Professores da rede municipal selecionados em Programa de Mestrado e Doutorado da UPE já podem realizar matrícula

Os professores da rede municipal de ensino de Juazeiro selecionados para o Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares/PPGFPPI da Universidade de Pernambuco/UPE já podem fazer a sua matrícula, até o dia 5 de março. A participação dos professores é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Educação e a UPE, a fim de reforçar a formação continuada dos professores da rede municipal.

Para o edital 2025, o convênio permitiu a ampliação do número de vagas de mestrado, de 5 para 15 vagas, e de doutorado, de 1 para 3 vagas. Ao todo, o processo seletivo aprovou 10 professores da rede municipal de Juazeiro para o curso de mestrado e 2 para o curso de doutorado.

A coordenadora do PPGFPPI/UPE, Áurea Dias de Sousa, falou sobre a importância da celebração do convênio. “Pra gente é muito importante celebrar esses convênios porque estamos contribuindo para a formação desses profissionais, para que eles melhorem a sala de aula de onde eles estão inseridos. Esse é o objetivo do mestrado e do doutorado profissional, contribuir de forma imediata com o crescimento da escola e evolução da aprendizagem”

Em reunião com a coordenadora do PPGFPPI/UPE na última sexta-feira (27), a gestora de políticas públicas da Seduc, Mary Adriana dos Santos Evangelista destacou a importância dos convênios firmados com as universidades para a qualificação profissional da rede municipal de ensino de Juazeiro.

“Nós temos uma meta do Plano Municipal de Educação, que é aumentar o nível de qualificação dos professores com mestrado e doutorado. Então, as parcerias e convênios com as universidades fazem parte dessa luta. Isso reflete na formação dos professores, na sala de aula e também na remuneração dos profissionais, que passam a receber uma retribuição pela titulação, a partir da conclusão dos cursos”, pontuou Mary.

As aulas do PPGFPPI serão iniciadas na próxima segunda-feira (09).

Ascom

Programa para professores das redes pública e privada de Pernambuco

Em parceria com o governo dos Estados Unidos e o Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada dos EUA, a ABA English Education abriu inscrições de um programa de desenvolvimento profissional para fortalecer o ensino da língua inglesa no Brasil. Financiado pela Missão Diplomática dos EUA, o Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE) é gratuito e voltado a professores de inglês (ensino médio e fundamental) das redes pública e privada de Pernambuco. Os interessados devem se inscrever até terça-feira (3).

Estrutura e aulas – O programa totaliza 100 horas e será dividido em dois módulos. A primeira parte envolve 50 horas, prevista para começar no dia 11 de março e finalizar em maio deste ano. Já a segunda fase, também contando com  50h, inicia em setembro e vai até novembro. Os temas trabalhados serão a implementação prática da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino de inglês como Língua Franca, metodologias ativas, cultura Maker e o desenvolvimento de competências do Século XXI.  O curso terá aulas virtuais (ao vivo) todas as quartas-feiras, das 18h às 20h, através da plataforma online Canvas Instructure. Além dos encontros ao vivo, haverá atividades complementares a serem realizadas semanalmente na mesma plataforma.

Pré-requisitos e inscrições – Para participar, é necessário ser professor(a) de inglês em atividade no Ensino Médio ou Fundamental (anos finais), residir em Pernambuco e ter disponibilidade para os encontros virtuais ao vivo e atividades online. O candidato deve preencher o formulário https://forms.gle/byCf7Aq8p8oMccZK7 com as informações e documentos solicitados para efetivar a inscrição até o dia 3 de março (terça-feira). Candidatos com documentação incompleta não serão processados. Em caso de dúvidas e outras informações, entre em contato com a ABA English Education, pelo email [email protected] ou telefone (81) 3427-8827.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro conclui primeiro ciclo de formações para professores de AEE da rede municipal

A Secretaria de Educação/Seduc, concluiu nesta quinta-feira (26), na Escola de Formação de Educadores Parlim, o primeiro ciclo formativo com os professores de Atendimento Educacional Especializado/AEE da rede municipal de ensino. A primeira formação de 2026, iniciada no dia 12 com o primeiro grupo, contou com cerca de 200 profissionais ao todo.

Para a Superintendente de Educação Inclusiva, Carliane Oliveira, a ação, que tem como tema “Porque eu sou essencial na minha escola?”, destacou a importância do profissional de AEE, responsável por contribuir na transformação das barreiras e fazer com que a escola seja verdadeiramente inclusiva. “Hoje discutimos o plano de atendimento do AEE, que o professor realiza com cada aluno na sala de recursos multifuncionais, além da importância do Plano Educacional Individualizado/PEI e da parceria entre os professores de AEE e da sala regular para que a inclusão aconteça de forma significativa”.

Para a Professora de AEE da EMEI Bom Jesus dos Navegantes, em Itamotinga, Josimere Dantas Nunes, as formações colaboram para um melhor desenvolvimento no atendimento aos alunos com deficiência e neurodivergentes. “A formação ajuda a esclarecer nossas dúvidas, amplia a aprendizagem e estimula a busca pelo conhecimento. É a partir dessas ações que a gente busca desenvolver um trabalho dentro da realidade de cada escola”.

Realizada mensalmente, de forma presencial e online, a formação continuada destinada aos professores e auxiliares de AEE proporciona uma maior qualificação para o atendimento aos estudantes com deficiência da rede municipal de ensino.

Ascom

Câmara aprova reajuste salarial de 5,5% para professores da rede municipal de Juazeiro

A Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro aprovou por unanimidade, na quinta-feira (19), o reajuste salarial para os professores da rede municipal de ensino em 5,5%. A medida, que está acima do percentual de reajuste estabelecido pelo Governo Federal, garante a valorização dos educadores que atuam nas escolas do município e reforça o compromisso da gestão municipal com a categoria.

De acordo com a Lei aprovada, o reajuste será aplicado sobre o vencimento da tabela da carreira do magistério vigente em dezembro de 2025, com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026. O aumento segue as diretrizes do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Público Municipal.

O reajuste também contempla os profissionais aposentados e pensionistas com direito à paridade, pagos pelo Instituto de Previdência de Juazeiro, assegurando que a valorização alcance quem já contribuiu com a educação do município ao longo dos anos. A lei aguarda, agora, a sanção do prefeito e entrará em vigor a partir da sua publicação.

Ascom

Carro achado no N6 em Petrolina pode ter sido usado em sequestro de cozinheira

Um carro com as mesmas características do que teria sido usado no sequestro da cozinheira Gerlane Maria dos Santos, no bairro Alto do Cocar, em Petrolina, foi encontrado em uma estrada no Núcleo 6 (N6) do Projeto Senador Nilo Coelho, na zona rural do município, na manhã deste sábado (14). Equipes da Polícia Civil (PC) e peritos estão indo ao local onde o carro foi encontrado. Segundo o irmão de Gerlane, André Sobral, ainda não há nenhuma informação sobre onde ela esteja.

Em nota, a PC diz que está “investigando a ocorrência gerada no dia 12, preliminarmente como sequestro”. Ainda segundo a nota da PC, “um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos, identificar a autoria e a motivação do crime”.

Entenda o caso

Gerlane Maria dos Santos, de 46 anos, voltava do trabalho quando foi levada por um homem encapuzado, no final da tarde da quinta-feira (12). Os suspeitos estavam em um carro vermelho, da Volkswagen. Segundo familiares, Gerlane trabalha como cozinheira em uma creche no Alto do Cocar. Ela foi abordada quando chegava na casa de um aluno, na Rua 19. “Botaram a arma no dono da casa e levaram ela. Foi ele que foi avisar lá em casa sobre o sequestro”, diz André Sobral, irmão de Gerlane.

A Polícia Militar (PM) disse em nota que “ao chegarem ao local, uma testemunha relatou ter ouvido uma mulher batendo no portão e gritando por socorro. Quando abriu o portão, um homem armado, possivelmente com um revólver calibre .38, apontou a arma em sua direção e ordenou que o fechasse. A testemunha obedeceu, mas continuou ouvindo os gritos da mulher. Ao abrir o portão novamente, foi novamente ameaçada pelo suspeito, sendo obrigada a fechá-lo”.

Ainda de acordo com a PM, “em seguida, o indivíduo colocou a vítima à força dentro de um veículo Gol vermelho e deixou o local. A testemunha informou ainda ter encontrado uma munição calibre .38 no chão, próximo ao ponto onde o carro estava estacionado. O suspeito foi descrito apenas por características físicas, sem identificação nominal”.André descreveu a irmã como uma pessoa trabalhadora, de bom coração e querida por todos no bairro.

“Sempre ajudava, sempre quem precisava que falava com ela, ela ajudava. Bastante conhecida no bairro, redondeza, em todo lugar. Ficou um negócio estranho. Não tem motivo, a família também não tem confusão com ninguém”.

G1 Petrolina

Professores poderão ter direito à merenda escolar nas escolas públicas

Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco o Projeto de Lei Ordinária nº 003533/2025 que assegura aos professores e demais profissionais da educação, em efetivo exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, o direito à alimentação oferecida aos estudantes durante o período letivo.

De acordo com a proposta, o consumo dos alimentos deverá respeitar a prioridade dos alunos, não gerar custos adicionais para os profissionais e não reduzir direitos como vale-alimentação ou benefícios equivalentes. O texto também determina que o alimento seja consumido no mesmo local e junto aos estudantes, sem distinção de cardápio.

Na justificativa, o autor da proposta, deputado João Paulo (PT), explica que o objetivo é reconhecer o papel essencial dos trabalhadores da educação no processo pedagógico, inclusive durante as refeições, consideradas parte importante da convivência escolar. O documento cita ainda que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já reconheceu o consumo da alimentação escolar pelos profissionais da educação como prática educativa e de integração comunitária.

O projeto deverá ser regulamentado pelo Poder Executivo e entra em vigor na data de sua publicação, caso seja aprovado pelo Legislativo. A proposição foi encaminhada às 1ª, 2ª, 3ª e 5ª comissões da Alepe.

Diario de Pernambuco

Prova Nacional Docente: saiba o que levar para a prova deste domingo

Mais de 1,08 milhão de candidatos farão a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) , neste domingo (26), em 750 cidades das cinco regiões do país. Os municípios estão listados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  A PND tem o objetivo de estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino públicas do Brasil.

Quem ainda não consultou o local de prova, pode acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição disponível no site do Sistema PND, com login da plataforma Gov.br. O documento traz o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta ainda se o participante terá tratamento pelo nome social, se for o caso, ou atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, pessoas idosas, gestantes e lactantes.

O que levar
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no domingo, dia do exame. Porém, o candidato não poderá fazer anotações no cartão ou mantê-lo sobre a mesa durante a prova:

Documentos com foto: É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH digital, RG Digital e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado e com o funcionamento devidamente testado, para acessá-lo mesmo sem internet no momento da identificação na entrada da sala onde fará a prova do certame.

Entre documentos físicos aceitos, estão carteiras de identidade emitidas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, carteira de trabalho, passaporte brasileiro e outros previstos nos editais do certame.

As cópias de documentos, mesmo autenticadas por cartórios, não serão permitidas, nem fotos do documento, mesmo que estejam na galeria de fotos do celular. Não serão aceitos também: registro civil de nascimento, título de eleitor (impresso ou sem foto), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), protocolo do documento de identidade, além de documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Caneta preta: O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta de material transparente para usar no dia das provas. Não serão fornecidas canetas, e não será permitido se comunicar para pedir material durante as provas. Por isso, é recomendado levar mais de uma caneta reserva. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.

Eletrônicos: conforme o edital, equipamentos eletrônicos, como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes, com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de prova até a saída definitiva do local de prova.

O envelope deverá ser guardado embaixo da cadeira do próprio inscrito. Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular quando tiverem saído dos locais de prova.

Comunicação: os candidatos também serão eliminados do concurso se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou usando calculadoras ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações ou quaisquer dispositivos eletrônicos.

Roupas e acessórios: os candidatos não poderão usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, sob pena de eliminação.

Horários – O cronograma da prova é o mesmo em todo o país e segue o horário de Brasília. Por isso, os candidatos devem ficar atentos aos diferentes fusos horários do país.

A aplicação da prova da PND seguirá horários a seguir:
– abertura dos portões: 12h
– fechamento dos portões: 13h
– início da prova: 13h30
– término da prova: 19h

Não será permitida a entrada de candidatos antes do horário de abertura, nem após o horário de fechamento dos portões.
A prova terá duração de cinco horas e 30 minutos. Os candidatos devem ficar obrigatoriamente na sala de aplicação da PND, pelo menos duas horas contadas a partir do início da prova.

A prova
A prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação de docentes. De acordo com o edital da PND 2025, a prova será composta por duas partes. A primeira trará questões sobre formação geral de todos os docentes e a outra será de componente específico.

A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente. A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

A PND
A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação pública para o ofício de professor, também não é um concurso. O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, também tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino. A prova será realizada anualmente pelo Inep. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

A Tarde

Prefeitura de Juazeiro empossa novos professores concursados da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, realizou nesta terça-feira (26), no Centro de Cultura João Gilberto, a solenidade de posse dos novos professores concursados que irão atuar na rede municipal de ensino. Ao todo, 23 educadores assinaram o ato de posse com o prefeito Andrei Gonçalves e a secretária de Educação Maéve Melo.

Os novos servidores irão atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Atendimento Educacional Especializado/AEE, reforçando o quadro pedagógico do município. “Estou muito feliz por ter sido recebida na rede municipal de ensino com todo esse acolhimento, mas também muito ansiosa porque estamos prestes a iniciar um novo desafio, uma nova jornada”, disse Cassandra Ravena de Souza, empossada para a função de professora de Ciências, em Itamotinga.

Durante o evento, a secretária Maéve Melo deu boas vindas aos novos servidores, falou sobre as ações de valorização dos professores e lembrou a importância da chegada dos novos profissionais. “Essa posse representa o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com o direito dos aprovados no concurso. Nós precisamos de vocês para que tragam novas ideias, nos ajudem a melhorar nossos indicadores educacionais e nos ajudem a fazer a diferença na educação de Juazeiro”, pontuou

Além da presença de familiares dos professores e dos servidores da Seduc, a solenidade de posse também contou com a participação do diretor da APLB Sindicato, Gilmar Nery, do vereador Ziel Almeida e do vice-prefeito Tiano Felix.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro dará posse a novos professores concursados nesta terça-feira (26)

A Secretaria de Educação/Seduc de Juazeiro realizará, nesta terça-feira (26), a solenidade de posse dos novos professores concursados que irão atuar na rede municipal de ensino. O evento acontecerá às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto.

Os novos servidores irão atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Atendimento Educacional Especializado/AEE. “A convocação desses novos professores representa o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com o cumprimento dos direitos dos aprovados no concurso. Os novos servidores chegam para reforçar o quadro da nossa rede e contribuir diretamente para a melhoria dos indicadores educacionais de Juazeiro”, ressaltou a secretária Maéve Melo.

A expectativa da gestão municipal é que até o final da vigência do concurso uma nova chamada seja realizada.

Ascom

Professora de Petrolina ganha prêmio nacional com projeto inovador sobre tecnologia

A rede municipal de ensino de Petrolina continua sendo um celeiro de boas notícias. Desta vez, o destaque é para a professora Willmara Marques Monteiro, da Escola Municipal Professor Paulo Freire, que foi uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir. A premiação reconhece práticas inovadoras na educação básica brasileira, destacando iniciativas conectadas com a realidade dos estudantes e das escolas. Ao todo, o Porvir recebeu 951 projetos de educadores de todos os estados do Brasil. Destes, 30 finalistas foram selecionados e tiveram suas práticas publicadas no site da iniciativa, concorrendo em 10 categorias. Willmara foi a grande vencedora na Categoria de Melhor Projeto de Tecnologia do Brasil.

O projeto que garantiu a vitória da professora é intitulado Hackers da Caatinga, desenvolvido na Escola Paulo Freire. O objetivo da iniciativa é fomentar o pensamento matemático e computacional dos alunos, promovendo o senso de pertencimento à região e incentivando a preservação da Caatinga. Para isso, o projeto busca integrar a matemática com outras disciplinas, como história, geografia e ciências, através de desafios interdisciplinares. Além disso, amplia o acesso dos estudantes à tecnologia e à programação, preparando-os para os desafios do futuro.

Sobre a conquista, a professora Willmara destacou a importância do reconhecimento para a valorização da educação inovadora. “Esse prêmio representa a força dos professores que acreditam no poder transformador da educação. Nosso projeto nasceu da necessidade de conectar os alunos à sua própria realidade e mostrar que a tecnologia pode ser uma aliada na preservação ambiental e no desenvolvimento da nossa região. Estou muito feliz por ver esse trabalho sendo reconhecido nacionalmente e espero que ele possa inspirar outros educadores a inovarem em sala de aula”, ressaltou Wilmara.

Os vencedores do Prêmio Professor Porvir participarão da cerimônia de premiação em São Paulo no mês de maio e terão suas experiências registradas na publicação de um livro. Além disso, os professores premiados passarão a atuar como embaixadores do Porvir, contribuindo para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras em todo o país. Essa conquista reforça o potencial dos educadores da rede municipal de Petrolina e destaca a importância de projetos que conectam a educação à realidade local, proporcionando aos alunos oportunidades de aprendizado significativas e transformadoras.

Ascom

IFSertãoPE Campus Ouricuri abre inscrições de processo seletivo para professor formador e tutor

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado IFSertãoPE campus Ouricuri para formação de cadastro de reserva para as funções de professor formador e tutor. A seleção é destinada ao curso semipresencial de Formação e Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas Aplicadas e Reorientação Curricular na Perspectiva de Paulo Freire.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio de um formulário eletrônico da instituição até o dia 9 de março. Para se inscrever, os candidatos devem ser maiores de 18 anos, possuir CPF e RG, preencher corretamente o formulário online, anexar os documentos comprobatórios em formato PDF.

Podem participar profissionais graduados, servidores públicos federais ativos do IFSertãoPE ou de outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. E também alunos da graduação, desde que atendam aos requisitos especificados no edital. Entre as exigências, estão a comprovação da qualificação necessária e não estar afastado das funções laborativas por motivo de licença.

O edital completo com todas as informações sobre requisitos, etapas do processo seletivo e documentação necessária, está disponível no site do IFSertãoPE (clique aqui).

G1 Petrolina

Governo da Bahia convoca mais 133 professores para Educação Básica

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), anunciou a convocação de mais 133 candidatos classificados na seleção pública para contratação temporária de pessoal na função de professor da Educação Básica.

Os convocados devem enviar todos os documentos digitalizados ao correio eletrônico [email protected], para análise preliminar a ser realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação entre os dias 27 de janeiro a 7 de fevereiro.

No mesmo período, os candidatos deverão comparecer pessoalmente com a documentação original e fotocópia aos locais indicados no edital. Quem foi aprovado para Salvador deve comparecer à sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), entre 8h30 às 11h30 da manhã e 14h às 17h da tarde.

Já quem foi aprovado no interior precisará se dirigir, nos mesmos período e horários, à sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), com a mesma documentação.

A Tarde

Nomeados 176 professores para a rede pública de Pernambuco

Um total de  176 professores para a rede pública estadual de Pernambuco foi nomeado pela governadora Raquel Lyra nessa sexta-feira (25). As nomeações foram publicadas neste sábado (26), no Diário Oficial do Estado.De acordo com o Governo Estadual, “os novos servidores fazem parte da lista de reposição e irão reforçar unidades de ensino em diversos municípios pernambucanos.”

“Já nomeamos mais de cinco mil profissionais da educação desde o início da gestão. Essas nomeações se juntam ao investimento de R$ 5,5 bilhões que estamos fazendo através do Juntos pela Educação”, afirmou, através de nota, a governadora Raquel Lyra.

O programa Juntos pela Educação compreende, além de novos profissionais para as escolas, investimentos como novos ônibus escolares e reformas e construções de unidades de ensino estaduais.

Folha PE

Uneb abre processo seletivo para professores com salário de até R$ 4 mil

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou edital para contratação temporária de professor substituto em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). São 102 vagas a serem distribuídas em diferentes campi da instituição de ensino e o salário chega a R$ 4 mil.Os interessados deverão realizar inscrição entre os dias 19 de setembro e 3 de outubro, através do site da Uneb (link do edital abaixo).

A taxa de inscrição é de R$ 200. O processo atende a demanda de 32 departamentos e inclui oportunidades para área da educação, ciências exatas, humanas e literatura.

Para a função temporária, a remuneração inicial corresponde ao valor pago à classe de Professor Auxiliar, nível A, da carreira do Magistério do Ensino Superior do Estado da Bahia. O valor é de R$ 2.022,41, quando submetido ao regime de trabalho de 20 horas semanais ou R$ 4.044,82, para 40 horas semanais.

O processo seletivo consistirá em três etapas: entrevista, aula pública e prova de títulos. Do total de vagas oferecidas, 30% serão reservadas aos candidatos que se autodeclararem negros, pretos ou pardos, e 5% para aos candidatos com deficiência. Os professores convocados neste edital exercerão a função de substituir professores efetivos afastados de forma justificada. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 19 de novembro.

O prazo de validade da seleção pública será de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais podendo, antes de esgotado esse prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração. O selecionado poderá solicitar, após geração da matrícula, por meio de requerimento específico, o pagamento de Incentivo Funcional correspondente à titulação de especialização, no percentual de 20% do vencimento básico, ou de Mestrado, no percentual de 40% ou de Doutorado, no percentual de 60%, não cumulativos. Poderá haver ainda o acréscimo na remuneração, por dia útil trabalhado, de auxílio alimentação e de auxílio transporte.

A distribuição da carga horária poderá ocorrer nos turnos diurno ou noturno, de acordo com as especificidades da função temporária e as necessidades da universidade.

Edital

Correio da Bahia

Grande caminhada e ato público realizado pela APLB Sindicato de Juazeiro reuniu trabalhadores em educação nesta quinta-feira (22) na luta por seus direitos

A APLB Sindicato em Juazeiro convocou e os trabalhadores e educação compareceram em peso ao grande movimento realizado na manhã desta quinta-feira (22) saindo da frente do prédio do sindicato e tomando as ruas da cidade em direção ao Paço Municipal. Um ato público foi feito em busca de respostas da gestão Suzana Ramos quanto às reivindicações da categoria que continuam sendo ignoradas e estão ocasionando as paralisações dos professores em sinal de protesto a esse descaso com os direitos dos profissionais.

Enfrentando até mesmo opiniões de ódio disseminadas em redes sociais, uma coisa é certa e não vai mudar: os trabalhadores em educação da rede pública municipal de ensino de Juazeiro vão continuar em busca da garantia absoluta de seus direitos. E, à frente dessa classe incansável de profissionais da educação está a entidade APLB Sindicato que tem e sabe sustentar o compromisso de levantar a bandeira de todos os trabalhadores da educação.

O diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery, assegura que continua avançando nessa luta e comemora a cada dia a união e o engajamento da categoria aos movimentos. “Hoje tivemos uma caminhada grandiosa, duplicando o número de participação e ficamos muito felizes em ver que a categoria entende seu papel de luta, de vir às ruas reivindicar os seus direitos. Nada nos intimidará e vamos conseguir sim a revisão do piso e a nossa promoção na carreira, porque tudo isso é direito. Governos passam e os trabalhadores continuam no serviço público”, ressalta Gilmar.

Em tom firme ele enfatiza que “não podemos esmorecer diante de governos que não nos respeitam, que tentam intimidar através de corte de ponto, de terrorismo com os contratados, com os recém concursados que estão em estágio probatório. Nada disso intimidou a categoria e, nem mesmo aqueles que são ligados ao poder, à prefeita e chamam os professores de preguiçosos, querendo nos rotular como partidários. Estamos aqui fazendo política educacional, política de respeito e conquista de direitos”.

Os trabalhadores em educação realizaram um grande ato em frente ao Paço e todos que se inscreveram tiveram direito a voz, mostrando a qualquer um que a importância de se ter, de forma limpa e transparente, um processo democrático. Para Gilmar Nery, essa foi mais uma oportunidade de expor o compromisso com a educação e passar para a categoria que o foco da entidade é a reivindicação da revisão do piso salarial no percentual de 2% e a promoção na carreira até então ignorada pelo governo municipal que agora está correndo atrás, quando deveria ter acontecido desde o mês de Julho de 2024.

“Nossa assembleia vai acontecer na próxima terça-feira (27). Queremos que todos saibam que essa é uma categoria de luta e asseguramos com a firmeza própria da nossa classe: enquanto não chegar um parecer da prefeitura, continuamos na trincheira de luta”, finaliza Gilmar Nery.

Ascom

12