Da TV aberta ao streaming: entenda o delay das transmissões na Copa do Mundo

Trionda: a bola da Copa do Mundo de 2026. (Foto: Rich Storry / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Diferenças tecnológicas entre plataformas fazem torcedores assistirem ao mesmo lance em momentos distintos

Em plena Copa do Mundo, o grito de gol pode sair próximo a você antes mesmo de a bola balançar as redes na televisão de sua casa. O fenômeno, que atravessou diferentes tecnologias, continua presente em 2026 e tem explicação: o chamado delay das transmissões.

Com a multiplicação das formas de assistir aos jogos, seja por TV aberta, TV por assinatura, streaming ou plataformas digitais, as diferenças de tempo entre uma transmissão e outra ficaram ainda mais evidentes. Dependendo do serviço utilizado, um lance pode chegar ao espectador até um minuto depois de acontecer no estádio.

Embora a indústria de mídia esportiva tenha investido em novas tecnologias para reduzir esse intervalo, o atraso continua sendo uma característica inevitável das transmissões modernas. E justamente durante a Copa do Mundo, evento que mobiliza milhões de torcedores simultaneamente, a diferença fica ainda mais perceptível.

LEIA MAIS

Especialistas em drones agrícolas participam em Juazeiro-BA do SINDAG Drone Tec

A Juazeiro receberá no próximo dia 21 de maio o SINDAG Drone Tech, evento gratuito que vai discutir o uso de drones agrícolas e outras tecnologias aplicadas ao agronegócio no Vale do São Francisco.

Com o tema “Tecnologia transformando o Vale do São Francisco”, a palestra principal será apresentada pelos produtores rurais e especialistas em drones agrícolas Arthur Grimaldi e Paulo Grimaldi.

O encontro será realizado das 8h30 às 12h30, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

LEIA MAIS

Prefeitura intensifica treinamento da Guarda Municipal com equipamentos de tecnologia não letal

Treinamento reforça atuação segura e eficiente dos agentes em ocorrências do dia a dia

Dando continuidade ao calendário de treinamento da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura de Petrolina, por meio do Centro  Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, realizou nesta terça-feira (28) uma capacitação sobre o uso responsável de materiais de tecnologia não letal, ou seja, equipamentos com menor potencial de causar lesões. A iniciativa busca atualizar o conhecimento dos guardas civis municipais e contou com a participação de Agente de Trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

A capacitação foi dividida em duas etapas, uma teórica e outra prática buscando ampliar a capacidade operacional e garantir que as técnicas sejam aplicadas com ainda mais eficiência nas ocorrências do dia a dia. Entre os equipamentos e materiais não letais apresentados na formação estavam sprays incapacitantes, dispositivos pirotécnicos, munições de impacto controlado do tipo elastômero (borracha) calibre 12, entre outros equipamentos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Salgueiro e outras instituições lançam movimento para estimular a inovação no município

A Prefeitura de Salgueiro se uniu a outras importantes instituições no intuito de estimular a inovação no município, com consequente desenvolvimento tecnológico e econômico. O Núcleo de Inovação – Inova Salgueiro foi lançado na sexta-feira (27), em cerimônia realizada no auditório do Campus Salgueiro do IFSertãoPE.

Com o lema ‘Conectando talentos, território e oportunidades’, a iniciativa surge com a finalidade de transformar Salgueiro em um polo de inovação regional, a partir da integração entre diferentes setores (governo, instituições de ensino, empresas e organização do terceiro setor). A ideia é aproveitar as potencialidades e vocações locais para fomentar a economia, gerando mais empregos.

De caráter colaborativo, o movimento conta com a participação da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; da Fachusc, UPE, IFSertãoPE, Univasf e ETE Professor Urbano Gomes de Sá, representando a educação; Sebrae e Instituto SAF Social, como instâncias do terceiro setor; e da classe empresarial, por meio das empresas Norpeças e Central da Construção.

O prefeito do município, Fabinho Lisandro, participou do lançamento e destacou a importância da ação. “Esse é um momento que a gente deve quebrar muitos paradigmas, com a tecnologia, a inovação e a capacidade de fazer construção [coletiva]; de inovar e empreender a partir das potencialidades e das vocações que nós temos”, disse.

Os representantes das instituições envolvidas no Núcleo de Inovação vão se reunir periodicamente para pensar e discutir ideias que possam fomentar a inovação em Salgueiro, beneficiando também a região.

Ascom

Novo supercomputador promete revolucionar previsão do tempo no Brasil

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passou a contar, desde o dia 11 de dezembro, com um supercomputador que deve ampliar a precisão e a rapidez das previsões meteorológicas e dos estudos climáticos. Batizado de Jaci, após votação popular, o equipamento representa melhora em relação ao sistema anterior, o Tupã. Ele foi adquirida por R$ 28 milhões junto à empresa norte-americana HPE Cray e faz parte da primeira etapa do projeto Risc (Renovação da Infraestrutura de Supercomputação) do Inpe.

Capacidade muito superior à do sistema anterior
A máquina tem capacidade de processamento de dados entre cinco e seis vezes maior e cerca de 24 vezes mais capacidade de armazenamento do que o Tupã, que possuía 1 petabyte — volume suficiente para armazenar vídeos em alta definição por cerca de 13 anos ininterruptos. No novo sistema, esse período equivaleria a aproximadamente 312 anos. “No Tupã, o processamento dos dados era feito duas vezes por dia. Agora são quatro vezes por dia. Atualizar a previsão numérica no menor tempo possível vai beneficiar diretamente os trabalhos de previsão”, afirmou à Folha Ivan Barbosa, coordenador de infraestrutura de dados e supercomputação do Inpe.

Mais cenários e maior detalhamento
Na prática, o novo supercomputador permite o uso de modelos com maior nível de detalhamento e a geração de um conjunto mais amplo de cenários. Isso possibilita identificar o cenário mais provável e também mapear a chance de ocorrência de eventos extremos. “Com isso, conseguimos apontar a possibilidade de algum cenário extremo”, explicou à mesma publicação José Antonio Aravéquia, coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe.

Como são geradas as previsões?
As previsões meteorológicas são produzidas a partir de uma extensa rede de observações, que inclui estações de superfície e de altitude, dados de navios e boias oceânicas, informações de aeronaves e dados de satélites meteorológicos de países que integram a Organização Meteorológica Mundial. Essas redes coletam, por meio de sensores, medidas que permitem estimar parâmetros da atmosfera, da superfície e dos oceanos, como temperatura, umidade, intensidade e direção dos ventos e pressão atmosférica. A Jaci processa esse grande volume de informações em modelos climáticos que são analisados pelos meteorologistas.

Maior precisão e localização
“Com o maior poder computacional, a modelagem consegue realizar previsões de mais cenários para o futuro e, com isso, permitir que tomadores de decisão adotem medidas de planejamento para mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, afirmou Aravéquia. Segundo ele, o objetivo é chegar a previsões detalhadas, diferenciando condições meteorológicas em regiões separadas por apenas 10 quilômetros. Isso é possível porque a grade de previsão do novo sistema tem resolução de 10 km por 10 km, enquanto no Tupã essa área era o dobro. Sobre o território brasileiro, os estudos podem atingir resolução ainda maior, de 3 km por 3 km, permitindo identificar fenômenos locais, como ondas de calor em bairros específicos, tempestades intensas e efeitos de serras e vales sobre o clima.

Expansão da infraestrutura
O plano prevê a instalação de outros três supercomputadores até 2028, o que deve quadruplicar a capacidade de previsão do instituto. O projeto tem orçamento estimado em R$ 200 milhões e inclui a modernização da infraestrutura elétrica, dos sistemas de refrigeração e a implantação de uma usina fotovoltaica, tornando o Centro de Dados Científico do Inpe mais eficiente e sustentável.

A Tarde

Facape tem inscrições abertas para cursos gratuitos na área de tecnologia em Petrolina

Estão abertas as inscrições gratuitas para os cursos de Inclusão Digital e Introdução à Lógica de Programação em Petrolina, Sertão de Pernambuco. As formações, ofertadas pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e a Faculdade de Petrolina (Facape), são voltadas para estudantes do Ensino Médio e jovens de 15 a 29 anos.

As inscrições seguem até o dia 05 de setembro e podem ser realizadas de forma online. Para participar do curso de Introdução à Lógica de Programação, o formulário está disponível neste link (clique aqui). Já os interessados no curso de Inclusão Digital devem acessar este link (clique aqui).

A iniciativa une teoria e prática e busca democratizar o acesso à tecnologia, mesmo àqueles que ainda têm pouco contato com o mundo digital.. As aulas acontecem nos dias 06 e 13 de setembro, das 8h às 12h, na sede da Facape.

G1 Petrolina

Hospital Universitário, Univasf e Sebrae realizam a oficina Ideathon – Impact Health

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Univasf e o Sebrae Petrolina, realiza o evento Impact Health – Ideathon. A oficina é aberta a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, colaboradores do HU-Univasf, profissionais de saúde e das áreas de tecnologia e administração. Serão disponibilizadas 50 vagas.

Durante o evento, os participantes vão desenvolver soluções inovadoras para desafios reais na área de saúde, que serão apresentadas ao final da oficina. A iniciativa busca integrar a comunidade acadêmica e profissional, incentivando que pesquisas e tecnologias sejam levadas de forma mais ágil e efetiva ao mercado e à sociedade. Quer transformar suas ideias em soluções reais para a saúde do Vale do São Francisco? Traga sua criatividade e ajude a construir o futuro da saúde na região.

Com o propósito de favorecer soluções de inovação tecnológica, a oficina visa mobilizar diversos atores, incluindo discentes e docentes, pesquisadores, trabalhadores das áreas de saúde, tecnologia e administração, gestores e pessoas interessadas em inovação. De acordo com a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-Univasf, Emanuela Spinola, “a iniciativa do Impact Health demonstra a força das parcerias institucionais e do trabalho colaborativo entre Universidade, Governo e setor produtivo na promoção da inovação em saúde”.

Ao reunir diferentes atores em torno de problemas reais mapeados no HU-Univasf e no setor de medicamentos, a maratona de ideias inovadoras reforça o papel estratégico da ciência e da tecnologia na busca por soluções que impactem positivamente a sociedade. “A ação evidencia a importância de ambientes interdisciplinares e colaborativos para o desenvolvimento de propostas concretas e sustentáveis, que contribuem para a melhoria dos serviços de saúde e para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional”, ressaltou Emanuela.

Para a analista de Negócios do Sebrae/PE, Kátia Bezerra, o principal benefício dessa parceria é impulsionar o funcionamento do ecossistema de inovação, envolvendo vários atores para desenvolver inovação e tecnologia na área de saúde na região do Vale do São Francisco. “Está previsto no planejamento estratégico do Sebrae desenvolver as cadeias produtivas da região e contribuir com importantes instituições, como o HU-Univasf e a Univasf, para que possam colocar em prática as pesquisas e projetos desenvolvidos por alunos, desde a graduação à pós-graduação, e seus respectivos profissionais, servidores e pesquisadores”, disse Kátia.

Programação
O Ideathon será realizado no Sebrae Petrolina, com atividades no dia 22 de agosto das 13h às 17h e das 18h às 22h, e no dia 23, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom

Tecnologia e inovação impulsionam produção de uva em Petrolina com apoio do Senar-PE

A fruticultura no Vale do São Francisco está a dar um salto de qualidade e produtividade graças a uma nova tecnologia aplicada às videiras. Um teste-piloto conduzido pelo Senar Pernambuco, através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em parceria com o HUB CNA e a startup Krilltech NanoAgtech, demonstrou que o fertilizante organomineral Arbolina pode transformar a produção de uvas na região.

Os ensaios realizados em campos demonstrativos de Petrolina mostraram que o Arbolina potencializa a fotossíntese, melhora o metabolismo energético das plantas e aumenta a absorção de nutrientes, tornando as videiras mais resistentes e produtivas.

A produtora Márcia Ramos, participante do programa Mais ATeG, testemunhou os benefícios da inovação:“Com o apoio do Senar-PE, testei o Arbolina na minha propriedade e obtive incríveis! As videiras ficaram mais fortes, com folhas vigorosas e saudáveis. A absorção de nutrientes melhorou, e as plantas resistiram às variações climáticas. O resultado? Cachos mais pesados, padronizados e uma colheita de alta qualidade, além do aumento na rentabilidade”, declarou otimista.

O coordenador da ATeG do Senar-PE, Pedro Mouzinho, destaca que esse avanço é significativo para os produtores:“A tecnologia torna as videiras mais resistentes a estresses ambientais e acelera sua recuperação, o que impacta diretamente na qualidade da safra”, avalia.  Esta iniciativa reforça o compromisso do Senar Pernambuco em levar inovação e tecnologia ao setor agrícola, promovendo a competitividade e a sustentabilidade da fruticultura no estado. Para mais informações ou entrevistas, entre em contato com a instituição pelo telefone (81) 3312-8966.

Ascom

 

Atualizações tecnológicas facilitam processo eleitoral

As modernas tecnologias têm reflexo direto no atual modo de vida e estão presentes também em todo contexto relacionado ao processo eleitoral. Sua utilização simplifica a vida dos cidadãos/eleitores, desde o momento da solicitação do título eleitoral, ao acompanhamento das informações sobre os candidatos. Também, com grande destaque, na votação com urna eletrônica e para denúncias de crimes eleitorais.

Os diversos canais abertos para receber as informações sobre condutas que ferem as leis brasileiras favorecem a ação dos denunciantes e dos órgãos envolvidos no processo. Um deles é o aplicativo ‘Pardal’ focado nas propagandas irregulares, que na primeira semana recebeu mais de 4 mil denúncias. Na versão 2024 estão disponíveis e podem ser baixados pelo usuário o Pardal Móvel, o Web e o ADM (para trâmite interno entre os órgãos).

Mas as denúncias vão muito além de irregularidades da propaganda eleitoral e outros canais podem ser acessados, como o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). Para esclarecimentos existe o ‘Programa de Enfrentamento à Desinformação’ e o ‘Fato ou Boato?’. Em caso de dificuldade para acesso remoto, as pessoas podem procurar uma delegacia de polícia e o Ministério Público.

Ferramentas on-line

Através de ferramentas on-line oferecidas pela Justiça Eleitoral do estado também é possível obter dados pessoais como o status do título de eleitor. Para isso os baianos podem entrar no portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e acessar a seção ‘Situação Eleitoral’ na aba de Serviços.

Já o autoatendimento pelo portal do Tribunal Superior Federal (STF) oferece diversas opções na aba de Serviços Eleitorais, úteis para quem vota em outubro. Além de informações sobre a situação cadastral, local de votação e forma de justificar se não puder comparecer em sua seção, também é possível por meio digital conseguir certidões, consultar débitos e quitar multas.

Outra opção é o Chatbot Maia, via WhatsApp. Tem conversa autoexplicativa para informações sobre o título, bem como atendentes habilitados através do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor. Para o e-Título é preciso baixar o aplicativo para smartphone ou tablet, nos sistemas iOS ou Android.

A Tarde

4ª edição da ExpoAgro Nordeste deve movimentar mais de R$ 20 milhões em negócios

O Parque de Exposição do Cordeiro recebe entre os dias 21 e 29 de setembro, a 4ª edição da ExpoAgro Nordeste. Voltado para os setores agrícola, agropecuário e agroindustrial da região, o evento reunirá produtores, empresários e profissionais da área. No evento, o público vai poder conferir as novidades em tecnologia e agronegócio. Além de fazer novos contatos e negócios para impulsionar seus empreendimentos.

Para este ano, a organização do evento espera que a 4ª edição da ExpoAgro Nordeste supere a marca de R$ 20 milhões em negócios e receba cerca de 200 mil visitantes de todo o Brasil, incluindo produtores rurais, empresários, pesquisadores e autoridades do setor

A feira contará com cerca de 500 expositores, com serviços e produtos para o público visitante, que também poderá participar de leilões, palestras, workshops, rodadas de negócios, praça de alimentação, feira de pequenos animais para crianças e outras atividades que visam fomentar os negócios e o desenvolvimento do agronegócio, no Nordeste.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN), Adilson Torreão, o objetivo da feira é fomentar os setores agrícola, agroindustrial e o agronegócio da região. “É um evento importante para quem atua na área, ganhar mais visibilidade e ficar atualizado sobre as novidades, tecnologia e tendências do mercado agrícola e agroindustrial”, destacou.

Entre as atividades haverá a Expoinel Regional, uma exposição de participação obrigatória para os criadores e expositores da raça Nelore, que disputam o ranking regional do Nordeste. Essa é uma exposição que deve reunir os principais criadores e expositores da região. Outra atividade com o gado será a Ranqueada do Gir Leiteiro, com normas e critérios específicos para o julgamento.

Ainda nesta edição, o ExpoAgro traz como novidade uma apresentação de répteis, que acontecerá nos nove dias de evento, na rua principal, ao lado da pista de julgamento. O espaço terá sinalização.  A programação completa da ExpoAgro 2024, detalhes sobre as atrações, expositores e outras informações, serão divulgadas no perfil do evento no Instagram: @expoagronordesteoficial e pelo telefone (81) 99795.8048.

Serviço:

ExpoAgro Nordeste 2024

Dias: 21 de setembro a 29 de setembro

Hora: 9h às 22h

Local: Parque de Exposições do Cordeiro

Ingressos: segunda a quinta – inteira R$ 10,00 e meia entrada R$ 5,00 / sábado e domingo – inteira R$ 12,00 e meia entrada R$ 6,00. Ingresso social – valor de meia entrada com doação de 1kg de alimento (não perecível), de segunda a quinta-feira.

Diário de Pernambuco

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

O Brasil conquistou o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos e levou mais sete prêmios técnicos, em todas as categorias, no Mundial de Robótica que começou quarta-feira (17) e terminou neste sábado (20) em Houston, nos Estados Unidos.

O Mundial de Robótica da FIRST ocorre anualmente e reúne 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de 50 países. Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram 144 alunos de escolas públicas e privadas de dez estados.

Os oito integrantes da Los Atômicos, de Araras (SP), garantiram o primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos. “Sem dúvida, essa foi uma experiência única e um sentimento inesquecível. Só temos a agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. É muito gratificante estar aqui e poder ser o campeão do World Festival”, comemorou Ana Clara Simionatto.

Outro time brasileiro que competia na mesma modalidade, a Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), garantiu não só o segundo lugar, como também o prêmio de técnico/mentor. Os sete competidores e a técnica Monica Marques celebraram o título de Champion´s Award Finalist, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.

“O prêmio representa a equipe inspiradora que foi bem em todas as áreas, então é o prêmio mais importante da competição. Estamos muito felizes!”, afirmou Otavio Andrade. Os brasileiros levaram mais seis prêmios técnicos: projeto de inovação, time estreante, espírito de equipe, inspiração, controle do robô e apresentação do pôster.

Agência Brasil

Polícia prende primeira pessoa por reconhecimento facial em Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou que realizou, neste Sábado de Zé Pereira (10/2), a primeira prisão com a ajuda das câmeras de reconhecimento facial, que estão em uso inédito no Carnaval pernambucano 2024.

Segundo a secretaria, o preso é um foragido da Justiça que foi identificado por volta das 8h. As equipes confirmaram que a imagem do homem de 46 anos era compatível com a fotografia incluída no Banco Nacional de Mandados de Prisão.Assim, logo após ser feita a confirmação de que o mandado permanecia válido, uma equipe de campo realizou a abordagem e conduziu o foragido à uma delegacia de polícia, onde permanecerá à disposição da Justiça. A SDS não repassou mais detalhes da prisão.

A ideia é rastrear 15 mil foragidos da Justiça, que poderão ser presos se frequentarem os polos carnavalescos. Apesar do imediato resultado, a tecnologia de reconhecimento facial, usada pela primeira vez no Carnaval do Recife e de Olinda, foi alvo de críticas entre especialistas da área de segurança pública. Em geral, eles apontam que há falhas e que elas resultam em prisões injustas – principalmente de negros.

Dois kits com equipamentos de reconhecimento facial estão sendo usados no Estado desde o fim de 2023. E nos dias oficiais de folia passaram a ser utilizados para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto – como a prisão da manhã deste sábado.

JC Online

Transforma Petrolina e UPE abrem novas vagas para curso gratuito de Letramento Digital


O Transforma Petrolina, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), está   com novas vagas abertas para a 2ª edição do curso de Letramento Digital que será realizada de 11 a 13 de dezembro.  O projeto tem como objetivo ensinar  pessoas que tenham  dificuldades de utilizar celular ou computador a manusear tarefas simples como, enviar e-mail, usar aplicativos, identificar fake News e outros.

LEIA MAIS

Facape inscreve para XXIII Encontro Acadêmico de Informática (E-info)

(Foto: Ascom/Facape)

Com o tema “Explorando o Futuro Conectado”, a Faculdade de Petrolina (Facape) vai promover, entre os dias 17 e 20 de novembro, a XXIII edição do Encontro Acadêmico de Informática (E-info). O evento é voltado a estudantes, professores, profissionais da área e interessados em tecnologia.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site do E-info. Para participar é preciso fazer o pagamento da taxa de R$ 45,00. A abertura acontece na sexta-feira (17), às 19h, no Auditório da Facape. Já nos dias 18 e 19, acontecerá o Hackathon, que é uma maratona de ideação de negócios inovadores; e no dia 20, o Workshop de Engenharia de Software (WESS 2023).

A programação também envolve palestras, oficinas e minicursos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (87) 3866-3224.

Fonte G1 Petrolina

Na Semana de Ciência e Tecnologia, Prefeitura destaca ações que transformam Petrolina em uma cidade inteligente e conectada

Outubro é o mês nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o intuito de valorizar as grandes descobertas e incentivar os cientistas a desenvolverem novas pesquisas.

Para celebrar a data, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, abriu nesta segunda-feira (16), a 12ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que visa despertar a capacidade e a consciência investigativa dos estudantes para questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, a partir do envolvimento em atividades de caráter científico-tecnológico.

A novidade este ano é que a Semana conta com o incentivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

LEIA MAIS
12345