Em ato com mensagem de Lula, João Campos mobiliza 20 mil pessoas

Evento contou com mensagem gravada do presidente Lula e participação de lideranças de diversas regiões do Estado

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), reuniu uma multidão nesta segunda-feira (15), em Gravatá, no Agreste pernambucano, para lançar o projeto Chega Junto Pernambuco, uma plataforma criada para receber sugestões e propostas da população sobre as principais demandas do Estado.

O evento contou com a participação de cerca de 20 mil pessoas, além de prefeitos, parlamentares, lideranças políticas e representantes de diversos municípios pernambucanos. Durante o ato, foi exibida uma mensagem em vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que declarou apoio à pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco.

LEIA MAIS

Lula declara apoio a João Campos e encerra especulações sobre posição do PT em Pernambuco

Manifestação pública do presidente afasta rumores de neutralidade do PT e reforça a parceria histórica com o PSB para as eleições de 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco, encerrando as especulações sobre qual seria o posicionamento do Partido dos Trabalhadores na disputa estadual de 2026.

A manifestação foi feita por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, no qual Lula reafirma seu compromisso político com João Campos e destaca que o apoio é dele e também do PT. A declaração consolida a aliança histórica entre petistas e socialistas no estado e fortalece o projeto político liderado pelo atual prefeito da capital pernambucana.

LEIA MAIS

Oposição de São Joaquim do Monte sela união histórica e declara apoio à pré-candidatura de Maria Arraes

Maria Arraes participou de caminhada em São Joaquim do Monte ao lado de lideranças políticas que anunciaram a união da oposição visando as eleições de 2026

A deputada federal Maria Arraes (PSB) foi recebida, nesta quinta-feira (11), em São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, em um ato político que marcou a união histórica das principais lideranças de oposição do município. Após 16 anos de atuação em grupos distintos, a oposição anunciou uma coalizão de olho nas eleições de 2026.

A articulação é liderada por Dedé Pernambuco e pelo ex-prefeito Zé Birro, que administrou o município por dois mandatos e também exerceu quatro mandatos como vereador.

LEIA MAIS

João Campos recebe apoio de liderança da Saúde durante agenda em Dormentes

Kelly Jane confirmou adesão ao projeto da Frente Popular

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, recebeu mais um importante apoio político durante passagem por Dormentes, no Sertão do São Francisco.

A enfermeira e ex-secretária de Saúde de Barra de Guabiraba, Kelly Jane, confirmou adesão ao projeto político da Frente Popular e deverá disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano.

LEIA MAIS

João Campos defende interiorização da saúde durante agenda no Vale do São Francisco

Socialista defendeu expansão de hospitais regionais e novos centros de diagnóstico

Durante o final de semana, quem também esteve cumprindo agenda no Vale do São Francisco foi o presidente nacional do PSB, ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos. Em passagem pela região, o socialista falou sobre a necessidade de ampliar e descentralizar os serviços de saúde no estado, especialmente no Sertão.

Segundo João Campos, é fundamental expandir a rede de atendimento em Pernambuco, fortalecendo áreas estratégicas como o cuidado com crianças e pessoas com deficiência. O pré-candidato destacou a importância de levar para o interior experiências já implantadas na capital pernambucana, como os Centros TEA, voltados ao atendimento especializado.

LEIA MAIS

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos cumpre agenda em Petrolina

João Campos estará em Petrolina na próxima sexta-feira (22) para cumprir agenda política e conversar com a imprensa e lideranças locais

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, estará em Petrolina na próxima sexta-feira, dia 22 de maio.

Embora a agenda oficial ainda não tenha sido divulgada, informações de bastidores indicam que João Campos deverá conceder entrevista à imprensa no período da manhã e cumprir uma série de visitas e reuniões com representantes de diversos segmentos da sociedade petrolinense.

LEIA MAIS

João Campos participa de ato com trabalhadores rurais e amplia articulação política no Agreste

Durante a solenidade, o pré-candidato ao Governo do Estado recebeu o título de cidadão bonjardinense e defendeu mais oportunidades para os filhos dos trabalhadores do campo

O prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, participou neste domingo (17) da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jardim, no Agreste do Estado.

Durante o evento, João Campos destacou a ligação histórica de sua família com o movimento sindical e com o homem do campo, lembrando os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. Em discurso, afirmou que pretende ampliar programas de qualificação profissional e reforçou que o povo pernambucano “vai voltar a mandar em Pernambuco”.

O socialista também anunciou a intenção de levar para todo o estado o programa Embarque Digital, criado em Recife, integrando a iniciativa ao tradicional Chapéu de Palha, com foco na formação de jovens em tecnologia.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota pode assumir mandato de deputado federal em meio a articulação do PSB

Uma articulação política em curso no Partido Socialista Brasileiro pode abrir caminho para que o ex-deputado Gonzaga Patriota retorne à Câmara dos Deputados nos próximos dias.

A movimentação ganhou força após declaração do presidente nacional do PSB, João Campos, indicando que Tadeu Alencar deverá reassumir um mandato na Casa. Nos bastidores de Brasília, a possibilidade envolve pedidos de licença dos deputados Pedro Campos e Felipe Carreras.

Caso se confirme a saída temporária dos parlamentares, a vaga seria ocupada por suplentes da legenda. Nesse cenário, além de Tadeu Alencar, Gonzaga Patriota — primeiro suplente do partido — também poderia ser beneficiado.

LEIA MAIS

João Campos monta chapa ao Governo de Pernambuco e consolida aliança com PT e PDT

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lança nesta quinta-feira (19), em evento no bairro do Pina, a chapa majoritária que disputará o Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A composição reúne o próprio João como candidato ao governo, o empresário Carlos Costa como vice, além de Humberto Costa (PT) e Marília Arraes (PDT) como candidatos ao Senado.

A formação da chapa é resultado de semanas de articulação política, envolvendo negociações em Brasília e no cenário local, e reflete uma estratégia ampla de consolidação de alianças no campo da centro-esquerda.

LEIA MAIS

PSB decide apoiar Andrei da Caixa e isola posição de ex-prefeito em Juazeiro

A informação foi dada pelo site Bahia Notícias, de Salvador,  e repercutido na imprensa juazeirense. Segundo a reportagem, o PSB decidiu apoiar a candidatura de Andrei Gonçalves, o Andrei da Caixa (MDB), em Juazeiro e a iniciativa foi tomada após reunião ao longo desta quinta-feira (15) que envolveu membros do partido no município e a executiva estadual da legenda.

O apoio a Andrei da Caixa está condicionado ao fato de o PSB integrar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) que respaldou a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) em seguir ao lado do emedebista em Juazeiro.

Joseph Bandeira – que chegou a faze convenção e se lançou candidato a prefeito – decidiu apoiar a reeleição da prefeita Suzana Ramos que tem como candidata a vice a filha dele, Vitória Bandeira (Solidariedade). O atual vice-prefeito é também filho de Joseph, Leonardo Bandeira, também do PSB.

A tendência é que Juazeiro tenha apenas duas candidaturas majoritárias: a de Suzana Ramos e a de Andrei da Caixa. Especulava-se que o advogado Márcio Jandir (PP)  abdicaria da sua candidatura para apoiar a atual gestora. Entretanto, na tarde desta sexta-feira (16), em pronunciamento feito por live, ele reafirmou que irá manter a sua candidatura. “Vamos manter nossa candidatura, só não iremos disputar, se o partido Progressista  retirar. Nossa candidatura está nas mãos de Deus e na caneta do partido”, disse

Fernando Filho celebra filiação de lideranças ao PSB e destaca fortalecimento do grupo em prol do desenvolvimento de Pernambuco

Na segunda-feira (11) o deputado Fernando Filho (União Brasil) participou ativamente do ato de filiação de diversas lideranças políticas do interior de Pernambuco ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O evento, realizado na capital Recife, contou com a presença do presidente estadual do PSB e deputado estadual, Sileno Guedes, e do deputado federal Pedro Campos.

Entre os novos filiados ao PSB, destaca-se o pré-candidato a prefeito e atual vice-prefeito de Itacuruba, Júnior Cantarelli. Além disso, juntaram-se ao partido o pré-candidato a prefeito de Exu, Genaro, Joaquim Lampa, pré-candidato a prefeito de Carpina, e Carlinhos do Moinho, pré-candidato a prefeito de Lagoa de Itaenga. A filiação também se estendeu a candidatos a vereadores.

LEIA MAIS

PSB teria formalizado a Lula desejo de comandar Codevasf

(Foto: CODEVASF)

De fora do primeiro escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PSB formalizou seu desejo de comandar a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) ao presidente da República. A informação é do Metrópoles.

Atualmente a Codevasf está nas mãos do Centrão. Contudo, a direção nacional do PSB tenta convencer os governadores do Nordeste a apoiarem o partido, fortalecendo o pleito dos socialistas. De acordo com o jornal, o objetivo da sigla é mostrar a Lula que o Centrão poderá crescer no interior dos estados se mantiver o controle da Codevasf até a eleição municipal de 2024.

A Codevasf foi o destino campeão de emendas do orçamento secreto no governo de Jair Bolsonaro (PL). A estatal é responsável por obras de infraestrutura de pequeno e médio porte, muitas com forte apelo eleitoral, como estruturas de oferta de água e saneamento.

Ala pernambucana do PSB espera ser contemplada com Codevasf no governo Lula

Fora dos ministérios do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ala pernambucana do PSB aguarda ser indicada para comandar órgãos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Doncs).

A informação é da Folha de São Paulo. O anseio do grupo pernambucano veio após o governo eleito priorizar Márcio França (PSB-SP) para o ministério de Portos e Aeroportos e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) no Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Dentro da sigla, um nome que ganha peso é do atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que tem seu nome ventilado em um possível ministério. Mas que, poderá comandar alguns desses órgãos indicados pelo governo federal.

PSB diz que vai com Marília Arraes, se Lula indicar apoio

O PSB, depois dos aliados da Frente Popular (PDT, PC do B e PR e do próprio PT de Pernambuco), acaba de se manifestar sobre o segundo turno em Pernambuco, nesta sexta-feira. Por meio de uma nota oficial, o partido afirmou que pode rumar com Marília Arraes, caso a opção seja a alternativa indicada pelo presidente Lula.

A definição cria uma situação inusitada. Eternamente satélite do PSB em Pernambuco, nestes 16 anos de hegemonia do PSB, o PT agora deixa de ser rabo de baleia e assume a dianteira no processo político, com a mudança na correlação de forças.

“(…) em Pernambuco, defendemos e indicamos, no segundo turno das eleições para o Governo do Estado, a candidatura que for apoiada pelo presidente Lula e que simbolize esses valores“, afirmou Sileno Guedes, presidente do PSB de Pernambuco.

LEIA MAIS

Prefeito do PSB elogia Miguel e afirma que sertão foi esquecido pelo governo

O candidato a governador Miguel Coelho esteve, nesta sexta-feira (02), em São José do Belmonte. Na cidade sertaneja, ele foi recebido pelo prefeito Romonilson Mariano (PSB) e centenas de apoiadores para um ato político de manifestação de apoio ao ex-prefeito petrolinense na disputa pelo comando do governo do estado.

Foi a primeira agenda oficial da campanha de Miguel na “Terra da Pedra do Reino”. O candidato do União Brasil foi apresentado pelo prefeito Romonilson Mariano como um exemplo de gestor por tudo que fez em Petrolina. “Sabemos o sucesso que foi a sua gestão em seis anos. Hoje, Petrolina é orgulho de Pernambuco. Você anda lá e parece que está na Europa, tudo é moderno, tudo funciona“, elogiou.

Apesar de filiado ao PSB, Romonilson apoia a candidatura de Miguel Coelho a governador. O prefeito de Belmonte justificou a escolha perante seus aliados por conta da falta de compromisso de seu próprio partido com a cidade e todo o Sertão.

Todos sabem em quem eu pedi para votar na última eleição. Mas o resultado está aí. Anos de abandono do governo do estado. Sabemos que você é um sertanejo forte, ninguém conhece melhor a realidade de nosso povo que você. E estamos acreditando que você será o maior governador da história de Pernambuco“, afirmou o socialista.

LEIA MAIS
123