Seis pessoas são presas por morte de mulher em salto de rope jumping sem corda

A polícia militar prendeu seis pessoas pela morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante atividade de rope jumping, conforme informou a prefeitura de Limeira (SP) em comunicado oficial. A jovem foi lançada de uma altura de 40 metros sem que a corda estivesse devidamente presa a seu corpo. O momento em que ela é jogada da Ponte do Esqueleto foi registrado em vídeo que se espalhou pelas redes sociais.

Os instrutores que aparecem nas imagens usam camisas com os nomes das empresas Entre Cordas e Ih Voei. A reportagem tentou contato com as duas, mas não teve resposta até a publicação deste texto. Em perfis nas redes sociais, os instrutores registravam vários saltos de rope jumping, inclusive com crianças. Em dezembro de 2025, o salto com a Entre Cordas custava R$ 130.

Prefeitura afirma que vai processar governo federal por ‘omissão’ – A prefeitura de Limeira afirmou ainda que a “responsabilidade pela fiscalização, manutenção e controle de acesso à Ponte do Esqueleto é exclusivamente do governo federal”. A administração municipal comunicou que vai processar a União por “omissão”. A prefeitura comunicou que havia encaminhado ofícios pedindo medidas de segurança. “Desde o início de 2025, a administração municipal vinha adotando medidas administrativas e cobrando providências junto aos órgãos federais responsáveis pela área”, disse.

O prefeito, Murilo Félix (Podemos), afirmou que a área “apresenta riscos conhecidos há anos”. Uma ciclista morreu ao cair da mesma ponte em abril de 2024. Em agosto do ano seguinte, duas mulheres ficaram gravemente feridas em outro acidente no local. De acordo com o G1, a estrutura está desativada há mais de 30 anos. As informações são do Estadão Conteúdo.

Estadão Conteúdo

Criança de 3 anos morre após ataque a tiros em Petrolina, no Sertão de Pernambuco

Uma menina de 3 anos morreu e três adultos ficaram feridos após um ataque a tiros, na noite desta sexta-feira (12), em Petrolina.  As vítimas estavam na calçada de uma residência na Rua 3, no bairro Mandacaru, quando dois homens chegaram em uma motocicleta. Havia outras crianças no local.

O crime foi registrado por uma câmera de segurança. As imagens mostram o passageiro descendo e aproximando-se do grupo já efetuando vários disparos de arma de fogo. Os feridos são um homem e duas mulheres, cujas idades não foram informadas. Ainda não se sabe o estado de saúde.

A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas pela região, mas os criminosos não foram localizados. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil, que investiga o caso, por meio da Delegacia de Homicídios de Petrolina, como homicídio consumado e tentativas de homicídio.

Diario de Pernambuco

Parceria entre Prefeitura de Petrolina e 5º BPM fortalece prevenção às drogas e à violência nas escolas municipais

Investir na prevenção é uma das estratégias mais eficazes para proteger crianças e adolescentes dos riscos das drogas e da violência. Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, mantém uma parceria com o 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM) na execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), iniciativa que tem contribuído para a formação cidadã dos estudantes da rede municipal de ensino.

Na quinta-feira (11), 214 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental celebraram a conclusão do programa durante uma solenidade de formatura. Participaram da ação os estudantes das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral Governador Miguel Arraes de Alencar, Monsenhor Bernardino Padilha da Luz e Lívia Clea Viana Coelho.

Ao longo do semestre, policiais militares do 5º BPM, especialmente capacitados para atuar como instrutores do PROERD, estiveram presentes nas unidades de ensino desenvolvendo atividades educativas voltadas à conscientização, ao fortalecimento da autoestima e à construção de habilidades que ajudam os estudantes a fazer escolhas seguras e responsáveis diante dos desafios do cotidiano.

Mais do que alertar sobre os perigos das drogas, o programa promove reflexões sobre cidadania, respeito, convivência social, resolução pacífica de conflitos e tomada de decisões. A metodologia utilizada incentiva o diálogo e aproxima os jovens de referências positivas, fortalecendo o vínculo entre escola, família e forças de segurança.

A cerimônia de formatura foi marcada por momentos de emoção, aprendizado e muita animação. A programação contou com apresentações musicais, leitura de redações produzidas pelos estudantes e premiações que reconheceram o empenho e a dedicação dos participantes ao longo do programa. O evento reuniu alunos, familiares, educadores e representantes das forças de segurança em uma celebração especial, reforçando a importância da prevenção e da construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

Ascom

Fugitivo da lista de mais procurados do Brasil é preso no Grande Recife

Um homem que integra a lista de pessoas mais procuradas do Brasil foi preso em Paulista, no Grande Recife, na sexta-feira (29). De acordo com a Polícia Militar, o homem, que não teve o nome divulgado, é considerado alvo prioritário do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O criminoso foi preso numa ação integrada das PMs de Pernambuco e do Acre. O homem é apontado como integrante de um grupo criminoso com atuação em diferentes estados do país e também no exterior.

A prisão foi realizada por policiais militares do 17º Batalhão (BPM), com apoio do Núcleo de Inteligência da unidade e após o compartilhamento de informações entre os setores de inteligência da Polícia Federal e da PM do Acre. De acordo com a corporação, o suspeito já tinha conhecimento do mandado de prisão expedido contra ele. A PM não divulgou por quais crimes ele é investigado.

Durante a operação, o homem foi abordado e não ofereceu resistência. Na ação, foram apreendidos um aparelho celular bloqueado e outro sem restrições registradas.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

G1 Pernambuco

Perseguição em operação da PM termina em apreensão de armas e entorpecentes no Sertão

Uma perseguição durante uma operação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) resultou na apreensão de armas e entorpecentes na cidade de Petrolina. O caso aconteceu nesta sexta (29). Segundo a PM, durante a denominada “Operação Protetor das Divisas”, policiais militares realizavam um bloqueio na BR-316, nas proximidades da Vila Serrania, em Petrolina, quando avistaram um veículo.

Ao perceber a presença policial, o condutor realizou uma manobra brusca, descartou alguns volumes às margens da rodovia e empreendeu fuga, adentrando uma estrada carroçável, ainda de acordo com a corporação. “Uma das viaturas iniciou o acompanhamento do veículo, porém, não foi possível realizar sua interceptação”, destaca a nota da PM.

Entre os objetos dispensados durante a fuga, estavam uma pistola calibre .765, nove munições calibre .765, um rifle calibre .22 com numeração suprimida, 735 gramas de substância análoga à maconha e uma balança de precisão. “Diante dos fatos, todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Plantão para adoção das medidas legais cabíveis”, finalizou a PMPE.

Diario de Pernambuco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acidente com duas motocicletas deixa um morto e dois feridos em Petrolina

Na tarde da última quinta-feira (28) foi registrado um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas deixou um morto e dois feridos , em Petrolina. A colisão foi registrada no Km-25 do Projeto Maria Tereza, na zona rural da cidade.

De acordo com a Polícia Militar, um dos condutores das motocicletas foi encontrado sem vida no local. As outras duas vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Universitário. O estado de saúde delas não foi divulgado.

 

PMBA realiza prisão em flagrante por tráfico de drogas e cumpre mandado de prisão em Curalá

A Polícia Militar da Bahia prendeu em flagrante neste sábado (16) um homem por tráfico de drogas, além do cumprimento de mandado de prisão, no município de Curaçá (ba). Durante policiamento na zona rural, no distrito de Riacho Seco, na Rua Vila Eduardo, os policiais militares abordaram um homem em atitude suspeita e, com ele, foi encontrada 32 petecas de maconha, além da quantia de R$ 660,75 em espécie.

Durante a consulta aos documentos do indivíduo, constatou-se a existência de um mandado de prisão em aberto e, diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que, juntamente com todo o material apreendido, foi apresentado na Delegacia Territorial de Juazeiro para adoção das medidas cabíveis.

Ascom

Polícia Militar da Bahia erradica plantação com cerca de 172 mil pés de maconha em Abaré

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (45ª CIPM/Curaçá), erradicou neste sábado (14) uma plantação com cerca de 172 mil pés de Cannabis sativa (maconha), além de um vasto material utilizado para irrigação da plantação, localizada nas proximidades da localidade de Pau de Colher, zona rural do município de Abaré.

Todo o material encontrado foi incinerado no local, sendo preservada apenas uma amostra da erva, a qual foi encaminhada à Polícia Judiciária para a adoção das medidas cabíveis. Nenhum suspeito foi localizado na área.

A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas comunidades rurais do estado.

1 – Disque Denúncia: 181; Telefone Fixo/WhatsApp – 45ª CIPM: (74) 3531-1325 / (74) 99971-5584

Ascom

Nas comemorações dos 201 anos da Policia Militar, prefeito Andrei parabeniza e destaca a redução de 50% nos índices de criminalidade em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou na sexta-feira (27) da solenidade em comemoração aos 201 anos da Polícia Militar da Bahia, realizada na área do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (3º BEIC), no município.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada entre município e forças de segurança para fortalecer as ações de combate à criminalidade e parabenizou a PM-BA pela redução dos índices de criminalidade em Juazeiro de 50%, no mesmo período do ano passado. “Celebramos os 201 anos da Polícia Militar da Bahia, uma instituição que carrega história, coragem e compromisso com o povo baiano. Os resultados que estamos vendo nas ruas são fruto do trabalho diário de homens e mulheres que estão sempre na linha de frente, enfrentando desafios e garantindo mais segurança para todos nós. Tenho orgulho de caminhar junto com essa corporação que honra sua missão todos os dias. Quero parabenizar o coronel Wildon pelo trabalho à frente do CPR-N”, ressaltou.

Em um momento marcado por reverência às tradições e aos valores da corporação, a região Norte celebrou os 201 anos de criação da PMBA, instituição bicentenária que ao longo de sua história tem desempenhado papel fundamental na proteção da população e na preservação da ordem pública. “Hoje é um dia de reafirmarmos o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a sociedade. São 201 anos de uma história construída com coragem, honra e disciplina. Cada policial que veste esta farda entende a responsabilidade que carrega: proteger vidas e preservar a ordem pública. Seguiremos firmes, trabalhando com profissionalismo e dedicação para garantir a segurança da população da região Norte”, disse o comandante Wildon Teixeira.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o deputado estadual Roberto Carlos, vereadores, secretários municipais, oficiais e representantes da sociedade civil. “Ao longo desses 201 anos, a Polícia Militar da Bahia construiu uma trajetória de serviços prestados que merece o reconhecimento de toda a sociedade. Como deputado estadual, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança pública e valorizem os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger o povo baiano”, finalizou.

Ascom

Polícia Militar desarticula laboratório de refino de cocaína e apreende mais e 12Kg da droga em Juazeiro 

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (75ª CIPM), desarticulou, nesta terça-feira (24), por volta das 17h, um laboratório de refino de cocaína no Residencial Dr. Humberto, em Juazeiro.

Durante a ação, os policiais localizaram aproximadamente 12,15 kg de substância análoga à cocaína, duas prensas hidráulicas industriais, três liquidificadores, três balanças de precisão, insumos utilizados no preparo da droga e diversas embalagens para acondicionamento dos entorpecentes.

Dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com todo o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Ascom/PM

Dez são presos por homicídios em Petrolina e um é suspeito de participar de 15 mortes

Dez suspeitos de participação nos homicídios que aconteceram em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ao longo deste ano, já foram presos. A informação foi confirmada durante coletiva realizada nesta terça-feira (24) pela Polícia Civil. Entre os presos, segundo o delegado Gabriel Sapucaia, está um homem suspeito de cometer um homicídio e uma tentativa de homicídio na madrugada da última sexta-feira (20), no bairro Maria Auxiliadora. Uma mulher foi morta e o companheiro dela ficou ferido.

De acordo com o delegado, após a prisão, a polícia descobriu que o homem tem ligação com o sequestro e os assassinatos da merendeira Gerlane Maria dos Santos, de 46 anos, e do motorista de aplicativo Danley Lopes da Silva, de 31. Os corpos foram encontrados na terça-feira (23), em uma estrada na zona rural do município. “Após essa prisão, nós conseguimos levantar informações de que ele estava envolvido nesse sequestro, da cozinheira e desse rapaz. Então, após essa prisão, nós fomos no setor, a delegacia do Ouro Preto, conseguiu localizar dois corpos na data de ontem”, disse o delegado, reforçando que os crimes têm relação com a guerra entre facções que atuam no tráfico de drogas. “A gente ainda não pode afirmar categoricamente que se tratam dessas pessoas, a gente está aguardando ainda a perícia, mas pela localização e pela prisão desses suspeitos do sequestro, a gente acredita se tratar desse envolvimento, dessa relação com tráfico de drogas”, completou.

Os delegados também falaram sobre as prisões de dois suspeitos de cometer um latrocínio no bairro Fernando Idalino, na última quinta-feira (19). Um dos presos tem 19 anos e teria participado de cerca de 15 homicídios na cidade. “Um dos membros que foi preso, a gente já vinha fazendo o acompanhamento, a Delegacia de Homicídios investigando há algum tempo, por mais de 15 homicídios praticados aqui na região, e foi preso aqui na região central de Petrolina com os instrumentos, os objetos que ele havia subtraído durante um latrocínio praticado na noite anterior”, informou o delegado Gregório Ribeiro.

Segundo o delegado Gabriel Sapucaia, o suspeito já havia sido apreendido quando era menor de idade e cumpriu medidas socioeducativas. “Após sua saída, ele voltou a cometer crimes, por meio dessa organização criminosa”, destacou. “A gente já vinha investigando, então a gente já tem cerca de 15 a 16 procedimentos registrados na delegacia de homicídios, oito homicídios somente no ano de 2026. Esses homicídios que ocorreram entre janeiro e fevereiro têm como autor esse indivíduo que foi preso em flagrante por meio desse latrocínio”, completou Sapucaia.

Contando com as mortes da merendeira e do motorista de aplicativo, 45 pessoas já foram mortas em Petrolina este ano. No mesmo período do ano passado, foram 31 casos registrados. A Polícia Civil destacou o reforço no efetivo e o trabalho integrado das forças de segurança de Pernambuco e da Bahia para combater a atuação de criminosos em Petrolina e na vizinha Juazeiro (BA).“Nós sabemos que a criminalidade não respeita essas divisas de estado e nós temos essa proximidade muito grande com a Bahia. Então nós vivemos já há alguns anos realizando operações integradas, nós temos reuniões periódicas com as polícias da Bahia, para que a gente tenha sempre esse alinhamento, essa troca de informações e essas operações realizadas rotineiramente de maneira conjunta”.

G1 Petrolina

Polícias de Pernambuco se unificam para combater guerra entre facções em Petrolina

Responsáveis pelas forças de segurança no estado de Pernambuco falaram nesta segunda-feira (23) sobre o aumento nos casos de homicídios em Petrolina, no Sertão. Desde o início do ano, 43 pessoas foram assassinadas no município. A maioria dos crimes tem relação com a disputa entre facções ligadas ao tráfico de drogas.

De acordo com a Delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Beatriz Leite, cinco pessoas ligadas à guerra entre facções em Petrolina foram presas nos últimos dias. “Durante esse final de semana todo, de sexta-feira até hoje pela manhã, nós não tivemos nenhum episódio, nem de homicídio, nem de tentativa de homicídio, o que mostra que as ações da Polícia Civil, da Polícia Militar, estão surtindo efeito”, disse a delegada, reforçando que outras prisões devem acontecer. Ela disse que “as investigações estão sendo feitas, os inquéritos estão sendo fechados, os mandados de prisão estão sendo expedidos pelo Poder Judiciário e a nossa expectativa é que as pessoas envolvidas com esses últimos homicídios sejam todas presas nos próximos dias”.

Entre os presos, estão dois homens que participaram de um latrocínio na última quinta-feira (19), no bairro Fernando Idalino. Um dos presos tem 19 anos, é da cidade de Juazeiro e já teria participado de outros 15 homicídios em Petrolina. “Ele está sendo investigado por esse fato do latrocínio do Fernando Idalino e também por esses outros homicídios relacionados ao tráfico de drogas”, explicou a delegada seccional de Petrolina, Isabella Pessoa, que destacou o perfil dos envolvidos nos crimes. “É o perfil que a gente tem verificado nesses últimos homicídios é de autores jovens, também cooptando pessoas jovens para estar ali traficando junto a eles. Então, é realmente um perfil mais jovem, tanto dos imputados quanto das vítimas”.

O avanço de facções criminosas oriundas de outros estados tem contribuído para o aumento da violência em Petrolina. Citando a Operação Nordeste Integrado, que ocorreu em 2025 em oito dos nove estados da região, para combater organizações criminosas investigadas por tráfico de drogas e armas e homicídios, a delegada-geral da PCPE reforçou a importância da integração entre os estados no combate ao crime.“As polícias vêm se organizando cada vez mais, elas também trocam informações. Então, isso nos permite trocar

informações, para elucidar esse crime de pessoas que saem daqui e cometem crime em outros estados e vice-versa. Então, essa conversa e essa troca de informações vem acontecendo há mais de um ano e isso vem nos permitindo esclarecer os crimes e lidar com essa criminalidade”.O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Ivanildo Torres, destacou o aumento do efetivo em Petrolina.

“Estamos com reforço aqui em Petrolina. Já deslocamos quase 50 policiais, mais 16 em torno de 66 policiais, tanto do Recife, quanto das diretorias especializadas. Estamos com a equipe do BOPE, com a equipe da Rocan. Estamos com o trabalho desenhado junto com a Polícia Civil, com a Polícia Federal, de modo a arrefecer, porque entendemos que o momento é difícil, mas estamos também buscando resolver esses problemas com a equipe de reforço e a equipe local que nós temos”.

A secretária-executiva da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Mariana Cavalcanti, reforçou a importância do trabalho conjunto entre as polícias para minimizar a situação de violência na cidade. “Aqui a gente fala muito da integração entre todas as polícias. A gente tem que somar esforços, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal, estar todo mundo junto engajado e com um olhar realmente voltado para a situação do Petrolina. Para a gente poder estancar isso e voltar a ter a paz que a cidade merece”.

G1 Petrolina

Operação erradica 200 mil pés de maconha e apreende três toneladas na Bahia

A maior apreensão de drogas registrada na Bahia em 2026 já soma três toneladas de maconha localizadas e 200 mil pés da erva erradicados, no domingo (22). A ação é resultado da Operação Nexus Nordeste, realizada de forma integrada pelas Polícias Militar e Federal no município de Brotas de Macaúbas.

De acordo com a Secretária de Segurança Pública, em quatro dias de ação, as equipes alcançaram 15 suspeitos e apreenderam uma submetralhadora, três pistolas, um revólver, 10 veículos, além de carregadores e munições. Nesta segunda-feira (23), quinto dia da operação, as forças estaduais e federais permanecem na região realizando novas varreduras para identificar outros plantios e possíveis envolvidos.

A Secretaria da Segurança Pública informou que denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo telefone 181 (Disque Denúncia). O sigilo é garantido por lei.

A Tarde

Polícia Militar erradica plantação com 5.250 pés de maconha na zona rural de Curaçá

A Polícia Militar da Bahia, por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), erradicou por volta das 12h deste sábado (21), durante a intensificação do policiamento, uma plantação com cerca de 5.250 pés de Cannabis sativa (maconha), além de vasto material de irrigação utilizado para molhar a plantação, localizada nas proximidades da Agrovila 3, no município de Curaçá.

Todo o material apreendido foi incinerado no local, sendo preservada apenas uma amostra, que foi encaminhada à Polícia Judiciária para a adoção das providências cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área.

A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas comunidades rurais do estado. Canais de denúncia: Disque Denúncia: 181; Telefone Fixo/WhatsApp – 45ª CIPM: (74) 3531-1325 / (74) 99971-5584

Ascom

Operação erradica plantio com 200 mil pés de maconha e apreende 1 tonelada pronta para o consumo

Uma grande operação policial resultou na erradicação de um extenso plantio de maconha e na apreensão de cerca de uma tonelada da droga pronta para comercialização, na zona rural de Brotas de Macaúbas, região da Chapada Diamantina. A ação foi realizada pela Polícia Militar da Bahia, por meio de unidades especializadas, em conjunto com a Polícia Federal, dentro da Operação NEXUS NORDESTE 2026.

Segundo as informações, os policiais localizaram uma plantação com aproximadamente 200 mil pés de maconha, distribuídos em uma área de cerca de seis hectares. O local possuía estrutura sofisticada, com sistema de irrigação, uso de energia solar e fertirrigação, o que demonstra o alto nível de organização da atividade criminosa.

Durante a operação, além da erradicação e destruição do plantio, foi apreendida cerca de uma tonelada da droga pronta, um veículo utilizado na logística e uma amostra da planta para perícia. A estimativa é que a produção poderia chegar a 66 toneladas do entorpecente, com potencial de gerar aproximadamente R$ 160 milhões ao tráfico. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro para as medidas legais cabíveis. Nenhum suspeito foi preso.

Ascom/PM

12345