Juazeiro pelo Mundo: Com as malas cheias de histórias e muita emoção, estudantes da rede municipal retornam de intercâmbio na Inglaterra

Depois de quatro semanas vivendo uma experiência transformadora na cidade de Eastbourne, na Inglaterra, os 20 estudantes da rede municipal selecionados pelo programa Juazeiro pelo Mundo voltaram para casa com as malas cheias de histórias e muita saudade. Para esse grupo, o domingo (01) foi marcado por um encontro emocionante com suas famílias, no aeroporto de Petrolina.

Na bagagem, além de muitas histórias para contar, eles trouxeram, também, as lembranças, novas amizades, conhecimento, autonomia e sonhos ainda maiores. “Essa viagem foi incrível. Lá eu consegui manter contato com pessoas que falam inglês e eu ainda não tinha muito conhecimento. Mas com o passar do tempo eu comecei a entender o que eles diziam e aprender bem mais”, disse a estudante Ingrid Lorraine.

O Juazeiro pelo Mundo é um programa de Intercâmbio Cultural Internacional promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc. Durante o período no exterior, os intercambistas realizaram um curso intensivo de Língua Inglesa na Twin School Centre, onde conviveram com alunos de diversas nacionalidades e participaram de aulas de campo, atividades culturais e visitas a museus.

Ao recepcionar os estudantes, a secretária de Educação, Maéve Melo, destacou que a chegada da primeira turma de intercambistas marca um momento histórico para o município. “Estamos muito emocionados por ter encerrado essa primeira missão do programa Juazeiro pelo Mundo, recebendo esses meninos e meninas que voltaram cheios de conhecimento. Nós ficamos muito felizes em poder oportunizar aos nossos estudantes da rede pública uma viagem internacional para que eles possam adquirir novos aprendizados e conhecer novas culturas”.

Ascom

Juazeiro pelo Mundo: Município se prepara para o retorno da primeira turma de intercambistas do programa

Há quatro semanas vivendo na cidade de Eastbourne, na Inglaterra, os intercambistas juazeirenses do Juazeiro pelo mundo estão prontos para retornar para casa. O programa, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, proporcionou a experiência do intercâmbio cultural internacional para 20 estudantes da rede municipal de ensino, que irão aterrissar no aeroporto de Petrolina neste domingo (01).

Durante o período de intercâmbio, os estudantes estão realizando um curso de Língua Inglesa na Twin School Centre, onde eles convivem com alunos de diversas nacionalidades. Na escola inglesa, os intercambistas têm uma rotina intensiva para o aperfeiçoamento do idioma, que incluem aulas de campo e atividades culturais, como a visita à museus, por exemplo.

A estudante Raquel Raquel Lindayane da Silva Moura, aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, destacou a importância da experiência que está vivenciando. “Esse programa abriu muitas portas na minha vida, inclusive eu estou aprendendo muitos novos hábitos e conhecendo novas culturas. Já conheci pessoas do Peru, da Itália, da Espanha, conversei com elas, pratiquei o meu inglês e estou aprimorando. Aqui, a evolução está sendo muito boa. Os momentos, as memórias, as fotos, o conhecimento, tudo isso está sendo incrível. Eu estou realizando um sonho”, frisou Raquel.

Nesta sexta-feira (27), os estudantes receberam o certificado do curso de Inglês realizado na Twin School Centre. Todos os alunos obtiveram excelentes resultados e avançaram de nível.

Ascom

Estudantes da rede municipal ganham passaporte para o conhecimento com lançamento de programa de intercâmbio

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou o programa Juazeiro pelo Mundo, que oferece intercâmbio educacional e cultural para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Com 20 vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por provas de matemática, português e inglês. Os aprovados poderão estudar em escolas no exterior, participando de aulas culturais, educacionais e atividades diversas.

O programa, financiado com recursos municipais, inclui auxílio financeiro, passagens aéreas, seguro-saúde e kit de apoio para garantir uma experiência completa e segura. O lançamento contou com a presença do Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, além de parlamentares e membros da secretaria municipal de educação. A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a importância da iniciativa para ampliar as oportunidades dos estudantes:

“Os alunos vão ter uma oportunidade única de viajar para o Canadá ou Inglaterra este ano, com possibilidade de, no futuro, ter intercâmbios também para países de língua espanhola. O programa começa agora e promete crescer ainda mais”. Com a viagem prevista para janeiro de 2026, o edital de inscrições será lançado ainda em 2025, marcando o início de uma nova era para os jovens de Juazeiro, que terão a chance de ampliar seus horizontes e enriquecer sua formação.

Ascom

Vanessa Rios leva forró pernambucano aos Estados Unidos

A pernambucana Vanessa Rios, que já integrou diversas bandas e atualmente é uma das vocalistas da Capim com Mel, é uma das atrações do São João do Pitstop, que acontece neste sábado (28), na Flórida (Estados Unidos). O evento reúne centenas de pessoas todos os anos e conta com apresentações musicais, quadrilhas e comidas típicas, recriando o clima do Nordeste brasileiro em solo americano.

Vanessa se apresenta no São João do Pitstop à meia-noite do horário local (22h, horário de Brasília) levando o autêntico forró nordestino à terra do Tio Sam. No repertório, clássicos do forró e sucessos que embalam as festas juninas até hoje.

“Estou muito feliz em me apresentar pela primeira vez fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos. Vai ser um show especial e emocionante. Quero levar o melhor do nosso forró para todo mundo que estiver lá”, conta a artista.

Folha PE

Rota da Fruticultura: agricultores trocam experiências e impulsionam produção e exportação

Agricultores familiares, técnicos e líderes de cooperativas e associações participaram, nesta sexta-feira, 7 de janeiro, do Intercâmbio de Experiências das Rotas de Integração Nacional. O evento buscou fortalecer cadeias produtivas e impulsionar o desenvolvimento regional, conectando produtores dos Polos da Rota da Fruticultura.

A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial e da Coordenação-Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores, em parceria com os Polos da Rota da Fruticultura dos estados de Alagoas e Goiás.

A secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, ressaltou o potencial de promover trocas de experiências e de boas práticas entre agricultores de regiões com grande biodiversidade. “É muito importante esse momento porque os produtores conhecerão outras práticas, outros processos produtivos, outras formas de organização, e isso é muito interessante para a rota, porque a rota organização produtiva é um ponto crucial para o sucesso dos projetos que a gente desenvolve.”

A rota da fruticultura representa uma cadeia produtiva que agrega diversos segmentos, desde a economia circular, com o aproveitamento de resíduos da fruta, até a produção de matérias-primas associadas a cadeias produtivas da gastronomia, como a Rota do Mel e a Rota do Cordeiro.

Participaram do evento convidados dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia, e Goiás, além do Distrito Federal. Durante o evento foram abordados temas como concorrência com especialidade e qualidade, capacitação, revenda, e logística.

Brasil 61

Programa Ganhe o Mundo prorroga inscrições para 900 vagas de intercâmbio nos EUA, no Canadá e no Chile

O governo de Pernambuco prorrogou as inscrições no Programa Ganhe o Mundo, que oferece 900 vagas de intercâmbio internacional para estudantes do ensino médio das escolas estaduais. O prazo para se inscrever, que terminaria nesta segunda-feira (19), foi ampliado até as 23h59 da terça-feira (20).

De acordo com o edital do processo seletivo, que está disponível na internet, são 400 vagas para o Canadá, 300 para os Estados Unidos e 200 para o Chile. Ao se inscrever, cada candidato precisa preencher os dados solicitados e escolher o idioma (inglês ou espanhol) e o país de destino desejado.

De acordo com o governo de Pernambuco:
– Os estudantes selecionados vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas, de acordo com o país de destino), em escola de nível médio de um dos países;
– O resultado final da seleção será divulgado em outubro;
– Cada um dos 184 municípios do estado terá, ao menos, um estudante convocado pelo programa;
– As vagas remanescentes serão distribuídas entre os aprovados, sendo respeitada a classificação final;
– Os candidatos classificados asseguram apenas a expectativa de direito ao intercâmbio, pois a viagem depende da emissão de passaporte válido e da obtenção de vistos consulares;
– A data de embarque está prevista para até março de 2025.

Fases do processo seletivo:
A seleção é composta por duas etapas. A primeira tem caráter eliminatório e classificatório e será uma prova objetiva aplicada no dia 15 de setembro, no idioma escolhido pelo estudante na inscrição. Para aprovação, o candidato precisa alcançar nota mínima de 6.

“Uma novidade deste ano é que as provas objetivas para os estudantes matriculados na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Arquipélago de Fernando de Noronha serão aplicadas na própria unidade, não sendo mais necessário o deslocamento dos alunos até o Recife”, informou o governo de Pernambuco, em nota.

A segunda fase será a análise dos requisitos previstos no edital:
– Frequência mínima de 85% no primeiro ano do ensino médio;
– Média 7 em português e matemática;
– Idade máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no ato de inscrição;
– Idade mínima de 14 anos completos até a data do embarque.

G1 Pernambuco