essenciais. A Oftalmologia é uma área estratégica, que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, e essa retomada representa um grande avanço para o município”, afirmou.

A ação foi recebida com reconhecimento pelos usuários atendidos. Entre eles, Edimar Santos, que realizou a tomografia do olho direito durante o mutirão e fez questão de compartilhar sua experiência. “Fiquei muito satisfeito com a organização, a agilidade e o cuidado da equipe. É muito importante ter esse tipo de serviço disponível pelo SUS”, relatou, emocionado.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, cada atendimento representa mais do que um procedimento realizado, é a oportunidade de transformar realidades por meio do cuidado. O compromisso segue firme em ampliar o acesso, qualificar os serviços e fortalecer a rede de assistência, promovendo mais saúde, dignidade e bem-estar para a população juazeirense.

Ascom

Bolsonaro passa mal e recebe atendimento médico na Papudinha

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal nesta segunda-feira (16), e precisou de atendimento médico. A informação foi divulgada pelo ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), na rede social X.

“Fui informado há pouco que o presidente Jair Bolsonaro passou mal novamente hoje à tarde e segue sendo monitorado após o ocorrido. Infelizmente não tenho mais informações! Sem palavras!”, escreveu.O ex-vereador não informou detalhes sobre o que teria levado Bolsonaro a passar mal, nem se ele foi levado ao hospital para realizar exames.

Atualmente, Bolsonaro cumpre pena na Papudinha, em sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar. O ex-presidente foi condenado no fim de 2025 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Ainda preso, Bolsonaro recebe medicamentos e está autorizado a contar com assistência médica durante o período de detenção.

A Tarde

Prefeitura de Petrolina leva atendimento de saúde móvel para 15 localidades rurais em março

A partir da próxima segunda-feira (10), moradores de 15 localidades rurais de Petrolina serão atendidos pela Unidade Móvel de Saúde. A ação, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, ocorre mensalmente na zona rural do município, proporcionando acesso a cuidados médicos essenciais.

A equipe da unidade é composta por profissionais qualificados, prontos para oferecer um atendimento humanizado à população. O atendimento inicia às 8h e, para ser atendido, é importante que os pacientes tragam o cartão SUS e um documento de identidade com foto.

Cronograma de atendimento – Março
10/03: Sítio Novo
11/03: Baraúna
12/03: Barra Franca
13/03: Vila Nova N7
14/03: C2
17/03: R4
18/03: Assentamento Federação
19/03: Simpatia
20/03: Assentamento Fortaleza
24/03: N2
25/03: Cacimbo do Bomfim
26/03: Assentamento José Almeida
27/03: Barreiro
28/03: Mirador
31/03: Assentamento Mandacaru

Maiara Santos/Ascom Secretaria de Saúde

Equipes médicas retomam atendimento integral no interior de Juazeiro

Todas as equipes médicas que atuam nas comunidades do interior do município retomaram suas atividades de forma integral nesta quinta-feira (7). Após um período em que o atendimento ocorreu em sistema de rodízio devido a questões de transporte, os profissionais estão novamente a campo, garantindo assistência contínua à população. A regularização da oferta dos serviços reafirma o compromisso da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) em administrar de forma responsável as demandas de transição.

“Com a normalização do deslocamento das equipes, os serviços de saúde voltam a ser oferecidos regularmente nas localidades atendidas, assegurando consultas médicas, acompanhamento de pacientes e demais procedimentos essenciais. Nosso compromisso é garantir que todos os juazeirenses tenham acesso à saúde de qualidade, independentemente de onde moram. A retomada plena das atividades no interior reforça essa missão”, destacou o secretário de Saúde, Helder Coutinho.

Ascom

Unidade Móvel de Atendimento Médico atenderá cerca de 19 localidades de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina continua com o cronograma de serviços da Unidade Móvel de Atendimento Médico. No mês de outubro, as equipes da Secretaria de Saúde vão atender cerca de 19 localidades no interior do município. Os atendimentos têm início a partir das 8h.

Na unidade são ofertados serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, além de realizarem solicitação de exames e consultas especializadas, caso necessário. Para ser atendido não é preciso agendamento, basta comparecer com um documento de identificação e o cartão SUS, a partir das 8h. O objetivo é garantir os serviços de saúde para as comunidades que ficam nas áreas mais distantes do município.

Confira o Cronograma

LEIA MAIS

Unidade Móvel Médica atenderá 19 localidades no interior de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina continua com os serviços da Unidade Móvel de Atendimento Médico. Nesse mês de julho, as equipes da Secretaria de Saúde vão atender cerca de 19 localidades no interior do município. As comunidades Garcinha e Serrote Pelado já foram contempladas.

Na unidade são ofertados serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, além de realizarem solicitação de exames e consultas especializadas, caso necessário. Para ser atendido não é preciso agendamento, basta comparecer com um documento de identificação e o cartão SUS, a partir das 8h.  O objetivo é garantir os serviços de saúde para as comunidades que residem nas áreas mais distantes do município.

Confira o Cronograma

LEIA MAIS

Parceria entre Hospital São Lucas e Faculdade de Medicina de Juazeiro garantirá atendimento gratuito em fevereiro

(Foto: Ascom/Estácio)

Uma parceria entre o Hospital São Lucas e a Faculdade de Medicina da Estácio de Juazeiro vem garantindo atendimento gratuito a população em várias especialidades. Os atendimentos pelo SUS começaram em 15 de janeiro na especialidade de Gastroenterologia. Agora, além desta especialidade, as consultas acontecerão também para Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia.

As pessoas interessadas em agendar as consultas acima citadas devem procurar a recepção do hospital, localizado na Av. São João, 365, bairro Jardim Florida, Juazeiro – BA. O agendamento também pode ser feito pela Central de Marcação de Consultas do Hospital São Lucas pelos números: (74) 3614 -2002 e (87) 98102 0404 (WhatsApp).

Os atendimentos serão realizados gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde para evitar a transmissão do coronavírus – os participantes receberam treinamento institucional e usarão os equipamentos de proteção individual, bem como colocarão em prática as medidas recomendadas.

Unidade Móvel de Atendimento Médico contemplará 23 comunidades rurais de Petrolina no mês de Julho

(Foto: Emerson Leitte/PMP)

Neste mês de julho, a Unidade Móvel de Atendimento Médico da Prefeitura de Petrolina vai contemplar 23 localidades da zona rural do município. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços médicos para a população que reside em áreas distantes da cidade e que não possuem postos de saúde.

O atendimento terá início às 8h da manhã e não é preciso realizar agendamento. Além do atendimento médico, serão oferecidos serviços como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas.

Confira o cronograma:

LEIA MAIS

Unidade Móvel de Atendimento Médico continua atendendo moradores da zona rural de Petrolina

(Foto: Emerson Leitte/PMP)

Mesmo com as recomendações de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os moradores da zona rural de Petrolina continuam recebendo atendimento médico através da Unidade Móvel do município.

Neste mês de abril, já foram atendidos moradores das comunidades de Água Branca; Almas; Assentamento Nova Vida; Bom Jardim; Miradouro e Barreiro.  Até o final do mês, serão atendidos moradores de mais 14 comunidades.

LEIA MAIS

Unidade Móvel de Atendimento Médico contemplará 14 comunidades rurais de Petrolina em fevereiro; confira o cronograma 

(Foto: Ascom)

A Unidade Móvel de Atendimento Médico da Prefeitura de Petrolina vai atender 14 localidades da zona rural do município, em fevereiro. O objetivo da ação é facilitar o acesso aos serviços médicos para a população que reside em áreas distantes da cidade e que não possuem postos de saúde.

O atendimento terá início às 8h da manhã e não é preciso realizar agendamento. Além do atendimento médico, serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas.

Confira o cronograma

05/02 – Chapada do Alegre

06/02 – Federação

07/02 – Santa Fé

10/02 – Cabaceira

LEIA MAIS

Médicos da AME Policlínica de Petrolina vão realizar consultas durante a noite

(Foto: Ilustração)

Devido à grande quantidade de pessoas em busca de consultas médicas, a partir da próxima segunda-feira (08), a Prefeitura de Petrolina vai oferecer serviço de atendimento médico noturno na AME Policlínica.

O atendimento vai funcionar das 07h às 21h. A medida tem como objetivo aumentar a oferta de consultas à população, inclusive com especialistas.

Anteriormente, quatro Unidades Básicas de Saúde disponibilizavam o serviço estendido até às 21h, porém, muitas pessoas ainda não conseguiam ser atendidas. Agora, todas as consultas noturnas serão feitas somente na AME Policlínica.

 “Decidimos concentrar os atendimentos na AME Policlínica, que é central, e assim concedermos acesso a todos os cidadãos que necessitarem ser atendidos a partir das 18h”, explica a diretora de Atenção Especializada, Ana Célia.

Em janeiro, as consultas acontecerão de segunda a quinta-feira e serão disponibilizadas as seguintes especialidades: Pediatria, Ginecologia e Reumatologia.

A partir de fevereiro, o serviço será ofertado de segunda a sexta-feira.

A AME Policlínica está situada à Avenida Tancredo Neves, n°12, Centro (próximo à Câmara de Vereadores de Petrolina).

Temer faz exames médicos no posto de saúde do Planalto

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer (PMDB) realizou no início da tarde desta segunda-feira (11) novos exames médicos no posto de saúde do Palácio do Planalto. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, tratou-se de um check-up.

Aos 77 anos, ele foi submetido no último dia 24 a uma angioplastia de três artérias coronárias com implante de stent no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Depois de dois dias de repouso, teve alta no dia 27 de novembro, quando retornou a Brasília e à intensa articulação pela aprovação da reforma previdenciária.

Antes, no dia 27 de outubro, Temer foi submetido a um procedimento de desobstrução do canal da uretra, também no Sírio Libanês, onde passou dois dias internado. Temer havia se sentido mal no dia 25 de outubro, quando os deputados votavam a suspensão da segunda denúncia contra ele oferecida pela Procuradoria Geral da República.

Com informações da Valor

12