Mais de 300 mulheres cooperativistas debatem protagonismo e liderança durante encontro em Petrolina

Mais de 300 mulheres, de 12 cooperativas do Vale do São Francisco, se reuniram sábado (14), para um encontro no auditório do Senai Petrolina. A programação combinou reflexões sobre a participação feminina em temas como protagonismo, liderança, empoderamento, violência doméstica e familiar.

Realizado pela Comissão de Mulheres, Elas pelo Coop, do Sistema OCB/PE, com a parceria do Senai Petrolina, o encontro foi aberto pela superintendente do Sescoop/PE, Cleonice Pedrosa, que destacou o fortalecimento da liderança feminina no cooperativismo e a promoção de espaços de aprendizado, troca de experiências e incentivo ao protagonismo das mulheres cooperativistas.

A programação contou com os palestrantes, Jessyca Bolzan (coordenadora social da Unidade Nacional do Sistema OCB), Dimas Santos (conselheiro fiscal do Sescoop/ PE), Tanusia Santana, (promotora de justiça), e a influencer Carla Rocha, além de momentos de alongamento, bate-papos, atendimento especial gratuito de massagem, maquiagem e almoço com voz e violão.

Para a gerente Escolar do Senai Petrolina, Clesia Moreira, a parceria com o evento representou um verdadeiro alinhamento com os propósitos do Senai. “Seja na inspiração de pessoas, especialmente mulheres; seja na acreditação da competência e qualificação. Reafirmamos o nosso compromisso com a formação e a valorização feminina, contribuindo para que cada vez mais mulheres sejam protagonistas das suas próprias histórias. A educação é o principal caminho para transformar trajetórias e ampliar oportunidades.”, ressaltou.

Único representante masculino entre as mulheres cooperativistas presentes, o presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, lembrou que a cooperativa faz parte da comissão estadual das mulheres da OCB/PE. “Através da comissão das Mulheres Cooperativistas, estamos ampliando e fortalecendo o Comitê, visando a conquista de novos espaços e avanços na evolução para inovação dos compromissos e da intercooperação cooperativista”, concluiu. Também estiveram presentes, representantes das cooperativas, CAJ, Cerpel, Coana, Valexfruit, Cooapinc, Copexfruit, Sicredi e Capellaro.

Ascom

Mulheres cooperativistas da Unimed Vale do São Francisco realizam primeira reunião em Petrolina

O Comitê Mulheres Cooperativistas da Unimed Vale do São Francisco, realizou sua primeira reunião no último dia 25 de fevereiro, com 16 integrantes (08 cooperadas e 08 colaboradoras). Na abertura dos trabalhos, o diretor presidente da cooperativa médica, Francisco Otaviano, deu as boas-vindas e destacou o trabalho das mulheres na Unimed do Vale do São Francisco, onde 73% das funções de gestores são ocupadas pelo protagonismo feminino.

“Nosso quadro de governança, incluindo o Conselho de Administração, Conselho Técnico e Conselho Fiscal, também já está ocupado com a cooperação efetiva das mulheres. Isto significa claramente a valorização do trabalho feminino, que a partir da criação desse Comitê vem dar mais consistência a importante participação das mulheres no cooperativismo.”, ressaltou.

O Comitê Mulheres Cooperativistas da Unimed Vale do São Francisco, tem como objetivo promover o desenvolvimento, fortalecimento de líderes na cooperativa contribuir para melhoria do clima organizacional, prevenção da saúde, fortalecimento do cooperativismo,  diversidade, inclusão social e ambiental, além de ampliar os programas e projetos sociais da cooperativa.

Ascom

Salgueiro receberá encontro das Vilas Produtivas Rurais do PISF

Nos dias 28 e 29 de Novembro, o Núcleo de Gestão de Projetos Sociais (NGPS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizam no auditório do Hotel Imperador, em Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco , às 14h o Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), com o tema ‘A Importância da Produção e da Identidade Socioprodutiva no Acesso aos Mercados da Agricultura Familiar’’. O objetivo é promover trocas de experiências, estimular o protagonismo comunitário e fomentar caminhos para a geração de renda para as famílias.

A atividade integra as ações de encerramento dos trabalhos para o ano de 2025, junto às Vilas Produtivas do PISF, e reunirá representantes dos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.  O encontro contará com palestras e oficinas voltadas ao fortalecimento da produção nas áreas irrigadas, ao reconhecimento da identidade socioprodutiva das Vilas e à criação de marcas como estratégias de acesso aos mercados da Agricultura Familiar.

A escolha de Salgueiro para sediar o evento se deu pelo fato da localização do município ser estratégica para recebimento dos agricultores dos três Estados de atuação do projeto acompanhado pelo NGPS (Pernambuco, Ceará e Paraíba), sendo um local central para reunir as comunidades e ampliar o diálogo regional.

Ascom

Encontro discute logística e competitividade para exportação de frutas do Vale do São Francisco

A competitividade das frutas do Vale do São Francisco no mercado internacional; o transporte de cargas e linhas marítimas e a infraestrutura logística de exportação. Estes foram os temas principais de uma reunião que trouxe à Petrolina, na sexta-feira (20), o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes e o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto.

O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, e contou com a participação de produtores, exportadores de manga e uva e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho.

Durante o encontro, na sede do SPR, Os representantes do Governo de Pernambuco, anunciaram a intenção de resolver os gargalos de logística, de tarifas e de linhas marítimas para que o Porto de Suape possa exportar as frutas do Vale do São Francisco. “Esta ação faz parte do Pacto pelo Agro, uma iniciativa que busca criar um ambiente de colaboração entre governo, produtores e o setor logístico, visando aumentar a competitividade das frutas no mercado nacional e internacional”, ressaltou Cicero Moraes.

 Na sequência, Armando Monteiro Bisneto, colocou o porto pernambucano como mais uma opção para os fruticultores do Vale, que hoje fazem o transporte pelos portos de Salvador-BA e Pecém-CE. “Suape está vivendo um novo momento com a chegada de um terminal, que vai dar uma melhor infraestrutura. A gente está fazendo um trabalho para buscar novas linhas e também para colocar para os dois terminais que vão operar lá, a partir de julho de 2026, que eles precisam competir, mas que eles precisam ter uma atenção com a carga de mangas e uvas do Vale do São Francisco”, frisou, acrescentando que, logo a partir de 2026, o Porto estará mais presente no Vale com um representante de Suape em Petrolina, escolhido pelos produtores e exportadores.

De acordo com Jailson Lira, os fruticultores regionais tem todo interesse em fazer esse trabalho conjunto com o Governo do Estado. “Nós queremos efetivamente exportar frutas e importar insumos através de Suape, fazendo com que esse Porto volte a ser um player importante no nosso canal de exportações, principalmente para as novas rotas marítimas, como, por exemplo, a China e outros países da Europa, chegando cada vez mais rápido ao nosso destino”.

Após a assinatura de um protocolo de intenções para cooperação institucional e técnica, com foco no apoio à fruticultura do Vale do São Francisco e no desenvolvimento de seu escoamento por meio do Porto de Suape, os produtores e exportadores participaram de um debate, dando contribuições e apresentando sugestões para problemas de infraestrutura e processos que impedem o escoamento eficiente da produção. Para o produtor e exportador de uva e representante da Valexport, Arthur Grimaldi, o encontro trouxe boas novas para o setor. “Agora temos uma possibilidade real de exportar nossas frutas e importar os insumos por Suape, de contar com a retomada da Transnordestina, diminuindo nossos custos e aumentando nossa competitividade. Foi um evento muito positivo”, concluiu.

Class

Lula e Trump se encontram na Malásia para discutir agenda comercial e econômica bilateral

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump se encontraram neste domingo (26), na Malásia, depois de muita negociação para que a reunião acontecesse.No encontro, compartilhado em post no Instagram do líder brasileiro, os dois, segundo Lula, discutiram “de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”.

Ainda na publicação, o presidente brasileiro disse que ficou acertado que as equipes dos dois países vão se reunir para “avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”. Também participaram do momento o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

Bolsonaro

Antes do encontro que teve com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Donald Trump, ignorou a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar após condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao afirmar que o tema “não foi tratado” na conversa.

Questionado por jornalistas antes da reunião, Trump disse que sempre teve uma boa relação com Bolsonaro, mas deixou claro que o tema não seria tratado durante a reunião com o atual presidente brasileiro. Trump disse ainda que se sentia mal pelo ex-presidente. “Sempre gostei dele, me sinto mal. Ele está passando por momentos ruins”.

Encantado com o encontro, Trump rasgou elogios a Lula ao citar cordialidade entre eles e expressou seu respeito ao presidente brasileiro, afirmando ser “uma grande honra estar com o presidente do Brasil”, um “grande país” que, segundo ele, está “indo muito bem”.

O encontro entre os dois líderes ocorre em um momento crucial e visa destravar o diálogo entre as duas maiores economias das Américas, em meio às tensões tarifárias impostas pelos EUA. A expectativa entre os países é de que o trabalho das equipes técnicas possa rapidamente render frutos e amenizar as barreiras comerciais

Folha PE/A Tarde

Lula chega a Roma para encontro com o papa Leão XIV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo (12), a Roma, na Itália, para compromissos internacionais e um encontro com o papa Leão XIV, marcado para esta segunda-feira (13), no Vaticano.

A audiência com o papa Leão XIV foi confirmada neste sábado (11) pelo serviço de imprensa da Santa Sé e pelo governo federal. Será o primeiro encontro entre Lula e o novo pontífice desde a sua eleição para o comando da Igreja Católica.

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política. O presidente já havia sido recebido por João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diferentes momentos de governo.

Lula também cumpre agenda em dois eventos no país. Participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e encerra a segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a Cúpula de Líderes do G-20, sob a presidência brasileira.

Estadão Conteúdo

Semana começa com expectativa de encontro entre Lula e Trump

A semana vai começar com a expectativa do encontro entre Lula e Donald Trump. Isso depois de o presidente dos Estados Unidos ter dito que tinha surgido uma química entre os dois, após a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Só falta definir a data e o local. Pode ser em um outro país, já que, em breve, ele deve viajar para a Europa e para a Malásia em encontros e evento internacionais.

Primeiro passo para mitigar tarifaço
Ontem, 26, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e comandou as negociações com relação aos impactos do tarifaço norte-americano no Brasil, disse que o primeiro encontro frente a frente que Lula e Trump tiveram na ONU foi um primeiro passo para resolver essa questão.

Agora é cuidar das próximas ações, segundo Alckmin. E do “ganha-ganha” do comércio exterior, com todas as partes obtendo sucesso.

A Tarde

Petrolina é destaque em encontro sobre Governança Municipal em Recife

O vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho, representou o prefeito Simão Durando no encontro promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Recife. Na ocasião, o município de Petrolina recebeu o troféu de prata na colocação do grupo 7 do Índice de Governança Municipal (IGM), entre os municípios acima de 100 mil habitantes, consolidando ainda mais seu destaque em gestão pública.

O Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) é uma ferramenta estratégica criada pelo Conselho Federal de Administração para avaliar finanças, gestão e desempenho dos municípios brasileiros. O objetivo é oferecer informações qualificadas que ajudem a aprimorar a gestão pública e a melhorar os serviços prestados à população.

No evento, foram debatidas boas práticas de administração e estratégias para modernizar a gestão municipal. Segundo Ricardo Coelho, o prêmio e o índice são uma bússola importante para avançar na qualidade da gestão. “Petrolina já é reconhecida pelo planejamento e seriedade com que administra seus recursos. Participar desse debate reforça nosso compromisso de continuar inovando e servindo de referência em governança pública.”

Ascom

Encontro em Petrolina discute realização de campeonato com modalidades de quadra

O auditório do Transforma Petrolina recebeu nesta terça-feira (26) representantes das modalidades esportivas de quadra para discutir os preparativos da Copa Petrolina de Modalidades de Quadra, evento que promete movimentar o cenário esportivo do município nos próximos meses. A reunião teve como objetivo alinhar regulamentos, calendário e critérios de participação, tudo para garantir que o evento seja um sucesso.

As inscrições para a Copa Petrolina serão entre os dias 15 e 19 de setembro, enquanto o Congresso Técnico será realizado no dia 22 de setembro. A competição abrangerá equipes de bairros, distritos, universidades e clubes, contemplando as modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete.

Ficou decidido que no futsal poderão participar atletas petrolinenses, com a possibilidade de incluir até 2 convidados de outros municípios por equipe masculina e 5 por equipe feminina. Nesta modalidade, a competição contará com 36 equipes masculinas e 12 femininas. Já nas modalidades de handebol, vôlei e basquete, serão 8 equipes por modalidade, reunindo diferentes segmentos da cidade.

Ascom

Defesa Civil de Petrolina participa de encontros sobre proteção a desastre e cuidado a pessoas em vulnerabilidade

A Prefeitura de Petrolina esteve presente, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu), em dois importantes eventos que abordaram temáticas de prevenção a desastres naturais e proteção de populações vulneráveis, realizados no município de Serra Talhada, neste mês de agosto. As iniciativas foram coordenadas pela Defesa Civil de Pernambuco e reuníram representantes de diversos município do Estado.

O primeiro encontro foi o Workshop ‘Gestão de Riscos contra Incêndio em Bioma da Caatinga”, que teve o objetivo de orientar e preparar órgãos de Proteção e Defesa Civil, do Sertão do estado, para o enfrentamento de incêndios em vegetação. Foi observado que na região, o período de maior incidência de casos de incêndios florestais é entre os meses de setembro e janeiro. No encontro, os representantes municipais puderam discutir sobre a importância da nova ferramenta “Defesa Civil Alerta” (DCA), instrumento pensado para uma comunicação rápida durante possíveis desastres, além de outros assuntos.

O segundo workshop abordou o “Diálogo pela Proteção: Crianças e Adolescentes no Contexto de Desastre e Comunicação de Risco”. O evento, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reuniu representantes de instituições federais, estaduais e municipais para debater estratégias de proteção integral a crianças e adolescentes em situações de riscos e desastres, para que esses consigam passar por um momento adverso da forma mais segura possível.

Os encontros são parte das ações do Plano anual de Capacitações em Proteção e Defesa Civil, coordenadas pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco (SEPDEC/SDS).

Ascom

Prefeitos apresentam boas práticas em Workshop Gestão Inovadora promovido pela Amupe e Sebrae em Araripina

Cerca de 150 gestores, prefeitos e servidores municipais participaram do Workshop Gestão Inovadora, realizado em Araripina pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em parceria com o Sebrae. O evento teve como foco a apresentação de ferramentas e experiências voltadas à melhoria da gestão pública local.

Estiveram presentes os prefeitos de Araripina, Evilásio Mateus; de Cabrobó e diretor da Amupe, Galego de Nanai e de Granito, George de Sidney. Os gestores compartilharam boas práticas implementadas em seus municípios, abordando temas como inovação, tecnologia e atendimento ao cidadão.

Durante o evento, o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, apresentou o aplicativo “Cabrobó na Palma da Mão”, uma plataforma digital desenvolvida para facilitar o acesso da população aos serviços de infraestrutura urbana. O aplicativo permite que os cidadãos visualizem e interajam com os serviços disponíveis diretamente pelo celular. Segundo ele, “essa ferramenta foi pensada para aproximar a gestão da população e melhorar o acompanhamento das demandas da cidade. É um passo importante para modernizar a administração e facilitar a vida de quem vive em Cabrobó”.

A programação incluiu ainda debates sobre soluções tecnológicas e estratégias de gestão pública voltadas à organização interna das prefeituras e ao atendimento mais eficiente das demandas municipais.

Asxom

Embrapa coordena workshops e participa de painéis durante International Coop Semiárido (ICS)

A Embrapa Semiárido, instituição de pesquisa que contribui para o desenvolvimento e a sustentabilidade da agropecuária no semiárido brasileiro, concluiu esta semana os preparativos para a participação no International Coop Semiárido (ICS), que será realizado entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, em Juazeiro e Petrolina.

Comemorando 50 anos, agora em 2025, a instituição vai participar do ICS, coordenando cinco workshops e participando do mesmo número de painéis de discussão. “O nosso centro de pesquisa terá o importante papel de ajudar a contextualizar, para a realidade regional, os temas Tecnologia para o desenvolvimento sustentável, Mudanças climáticas e adaptação e Desenvolvimento econômico e social”, ressaltou a Chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Lúcia Kill.

A Chefe-Geral acrescentou também, que a partir das discussões nos workshops e painéis, os representantes da Embrapa participarão da elaboração do documento final, o manifesto ICS, a ser apresentado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.

A programação técnica do ICS vai acontecer no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Juazeiro, incluindo ainda palestras e seminários. Realizado pela WEX com apoio das instituições do Sistema OCB, em Pernambuco e Bahia, o International Coop Semiárido (ICS), vai reunir especialistas em recursos hídricos, agricultura, energia renovável e desenvolvimento sustentável de vários países; pesquisadores, investidores e representantes governamentais.

Também já confirmaram presença, lideranças do setor cooperativo nacional e internacional, que vão trazer contribuições ao desenvolvimento e geração de oportunidades para o Semiárido Brasileiro. A realização do ICS faz parte das comemorações do Ano internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU).Site para Inscrições e mais informações: Www.ics.coop.

Claa Comunicação

Abertas inscrições para evento sobre atuação e novas tecnologias da Enfermagem em Petrolina

O Senac Petrolina vai realizar na terça (25) e quarta-feira (26), das 19h às 22h, o evento ‘Técnico em Enfermagem Experience: O Mundo do Profissional Técnico em Enfermagem’. A programação é gratuita e os interessados a partir de 18 anos podem se inscrever através do link da instituição (clique aqui).

O evento tem objetivo de apresentar o funcionamento das áreas de atuação e novas tecnologias da enfermagem, através de visitas interativas guiadas aos laboratórios da instituição. E é voltado para estudantes e interessados em conhecer mais sobre o processo formativo e sobre a profissão, através de ferramentas tecnológicas e recursos ofertados para a aprendizagem.

Durante o encontro, a equipe de instrutores do curso Técnico em Enfermagem do Senac, também abordará especificidades do trabalho desenvolvido por esses profissionais para atuação em UTI, Urgência e Emergência, Pediatria, Centro Cirúrgico e Unidade Básica de Saúde. Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade do Senac Petrolina, localizado na Rua Projetada, 650. Ou pelos telefones (87) 3983.7602 / 7603 ou pelo WhatsApp: 98874-8456.

G1 Petrolina

Bolsonaro e Valdemar se encontram em Brasília depois de permissão de Moraes

Depois de o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, conseguir permissão do Supremo Tribunal Federal (STF) para voltar a falar com Jair Bolsonaro (PL), os dois se encontraram na sede do partido nesta quarta-feira (12). “Já dei um beijo nele”, disse Valdemar a jornalistas em tom de brincadeira antes de o ex-presidente dizer que o foco, agora, é retomar a “normalidade partidária”.

Ao lado de Costa Neto e de outros políticos do PL, Bolsonaro disse que o partido tem muito o que fazer e que seguirá apoiando sua candidatura. O ex-presidente, que está inelegível e pode ser preso até o fim do ano se condenado por tentativa de golpe de Estado, disse que só está fora da disputa “porque um homem quis”, referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes.

Apesar do que disse Bolsonaro, as duas condenações que o tornaram inelegível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se deram no Plenário da corte. Foram cinco votos a dois nos dois casos: o primeiro, em junho de 2023, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação; e o segundo por abuso de poder político e econômico, em outubro de 2023.

Quanto à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre sua participação no plano de golpe de Estado, Bolsonaro disse se tratar de um relatório “político”. “O que querem é me tirar do cenário político no ano que vem. Eu candidato chego”, disse. Também criticou as provas que embasaram a denúncia e negou que tenha cometido qualquer crime no 8 de janeiro.

O ex-presidente também falou sobre a expectativa para as manifestações convocadas por ele e por aliados para o próximo dia 16 em diversos locais do país. “Esperamos botar lá (em Copacabana) pelo menos 500 mil pessoas (…) Só a direita leva o povo para a rua já há algum tempo. Eu tenho falado em buscar uma boa bancada, com aliados, para que no ano que vem a gente possa fazer com que o país volte a respirar democracia”, afirmou.

Diario de Pernambuco

Univasf promove evento sobre saúde e inclusão da mulher em Petrolina

O mês de março é dedicado à valorização e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres. Neste sentido, será realizado pelo Hospital Universitário (HU) da Univasf campus Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o evento ‘Março, mês da mulher: desafios e reflexões’. O encontro gratuito, com objetivo de debater sobre saúde, violência e inclusão será nesta quarta-feira (12), no auditório do HU, a partir das 9h e também terá transmissão online através deste link (clique aqui). Para participar é necessário se inscrever previamente através de um formulário online (clique aqui).

Para destacar a importância de cuidar da própria saúde, profissionais do HU-Univasf, vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), organizaram ações para o público feminino. Entre elas, uma mesa composta por mulheres em cargos de liderança no HU, que abre o evento.

A programação será composta por uma palestra sobre saúde da mulher – com foco na discussão sobre a menopausa; apresentações culturais (música e recital); palestra sobre as notificações de violência contra mulheres no hospital; além de sorteio de brindes.  O evento também conta com uma roda de conversa sobre a violência contra a mulher e desafios da mulher trans, que será realizada por representantes do Conselho de Defesa das Mulheres e Diversidade, da Polícia Militar da Bahia e do Poder Legislativo do município de Juazeiro.

G1 Petrolina

12