Médicos do Hospital Regional de Juazeiro paralisam atividades por atraso salarial; atendimentos na Unacom são reduzidos

Parte do corpo clínico do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) iniciou uma paralisação nas atividades devido à falta de pagamento. A mobilização impacta diretamente o funcionamento da unidade, incluindo a Unacom (complexo anexo especializado no tratamento de pacientes oncológicos), que opera com atividades reduzidas.

O HRJ desempenha um papel estratégico na rede de saúde do Vale do São Francisco por ser uma das principais unidades com sistema de “porta aberta”. Diferente de outras instituições que dependem exclusivamente da regulação estadual, o hospital recebe demandas de urgência e emergência de forma direta, o que amplia a preocupação sobre o impacto da paralisação para a população regional.

Até o momento, não há previsão para a normalização integral dos serviços.

Projetos na Câmara propõem piso salarial nacional para médicos, dentistas e farmacêuticos

Tramita na Câmara dos Deputados um pacote de projetos de lei que institui pisos salariais nacionais para médicos, cirurgiões-dentistas e farmacêuticos. As propostas foram apresentadas pelo deputado federal Vanderlan Alves (Solidariedade-CE) e visam valorizar essas categorias essenciais para a saúde pública no Brasil.

Os projetos — PL 1.547/2026 (médicos), PL 1.546/2026 (dentistas) e PL 1.545/2026 (farmacêuticos) — estabelecem remuneração mínima, reajuste anual e mecanismos de complementação financeira da União para auxiliar estados e municípios na implementação das medidas.

LEIA MAIS

Médicos são mortos a tiros por colega de profissão após discussão

Um médico identificado como Carlos Alberto Azevedo Silva Filho matou a tiros dois colegas de profissão após um desentendimento na noite de sexta-feira (16), em frente a um restaurante de luxo na Avenida Copacabana, no bairro Alphaville Plus, em Barueri (SP). O autor dos disparos saiu do interior do restaurante já com a arma em mãos e atirou contra Luís Roberto Pellegrini Gomes, de 43 anos, e Vinicius dos Santos Oliveira, de 35.

Vinicius foi atingido por dois disparos, um no abdômen e outro nas costas, e chegou a ser levado ao pronto-socorro mais próximo do local, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Por sua vez, Luís Roberto recebeu oito disparos, que atingiram a axila esquerda, o braço esquerdo, a cintura, a coxa direita, as costas e o abdômen. Assim como a outra vítima, ele foi socorrido, mas acabou morrendo na unidade de saúde.

Sequência dos fatos
Segundo relatos e informações da polícia, Carlos Alberto cumprimentou a dupla com apertos de mão e deu início a uma discussão. Em dado momento, ele deu um tapa em um dos médicos, que estava sentado, o que fez com que o outro reagisse com diversos socos. Depois disso, a Guarda Civil Municipal de Barueri foi acionada após serem alertados de que havia um indivíduo armado no local. Após revista, os agentes não encontraram nenhuma arma com Carlos Alberto, que apresentou aos agentes marcas das agressões sofridas e disse que iria embora.

Contudo, pouco depois, ele pegou a arma em uma bolsa, saiu do estabelecimento e efetuou os disparos contra as vítimas. Testemunhas contam que o objeto teria sido entregue a Carlos Alberto por uma mulher. No boletim de ocorrência, está registrado que Carlos Alberto foi preso em flagrante por homicídio.

Versão do restaurante

Em nota, o restaurante El Uruguayo – onde aconteceu o episódio – lamentou o ocorrido e afirmou que o local mantém uma “política de tolerância zero à violência”. “Esclarecemos que, após discussões entre os envolvidos, de maneira desproporcional e inesperada, o agressor efetuou disparos contra as vítimas na presença da equipe da GCM que já estava no local atendendo a ocorrência e foi prontamente detido”, diz.

A Tarde

Médicos denunciam quase três meses sem salário no Hospital Regional de Juazeiro

Médicos que atuam como pessoa jurídica (PJ) no Hospital Regional de Juazeiro, na Bahia, denunciaram por meio de uma carta pública que estão há quase três meses sem receber pagamento pelos serviços prestados. Segundo os profissionais, a falta de repasses ameaça diretamente a continuidade dos atendimentos à população e pode resultar até na suspensão de serviços não essenciais, caso a situação não seja resolvida de forma urgente.

No documento, os médicos relatam que, mesmo sem receber salários, permanecem trabalhando diariamente, realizando atendimentos, procedimentos e garantindo o funcionamento de setores considerados essenciais da unidade hospitalar. Eles afirmam que, apesar do compromisso com os pacientes, a situação se tornou insustentável diante do prolongado atraso.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan alerta para novo golpe: falsos médicos pedem Pix a familiares de pacientes

O Hospital Dom Malan (HDM/Ismep), em Petrolina, emitiu um importante alerta à população da macrorregião PEBA (que abrange 53 municípios entre Pernambuco e Bahia) sobre um golpe envolvendo falsos médicos que se aproveitam do estado de fragilidade emocional de familiares de pacientes internados.

Segundo a direção da unidade, criminosos entram em contato por telefone com setores do hospital, como a UTI, e tentam obter dados sobre pacientes. De posse dessas informações, os golpistas ligam para os familiares se passando por profissionais da saúde ou da central de regulação, alegando que o hospital está com falta de insumos e solicitando transferência de dinheiro via Pix.

O diretor médico do HDM, Dr. Danilo Kauêr Sousa, explica que o golpe já é conhecido e segue um padrão:

“Os criminosos ligam dizendo que precisam de informações sobre determinado leito. Com dados em mãos, fazem contato com a família do paciente, se identificam como médicos e pedem dinheiro para compra de insumos que estariam em falta. Infelizmente, já houve casos de pessoas que caíram nesse golpe.”

A direção do hospital enfatiza que nenhum funcionário está autorizado a fornecer informações de pacientes por telefone, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O contato com familiares é feito exclusivamente de forma presencial e por profissionais identificados.

O Hospital Dom Malan reforça que não solicita nenhum tipo de pagamento por serviços ou materiais utilizados durante a internação. Diante de qualquer tentativa suspeita, a orientação é não repassar dados, não realizar depósitos e denunciar o caso à ouvidoria da unidade.

IDOMED Juazeiro registra alta procura no processo seletivo de residências médicas

Neste mês de fevereiro de 2024, o Instituto de Educação Médica de Juazeiro, unidade de ensino de medicina vinculada à faculdade Estácio, realizou, em parceria com a Comissão de Residência Médica (Coreme) do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro, o quarto processo seletivo de residências médicas nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, e Ortopedia e Traumatologia.

O processo seletivo desta edição registrou um aumento significativo no número de candidatos. Ao todo, foram 119 inscritos, sendo 68 para medicina de família, 31 para ginecologia/obstetrícia e 20 para ortopedia. O diretor Luiz Rodrigues, gestor do IDOMED Juazeiro, comemorou o sucesso do processo seletivo. “O IDOMED Juazeiro oferece um ensino em saúde de qualidade, capacitando profissionais de forma adequada. A alta taxa de inscritos no processo seletivo de residências médicas demonstra que estamos no caminho certo e que a comunidade reconhece a atuação do Instituto na região”, afirmou.

A seleção da residência, que ocorreu no dia 04 de fevereiro no IDOMED Juazeiro, teve o resultado divulgado e as matrículas poderão ser realizadas até o dia 27 de fevereiro, no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, das 8h às 14h.

“Pedimos atenção a todos os participantes para que não percam o prazo estabelecido para entrega da documentação. Ao todo, a Comissão de Residência Médica (Coreme) do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro, em parceria com o IDOMED Juazeiro, conta hoje com três programas de residências médicas: medicina de família e comunidade com seis vagas; ginecologia e obstetrícia com duas vagas; e Ortopedia e Traumatologia também com duas vagas”, pontuou a professora e coordenadora do Coreme do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro/IDOMED, Allana Moreira Silva Freire de Carvalho.

“Os programas de residência médica são considerados como padrão-ouro para a formação de especialistas no Brasil, e nosso objetivo é promover uma especialização de excelência, com preceptoria qualificada e cenários diversificados, que possa contribuir positivamente com a melhoria dos serviços de saúde prestados no município de Juazeiro”, destacou a coordenadora.

O resultado final do quarto processo seletivo de residências médicas e o gabarito oficial estão disponíveis no Diário Oficial do Município de Juazeiro, através do link: https://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/Yad0gWam

 

Voz Comunicação

Em crise financeira, Hospital de Câncer de Pernambuco pede ajuda para evitar suspensão de atividades médicas

Profissionais de saúde continuam a oferecer atendimento à população no Hospital de Câncer de Pernambuco. (Foto: Jailton Jr./JC Imagem)

Aos 77 anos, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em Santo Amaro, área central do Recife, passa por mais um momento de crise. Agora, sem pagar o percentual de 20% de incentivo aos médicos cirurgiões (que deveria ser acrescido ao salário), a instituição trabalha para evitar que esses profissionais de saúde interrompam as atividades no dia 8 de março.

Uma situação bem parecida foi vivenciada pelo HCP também em 2007. Naquele ano, médicos e enfermeiros do hospital entraram em greve por melhores condições de trabalho e pagamento de quatro meses de salários. Eles chegaram a se reunir com o então governador Eduardo Campos para fazer reivindicações.

O apelo agora se repete para evitar que médicos façam greve a partir do próximo mês. A nova superintendência pede ajuda para salvar o Hospital de Câncer de Pernambuco, que acumula uma dívida com médicos de R$ 12 milhões, em valores não corrigidos. Além disso, a instituição não conseguiu pagar o salário do mês de janeiro ainda aos funcionários.

LEIA MAIS

Sindicato dos Médicos diz que decreto de Raquel criará ‘caos’ nas unidades de saúde

Em nota oficial, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE) teceu duras críticas contra o decreto da governadora Raquel Lyra (PSDB) que ordenou o retorno, em cinco dias, de todos os servidores estaduais cedidos para outros órgãos públicos.

Segundo o sindicato, mais de mil servidores atuando na área de saúde terão que deixar seus postos e retornarem aos órgãos de origem, prejudicando os serviços de saúde.

O Sindicato diz que já buscou diálogo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco para resolver a questão.

O Sindicato também criticou a revogação das licenças e a suspensão do trabalho remoto, medidas que também constaram no decreto.

Secretaria de Saúde de Juazeiro abre vagas para contratação de médicos para atendimento na Rede Básica

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) abriu um processo de contratação emergencial para médicos. Os profissionais irão atender na Rede de Atenção Básica do município. Estão sendo disponibilizadas quatro vagas.

A carga horária de é 40h semanais. Os médicos interessados deverão buscar o setor de Recursos Humanos da Sesau, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É necessário apresentar RG, CPF, CRM, Carteira de Trabalho, PIS, Título Eleitoral e Certidão Negativa estadual e federal. O Setor de Recursos Humanos da Sesau fica no Shopping Águas Center. O telefone para contato é 36141560.

Dormentes abre duas vagas para contração imediata de médicos para UBS

A Prefeitura de Dormentes (PE) está com duas vagas abertas para médicos que desejam atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A gestão quer os profissionais para contratação imediata.

Aqueles que tiverem interesse, devem entrar em contato pelo telefone (087) 9 9976-0023. Para inscrição, são necessários os seguintes documentos: diploma médico, inscrição de regularidade junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) e currículo (para avaliação dos títulos).

Médicos da rede municipal de Petrolina devem realizar paralisação de 48h na próxima semana

Na próxima quarta-feira (06), os médicos da rede municipal de Petrolina, que permanecem em greve, devem realizar uma Assembleia Geral Extraordinária para debater estratégias de buscas por melhorias para o exercício da medicina no município. Na própria quarta e na quinta-feira (07), os médicos devem fazer uma paralisação dos serviços em protesto devido à insegurança, falta de insumos, equipe defasada e unidades de saúde em situações complexas.

Nós temos uma paralisação de 48 horas que vai compreender o dia 6 e 7 de julho. Na quarta feira faremos uma assembleia com caráter deliberativo e na quinta está prevista uma carreata. Vamos fazer uma panfletagem informando a população os problemas que estamos negociando”, disse a secretária geral do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Claudia Beatriz Andrade.

Ainda segundo o sindicato, a entidade tem buscado dialogar com a secretaria municipal de saúde desde o início deste ano. No entanto, de acordo com o Simepe, poucos avanços foram executados.

Dormentes: Prefeitura abre seleção para contratação de médicos

(Foto: Ilustração)

A Prefeitura de Dormentes, localizada no Sertão do São Francisco, está com inscrições abertas para uma seleção que visa contratar médicos para atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a gestão municipal, há duas vagas para contratação imediata.

Os candidatos podem entrar em contato pelo número: (87) 99976-0023. Para se candidatar o profissional deve apresentar diploma médico, inscrição de regularidade junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) e currículo (para avaliação dos títulos).

Paralização: Médicos de Petrolina param por 24h nesta quinta-feira em Petrolina, atendimento fica suspenso na zona rural

Em virtude da realização da Assembleia Geral com os profissionais da rede municipal de saúde em Petrolina (PE), convocada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), com programação para esta quinta-feira (19), às 10h, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGPREV), os médicos vinculados a rede municipal devem deflagrar paralisação de 24h, mantendo apenas os serviços essenciais (Urgências e Emergências).

Da pauta de reivindicações constam: reajuste do salário base, insalubridade, condições de trabalho, segurança e transporte para as áreas da Zona Rural.

Unidades Básicas de Saúde de Petrolina vão ter atendimento diferenciado nos próximos dias

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido a participação dos médicos durante assembleia da categoria e no Congresso de Cardiologia do Vale do São Francisco, nessa quinta (19) e sexta-feira (20), o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina vai sofrer alteração.

Na zona rural, nos dois dias não haverá atendimento, os procedimentos serão normalizados na segunda-feira (23). Já na zona urbana, os pacientes serão atendidos na sexta-feira (20) das 14h às 17h.

Programa Médicos pelo Brasil encerra inscrições neste domingo


As inscrições para o primeiro edital do programa Médicos pelo Brasil encerram-se neste domingo (6). Foram ofertadas 4.057 vagas para profissionais, denominados médicos bolsistas, que trabalharão em serviços de saúde. A bolsa será de R$ 15 mil mensais.

Também serão selecionados 595 médicos tutores, cuja remuneração poderá chegar a R$ 18,1 mil. O regime de contratação nos dois casos é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. O procedimento de seleção é coordenado pela Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps). O valor da taxa de inscrição é R$ 53, e o boleto deverá estar pago até segunda-feira (7).

As provas objetivas, que serão realizadas em todas as capitais no dia 6 de março, terão duração de quatro horas. Serão avaliados conhecimentos de língua portuguesa, conhecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e conhecimentos específicos, em 50 questões que valem 100 pontos.

Na inscrição, o candidato ao programa precisa indicar a unidade federativa ou macrorregião em que deseja trabalhar. Podem ser feitas três indicações de municípios, por ordem de preferência.

Para se inscrever, o profissional precisa ter registro em um conselho regional de medicina. O candidato a médico tutor terá que apresentar comprovação de residência ou de especialização em medicina da família e comunidade ou clínica médica.

O programa Médicos pelo Brasil substituiu o programa Mais Médicos, com novas regras.

Agência Brasil

Curso sobre traumas atualiza médicos do Vale do São Francisco

Em algum momento na vida o médico, muito provavelmente, terá que socorrer alguém que esteja acidentado, seja no hospital ou fora dele. Pensando nessa possibilidade, a Unimed Vale do São Francisco realizou, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o curso ATLS – Advanced Trauma Life Support, (Suporte Avançado de Vida no Trauma), em parceria com o SESCOOP – PE.

O curso, desenvolvido pelo American College of Surgeons (ACS) e aplicado pelo Instituto Albert Eínstein reuniu um grupo de médicos que atendem emergências de traumas nas mais distintas especialidades em Petrolina – PE e Juazeiro – BA. Segundo o coordenador, Carlos Pires, o trauma é umas das principais causas de morbidade e morte em todo mundo e o ATLS busca uma padronização internacional onde toda equipe tenha o mesmo entendimento na assistência ao paciente traumatizado.

“Com uma carga horária de 20 horas, professores bem treinados, atualizados e certificados pelo Colégio Americano de Cirurgiões transmitem em aulas teóricas e práticas a realidade de uma emergência médica, com vários graus de dificuldade e com a necessidade de tomadas de decisões importantíssimas em curto espaço de tempo”, ressalta.

LEIA MAIS
123