Juazeiro inaugura mais quatro cozinhas comunitárias e amplia rede de combate à fome no município beneficiando diariamente 800 pessoas

Em um gesto concreto de cuidado e compromisso com quem mais precisa, a Prefeitura de Juazeiro inaugurou, nesta sexta-feira (13), mais quatro cozinhas comunitárias no município por meio do Bahia Sem Fome. As novas unidades, implantadas por meio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), entidades sem fins lucrativos que atuam em parceria com o poder público para desenvolver ações de interesse social, passam a reforçar a rede de segurança alimentar na cidade.

A cerimônia de inauguração foi realizada na cozinha comunitária do bairro Alto do Alencar e contou com a presença de parlamentares da Casa Aprígio Duarte Filho, além de secretários municipais, o coordenador geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, a coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira e o prefeito Andrei Gonçalves.

As unidades estão localizadas nos bairros Alto do Alencar, onde ocorreu a solenidade, Alto do Cruzeiro, Sol Levante e Residencial Praia do Rodeadouro. A iniciativa é fruto de parceria com o Governo do Estado da Bahia e com a Associação Beneficente Vale da Vida (ABEVVI), e irá beneficiar diariamente 800 pessoas com refeições prontas.

As cozinhas funcionarão três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras, garantindo comida no prato para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. O coordenador das unidades, Joel Miranda, destacou a importância da iniciativa e convidou a população a procurar os pontos de atendimento:

“Estamos iniciando a distribuição de refeições por meio dessa parceria com o Governo do Estado da Bahia e a Associação Beneficente Vale da Vida (ABEVVI). As entregas acontecerão às segundas, quartas e sextas. Procurem a associação de moradores do seu bairro e façam o cadastro para garantir a refeição.”

Para se cadastrar, é simples: os interessados devem procurar a associação de moradores do seu bairro, onde será realizado o cadastro e a regulamentação necessária para que possam receber as refeições. Com a ampliação das cozinhas comunitárias, o município fortalece a política de segurança alimentar e reafirma o compromisso de garantir dignidade, acolhimento e acesso à alimentação para quem mais precisa.

Ascom

Trabalho desenvolvido em escola de Petrolina é selecionado para mostra estadual de boas práticas

Mais uma vez, a  Educação de Petrolina ganha destaque no cenário estadual. Desta vez, com a seleção do projeto “Descobrindo a Caatinga com os olhos de criança”, desenvolvido pela professora Patrícia da Costa Souza, para representar a Gerência Regional de Educação (GRE) na Mostra Estadual de Boas Práticas 2025, que aconteceu esta semana em Garanhuns.

A professora, que atua na Creche Municipal Nossa Infância Tia Cotinha, integra a rede municipal de ensino de Petrolina e foi escolhida pelo trabalho pedagógico que alia educação infantil, sustentabilidade e valorização do território local. O projeto propõe uma abordagem sensível e lúdica sobre o bioma Caatinga, despertando nas crianças o cuidado com a natureza desde os primeiros anos escolares.

Licenciada em Química pelo IF Sertão Pernambucano, pedagoga e bióloga, com diversas especializações na área da educação, Patrícia desenvolveu o projeto fundamentada em referenciais teóricos que defendem a relação entre infância, natureza e aprendizagem, reforçando o papel da escola como espaço de formação integral.

“O seminário proporcionou uma rica troca de experiências que já impactaram positivamente inúmeras realidades, além de fomentar reflexões e a construção de novos ideais que, certamente, irão inspirar futuras práticas pedagógicas. Sigo firme, acreditando em uma educação que transforma, acolhe e deixa marcas profundas na história das nossas crianças e da nossa cidade”, afirmou a professora.

Entre as vivências realizadas, estão a exploração da Caatinga, atividades lúdicas sobre fauna e flora, produções artísticas, criação de sabonetes artesanais, mini-histórias e rodas de diálogo sobre sustentabilidade, envolvendo também as famílias no processo educativo.

Ascom

Mototaxista é assaltado no bairro Antônio Cassimiro II, em Petrolina

Um mototaxista foi vítima de assalto na noite desta terça-feira (22), no bairro Antônio Cassimiro II, em Petrolina (PE). Segundo informações do Grupo de WhatsApp Pernambuco News, o criminoso levou a motocicleta da vítima após ameaçá-lo, apontando algo na cintura — aparentemente uma arma.

A moto levada é uma Yamaha Factor vermelha, ano 2017, plotada para mototáxi, de placa PCK9C03.

O suspeito é descrito como moreno, de baixa estatura, com tatuagem na perna, vestindo bermuda e camisa de cor azul no momento da ação.

Quem tiver informações que possam ajudar na localização da moto ou na identificação do autor pode entrar em contato pelo telefone (87) 99164-0878.

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil de Pernambuco.

Metanol: mais quatro casos suspeitos são notificados em Pernambuco

Pernambuco teve mais de 80 casos suspeitos de intoxicação por metanol

A  Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que, nesta terça-feira (21), foram notificados mais quatro novos casos com suspeitas de serem relacionados ao uso de metanol, associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no estado.

Os novos casos são de Belém de São Francisco (1), Jaboatão dos Guararapes (2) e Serra Talhada (1). Todas as pessoas estão internadas. Assim, a pasta totaliza 84 notificações, sendo 80 de Pernambuco e 4 de outros estados (2 de São Paulo, 1 da Paraíba e 1 de Alagoas).

Justiça autoriza curso de medicina exclusivo para o MST na Universidade Federal de Pernambuco

A Justiça Federal decidiu autorizar um edital com a oferta de um curso de Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru. A instituição oferece 80 vagas sem necessidade de vestibular, especialmente para assentados e quilombolas ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O edital para o curso havia sido suspenso no início deste mês, mas voltou a ser autorizado em decisão liminar nesta terça-feira. A página oficial do MST comemorou a decisão como “histórica”.

Foi o “reconhecimento de que o público do PRONERA (beneficiários da Reforma Agrária e quilombolas) é formado por populações historicamente marginalizadas”, escreveu o MST. De acordo com a decisão, também não são suprimidas vagas para a reserva de alunos para o curso.

LEIA MAIS

Chuvas causam destruição em 34 cidades do Rio Grande do Sul e deixam mais de 500 desalojados

O número de municípios que relataram danos causados pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul (RS) dobrou neste sábado (23). Pela manhã, 17 cidades gaúchas haviam reportado à Defesa Civil do Estado ocorrências causadas pelo temporal que atinge o RS desde quinta-feira, 21. Já no boletim mais recente do órgão, a lista subiu para 34.

Até o momento, 529 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. O caso mais crítico é o de São Lourenço do Sul, que fica 207 quilômetros de Porto Alegre. Em 24 horas, o município registrou um acúmulo de 143,8 milímetros de chuva, fazendo o Arroio São Lourenço transbordar e invadir as residências que ficam próximas às margens.

A elevação do nível do riacho obrigou o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) a realizar sete remoções na região. Ao menos, 523 pessoas estão fora de casa. O Departamento de Logística da Defesa Civil foi acionado para o envio de ajuda humanitária e itens de primeira necessidade, como água potável, cesta básica, colchões e kits de higiene.

Para domingo, 24, a previsão é que a frente fria ainda favoreça chuvas fracas a moderadas nas regiões Norte, Nordeste e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, o dia deve permanecer com o tempo estável e com sol ao longo do dia. As temperaturas devem atingir mínimas de -1°C e máximas de 15°C.

Estadão Conteúdo

Futevôlei, maratona aquática, corrida e jiu-jitsu Juazeiro tem fim de semana esportivo, com o apoio da Seculte.

Neste sábado e domingo, Juazeiro (BA) vai viver um fim de semana movimentado com uma programação esportiva intensa e diversificada. A cidade receberá disputas de futevôlei, maratona aquática, corrida de rua e jiu-jitsu, com participação de atletas locais e de outras cidades da região. Ao todo, a estimativa é que mais de mil pessoas estejam se movimentando na região, entre competidores, equipe técnica e torcedores. Todas as atividades acontecem apoiadas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro.

“Juazeiro está em um momento especial para o esporte, englobando muitas modalidades e públicos diferentes. A agenda mostra o fortalecimento das políticas públicas para o esporte na cidade, com apoio e estrutura para que as modalidades cresçam e se consolidem no município”, diz o assessor especial de esportes da Seculte Bruno Lopes.

Confira a programação:

Futevôlei

Desde a quinta-feira, 15, acontece na cidade o Circuito Velho Chico de Futevôlei, que conta com 80 duplas distribuídas em cinco categorias: iniciante, D, C, B, feminino e mista. Ao todo, são 160 atletas participantes. Neste sábado, 17, os jogos começam a partir das 15h, com partidas das categorias C e Feminino. No domingo, 18, a competição segue com as disputas da categoria B, às 10h, e da Mista, a partir das 14h.

Além da Prefeitura de Juazeiro, o evento tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e também realiza campanha de arrecadação de alimentos, que serão destinados ao programa Juazeiro Sem Fome. O evento acontece na Arena Aruba, localizada no bairro Cajueiro.

Maratona aquática

Durante a manhã do domingo, acontece a primeira edição da Travessia do Cari, prova que marca a abertura do Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico. É o primeiro evento de esporte aquático de grande porte a acontecer na região. A competição reúne mais de 200 atletas, em um percurso de 2,5 km no Rio São Francisco, com largada prevista para 8h30, na Marinha de Petrolina, e chegada na margem de Juazeiro.

A concentração começa às 6h, na sede da Kayakeria Arca Sport, na Orla II, com estrutura de apoio e barcos ao aguardo dos atletas. As embarcações saem às 7h em direção à largada. De volta a Juazeiro, a premiação está prevista para ocorrer entre 11h e 12h, com troféus para os três primeiros colocados de cada faixa etária, além de show ao vivo para o pós-prova. A expectativa é de 400 a 500 pessoas envolvidas entre atletas, equipe de apoio e torcedores. De acordo com a organização, o circuito também passará por Curaçá (em agosto), Remanso (em outubro) e terá novas etapas em Juazeiro (em setembro e novembro).

Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu

Cerca de 500 atletas de jiu-jitsu e parajiujitsu desembarcam em Juazeiro neste sábado, 17, prontos para encarar os tatames a partir das 14h30. Os esportistas vêm da capital e do interior de todo o estado da Bahia para participar da quarta etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu 2025. O evento acontecerá no ginásio de esportes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A competição segue até domingo, 18. A partir das 8h, é a vez dos pequenos talentos das categorias infantil e juvenil, com atletas de até 17 anos mostrando garra e determinação.

Corrida de rua

Também no domingo, 18, será realizada a 2º edição da “Corre na Fé”, maratona de rua promovida pela Paróquia Santo Antônio de Juazeiro. A largada acontece às 6h30, em frente à igreja, e sairá em dois percursos: de 5 km e 10 km. A corrida deve reunir fiéis e corredores amadores em uma proposta que une espiritualidade e atividade física. Não deixe de acompanhar os eventos esportivos da cidade!

Ascom

Mais de 40 câmaras municipais em Pernambuco não têm servidores efetivos

Quarenta e três câmaras municipais em Pernambuco não contam com quadro de servidores efetivos. Dentre elas, 34 funcionam exclusivamente com servidores comissionados e as nove restantes com comissionados e terceirizados. É o que aponta um levantamento realizado pelo Diario de Pernambuco com os dados de dezembro de 2024, disponibilizados no portal Tome Conta, do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

De acordo com a professora de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Rogéria Gladys, embora não seja ilegal, a ausência de servidores efetivos fere o princípio da moralidade pública, previsto pelo artigo 37, inciso V, da Constituição Federal. Segundo o texto constitucional, “os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento”.

“Esse percentual de comissionados vem incomodando tanto que o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já entrou com ação questionando essa quantidade de contratação, porque não tem um mínimo, não tem um limite. Apesar disso, o Supremo Tribunal Federal já decidiu que não há ilegalidade nessa modalidade e que não é preciso criar uma lei nacional para instituir um mínimo de contratações de cargos em comissão”, explica Gladys.

Para a professora, a postura representa uma contradição com a Súmula Vinculante nº 13 da própria corte, que impede a contratação de familiares de agentes públicos até 3º grau para funções de confiança ou cargos comissionados. “Infelizmente, vamos continuar vendo esse excesso de contratações. É importante ressaltar que o cargo comissionado é um cargo de confiança, que acaba tendo todo um viés político”, ressalta.

Além disso, Gladys acredita que as contratações de cargos em comissão precarizam o trabalho no serviço público. Para eles, direitos como aviso prévio, férias e 13º salário dependem do contrato estabelecido pelo órgão. “Alguns órgãos não pagam aviso prévio, pois o comissionado pode ser exonerado a qualquer instante. Sendo assim, eles não têm direito a estabilidade”, diz a professora. Por outro lado, para aqueles que sonham em prestar concurso para atuar nas casas legislativas, sobram poucas oportunidades de ingresso. “Ficam fora do sistema, pois a concorrência nunca será igualitária. Por isso, no meu entendimento, o excesso de comissionados fere também o princípio da proporcionalidade”, completa.

Entre elas estão: Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Pesqueira, Santa Maria da Boa Vista, Sertânia e Custódia.

Diario de Pernambuco

Simao Durando acompanha ampliação de serviços no Hospital Municipal de Petrolina

A partir de agora, o Hospital Municipal de Petrolina Dr Alirio Brandão, passa a ofertar ultrassonografia obstétrica, ecocardiograma e consultas com cirurgião bucomaxilofacial. A expectativa é que, com essas novas especialidades, a unidade atenda, aproximadamente, 1.700 pessoas nesta semana. O início dos novos atendimentos foi acompanhado pelo prefeito Simão Durando, que visitou a unidade, conversou com pacientes e reforçou o compromisso da gestão com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

Além dos novos serviços, a unidade segue ofertando consultas com ginecologista, cardiologista, dermatologista, ortopedista, otorrinolaringologista, proctologista, urologista, cirurgião geral e vascular. A unidade também conta com consultas multiprofissionais com fisioterapia e psicologia, exames de ultrassom geral, eletrocardiograma, colposcopia e cirurgias de pequeno porte.

“Nosso objetivo é continuar ampliando os serviços de saúde, garantindo que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade, perto de casa e sem burocracia. Para se ter uma ideia, já zeramos as filas de algumas especialidades e reduzimos outras consideravelmente, como cirurgião e ginecologista. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a rede municipal de saúde e oferecer um serviço humanizado e preventivo para os petrolinenses”, afirmou o prefeito.

O Hospital Municipal de Petrolina está em funcionamento há pouco mais de seis meses e tem ampliado gradualmente a oferta de serviços especializados com a finalidade de atender, diariamente, centenas de pessoas. O HMP funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para outras informações, a população pode ligar para o número (87) 2018-1818.

Ascom

Bahia: Homem morre e duas pessoas ficam feridas após ataque a tiros em bar na cidade de Sobradinho

Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros em um bar, na sexta-feira (7), em Sobradinho. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Maxuel da Silva Telles, de 28 anos. Ele estava em um bar, no bairro São Joaquim, na companhia de duas pessoas, quando dois homens a bordo de uma motocicleta chegaram ao local e dispararam diversos tiros.

Maxuel não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Os dois homens que estavam com ele ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Municipal de Sobradinho. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo de Maxuel para o Instituto Médico Legal (IML), onde deve passar por perícia.

G1 Bahia

Prefeitura executa ações preventivas diante da previsão de chuvas em Petrolina

Nos últimos dias, o céu de Petrolina permaneceu rodeado por nuvens que anunciavam a chegada das chuvas. A previsão do tempo indicava que ao longo da semana a cidade iria receber um volume grande de precipitações. Para minimizar os transtornos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, executou ações de limpeza em alguns bairros da cidade. Essas atividades, executadas através da Operação Drenagem, têm como objetivo deixar os canais e vias de escoamento livres para a passagem da água pluvial.

Os bairros Henrique Leite, Dom Avelar, Jardim Petrópolis, Antônio Cassimiro e Padre Cícero, a rotatória da BR 407, Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio e Avenida da Integração, foram alguns dos pontos que receberam as ações das equipes da Prefeitura. Nesses locais, foram feitas a limpeza de canais, drenos, grelhas e caixas. Os profissionais removeram lixo, entulho e material orgânico.

A Operação Drenagem é um trabalho contínuo, que atua para oferecer mais qualidade de vida para toda a população. O trabalho preventivo ajuda e contribui na redução de alagamentos em períodos chuvosos, como costuma ser no início do ano. Aliado a isso, a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil conta com a colaboração dos petrolinenses e pede para que não descartem o lixo em locais inadequados, e quando chover, a recomendação é não abrir as tampas dos poços de visita (PVs). Essa ação pode causar o entupimento da rede.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Central de Operações da Defesa Civil pelo (87) 99132-9568 (whatsapp).

Ascom

Fotos: Prefeitura de Petrolina

Morre Betinho, olheiro que descobriu Neymar: “Sempre serei grato”

Morreu, neste sábado, 7, o professor Betinho, olheiro que descobriu Neymar, camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol. Profissional teve participação direta na revelação de grandes atletas da base do Santos. A causa da morte não foi divulgada.

“Você me viu correndo na arquibancada e me fez correr em vários estádios ao redor do mundo. Você me colocou no futebol, fez meus pais me levarem pro meu primeiro teste. Sempre serei grato por isso! Cuide de nós aí em cima. Descanse em paz , Professor Betinho”, escreveu Neymar.

Através das redes sociais, o Santos também publicou uma homenagem, destacando a importância de Betinho e enviando condolências aos familiares.

“O Santos FC lamenta profundamente o falecimento de Betinho, um dos grandes observadores técnicos e descobridores de talento do futebol brasileiro. Betinho teve participação direta na revelação de grandes atletas da base santista, sendo o responsável, por exemplo, pela captação de Neymar Jr. Sua história estará sempre entrelaçada com a do Santos FC. Obrigado por toda dedicação e amor ao futebol. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, publicou o clube.

A Tarde

Proibição de pesca segue até 28 de fevereiro de 2025 na bacia do rio São Francisco

Já está em vigor o período da Piracema – época em que é proibida a pesca com rede de emalhar. O período de defeso, como é denominado, visa garantir a reprodução dos peixes na cabeceira dos rios. A restrição teve início no dia 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2025, na bacia do rio São Francisco, e a 30 de março, em lagoas marginais.

Durante esta fase, apenas a pesca de subsistência é permitida, com o limite máximo, por pescador,  de 5kg de espécies nativas e mais um exemplar de outras espécies.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a pesca fica restrita em todos os rios, afluentes, lagos, lagoas marginais e reservatórios. Com a proibição da comercialização dos peixes, os pescadores são contemplados com o seguro defeso, benefício pago como forma de compensação financeira pela proibição da pesca comercial, com o uso de redes de emalhar, já prevista na Portaria IBAMA nº 50/2007.

Embora a Piracema exista há quatro décadas, algumas espécies da bacia do rio São Francisco estão sob ameaça de extinção, como é o caso do surubim e pacamã (ou pacamão), incluídos na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil, divulgada em 2022, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA).

Segundo o pesquisador Ruy Albuquerque Tenório, da Universidade do Estado da Bahia, um dos responsáveis pelo Museu da Biota do Rio São Francisco, no município de Paulo Afonso, diversas espécies de peixes já entraram em extinção. “Muitas espécies não serão mais identificadas porque já entraram em extinção. Ninguém vai encontrar mais para identificar”, afirmou. O museu já catalogou mais de 90 espécies e 433 espécimes de peixes nativos do Rio São Francisco.

Ascom/CHBSF

Após feito histórico, tripulação da primeira missão espacial privada retorna com sucesso à Terra

A missão Polaris Dawn, da empresa SpaceX, pousou neste domingo (15) na costa da Flórida, Estados Unidos, depois de sua tripulação fazer história com a primeira caminhada espacial realizada por civis.

A cápsula Dragon pousou no oceano às 3h37 locais (4h37 de Brasília), segundo imagens transmitidas ao vivo pela SpaceX. Uma equipe foi imediatamente enviada para recuperar a nave e os quatro tripulantes. A cápsula foi retirada da água e transportada para uma embarcação próxima.

Após um breve exame médico, a engenheira da SpaceX Anna Menon foi a primeira a sair da nave, sorridente e acenando. Ela foi seguida por Sarah Gillis, também engenheira, o piloto Scott Poteet e o empresário bilionário Jared Isaacman, comandante da missão.

Os principais objetivos da missão, que representa uma nova etapa na exploração comercial do espaço, foram cumpridos. A nave decolou na terça-feira do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e se aventurou no espaço mais longe do que qualquer outra tripulação desde as missões Apollo, há mais de meio século.

A missão atingiu uma altitude de 1.400 km, mais de três vezes a distância orbital da Estação Espacial Internacional (EEI). Sarah Gillis e Anna Menon se tornaram as duas mulheres que viajaram mais longe da Terra.

O momento crucial da missão ocorreu na quinta-feira. A bordo da cápsula Dragon, a órbita foi reduzida a cerca de 700 km para a caminhada espacial, na qual Isaacman abriu a escotilha e saiu para o espaço preso a uma estrutura chamada “Skywalker”, com uma vista da Terra ao fundo.

Ele retornou ao interior da cápsula e foi substituído do lado de fora por Gillis, que, assim como Isaacman, realizou uma série de testes de mobilidade nos trajes espaciais de nova geração da empresa. Ambos permaneceram cerca de dez minutos fora da nave Dragon, que depois foi novamente pressurizada. “SpaceX, estamos voltando para casa. Temos muito trabalho a fazer, mas, daqui, a Terra parece um mundo perfeito”, disse Isaacman, de 41 anos, diante de impressionantes imagens do planeta azul transmitidas ao vivo.

A tripulação realizou cerca de 50 experimentos científicos para entender melhor o impacto das missões espaciais de longa duração na saúde humana. Os integrantes também testaram as transmissões da rede Starlink, da SpaceX, enviando um vídeo de alta resolução ao controle na superfície.

O chefe da Nasa, Bill Nelson, comemorou na quinta-feira o “passo de gigante” dado pela SpaceX.  Os quatro membros da tripulação passaram mais de dois anos em treinamento intensivo, que incluiu centenas de horas em simuladores, além de paraquedismo, mergulho e práticas no topo de um vulcão no Equador. É a segunda vez que Isaacman voa a bordo de uma missão orbital da SpaceX, após uma tentativa menos ambiciosa em 2021.

Este marco é o último de uma série de conquistas da SpaceX, empresa fundada pelo bilionário Elon Musk em 2002 e que se tornou uma potência que redesenhou a indústria espacial. Polaris Dawn é a primeira de três missões do programa Polaris, uma colaboração entre Isaacman e a SpaceX.

AFP

Prorrogadas inscrições para cursos gratuitos da Faculdade Aberta à Terceira Idade em Petrolina

Foram prorrogadas até esta sexta-feira (30), as inscrições para os cursos gratuitos da Faculdade Aberta à Terceira Idade (Fati), em Petrolina. O programa de extensão tem parceria entre a Faculdade de Petrolina (Facape) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Podem se inscrever pessoas com 50 anos ou mais, com ensino fundamental completo.

As matrículas devem ser realizadas presencialmente, no setor de Pós-Graduação da Facape, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Durante o processo de inscrição, os interessados devem apresentar cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e comprovante de escolaridade, além do preenchimento da ficha de inscrição.

Serão oferecidas 30 vagas para cada um dos módulos disponíveis que abrangem temas como Direito, Inclusão Digital, Educação Financeira para Melhor Idade, Dermatologia, Espanhol e Inglês. Esse ano, o programa traz como novidade a inclusão dos módulos de Libras e Latim.

Os módulos estão divididos entre os turnos da manhã, tarde e noite e os alunos podem optar por se inscrever em quantos módulos desejarem. As aulas terão início em 9 de setembro, em formato presencial. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (87) 3866-3275.

G1 Petrolina

123