Curso de Design Digital amplia conhecimentos e abre novas perspectivas profissionais para jovens de Petrolina

Foto: Deivid Menezes

Transformar criatividade em oportunidade de futuro. Essa tem sido a experiência vivenciada pelos participantes do curso de Design Digital, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva das Juventudes, e o Instituto Opará, responsável pela execução do projeto Sertão Qualificado. Ao longo da formação, realizada na Estação Juventude, os alunos mergulham no universo da comunicação visual e das ferramentas digitais, desenvolvendo habilidades que podem abrir portas para o mercado de trabalho, o empreendedorismo e novas possibilidades profissionais.

Durante as aulas, os participantes aprendem sobre criação de peças gráficas para redes sociais, identidade visual, edição de imagens, composição visual, uso de plataformas de design e conceitos de comunicação digital. Para a aluna Brenda Beatriz da Silva Santos, de 30 anos, o curso tem ampliado seus conhecimentos e contribuído diretamente para sua atuação profissional. “Aprendi a desenvolver um olhar mais estratégico para o design, entender conceitos como CTA (chamada para ação) e analisar perfis de empresas para identificar melhorias que possam atrair mais clientes. Tem sido um aprendizado muito valioso”, destacou.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina capacita ambulantes para atuarem durante o São João 2026

Capacitações acontecem esta semana na FACAPE – Foto: Deivid Menezes

A Prefeitura de Petrolina vai promover uma capacitação para os ambulantes que irão atuar durante os festejos do São João 2026. A iniciativa, coordenada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), será realizada na terça-feira (2) e na quarta-feira (3), com turmas das 8h às 10h e das 10h às 12h, na FACAPE, localizado na Cidade Universitária. As inscrições com preenchimento do formulário podem ser acessadas pelo WhatsApp (87) 3983 6409.

Neste ano, a capacitação será realizada em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e com a Agência do Empreendedor (AGE), participar do curso é um dos pré-requisitos para que os vendedores atuem durante os festejos juninos. A formação tem como objetivo reforçar as boas práticas de higiene, segurança alimentar e organização durante os dias de evento. Para aprimorar o aprendizado, as atividades serão divididas em duas turmas por dia, permitindo uma abordagem mais dinâmica e prática dos conteúdos apresentados.

LEIA MAIS

AGE e Sebrae abrem inscrições para curso gratuito sobre compras governamentais em Petrolina

Capacitação acontecerá no dia 13 de maio e abordará oportunidades de negócios por meio das licitações públicas

A Petrolina segue investindo na qualificação de empreendedores e pequenos empresários do município. Por meio da Agência Municipal do Empreendedorismo (AGE), em parceria com o SEBRAE Pernambuco, será realizada na próxima quarta-feira (13), às 15h, a capacitação gratuita “Compras Governamentais”.

O encontro acontecerá no Petrowork, sede da AGE, e contará com 40 vagas disponíveis para empreendedores, microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos empresários interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o mercado público e as oportunidades oferecidas pelas licitações governamentais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: Inscrição para a capacitação Compras Governamentais

LEIA MAIS

Prefeitura e FACAPE oferecem cursos gratuitos para jovens de Petrolina

Com a proposta de abrir novas portas para o conhecimento e a tecnologia, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e a Faculdade de Petrolina (FACAPE), vai oferecer gratuitamente os cursos de Inclusão Digital e Introdução à Lógica de Programação. Voltadas para estudantes do Ensino Médio e jovens de 15 a 29 anos, as capacitações prometem unir teoria e prática, incentivando os participantes a explorarem o mundo digital com mais segurança e autonomia.

As inscrições seguem abertas até o dia 05 de setembro e podem ser realizadas de forma online. Para participar do curso de Introdução à Lógica de Programação, o formulário está disponível no link https://forms.gle/JhnHQuSkLcnSAo8N7.  Já os interessados no curso de Inclusão Digital devem acessar o link https://forms.gle/LibDkvKtFYZvyEaS8.  A iniciativa busca democratizar o acesso à tecnologia, oferecendo conhecimentos que podem abrir portas para novas oportunidades acadêmicas e profissionais.

As aulas acontecem nos dias 06 e 13 de setembro, das 8h às 12h, na sede da FACAPE. Com uma abordagem prática e dinâmica, os cursos serão ministrados por profissionais capacitados, garantindo que cada participante aprenda de forma acessível e efetiva, mesmo aqueles que ainda têm pouco contato com o mundo digital. A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome reforça que a ação representa um importante investimento em educação e inclusão, preparando a juventude para os desafios do futuro e para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e competitivo.

Ascom

Defesa Civil de Petrolina participa de encontros sobre proteção a desastre e cuidado a pessoas em vulnerabilidade

A Prefeitura de Petrolina esteve presente, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu), em dois importantes eventos que abordaram temáticas de prevenção a desastres naturais e proteção de populações vulneráveis, realizados no município de Serra Talhada, neste mês de agosto. As iniciativas foram coordenadas pela Defesa Civil de Pernambuco e reuníram representantes de diversos município do Estado.

O primeiro encontro foi o Workshop ‘Gestão de Riscos contra Incêndio em Bioma da Caatinga”, que teve o objetivo de orientar e preparar órgãos de Proteção e Defesa Civil, do Sertão do estado, para o enfrentamento de incêndios em vegetação. Foi observado que na região, o período de maior incidência de casos de incêndios florestais é entre os meses de setembro e janeiro. No encontro, os representantes municipais puderam discutir sobre a importância da nova ferramenta “Defesa Civil Alerta” (DCA), instrumento pensado para uma comunicação rápida durante possíveis desastres, além de outros assuntos.

O segundo workshop abordou o “Diálogo pela Proteção: Crianças e Adolescentes no Contexto de Desastre e Comunicação de Risco”. O evento, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reuniu representantes de instituições federais, estaduais e municipais para debater estratégias de proteção integral a crianças e adolescentes em situações de riscos e desastres, para que esses consigam passar por um momento adverso da forma mais segura possível.

Os encontros são parte das ações do Plano anual de Capacitações em Proteção e Defesa Civil, coordenadas pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco (SEPDEC/SDS).

Ascom

SAMU de Juazeiro comemora 21 anos com retomada de capacitações para bases descentralizadas da região

Em comemoração aos 21 anos de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU em Juazeiro, celebrado na próxima quarta-feira (20), a Sesau realizou nesta segunda-feira (18) uma importante ação de valorização e qualificação das equipes: o Treinamento das Bases Descentralizadas, reunindo cerca de 70 profissionais dos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho e marcou a retomada de uma programação que não era realizada há mais de seis anos.

A ação integra a iniciativa “Juazeiro Forma Dez”, que oferece capacitação técnica e continuada para profissionais da rede de urgência e emergência dos dez municípios que compõem a regional de saúde: Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Canudos e Juazeiro.

A diretora administrativa do SAMU de Juazeiro, Ana Caroline Costa, destacou a importância do momento e o planejamento das próximas etapas. “Hoje o município de Sobradinho foi sede do primeiro bloco de capacitação regional. Posteriormente, teremos capacitações em Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Por último, será a vez de Canudos, Uauá e Curaçá. Nesse primeiro momento, nossa capacitação está focada em noções básicas de primeiros socorros, com a participação de técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores socorristas.”

Caroline explicou ainda que o treinamento inclui tanto a parte teórica quanto prática. “Inicialmente é realizado aulas teóricas e, em seguida, participarão de simulados realistas com os nossos bonecos do SAMU. Esses profissionais vão colocar em prática o conhecimento adquirido e, futuramente, realizaremos uma grande simulação na base regional de Juazeiro.”

A diretora também anunciou que estão previstos módulos exclusivos para médicos. “Teremos em breve uma capacitação voltada apenas para os médicos da regional. Faremos o convite para que os médicos dos municípios também participem, como forma de apoiar e integrar ainda mais essa rede. Há muitos anos não tínhamos esses blocos de capacitações, e este ano conseguimos reativar esse processo para garantir que o SAMU de Juazeiro funcione de forma sincronizada com todas as nossas bases descentralizadas.”

A expectativa, segundo Caroline, é de continuidade e fortalecimento das ações formativas. “Estamos extremamente felizes em estar aqui. Esse é apenas o início de várias capacitações que virão, sempre com o objetivo de oferecer um serviço cada vez mais qualificado à população”.

Ascom

Integração regional Petrolina promove capacitação em Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Petrolina realizará a I Atualização Regional sobre Vigilância Sanitária, um evento que promete fortalecer as práticas sanitárias na região e promover reflexões importantes sobre seu papel no desenvolvimento econômico, social e nas políticas públicas de saúde. A iniciativa é desenvolvida por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária em parceira com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA). O evento acontecerá no auditório da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), na Avenida Cardoso de Sá, nessa terça (19) e quarta-feira (20).

A iniciativa visa atualizar e qualificar os profissionais da Vigilância Sanitária, com foco especial nos Agentes Sanitários, promovendo a troca de experiências, o alinhamento de ações e o aprimoramento técnico das equipes que atuam diretamente na promoção da saúde coletiva.

Estarão presentes representantes das Vigilâncias Sanitárias dos municípios que compõem a VIII Regional de Saúde: Petrolina, Dormentes, Cabrobó, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Afrânio. A presença dessas equipes reforça a importância da integração regional para o fortalecimento das ações sanitárias no Sertão pernambucano.

Além da programação técnica, o evento se propõe a ser um espaço de debate sobre os desafios e avanços das práticas sanitárias, considerando as especificidades locais e a importância do setor para o bem-estar da população.

Ascom

Prefeitura de Petrolina oferta formação para uso correto do sistema do Censo Escolar 2025

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) de Petrolina, oferece formação sobre inserção de dados na plataforma do Censo Escolar 2025, para realizar o mapeamento e análise do desempenho da educação básica nacional e municipal. A capacitação teve início esta semana e segue com programação até o dia 21 de julho.

Ao todo, cerca de 250 operadores escolares devem passar pelo treinamento. O município de Petrolina possui cerca de 58 mil estudantes, e todos terão suas informações incluídas no sistema. Visando atender esse quantitativo, a Secretaria da Educação investiu na qualidade do laboratório de informática, dobrando o número de equipamentos para que todo o processo seja feito com agilidade e eficiência.

Durante a formação, os participantes aprendem como utilizar o sistema para realizar o cadastro e inserir informações sobre a unidade e a comunidade escolar, possibilitando compreender os avanços e as necessidades da educação municipal e nacional. Esta é a primeira etapa da análise, e para além dos marcadores sociais, esse mapeamento permite ao governo federal compreender as necessidades financeiras do município, é o que expressa Keiliane Soares, coordenadora do Censo Escolar do Município de Petrolina.

“Toda a informação dessa primeira etapa do Censo impacta diretamente os recursos destinados ao município e serve como base para a formulação de políticas públicas, tanto em nível local quanto nacional”, destaca a coordenadora. Após o término da formação, os profissionais continuarão o processo até o dia 31 de julho. Os resultados oficiais estão previstos para serem divulgados no dia 30 de janeiro de 2026.

Ascom

Carnaval 2025: Prefeitura oferece capacitação para ambulantes em Petrolina

Imagem arquivo Blog Waldiney Passos

A Prefeitura de Petrolina, através Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), vai capacitar os vendedores ambulantes que irão trabalhar durante as festividades do Carnaval oficial na cidade. O encontro acontecerá na quarta-feira (26), a partir das 9h, auditório do SEST SENAT, na Rua Zito de Souza Leão, n° 2.  Os ambulantes já cadastrados pela associação podem participar da atualização, e assim se manterem aptos para comercializar seus produtos. Durante o encontro, serão reforçados os cuidados com a conservação dos alimentos durante as noites de folia.
Entre as orientações envolvendo as medidas sanitárias estão: o uso de gelo escama apenas para acondicionamento de bebidas, sendo o de cubo próprio para o consumo; é necessário manter as carnes refrigeradas, verduras higienizadas em potes cobertos, e os alimentos fritos devem ser mantidos em estufas. Essas medidas podem garantir que os foliões façam ingestão de alimentos e bebidas com segurança.

Transporte Escolar: Prefeitura de Juazeiro capacita profissionais e recebe dois novos ônibus para a frota escolar

A segurança dos estudantes e a garantia do acesso à escola são prioridades para a Prefeitura de Juazeiro. Pensando nisso, a Secretaria de Educação (Seduc) iniciou um processo de formação com condutores e monitores do transporte escolar, com o objetivo de qualificar o serviço oferecido aos estudantes da rede municipal de ensino.

Ontem (07), o auditório da Seduc recebeu os monitores em uma palestra sobre segurança e hoje (08) foi a vez dos condutores do transporte escolar, que participaram da atividade sobre direção defensiva. A ação é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Juazeiro e o Sest/Senat.

De acordo com o técnico de formação do Sest/Senat, George Alves, que ministrou as palestras, a atividade é só o início da formação. “Nesse primeiro momento, discutimos direção defensiva e segurança no transporte escolar, mas eles irão participar de um curso que irá habitá-los para transportar essas pessoas com segurança, mediante as normas. Além disso, também irão fazer uma capacitação chamada Lei Lucas, sobre primeiros socorros”, contou George.

Para o condutor José Maurício de Oliveira, que trabalha com o transporte escolar há mais de 20 anos, a formação é um reforço para a segurança de todos. “Esse curso é importante para garantir a nossa segurança e das crianças que a gente vai transportar. Então, se nós queremos trabalhar, precisamos trabalhar com legalidade”.

Compromisso com o futuro de Juazeiro

A oferta de um transporte escolar seguro e de qualidade para as crianças é um compromisso com o futuro de Juazeiro. “Estamos trabalhando para melhorar o transporte escolar e evitar os problemas dos últimos quatro anos. Mas o nosso compromisso depende também dos nossos condutores. Os motoristas carregam o futuro da nossa cidade, então, o que pedimos a eles é que cuidem das nossas crianças e adolescentes”, pontuou a secretária de Educação, Maéve Melo, sobre a necessidade da formação.

Ampliação da frota escolar

Após o encontro com os condutores, que contou com a participação do prefeito Andrei Gonçalves, do vice-prefeito Tiano Felix, e dos vereadores Mitu, Bené Marques e Ziel Almeida, condutores e autoridades seguiram para o Paço Municipal, onde aconteceu a entrega de dois Ônibus Rurais Escolares (ORE). Os veículos ORE 1 e ORE 2, do Programa Caminho da Escola, foram garantidos através de emenda dos deputados estaduais Zó e Roberto Carlos.

Os dois novos ônibus irão atender 103 estudantes da zona rural. “Estamos entregando dois ônibus com acessibilidade, dois ônibus que irão levar as nossas crianças à escola em locais de difícil acesso, na região do Salitre e em Abóbora, com segurança e conduzidas por profissionais capacitados”, frisou o prefeito Andrei Gonçalves.

Ascom/Seduc

Fotos: Gilson Pereira

Embrapa capacitará técnicos de países africanos em produção agrícola

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) preparam acordo de cooperação, a ser estabelecido até o final do ano, para viabilizar a capacitação de técnicos de países africanos em unidades da estatal brasileira. A carta de intenção entre as duas instituições já foi assinada.

Os recursos, inicialmente de US$ 100 mil, serão do Fundo José Irineu Cabral, nome do primeiro presidente da Embrapa. O fundo foi criado pelo IICA para a cooperação. O dinheiro vai servir para pagar bolsas de três a seis meses a 30 técnicos que atuem com extensão rural, transferência ou pesquisa. Eles poderão levar conhecimento e multiplicar a capacitação em seus países.

A expectativa do diretor-geral do IICA, Manuel Otero, é de que as capacitações da Embrapa ajudem a reverter “o grave problema da degradação do solo na África”, com estratégias que espelhem nas áreas da savana africana. “O que o Brasil alcançou com o desenvolvimento dos cerrados.”

Segundo Otero, “se na África pudessem aplicar parte da tecnologia que o Brasil desenvolveu com os cerrados, reverteria grande parte do complexo panorama de fragilidade do solo que o continente africano tem hoje, e onde o Brasil já deu provas cabais de que tem as respostas adequadas.” A cooperação pode aumentar a produção de alimentos em culturas que também fazem parte da dieta tradicional dos países africanos como mandioca, inhame, arroz, feijão e outras leguminosas, além de hortaliças, frutas, produção de sementes e insumos.

De acordo com Marcelo Morandi, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, a cooperação poderá se estender para a produção de etanol. “Em muitas regiões lá, a questão da segurança energética é um fator também preponderante para o desenvolvimento humano e até mesmo para gerar oportunidades, de modo que haja outras atividades inclusive na produção de alimentos”, detalha.

Soft power
“O mais relevante dentro dessa parceria é a demonstração da importância que a ciência agropecuária tem no Brasil em termos de agricultura tropical, sustentabilidade e desenvolvimento. O Brasil se tornou referência e a Embrapa é o ícone dessa referência. Nós temos esse soft power muito importante: um criador de soluções que podem ser adaptadas para diversos países que precisam desenvolver a produção de alimentos”, diz Morandi.

Ainda não há cronograma detalhado sobre seleção e recrutamento de bolsistas e nem em quais das 43 unidades da Embrapa serão realizados treinamentos. Também não está decidido de quais países virão os bolsistas – o continente africano tem 54 países.

“Estamos detalhando o acordo para verificar quais são aqueles conhecimentos que a gente pode fortalecer. A expectativa é de que até o final deste ano tenhamos todos os acordos firmados [com o IICA] e, então, nós vamos manter contatos também com as instituições africanas tendo em vista a seleção de bolsistas e de unidades que irão recebê-los.”

Futuras ações da Embrapa na África poderão ter apoio em escritório de cooperação que o governo brasileiro terá junto à Embaixada do Brasil em Addis Ababa, capital da Etiópia e sede da União Africana.

Agência Brasil

Solar e Instituto Coca-Cola abrem 7.500 vagas para curso gratuito de capacitação em Pernambuco

O Instituto Coca-Cola Brasil, em parceira com a Solar Coca-Cola, está oferecendo, de forma gratuita, 7.500 vagas para o curso Coletivo Online em Pernambuco. A capacitação é voltada para jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio.

O curso visa auxiliar os jovens a entender o mercado de trabalho e orientá-los na busca por emprego, oferecendo dicas práticas e atualizadas sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro.

A iniciativa Coletivo Online faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 200 mil jovens, chegando a mais de 2 mil municípios. Do total de beneficiados, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho.

“Como marca empregadora, a Solar tem orgulho de poder impulsionar o protagonismo dos jovens brasileiros junto ao Instituto Coca-Cola Brasil, dando suporte na caminhada e na conquista do primeiro emprego. Auxiliando a juventude, nós conseguimos fomentar o conhecimento, oportunidades e participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos”, destacou Flávio Scalco, diretor regional da Solar.

Além de online e gratuito, o curso é realizado com duração rápida, via WhatsApp, e está disponível em todo o território nacional. Ao todo, são 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, bastando ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos.

Após a capacitação, o jovem irá receber um certificado de conclusão para adicionar ao currículo. Ele também poderá se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros. Até o momento, mais de 52 mil jovens já se formaram pelo Coletivo em Pernambuco.

Para se inscrever na capacitação, basta acessar o link da página da Solar.

Folha de Pernambuco

 

MCTI anuncia 40 mil novas vagas para formação em Tecnologia da Informação e Comunicação


A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou, nesta sexta-feira (26), a ampliação do programa Residência em TIC, que deve abrir, ainda este ano, 40 mil novas vagas para formar recursos humanos nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação em todo o país. A notícia foi dada no Recife, durante a formatura de 410 alunos do programa.

“Nós vamos dar escala a essa iniciativa, vamos abrir 40 mil vagas no Brasil todo. E isso que é muito importante: qualquer pessoa, terminando o ensino médio, ou no último ano do ensino médio, poderá acessar esses cursos – que são gratuitos – e poderá virar um programador, um desenvolvedor de software”, disse a ministra, durante a cerimônia.

Até então, foram R$ 730 milhões do ministério aprovados para o programa, que é realizado em 38 institutos de pesquisa e universidades de todo o Brasil, e tem parceria com mais de 200 empresas do setor de TICs.

Os jovens que se formaram nesta sexta são de cidades de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Eles integraram a segunda turma do Formação Acelerada em Programação (FAP), que é realizado pela Softex PE com os recursos do programa Residência em TIC, do Ministério. Ao todo, o MCTI investirá R$8,6 milhões nas três fases do FAP, para formar 1500 jovens desses estados.

Com esta nova turma, já são 640 alunos que concluíram este processo de capacitação em Desenvolvedor Front End e Desenvolvedor Back End. O FAP tem previsão de abrir inscrições para sua terceira turma em abril. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e o ensino médio concluído.

O objetivo do treinamento é não apenas formar, mas alocar os jovens nas empresas parceiras que aderem ao programa. Nesse sentido, parte dos recursos é destinada a custear Bolsas de Inserção. A partir de fevereiro, os alunos serão encaminhados para essas empresas, com uma bolsa de R$600 reais, para uma residência de três meses, unindo conhecimento prático e teórico. A ministra anunciou ainda uma novidade: a ideia é que, com a abertura dessas 40 mil novas vagas pelo país, além da bolsa de inserção, os alunos passem a receber, já na etapa da formação – que dura seis meses – uma bolsa de R$200, para incentivar o ingresso.

Mão de obra qualificada
“A ideia é prover mão de obra qualificada para o setor de Tecnologia da Informação, numa das mais dinâmicas cadeias da nossa economia, que, hoje, sofre com um déficit de profissionais, que se calcula ser de 100 mil por ano. E, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para jovens brasileiros. Essas são profissões que perpassam tudo que é cadeia produtiva, da agricultura à saúde”, afirmou Luciana.

O reforço ao programa acontece num contexto em que pesquisa do IBGE apontou que um em cada cinco jovens, entre 15 e 29 anos, não estudava nem trabalhava em 2022. A Formação Acelerada em Programação permite a capacitação desses estudantes em 24 semanas, com um total de 324 horas, sendo 180 no modo EAD e 144 horas de aula presenciais. A metodologia de execução se baseia na identificação de desafios a serem postos pelas empresas parceiras e no desenvolvimento de uma solução para eles.

O presidente da Softex, Yves Nogueira, destacou que o FAP dá oportunidade a jovens que ainda não conseguiram acessar a graduação de se inserirem no mercado de trabalho. Ele, que foi aluno da escola pública, se emocionou ao falar da importância de oferecer formação gratuita para tantas pessoas. “Isso tem que estar disponível para qualquer cidadão, não importa a classe ou o nível de renda da família. E é isso que a gente está fazendo. Eu fui aluno da escola pública, tive esse direito, e é importante estender esse direito para todo mundo”, disse. Uma das formandas do FAP, Amanda Chaves, destacou a relevância da formatura. “É muito importante para nós, alunos, esse momento, e também para quem organiza esse evento, porque ele acaba validando que a educação transforma vidas e que o FAP tem dado certo de fato”, defendeu.

Foi acreditado no potencial transformador da formação, que o aluno José Carlos Gonçalves encontrou tempo e estímulo para concluir o curso. Aos 26 anos, ele trabalha como entregador de aplicativo e mora mais de 10 quilômetros distante do local das aulas.“É muito esgotante ter que estudar enquanto trabalho, porque eu tenho que rodar muito de bicicleta todos os dias, para fazer uma renda considerável e conseguir me manter. Mas eu acredito que esse esforço vai ser recompensado, o reconhecimento está vindo. Este evento hoje é um exemplo. Estar aqui, nesse mundo da tecnologia, rodeado de pessoas tão fantásticas, já é uma recompensa. Vou começar a residência e dar o meu melhor para continuar nessa área e completar essa transição de carreira”, projetou.

JC

Prefeitura de Juazeiro garante capacitação a mais jovens dos residenciais para o mercado de trabalho

Com o feriado de Ano Novo, alguns serviços funcionarão em horário especial ou serão suspensos em Petrolina, nesta segunda-feira (1º). Prefeitura, Comércio, Shopping e as agências bancárias da cidade terão o atendimento alterado durante o Réveillon.

Não haverá expediente na administração municipal na segunda-feira (1º), devido ao feriado da Confraternização Universal. O expediente dos órgãos públicos municipais será retomado normalmente na terça-feira (02). O feriado não afetará o funcionamento daqueles serviços considerados essenciais à comunidade como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Parto Normal, segurança e trânsito.

Quem precisar de algum serviço público pode buscar através da plataforma ‘Petro Online’, que está disponível no site da prefeitura. No link é possível consultar andamento de ofícios, abrir e consultar requerimentos, solicitar alvará de construção/demolição; emissão de nota fiscal; contracheques; emissão de boleto de IPTU; Certidão Negativa de Débitos Municipais; entre outros. Serviço de coleta de lixo será suspenso em Petrolina nesta segunda-feira (1ª)

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa que o transporte público irá operar com tabela de fim de semana e os passageiros podem consultar os horários atualizados, em tempo real, por meio do aplicativo ‘BUS2’.

Comércio
O comércio de Petrolina deve permanecer fechado durante o feriado de Ano novo. O feriado de Réveillon é uma das quatro datas do ano em que o comércio não pode abrir. Mas na véspera, domingo (31), o comerciante que deseja abrir seu negócio, deve ficar atento ao que diz a Convenção Coletiva Vigente.

Ano Novo: veja o que abre e fecha no feriado em Petrolina
A prefeitura, o comércio, as agências bancárias e o shopping da cidade terão atendimento alterado durante as festas de Ano Novo.
Por g1 Petrolina

Veja o que abre e fecha no feriado de Ano Novo em Petrolina — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina

Com o feriado de Ano Novo, alguns serviços funcionarão em horário especial ou serão suspensos em Petrolina, Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira (1º). Prefeitura, Comércio, Shopping e as agências bancárias da cidade terão o atendimento alterado durante o Réveillon.

Não haverá expediente na administração municipal na segunda-feira (1º), devido ao feriado da Confraternização Universal. O expediente dos órgãos públicos municipais será retomado normalmente na terça-feira (02). O feriado não afetará o funcionamento daqueles serviços considerados essenciais à comunidade como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Parto Normal, segurança e trânsito.

Quem precisar de algum serviço público pode buscar através da plataforma ‘Petro Online’, que está disponível no site da prefeitura. No link é possível consultar andamento de ofícios, abrir e consultar requerimentos, solicitar alvará de construção/demolição; emissão de nota fiscal; contracheques; emissão de boleto de IPTU; Certidão Negativa de Débitos Municipais; entre outros. Serviço de coleta de lixo será suspenso em Petrolina nesta segunda-feira (1ª)

Shopping
Todas as lojas, quiosques, operações e praça de alimentação estarão fechadas durante o feriado de Ano Novo. O cinema seguirá conforme programação que pode ser conferido no site. As atividades do Shopping de Petrolina retomarão o funcionamento normal dia 2 de janeiro.

Agências bancárias
O atendimento presencial nas agências bancárias de Petrolina foram encerrados na quinta-feira (28). Os bancos estarão fechados para a realização do balanço fiscal de 2023. Dia 1º de Janeiro também não há atendimento, devido ao feriado, com isso o pagamento de contas, boletos e resolução de outros serviços devem ser realizados através dos aplicativos das empresas. Por ser feriado nacional, boletos com vencimento no dia 1º, serão adiados para o próximo dia útil, terça-feira (2), quando os bancos voltam a funcionar normalmente.

G1 Petrolina

Senar/PE capacita produtores em Dia de Campo da Ovinocaprinocultura de Corte

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) realizou, neste fim de semana, um dia de campo para orientar e tirar dúvidas dos produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de corte. O evento aconteceu no Sítio Pitombeira, município de Sertânia, e contou com a participação de mais de 80 pessoas, que participaram de três palestras sobre temas ligados à criação de ovinos e caprinos.

A zootecnista e técnica de campo da ATeG, Fernanda Souza, tratou sobre a profilaxia de doenças envolvendo caprinos e ovinos, em especial a forma de manejo dos animais. Posteriormente, o doutor em Zootecnia e técnico de campo da ATeG, Fábio Santos, ministrou sobre a suplementação mineral e a importância de substâncias como Cálcio, Fósforo e Zinco para a saúde das ovelhas, carneiros, bodes e cabras.

Por fim, os produtores rurais assistiram à exposição do doutor em Ciência Veterinária no Semiárido, José Renaldo Vilar. O professor, que também é zootecnista, ensinou aos espectadores maneiras de produzir silagem a partir da palma forrageira, obtendo dessa forma, uma nova alternativa para a alimentação dos animais.

A Assistência Técnica e Gerencial é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural pelo Senar/PE, com foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa.

Marina Lima/Assessora de Comunicação e Eventos

123