Médico que matou dois já havia se livrado de prisão “por não oferecer risco”

O médico Carlos Alberto Azevedo Silva Filho, de 44 anos, preso após matar dois colegas a tiros em Barueri, na Grande São Paulo, já havia sido detido anteriormente e liberado pela Justiça. A informação consta em decisão judicial que revogou a prisão preventiva do profissional em 2025, em um processo relacionado a agressão e injúria racial em Sergipe.

O caso anterior ocorreu em um hotel de Aracaju, onde o médico foi acusado de agredir funcionários, proferir ofensas de cunho racista e danificar o patrimônio do local. À época, ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Sergipe e encaminhado ao Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf).

Cerca de um mês depois, a Justiça revogou a prisão preventiva, sob o entendimento de que a liberdade do investigado não representaria risco à ordem pública. Na decisão, foram impostas medidas cautelares, como pagamento de fiança equivalente a dez salários mínimos, comparecimento mensal em juízo e proibição de deixar a comarca sem autorização.

Seis meses após o episódio em Sergipe, Carlos Alberto voltou a ser preso, desta vez acusado de matar dois médicos em frente a um restaurante localizado na Avenida Copacabana, no bairro Alphaville Plus, em Barueri, na sexta-feira (16). Segundo informações da polícia, o suspeito se envolveu em uma discussão com as vítimas dentro do estabelecimento, chegou a ser agredido e, em seguida, deixou o local. Minutos depois, retornou armado e efetuou disparos contra Luís Roberto Pellegrini Gomes, de 43 anos, e Vinicius dos Santos Oliveira, de 35.

Vinicius foi atingido por dois tiros e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Luís foi alvejado por oito disparos em diferentes partes do corpo e também morreu após atendimento médico. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito foi preso em flagrante e permanece à disposição da Justiça. O caso é investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

A Tarde

‘Senhor das armas’: Médico condenado por crimes ligados ao comércio de armas é preso dentro de banco em Caruaru

Um médico, de 65 anos, foi preso na sexta-feira (5) dentro de uma agência bancária no Centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O médico ficou conhecido como “senhor das armas” em 2014, após ser flagrado pela polícia com uma grande quantidade de armamentos e munições. A pena do mandado de prisão em regime fechado é de 16 anos e 11 meses e 192 dias-multa por posse ou porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo e associação criminosa. O mandado foi expedido em novembro de 2025.

A prisão aconteceu após a conclusão de um inquérito iniciado em 2014, quando o médico foi indiciado por crimes ligados ao armazenamento e comércio ilegal de armas. Desde novembro, a polícia buscava o médico e recebeu a informação de que ele iria ao banco, momento em que a prisão foi realizada sem resistência.

A sentença do Tribunal de Justiça de Pernambuco, acessada pelo g1, detalha o arsenal apreendido em 2014 na casa do médico e de outros denunciados. De acordo com o documento, foram encontradas 65 armas de diversos tipos, como metralhadoras, fuzis, rifles e espingardas, com calibres que variavam de .12 a .45. Também foram apreendidas 7.832 munições de calibres entre .28 e 9 mm, além de 124 carregadores, projéteis vazios, 19 facões, celulares e papéis com anotações sobre a venda dos armamentos.

O trecho da decisão ressalta que o material apreendido, especialmente as anotações sobre comercialização de armas, indicava a atuação dos envolvidos em uma quadrilha estruturada e lucrativa, que já possuía antecedentes em outra ação penal na mesma Vara Criminal. Além disso, o inquérito levanta a possibilidade de se tratar de associação criminosa que colaborava com assaltantes e com o tráfico de drogas.

“Realizadas perícias nas armas apreendidas, restou comprovado potencial ofensivo de cada uma, havendo nos autos indícios suficientes de autoria de materialidade, podendo se tratar de uma associação criminosa para comércio clandestino de armas de fogo, munições acessórios, que poderia, inclusive, estar abastecendo tráfico de drogas assaltantes da região”, disse a sentença. À época, a apreensão foi considerada a maior já realizada pelo Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (DENARC) em Pernambuco.

G1 Pernambuco

Médico de 81 anos suspeito de estuprar pacientes crianças é detido em Pernambuco

O médico pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, procurado pela  Polícia Civil da Paraíba por responder por estupro de crianças que eram suas pacientes, foi preso em Pernambuco na manhã desta sexta-feira (7). Ele era procurado pela  Justiça desde 5 de novembro de 2024, quando a Polícia tentou cumprir um mandado de prisão preventiva, mas não o encontrou em casa.

O médico estava foragido desde então e, na quarta-feira (5), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) emitiu um novo pedido de prisão preventiva contra Fernando Cunha. A primeira denúncia formal contra o médico aconteceu em 25 de julho de 2024 e partiu de uma mãe que estava no consultório e teria percebido que o médico havia tocado nas partes íntimas da filha. Após isso, ela retirou os dois filhos do local e foi até uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência.

Depois desta denúncia, outras vítimas recorreram às autoridades para acusar o médico das mesmas práticas. Um dos casos envolve uma sobrinha do profissional, que alega que foi violentada em 1991. As investigações da polícia apontaram que Fernando Cunha Lima atendia a maioria das vítimas desde bebês e era considerado um profissional de confiança pelas famílias. Ele atendia os pacientes em uma clínica particular no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

O médico foi denunciado, inicialmente, pelo Ministério Público por quatro crimes cometidos contra três crianças, mas novas denúncias elevaram o número de vítimas para seis. Hoje, ele responde a dois processos, sendo um com quatro vítimas e outro com duas vítimas. Desde o início das investigações, a polícia e o Ministério Público da Paraíba pediram a prisão do médico, mas tiveram todas as solicitações negadas. Somente em novembro do ano passado, os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiram acolher o recurso do MP de forma unânime e determinaram a prisão do profissional.

A defesa do médico pretende dar entrada em um habeas corpus. Além disso, os advogados pretendem transferir a prisão de Fernando Cunha para a Paraíba.

Diario de Pernambuco

Médico é preso suspeito de abuso sexual contra grávida

Um médico de 73 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma paciente grávida durante um atendimento. A prisão aconteceu na quinta-feira (22), no bairro Parangaba, em Fortaleza, já o crime ocorreu em Quixeramobim, interior do Ceará. Conforme as investigações da Delegacia Municipal de Quixeramobim, o médico teria abusado da vítima durante um atendimento em outubro de 2023.

Ao G1, a Polícia Civil informou que ele foi preso no hospital Frotinha da Parangaba, da rede pública de saúde de Fortaleza. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o profissional é prestador de serviço da capital, vinculado a cooperativa de saúde e está descredenciado e compulsoriamente afastado das funções.

O médico preso tem duas passagens por estupro, crime contra a administração pública e outros crimes contra a dignidade sexual, conforme a Secretaria da Segurança Pública. Ele foi conduzido à delegacia do 5º Distrito Policial (5º DP), onde o mandado foi cumprido. Agora, ele está à disposição da Justiça.

Reincidente
Em março de 2022, o mesmo médico foi preso suspeito de crime sexual contra uma paciente no município de Orós, também no interior do Ceará. No entanto, ele foi solto após pagar fiança no valor de R$ 30 mil. A paciente, de 22 anos, que denunciou o médico seria submetida a uma cirurgia na genitália em um hospital do município. Ela relatou à polícia que após trancar a porta do consultório, ele apalpou o corpo dela e tentou fazer a penetração no momento da realização de exames íntimos.

Assustada, ela saiu rapidamente da sala e procurou uma delegacia para denunciar o caso. O suspeito foi preso e levado para a cadeia do município de Icó. Após a prisão, em 2022, ex-pacientes entraram em contato com a Delegacia Regional de Icó ainda e relataram que também foram vítimas dele. Um dos casos, inclusive, ocorreu em 1989.

A Tarde

Médico usa aplicativos de relacionamento para divulgar método de prevenção contra o HIV em Petrolina

O cuidado e atenção com o público LGBTQIAPN+ em Petrolina teve o seu reconhecimento internacional através das práticas inclusivas de prevenção à saúde desenvolvida pelo Médico de Família e Comunidade, Wandson Padilha, que atual na rede de Atenção Básica municipal. Essas ações são destinadas ao atendimento a homossexuais, pessoas trans e profissionais do sexo. Com o objetivo de assistir um número maior desse público, o médico está utilizando de aplicativos de relacionamentos para disseminar a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), método de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Sobre o trabalho desenvolvido, Wandson Padilha, descreve a importância do processo de conhecimento, dos tratamentos e o incentivo ao autocuidado. “Uma das primeiras ações é entender que não se deve estigmatizar qualquer pessoa que esteja buscando cuidados de acompanhamento relacionados a questões de sexualidade, não se deve julgar práticas e parcerias sexuais. Nosso papel é de cuidadores e não de juízes, devemos construir em conjunto o processo de conhecimento, para que aprendamos com a pessoa e também com suas dúvidas. Eles também podem aprender, conosco, os processos de cuidado, autocuidado e tratamento, quando necessário. Precisamos entender que há pessoas que, devido à estigmatização e moralismo, não chegam até nós”, explicou.

A busca incessante para levar mais informação para pessoas trans, homossexuais e profissionais do sexo, despertou no médico a visão de chegar mais próximo, e até mesmo nos ambientes onde estão, com isso. Fazer uso de aplicativos de relacionamentos tem sido o espaço para propagar o método e demais formas de prevenção.

“Tenho usado aplicativos de relacionamento para pesquisar e disseminar ativamente estratégias de saúde e divulgar a PrEP e outros mecanismos de prevenção para as Infecções Sexualmente Transmissíveis, que são as IST’s. Criamos um perfil de PrEP e o apresentamos às pessoas, usamos este espaço para troca de informações e conhecimento. Há também populações mais vulneráveis que acabam não acessando muitos serviços de saúde. Eu trabalho em um espaço que cuida especificamente de pessoas trans e travestis que já têm, em todo o seu contexto social, dificuldade em conseguir os serviços de saúde. Fazemos ainda buscas ativas por essas pessoas, com orientação e prestação de cuidados para criar um vínculo. Com base nisso podemos discutir questões relacionadas à sexualidade”, pontuou.

Débora Sousa/Ascom Secretaria de Saúde

Projeto estipula pena de até 10 anos para médico que abusar de paciente durante exercício da profissão

(Foto: Ilustração)

Tramita na Câmara Federal um projeto que cria uma nova modalidade do crime de estupro de vulnerável. O PL 968/2023 visa enquadrar esse tipo de crime, quando cometido por médico ou profissional de saúde contra mulheres em condições de vulnerabilidade, em virtude de procedimentos médicos.

A pena varia de seis a 10 anos de prisão, podendo ser aumentada pela metade, se a paciente estiver sedada. Hoje, o Código Penal pune com prisão de oito a 15 anos casos de estupro de vulneráveis  – menores de 14 anos. A mesma punição é aplicada quando esse crime é cometido contra pessoas que não tem discernimento do ato ou estão impossibilitadas de defender-se em razão de alguma doença.

A matéria ainda almeja ampliar para 2/3 a pena do profissional de saúde o qual cometer crime de importunação sexual no exercício da profissão. A autora do projeto é a deputada Dani Cunha (União-RJ).

Inscrições para o Revalida começam nesta segunda

(Foto: Ilustração)

Começa amanhã (16) e termina na próxima sexta-feira (20) o prazo de inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 410, deve ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), e a prova será aplicada no dia 5 de março nas seguintes localidades: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro realiza processo seletivo para médico infectologista

O Hospital Regional de Juazeiro está com novo processo seletivo aberto para o cargo de médico infectologista. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço [email protected] até a próxima sexta-feira (30). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga a ser inscrita.

Podem participar da seleção candidatos com formação superior em Medicina e residência em Infectologia. Além disso, é necessário possuir registro no CRM/BA e RQE. A vaga possui carga horária de 20h semanais e também está disponível para pessoas com deficiência.

Médico acusado de perfurar intestino grosso de paciente em Sobradinho-BA, emite nota esclarecendo o fato

Diante da repercussão do caso da paciente Marinalva ,que reclamou através de sua irmã, ter tido o intestino grosso perfurado em uma cirurgia de Hidrossalpinge, realizada pelo Dr. Alcides Paulo Costa Rocha, no Hospital Municipal Maria Auxiliadora, de sobradinho-BA, o médico divulgou uma nota esclarecendo sua versão sobre o caso.

Confira a íntegra da nota:

Dr. Alcides Paulo Costa Rocha

Goiás: médico filma homem negro acorrentado pelos pés, mãos e pescoço e diz: “vai ficar na minha senzala”; Vídeo viralizou na internet 

“Falei para estudar, mas não quer. Então vai ficar na minha senzala”. Foram estas as palavras ditas por um médico enquanto filmava um homem negro acorrentado pelos pés, mãos e pescoço, em uma cidade de Goiás. As imagens viralizaram na última terça-feira (15), após terem sido publicadas na rede social do profissional da saúde, que não teve a identidade revelada.

Segundo o Jornal Correio 24h, a Polícia Civil de Goiás recebeu diversas denúncias. O médico será investigado pelo crime de injúria racial, de acordo com o delegado Gustavo Barreto. O delegado afirmou que a filmagem teria sido feita em um colégio na zona rural da cidade. “Vamos apurar se o fato se trata apenas de uma brincadeira de profundo mau gosto ou de possível prática de constrangimento ilegal ou injúria racial”.

Após a repercussão das imagens, o médico teria utilizado o mesmo perfil para fazer uma tentativa de retratação. “Ele é meu amigo e gostaria de pedir desculpa se alguém se sentiu ofendido. Foi uma encenação teatral. Desculpa”.

Sepultamento de médico que morreu em Salvador ao tentar escapar de incêndio será realizado em Araripina 

O sepultamento do médico Bruno Raphael Matos Coelho, de 32 anos, será realizado neste sábado (12) em Araripina, no Sertão do Araripe. Bruno morreu ao tentar escapar de um incêndio ocorrido no prédio onde ele morava em Salvador, na Bahia.

LEIA MAIS 

Natural de Araripina, médico morre ao cair de prédio em Salvador para fugir de incêndio

O corpo de Bruno deve chegar em Araripina por volta do meio dia deste sábado e o velório acontecerá na Central de Velórios da Afagu no centro da cidade.

O sepultamento será realizado pela tarde, por volta das 17 horas, no cemitério do Iracema, no bairro Alto da Boa Vista.

LEIA MAIS

Presidente tem melhora clínica, diz boletim médico

O presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentou melhora clínica após a passagem de uma sonda nasogástrica, segundo boletim médico divulgado na noite de ontem (3) pelo hospital Vila Nova Star, onde está internado desde a madrugada, na zona Sul da capital paulista.

De acordo com o boletim, o presidente evolui sem febre ou dor abdominal. Ainda não há, no entanto, avaliação definitiva quanto à necessidade de intervenção cirúrgica.

O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, apresentou melhora clínica após a passagem da sonda nasogástrica, evoluindo sem febre ou dor abdominal. O paciente fez uma curta caminhada pelo corredor do hospital e permanece em tratamento clínico”, diz o hospital.

LEIA MAIS

Médicos do SUS do Sertão da BA e PE participam de curso sobre intubação nesta sexta e sábado

Uma ação de cidadania. Assim posso chamar o que um médico do Sertão está fazendo: ensinando a outros médicos do sertão da Bahia e Pernambuco, as técnicas de intubação de pacientes com Covid-19, justamente num momento de UTIs lotadas nessas regiões.

Hoje e amanhã será realizado um treinamento sobre intubação para os médicos do Hospital de Campanha de Juazeiro, da Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). O treinamento será ministrado pelo médico anestesiologista, Manoel Menezes, coordenador da anestesiologia do Hospital Materno Infantil de Juazeiro.

Serão duas turmas com o total de 60 médicos. A duração do treinamento para cada dia deve ser de aproximadamente cinco horas, onde eles vão realizar atividades teóricas e práticas, no laboratório de práticas realísticas da Faculdade Estácio, onde existem equipamentos de última geração para treinamento dos estudantes do curso de medicina. Os equipamentos permitem a simulação bastante fidedigna da situação de intubação de um paciente.

LEIA MAIS

Médico é preso com mais de 40 bananas de explosivos em Juazeiro

(Foto: Polícia Militar)

A apreensão ocorreu na madrugada desta quinta-feira (29), na BA-210, no trecho que liga a cidade de Juazeiro a de Sobradinho, ambas no norte da Bahia.

Por volta de meia noite e meia, policiais militares da Peto 76, abordaram uma caminhonete Ford Ranger, de cor branca, na altura do antigo lixão de Juazeiro, com três ocupantes. Um deles se identificou como médico, mesmo não apresentando o CRM.

LEIA MAIS

UPA de Juazeiro reabre nesta segunda-feira exclusivamente para urgência e emergência

(Foto: Ascom/PMJ)

A partir desta segunda-feira (01), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro volta a atender, exclusivamente, urgência e emergência. Com isso, os pacientes com confirmação da Covid-19 serão encaminhados ao Hospital de Campanha, que foi readequado pela prefeitura, melhorando o atendimento à população.

A prefeita Suzana Ramos e o secretário de Saúde, Fernando Costa visitaram as instalações da UPA e debateram sobre os atendimentos no Hospital de Campanha, que já está com pacientes que ocupavam leitos da Unidade de Pronto Atendimento. “Nossas equipes vêm trabalhando com muito entusiasmo e o resultado é de muita satisfação. Hoje, a UPA e o Hospital de Campanha são ambientes com melhor estrutura para atender as pessoas”, declarou Suzana Ramos.

Enfermarias, corredores e repouso dos profissionais de saúde receberam pintura e manutenção na parte elétrica. “O recurso que nós usamos aqui foi a inteligência da nossa equipe de gestores e técnicos. Com a mão de obra da prefeitura, tudo ficou arrumado para melhorar o atendimento de urgência e emergência que terá agora duas portas de entrada: a UPA e o Hospital Promatre”, explicou o secretário Fernando Costa.

123