Escritora Sidroniosa Pinheiro lança novo livro em evento cultural em Petrolina

A cidade de Petrolina será palco de uma tarde especial de arte e sensibilidade no próximo domingo (13), com a realização de um recital poético-musical em celebração ao Dia da Poesia. O evento também marca o lançamento do novo livro da escritora Sidroniosa Pinheiro, intitulado “Estaleiro”.

A programação começa às 16h, no Casarão Bar e Restaurante, localizado no Centro da cidade, e promete se estender pela noite, reunindo diferentes expressões artísticas. O público poderá acompanhar apresentações de poesia, música e outras manifestações culturais, com a participação de diversos talentos regionais.

Entre os convidados confirmados estão nomes como Poeta Nascimento, Graciele Cordelista, Sérgio Murilo, Vera Mariano, Hélio de Araújo, Jaquelyne Costa e Carlos Laerte, além das apresentações musicais de Raquel Wesley, Agamenon Alves e Mariano Carvalho.

LEIA MAIS

Festa do Interior 2026 tem lançamento oficial marcado em Casa Nova

A contagem regressiva já começou! A Prefeitura de Casa Nova convida toda a população para um momento especial que marca o início de uma das maiores celebrações culturais da região: o lançamento oficial da Festa do Interior 2026.

O evento acontece nesta quinta-feira, 30 de abril, véspera do Dia do Trabalhador, às 19h, no auditório do Colégio Estadual de Casa Nova. A programação promete um verdadeiro espetáculo de emoção, tradição e pertencimento, com apresentações culturais, quadrilhas juninas, surpresas e muita animação.

Mais do que um lançamento, a noite será uma experiência para o público, que terá acesso em primeira mão à grade oficial da Festa do Interior 2026 — considerada a maior festa do município e uma das mais aguardadas da região.

LEIA MAIS

Lançamento do São João 2026 de Senhor do Bonfim acontece na próxima segunda-feira

A contagem regressiva já começou! A Prefeitura de Senhor do Bonfim realiza, na próxima segunda-feira (20), às 19h, na Praça Nova do Congresso, o lançamento oficial do São João 2026. O evento promete confirmar, mais uma vez, o título de maior e melhor festejo junino da Bahia, reunindo moradores e visitantes em uma noite marcada por tradição, cultura e muita animação.

Considerado um dos mais importantes do Nordeste, o São João de Senhor do Bonfim chega carregado de expectativas. A cerimônia de lançamento apresentará as novidades da edição deste ano e dará início à preparação para uma das celebrações juninas mais grandiosas do país.

Para abrilhantar a noite, o público contará com o show do cantor Deivinho Novaes, que promete aquecer o clima festivo. A programação inclui ainda apresentações de quadrilhas juninas, espetáculo dos alunos da Escola de Sanfoneiros e shows dos artistas locais Dudu Negreiro e Jaldo do Acordeon, reforçando a valorização da cultura e dos talentos bonfinenses.

LEIA MAIS

Feira Barra AgroShow será lançada em Juazeiro e promete fortalecer o agronegócio da região

Marco Caviola – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra e Região

A cidade de Juazeiro será palco, no próximo dia 15 de abril, do pré-lançamento da segunda edição da Feira Barra AgroShow, evento que vem ganhando destaque no calendário do agronegócio regional.

As informações foram detalhadas durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, conduzido pelos comunicadores Waldiney Passos e Adriano Jaques. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra e Região, Marco Caviola, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor no Vale do São Francisco.

LEIA MAIS

Lançamento do São João terá esquema especial de trânsito na Orla de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da AMMPLA, anunciou um esquema especial de trânsito para o lançamento do São João 2026, que acontece nesta terça-feira (7), a partir das 18h, na Orla III.

De acordo com o órgão, não haverá interdição de vias no entorno do evento. No entanto, será proibido estacionar em alguns trechos da Orla III, medida que tem como objetivo garantir a fluidez do tráfego e a segurança de pedestres e condutores durante a programação.

LEIA MAIS

Lançamento do São João terá entrada grátis, mas público precisa se cadastrar

O Melhor São João do Brasil convida você para viver uma experiência inesquecível, unindo duas paixões que movem o país: o futebol e o São João. A festa de lançamento do São João de Petrolina 2026 promete marcar história com muita animação e grandes shows!

O evento será aberto ao público e contará com uma programação especial, reunindo grandes nomes da música nacional e regional. O acesso será gratuito, mas será necessário reservar o ingresso por meio do site https://pageeventos.com.br/eventos/6f82ea42-1f31-4786-81fa-518a69a21df1. Neste primeiro lote, serão disponibilizados 2.500 ingressos. Vale lembrar que a capacidade é limitada, visando garantir a segurança e o conforto de todos.

Entre as atrações confirmadas estão Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, Túlio Duarte, Desejo de Menina, Fabinho Testado, Elisson Castro, Keu Dantas, Trio Granah e Breno Landim, que prometem colocar todo mundo pra dançar ao som de grandes sucessos. A festa acontece na terça-feira (07), a partir das 18h, na Orla III, às margens do Rio São Francisco, um dos principais cartões-postais de Petrolina.

O lançamento marca o início do Ciclo Junino na cidade, dando o pontapé para uma temporada repleta de música, tradição e alegria, consolidando Petrolina como um dos maiores destinos juninos do país.

Barra AgroShow 2026 projeta o Médio São Francisco como nova potência do agro irrigado no Brasil

O agronegócio do Oeste da Bahia dá mais um passo estratégico rumo ao protagonismo nacional com o lançamento da Barra AgroShow 2026, marcado para o próximo dia 15 de abril, em Juazeiro. O evento de apresentação deve reunir lideranças políticas, empresários, investidores e representantes do setor produtivo, consolidando o município como ponto de partida para a divulgação de uma das regiões mais promissoras do agro irrigado brasileiro.

A escolha de Juazeiro para o lançamento não é por acaso. Inserida no coração do Vale do São Francisco, a cidade se conecta diretamente com o avanço da produção irrigada e com o crescimento de uma nova fronteira agrícola que vem ganhando destaque em todo o país: o Médio São Francisco.

LEIA MAIS

Professor Gilmar e Rosa Amorim lançam pré-candidaturas em Petrolina unindo forças do campo e da cidade

O vereador Professor Gilmar Santos (PT) e a deputada estadual Rosa Amorim (PT) lançam, na próxima segunda-feira (30), às 19h30, no Hotel do Grande Rio, em Petrolina, suas pré-candidaturas a Deputado Estadual e Deputada Federal. O ato marca a construção de uma dobradinha política que busca fortalecer a representação das lutas populares no Sertão de Pernambuco, conectando pautas do campo e da cidade.

Em seu terceiro mandato na Câmara Municipal, Professor Gilmar Santos tem se consolidado como uma das principais vozes das periferias de Petrolina. Com trajetória construída junto aos movimentos sociais e às bases populares, o parlamentar atua na defesa de direitos como saúde, educação, moradia, juventude e direitos humanos, além de exercer papel ativo de fiscalização e defesa da democracia no município.

Ao mesmo tempo, sua atuação se estende ao campo, com presença em ocupações e assentamentos rurais, onde defende os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras sem terra, a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar. Professor de História e ex-feirante, Gilmar construiu sua trajetória a partir das lutas populares e pastorais sociais, consolidando sua identidade como representante “do campo e da cidade”. Entre suas iniciativas, está a criação do Estatuto da Igualdade Racial de Petrolina, tornando o município o primeiro de Pernambuco a instituir uma legislação específica de combate ao racismo e promoção da igualdade.

A pré-candidatura de Rosa Amorim fortalece esse projeto político em nível federal. Deputada estadual em primeiro mandato, ela tem origem no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e integra a primeira geração de assentados da reforma agrária no estado. Nascida e criada no Assentamento Normandia, em Caruaru, construiu sua trajetória na militância social e no movimento estudantil.

Mesmo não sendo de Petrolina, Rosa tem ampliado sua atuação no Sertão, especialmente na defesa das famílias do campo. Um dos marcos recentes dessa atuação foi a intermediação para a criação do Assentamento Soberania Popular, na zona rural do município, oficializado em 2025. A área, antes ociosa e pertencente à CODEVASF, concedida à Embrapa, foi destinada à reforma agrária após dois anos de ocupação e hoje beneficia cerca de 100 famílias em uma área de 600 hectares .

A parlamentar também tem atuado em articulações para o fortalecimento do INCRA, da regularização fundiária e de políticas voltadas à agricultura familiar, além de pautas como combate à fome, igualdade racial, cultura, juventude e direitos das populações historicamente vulnerabilizadas, a exemplo da população LGBTQIAPN+..

A construção conjunta das pré-candidaturas aponta para uma estratégia de ampliação da presença política das pautas populares em Pernambuco. Ao unir a atuação nas periferias urbanas com as lutas do campo, Professor Gilmar Santos e Rosa Amorim buscam consolidar um projeto que represente, de forma mais ampla, trabalhadores e trabalhadoras do Sertão, aliados ao Presidente Lula.

O evento desta segunda-feira marca o início dessa articulação, que deve ganhar força ao longo do período eleitoral.

Ascom

João Campos monta chapa ao Governo de Pernambuco e consolida aliança com PT e PDT

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lança nesta quinta-feira (19), em evento no bairro do Pina, a chapa majoritária que disputará o Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A composição reúne o próprio João como candidato ao governo, o empresário Carlos Costa como vice, além de Humberto Costa (PT) e Marília Arraes (PDT) como candidatos ao Senado.

A formação da chapa é resultado de semanas de articulação política, envolvendo negociações em Brasília e no cenário local, e reflete uma estratégia ampla de consolidação de alianças no campo da centro-esquerda.

LEIA MAIS

“Qualquer Um é Um Zé” Tio Zé Bá lança reggae que confronta a vida editada das redes sociais e o racismo estrutural

Diretamente de Petrolina, a banda Tio Zé Bá lança neste sábado (14) o single “Qualquer Um é Um Zé”. A faixa integra o EP A Fresta e, em ritmo de reggae, articula crítica social, debate racial e propõe uma reflexão sobre a solidão produzida pela cultura digital. A canção parte de uma constatação simples: nas redes sociais, quase tudo é recorte. Postamos o que queremos mostrar, filtramos o que dói, editamos a rotina e transformamos a vida em vitrine. Estamos hiperconectados e, ainda assim, isolados. O resultado é uma existência artificial, construída por imagens e performances “uma vida quase real”, como diz um dos trechos da canção.

A crítica, no entanto, não se limita ao ambiente virtual. A música amplia o debate ao tocar em desigualdades sociais estruturais. Em um dos trechos mais contundentes, o artista afirma: “Dói ser preto, sim”. A partir daí, a canção conecta violência simbólica, exposição digital e a transformação de vidas negras em números e estatísticas. O algoritmo, nesse contexto, não é neutro, pois também reproduz hierarquias.

Para Maércio José, vocalista e compositor da banda, a música nasce de sua percepção pessoal de que a superficialidade digital não é apenas estética, mas estrutural. “A gente vive num tempo em que tudo vira vitrine: o amor, a dor, a opinião. ‘Qualquer Um é Um Zé’ fala dessa sensação de ser só mais um perfil no meio de milhões, enquanto questões reais, como o racismo e a falta de afeto, continuam atravessando nossas vidas. O reggae entrou como base porque carrega essa tradição de consciência, mas a gente quis trazer isso para o agora, para a era do algoritmo e da solidão conectada”, afirma.

“Qualquer Um é Um Zé” já está disponível nas plataformas de streaming e pode ser ouvida em: http://tratore.ffm.to/qualquerumeumze

Ascom

Prefeitura de Juazeiro prioriza segurança jurídica e inclusão territorial para o lançamento do Edital Aldir Blanc – Ciclo 2

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, informa à comunidade artística e à sociedade civil que o Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2 será lançado no mês de maio. O cronograma foi definido para garantir transparência, equilíbrio na distribuição dos recursos e segurança técnica e jurídica para todos os proponentes.

Antes do lançamento, o município está concluindo um mapeamento cultural amplo, que inclui artistas e fazedores de cultura da sede e dos distritos. A iniciativa busca ampliar o acesso às políticas públicas, valorizando as expressões culturais das zonas rurais e periféricas e assegurando que os recursos cheguem a quem mais precisa.

Outra etapa fundamental é a análise das diferentes linguagens artísticas presentes no território. A equipe técnica avalia áreas como música, artes visuais, literatura, dança, teatro, cultura popular e audiovisual, para que os valores do edital sejam distribuídos de forma justa, respeitando a diversidade e a realidade cultural de Juazeiro.

O município também conta com consultoria especializada para a elaboração do edital. Nesse momento, a gestão discute as propostas locais com a empresa contratada, garantindo que o documento final esteja alinhado às normas federais da PNAB e livre de inconsistências jurídicas, oferecendo mais segurança aos participantes.

Com o lançamento previsto para maio, a Prefeitura vai proporcionar tempo adequado e suporte técnico aos artistas, fortalecendo a economia criativa e o patrimônio cultural de Juazeiro, reconhecida nacionalmente como a “Terra da Bossa Nova”.

Ascom

Carlos Britto assume presidência do PL em Petrolina e lança oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal

Um novo capítulo começa no Sertão: coragem, propósito e compromisso ganham voz rumo a Brasília. O Partido Liberal realizou nesta sexta-feira (20), em Petrolina, o ato oficial de filiação do jornalista Carlos Britto ao partido e o lançamento da “Dobradinha do Sertão”, com Britto como pré-candidato a deputado federal e Lara Cavalcanti como pré-candidata a deputada estadual.

O evento reuniu a imprensa, lideranças estaduais e municipais, entre elas o presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, o deputado federal André Ferreira, o deputado estadual Abimael Santos e a presidente do PL Mulher Pernambuco, Izabel Urquiza. A cerimônia marcou um novo momento de fortalecimento do partido no Sertão.

Durante a solenidade, Anderson Ferreira destacou que a chegada de Carlos Britto amplia a representatividade da legenda na região. “O PL cresce em Pernambuco com organização e estratégia. A filiação e presidência de Britto fortalece o partido no Sertão e consolida um projeto que olha para o interior como prioridade”, afirmou.

Em discurso firme e carregado de emoção, Carlos Britto ressaltou sua trajetória e assumiu o compromisso de representar o Sertão em Brasília. “Hoje eu não falo apenas como jornalista. Falo como sobrevivente, como filho da periferia de Petrolina que venceu obstáculos para estar aqui. Sei o que é a escassez, sei o que é a dor de quem não é ouvido. Mas também sei o que é levantar todos os dias e correr atrás”, declarou.

Britto afirmou que a decisão de se filiar ao PL representa um passo além na sua atuação pública. “Chegou a hora de transformar experiência em ação direta. Estou pronto para ser parte das soluções, lutar pelos jovens que precisam de oportunidade, defender os empreendedores, fortalecer o agronegócio e dar voz firme ao Sertão na Câmara Federal. Esse não é um projeto pessoal, é um projeto pelas pessoas.” O ato também oficializou a presidência de Carlos Britto no PL local.

Ascom

Rio lança portal que usa o samba como ferramenta pedagógica

O samba vai além da música, é também uma manifestação cultural rica que ajuda a desenvolver noções de identidade, memória, território e pertencimento. Foi com essa ideia que a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou a plataforma Rio, Escola do Samba, que conecta pessoas à história da música e do carnaval carioca.

Segundo o Diretor do Núcleo de Produção da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro (MultiRio), Eduardo Guedes, responsável pela iniciativa, abraçar a potência educativa do samba foi algo natural.

“O que a gente fez, basicamente, foi reconhecer que o samba ensina, que o samba e o carnaval são, por si só, ambientes de aprendizagem”, disse. “Quando a gente fala de carnaval, a gente está falando de uma grande produção cultural, e a produção cultural é sempre uma produção de conhecimento”.

Aprendizado
Além de entretenimento interativo por meio de jogos, a plataforma também conta com materiais que contextualizam territórios tradicionais do samba, movimentos culturais espalhados pela cidade e apresenta personalidades históricas, como Tia Ciata, Pixinguinha e Cartola.

No Brasil, a Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as instituições de ensino fundamental e médio, públicas e privadas. E o objetivo da MultiRio é que esse material também possa ser explorado nas salas de aula.  “A gente pensa que a cidade, como um todo, também educa, também ensina, então, é importante que todo mundo, de alguma forma, reconheça o samba e o carnaval como essa potência pedagógica”, afirma Eduardo Guedes.

Todo material pode ser acessado no site da plataforma. Nos jogos, que incluem música, a brincadeira é tocar os instrumentos ou comandar uma bateria de escola de samba com a ajuda dos ritmistas da escola mirim da Acadêmicos do Grande Rio.  No mini documentário Onde mora o samba?, a agremiação Unidos de Vila Isabel apresenta a conexão do samba com os processos de formação territorial e memória coletiva da cidade.

Escolas do samba
A relação não é novidade. No Rio de Janeiro, espaços de conexão histórica com o samba, patrimônio cultural imaterial do estado, realizam trabalhos de manutenção socioculturais nos seus territórios há anos.   Agremiações como Mangueira, Beija-Flor e Portela contam com complexos culturais e esportivos, com oficinas de música, dança e artes marciais durante todo o ano, assim como pré-vestibulares sociais, cursos de capacitação profissional e ações de inserção para jovens no mercado de trabalho.

Nas escolas de samba mirins, sempre associadas a uma agremiação matriz, é uma exigência que crianças e jovens possuam uma boa frequência escolar e tirem boas notas para participar das atividades, um instrumento que reforça a permanência nos estudos.

Agência Brasil

Jornalista lança fotolivro sobre a relação das mulheres com o Rio São Francisco

Memória, trabalho, cultura e resistência através das histórias de mulheres com o Rio São Francisco, é o que propõe o jornalista e fotógrafo Caio Alves, que lançou um fotolivro sobre a relação de mulheres com o rio, em Petrolina. O autor escolheu 03 mulheres para representar a presença e o protagonismo feminino às margens do rio.

O fotolivro digital ‘Mulheres do (Velho Chico) Opará: conexões e histórias’, reúne fotografia, colagem e depoimentos de três mulheres que mantêm uma relação afetiva e cotidiana com o rio. Nele, o jornalista apresenta as histórias de Aline Alcântara, Alinne Café e Martha Nunes (Sannuma), propondo mostrar suas vivências conectadas ao rio através do ativismo, do cotidiano e de saberes ancestrais.

Um dos eixos conceituais do projeto é a escolha simbólica de riscar o nome ‘Velho Chico’ e resgatar ‘Opará’, denominação de origem indígena e feminina, atribuída ao rio antes do processo de colonização. Para Caio, esse gesto vai além da estética. “O rio já existia e já tinha nome antes da colonização. Trazer o Opará de volta é um ato de memória, de respeito aos saberes originários e de valorização de histórias que foram, ao longo do tempo, silenciadas”, destaca.

O fotolivro pode ser acessado e baixado gratuitamente através deste link (clique aqui).

Conheça o jornalista e fotógrafo

Caio Alves é natural de Juazeiro e reside em Petrolina há dez anos. Sua produção transita entre o documental e a criação artística, com foco em identidades, territórios e narrativas do sertão e do Vale do São Francisco. O projeto ‘Mulheres do Opará: conexões e histórias’ foi realizado com incentivo do Edital nº 005/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em Petrolina.

G1 Petrolina

Simão Durando anuncia para outubro lançamento do edital do maior concurso da educação de Petrolina

Em um marco para a educação em Petrolina, o prefeito Simão Durando anunciou, nesta sexta-feira (12), a previsão para o lançamento do edital do maior concurso público já realizado no município. O documento deverá ser publicado no próximo 15 de outubro, Dia do Professor, data escolhida para homenagear os educadores que têm papel fundamental na formação das novas gerações.

O certame ofertará 1.194 vagas, sendo 944 destinadas a professores, o que corresponde a cerca de 80% das oportunidades. Além disso, serão abertas 160 vagas para secretários escolares, 80 para psicólogos e 10 para assistentes sociais, contemplando áreas estratégicas da educação.

O prefeito destacou ainda que o projeto de lei autorizando a realização do concurso será enviado já na próxima semana para a Câmara Municipal, etapa necessária para dar início ao processo. A expectativa da gestão é reforçar a qualidade do ensino, oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais e garantindo que os estudantes tenham acesso a uma educação pública cada vez mais estruturada.

“Este concurso é um marco para nossa gestão e, principalmente, para a educação de Petrolina. Sabemos que não se faz uma cidade forte sem uma educação forte, e isso passa por garantir que nossos professores e todos os profissionais da educação tenham condições dignas de trabalho e uma carreira estruturada. Hoje, temos a melhor educação de Pernambuco e, em quatro anos, juntos, vamos continuar sendo referência, mas do Nordeste”, ressaltou o prefeito Simão Durando.

Ascom

123