Prefeitura de Juazeiro apresenta terceiro relatório quadrimestral e reforça compromisso com transparência fiscal

A Prefeitura de Juazeiro, representada pela Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) e pela Secretaria da Fazenda e Finanças (Sefim), realizou nesta quarta-feira (25) a apresentação do terceiro relatório quadrimestral aos vereadores do município. O encontro aconteceu no auditório do Rapport Hotel, e teve como objetivo demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, em mais um importante momento de transparência da gestão municipal.

A apresentação foi conduzida pelo secretário de Saúde, Helder Coutinho, e pela secretária da Sefim, Luana Mudo, que detalharam dados financeiros, indicadores de desempenho e a aplicação dos recursos públicos, destacando investimentos, ampliação de serviços e medidas adotadas ao longo do período.

Durante a explanação, foram evidenciados avanços significativos na rede municipal de saúde, como a manutenção da alta cobertura da Atenção Básica, que atualmente alcança 93,27%, além do expressivo volume de atendimentos realizados em 2025. Os dados apresentados também apontaram melhorias estruturais em unidades de saúde, ampliação de equipes, fortalecimento da assistência especializada e incremento nas ações de Vigilância em Saúde.

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, ressaltou a relevância do diálogo institucional e da prestação de contas à sociedade. “Esse é um momento fundamental de transparência com a nossa população e com o poder legislativo. Estamos mostrando de forma clara onde cada recurso foi investido, onde ampliamos serviços, onde adotamos medidas de urgência, onde reformamos unidades e as diversas ações implementadas no município. A responsabilidade com as contas públicas e com a qualidade dos serviços ofertados à população é uma prioridade da gestão”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a responsabilidade fiscal, a boa governança e a transparência na aplicação dos recursos públicos, fortalecendo a relação entre o Executivo, o Legislativo e a população.

Ascom

Hospital Universitário, Univasf e Sebrae realizam a oficina Ideathon – Impact Health

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Univasf e o Sebrae Petrolina, realiza o evento Impact Health – Ideathon. A oficina é aberta a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, colaboradores do HU-Univasf, profissionais de saúde e das áreas de tecnologia e administração. Serão disponibilizadas 50 vagas.

Durante o evento, os participantes vão desenvolver soluções inovadoras para desafios reais na área de saúde, que serão apresentadas ao final da oficina. A iniciativa busca integrar a comunidade acadêmica e profissional, incentivando que pesquisas e tecnologias sejam levadas de forma mais ágil e efetiva ao mercado e à sociedade. Quer transformar suas ideias em soluções reais para a saúde do Vale do São Francisco? Traga sua criatividade e ajude a construir o futuro da saúde na região.

Com o propósito de favorecer soluções de inovação tecnológica, a oficina visa mobilizar diversos atores, incluindo discentes e docentes, pesquisadores, trabalhadores das áreas de saúde, tecnologia e administração, gestores e pessoas interessadas em inovação. De acordo com a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-Univasf, Emanuela Spinola, “a iniciativa do Impact Health demonstra a força das parcerias institucionais e do trabalho colaborativo entre Universidade, Governo e setor produtivo na promoção da inovação em saúde”.

Ao reunir diferentes atores em torno de problemas reais mapeados no HU-Univasf e no setor de medicamentos, a maratona de ideias inovadoras reforça o papel estratégico da ciência e da tecnologia na busca por soluções que impactem positivamente a sociedade. “A ação evidencia a importância de ambientes interdisciplinares e colaborativos para o desenvolvimento de propostas concretas e sustentáveis, que contribuem para a melhoria dos serviços de saúde e para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional”, ressaltou Emanuela.

Para a analista de Negócios do Sebrae/PE, Kátia Bezerra, o principal benefício dessa parceria é impulsionar o funcionamento do ecossistema de inovação, envolvendo vários atores para desenvolver inovação e tecnologia na área de saúde na região do Vale do São Francisco. “Está previsto no planejamento estratégico do Sebrae desenvolver as cadeias produtivas da região e contribuir com importantes instituições, como o HU-Univasf e a Univasf, para que possam colocar em prática as pesquisas e projetos desenvolvidos por alunos, desde a graduação à pós-graduação, e seus respectivos profissionais, servidores e pesquisadores”, disse Kátia.

Programação
O Ideathon será realizado no Sebrae Petrolina, com atividades no dia 22 de agosto das 13h às 17h e das 18h às 22h, e no dia 23, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom

Abertas inscrições para o 9º Simpósio de Administração do Vale do São Francisco

Estão abertas inscrições para o 9º Simpósio de Administração do Vale do São Francisco, que será realizado entre os dias 9 e 11 de setembro no Cineteatro do Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Podem participar estudantes de graduação, pós-graduação, ensino técnico e profissionais da área. Os interessados devem se inscrever através do site do evento. Os valores variam entre R$ 15,00 e R$ 60,00, conforme a modalidade de participação.

Com o tema “Gestão e IA: Transformando Organizações e Profissionais”, o IX Siadvasf abordará as possibilidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) no mercado. O evento contará com especialistas, pesquisadores e profissionais para discutir como a IA influencia o cenário organizacional de diversas áreas, como educação, varejo, finanças, marketing, agronegócio, entre outros.

Durante o IX Siadvasf, inovação e novas tecnologias serão discutidas na programação, que conta com palestras, apresentação cultural, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos.

O simpósio terá início no dia 9 de agosto, às 18h50, com uma cerimônia de abertura conduzida pelo coordenador do Colegiado de Administração da Univasf, Umarac Borges, juntamente com o coordenador do evento, Deranor Gomes.
Às 19h30, haverá uma apresentação cultural, seguida pela palestra de abertura, que será realizada às 20h, com o tema “Projetos e Governança de Inteligência Artificial: Quais os Desafios e Impactos?”. Outras informações sobre a programação do evento podem ser obtidas pelo site do Simpósio.

G1 Petrolina

Administração da Ilha do Fogo deixará de ser de Petrolina e passará a ser feita pela prefeitura de Juazeiro

(Foto: Internet)

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pedido do Ministério Público de Pernambuco constatou que as ilhas do Fogo e Rodeadouro pertencem  Juazeiro (BA). Dessa forma, a administração da Ilha do Fogo, que atualmente é feita pela prefeitura de Petrolina (PE) deve passar a ser de responsabilidade da cidade baiana.

Já a Ilha do Massangano, foi apontada pelo IBGE como território de Petrolina. A pesquisa foi realizada para definir os limites entre Pernambuco e Bahia, e a mudança da gestão da Ilha do Fogo deve ocorrer após finalização de processo que  já está em andamento.

“[…] Em outubro foi realizada uma audiência pública com representantes do IBGE, SEI Bahia, Condep-Fiden de Pernambuco e das procuradorias dos dois estados, para discutir a definição dos limites territoriais. Na ocasião, foi definida a criação de um Projeto de Lei para que a divisão seja regulamentada. O processo está em andamento”, disse a prefeitura de Petrolina, em nota.

De acordo com jornal, forte crise afeta rede de urgência e emergência de Juazeiro

Juazeiro tem falhado na prestação de saúde. (Foto: Shirley Stolze)

Através do projeto “Olhar Cidadão”, o jornal A Tarde, de Salvador, veio a Juazeiro (BA) para realizar uma matéria sobre a situação dos serviços de saúde prestados no município. Segundo apurado pelo jornalista Roberto Aguiar, a cidade tem sofrido com uma forte crise afeta rede de urgência e emergência com a superlotação da única upa 24 horas, assim como do hospital municipal materno-infantil, referência na região.

Em junho, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio de uma ação civil, solicitou uma liminar que determinasse imediata reforma, adaptação e aquisição de equipamentos à maternidade. Esta situação é também acompanhada por falhas no atendimento das unidades básicas de saúde.

De acordo com o jornal, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) adotou uma política de redimensionamento e qualificação dos serviços de urgência e emergência. A urgência pediátrica do Hospital Materno-Infantil foi deslocada para UPA. Já os serviços de urgência ortopédica básica e de média complexidade, antes realizados na UPA, passaram a ser prestados pelo Instituto Viver Sote, através de serviços contratados pela prefeitura.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga resultado final de processo seletivo das Secretarias de Saúde e Administração

(Foto: ASCOM)

O Edital de Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo Nº 01/2019, das Secretarias de Municipais de Saúde e de Administração de Juazeiro (BA), está disponível no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (20).

Resultado final

O certame prevê o preenchimento de 421 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.

Palestra voltada a empresários do Vale acontece na próxima semana, em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Na próxima quarta-feira (23) uma palestra gratuita voltada a empresários do Vale do São Francisco busca capacitar esses empreendedores na área de administração. O evento é gratuito e será realizado às 19h30, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) Petrolina.

Com o tema “O ambiente de negócios no Vale do São Francisco”, a palestra será ministrada pelo professor Deranor Oliveira. Ele é vice-coordenador do curso de Administração na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e doutorando em Gestão pela Universidade de Évora – UEvora (Portugal).

O evento é uma parceria da FTC – que lança nessa mesma data o curso de graduação de Administração em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) – com apoio da Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL). A FTC está localizada na Avenida Clementino Coelho, ao lado do Posto Mavel.

Prefeitura de Petrolina encaminha à Câmara de Vereadores projeto com ajustes administrativos

A previsão é de que o projeto seja votado pela Casa Plínio Amorim na próxima quinta-feira (13).

A Prefeitura de Petrolina enviou à Câmara Municipal, nessa terça-feira (11), um projeto de lei com algumas medidas que buscam reduzir custos e aumentar a eficiência da Administração Municipal. A proposta é fundir algumas secretarias de modo que suas competências sejam melhor aplicadas no serviço público, melhorando assim o atendimento à população.

Pela proposta, ficariam extintas a Assessoria de Governo e a Secretaria de Gestão Administrativa – as atribuições desta última passam a ser exercidas pela Secretaria de Planejamento e Gestão.

A outra alteração diz respeito à Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, cujas atribuições de Cultura e Esportes podem ficar sob a competência da Secretaria de Educação. Os temas relacionados ao Turismo, inclusive São João, ficariam incorporados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A mudança também prevê a criação da Secretaria de Governo, que passa a acumular a pasta de Agricultura, e ainda a extinção da Empresa de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação do Vale do São Francisco, a Vale Digital. A previsão é de que o projeto seja votado pela Casa Plínio Amorim na próxima quinta-feira (13).

SEGESP convoca aprovados em processo seletivo da SEAD em Juazeiro

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) de Juazeiro (BA) divulgou, no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (06), o 14º edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo referente ao edital nº 002/2017 da Secretaria de Administração (SEAD).

Os candidatos aprovados devem entregar a documentação solicitada no setor de RH da Secretaria de Educação e Juventude, localizada na Rua Antônio Pedro, Nº139, Centro, no dia 09 de agosto, das 08h30 às 12h e das 14h às 18h.

Mais informações através do telefone (74) 3612-5674 ou no site da prefeitura de Juazeiro.

Estágio: Univasf oferece vagas para alunos de Direito e Administração

(Foto: Divulgação)

Estudantes matriculados entre o primeiro e terceiro período nos cursos de Administração e Direito, em qualquer instituição de ensino da região, podem participar do processo seletivo para estágio na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A Univasf disponibiliza uma vaga para Direito e uma para Administração. Os candidatos podem se inscrever até a próxima segunda-feira (26), de forma presencia na Reitoria da instituição. É necessário preencher o requerimento de inscrição, disponível no site da Univasf.

LEIA MAIS

Campus Floresta do IF SERTÃO-PE abre inscrições para novo curso de Técnico em Administração, para Jovens e Adultos

(Foto: divulgação)

As inscrições são gratuitas, começam nesta terça-feira 09 de janeiro e seguem até o dia 21 de janeiro, pela internet. Acesse o site aqui para mais informações.

Quem preferir, pode fazer a inscrição também no campus Floresta, onde será disponibilizado um computador com acesso à internet das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira para os candidatos que tiverem dificuldade de realizar sua inscrição.

O curso Técnico em Administração, na modalidade de Educação Jovens e Adultos (PROEJA), funcionará no período noturno.

Na modalidade de PROEJA os futuros alunos do IF Sertão-PE concluirão o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, serão capacitados na área técnica em Administração, assim já sairão do Ensino Médio com uma profissão.

Para se inscrever é preciso ter concluído o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos, ser maior de 18 anos na data da matrícula no curso, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo provisório com o número do CPF, documentação de identificação com foto e endereço de e-mail.

O início das aulas está previsto para o dia 7 de fevereiro. Clique aqui e confira o edital que abre o processo seletivo para o curso Técnico Integrado de Nível Médio em Administração na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Prefeito de Afrânio se mobiliza para vencer crise nacional que prejudica a administração pública

(Foto: ASCOM)

O prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcanti, reuniu o quadro de comissionados para falar sobre o momento delicado que atravessam os municípios e comunicou a exoneração desses profissionais. Além disso, o chefe do executivo está se mobilizando com outros prefeitos pernambucanos em busca de uma solução junto aos governos estaduais e federais para a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e sobre o cenário econômico, com a crise que afeta todo o país e que está prejudicando a administração pública municipal.

O prefeito segue nesta segunda-feira (16) para Recife e depois para Brasília, aonde irá se juntar a outros prefeitos do Estado para reivindicar apoio a causa municipalista, junto da bancada pernambucana no Congresso Nacional, em Brasília.

“Precisamos unir forças para conseguir do Governo Federal, apoio financeiro para os Municípios, que é o ente federativo que está mais próximo das pessoas e de suas necessidades básicas, sob pena das gestões municipais serem cada vez mais inviabilizadas”, ressaltou Rafael Cavalcanti.

LEIA MAIS

Ouvidoria Geral da Univasf realiza processo seletivo para estágio em Administração

(Imagem ilustrativa)

(Imagem ilustrativa)

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para uma vaga de estágio. Podem participar estudantes de nível superior do curso de Administração, cursando do 2º ao 5º período em uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de novembro.
Os interessados devem realizar as inscrições presencialmente, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Ouvidoria Geral, localizada no prédio da cantina do Campus Petrolina Centro. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os documentos solicitados no Edital Nº 2/2016.

LEIA MAIS

Univasf está com inscrições abertas para estágio na área de Administração

Unrecognizable business person analyzing graphs and taking notes

Unrecognizable business person analyzing graphs and taking notes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para uma vaga de estágio na Seção de Arquivo Geral do Protocolo Central (SAG/PROT) para estudantes de curso de nível superior do curso de Administração ou áreas afins. Os candidatos devem estar matriculados entre o 3º e o 6º período em uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições seguem até as 18h do dia 21 de outubro.
Os interessados devem realizar as inscrições presencialmente na sala do Protocolo Central, localizada no Prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE), no horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para se inscrever é necessário entregar os seguintes documentos: ficha de inscrição (Anexo I do Edital Nº 2/2016, disponível abaixo) devidamente preenchida; currículo vitae e histórico escolar atualizado.

LEIA MAIS

Governo do Estado vai abrir licitação para administração privada da Arena Pernambuco

ItaipavaArenaPernambuco01

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, adiantou que o antigo modelo de administração do estádio, de Parceria Público-Privada (PPP), não deverá ser repetido. Foto: arquivo

Em 60 dias, o Governo do Estado vai divulgar o novo processo de licitação com os detalhes para a escolha da nova administradora da Arena Pernambuco. Em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (10), o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, adiantou que o antigo modelo de administração do estádio, de Parceria Público-Privada (PPP), não deverá ser repetido. A administração será integralmente privada. Os detalhes, de acordo com o governo, serão expostos somente com a publicação do edital.

Através do Diário Oficial do Estado, o governo pernambucano oficializou a rescisão contratual junto ao consórcio Arena Pernambuco Negócios e Participações, braço da Odebrecht que administrava o estádio. A gestão do equipamento construído para a Copa do Mundo 2014 passa a ficar, agora, sob a administração interina da Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur) até o fim do ano.

12