Juazeiro pelo Mundo: Com as malas cheias de histórias e muita emoção, estudantes da rede municipal retornam de intercâmbio na Inglaterra

Depois de quatro semanas vivendo uma experiência transformadora na cidade de Eastbourne, na Inglaterra, os 20 estudantes da rede municipal selecionados pelo programa Juazeiro pelo Mundo voltaram para casa com as malas cheias de histórias e muita saudade. Para esse grupo, o domingo (01) foi marcado por um encontro emocionante com suas famílias, no aeroporto de Petrolina.

Na bagagem, além de muitas histórias para contar, eles trouxeram, também, as lembranças, novas amizades, conhecimento, autonomia e sonhos ainda maiores. “Essa viagem foi incrível. Lá eu consegui manter contato com pessoas que falam inglês e eu ainda não tinha muito conhecimento. Mas com o passar do tempo eu comecei a entender o que eles diziam e aprender bem mais”, disse a estudante Ingrid Lorraine.

O Juazeiro pelo Mundo é um programa de Intercâmbio Cultural Internacional promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc. Durante o período no exterior, os intercambistas realizaram um curso intensivo de Língua Inglesa na Twin School Centre, onde conviveram com alunos de diversas nacionalidades e participaram de aulas de campo, atividades culturais e visitas a museus.

Ao recepcionar os estudantes, a secretária de Educação, Maéve Melo, destacou que a chegada da primeira turma de intercambistas marca um momento histórico para o município. “Estamos muito emocionados por ter encerrado essa primeira missão do programa Juazeiro pelo Mundo, recebendo esses meninos e meninas que voltaram cheios de conhecimento. Nós ficamos muito felizes em poder oportunizar aos nossos estudantes da rede pública uma viagem internacional para que eles possam adquirir novos aprendizados e conhecer novas culturas”.

Ascom

Juazeiro pelo Mundo: Município se prepara para o retorno da primeira turma de intercambistas do programa

Há quatro semanas vivendo na cidade de Eastbourne, na Inglaterra, os intercambistas juazeirenses do Juazeiro pelo mundo estão prontos para retornar para casa. O programa, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, proporcionou a experiência do intercâmbio cultural internacional para 20 estudantes da rede municipal de ensino, que irão aterrissar no aeroporto de Petrolina neste domingo (01).

Durante o período de intercâmbio, os estudantes estão realizando um curso de Língua Inglesa na Twin School Centre, onde eles convivem com alunos de diversas nacionalidades. Na escola inglesa, os intercambistas têm uma rotina intensiva para o aperfeiçoamento do idioma, que incluem aulas de campo e atividades culturais, como a visita à museus, por exemplo.

A estudante Raquel Raquel Lindayane da Silva Moura, aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, destacou a importância da experiência que está vivenciando. “Esse programa abriu muitas portas na minha vida, inclusive eu estou aprendendo muitos novos hábitos e conhecendo novas culturas. Já conheci pessoas do Peru, da Itália, da Espanha, conversei com elas, pratiquei o meu inglês e estou aprimorando. Aqui, a evolução está sendo muito boa. Os momentos, as memórias, as fotos, o conhecimento, tudo isso está sendo incrível. Eu estou realizando um sonho”, frisou Raquel.

Nesta sexta-feira (27), os estudantes receberam o certificado do curso de Inglês realizado na Twin School Centre. Todos os alunos obtiveram excelentes resultados e avançaram de nível.

Ascom

Estudantes da rede municipal ganham passaporte para o conhecimento com lançamento de programa de intercâmbio

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou o programa Juazeiro pelo Mundo, que oferece intercâmbio educacional e cultural para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Com 20 vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por provas de matemática, português e inglês. Os aprovados poderão estudar em escolas no exterior, participando de aulas culturais, educacionais e atividades diversas.

O programa, financiado com recursos municipais, inclui auxílio financeiro, passagens aéreas, seguro-saúde e kit de apoio para garantir uma experiência completa e segura. O lançamento contou com a presença do Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, além de parlamentares e membros da secretaria municipal de educação. A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a importância da iniciativa para ampliar as oportunidades dos estudantes:

“Os alunos vão ter uma oportunidade única de viajar para o Canadá ou Inglaterra este ano, com possibilidade de, no futuro, ter intercâmbios também para países de língua espanhola. O programa começa agora e promete crescer ainda mais”. Com a viagem prevista para janeiro de 2026, o edital de inscrições será lançado ainda em 2025, marcando o início de uma nova era para os jovens de Juazeiro, que terão a chance de ampliar seus horizontes e enriquecer sua formação.

Ascom