Serviço de coleta de lixo é regularizado em Petrolina após paralisação; Prefeitura alerta para cuidados com descarte

O serviço de coleta de resíduos sólidos em Petrolina foi totalmente restabelecido nesta quinta-feira, após paralisações pontuais registradas no início da semana. De acordo com informações da Secretaria de Serviços Públicos, o cronograma de recolhimento foi ajustado para compensar a ausência do serviço na segunda-feira e na quarta-feira, esta última devido ao feriado. Os bairros atendidos rotineiramente às terças-feiras recebem o serviço hoje, e a programação habitual de sexta-feira está confirmada para amanhã.

A gestão municipal informou que a paralisação foi motivada por um movimento sindical externo e que uma liminar judicial determinou a aplicação de multa diária de R$ 20.000 em caso de descumprimento ou perturbação da ordem pública. A administração reforça que cumpre regularmente todos os repasses e obrigações com a empresa prestadora do serviço.

Diante da retomada, a prefeitura solicita a colaboração dos cidadãos no armazenamento adequado do lixo doméstico. A recomendação é que materiais perfurocortantes, como vidros quebrados, palitos e seringas, sejam embalados de forma segura em caixas ou recipientes resistentes antes do descarte, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho com os profissionais da limpeza urbana.

Prefeitura alerta sobre consumo de bebidas no São João de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), reforça o alerta para que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa durante o São João de Petrolina. Equipes estão atuando no Pátio de Eventos Ana das Carrancas e no stand do SAMU para fiscalizar e atender possíveis ocorrências.

Somente na terça-feira (23), foram registrados 13 atendimentos por intoxicação alcoólica. Um dos pacientes precisou ser encaminhado para uma unidade hospitalar. A fiscalização foi intensificada para impedir a venda de bebidas falsificadas.

A população pode ajudar denunciando pelo WhatsApp: (87) 3983-6409 ou pelo QR Code disponível na base do SAMU no evento.

LEIA MAIS

Confira como fica o funcionamento da Prefeitura de Petrolina na véspera e no feriado de São João

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Procuradoria-Geral do Município, informa que o funcionamento dos órgãos públicos municipais sofrerá alterações em razão do período de São João. Conforme o Decreto nº 057/2026, nesta terça-feira (23), véspera do feriado, o expediente nas repartições públicas será encerrado às 12h. Já na quarta-feira (24), feriado de São João, não haverá funcionamento nos órgãos da administração municipal nem nas escolas da rede municipal, conforme estabelece o Decreto nº 013/2026.

As atividades administrativas serão retomadas normalmente na quinta-feira (25). Durante o período, os serviços considerados essenciais à população seguem funcionando normalmente, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Centro de Parto Normal (CPN), além dos serviços de segurança, trânsito e limpeza pública.

A população pode continuar acessando os serviços municipais por meio da plataforma Petro Online, disponível no site da Prefeitura de Petrolina. A ferramenta reúne atendimentos como Ouvidoria, acompanhamento de ofícios, abertura e consulta de requerimentos, emissão de nota fiscal, contracheques, além de serviços como alvarás, IPTU, parcelamento de débitos, alteração de endereço e emissão de Certidão Negativa de Débitos Municipais, entre outros.

Sonho da casa própria: Prefeitura de Petrolina convoca 200 famílias do Dom Avelar I para assinatura de contratos

Após assinarem os contratos habitacionais, 200 famílias de Petrolina recebem as chaves da casa própria neste sábado

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), deu início a uma etapa decisiva para centenas de famílias do município. Foram convocadas as 200 famílias contempladas com moradias no Residencial Dom Avelar I, empreendimento que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida na cidade.

O cronograma de atendimento começou nesta sexta-feira (19) com o processo de assinatura dos contratos habitacionais. Os beneficiários devem comparecer ao Complexo Educacional, Esportivo e Cidadão, localizado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, ao lado do Detran, onde as equipes realizam o atendimento das 10h às 17h.

LEIA MAIS

Parceria entre Prefeitura de Petrolina e 5º BPM fortalece prevenção às drogas e à violência nas escolas municipais

Investir na prevenção é uma das estratégias mais eficazes para proteger crianças e adolescentes dos riscos das drogas e da violência. Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, mantém uma parceria com o 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM) na execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), iniciativa que tem contribuído para a formação cidadã dos estudantes da rede municipal de ensino.

Na quinta-feira (11), 214 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental celebraram a conclusão do programa durante uma solenidade de formatura. Participaram da ação os estudantes das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral Governador Miguel Arraes de Alencar, Monsenhor Bernardino Padilha da Luz e Lívia Clea Viana Coelho.

Ao longo do semestre, policiais militares do 5º BPM, especialmente capacitados para atuar como instrutores do PROERD, estiveram presentes nas unidades de ensino desenvolvendo atividades educativas voltadas à conscientização, ao fortalecimento da autoestima e à construção de habilidades que ajudam os estudantes a fazer escolhas seguras e responsáveis diante dos desafios do cotidiano.

Mais do que alertar sobre os perigos das drogas, o programa promove reflexões sobre cidadania, respeito, convivência social, resolução pacífica de conflitos e tomada de decisões. A metodologia utilizada incentiva o diálogo e aproxima os jovens de referências positivas, fortalecendo o vínculo entre escola, família e forças de segurança.

A cerimônia de formatura foi marcada por momentos de emoção, aprendizado e muita animação. A programação contou com apresentações musicais, leitura de redações produzidas pelos estudantes e premiações que reconheceram o empenho e a dedicação dos participantes ao longo do programa. O evento reuniu alunos, familiares, educadores e representantes das forças de segurança em uma celebração especial, reforçando a importância da prevenção e da construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

Ascom

Prefeito Andrei celebra parceria com Tribunal de Justiça da Bahia e consolida Juazeiro como referência de desenvolvimento e gestão pública na Bahia

A Prefeitura de Juazeiro encerrou, nesta sexta-feira (29), o Mutirão Conciliando Cidadania 2026.1, consolidando uma importante parceria institucional entre o município, o Tribunal de Justiça da Bahia/TJBA, a Faculdade UNIBRAS, a UNEB e diversos órgãos públicos estaduais e municipais. A iniciativa reuniu serviços jurídicos, sociais, de saúde e cidadania, fortalecendo o acesso da população aos direitos e ampliando a cultura da conciliação no município.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito Andrei Gonçalves; do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Ricardo Regis Dourado; da juíza coordenadora do NUPEMEC, Dra. Elke Figueiredo; representantes da Procuradoria Geral do Município; além de autoridades do Judiciário, servidores públicos e instituições parceiras.

Durante o evento, o desembargador Ricardo Dourado ressaltou o protagonismo de Juazeiro no cenário baiano e elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal. “Juazeiro atravessa hoje um dos períodos mais promissores da sua história. A cidade se tornou símbolo de avanço e desenvolvimento para a Bahia pelo trabalho que o prefeito Andrei vem realizando”, destacou o magistrado.

O prefeito Andrei Gonçalves enfatizou a importância da união entre os poderes e instituições para aproximar os serviços públicos da população. “Esse mutirão representa o compromisso da nossa gestão com o cuidado das pessoas, com a justiça social e com a garantia de direitos. Quando Prefeitura, Tribunal de Justiça e instituições caminham juntas, quem ganha é o povo de Juazeiro”, afirmou o prefeito.

O mutirão foi realizado entre os dias 25 e 29 de maio, ofertando atendimentos nas áreas jurídica, social, saúde, documentação civil, defesa do consumidor e conciliações. Participaram da ação órgãos como PROCON, SAAE, SAC, Secretaria de Saúde, SEDES, AMA, AMTT, Procuradoria Municipal, Defensoria Pública, Ministério Público e OAB. No balanço das ações, o PROCON Juazeiro realizou 70 audiências de conciliação, com 37 atendimentos efetivados, além de contabilizar 122 atendimentos ao público, entre orientações, registro de reclamações e encaminhamentos, fortalecendo a defesa do consumidor e o acesso da população aos seus direitos.

Também estiveram presentes representantes da Faculdade UNIBRAS, da UNEB, do NUPEMEC, autoridades do Judiciário baiano, equipes técnicas e servidores municipais envolvidos na realização do mutirão, considerado um dos maiores já promovidos no município na área da cidadania e conciliação.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro apresenta prestação de contas do 1º quadrimestre e reforça compromisso com equilíbrio fiscal e saúde pública

Juazeiro iniciou 2026 apresentando avanço no equilíbrio das contas públicas, com redução da dívida, fortalecimento do caixa e aumento dos investimentos na saúde. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (29), durante a Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre, realizada pela Câmara de Vereadores no Rapport Hotel.

O relatório mostra que a dívida consolidada do município caiu R$ 40.672.063,17 em relação a dezembro de 2025. O valor passou de R$ 324.897.818,26 para R$ 284.225.755,09, representando redução de 12,52%. Segundo a gestão municipal, o resultado está ligado às amortizações das operações de crédito externas e à reorganização das contas públicas.

Além disso, o município ampliou os investimentos na saúde pública. Nos quatro primeiros meses do ano, Juazeiro aplicou 22,64% das receitas no setor, percentual acima do mínimo constitucional de 15%. Ao todo, foram investidos R$ 44.392.363,43 na saúde, valor R$ 14.978.606,79 superior ao mínimo exigido por lei.

A secretária da Fazenda e Finanças, Luanna Mudo, afirmou que os números refletem o esforço da gestão para manter a estabilidade financeira do município. “Juazeiro tem feito um esforço consistente para garantir atendimento de qualidade à população. O resultado reflete um trabalho contínuo de reorganização das contas públicas e responsabilidade fiscal”, destacou.

Durante a audiência pública, a Prefeitura também ressaltou a conquista da nota “B” na Capacidade de Pagamento (Capag), avaliação concedida pelo Tesouro Nacional. O avanço melhora a credibilidade financeira do município e amplia a capacidade de captar recursos e realizar operações de crédito com garantia da União. Participaram da audiência o secretário de Saúde, Helder Coutinho, a secretária Luanna Mudo e vereadores da base e da oposição. A apresentação do Relatório de Gestão Fiscal cumpre determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e integra o calendário de acompanhamento das metas fiscais do município.

Ascom

Prefeitura de Petrolina inaugura Cozinha Comunitária em Izacolândia nesta sexta-feira

Equipamento terá capacidade para ofertar 200 refeições gratuitas diariamente

A Prefeitura de Petrolina inaugura nesta sexta-feira (29), às 9h, a Cozinha Comunitária de Izacolândia, novo equipamento público voltado ao fortalecimento da segurança alimentar no distrito.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e tem como objetivo garantir alimentação digna e de qualidade para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A unidade terá capacidade para oferecer 200 refeições gratuitas por dia. O espaço foi implantado através de parceria entre a Prefeitura de Petrolina e o Governo de Pernambuco, por meio do Programa Bom Prato.

LEIA MAIS

Guarda Civil Municipal de Petrolina celebra 32 anos com homenagens e reconhecimento

Solenidade reuniu autoridades e servidores para celebrar a trajetória da corporação criada em 1994.

A Guarda Civil Municipal de Petrolina celebrou nesta sexta-feira (8) seus 32 anos de atuação com uma solenidade marcada por homenagens, reconhecimento e valorização da história da corporação.

O evento promovido pela Prefeitura de Petrolina reuniu autoridades, servidores e convidados para destacar o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal ao longo de mais de três décadas na proteção do patrimônio público e apoio à segurança da população.

Durante a cerimônia, foi apresentado um histórico da instituição, criada em 1994 e fortalecida ao longo dos anos através de concursos públicos, aquisição de equipamentos e capacitações.

LEIA MAIS

Cemitérios municipais recebem manutenção especial para receber público no Dia das Mães

Ação ocorre nos quatro cemitérios administrados pelo município

Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado este ano no dia 10 de maio, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, iniciou mutirões de limpeza nos cemitérios administrados pela gestão municipal. A ação tem como objetivo garantir um ambiente mais organizado e acolhedor para as homenagens prestadas às mães já falecidas.

Tradicionalmente, milhares de pessoas visitam os cemitérios nos dias que antecedem a data comemorativa ou no próprio domingo, levando flores e mensagens de carinho. Para este ano, a expectativa é de que mais de 44 mil visitantes passem pelos quatro cemitérios municipais.

As equipes de zeladoria estão atuando nos cemitérios Campo das Flores, no Centro; Campo da Paz, no bairro Henrique Leite; Campo da Esperança, no João de Deus; além do cemitério localizado no distrito de Rajada.

Entre os serviços realizados estão varrição completa, capina, poda de árvores, coleta de resíduos e pintura de meio-fio, reforçando a manutenção e preservação dos espaços públicos durante um dos períodos de maior movimento do ano.

Texto: Iana Lima – Assessora de Comunicação da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil 

AGIR 36 oficializa Diretoria Municipal em Petrolândia

O cenário político de Petrolândia conta com uma nova representação oficial. Em reunião realizada terça-feira (28), foi anunciada a formação da diretoria do AGIR 36, sob a presidência de Pedro Henrique de Lima Silva.

O evento reuniu lideranças locais e definiu o partido como uma alternativa focada em soluções concretas para os desafios municipais. De acordo com a executiva, a prioridade será a organização interna e a escuta das demandas da população para a construção de uma agenda de desenvolvimento.

LEIA MAIS

Cadastro aberto: mutirão de castração atende cães e gatos em Petrolina

Coordenadora de Bem-Estar Animal da AMMA, Késia Matos

A população de Petrolina já pode se preparar para o mutirão de castração de cães e gatos, que terá início nesta terça-feira (28) e segue até o dia 30 de abril, com retomada entre os dias 2 e 5 de maio, sempre das 8h às 15h, no Estádio Paulo de Souza Coelho.

A ação integra o maior programa de controle populacional de animais do Nordeste, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. A iniciativa já passou por diversas cidades do estado e chega agora ao Sertão com a proposta de ampliar o acesso à castração gratuita.

LEIA MAIS

Evento em Petrolina orienta população sobre cuidados com zoonoses

A Prefeitura de Petrolina promove, nesta quinta-feira (23), mais uma ação voltada à causa animal com a realização do “Papo de Zoonoses”. O encontro será realizado às 18h30, no auditório do Transforma Petrolina, localizado no Parque Josepha Coelho.

A iniciativa é direcionada a protetores de animais, representantes de ONGs e à população interessada em ampliar conhecimentos sobre saúde e bem-estar animal.

O tema desta edição será “Esporotricose: o gato não tem culpa! Como cuidar sem se arriscar”, trazendo orientações importantes sobre prevenção, cuidados e manejo seguro da doença, além de abrir espaço para troca de experiências entre os participantes.

A ação integra a campanha Abril Laranja, que reforça a conscientização sobre a prevenção de doenças e o combate aos maus-tratos contra os animais.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Acácio Andrade, reforça o convite à população, destacando a importância da participação no evento como forma de ampliar o conhecimento e fortalecer os cuidados com os animais no município.

João Campos entra na reta final como prefeito do Recife e intensifica agenda antes de disputar o Governo de Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos, entrou nesta segunda-feira (30) em sua última semana à frente da gestão municipal, iniciando a contagem regressiva para deixar o cargo e se dedicar integralmente à disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A saída ocorre dentro do prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral e faz parte da estratégia política já anunciada pelo gestor, que oficializou sua pré-candidatura no último dia 20.

Com uma agenda intensa prevista até os últimos dias de mandato, João Campos tem buscado manter o ritmo de entregas e compromissos, reforçando sua presença nas ruas e a imagem de gestor ativo. Neste domingo (29), em seu último fim de semana como prefeito, ele utilizou as redes sociais para compartilhar uma visita ao Parque da Tamarineira, onde realizou uma corrida e aproveitou para vistoriar o equipamento público, cuja segunda etapa foi entregue recentemente. Em tom de despedida, destacou que, apesar do sentimento de saída, ainda há muito trabalho a ser feito.

A movimentação acontece em paralelo ao avanço das articulações políticas que sustentam sua candidatura ao Governo do Estado. João Campos se consolida como o principal nome do PSB em Pernambuco e tem ampliado sua base de apoio com alianças estratégicas. A chapa apresentada dentro da Frente Popular inclui a ex-deputada federal Marília Arraes como candidata ao Senado, além da construção de um arco de alianças que envolve diferentes partidos.

Um dos movimentos mais relevantes ocorreu no último sábado (28), quando o Partido dos Trabalhadores oficializou apoio à candidatura do pessebista. A decisão foi tomada durante reunião do diretório estadual, em Olinda, e aprovada por ampla maioria, com 59 votos favoráveis e 12 contrários. O apoio fortalece significativamente o projeto político de João Campos, ampliando sua base eleitoral e consolidando uma aliança com o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, o senador Humberto Costa confirmou posteriormente o alinhamento com a candidatura, reforçando o bloco político que se forma para a disputa estadual. Com isso, João Campos entra na reta final de sua gestão municipal buscando equilibrar a conclusão do mandato com a construção de sua candidatura, em um cenário que já começa a ganhar forma e promete ser um dos mais disputados da política pernambucana nos próximos anos.

Projeto da Prefeitura muda estrutura da Educação e cria adicional por difícil acesso

A Câmara Municipal de Petrolina deve votar, na sessão desta terça-feira (17), o Projeto de Lei nº 009/2026, enviado em regime de urgência urgentíssima pelo prefeito Simão Durando. A proposta altera a estrutura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, com mudanças em cargos, salários e organização administrativa.

Segundo a justificativa do Executivo, o objetivo é modernizar a estrutura da pasta, garantindo mais eficiência, melhor distribuição de funções e uso racional dos recursos públicos.

LEIA MAIS
123