Vice-governadora Priscila Krause participa de entregas na área de habitação, recursos hídricos e proteção à mulher no Sertão do São Francisco

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, entregou, nesta sexta-feira (29), equipamentos do governo do Estado nas áreas de habitação, recursos hídricos e proteção à mulher em dois municípios do Sertão do São Francisco, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista.

Priscila participou da entrega de escrituras de propriedade a beneficiários do Programa Morar Bem – maior programa habitacional da história do Estado. O evento oficializou a conquista de moradia digna para 390  famílias do núcleo habitacional Cohab, em Cabrobó. A entrega marcou o encerramento da Semana Solo Seguro em Pernambuco, iniciada no dia 25 de maio e promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para acelerar a Regularização Fundiária de Interesse Social em todo o país.

Neste período, a Pernambuco Participações S.A (Perpart), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, realizou a entrega histórica de mais de 3 mil títulos de propriedade em municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.

“É difícil descrever esse momento, essa oportunidade e honra de participar da vida das pessoas dessa maneira. É por isso que a governadora Raquel Lyra  trabalha todos os dias para termos momentos como esse, de entrega para que as pessoas sejam atendidas e, nesse caso, tenham acesso ao título de propriedade de suas casas, que é  um investimento de uma vida inteira”, declarou Priscila Krause.  A oficialização dos endereços facilita a chegada de melhorias na infraestrutura, a expansão de redes de serviços essenciais e o fortalecimento do comércio local.

Creche – Antes da entrega das escrituras, o prefeito Galego de Nanai  convidou a vice-governadora para visitar as obras da creche que o governo do Estado está construindo. Quanto estiver pronta, no segundo semestre, a  unidade terá capacidade para atender 355 crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses, com dez salas distribuídas entre berçário, maternal e pré-escola. O valor contratado é de R$ 4.308.342,46.

A unidade faz parte do programa estadual de construção de 250 novas creches. Das obras previstas, 200 são executadas por meio de parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com 196 ordens de serviço já assinadas. O investimento contratado soma pouco mais de R$ 1 bilhão, beneficiando 176 municípios pernambucanos.

“Hoje, nós estamos entregando títulos de escritura da Cohab, investindo R$ 17 milhões na requalificação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cabrobó, R$ 17 milhões na requalificação da estrada da Ilha de Assunção (PE-510), devolvendo aquele sonho importante para aquela comunidade. Estamos reformando a Escola Assis Chateaubriand, temos um convênio assindo de mais de R$ 5 milhões para calçar mais de 80 ruas em Cabrobó, tudo com o dinheiro do Governo do Estado”, afirmou o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai.

Recursos Hídricos  – Depois da agenda em Cabrobó, a vice-governadora seguiu para o Assentamento Mártires da Resistência II, localizado na zona rural de Santa Maria da Boa Vista.  O governo do Estado entregou mais um sistema de dessalinização no município. A iniciativa integra o programa estadual de ampliação do acesso à água potável para populações rurais difusas e reforça os investimentos do programa Águas de Pernambuco, considerado o maior investimento em saneamento e segurança hídrica da história do Estado.

No total, está prevista a instalação de 400 sistemas iguais a esse em todo o Estado, com investimento total de R$ 78 milhões. Em Santa Maria da Boa Vista, o município já foi contemplado com seis sistemas já concluídos, de um total de 17. “Isso só mostra o comprometimento da nossa governadora com o nosso povo, principalmente com as pessoas que mais precisam. Então, graças a Deus, a gente conseguiu aprovar 17 dessalinizadores, hoje já temos seis e não para por aí. Além dessa água, além da água do poço, tem também o trabalho da nossa adutora, que a gente está conseguindo”, afirmou o prefeito do município, George Duarte.

“A água dos dessalinizadores é  potável, para uma população rural que antes sofria com insegurança hídrica. É uma água para beber, para cozinhar, para escovar os dentes. Santa Maria da Boa Vista é o município com a maior área rural do Sertão do São Francisco”, destacou Priscila Krause.

O secretário executivo de Saneamento, Artur Coutinho, ressaltou o caráter sustentável e social da iniciativa. “Todos os dessalinizadores do Governo de Pernambuco possuem placa solar, ou seja, são sistemas sustentáveis. Além da destinação de água potável para a população rural, os sistemas também contam com bebedouros para dessedentação animal”, afirmou.

Proteção à mulher – Saindo da zona rural e chegando na cidade, a gestora participou da entrega do Centro de Referência da Mulher Maria Cariri em Santa Maria da Boa Vista, fortalecendo a rede de proteção e atendimento às mulheres no município.  Os Centros de Referência da Mulher são espaços especializados de acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência. As unidades oferecem acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, além de encaminhamentos para os demais serviços da rede de proteção.  O novo equipamento integra a política estadual coordenada pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, que realizou chamamento público para implantação de 30 novos CRMs, num investimento total de R$ 8,1 milhões.

Ascom

Creche moderna será entregue à comunidade do Núcleo 10 nesta quinta-feira

A Prefeitura de Petrolina inaugura nesta quinta-feira (12), às 18h, uma nova Creche de Alto Padrão no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 10, ampliando a rede de educação infantil do município e reforçando os investimentos na formação das crianças desde os primeiros anos de vida.

A nova unidade foi projetada para oferecer um ambiente moderno, seguro e adequado ao desenvolvimento infantil. O espaço conta com 10 salas de aula climatizadas, além de setores pedagógicos e administrativos que garantem o funcionamento eficiente da creche.

A estrutura também inclui áreas planejadas para estimular o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, proporcionando um ambiente acolhedor tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro realiza entrega de 100 kits alimentares a agentes de limpeza pública por meio do programa Juazeiro Sem Fome

A Prefeitura de Juazeiro, por meio do programa Juazeiro Sem Fome, realizou nesta sexta-feira (27), na sede da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), a entrega de 100 kits alimentares aos agentes de limpeza pública do município. A ação é fruto das arrecadações realizadas durante o Carnaval e simboliza a união entre solidariedade, parceria e compromisso social.

Os kits foram destinados aos trabalhadores e trabalhadoras que desempenham papel fundamental na manutenção da limpeza urbana, especialmente durante o período carnavalesco, quando a demanda de serviços é intensificada. A iniciativa contou com o apoio de empresários e instituições que aderiram à campanha solidária, demonstrando sensibilidade e reconhecimento à importância desses profissionais.

Durante a entrega, representantes do programa destacaram que a ação transforma a festa em partilha, a alegria em cuidado e a união em atitude concreta. O gesto reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos agentes de limpeza pública, que diariamente contribuem para manter Juazeiro organizada, acolhedora e cada vez mais limpa.

Ascom

Carnaval Solidário: kits do Juazeiro Sem Fome fortalecem rede de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

Em um gesto que une festa e responsabilidade social, a solidariedade dos foliões ultrapassou os circuitos carnavalescos e chegou a quem mais precisa. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro (SMJ) e do Programa Juazeiro Sem Fome promoveram a entrega dos kits alimentares arrecadados durante o Carnaval à rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições que já desenvolvem trabalho direto com mulheres em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de proteção e ampliando a segurança alimentar dessas famílias.

Foram contempladas iniciativas como o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que acompanha mulheres vítimas de violência, a Ronda Maria da Penha, que atende mulheres com medida protetiva, e a Pastoral da Mulher Marginalizada, que atua junto a mulheres em situação de prostituição. A comandante da Ronda Maria da Penha em Juazeiro, Capitã PM Tatiane, destacou a importância da parceria: “Em nome da Ronda Maria da Penha, a gente agradece essa parceria, essas cestas básicas que com certeza vão fortalecer as mulheres vítimas de violência doméstica.”

Ao unir solidariedade e políticas públicas, a gestão municipal reafirma o compromisso com a dignidade, a proteção e a autonomia das mulheres juazeirenses, mostrando que garantir alimento na mesa também é uma forma concreta de cuidado e enfrentamento à violência.

Ascom

Petrolina Entrega de Boletos do Garantia-Safra foi prorrogado até sexta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, informa aos agricultores cadastrados no programa Garantia-Safra que não conseguiram receber os seus boletos, que a data de entrega e data de pagamento dos boletos foram prorrogados. Agora, os boletos podem ser retirados até sexta-feira (26).

Aqueles agricultores que pegaram o boleto mas não conseguiram efetuar o pagamento na última data de vencimento, poderão solicitar um novo boleto com a nova data para pagamento. Os boletos podem ser pagos até a data de vencimento nas agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou aplicativos da Caixa. O Garantia-Safra tem a finalidade de garantir ao agricultor familiar benefício social e auxílio pecuniário nos casos de perda de no mínimo 50% da safra por conta do excesso hídrico ou estiagem. Em Petrolina, 1.730 agricultores foram cadastrados no programa e receberão R$ 1.200,00 em parcela única.

Os boletos serão entregues na sede da própria Secretaria, localizada na Rua Santa Cecília, nº 35, Centro. Para outras informações e dúvidas, o agricultor pode entrar em contato através do telefone: (87) 3983-6424.

Ascom

Vacina da dengue: Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de doses

O Instituto Butantan anunciou, nesta segunda-feira (23), a antecipação de 1,3 milhão de doses da vacina da dengue, a Butantan-DV, para o Ministério da Saúde. O lote, que estava previsto apenas para o segundo semestre de 2026, começará a ser distribuído imediatamente para reforçar o esquema vacinal do país.

O anúncio ocorreu durante a cerimônia de 125 anos do instituto em São Paulo, com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do diretor do Butantan, Esper Kállas. Segundo o governador, a estratégia visa acelerar a proteção da população ainda no primeiro semestre. “Começando com 200 mil doses que vão ser entregues já agora em fevereiro”, destacou Tarcísio.

Cronograma e investimento
Ao todo, o Governo Federal contratou 3,9 milhões de doses da vacina da dengue produzida pelo Butantan, um investimento que soma R$ 368 milhões.

A produção segue um cronograma rigoroso:

Janeiro de 2026: Finalizada a entrega da primeira remessa de 1,3 milhão de doses.
Fevereiro a Junho de 2026: Entrega antecipada do segundo lote de 1,3 milhão de doses.
Até 2027: Previsão de entrega da última leva contratada.

A Tarde

Após chuvas, Prefeitura de Petrolina realiza entrega preventiva de lonas na Vila da Fé

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de petrolina, realizou uma ação preventiva após as fortes chuvas registradas na última sexta-feira (05). As equipes da Proteção Social Básica estiveram na Vila da Fé, em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos, Defesa Civil e Segurança Pública, garantindo apoio imediato às famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, foram entregues 30 lonas como medida de proteção provisória, reforçando o cuidado com as moradias diante da possibilidade de novas chuvas.

Até o momento, não houve registro de desalojados ou desabrigados. A atuação integrada demonstra o compromisso da gestão municipal com a segurança e o bem-estar da população. A Prefeitura segue empenhada em monitorar as localidades, atuar de forma preventiva e fortalecer a rede de proteção social, assegurando que as famílias recebam o suporte necessário em situações de risco climático.

Para qualquer situação de risco, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número (87) 9 8134-1838. O órgão está de plantão para atender ocorrências, orientar moradores e atuar rapidamente em caso de necessidade. Texto: Elaine Barbosa- Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome

Ascom

Prefeitura de Juazeiro promove Festa da Família e entrega dos kits literários do programa Juá Literária no projeto Mandacaru

A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc), realizou neste sábado (30) a Festa da Família no projeto Mandacaru, marcando a entrega dos kits literários do programa Juá Literária. A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre a escola, os estudantes e suas famílias, além de incentivar o hábito da leitura.

O Juá Literária, lançado em julho, busca fomentar o gosto pela leitura entre os alunos da rede municipal, oferecendo livros que enriquecem o universo literário dos estudantes. Durante a Festa, os pais e os estudantes receberam mochilas com livros e participaram de atividades culturais, promovendo um ambiente de celebração e aprendizado.

Maria Betânia Pereira, gestora da Escola Celso Cavalcante de Carvalho, enfatizou a importância da parceria entre escola e família: “Para o aprendizado dos nossos alunos, é fundamental que a escola interaja com a família. Uma escola que não se conecta com a família não consegue atingir seus objetivos”, disse.

Fernando Nunes, coordenador pedagógico, também destacou o papel das famílias: “Queremos garantir que os alunos leiam os livros recebidos e substituam um pouco o tempo de celular pela leitura”. Já Ingrid Lorraine, estudante e agente literária, compartilhou sua experiência, avaliando positivamente a interação entre os estudantes e o projeto. “Com o tempo, acredito que mais alunos irão se envolver. Já estamos organizando um dia de leitura para estimular ainda mais o interesse”, afirmou a estudante.

Jerlane da Silva, mãe de um dos estudantes da escola, comentou sobre o impacto das ações que vem sendo realizadas, através do Juá Literária: “A leitura tira as crianças da tela e traz mais conhecimento. Estou achando maravilhoso ver meu filho se interessando por livros.” O evento, que fortaleceu o vínculo entre a escola e as famílias, segue o compromisso do Juá Literária de transformar a leitura em uma ferramenta poderosa de educação e integração social.

Ascom

Adagro fará entrega de certificado SISBI a abatedouro frigorífico de caprinos e ovinos no município de Dormentes

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Cícero Moraes, e o diretor-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária Moshe Dayan Fernandes entregam, nesta sexta-feira (29), às 9h, no município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA ao abatedouro frigorífico Sertão Cordeiro. O estabelecimento registrado na Adagro desde 2024 para o abate de caprinos e ovinos no âmbito estadual poderá ampliar o negócio comercializando seus produtos no mercado nacional.

Além de permitir a ampliação da atividade, a certificação representa uma oportunidade para ampliação da cadeia produtiva da região, cuja tradição é voltada para a criação dos rebanhos caprino e ovino. São cerca de 7 milhões de animais, de acordo com Sistema de Integração Agropecuária da Adagro – o Siapec.

Para diretor da Agência de Defesa e Fiscalização do estado, “com este certificado concedido pelo Governo de Pernambuco, o empreendimento com alto investimento na região do Sertão e com dimensão nacional, por conta do volume, vai poder abater 200 a 300 animais/dia, tendo  oportunidade de comercializar os seus produtos em todo o país”, ressaltou Moshe Dayan Fernandes.

Equivalência com o serviço de inspeção federal – O Serviço de Inspeção Estadual da Adagro recebeu neste mês de agosto, do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, autorização para ampliação do escopo dos serviços de inspeção de produtos de origem animal para a área de abate de carne. Na prática, o órgão federal torna equivalentes os serviços de inspeção estadual e federal, possibilitando que os empreendimentos com registro na Adagro (S.I.E.) que aderirem ao SISBI/POA, possam ampliar a comercialização dos seus produtos que atenderão aos mesmos parâmetros de inspeção do Serviço de Inspeção Federal – SIF.

Pernambuco já possuía o aval do Ministério para atuar na inspeção de produtos, com habilitação nas áreas de carnes, pescado, leite, ovos e mel. Para garantir os requisitos necessários para a equivalência dos serviços de inspeção voltados para o abate de carne, a Adagro atendeu a todas as exigências do órgão de defesa agropecuária nacional. Entre os requisitos atendidos estão: a aprovação em auditoria técnico administrativa no serviço de inspeção da Adagro realizada pelo MAPA, apresentação e aprovação do Programa de Trabalho para o SISBI/POA com cronograma de inspeções periódicas, coletas de amostras, ações de educação sanitária, prevenção à fraude econômica e combate à clandestinidade, planejamento de capacitação dos servidores, além de supervisão das ações técnicas realizadas.

Ascom

CNH gratuita: prazo para entregar documentos vai até 29 de agosto

Os candidatos selecionados nos programas CNH da Gente e CNH na Escola, promovidos pelo Governo da Bahia, têm até 29 de agosto para apresentar a documentação solicitada em qualquer unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A lista completa com os selecionados está disponível na plataforma ba.gov.br.

Os candidatos que não realizarem a entrega no prazo estarão, oficialmente, desclassificados e uma nova lista será divulgada com os remanescentes.A documentação necessária é:

  • Documento oficial de identificação com foto (se for a CIN digital é necessário levar uma cópia impressa);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos 90 dias).
  • Segundo o diretor geral do Detran, Max Passos, é fundamental que os selecionados não deixem para a última hora.

“É um projeto inovador, que vai beneficiar mais de 12 mil pessoas. Um processo completo de emissão de CNH, totalmente gratuito. O governador Jerônimo Rodrigues tem feito um trabalho para que mais pessoas sejam beneficiadas com a abertura de outros editais, porém é necessário que, esse primeiro, esteja com todos os beneficiados devidamente inscritos”, reforçou Passos.

CNH da Gente e CNH na Escola
Ao todo, são 12 mil vagas, sendo duas mil vagas para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, cinco mil vagas destinadas a estudantes da SEC (18+), inscritos no programa Bolsa Presença, mil vagas para o programa Bahia pela Paz, destinado a jovens, e 50 vagas para atendimento às famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus, além de 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.

A Tarde

Prefeitura de Petrolina entrega mais 11 pavimentações no Alto da Boa Vista nessa segunda-feira

O maior programa de pavimentação da história de Petrolina segue transformando os bairros periféricos da cidade. Nessa segunda-feira (18), a gestão municipal vai realizar mais uma solenidade de inauguração de 11 novas pavimentações no bairro Alto da Boa Vista. Com um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, a prefeitura ampliou em mais de 2.400 metros a malha asfáltica da comunidade.

O projeto de pavimentação das ruas do bairro Alto da Boa Vista foi viabilizado através de emendas do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba (CODEVASF).

A solenidade de entrega acontece nessa segunda-feira (18), a partir das 18h, na Rua 30. A presença da comunidade é fundamental.

Adailma Gomes – Assessora de imprensa da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade

Fotos: Deivid Menezes

Juazeiro: Prefeitura entrega ambulância social à comunidade de Abóbora

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), entregou nesta sexta-feira (20) uma ambulância social à população do distrito de Abóbora. O veículo será destinado ao transporte de pacientes que necessitarem de atendimento nas unidades de atenção especializada na sede do município.

“Ter uma ambulância à disposição era um desejo antigo da comunidade. É muito importante que eles tenham esse suporte para os casos que não podem ser resolvidos pela equipe da UBS. É uma satisfação disponibilizar esse serviço ao distrito e seguir trabalhando para otimizar os atendimentos ofertados na rede municipal de saúde, seja com a requalificação das unidades, com a capacitação das equipes, no aparelhamento e até mesmo na ampliação da frota, entre outros investimentos”, comentou a prefeita Suzana Ramos.

Maria Gorete Soares da Silva mora em Abóbora há mais de 40 anos e comemorou a chegada do veículo. “Eu tinha muita esperança que essa ambulância iria chegar para a gente. A prefeita prometeu e eu acreditei. É um alívio saber que podemos contar com a ambulância em uma necessidade sem precisar arrumar carro para transportar quem precisa”, disse.

O secretário de Saúde, Allan Jones, fez a entrega do veículo à equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito, acompanhado do vereador Assis da Apolo e de lideranças comunitárias locais. “A entrega da ambulância social reafirma o compromisso da gestão Suzana Ramos com a oferta de uma saúde de qualidade. A comunidade pediu, não medimos esforços para atender e agora eles terão um veículo adequado para transportar os pacientes com mais conforto e segurança”, destacou.


Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau/PMJFotos: Edinazio Dias

Petrolina 128 anos: Prefeitura entregará títulos de posse e escrituras públicas no bairro Cosme e Damião

Fazendo parte da programação de aniversário de 128 anos de Petrolina, a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), entregará nesta quarta-feira (06) mais de 150 escrituras públicas e 80 títulos de posse. O evento acontecerá às 18h30, na Associação de Moradores do bairro Cosme e Damião.

O ‘Petrolina Legal’ é o maior programa de regularização fundiária da região do Vale do São Francisco, que busca garantir o título de propriedade de imóvel às famílias petrolinenses. Através dele, as pessoas recebem esse documento e passam a ter segurança jurídica do seu imóvel.

“O objetivo do prefeito Simão Durando é dar dignidade para as pessoas de forma que elas possam ter garantias legais de que são donos dos seus imóveis, conquistados, certamente, com muita luta e suor. Na oportunidade estaremos com nossa equipe apostos para tirar quaisquer dúvidas sobre esse tipo de processo”, frisou o secretário Emicio Júnior.

Luzete Nobre/Ascom Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade

Paulo Câmara entrega insígnias a oficiais promovidos na Polícia Militar de Pernambuco

O governador Paulo Câmara entregou, nesta quarta-feira (16.03), as insígnias aos 236 oficiais promovidos entre janeiro e março deste ano na Polícia Militar de Pernambuco. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral da PMPE, no bairro do Derby, no Recife.

Na cerimônia, o governador agradeceu os serviços prestados pelos policiais militares e ressaltou a responsabilidade das ascensões às novas patentes. “Essas promoções também significam novas funções, que vão exigir um trabalho cada vez mais envolvido na nossa segurança pública”, destacou Paulo Câmara.

Os militares foram promovidos por merecimento ou por antiguidade, e ascenderam às patentes de coronel, tenente-coronel, major, capitão e primeiro-tenente. Além dos 236 oficiais da PMPE, este ano o governador também assinou a promoção de 96 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

LEIA MAIS

Miguel inaugura saneamento da bacia do Dom Avelar; obra atenderá 30 mil famílias

O bairro Dom Avelar deixou para trás o tempo de esgoto acumulado nas ruas e, após uma grande obra estruturante, a comunidade passou a ter saneamento básico. A intervenção, que levou 11 meses e recebeu R$ 5,5 milhões em investimento, foi entregue de forma simbólica pelo prefeito Miguel Coelho nesta quarta (12).

O plano de saneamento do Dom Avelar tem mais de uma década. Tubulações foram construídas em 2006 para acabar com o problema crítico de esgoto acumulado nas ruas. Porém, a obra foi abandonada faltando menos de 20% para a conclusão e os moradores ficaram frustrados sem saber até quando viveriam em condições precárias de saneamento.

No ano passado, o prefeito remodelou o projeto inicial e ordenou a retomada da obra. Parte da estrutura enterrada foi recuperada e novas tubulações foram implantadas no Dom Avelar. Ao todo, foram estruturados 108 km de rede coletora de esgoto, beneficiando também a população do São Joaquim, Terras do Sul, Santa Luzia, Mandacaru, São Jorge e Vila Débora, equivalente a quase de 30 mil habitantes. O trabalho ainda alcançará o bairro Padre Cícero nos próximos meses, concluindo todo o esgotamento da bacia do Dom Avelar.

Para o prefeito Miguel Coelho, a obra é um marco que sinaliza para um conjunto de investimentos a serem feitos após a conclusão do processo de implantação da parceria público-privada em Petrolina para o saneamento. “Lembro que a gente não conseguia nem andar aqui por conta do esgoto e da lama. Provamos que é possível tratar do saneamento com seriedade e resolver problemas tão graves. Agora, o Dom Avelar vive um novo tempo e em breve queremos celebrar mais obras de saneamento em outros cantos de nossa cidade”, destacou Miguel.

12345