Lula escolhe Teresa Leitão como líder no Senado para substituir Wagner

Presidente ainda não havia conversado com a escolhida; senadora pernambucana não terá que disputar eleição este ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a petista Teresa Leitão (PE) para substituir Jaques Wagner (PT-BA) na liderança do governo no Senado. Até a noite de quarta-feira, Lula, porém, ainda não havia conversado com a senadora.

O presidente anunciou a escolha por meio das redes sociais. “Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, escreveu o petista.

Após resistir por cinco dias, Wagner aceitou deixar a liderança do governo na quarta-feira depois de se reunir com Lula no Palácio da Alvorada em uma tentativa de estancar o impacto na campanha à reeleição da investigação sobre a suposta atuação do parlamentar a favor do Banco Master em troca de “vantagens indevidas”. O encontro durou cerca de duas horas.

LEIA MAIS

Fraude nas Americanas: PF mira acionistas bilionários e executivos

Operação Disclosure apura participação de sócios e representantes de instituições financeiras no esquema que pode ter causado prejuízo de até R$ 54 bilhões. Americanas informou que não foi alvo de buscas.

A Polícia Federal (PF) incluiu acionistas de referência da Americanas e executivos de grandes bancos entre os alvos de busca e apreensão da 2ª fase da Operação Disclosure, deflagrada nesta quinta-feira (25), com apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Entre os alvos estão:

os acionistas de referência Carlos Alberto da Veiga Sicupira e Paulo Alberto Lemann;
além de Eduardo Saggioro Garcia, apontado como operador direto dos sócios.

Também são alvo da operação executivos ligados a instituições financeiras que mantinham relação com a companhia, segundo as investigações. São eles:

José de Castro Araújo Rudge Júnior e Gustavo Balassiano, executivos do Itaú Unibanco;
Carlos Henrique Villela Pedras, do Bradesco; e
André Juaçaba de Almeida e Alexandre Lian Abdo, do Santander.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco decreta expediente reduzido na próxima segunda-feira (29)

O Governo de Pernambuco, vai decretar expediente reduzido na próxima segunda-feira (29) para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, que acontecerá às 14h. De acordo com a determinação, os servidores estaduais serão liberados a partir das 12h.

As exceções são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará a critério dos respectivos gestores. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

SAMU realiza parto durante noite de São João em Petrolina

Ana Luiza, de 22 anos, moradora do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, N4, e gestante de 38 semanas, começou a sentir fortes contrações na noite desta quarta-feira (24). Diante da intensidade das dores, a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma Unidade de Suporte Básico (USB) para prestar assistência.

A técnica de enfermagem Maria das Mercês Carvalho e o condutor socorrista Diego Rodrigues Ramos iniciaram o atendimento e seguiram com a gestante em direção à unidade de saúde. No entanto, durante o deslocamento, a equipe percebeu que a bebê não esperaria a chegada ao hospital. Diante da iminência do parto, decidiram seguir para a base do SAMU, onde haveria maior suporte para garantir a segurança da mãe e da criança.

Foi na própria ambulância, já estacionada na base do serviço, que a pequena Alice veio ao mundo. O parto foi conduzido pelo médico Ayres Milano, com o apoio da equipe de profissionais que atuou de forma rápida e integrada para assegurar um nascimento tranquilo e seguro.

LEIA MAIS

Padres Marcos Antonio de Guimarães e Carlos Augusto Faria Ribeiro passam por cirurgias em hospital de Serra Talhada após acidente

Um grave acidente na BR-232, no começo da tarde desta quarta-feira (24), deixou dois padres da Diocese de Petrolina feridos.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida frontal entre dois veículos aconteceu por volta das 12h15, no km 400 da rodovia, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Em nota, a PRF revelou que a suspeita é de que a caminhote, ocupada pelos padres Carlos Augusto Faria Ribeiro e Marcos Antônio Guimarães, teria pego a contramão da BR e batido no caminhão.

“O motorista e o passageiro da caminhonete ficaram feridos e foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Eduardo Campos em Serra Talhada”, detalhou a PRF.

O motorista do caminhão, que realizou teste de bafômetro e o resultado deu normal, não ficou ferido.

LEIA MAIS

Facape lança novo aplicativo desenvolvido por equipe de tecnologia para facilitar vida acadêmica de alunos

A Faculdade de Petrolina (Facape) está lançando uma nova versão do aplicativo ‘Portal do Aluno’ que permite acompanhar informações acadêmicas de forma prática e rápida diretamente pelo celular. O aplicativo é resultado de uma iniciativa que nasceu dentro da própria instituição, idealizada e desenvolvida por um estudante da Facape e aprimorada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Com o Portal do Aluno, os estudantes podem acessar notas, histórico escolar, horários de aula, calendário de avaliações, boletos, pendências financeiras e coeficiente de desempenho acadêmico, reunindo em um único ambiente os principais serviços acadêmicos da instituição.

A história do Portal do Aluno começou a partir da visão de um estudante da própria instituição. A primeira versão foi idealizada e desenvolvida pelo jovem Luan Carlos Rocha, então aluno de Ciência da Computação que identificou a necessidade de oferecer aos colegas uma forma mais acessível de acompanhar a vida acadêmica.

LEIA MAIS

Serviço de coleta de lixo é regularizado em Petrolina após paralisação; Prefeitura alerta para cuidados com descarte

O serviço de coleta de resíduos sólidos em Petrolina foi totalmente restabelecido nesta quinta-feira, após paralisações pontuais registradas no início da semana. De acordo com informações da Secretaria de Serviços Públicos, o cronograma de recolhimento foi ajustado para compensar a ausência do serviço na segunda-feira e na quarta-feira, esta última devido ao feriado. Os bairros atendidos rotineiramente às terças-feiras recebem o serviço hoje, e a programação habitual de sexta-feira está confirmada para amanhã.

A gestão municipal informou que a paralisação foi motivada por um movimento sindical externo e que uma liminar judicial determinou a aplicação de multa diária de R$ 20.000 em caso de descumprimento ou perturbação da ordem pública. A administração reforça que cumpre regularmente todos os repasses e obrigações com a empresa prestadora do serviço.

Diante da retomada, a prefeitura solicita a colaboração dos cidadãos no armazenamento adequado do lixo doméstico. A recomendação é que materiais perfurocortantes, como vidros quebrados, palitos e seringas, sejam embalados de forma segura em caixas ou recipientes resistentes antes do descarte, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho com os profissionais da limpeza urbana.

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após ser alvo da PF no caso Master

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou na tarde desta quarta-feira (24) que está deixando a liderança do governo no Senado Federal. A decisão ocorre após ele ser alvo da Polícia Federal por suspeita de receber pagamentos ligados ao Banco Master, de Daniel Vorcaro.

O comunicado foi realizado depois de reunião com o presidente Lula (PT). Em mensagem publicada nas redes sociais, Jaques Wagner diz que a decisão foi tomada em comum acordo com Lula.

“Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, escreveu.

O senador acrescenta na publicação: “Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil”.

LEIA MAIS

Venezuela confirma 164 mortes e quase mil feridos após terremoto

Tremores de magnitude 7,5 e 7,2 foram registrados no país em um intervalo de menos de um minuto. Equipes de resgate buscam nesta quinta (25) vítimas soterradas em prédios que desabaram pelo país.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirma que pelo menos 164 pessoas morreram e outras 971 ficaram feridas, após os fortes terremotos que atingiram o país na noite de quarta-feira (24).

A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira, por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.

Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil.

Um terremoto de magnitude 7,2 ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

LEIA MAIS

Espaço inclusivo garante acessibilidade e acolhimento no São João de Petrolina

Mais do que um espaço reservado, a área exclusiva para pessoas com deficiência do São João de Petrolina tem garantido acesso, conforto e protagonismo a quem deseja viver intensamente uma das maiores festas do Nordeste. Em cinco dias de programação, 134 pessoas já utilizaram o local. A iniciativa faz parte do programa Petrolina Acolhe, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e oferece estrutura adequada para que o público acompanhe os shows com segurança, autonomia e comodidade.

Instalada ao lado do palco principal do Pátio Ana das Carrancas, a área tem proporcionado uma experiência diferenciada para moradores e visitantes de diversas partes do país. Com visão privilegiada dos espetáculos, apoio especializado e estrutura acessível, o espaço reforça o compromisso da Prefeitura de Petrolina com uma festa cada vez mais inclusiva e acolhedora.

LEIA MAIS

Prefeitura alerta sobre consumo de bebidas no São João de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), reforça o alerta para que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa durante o São João de Petrolina. Equipes estão atuando no Pátio de Eventos Ana das Carrancas e no stand do SAMU para fiscalizar e atender possíveis ocorrências.

Somente na terça-feira (23), foram registrados 13 atendimentos por intoxicação alcoólica. Um dos pacientes precisou ser encaminhado para uma unidade hospitalar. A fiscalização foi intensificada para impedir a venda de bebidas falsificadas.

A população pode ajudar denunciando pelo WhatsApp: (87) 3983-6409 ou pelo QR Code disponível na base do SAMU no evento.

LEIA MAIS

Petrolina recebe equipamentos para ampliação do sistema de abastecimento de água

O município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, recebeu novos conjuntos de motobombas que integrarão as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água local. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) investiu R$ 1,3 milhão na aquisição dos aparelhos. O aporte faz parte de um pacote de R$ 100 milhões destinados ao município por meio do Programa Águas de Pernambuco, do governo estadual.

Os novos equipamentos serão instalados na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória e darão suporte à nova ETA São Francisco, em construção no Distrito Industrial.

Cronograma e capacidade das obras
Com 50% das obras executadas e um investimento de R$ 60 milhões, a nova ETA São Francisco tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2026. A unidade aumentará a produção de água da cidade em 400 litros por segundo, com o objetivo de suprir a demanda atual e atender a futuras áreas de expansão urbana.

LEIA MAIS

Pesquisa Gerp mostra Flávio Bolsonaro numericamente à frente de Lula, mas em empate técnico no 2º turno

Senador do PL aparece com 42% das intenções de voto, contra 40% do presidente Lula; diferença está dentro da margem de erro de 2,19 pontos percentuais.

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pelo instituto Gerp indica que o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Apesar da vantagem de dois pontos percentuais, os dois estão em situação de empate técnico, já que a diferença está dentro da margem de erro do levantamento.

No cenário simulado pelo instituto, Flávio Bolsonaro registra 42% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 40%. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, o que impede afirmar, estatisticamente, que um dos candidatos esteja à frente do outro.

LEIA MAIS

Brasil vence a Escócia por 3 a 0, garante liderança do grupo e avança com moral para o mata-mata da Copa do Mundo

Seleção Brasileira faz boa atuação, confirma o favoritismo e agora aguarda a definição do segundo colocado do Grupo F para o confronto das oitavas de final, na próxima segunda-feira, às 14h

A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e encerrou a fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 com uma vitória convincente sobre a Escócia. Na noite desta quarta-feira (24), o Brasil venceu por 3 a 0, apresentou um futebol consistente e assegurou a liderança do Grupo C, chegando embalado à fase eliminatória da competição.

A equipe comandada por Carlo Ancelotti dominou a partida desde os primeiros minutos, controlando a posse de bola, criando diversas oportunidades e neutralizando as investidas da seleção escocesa. O resultado refletiu a superioridade brasileira ao longo dos 90 minutos e foi bastante comemorado pelos torcedores.

LEIA MAIS

Jaques Wagner deixa liderança do Governo no Senado após operação da PF sobre Banco Master

Senador afirma que decisão foi tomada em comum acordo com o presidente Lula e diz que prioridade será concentrar esforços na própria defesa

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou nesta quarta-feira (24) a liderança do Governo no Senado Federal. A decisão foi anunciada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, e ocorre poucos dias depois de o parlamentar ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada às investigações sobre o Banco Master.

Em publicação nas redes sociais, Jaques Wagner informou que o afastamento do cargo foi decidido em comum acordo com o presidente da República. Segundo o senador, o objetivo é dedicar prioridade absoluta à sua defesa, ao mesmo tempo em que preserva a articulação política do governo no Congresso Nacional.

LEIA MAIS
123