Moraes autoriza Bolsonaro a receber estímulo elétrico craniano contra soluços na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele inicie um novo tratamento contra crises de soluço por meio de um Estímulo Elétrico Craniano (CES). De acordo com a decisão de Moraes, o médico Ricardo Caiado poderá visitar Bolsonaro três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, às 19h, portando os equipamentos para o tratamento. Os aparelhos médicos precisam ser vistoriados, segundo a decisão do ministro.

Bolsonaro está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, também conhecido como Papudinha. Ele foi transferido para a unidade em 15 de janeiro após uma articulação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O ex-presidente foi condenado em 11 de setembro do ano passado a 27 anos e 3 meses de prisão por comandar uma tentativa de golpe. Ele foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a petição feita pela defesa de Bolsonaro, o tratamento será feito por meio de clipes auriculares bilaterais, com sessões de 50 minutos a uma hora, enquanto o paciente permanece em repouso consciente. “Quando das primeiras aplicações da neuromodulação, então por oito dias, foi possível documentar melhoras perceptíveis tanto nos parâmetros gerais de saúde, incluindo sono e ansiedade/depressão, como também no quadro de soluços”, argumentam os advogados.

Os advogados pediram que as sessões ocorressem, preferencialmente, ao final do dia, em horário próximo ao repouso noturno, respeitadas as regras de segurança, o que foi atendido por Moraes. Os advogados argumentam que o tratamento precisa ser realizado de forma constante e por prazo indeterminado.

Estadão Conteúdo

Médico que matou dois já havia se livrado de prisão “por não oferecer risco”

O médico Carlos Alberto Azevedo Silva Filho, de 44 anos, preso após matar dois colegas a tiros em Barueri, na Grande São Paulo, já havia sido detido anteriormente e liberado pela Justiça. A informação consta em decisão judicial que revogou a prisão preventiva do profissional em 2025, em um processo relacionado a agressão e injúria racial em Sergipe.

O caso anterior ocorreu em um hotel de Aracaju, onde o médico foi acusado de agredir funcionários, proferir ofensas de cunho racista e danificar o patrimônio do local. À época, ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Sergipe e encaminhado ao Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf).

Cerca de um mês depois, a Justiça revogou a prisão preventiva, sob o entendimento de que a liberdade do investigado não representaria risco à ordem pública. Na decisão, foram impostas medidas cautelares, como pagamento de fiança equivalente a dez salários mínimos, comparecimento mensal em juízo e proibição de deixar a comarca sem autorização.

Seis meses após o episódio em Sergipe, Carlos Alberto voltou a ser preso, desta vez acusado de matar dois médicos em frente a um restaurante localizado na Avenida Copacabana, no bairro Alphaville Plus, em Barueri, na sexta-feira (16). Segundo informações da polícia, o suspeito se envolveu em uma discussão com as vítimas dentro do estabelecimento, chegou a ser agredido e, em seguida, deixou o local. Minutos depois, retornou armado e efetuou disparos contra Luís Roberto Pellegrini Gomes, de 43 anos, e Vinicius dos Santos Oliveira, de 35.

Vinicius foi atingido por dois tiros e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Luís foi alvejado por oito disparos em diferentes partes do corpo e também morreu após atendimento médico. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito foi preso em flagrante e permanece à disposição da Justiça. O caso é investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

A Tarde

Médicos são mortos a tiros por colega de profissão após discussão

Um médico identificado como Carlos Alberto Azevedo Silva Filho matou a tiros dois colegas de profissão após um desentendimento na noite de sexta-feira (16), em frente a um restaurante de luxo na Avenida Copacabana, no bairro Alphaville Plus, em Barueri (SP). O autor dos disparos saiu do interior do restaurante já com a arma em mãos e atirou contra Luís Roberto Pellegrini Gomes, de 43 anos, e Vinicius dos Santos Oliveira, de 35.

Vinicius foi atingido por dois disparos, um no abdômen e outro nas costas, e chegou a ser levado ao pronto-socorro mais próximo do local, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Por sua vez, Luís Roberto recebeu oito disparos, que atingiram a axila esquerda, o braço esquerdo, a cintura, a coxa direita, as costas e o abdômen. Assim como a outra vítima, ele foi socorrido, mas acabou morrendo na unidade de saúde.

Sequência dos fatos
Segundo relatos e informações da polícia, Carlos Alberto cumprimentou a dupla com apertos de mão e deu início a uma discussão. Em dado momento, ele deu um tapa em um dos médicos, que estava sentado, o que fez com que o outro reagisse com diversos socos. Depois disso, a Guarda Civil Municipal de Barueri foi acionada após serem alertados de que havia um indivíduo armado no local. Após revista, os agentes não encontraram nenhuma arma com Carlos Alberto, que apresentou aos agentes marcas das agressões sofridas e disse que iria embora.

Contudo, pouco depois, ele pegou a arma em uma bolsa, saiu do estabelecimento e efetuou os disparos contra as vítimas. Testemunhas contam que o objeto teria sido entregue a Carlos Alberto por uma mulher. No boletim de ocorrência, está registrado que Carlos Alberto foi preso em flagrante por homicídio.

Versão do restaurante

Em nota, o restaurante El Uruguayo – onde aconteceu o episódio – lamentou o ocorrido e afirmou que o local mantém uma “política de tolerância zero à violência”. “Esclarecemos que, após discussões entre os envolvidos, de maneira desproporcional e inesperada, o agressor efetuou disparos contra as vítimas na presença da equipe da GCM que já estava no local atendendo a ocorrência e foi prontamente detido”, diz.

A Tarde

‘Senhor das armas’: Médico condenado por crimes ligados ao comércio de armas é preso dentro de banco em Caruaru

Um médico, de 65 anos, foi preso na sexta-feira (5) dentro de uma agência bancária no Centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O médico ficou conhecido como “senhor das armas” em 2014, após ser flagrado pela polícia com uma grande quantidade de armamentos e munições. A pena do mandado de prisão em regime fechado é de 16 anos e 11 meses e 192 dias-multa por posse ou porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo e associação criminosa. O mandado foi expedido em novembro de 2025.

A prisão aconteceu após a conclusão de um inquérito iniciado em 2014, quando o médico foi indiciado por crimes ligados ao armazenamento e comércio ilegal de armas. Desde novembro, a polícia buscava o médico e recebeu a informação de que ele iria ao banco, momento em que a prisão foi realizada sem resistência.

A sentença do Tribunal de Justiça de Pernambuco, acessada pelo g1, detalha o arsenal apreendido em 2014 na casa do médico e de outros denunciados. De acordo com o documento, foram encontradas 65 armas de diversos tipos, como metralhadoras, fuzis, rifles e espingardas, com calibres que variavam de .12 a .45. Também foram apreendidas 7.832 munições de calibres entre .28 e 9 mm, além de 124 carregadores, projéteis vazios, 19 facões, celulares e papéis com anotações sobre a venda dos armamentos.

O trecho da decisão ressalta que o material apreendido, especialmente as anotações sobre comercialização de armas, indicava a atuação dos envolvidos em uma quadrilha estruturada e lucrativa, que já possuía antecedentes em outra ação penal na mesma Vara Criminal. Além disso, o inquérito levanta a possibilidade de se tratar de associação criminosa que colaborava com assaltantes e com o tráfico de drogas.

“Realizadas perícias nas armas apreendidas, restou comprovado potencial ofensivo de cada uma, havendo nos autos indícios suficientes de autoria de materialidade, podendo se tratar de uma associação criminosa para comércio clandestino de armas de fogo, munições acessórios, que poderia, inclusive, estar abastecendo tráfico de drogas assaltantes da região”, disse a sentença. À época, a apreensão foi considerada a maior já realizada pelo Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (DENARC) em Pernambuco.

G1 Pernambuco

Médico de 81 anos suspeito de estuprar pacientes crianças é detido em Pernambuco

O médico pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, procurado pela  Polícia Civil da Paraíba por responder por estupro de crianças que eram suas pacientes, foi preso em Pernambuco na manhã desta sexta-feira (7). Ele era procurado pela  Justiça desde 5 de novembro de 2024, quando a Polícia tentou cumprir um mandado de prisão preventiva, mas não o encontrou em casa.

O médico estava foragido desde então e, na quarta-feira (5), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) emitiu um novo pedido de prisão preventiva contra Fernando Cunha. A primeira denúncia formal contra o médico aconteceu em 25 de julho de 2024 e partiu de uma mãe que estava no consultório e teria percebido que o médico havia tocado nas partes íntimas da filha. Após isso, ela retirou os dois filhos do local e foi até uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência.

Depois desta denúncia, outras vítimas recorreram às autoridades para acusar o médico das mesmas práticas. Um dos casos envolve uma sobrinha do profissional, que alega que foi violentada em 1991. As investigações da polícia apontaram que Fernando Cunha Lima atendia a maioria das vítimas desde bebês e era considerado um profissional de confiança pelas famílias. Ele atendia os pacientes em uma clínica particular no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

O médico foi denunciado, inicialmente, pelo Ministério Público por quatro crimes cometidos contra três crianças, mas novas denúncias elevaram o número de vítimas para seis. Hoje, ele responde a dois processos, sendo um com quatro vítimas e outro com duas vítimas. Desde o início das investigações, a polícia e o Ministério Público da Paraíba pediram a prisão do médico, mas tiveram todas as solicitações negadas. Somente em novembro do ano passado, os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiram acolher o recurso do MP de forma unânime e determinaram a prisão do profissional.

A defesa do médico pretende dar entrada em um habeas corpus. Além disso, os advogados pretendem transferir a prisão de Fernando Cunha para a Paraíba.

Diario de Pernambuco

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas atenderão a população no Dia de Combate ao Câncer de Pele, neste sábado (7), em mais de 100 postos espalhados pelo país. Os atendimentos começaram 9h e seguem até às 15h, e contam com a presença de mais de 2.000 dermatologistas voluntários. O mutirão acontece de forma gratuita e funciona exclusivamente com o objetivo de avaliar lesões suspeitas de câncer de pele. Acesse e busque o ponto de atendimento mais próximo no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Desde o início dessa ação, em 1999, já foram realizados mais de 600 mil atendimentos, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia disse estar comprometida em reduzir a incidência da doença e sua mortalidade, pois acredita que um país com menos diagnósticos de câncer da pele é meta alcançável. A conscientização pública é uma das formas de reduzir sua incidência, defende a SBD.

A campanha deste ano pede ao público para refletir sobre o autocuidado. O lema é Proteger a pele é proteger a saúde. A SBD reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades individuais. “Sua pele é a página de um futuro inesquecível”, diz a campanha, que convida cada brasileiro a cuidar de si.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.

Neste ano, a SBD busca ampliar o alcance das suas mensagens, utilizando uma abordagem educativa e acessível para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de pele. O movimento abordará a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar, e incentivará a população a realizar acompanhamento médico regular.

“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, disse Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD.

A sociedade recomenda que atentar para o horário de exposição ao sol é importante, além do uso de outros acessórios.  “Uma das causas do câncer de pele é o acúmulo de sol que a pessoa pega ao longo da vida. Portanto é preciso começar desde a infância com as medidas de fotoproteção, que incluem não se expor ao sol entre 10h e 16h, período mais crítico de incidência de raios ultravioletas (UV), reaplicar o filtro solar a cada 3 horas e utilizar as malhas UV, biquínis, maiôs e camisas”, alerta a coordenadora da campanha, Regina Schechtman, que, em janeiro, assume a presidência da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ).

Agência Brasil

Médico é preso suspeito de abuso sexual contra grávida

Um médico de 73 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma paciente grávida durante um atendimento. A prisão aconteceu na quinta-feira (22), no bairro Parangaba, em Fortaleza, já o crime ocorreu em Quixeramobim, interior do Ceará. Conforme as investigações da Delegacia Municipal de Quixeramobim, o médico teria abusado da vítima durante um atendimento em outubro de 2023.

Ao G1, a Polícia Civil informou que ele foi preso no hospital Frotinha da Parangaba, da rede pública de saúde de Fortaleza. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o profissional é prestador de serviço da capital, vinculado a cooperativa de saúde e está descredenciado e compulsoriamente afastado das funções.

O médico preso tem duas passagens por estupro, crime contra a administração pública e outros crimes contra a dignidade sexual, conforme a Secretaria da Segurança Pública. Ele foi conduzido à delegacia do 5º Distrito Policial (5º DP), onde o mandado foi cumprido. Agora, ele está à disposição da Justiça.

Reincidente
Em março de 2022, o mesmo médico foi preso suspeito de crime sexual contra uma paciente no município de Orós, também no interior do Ceará. No entanto, ele foi solto após pagar fiança no valor de R$ 30 mil. A paciente, de 22 anos, que denunciou o médico seria submetida a uma cirurgia na genitália em um hospital do município. Ela relatou à polícia que após trancar a porta do consultório, ele apalpou o corpo dela e tentou fazer a penetração no momento da realização de exames íntimos.

Assustada, ela saiu rapidamente da sala e procurou uma delegacia para denunciar o caso. O suspeito foi preso e levado para a cadeia do município de Icó. Após a prisão, em 2022, ex-pacientes entraram em contato com a Delegacia Regional de Icó ainda e relataram que também foram vítimas dele. Um dos casos, inclusive, ocorreu em 1989.

A Tarde

IDOMED Juazeiro registra alta procura no processo seletivo de residências médicas

Neste mês de fevereiro de 2024, o Instituto de Educação Médica de Juazeiro, unidade de ensino de medicina vinculada à faculdade Estácio, realizou, em parceria com a Comissão de Residência Médica (Coreme) do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro, o quarto processo seletivo de residências médicas nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, e Ortopedia e Traumatologia.

O processo seletivo desta edição registrou um aumento significativo no número de candidatos. Ao todo, foram 119 inscritos, sendo 68 para medicina de família, 31 para ginecologia/obstetrícia e 20 para ortopedia. O diretor Luiz Rodrigues, gestor do IDOMED Juazeiro, comemorou o sucesso do processo seletivo. “O IDOMED Juazeiro oferece um ensino em saúde de qualidade, capacitando profissionais de forma adequada. A alta taxa de inscritos no processo seletivo de residências médicas demonstra que estamos no caminho certo e que a comunidade reconhece a atuação do Instituto na região”, afirmou.

A seleção da residência, que ocorreu no dia 04 de fevereiro no IDOMED Juazeiro, teve o resultado divulgado e as matrículas poderão ser realizadas até o dia 27 de fevereiro, no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, das 8h às 14h.

“Pedimos atenção a todos os participantes para que não percam o prazo estabelecido para entrega da documentação. Ao todo, a Comissão de Residência Médica (Coreme) do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro, em parceria com o IDOMED Juazeiro, conta hoje com três programas de residências médicas: medicina de família e comunidade com seis vagas; ginecologia e obstetrícia com duas vagas; e Ortopedia e Traumatologia também com duas vagas”, pontuou a professora e coordenadora do Coreme do Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro/IDOMED, Allana Moreira Silva Freire de Carvalho.

“Os programas de residência médica são considerados como padrão-ouro para a formação de especialistas no Brasil, e nosso objetivo é promover uma especialização de excelência, com preceptoria qualificada e cenários diversificados, que possa contribuir positivamente com a melhoria dos serviços de saúde prestados no município de Juazeiro”, destacou a coordenadora.

O resultado final do quarto processo seletivo de residências médicas e o gabarito oficial estão disponíveis no Diário Oficial do Município de Juazeiro, através do link: https://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/Yad0gWam

 

Voz Comunicação