Escolas municipais de Petrolina intensificam ensaios para o Concurso de Quadrilhas Infantis

Oito escolas disputarão a 3ª edição do concurso no dia 5 de junho, com premiação total de R$ 26,5 mil

O clima de São João já tomou conta das escolas da rede municipal de Petrolina. Com saias rodando, chapéus de palha e muita animação, estudantes de 9 a 13 anos estão nos preparativos para a 3ª edição do Concurso de Quadrilhas Infantis, promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina.

As apresentações acontecerão no dia 5 de junho, a partir das 18h, na quadra do SESC Petrolina.

Ao todo, oito escolas participarão da competição. Os ensaios são conduzidos por coreógrafos das agremiações juninas, que acompanham duas unidades escolares cada. Além da preparação artística, o projeto busca fortalecer o trabalho em equipe, a convivência e a valorização da cultura popular nordestina.

LEIA MAIS

Professores da rede municipal selecionados em Programa de Mestrado e Doutorado da UPE já podem realizar matrícula

Os professores da rede municipal de ensino de Juazeiro selecionados para o Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares/PPGFPPI da Universidade de Pernambuco/UPE já podem fazer a sua matrícula, até o dia 5 de março. A participação dos professores é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Educação e a UPE, a fim de reforçar a formação continuada dos professores da rede municipal.

Para o edital 2025, o convênio permitiu a ampliação do número de vagas de mestrado, de 5 para 15 vagas, e de doutorado, de 1 para 3 vagas. Ao todo, o processo seletivo aprovou 10 professores da rede municipal de Juazeiro para o curso de mestrado e 2 para o curso de doutorado.

A coordenadora do PPGFPPI/UPE, Áurea Dias de Sousa, falou sobre a importância da celebração do convênio. “Pra gente é muito importante celebrar esses convênios porque estamos contribuindo para a formação desses profissionais, para que eles melhorem a sala de aula de onde eles estão inseridos. Esse é o objetivo do mestrado e do doutorado profissional, contribuir de forma imediata com o crescimento da escola e evolução da aprendizagem”

Em reunião com a coordenadora do PPGFPPI/UPE na última sexta-feira (27), a gestora de políticas públicas da Seduc, Mary Adriana dos Santos Evangelista destacou a importância dos convênios firmados com as universidades para a qualificação profissional da rede municipal de ensino de Juazeiro.

“Nós temos uma meta do Plano Municipal de Educação, que é aumentar o nível de qualificação dos professores com mestrado e doutorado. Então, as parcerias e convênios com as universidades fazem parte dessa luta. Isso reflete na formação dos professores, na sala de aula e também na remuneração dos profissionais, que passam a receber uma retribuição pela titulação, a partir da conclusão dos cursos”, pontuou Mary.

As aulas do PPGFPPI serão iniciadas na próxima segunda-feira (09).

Ascom

Estudantes da rede municipal ganham passaporte para o conhecimento com lançamento de programa de intercâmbio

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou o programa Juazeiro pelo Mundo, que oferece intercâmbio educacional e cultural para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Com 20 vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por provas de matemática, português e inglês. Os aprovados poderão estudar em escolas no exterior, participando de aulas culturais, educacionais e atividades diversas.

O programa, financiado com recursos municipais, inclui auxílio financeiro, passagens aéreas, seguro-saúde e kit de apoio para garantir uma experiência completa e segura. O lançamento contou com a presença do Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, além de parlamentares e membros da secretaria municipal de educação. A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a importância da iniciativa para ampliar as oportunidades dos estudantes:

“Os alunos vão ter uma oportunidade única de viajar para o Canadá ou Inglaterra este ano, com possibilidade de, no futuro, ter intercâmbios também para países de língua espanhola. O programa começa agora e promete crescer ainda mais”. Com a viagem prevista para janeiro de 2026, o edital de inscrições será lançado ainda em 2025, marcando o início de uma nova era para os jovens de Juazeiro, que terão a chance de ampliar seus horizontes e enriquecer sua formação.

Ascom

Juazeiro vai lançar programa inédito de intercâmbio cultural internacional para estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, vai lançar na terça-feira (26), às 10h, no Centro de Cultura João Gilberto, o programa Juazeiro pelo Mundo. A iniciativa pioneira vai possibilitar aos estudantes da rede municipal de ensino o intercâmbio educacional e cultural no exterior.

Oprograma será instituído por lei municipal e visa oferecer oportunidades de aprendizado em contextos internacionais para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados. Os selecionados poderão participar de cursos intensivos de línguas estrangeiras, atividades acadêmicas, esportivas, artísticas e culturais, além da convivência com estudantes e famílias de outros países.

Financiado com recursos municipais, o Juazeiro pelo Mundo vai garantir benefícios como auxílio financeiro para manutenção, passagens aéreas, seguro-saúde e kit de apoio. Para participar, os estudantes deverão passar por processo seletivo e atender a critérios como frequência mínima exigida e autorização dos responsáveis.

A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a importância do programa para a formação dos estudantes. “O Juazeiro pelo Mundo é um marco para a educação do nosso município. É um programa que vai incentivar autonomia e abrir portas para que nossos estudantes vivenciem novas culturas, aprendam outros idiomas e retornem a Juazeiro com experiências que irão impactar suas vidas e a nossa rede”.

Ascom

Convênio entre a Prefeitura de Juazeiro e a UPE vai possibilitar a oferta de cursos de mestrado e doutorado para professores da rede municipal

A qualificação da rede municipal de ensino é uma das prioridades da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc). Para alcançar esse objetivo, a Seduc vem traçando uma série de estratégias para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino, entre elas, um convênio entre a Prefeitura e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina. A parceria vai viabilizar o acesso dos professores a cursos de mestrado e doutorado.

Nesta segunda-feira (10), a secretária de Educação, Maéve Melo, a sua superintendente Pedagógica, Nilmara Mércia, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Raimunda Áurea Dias de Sousa, discutiram a parceria. “Nós queremos fortalecer esse convênio, que já existe, e ampliar essa parceria com a UPE, tanto com a oferta dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, como com a formação continuada dos professores”, pontuou a secretária Maéve Melo.

A coordenadora do PPGFPPI, Áurea Dias de Sousa, explicou como funciona a parceria entre as duas instituições. “Nós temos um convênio com a Prefeitura de Juazeiro, em que nós oferecemos cinco vagas para o Mestrado e uma vaga para o doutorado, além de um curso preparatório para a pós-graduação, em que oferecemos a formação sobre o projeto de pesquisa, metodologias e etapas do projeto, para que os professores se apropriem desse conhecimento e possam entrar em nosso programa”.

A professora da Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira de Oliveira, Iane Samara, já é aluna do Programa e destaca a importância do aprendizado para o seu trabalho em sala de aula. “Eu estou concluindo esse mestrado, que é de grande importância para a minha rede e para a minha evolução profissional. É um curso que aumenta os nossos desejos de renovar as nossas habilidades, de estudar e aprofundar conhecimentos”.

A previsão do PPGFPPI é que as inscrições para o curso preparatório aconteçam ainda no primeiro semestre de 2025.

Ascom

Miguel Coelho garante novo piso salarial para professores de Petrolina

Petrolina sai mais uma vez na frente na politica de valorização dos professores. O prefeito Miguel Coelho anunciou nesta quarta-feira (09) um reajuste salarial para garantir que todos os profissionais da rede municipal passem a receber o valor do novo piso nacional. O projeto de lei sobre o reajuste será enviado à Câmara de Vereadores até a próxima semana para acelerar o pagamento.
A iniciativa vai contemplar mais de 3.700 professores que atuam na rede. Esta medida, segundo o prefeito, é mais uma forma de valorizar e garantir condições de trabalho aos profissionais do ensino público que tem a melhor avaliação do Ministério da Educação entre as grandes e médias cidades de Pernambuco. “Recentemente, garantimos um auxílio de R$ 8 mil para os professores, adquirimos novos equipamentos para creches e escolas e estamos investindo forte na expansão do ensino em tempo integral. Os professores são prioridade em Petrolina porque temos a meta de ter a melhor educação do Brasil. Valorizar essa categoria é essencial para alcançar esse objetivo, mas principalmente para assegurar um futuro brilhante para as crianças e adolescentes de nossa cidade”, defendeu o prefeito.

Resultado da pré-matrícula online dos alunos da Educação Infantil na rede municipal de juazeiro é divulgada

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro informa que o resultado dos alunos inscritos na pré-matrícula online, para o segmento Educação Infantil, já está disponível no Portal da Educação Municipal – através do endereço eletrônico matricula.juazeiro.ba.gov.br -, onde os pais poderão ter acesso à lista dos contemplados com uma vaga na rede municipal de ensino.

É importante lembrar que há, ainda, a necessidade de concluir o processo de matrícula presencialmente nas escolas, conforme dia e horários agendados, respeitando todas as normas sanitárias contra a pandemia do Covid-19.

LEIA MAIS

Matrícula: Entrega de documentos de alunos veteranos seguem até 14 de janeiro em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

 

Responsáveis por alunos veteranos na rede municipal de ensino de Juazeiro (Infantil V ou 5° ano do Fundamental), que realizaram as matrículas on-line no período de 05 a 07 de janeiro, devem ficar atentos ao período de entrega da documentação comprobatória para validação da matrícula 2022. O procedimento para esse grupo iniciou nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 14 de janeiro, de forma presencial nas escolas, conforme data e horário agendados pelo Portal da Educação Municipal, para cada responsável legal pelo estudante, como medida preventiva ao coronavírus.

Documentação

Para validação são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou documento de identificação da criança com foto (original e cópia); CPF da mãe ou responsável legal (original); Carteira de Identidade da mãe ou responsável legal (original); Comprovante de residência da mãe ou responsável legal; Carteira de Vacinação (original e cópia); Número do NIS (Número de Identificação Social) da criança; Duas fotos ¾ e Transferência Escolar.

Matrículas online acabam com filas nas escolas municipais de Petrolina

 

As filas de pais em busca de vagas para os filhos em escolas de Petrolina, felizmente, ficaram no passado. Com a informatização da matrícula da rede municipal de ensino da cidade, quem vai a uma das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, nesta época do ano, se depara com um ambiente tranquilo e sem filas. Desde 2020 a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina realiza a matrícula de forma virtual, democratizando o acesso e dando mais um passo na construção de uma cidade inteligente.

 

A modernização do processo de matrícula é resultado do trabalho da Secretaria da Educação, a partir das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico da administração municipal. Quando assumiu a gestão da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em 2016, a gestora Eli Gonçalves lembra que o período de matrículas era um dos mais complicados na unidade. “Os pais dormiam na porta da escola e de manhã, quando alguns percebiam que não conseguiriam a vaga, começavam as brigas. O processo eletrônico é bastante interessante porque as famílias conseguem consultar pela internet se há disponível a vaga desejada e solicitar online mesmo. Então, quando vem para a escola, chega somente para confirmar a matrícula“, revela a gestora.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina empossa 50 novos professores aprovados em concurso público

Como parte do planejando para o retorno gradual das aulas presenciais nas escolas no dia 2 de agosto, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, empossou 50 novos professores aprovados no concurso público ainda vigente do edital Nº 001/2018, que irão atuar na sede e zona rural em diversas áreas de ensino. A convocatória foi realizada de acordo com a necessidade da administração, respeitando o critério de ordem de colocação do resultado.

Essa é mais uma ação da plataforma ‘Petrolina Educa +’, iniciativa da Prefeitura de Petrolina para melhorar o ensino de mais de 55 mil alunos da rede municipal. O secretário de Educação, Plínio Amorim, dá as boas-vindas aos novos servidores e destaca a importância do investimento para estruturar as escolas na retomada das aulas presenciais.

LEIA MAIS

Juazeiro: decreto suspende aulas até 15 de maio e determina interdição da Orla 2

Medidas ficam mais restritivas em Juazeiro (Foto: Maria Akemi)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim sancionou na segunda-feira (13) o Decreto n° 333/2020 no qual prorroga a suspensão das aulas da rede municipal até 15 de maio. A decisão é uma das séries de medidas adotadas pela Prefeitura durante a pandemia do novo coronavírus.

O Decreto também determina a interdição da Orla 2 para prática esportiva e de lazer. Juazeiro tem registrado diversos casos de H1N1 e covid-19 e está com as aulas na rede municipal suspensas desde o dia 13 de março.

Em relação ao funcionamento do comércio e serviços, a Prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente. Estão podendo funcionar apenas os serviços essenciais, como supermercado, farmácias, postos de combustível e alimentação como delivery.

Pais de autistas e professores de Atendimento Especial cobram resposta sobre mudança na rede municipal de Petrolina

Educação dos alunos especiais foi debatido hoje na Câmara (Foto: Ascom/PMP)

Em meio ao debate sobre o Requerimento de Paulo Valgueiro (MDB), a Câmara de Vereadores de Petrolina abriu espaço para ouvir os profissionais da rede municipal de ensino. Um grupo de mães e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) chamou atenção às mudanças no início do atual ano letivo.

Cerca de 200 famílias estão sendo afetadas pois haverá a troca dos atuais AAE por assistentes educacionais contratados, que não seriam pessoas qualificadas a esse trabalho. Luciana Gomes, é mãe de dois autistas atendidos nas escolas municipais e explicou a situação atual.

Luiz Gustavo falou sobre apreensão (Foto: Blog Waldiney Passos)

Pais e mães preocupados

“Até o ano passado a gente tinha os auxiliares, pessoas preparadas para estar com eles na sala de aula para dar o apoio educacional. Esse ano fui surpreendida porque terminou o contrato deles e não teve outro processo seletivo e não terá. O que teve foi um processo seletivo para assistente educacional, alguns não têm nem Ensino Médio Completo”, contou.

Segundo Luciana, esses novos profissionais não são capacitados ao atendimento, o que preocupa as famílias dos autistas. “Na escola a gente quer o cuidado educacional, esse é o papel do auxiliar, de estar lá para desenvolver isso”, continuou.

Alunos apreensivos

Luiz Gustavo é autista e um dos atendidos nas escolas municipais. Ele retomou os estudos nessa semana, com o início do ano letivo e disse temer por sua formação educacional. “Pra mim o que minha auxiliar fez, se tirarem eu não sei o que vou fazer. Eles são voltados para os alunos que têm deficiência como eu, elas já estão acostumadas com a gente“, disse.

Prefeitura responde

Em nota, a Prefeitura de Petrolina informou que os novos professores passarão por uma capacitação. A Secretaria de Educação alega não haver prejuízo pedagógico aos estudantes e que o contrato dos atuais docentes termina apenas em 22 de fevereiro, dando tempo da gestão formar os substitutos.

Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inicia diálogo com gestores escolares com foco no ano letivo de 2020

(Foto: Ascom/PMP)

A pouco mais de três meses para o fim do ano, a Prefeitura de Petrolina já começou a intensificar o planejamento escolar para 2020. Para isso, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Margareth Costa, está realizando reuniões individualizadas com os gestores escolares da rede municipal, com a finalidade de organizar o quadro de pessoal de cada unidade de ensino e receber as demandas para o planejamento do próximo ano letivo.

Entre as ações prioritárias da pasta estão: garantir a presença dos professores em sala de aula durante todo o ano letivo, sem interrupções nas sequências didáticas; assegurar o fornecimento dos materiais de suporte ao estudante; continuar com as ações de manutenção, ampliação de salas, revisão da rede elétrica e ampliação da instalação de ares-condicionados. Bem como, garantir o número suficiente dos técnicos administrativos e equipe de apoio, mantendo o bom funcionamento do ambiente escolar.

O objetivo do diálogo é preparar a equipe da Seduce para realizar o planejamento do próximo ano, a partir das prioridades das unidades.  “O órgão central do sistema de ensino deve planejar e atender as demandas das unidades em tempo hábil, como condição para o desenvolvimento do processo pedagógico escolar e, consequente alcance das metas de aprendizagem estabelecidas. Estamos nos antecipando para garantir o melhor para nossos alunos em 2020”, ressalta Margareth Costa, gestora da pasta.

Prefeitura vai avaliar domínio em português e matemática de 24 mil alunos de Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Mais de 24 mil estudantes da rede municipal de Petrolina estão se preparando para a realização das provas da ‘Avaliação PROMAP/IQE’ que acontecem entre os dias 4 e 6 de junho. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina vai analisar mais de 860 turmas de alunos do 3º ao 9º ano, nas escolas da sede e interior do município, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Coordenada pela Secretaria de Educação Cultura e Esporte, através do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), as provas irão analisar: Leitura e Interpretação de texto; Matemática e Produção de texto. O instituto será o responsável pela correção dos gabaritos e das produções textuais. Após cerca de 40 dias, os resultados serão encaminhados para a secretaria onde será traçado um planejamento de atividades de intervenções e formação de professores, além de acompanhamento em plantões pedagógicos.

A coordenadora do PROMAP, Marcleide Miranda, destaca a necessidade de ações como essa para o planejamento pedagógico.“As avaliações externas, através dos resultados, concebe a reflexão sobre princípios e referenciais apontados. Considero essa ação de avaliar e intervir, como etapas norteadoras da prática educacional, cada uma delas como momentos subseqüentes com diferentes graus de intensidade e significado”, pontua.

Alunos de escolas municipais de Petrolina foram avaliados em matemática e português

Mais de 12.500 alunos de escolas municipais de Petrolina são avaliados em matemática e português.

Cerca de 12.500 estudantes do 2º, 5º e 9º ano da Rede municipal de Petrolina foram avaliados, nessa quarta-feira (28), em Português e Matemática do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE).

O objetivo da avaliação é traçar o grau de domínio dos alunos nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar.

O resultado das provas gera o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), que permite medir, anualmente, a qualidade da educação de Pernambuco.

LEIA MAIS
123