HU-Univasf se destaca como referência internacional na formação de profissionais da saúde

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem se consolidando como um importante centro de formação em saúde, com reconhecimento que ultrapassa as fronteiras nacionais. Além de prestar assistência de média e alta complexidade, a unidade desempenha papel estratégico na qualificação de profissionais e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2024, o hospital participa do Programa de Colaboração para a Formação de Recursos Humanos para a Saúde Brasil-Angola, recebendo médicos, enfermeiros e farmacêuticos para cursos de residências médicas e multiprofissionais. Ao todo, cinco profissionais angolanos já participaram da iniciativa, e a chegada de mais quatro médicos está prevista para 2026.

Um dos participantes é o médico Paulo Inocêncio da Fonseca, que concluiu a residência em Clínica Médica e atualmente cursa Cardiologia Clínica no HU-Univasf. Ele destaca a importância da especialização para contribuir com a melhoria da assistência em Angola, especialmente diante do aumento das doenças cardiovasculares.

LEIA MAIS

‘Cine Gestão’: inscrições abertas para formação gratuita que une audiovisual e empreendedorismo

Estão abertas as inscrições para uma formação gratuita promovida pelo projeto “Cine Gestão – Empreendedorismo e audiovisual no Sertão”. O objetivo é capacitar profissionais do audiovisual para gerenciar projetos, além de estimular o desenvolvimento cultural e econômico da região.Estão sendo disponibilizadas 30 vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de março por meio do preenchimento de formulário.

A formação ocorrerá entre os dias 7 e 14 de março e será dividida em três módulos, com encontros presenciais e virtuais: Capacitação Técnica em Audiovisual (30h); Produção Executiva e Gestão de Pessoas em Projetos Audiovisuais (20h); e Projetos Audiovisuais – Branding e Identidade (30h). A carga horária total é de 80 horas e as aulas presenciais serão realizadas no cineteatro da Praça Céu das Águas, no bairro Rio Corrente.

O Cine Gestão é realizado pela Jota Lens, com apoio da WW Filmes e incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

G1 Petrolina

Prefeitura de Juazeiro conclui primeiro ciclo de formações para professores de AEE da rede municipal

A Secretaria de Educação/Seduc, concluiu nesta quinta-feira (26), na Escola de Formação de Educadores Parlim, o primeiro ciclo formativo com os professores de Atendimento Educacional Especializado/AEE da rede municipal de ensino. A primeira formação de 2026, iniciada no dia 12 com o primeiro grupo, contou com cerca de 200 profissionais ao todo.

Para a Superintendente de Educação Inclusiva, Carliane Oliveira, a ação, que tem como tema “Porque eu sou essencial na minha escola?”, destacou a importância do profissional de AEE, responsável por contribuir na transformação das barreiras e fazer com que a escola seja verdadeiramente inclusiva. “Hoje discutimos o plano de atendimento do AEE, que o professor realiza com cada aluno na sala de recursos multifuncionais, além da importância do Plano Educacional Individualizado/PEI e da parceria entre os professores de AEE e da sala regular para que a inclusão aconteça de forma significativa”.

Para a Professora de AEE da EMEI Bom Jesus dos Navegantes, em Itamotinga, Josimere Dantas Nunes, as formações colaboram para um melhor desenvolvimento no atendimento aos alunos com deficiência e neurodivergentes. “A formação ajuda a esclarecer nossas dúvidas, amplia a aprendizagem e estimula a busca pelo conhecimento. É a partir dessas ações que a gente busca desenvolver um trabalho dentro da realidade de cada escola”.

Realizada mensalmente, de forma presencial e online, a formação continuada destinada aos professores e auxiliares de AEE proporciona uma maior qualificação para o atendimento aos estudantes com deficiência da rede municipal de ensino.

Ascom

Vigilância Sanitária promove formação sobre boas práticas para estudantes de estética em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina ofereceu uma formação voltada a estudantes do curso de pós-graduação em estética da Faculdade Soberana. A iniciativa teve foco nas normas e procedimentos que devem ser adotados em estabelecimentos da área. A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Educação Sanitária, da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, e reuniu cerca de 30 alunos para passar orientações aos futuros profissionais sobre a atuação segura e regular no mercado. Durante o encontro, foram abordados os principais passos para a abertura de consultório de estética, incluindo a legislação sanitária vigente, a documentação necessária para funcionamento e os procedimentos obrigatórios junto à Vigilância Sanitária.

Outro ponto destacado foi a classificação do estabelecimento, esclarecendo as diferenças entre clínica, consultório e espaço de estética, além da definição do Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) adequado para estética e estética avançada. Os participantes também receberam orientações sobre as atividades permitidas e vedadas conforme o enquadramento legal. No módulo sobre licenciamento sanitário, os estudantes foram orientados sobre como solicitar o alvará sanitário, prazos de renovação, principais motivos de indeferimento e quando é exigida a responsabilidade técnica, bem como quem pode assumi-la.

A estrutura física do consultório também esteve em pauta, com a apresentação dos requisitos mínimos exigidos, como ventilação adequada, iluminação, lavatórios e organização do fluxo entre áreas limpas e sujas. Foram destacados ainda os erros mais comuns identificados em fiscalizações. A capacitação incluiu orientações detalhadas sobre biossegurança e boas práticas, abrangendo normas de higienização e desinfecção, gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a importância da manutenção de protocolos e registros obrigatórios. Além disso, os alunos receberam informações sobre a regularização de equipamentos junto à Anvisa, produtos permitidos na estética, armazenamento correto e controle de validade.

O funcionamento da fiscalização sanitária também foi esclarecido, com explicações sobre o que é avaliado durante as inspeções, a postura adequada do profissional diante do fiscal e os procedimentos a serem adotados em caso de notificação ou auto de infração. Por fim, foram discutidas as responsabilidades éticas, sanitárias e legais da profissão, reforçando a importância de atuar dentro dos limites estabelecidos pela legislação para evitar penalidades e garantir a segurança dos clientes.

A iniciativa reforça o compromisso da Vigilância Sanitária com a educação preventiva e a qualificação dos futuros profissionais, contribuindo para a oferta de serviços de estética mais seguros e alinhados às normas sanitárias. A AMVS reforça que essas capacitações podem ser solicitadas via ofício para a Agência Municipal e seguir com a parceria educativa e os cuidados com a saúde pública em Petrolina.

Ascom

Novembro Negro: SEDES abre inscrições para Formação de Enfrentamento ao Racismo Institucional

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro, convida para a Capacitação Novembro Negro: Formação de Enfrentamento ao Racismo Institucional, realizada em alusão ao Novembro Negro. A atividade acontecerá no dia 25 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto, das 8h às 17h, e é voltada para servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), da Secretaria de Educação (SEDUC) e da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ).

A formação é uma oportunidade fundamental para fortalecer as práticas profissionais e reafirmar o compromisso institucional com a promoção da equidade racial. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link.

A SEDES reforça o convite para que os(as) servidores(as) elegíveis participem da formação e acompanhem toda a programação da última semana do Novembro Negro, que reforça o compromisso do município no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial.

Programação do Novembro Negro

25/11 (terça-feira)
Palestra sobre racismo contra pessoas em situação de rua
Local: Centro Pop
Horário: 10h às 12h

27/11 (quinta-feira)
Oficina e cadastramento do CREDIAFRO
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Horário: 8h às 17h
Oficina de facilitação e cadastramento de empreendedores(as) negros(as) interessados(as) em acessar crédito de R$ 3 mil a R$ 50 mil para fortalecimento de negócios.

27/11 (quinta-feira)
Diálogo com as mulheres de terreiro: A importância da participação no processo eleitoral
Local: Auditório da SEDES
Horário: 15h

28/11 (sexta-feira)
Mesa-redonda “Escutas Plurais: Raça, Gênero e Diversidade na Justiça Eleitoral”
Local: Teatro Luiz Galvão do Colégio Estadual Rui Barbosa – Av. ACM s/n – Juazeiro/BA
Horário: 14h às 18h
Inscrições abertas no site: eje.tre-ba.jus.br

28/11 (sexta-feira)
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CREAS
Horário: 10h

29/11 (sábado)
Mutirão de serviços nas comunidades quilombolas
Local: Comunidade Quilombola do Alagadiço
Horário: 8h às 12h
Atendimentos socioassistenciais, serviços de saúde, palestras e orientações jurídicas em parceria com a UNEB e a SEPROMI.

Asscom

Programa gratuito que forma jovens para o mercado de trabalho está com inscrições abertas

A Escola Social do Varejo (ESV) está com inscrições abertas, até o dia 30 de agosto, para formação gratuita de jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. São 300 vagas em Pernambuco e na Bahia, com certificado de conclusão do curso de extensão emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A formação é direcionada para jovens entre 17 e 24 anos, com Ensino Médio concluído na rede pública e renda familiar de até três salários mínimos. Os selecionados recebem um tablet com acesso à internet para uso durante o curso e benefícios como auxílio transporte, lanche e uniforme para as atividades presenciais.

O programa é fruto de uma parceria entre o Grupo Carrefour Brasil e o Instituto Aliança e existe desde 2010.

Serão 300 horas de capacitação, com encontros online semanais realizados de segunda a sexta-feira no período da manhã ou da tarde. Durante o curso, os jovens participarão de atividades teóricas e práticas que vão abordar competências socioemocionais e habilidades digitais e técnicas para melhorar o desempenho no varejo, além de visitas às lojas do Grupo Carrefour Brasil para aplicação prática do que foi aprendido.

A última etapa da formação é uma orientação na busca por emprego.As inscrições devem ser realizadas online, através do link https://bit.ly/ESV-PE-2024-1. Os candidatos aprovados precisam apresentar RG; CPF; comprovante de residência; declaração de conclusão do ensino médio ou a Ficha 19 para quem já finalizou; título de eleitor; foto 3×4; carteira de trabalho; PIS/NIS. Os jovens do sexo masculino devem ter certificado de reservista ou certificado de dispensa de incorporação.

JC

Juazeiro: Educação inclusiva pautou formação para profissionais de ensino cívico-militar realizada pela prefeitura

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou neste sábado (05), no Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, localizado no bairro Malhada da Areia, uma formação destinada para os profissionais da unidade educacional, abordando o tema: “Educação inclusiva: Um desafio! Um Direito!”.

Coordenada pela Superintendência Pedagógica, junto a equipe do Espaço Humanizar e Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI) da Seduc, a formação promoveu um diálogo sobre as ações desenvolvidas na rede municipal de ensino acerca da educação inclusiva no contexto de um ensino de Gestão Compartilhada PMBA, considerando aspectos como vulnerabilidade social, noções legislativas sobre os direitos das pessoas com deficiência e adaptação curricular para atendimento efetivo desse público.

A coordenadora do Espaço Humanizar”, Jussya Rodrigues, que na ocasião foi uma das ministradoras da formação, falou sobre a iniciativa. “Nós trouxemos orientações gerais sobre inclusão, indicando a necessidade da equipe pedagógica, junto a Polícia Militar (PM), dialogarem sobre estratégias de acolhimento e compreensão para atender os alunos com necessidades educacionais especiais dentro do espaço educacional, garantindo a matrícula, a permanência e aprendizagem desses estudantes, contando com o apoio multiprofissional da saúde e da educação”, comentou Jussya.

Participante da formação, o sargento e tutor disciplinar do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, Arlindo Filho, destacou a importância da ação. “Dialogar sobre inclusão é estar atento para trabalharmos com foco na garantia do acesso pleno à educação, considerando todas as especificidades da condição humana, principalmente em uma instituição de ensino que atende uma localidade em situação de vulnerabilidade social”, disse Arlindo.

“Fazendo uma referência à declaração do autor Salamanca, a linha de ação sobre necessidades educativas especiais, proclama que as escolas comuns representam o meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatórias, ressaltando que o princípio fundamental desta linha de ação das escolas, deve acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras”, considerou Jumária Monteiro, coordenadora do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI), integrado ao Espaço Humanizar da Seduc

Camila Santana/Ascom Seduc

Fotos: Luan Medrado/Ascom

Prefeitura de Juazeiro realiza formação com profissionais da educação para implantação de metodologia inovadora

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação (Seduc), segue inovando para garantir a oferta de uma educação de excelência nas escolas que integram a rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira (05), mais de 10 escolas receberam formação do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). A iniciativa teve como objetivo apresentar aos professores programas, tecnologias e metodologias inovadoras que serão utilizadas em sala de aula.

A equipe do NTM esteve presente no planejamento pedagógico da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, além de outras 11 escolas da rede municipal de ensino. A meta é que o NTM junto com a Superintendência de Ensino consigam participar do planejamento pedagógico de todas as 138 escolas da rede municipal ao longo do ano para introduzir novas tecnologias na rotina educacional.

Segundo o coordenador geral do NTM, Reginaldo Medrado, “o cronograma de planejamento conjunto prevê levar para o professor novidades tecnológicas que podem ser aproveitadas no ensino e aprendizagem. Em cada planejamento mensal será trabalhado o uso de uma ferramenta diferente, que irá potencializar a prática pedagógica dos educadores”, afirma Reginaldo.

Gamificação, filosofia robótica e outras metodologias foram partilhadas nesse dia de planejamento. Elidinalva Gonçalves, coordenadora da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, comenta sobre a importância da presença do NTM no planejamento. “O trabalho in loco nos aproxima e temos a oportunidade de tirar dúvidas, ao dominarmos essas práticas tornamos o conhecimento atrativo para os estudantes”, relata Elidinalva.

Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ

Foto: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

Profissionais da rede municipal de ensino de Juazeiro participarão de curso sobre desinfecção e sanitização escolar

Para reforçar o cuidado e prevenção ao coronavírus e suas variantes nas escolas municipais de Juazeiro, profissionais que atuam nas unidades de ensino participarão de um curso de desinfecção e sanitização escolar, que será realizado no dia 27 de janeiro. A iniciativa realizada pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) será aplicada pela empresa Vulcanjet Brasil, com o objetivo de garantir a segurança sanitária nas escolas, a partir das etapas de desinfecção do ambiente, superfícies e do ar, para eliminar microorganismos causadores de doenças, entre eles, as variantes do coronavírus, Delta e Ômicron.

O curso é destinado a cerca de 600 profissionais, entre auxiliares de serviços gerais, merendeiras, gestores e vice-gestores que atuam em unidades de ensino da sede e interior do município. A participação ocorrerá mediante inscrição prévia, que pode ser realizada até o dia 26 de janeiro, através de formulário eletrônico (https://www.even3.com.br/cursodesinfeccaoseducvulcanjet/).

Formações

As formações acontecerão na Comunidade Alcance, no período de 8h às 17h, de forma escalonada, e contarão com palestras ministradas por um corpo técnico especializado. O local também será sanitizado antes, nos intervalos e ao término do curso, bem como, as carteiras e utensílios utilizados.

“Essa atividade é mais uma ferramenta de preparação dos nossos colaboradores para o retorno das aulas, considerando as diversas repercussões da pandemia. Cuidar dos ambientes de ensino e orientar nossos profissionais quanto a esse cuidado que será diário nas escolas, é imprescindível para a segurança sanitária de nossos alunos e colaboradores”, finalizou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

Ascom

Faculdade Senac realiza projeto Sustentabilidade na Gastronomia

Com foco na valorização da culinária sertaneja, a Faculdade Senac em Petrolina, por meio do curso de Tecnologia em Gastronomia, realizará nos dias 26 e 27 de novembro, das 19h às 21h, o projeto Sustentabilidade na Gastronomia, que vai contar com os webinares  “Gastropancs: Sabores do Sertão” e “Sabores e Temperos do Vale do São Francisco”. O evento é gratuito e, devido à pandemia do novo coronavírus, acontecerá virtualmente, por meio da plataforma Google Meet.

No dia 26, o webinar “Gastropancs: Sabores do Sertão” visa difundir e conhecer as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e sua utilização em estabelecimentos gastronômicos. Para isso, contará com a palestra “Importância e Utilização das Pancs no Vale do São Francisco”, ministrada pela chef de cozinha Juci Melo, do Restaurante Flor de Mandacaru. A programação também contará com a apresentação de receitas utilizando Pancs.

LEIA MAIS

Inscrições para cursos da Faculdade Senac estão abertas; há vagas para Petrolina

Em uma oferta que contempla seis opções de cursos nas cidades do Recife, Caruaru e Petrolina, a Faculdade Senac Pernambuco abre inscrições para o Processo Seletivo 2020.2. A seleção teve início sexta-feira (17), realizada por prova on-line, ou por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), portador de diploma ou transferência externa. A oferta também prevê uma política de descontos que podem chegar aos 50%. Os candidatos podem realizar as inscrições pelo site da FacSenacPE, no link www.vestibular.faculdadesenacpe.edu.br

“Para este segundo semestre, tivemos que nos adaptar à nova realidade. Nas aulas teóricas, nossos professores já foram qualificados e têm obtido excelente aprovação no uso das ferramentas remotas. Agora, com o novo processo seletivo, otimizamos e concentraremos todas as ações on-line, na intenção de oferecer o máximo de segurança possível para todos”, pontua Christiana Santoro, gerente Acadêmica do Ensino Superior.

LEIA MAIS

Senac oferece 200 vagas em cursos técnicos gratuitos EAD em Pernambuco

Para quem busca realizar o sonho de se qualificar para o mercado de trabalho, o Senac ofertará cursos técnicos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EAD), através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em diversos estados. Em Pernambuco, são 200 vagas para os cursos técnicos em Administração, Logística, Recursos Humanos e Secretariado.

As inscrições serão realizadas somente via Internet, pelo endereço https://www.ead.senac.br/gratuito/, a partir do meio dia de 8 de junho até 18 de junho, ao meio-dia (horários de Brasília).

LEIA MAIS

Alunos do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Petrolina fazem doação de sangue

(Foto: Ascom/PMP)

Com as aulas suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus, alunos do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Petrolina encararam uma nova missão nesta quarta-feira (15). Eles foram ao Hemocentro do Município (Hemope) realizar um ato de solidariedade, doar sangue para quem precisa.

O desafio foi lançado pelo inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Lima, que também é instrutor no Curso de Formação. A adesão foi geral, até daqueles que estão nas suas cidades de origem durante o período de distanciamento social. Além do Hemope de Petrolina, os hemocentros de Caruaru e Feira de Santana também receberam doações.

LEIA MAIS

Secretaria de Educação do Município de Verdejante realiza “Formação Pedagógica”

A Secretaria Municipal de Educação de Verdejante realizou no início da semana, na escola Joaquim Tavares de Sá, “Formação Pedagógica” com todos os professores, cuidadores, coordenadores pedagógicos e gestores de toda rede Municipal de ensino.

O processo de aperfeiçoamento teve como módulos a educação inclusiva, educação infantil e o programa “A Prova Brasil”, que acontecerá com alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e foi realizado pela Secretaria de Educação e a Editora Moderna.

Para “Formação Pedagógica” foi desenvolvida uma metodológica voltada para atender a todos os seguimentos da educação municipal, fortalecendo o processo metodológico e aprimoramento das atividades direcionadas para as dificuldades de aprendizagem dos estudantes.

Esta capacitação vem acontecendo a cada unidade do diário anual escolar alcançando resultados satisfatórios no desenvolvimento da educação no município, por ter como objetivo principal o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e subsidiar os professores nas atividades desenvolvidas e conduzidas no cotidiano escolar.

511 aprovados em concurso da Polícia Civil de Pernambuco iniciam Curso de Formação nesta segunda

Os aprovados vão reforçar as delegacias do Estado já no início de 2020

O governador Paulo Câmara dará as boas vindas aos 511 aprovados no concurso de agente da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) que iniciam nesta segunda-feira (12.08) o Curso de Formação da Academia Integrada de Defesa Social (Acides). A cerimônia acontecerá às 9h, no Auditório Tabocas, do Centro de Convenções, em Olinda, e contará com a presença do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do chefe da PCPE, Joselito Kehrle do Amaral.

Os aprovados vão reforçar as delegacias do Estado já no início de 2020. De acordo com a SDS, o Curso de Formação tem caráter classificatório e eliminatório, com 716 horas/aula, e segue até 27 de dezembro.

O treinamento inclui disciplinas como Investigação Policial; Inteligência de Polícia Judiciária; Abordagem Policial; Armamento, Munição e Tiro; Direitos Humanos; Criminalística; Prática Policial; e Gerenciamento de Crises e Desastres. Enquanto frequentarem a Academia, os alunos têm direito a bolsa-formação de R$ 1.100. Ao m do curso, os aprovados ficam habilitados para a nomeação e posse.

1234