Alerta sonoro com a palavra ‘misantropia’ em celulares durante a madrugada assusta moradores em Salvador e outras capitais

Mensagem foi enviada para celulares por volta de 1h24 deste sábado (20). Defesa Civil de Salvador afirma que não emitiu o alerta e Defesa Civil Nacional investiga possível invasão ao sistema.

Moradores de Salvador se assustaram na madrugada deste sábado (20) após receberem, nos celulares, uma mensagem de alerta extremo acompanhada de um som alto e característico de emergência. O aviso, que continha apenas a palavra “misantropia”, foi disparado por volta de 1h24 e acordou diversas pessoas.

Nas redes sociais, usuários relataram ter sido surpreendidos pelo alerta, que tocou mesmo em aparelhos configurados no modo silencioso ou “não perturbe”.

“Tomei um susto, mas não cliquei para saber mais informações. Fiquei tão nervosa e desconfiada que só fiz reiniciar o celular. Minhas pernas estão tremendo até agora”, relatou.

O episódio também foi relatado por moradores de cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Campo Grande.

LEIA MAIS

Homem é morto e esposa vítima de violência doméstica confessa

Homem é morto a facadas e esposa com histórico de violência doméstica confessa crime em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Homem é morto a facadas e esposa vítima de violência doméstica confessa crime em Salvador

Mulher, que não teve a identidade divulgada, foi liberada após ser ouvida em delegacia, nesta terça-feira (16). Ítalo Gabriel Souto Barcelar, de 24 anos, foi encontrado morto na segunda (15).

Um homem de 24 anos foi morto a facadas, na segunda-feira (15), dentro da casa onde morava, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador.

Segundo a Polícia Civil (PC), a suspeita do crime é a esposa da vítima, que confessou o crime, após se apresentar na delegacia que apura o caso, nesta terça (16).

LEIA MAIS

Motorista de ônibus fica ferido após ataque com explosivos e objetos metálicos em Salvador; suspeito foi preso

Crime aconteceu neste sábado (6). Motorista foi atingido por estilhaços de vidro na região da cabeça.

Um motorista de ônibus ficou ferido na noite deste sábado (6) após o veículo que ele conduzia ser alvo de vandalismo com o uso de explosivos, barras de ferro e bolas de sinuca, em Salvador. Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o condutor foi atingido por estilhaços de vidro.

O incidente foi registrado na Avenida Dorival Caymmi, localizada no bairro de Itapuã. O coletivo, pertencente à linha 1077 (Terminal Mussurunga – Itapuã), foi interceptado pelos suspeitos enquanto transitava pela via pública. Ainda no sábado, a Polícia Militar efetuou a prisão de um homem apontado como integrante do grupo que realizou o ataque.

LEIA MAIS

Bahia concentra seis das 10 cidades mais violentas do Brasil, aponta Atlas da Violência 2026

Juazeiro aparece entre as cidades mais violentas do Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgaram nesta terça-feira (26) o Atlas da Violência 2026, estudo que revela um cenário preocupante para a segurança pública na Bahia. Segundo o levantamento, seis das dez cidades mais violentas do Brasil estão no estado baiano.

O estudo, baseado em dados de 2024, aponta que o Brasil registrou 42.590 homicídios no período, com taxa nacional de 20,1 mortes por 100 mil habitantes. Na Bahia, municípios aparecem com índices muito superiores à média nacional.

LEIA MAIS

Flamengo enfrenta o Vitória com desfalques importantes na Copa do Brasil

Arrascaeta, Pulgar, Lucas Paquetá e Gonzalo Plata estão fora do duelo desta quinta-feira no Barradão

O Clube de Regatas do Flamengo terá baixas importantes para enfrentar o Esporte Clube Vitória nesta quinta-feira (15), às 21h30, no Estádio Manoel Barradas, pelo jogo de volta da quinta fase da Copa do Brasil 2026.

Além do meia uruguaio Giorgian De Arrascaeta, que segue em recuperação de uma fratura na clavícula, o técnico rubro-negro também não contará com Erick Pulgar, Lucas Paquetá e Gonzalo Plata.

Com os desfalques, a provável escalação do Flamengo é: Rossi; Emerson Royal, Danilo, Vitão e Alex Sandro; Evertton Araújo, Jorginho e Carrascal; Luiz Araújo, Pedro e Samuel Lino.

LEIA MAIS

Cantor Netinho anuncia retorno de linfoma e retoma tratamento quimioterápico

O cantor Netinho utilizou suas redes sociais neste sábado (9) para informar que retomará o tratamento contra um linfoma. O diagnóstico de reincidência ocorre pouco mais de um ano após a detecção inicial da doença, em março de 2025. O artista já iniciou o ciclo de quimioterapia em uma unidade hospitalar em Salvador.

A nova hospitalização ocorreu inicialmente devido a alterações renais. De acordo com o relato do cantor, exames apontaram um bloqueio no rim esquerdo, quadro que já foi estabilizado pela equipe médica. No entanto, durante a bateria de exames de acompanhamento, foram identificados sinais de retorno do linfoma, câncer que afeta o sistema linfático.

Netinho informou que passará por uma biópsia nos próximos dias. O procedimento é fundamental para que os especialistas determinem a linhagem do tumor e estabeleçam a estratégia terapêutica mais adequada para esta fase.

LEIA MAIS

Em discurso de premiação, Daniela Mercury confronta Edson Gomes sobre violência contra a mulher

Cantora utilizou o palco do Troféu Armandinho e Irmãos Macedo para cobrar publicamente o colega; o episódio gerou um forte embate entre os artistas.

Durante a cerimônia do Troféu Armandinho e Irmãos Macedo, realizada na noite de terça-feira (28) em Salvador, a cantora Daniela Mercury direcionou críticas públicas ao cantor Edson Gomes. Ao subir ao palco para receber o prêmio de “Hit do Carnaval”, a artista interrompeu o clima de celebração para cobrar o colega sobre o tratamento dado à sua esposa, vinculando a fala à luta contra o feminicídio.

LEIA MAIS

Primeira capital do Brasil, Salvador completa 477 anos neste domingo (29) de março

Primeira capital do Brasil, Salvador completa 477 anos no dia 29 de março, reafirmando seu papel histórico também na construção do futuro. Na cidade onde tradição e inovação caminham juntas, a educação em tempo integral se consolida como uma das principais estratégias do Governo do Estado para apoiar a transformação na vida de estudantes da rede estadual. Com a ampliação da jornada escolar, os jovens passam a ter acesso a experiências formativas que ultrapassam os limites da sala de aula e contribuem para o desenvolvimento integral.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Helaine Pereira, destaca que o modelo de ensino vai além do aumento do tempo de permanência na escola. “A educação em tempo integral garante segurança alimentar e oferece um ambiente propício para que os estudantes desenvolvam suas potencialidades. Nosso foco é a formação integral”, afirma.

Atualmente, a Bahia conta com 690 escolas funcionando nesse modelo, sendo 103 localizadas em Salvador. Na capital, 22.709 estudantes já são beneficiados pela jornada ampliada, o que evidencia o alcance da iniciativa e o compromisso do Estado com a qualificação e inclusão do ensino público. As unidades oferecem uma formação integrada, que articula o conhecimento acadêmico a práticas culturais, esportivas e sociais, ampliando as possibilidades de aprendizagem e fortalecendo competências essenciais para a vida, como autonomia e protagonismo juvenil.

Para dar suporte a esse modelo, as unidades escolares são projetadas com infraestrutura moderna, acessível e multifuncional, alinhada às demandas pedagógicas da educação integral. Os espaços incluem salas de aula amplas e climatizadas, bibliotecas e laboratórios de química, biologia, física, matemática e informática, além de ambientes destinados a atividades artísticas e à recomposição das aprendizagens.

Em uma cidade marcada pela diversidade e riqueza cultural, a educação em tempo integral se firma como um caminho estruturante para ampliar oportunidades e apoiar a construção de projetos de vida. As escolas contam, ainda, com espaços coletivos como teatro, áreas de convivência e restaurante estudantil, assegurando condições adequadas para a permanência dos estudantes ao longo de todo o dia.

A infraestrutura esportiva também é um diferencial, com quadras poliesportivas cobertas, campos society e, em algumas unidades, piscina semiolímpica e pista de atletismo. As atividades dialogam com as oficinas pedagógicas do programa Educa Mais Bahia, que oferece, no contraturno, ações nas áreas de arte, esporte, cultura digital e reforço escolar, conduzidas por monitores voluntários.

AAscom

Relatório dos EUA diz que China tem base militar secreta no Brasil

Um relatório feito por um grupo do Congresso dos Estados Unidos dedicado a monitorar a China diz que o Brasil abriga uma base militar secreta chinesa. A instalação chamada Estação Terrestre de Tucano estaria localizada em Salvador, na Bahia, na sede da Ayla Space, uma empresa brasileira do setor aeroespacial que tem uma parceria com a empresa aeroespacial chinesa Beijing Tianlian Space Technology.

A parceria entre as empresas é voltada para análise de dados de satélites dentro do Brasil. O relatório do Comitê Seleto sobre a China foi publicado na 5ª feira (26.fev.2026). Eis a íntegra (PDF – 952 kB, em inglês).

LEIA MAIS

Bahia tem dois casos confirmados de Mpox; um deles em Salvador

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, nesta quinta-feira (19), a atualização dos índices epidemiológicos relativos ao Mpox (vírus Monkeypox). O novo balanço detalha o monitoramento das notificações no estado e acende o alerta para a vigilância sanitária em diferentes regiões, com o registro de casos em Salvador e Vitória da Conquista, sudoeste do Estado.

Notificações
De acordo com o relatório oficial, a Bahia registrou, até o momento, sete casos notificados. A classificação atualizada do cenário epidemiológico apresenta dois casos confirmados, três descartados e dois em investigação. Em Vitória da Conquista, o registro é de uma pessoa residente no próprio município. Já o caso confirmado em Salvador é tratado pelas autoridades como “caso importado”, já que o ]paciente é residente do município de Osasco (SP) e estaria em trânsito na capital baiana quando o diagnóstico foi realizado.

Monitoramento e alerta
A presença de um caso de Mpox vindo de outra unidade da federação em Salvador reforça a necessidade de um monitoramento contínuo em áreas de grande circulação, como aeroportos e terminais rodoviários. Paralelamente, em Vitória da Conquista, as ações se concentram em evitar que a transmissão se torne comunitária na região sudoeste. Até que os resultados sejam liberados, os pacientes seguem protocolos rigorosos de isolamento, enquanto as equipes de saúde realizam o rastreamento e monitoramento de contatos próximos para conter possíveis novas cadeias de transmissão.

A Tarde

Foliã morre atropelada por caminhão de limpeza no Carnaval de Salvador

Uma estudante de 24 anos morreu após ser atropelada por um caminhão de limpeza no circuito Barra-Ondina, em Salvador, na madrugada desta segunda-feira (16). Segundo informações preliminares, a jovem teria tentado subir na lateral do veículo junto com outros foliões. Durante a tentativa, ela caiu e acabou ficando debaixo do caminhão, sendo atropelada.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou que foi acionado para atender uma ocorrência de atropelamento no Circuito Dodô (Barra/Ondina). “A vítima não resistiu aos ferimentos e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para os demais procedimentos legais”. As Polícias Civil e Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também deram apoio na ocorrência.

A TArde

João Gomes encontra Shawn Mendes em Salvador: “Falta só o CPF”

Durante participação no Carnaval de Salvador, João Gomes celebrou o encontro com o cantor canadense Shawn Mendes. Nas redes sociais, neste sábado (14), o pernambucano publicou uma foto ao lado do novo amigo no camarim do trio de Ivete Sangalo, em passagem pelo circuito Dodô (Barra-Ondina).

“Eu vi o Shawn Mendes no camarim da Veveta. Lá tinha seriguela, umbu… gente, eu vi o Shawn Mendes experimentando umbu pela primeira vez! Quem disse que esse cara é de fora? Esse cara já é nosso, já é brasileiro. Falta só o CPF”, brincou João Gomes em entrevista ao Gshow. Na ocasião, os cantores, Bruna Marquezine, Sasha Meneghel e o marido João Lucas, desceram do trio e fizeram parte do percurso no chão, na parte interna do Bloco Coruja.

Shawn Mendes em Salvador
Nos últimos meses, Shawn tem sido visto frequentemente na capital baiana, em diversas situações. Neste sábado, 14, ele roubou a cena ao lado de Bruna Marquezine.  Assumidos, os dois trocaram beijos e declarações em cima do trio de Ivete, em um total clima de romance.

A Tarde

Lula assiste a carnaval de Salvador e ouve gritos de ‘olê, olê, olá, Lula’ e ‘sem anistia’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assiste ao carnaval de Salvador neste sábado, no camarote do governo do Estado. O governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), publicou nas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que um trio elétrico para em frente ao local.

Em um momento, o trio puxa o coro “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, que faz referência ao jingle “Lula lá”, adotado por Lula na primeira campanha presidencial que disputou, em 1989. Em seguida, os cantores gritam “sem anistia”, lembrando as manifestações do ano passado contra o projeto de lei da dosimetria.

Pelo vídeo, não é possível reconhecer o artista responsável. Lula está acompanhando o circuito Osmar, do Campo Grande, o mais tradicional do carnaval baiano. No domingo (15), ele vai acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Rio. O samba-enredo da agremiação homenageia o presidente.

Estadão Conteúdo

Lula deve visitar Recife e Salvador em maratona de carnaval

Mirando as eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai visitar as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife durante a semana de carnaval. Segundo informações do jornal O Globo confirmadas pelo Broadcast sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a intenção da maratona de viagens é mostrar vigor físico e fazer gestos de aproximação com aliados que vão concorrer aos governos estaduais. No Rio, no dia 15, Lula vai acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai disputar o Grupo Especial do carnaval carioca. O samba-enredo da agremiação faz uma homenagem ao presidente e também retrata a história da mãe dele, Dona Lindu.

Quando a escola estiver desfilando, o presidente estará no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), que é pré-candidato ao governo fluminense. Lula e Paes são aliados e Lula espera ter ele no palanque, além de obter apoio do PSD carioca. O partido conta com três presidenciáveis após a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nesta semanaNo Recife, Lula deve acompanhar o tradicional bloco do Galo da Madrugada no camarote do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que vai disputar o comando do Executivo pernambucano. No Estado, a situação eleitoral é complexa, já que o presidente quer ter tanto Campos quanto a governadora Raquel Lyra (PSD) no palanque. Os dois também querem contar com Lula nas campanhas deles.

Já em Salvador, é esperado que Lula esteja ao lado do governador e pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), durante as festividades na capital baiana. Há também a expectativa de que ele esteja acompanhado dos dois pré-candidatos ao Senado do PT, o líder do Governo na Casa, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O Globo

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia suspeito de tentar estuprar uma médica durante um atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sérgio Arouca, localizada no bairro de Paripe. Segundo a Polícia Civil do Estado, o homem avançou sobre a profissional durante a consulta, mas foi contido por funcionários da unidade de saúde até a chegada das autoridades.

O criminoso foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de lesão corporal e agora se encontra à disposição da Justiça, destacou a polícia.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) disse que lamenta e repudia o episódio de violência e assédio sexual ocorrido na UBS e que a unidade prestou apoio psicológico e administrativo à profissional envolvida. A servidora foi encaminhada à Central de Flagrantes para oitiva e exame de corpo de delito.

“A UBS Sérgio Arouca, em décadas de funcionamento, nunca havia registrado um episódio semelhante”, diz a nota. A SMS informou ainda que iniciou uma revisão dos protocolos de segurança e vai incluir câmeras e alarmes na UBS para reforçar a segurança dos profissionais. A unidade de Sérgio Arouca também terá policiamento no local até que o novo sistema de vigilância seja instalado completamente.

Estadão Conteúdo

123