Prefeitura de Juazeiro conclui primeiro ciclo de formações para professores de AEE da rede municipal

A Secretaria de Educação/Seduc, concluiu nesta quinta-feira (26), na Escola de Formação de Educadores Parlim, o primeiro ciclo formativo com os professores de Atendimento Educacional Especializado/AEE da rede municipal de ensino. A primeira formação de 2026, iniciada no dia 12 com o primeiro grupo, contou com cerca de 200 profissionais ao todo.

Para a Superintendente de Educação Inclusiva, Carliane Oliveira, a ação, que tem como tema “Porque eu sou essencial na minha escola?”, destacou a importância do profissional de AEE, responsável por contribuir na transformação das barreiras e fazer com que a escola seja verdadeiramente inclusiva. “Hoje discutimos o plano de atendimento do AEE, que o professor realiza com cada aluno na sala de recursos multifuncionais, além da importância do Plano Educacional Individualizado/PEI e da parceria entre os professores de AEE e da sala regular para que a inclusão aconteça de forma significativa”.

Para a Professora de AEE da EMEI Bom Jesus dos Navegantes, em Itamotinga, Josimere Dantas Nunes, as formações colaboram para um melhor desenvolvimento no atendimento aos alunos com deficiência e neurodivergentes. “A formação ajuda a esclarecer nossas dúvidas, amplia a aprendizagem e estimula a busca pelo conhecimento. É a partir dessas ações que a gente busca desenvolver um trabalho dentro da realidade de cada escola”.

Realizada mensalmente, de forma presencial e online, a formação continuada destinada aos professores e auxiliares de AEE proporciona uma maior qualificação para o atendimento aos estudantes com deficiência da rede municipal de ensino.

Ascom

Vigilância Sanitária promove formação sobre boas práticas para estudantes de estética em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina ofereceu uma formação voltada a estudantes do curso de pós-graduação em estética da Faculdade Soberana. A iniciativa teve foco nas normas e procedimentos que devem ser adotados em estabelecimentos da área. A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Educação Sanitária, da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, e reuniu cerca de 30 alunos para passar orientações aos futuros profissionais sobre a atuação segura e regular no mercado. Durante o encontro, foram abordados os principais passos para a abertura de consultório de estética, incluindo a legislação sanitária vigente, a documentação necessária para funcionamento e os procedimentos obrigatórios junto à Vigilância Sanitária.

Outro ponto destacado foi a classificação do estabelecimento, esclarecendo as diferenças entre clínica, consultório e espaço de estética, além da definição do Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) adequado para estética e estética avançada. Os participantes também receberam orientações sobre as atividades permitidas e vedadas conforme o enquadramento legal. No módulo sobre licenciamento sanitário, os estudantes foram orientados sobre como solicitar o alvará sanitário, prazos de renovação, principais motivos de indeferimento e quando é exigida a responsabilidade técnica, bem como quem pode assumi-la.

A estrutura física do consultório também esteve em pauta, com a apresentação dos requisitos mínimos exigidos, como ventilação adequada, iluminação, lavatórios e organização do fluxo entre áreas limpas e sujas. Foram destacados ainda os erros mais comuns identificados em fiscalizações. A capacitação incluiu orientações detalhadas sobre biossegurança e boas práticas, abrangendo normas de higienização e desinfecção, gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a importância da manutenção de protocolos e registros obrigatórios. Além disso, os alunos receberam informações sobre a regularização de equipamentos junto à Anvisa, produtos permitidos na estética, armazenamento correto e controle de validade.

O funcionamento da fiscalização sanitária também foi esclarecido, com explicações sobre o que é avaliado durante as inspeções, a postura adequada do profissional diante do fiscal e os procedimentos a serem adotados em caso de notificação ou auto de infração. Por fim, foram discutidas as responsabilidades éticas, sanitárias e legais da profissão, reforçando a importância de atuar dentro dos limites estabelecidos pela legislação para evitar penalidades e garantir a segurança dos clientes.

A iniciativa reforça o compromisso da Vigilância Sanitária com a educação preventiva e a qualificação dos futuros profissionais, contribuindo para a oferta de serviços de estética mais seguros e alinhados às normas sanitárias. A AMVS reforça que essas capacitações podem ser solicitadas via ofício para a Agência Municipal e seguir com a parceria educativa e os cuidados com a saúde pública em Petrolina.

Ascom

Novembro Negro: SEDES abre inscrições para Formação de Enfrentamento ao Racismo Institucional

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro, convida para a Capacitação Novembro Negro: Formação de Enfrentamento ao Racismo Institucional, realizada em alusão ao Novembro Negro. A atividade acontecerá no dia 25 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto, das 8h às 17h, e é voltada para servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), da Secretaria de Educação (SEDUC) e da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ).

A formação é uma oportunidade fundamental para fortalecer as práticas profissionais e reafirmar o compromisso institucional com a promoção da equidade racial. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link.

A SEDES reforça o convite para que os(as) servidores(as) elegíveis participem da formação e acompanhem toda a programação da última semana do Novembro Negro, que reforça o compromisso do município no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial.

Programação do Novembro Negro

25/11 (terça-feira)
Palestra sobre racismo contra pessoas em situação de rua
Local: Centro Pop
Horário: 10h às 12h

27/11 (quinta-feira)
Oficina e cadastramento do CREDIAFRO
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Horário: 8h às 17h
Oficina de facilitação e cadastramento de empreendedores(as) negros(as) interessados(as) em acessar crédito de R$ 3 mil a R$ 50 mil para fortalecimento de negócios.

27/11 (quinta-feira)
Diálogo com as mulheres de terreiro: A importância da participação no processo eleitoral
Local: Auditório da SEDES
Horário: 15h

28/11 (sexta-feira)
Mesa-redonda “Escutas Plurais: Raça, Gênero e Diversidade na Justiça Eleitoral”
Local: Teatro Luiz Galvão do Colégio Estadual Rui Barbosa – Av. ACM s/n – Juazeiro/BA
Horário: 14h às 18h
Inscrições abertas no site: eje.tre-ba.jus.br

28/11 (sexta-feira)
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CREAS
Horário: 10h

29/11 (sábado)
Mutirão de serviços nas comunidades quilombolas
Local: Comunidade Quilombola do Alagadiço
Horário: 8h às 12h
Atendimentos socioassistenciais, serviços de saúde, palestras e orientações jurídicas em parceria com a UNEB e a SEPROMI.

Asscom

Com conteúdo 100% EAD, Fundação Nilo Coelho abre inscrições para cursos gratuitos de formação digital

A Fundação Nilo Coelho, através do projeto Universo Criativo, está com inscrições abertas para quatro cursos na área de tecnologia e formação digital, em parceria com o Senai. Para participar, é necessário ter idade mínima de 16 anos, ensino médio completo ou cursando e acesso básico à internet através de celular ou computador.

As oportunidades disponíveis são: “Navegação Segura na Internet” (12h) – Dicas e boas práticas para utilizar a internet de forma consciente, protegendo dados pessoais e evitando riscos digitais; “Tecnologia da Informação e Empreendedorismo” (20h) – Formas de usar ferramentas digitais para empreender e melhorar seus processos com foco em inovação e produtividade.

“O Uso das TICs e Redes Sociais: Ética e Responsabilidade no Mundo do Trabalho” (4h) – Como usar a tecnologia com ética e profissionalismo no ambiente digital e no mercado de trabalho. E “Introdução à Tecnologia da Informação e Comunicação” (40h) – Curso básico sobre ferramentas digitais, informática, internet e sua aplicação na vida pessoal e profissional.

As inscrições podem ser feitas através deste site: https://fnilocoelho.org.br/inscricoes-uc (clicar em “Trilha Digital”) ou presencialmente na sede da fundação, localizada na Rua Aristarco Lopes, número 330, Centro. A instituição funciona de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e às sextas, das 8h às 12h.

Ascom

Formação de professores terá que ser pelo menos 50% presencial, decide Conselho Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma determinação para que cursos de formação de professores (licenciaturas e pedagogia) tenham um limite de até 50% do tempo à distância. Para passar a valer, o parecer precisa ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de professores à distância é uma preocupação do ministro Camilo Santana, que já defendeu em diversas ocasiões a limitação do EaD especialmente para a docência. Por isso, a tendência é de homologação. No entanto, a decisão ainda não foi tomada.

“Precisamos ver qual o nível de qualidade desse professor formado à distância. E quando vai avaliar a prova do Enade, a gente vê que a nota é muito baixa. É esse nível de professor, com essa formação inicial, que estamos colocando no ensino básico”, afirmou o ministro, em junho de 2023, no programa da TV Cultura “Roda Viva”.

De acordo com dados do Inep, 65% dos concluintes em 2022 cursaram a modalidade a distância em cursos voltados para formação docente no último ano – crescimento de 119% em comparação com 2012. No mesmo período, a formação em cursos presenciais caiu de 66% para 35%.

Ao todo, o EaD concentra 165 mil concluintes; contra 90 mil dos cursos presenciais em 2022. Os números foram consolidados pelo Todos Pela Educação, a partir de análises do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ambos do Inep. Essa expansão a distância foi impulsionada pela rede privada, que sozinha acomoda 60,2% dos concluintes em formação inicial docente.

O levantamento mostra ainda que a qualidade dos cursos de Licenciatura na modalidade EaD vem caindo ao longo dos últimos anos no país. Dos 15 cursos considerados, nove tiveram redução na nota bruta geral média do Enade, além de aumentar a distância entre as médias de quem se formou a distância e de quem fez seu curso presencialmente.

São eles: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras-português, Letras (português e inglês), Música, Pedagogia e Química. Também, em 2021, em todos os cursos de formação docente analisados, as notas médias EaD eram menores do que na modalidade presencial.

A decisão, no entanto, gerou reação no setor. Em carta aberta no último dia 12, a Associação Brasileira de Educação a Distância afirmou que o parecer “provocará uma redução drástica no número de professores formados no Brasil nos próximos anos” por, na prática, impedir que sejam ofertados cursos de licenciatura na modalidade a distância no Brasil.

Agência O Globo

Juazeiro? Prefeitura promove encontro com assistentes de formação e destaca importância do Programa Tempo de Aprender

Finalizando as atividades do ano de 2023 do programa de alfabetização ‘Tempo de Aprender’, a prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou na sexta-feira (15), no auditório da Seduc, um encontro com os assistentes de formação da rede municipal de ensino, para celebrar os resultados exitosos alcançados, dialogar sobre novas estratégias de ensino e aprendizagem e promover um momento de confraternização entre a categoria.

“Considerando o processo de alfabetização como proposta de política pública que contempla a aprendizagem da criança como um ser em formação, a Prefeitura de Juazeiro aderiu ao Programa Tempo de Aprender por entender que ele permite o aperfeiçoamento do processo de leitura e escrita dos estudantes da rede municipal, além de valorizar os profissionais da área com a oferta de formação continuada para o desenvolvimento profissional desses educadores. A ideia é potencializar o trabalho pedagógico nas escolas, garantindo os direitos de aprendizagem segundo as bases legais da educação”, explicou a coordenadora municipal do Programa, Neuraci da Costa.

A assistente de formação da Escola Municipal Centro Social Urbano Américo Tanuri, Maria Salete Silvino Cardoso dos Santos, compartilhou o sentimento de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes em processo de alfabetização. “Esse momento é muito satisfatório, pois compartilhamos nossas experiências vivenciadas durante todo o ano letivo, onde várias atividades foram desenvolvidas em sala de aula para auxiliar o aluno no processo de alfabetização. Finalizar essa etapa tão importante na vida deles me enche de emoção, orgulho e motivação para continuar contribuindo com a formação do processo de leitura e escrita. Nossa função está pautada no desenvolvimento das competências e habilidades, além oferecer estímulo e a confiança de que todos os estudantes são capazes de aprender e se desenvolver”, concluiu a assistente de formação.

Programa tempo de Aprender
O Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC), visa potencializar o processo de alfabetização, por meio da leitura e do raciocínio lógico, no tempo adequado, para os alunos do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, com a presença de professores assistentes que auxiliam no suporte necessário para que os alunos dominem as habilidades e competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a elevação da qualidade do ensino.

Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

Juazeiro: Educação inclusiva pautou formação para profissionais de ensino cívico-militar realizada pela prefeitura

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou neste sábado (05), no Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, localizado no bairro Malhada da Areia, uma formação destinada para os profissionais da unidade educacional, abordando o tema: “Educação inclusiva: Um desafio! Um Direito!”.

Coordenada pela Superintendência Pedagógica, junto a equipe do Espaço Humanizar e Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI) da Seduc, a formação promoveu um diálogo sobre as ações desenvolvidas na rede municipal de ensino acerca da educação inclusiva no contexto de um ensino de Gestão Compartilhada PMBA, considerando aspectos como vulnerabilidade social, noções legislativas sobre os direitos das pessoas com deficiência e adaptação curricular para atendimento efetivo desse público.

A coordenadora do Espaço Humanizar”, Jussya Rodrigues, que na ocasião foi uma das ministradoras da formação, falou sobre a iniciativa. “Nós trouxemos orientações gerais sobre inclusão, indicando a necessidade da equipe pedagógica, junto a Polícia Militar (PM), dialogarem sobre estratégias de acolhimento e compreensão para atender os alunos com necessidades educacionais especiais dentro do espaço educacional, garantindo a matrícula, a permanência e aprendizagem desses estudantes, contando com o apoio multiprofissional da saúde e da educação”, comentou Jussya.

Participante da formação, o sargento e tutor disciplinar do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, Arlindo Filho, destacou a importância da ação. “Dialogar sobre inclusão é estar atento para trabalharmos com foco na garantia do acesso pleno à educação, considerando todas as especificidades da condição humana, principalmente em uma instituição de ensino que atende uma localidade em situação de vulnerabilidade social”, disse Arlindo.

“Fazendo uma referência à declaração do autor Salamanca, a linha de ação sobre necessidades educativas especiais, proclama que as escolas comuns representam o meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatórias, ressaltando que o princípio fundamental desta linha de ação das escolas, deve acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras”, considerou Jumária Monteiro, coordenadora do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI), integrado ao Espaço Humanizar da Seduc

Camila Santana/Ascom Seduc

Fotos: Luan Medrado/Ascom

Multiplicadores: UPAE Petrolina participa de formação para implantação da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), a convite da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), participou esta semana de uma formação de multiplicadores com o objetivo de implantar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais regionais do Estado de Pernambuco.

A capacitação foi ministrada pelo médico infectologista Vinícius Vilaney e pela equipe de IST, Aids e Hepatites Virais do Estado, e teve como objetivo principal o repasse das recomendações da PEP, que consiste na utilização de medicamentos para redução de risco em pessoas que estiveram em exposição ao HIV.

O evento foi realizado no auditório do Hotel Barramares, no bairro Piedade, no Recife, e reuniu profissionais da saúde interessados em contribuir para a disponibilidade dessa estratégia de prevenção na rede pública de saúde. Durante a formação, foram discutidos os aspectos fundamentais da PEP, incluindo sua indicação medicamentosa, preenchimento de fichas de notificação e o papel dos profissionais de saúde no processo de implementação.

“É de extrema importância o acesso a outras medidas de proteção, para redução do risco de infeção pelo HIV. As UPAs, nesse sentido, são essenciais para a disponibilidade dessa estratégia, juntamente ao governo do Estado. Então, ponto para todos”, disse em tom de agradecimento ao convite, o enfermeiro gerente do Núcleo de Epidemiologia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Wanderson Lima, que esteve representando a UPAE Petrolina no encontro.

Ascom