Petrolina sedia audiência pública sobre as obras do Canal do Sertão

Uma audiência pública para debater o andamento e a execução das obras do Canal do Sertão será realizada no próximo dia 22 de junho, em Petrolina. O evento ocorrerá das 9h às 13h, no auditório da biblioteca do Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Promovido pelo Comitê Pró-Canal do Sertão, o encontro tem como objetivo deliberar sobre o projeto e reunir demandas das regiões que serão impactadas pelo empreendimento.

A expectativa da organização é que o evento conte com a presença de representantes políticos de Pernambuco, além de lideranças e comitivas dos municípios do Sertão do Araripe e do Sertão do São Francisco, principais áreas de abrangência do canal.

  • Resumo do Evento:
  • O quê: Audiência pública sobre o Canal do Sertão.
  • Quando: 22 de junho, das 9h às 13h.
  • Onde: Auditório da biblioteca do Campus Sede da Univasf, Petrolina (PE).
  • Organização: Comitê Pró-Canal do Sertão.

41ª Vaquejada de Petrolina consolida sucesso e entra para a história com recorde de público e grandes disputas

Geraldinho Estrela celebrou o título da categoria Master

A 41ª edição da Vaquejada de Petrolina confirmou mais uma vez sua posição como uma das maiores e mais importantes do Brasil. Realizada no Parque Dr. Geraldo Estrela, a festa reuniu milhares de pessoas ao longo de sua programação e foi marcada pelo sucesso de público, organização, atrações musicais, participação da vaqueirama e premiações que movimentaram competidores de diversas regiões do Nordeste.

Integrando oficialmente o ciclo junino de Petrolina, a vaquejada reafirmou sua importância para a cultura, o turismo e a economia do município. Durante os dias de evento, hotéis registraram elevada ocupação, bares e restaurantes foram movimentados e o comércio local sentiu os reflexos positivos da presença de visitantes vindos de vários estados.

LEIA MAIS

Vice-governadora Priscila Krause participa de entregas na área de habitação, recursos hídricos e proteção à mulher no Sertão do São Francisco

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, entregou, nesta sexta-feira (29), equipamentos do governo do Estado nas áreas de habitação, recursos hídricos e proteção à mulher em dois municípios do Sertão do São Francisco, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista.

Priscila participou da entrega de escrituras de propriedade a beneficiários do Programa Morar Bem – maior programa habitacional da história do Estado. O evento oficializou a conquista de moradia digna para 390  famílias do núcleo habitacional Cohab, em Cabrobó. A entrega marcou o encerramento da Semana Solo Seguro em Pernambuco, iniciada no dia 25 de maio e promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para acelerar a Regularização Fundiária de Interesse Social em todo o país.

Neste período, a Pernambuco Participações S.A (Perpart), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, realizou a entrega histórica de mais de 3 mil títulos de propriedade em municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.

“É difícil descrever esse momento, essa oportunidade e honra de participar da vida das pessoas dessa maneira. É por isso que a governadora Raquel Lyra  trabalha todos os dias para termos momentos como esse, de entrega para que as pessoas sejam atendidas e, nesse caso, tenham acesso ao título de propriedade de suas casas, que é  um investimento de uma vida inteira”, declarou Priscila Krause.  A oficialização dos endereços facilita a chegada de melhorias na infraestrutura, a expansão de redes de serviços essenciais e o fortalecimento do comércio local.

Creche – Antes da entrega das escrituras, o prefeito Galego de Nanai  convidou a vice-governadora para visitar as obras da creche que o governo do Estado está construindo. Quanto estiver pronta, no segundo semestre, a  unidade terá capacidade para atender 355 crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses, com dez salas distribuídas entre berçário, maternal e pré-escola. O valor contratado é de R$ 4.308.342,46.

A unidade faz parte do programa estadual de construção de 250 novas creches. Das obras previstas, 200 são executadas por meio de parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com 196 ordens de serviço já assinadas. O investimento contratado soma pouco mais de R$ 1 bilhão, beneficiando 176 municípios pernambucanos.

“Hoje, nós estamos entregando títulos de escritura da Cohab, investindo R$ 17 milhões na requalificação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cabrobó, R$ 17 milhões na requalificação da estrada da Ilha de Assunção (PE-510), devolvendo aquele sonho importante para aquela comunidade. Estamos reformando a Escola Assis Chateaubriand, temos um convênio assindo de mais de R$ 5 milhões para calçar mais de 80 ruas em Cabrobó, tudo com o dinheiro do Governo do Estado”, afirmou o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai.

Recursos Hídricos  – Depois da agenda em Cabrobó, a vice-governadora seguiu para o Assentamento Mártires da Resistência II, localizado na zona rural de Santa Maria da Boa Vista.  O governo do Estado entregou mais um sistema de dessalinização no município. A iniciativa integra o programa estadual de ampliação do acesso à água potável para populações rurais difusas e reforça os investimentos do programa Águas de Pernambuco, considerado o maior investimento em saneamento e segurança hídrica da história do Estado.

No total, está prevista a instalação de 400 sistemas iguais a esse em todo o Estado, com investimento total de R$ 78 milhões. Em Santa Maria da Boa Vista, o município já foi contemplado com seis sistemas já concluídos, de um total de 17. “Isso só mostra o comprometimento da nossa governadora com o nosso povo, principalmente com as pessoas que mais precisam. Então, graças a Deus, a gente conseguiu aprovar 17 dessalinizadores, hoje já temos seis e não para por aí. Além dessa água, além da água do poço, tem também o trabalho da nossa adutora, que a gente está conseguindo”, afirmou o prefeito do município, George Duarte.

“A água dos dessalinizadores é  potável, para uma população rural que antes sofria com insegurança hídrica. É uma água para beber, para cozinhar, para escovar os dentes. Santa Maria da Boa Vista é o município com a maior área rural do Sertão do São Francisco”, destacou Priscila Krause.

O secretário executivo de Saneamento, Artur Coutinho, ressaltou o caráter sustentável e social da iniciativa. “Todos os dessalinizadores do Governo de Pernambuco possuem placa solar, ou seja, são sistemas sustentáveis. Além da destinação de água potável para a população rural, os sistemas também contam com bebedouros para dessedentação animal”, afirmou.

Proteção à mulher – Saindo da zona rural e chegando na cidade, a gestora participou da entrega do Centro de Referência da Mulher Maria Cariri em Santa Maria da Boa Vista, fortalecendo a rede de proteção e atendimento às mulheres no município.  Os Centros de Referência da Mulher são espaços especializados de acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência. As unidades oferecem acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, além de encaminhamentos para os demais serviços da rede de proteção.  O novo equipamento integra a política estadual coordenada pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, que realizou chamamento público para implantação de 30 novos CRMs, num investimento total de R$ 8,1 milhões.

Ascom

Polícia Civil desarticula laboratório de refino de drogas e apreende mais de 14 kg de cocaína em Petrolina

Operação coordenada pelo DENARC apreendeu cocaína, substâncias químicas e equipamentos usados no refino

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 12ª DPRN de Petrolina, ligada ao DENARC, desarticulou na manhã desta sexta-feira (22) um laboratório de refino de drogas no bairro Vila Marcela, em Petrolina, no Sertão do São Francisco.

A ação foi coordenada pelo delegado Joseilton Sampaio e ocorreu durante diligências da operação Brasil Contra o Crime Organizado – Divisas. Segundo a polícia, o imóvel era utilizado para o preparo e distribuição de entorpecentes que abasteciam pontos de comercialização da cidade.

LEIA MAIS

Lucas Ramos confirma nome de Elismar Gonçalves para disputar vaga na Assembleia Legislativa

Deputado federal afirmou que decisão atende a uma convocação popular por mais representatividade do Sertão na Alepe

O deputado federal Lucas Ramos confirmou oficialmente o nome do ex-vereador Elismar Gonçalves como pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. O anúncio consolida a chamada dobradinha “Lucas Federal e Elismar Estadual”, fortalecendo o grupo político no Sertão do São Francisco.

Segundo Lucas Ramos, a parceria com Elismar Gonçalves é construída há mais de uma década e se baseia em lealdade, amizade e trabalho conjunto em várias campanhas eleitorais. O parlamentar lembrou que Elismar esteve ao seu lado desde a primeira eleição, em 2014, e participou das disputas de 2018 e 2022.

LEIA MAIS

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos cumpre agenda em Petrolina

João Campos estará em Petrolina na próxima sexta-feira (22) para cumprir agenda política e conversar com a imprensa e lideranças locais

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, estará em Petrolina na próxima sexta-feira, dia 22 de maio.

Embora a agenda oficial ainda não tenha sido divulgada, informações de bastidores indicam que João Campos deverá conceder entrevista à imprensa no período da manhã e cumprir uma série de visitas e reuniões com representantes de diversos segmentos da sociedade petrolinense.

LEIA MAIS

Espetáculo de dança para crianças ‘Debaixo D’Água’ circula por Pernambuco

O Coletivo Trippé inicia essa semana uma circulação pelo estado de Pernambuco com o espetáculo de dança para crianças “Debaixo D’Água”. O projeto deve passar por quatro cidades do estado com diversas ações. A primeira parada é em Ouricuri (PE), que recebe o grupo no sábado (23) e domingo (24).

Na cidade do Sertão do Araripe, as ações serão sediadas no Cine-teatro da Praça CEU. Nos dois dias serão realizadas apresentações gratuitas para o público, sempre às 19h. As sessões serão seguidas por bate-papos com o elenco e devem contar com a presença de uma intérprete de Libras.

No domingo, também será oferecida uma oficina de dança para as crianças, das 14h às 17h. Para participar não precisa de inscrição.

“Debaixo D’Água” reúne quatro bailarinos que brincam com objetos recicláveis em uma coreografia lúdica sobre o universo da água, chamando atenção para o cuidado com o meio ambiente. A obra, que estreou em 2018, já foi apresentada mais de 40 vezes, em temporadas e festivais por diversos estados brasileiros.

LEIA MAIS

Nova pavimentação na BR-428 vai melhorar tráfego entre municípios do Sertão do São Francisco

(Foto: Reprodução/Google Maps)

Na BR-428/PE, 128 quilômetros de pistas foram renovadas e nova sinalização foi instalada no sentido de melhorar o tráfego entre as cidades de Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina, em Pernambuco.

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, investiu  R$ 14,4 milhões nas melhorias que compreendem os quilômetros 58 e 180 e do Km 188 ao 194 da rodovia.

LEIA MAIS

Municípios do Sertão registram chuva rápida no final de semana


A noite de sábado (13), véspera de Dia das Mães, foi marcada por chuva no Sertão de Pernambuco. Ontem, os petrolinenses foram surpreendidos com a preciptação, que no balanço da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) foi de 6,00 mm.

Outros municípios da região do São Francisco também contabilizaram a chuva, a exemplo de Cabrobó (10,75mm) e Dormentes (3,78mm).

A previsão da Apac para hoje é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade fraca. A máxima prevista para este domingo (14) é de 33°C e a mínima, de 21°C.

Feriado pode ter chuva rápida no Sertão de Pernambuco, segundo previsão

Pode chover de forma isolada no feriado (Foto: Cortesia)

A véspera de feriado de Tiradentes começou com chuva em alguns municípios do Sertão de Pernambuco. No balanço da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), houve chuva em cidades como Petrolina, Sertânia e Ipubi nesta quinta-feira (20).

E para a sexta-feira (21), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da madrugada e primeiras horas da manhã com intensidade fraca. A máxima para o feriado é de 34° C e a mínima é de 23° C no Sertão do São Francisco.

Apac prevê chuva fraca a moderada no domingo (9) no Sertão do São Francisco

Municípios da Bahia e Pernambuco estão na lista do INMET (Foto: Cortesia)

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) publicou nas redes sociais a previsão de chuva para o final de semana de Páscoa. Segundo a Apac, nos municípios do Sertão do São Francisco, pode chover de forma fraca a moderada neste domingo (9) de Páscoa.

Amanhã (7), há previsão de chuva fraca na região. Já na segunda-feira (10), pode chover de forma moderada. Os dados foram atualizados pela Apac na manhã desta sexta-feira (7). Confira a seguir:

LEIA MAIS

Cabrobó e Orocó têm o maior acumulado de chuva no mês na região

Cabrobó e Orocó somam os maiores índices no Sertão do São Francisco (Foto: Cortesia)

A semana tem sido chuvosa em todas as regiões de Pernambuco. No balanço do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Sertão do São Francisco, a cidade de Cabrobó foi a que contabilizou o maior acumulado até o momento em março.

O IPA já observou 285,0 mm na cidade, 45mm apenas na quarta-feira (22). Orocó soma 245,1 mm, seguids por Dormentes com 144,0 mm. Petrolina tem 41,8 mm, o que representa o menor acumulado da região.

Confira a seguir o balanço no Sertão do São Francisco por ordem alfabética de município:

LEIA MAIS

Afrânio: chuva modifica paisagem da zona rural

A semana começou com chuva nos municípios do Sertão pernambucano. Em Afrânio, Sertão do São Francisco, os açudes na zona rural sangraram por conta da água acumulada. No balanço da população, choveu mais de 100 mm durante a madrugada, mudando a paisagem marcada por seca e estiagem.

Morador da cidade, Bruno de Brito registrou a força da água na Cachoeira do Roberto. Confira:

Chuvas: Neoenergia amplia número de equipes em Santa Maria da Boa Vista

A Neoenergia Pernambuco ampliou o número de equipes em campo na cidade de Santa Maria da Boa Vista e região do Sertão do São Francisco. A medida tomada nesta quinta-feira (23) é reflexo das chuvas que afetam a cidade vizinha.

De acordo com a Neoenergia, o Centro de Operações Integradas recebeu um acréscimo no número de pessoas em regime de plantão. “Os técnicos da concessionária seguirão em esquema de reforço nas ruas até que todas as solicitações emergenciais registradas pelos clientes sejam atendidas”, afirma a nota enviada ao Blog.

LEIA MAIS

Cisape elege nova Mesa Diretora para biênio 2023/2024

Nova Mesa Diretora para o biênio 23/24

Raimundinho Saraiva, prefeito de Exu, é o novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Araripe (Cisape). Ele estará a frente do órgão no biênio 2023/2024, substituindo Nininho Carvalho, gestor de Parnamirim. A votação ocorreu nesta semana, na sede do consórcio.

“É muita responsabilidade assumir depois da gestão de Nininho, que foi muito produtiva, mas temos a consciência que o trabalho não para aqui, vamos nos esforçar para, além de manter esse nível de administração, buscar ainda mais inovar, com coisas que complementem a gestão do Cisape com todos os municípios”, disse Raimundinho.

Além de Raimundinho, também foram eleitos Josimara Cavalcanti (prefeita de Dormentes) para o cargo de vice-presidente, Helbinha (prefeita de Trindade) como secretária e Otávio Pedrosa (prefeito de Bodocó) na função de tesoureiro.

123