Prefeitura orienta população sobre cuidados com a saúde durante o São João de Petrolina

Secretaria de Saúde alerta para riscos causados pelo frio, fumaça de fogueiras e fogos de artifício, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios

Com a intensificação dos festejos juninos, a Prefeitura de Petrolina reforçou as orientações de saúde para que a população aproveite o São João com segurança. A preocupação é principalmente com os efeitos das baixas temperaturas e da exposição à fumaça das fogueiras e dos fogos de artifício, comuns nesta época do ano.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a gestão alerta que o frio e a fumaça podem agravar problemas respiratórios, especialmente entre crianças, idosos e pessoas que sofrem com alergias, asma ou outras doenças pulmonares.

LEIA MAIS

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

LEIA MAIS

Projeto em Fernando de Noronha apoia mães e crianças atípicas tratadas à base de cannabis

Desde 2012, pesquisadores têm observado o potencial do extrato da canabis para tratamentos neurológicos e psicológicos

Moradores do arquipélago de Fernando de Noronha que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) contam com uma iniciativa de suporte contínuo na ilha. O Projeto Noronha, desenvolvido pela Associação Brasileira de Estudos dos Canabinóides (Abecmed) em parceria com a Associação de Mães Atípicas de Fernando de Noronha (AMA-FN) e a Administração Distrital, viabiliza o acesso a tratamentos integrativos com o uso do canabidiol (CBD).

O programa atende a demandas como a da professora Rayane Dixie dos Santos, de 31 anos, que enfrentava dificuldades devido às crises de agitação do filho neurodivergente e acabou desenvolvendo ansiedade generalizada em decorrência da sobrecarga do cuidado solo. Há três meses, o menor iniciou o uso do CBD e apresentou melhora no comportamento.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde insere vacina pneumocócica 20-valente no Calendário Nacional de Vacinação

Substituta da versão 10-valente, vacina de R$ 500 na rede privada agora é gratuita no SUS para crianças menores de 5 anos, idosos institucionalizados e grupos especiais.

O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (20) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20) no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, com o objetivo de ampliar a proteção contra doenças causadas pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), tais como pneumonia, meningite, infecções no sangue e otite.

A Pneumo 20 substitui a vacina pneumocócica 10-valente, que era utilizada anteriormente na rede pública. A alteração eleva a cobertura de 10 para 20 sorotipos da bactéria. Segundo o ministério, desde maio foram distribuídas mais de 570 mil doses aos estados, e o cronograma prevê a entrega de mais de 6,1 milhões de doses até o final do ano. Na rede privada, onde o imunizante está disponível desde 2024, o custo por dose pode ultrapassar R$ 500.

LEIA MAIS

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco abre 114 vagas para Residência Médica do SUS

Processo seletivo oferece 114 oportunidades para atuação na Região Metropolitana do Recife e no interior; novos profissionais devem iniciar as atividades em setembro.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) publicou, nesta quarta-feira (17/06), no site da Banca IAUPE, o edital do Processo Seletivo da Residência Médica 2026.2. As inscrições já podem ser realizadas, exclusivamente via internet, no site da banca organizadora, até o próximo dia 5 de julho. A prova objetiva está prevista para 26 de julho deste ano.

Ao todo, serão ofertadas 114 vagas distribuídas entre instituições de reconhecida relevância para a rede pública, sendo 100 delas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 14 no interior do Estado. O certame será realizado pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco, o IAUPE.

LEIA MAIS

Acolhimento e tradição: Hospital Universitário da Univasf realiza ‘Arraiá do HU’

Arraiá do HU-Univasf teve música, comidas típicas e solidariedade.

No último dia 16 de junho, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede HU Brasil, transformou sua rotina hospitalar em uma verdadeira celebração da cultura nordestina com a realização da edição 2026 do tradicional “Arraiá do HU-Univasf”.

“Eu me senti realizado, porque a banda e os dançarinos vieram até os quartos. Este ano não consegui participar da atração junina durante a Jecana do Capim de Petrolina, por isso gostei muito que o hospital conseguiu preparar essa apresentação para todos que estão internados”, comemora Leonardo Menezes, paciente do HU-Univasf.

Iniciado nas áreas de convivência e clínicas de internação da instituição, o evento convidou colaboradores, pacientes e acompanhantes a vestirem trajes típicos e compartilharem momentos de leveza e descontração. Organizada pelo Comitê de Humanização — que coordena a festividade desde 2018 —, a iniciativa faz parte do calendário anual do hospital e busca humanizar o ambiente de saúde, proporcionando bem-estar tanto para os profissionais da linha de frente quanto para quem enfrenta a rotina do internamento.

LEIA MAIS

Prefeito Simão Durando acompanha ampliação de cirurgias de média complexidade no Hospital Municipal de Petrolina

A saúde pública de Petrolina deu mais um importante passo na ampliação da assistência à população com a expansão dos serviços cirúrgicos oferecidos pelo Hospital Municipal Dr. Alírio Brandão. Durante visita à unidade, o prefeito Simão Durando acompanhou o início de uma nova etapa na oferta de procedimentos de média complexidade, com a realização das primeiras cirurgias de otorrinolaringologia, incluindo procedimentos de adenoidectomia e amigdalectomia, indicados para pacientes que apresentam quadros recorrentes e comprometimento da qualidade de vida.

A nova especialidade passa a ser ofertada no Hospital Municipal com equipe especializada, estrutura adequada e monitoramento contínuo, garantindo mais segurança e qualidade na assistência aos pacientes. A implantação desse novo serviço fortalece a rede municipal de saúde e amplia o acesso da população a procedimentos especializados realizados no próprio município, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades.

LEIA MAIS

CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe ensino a distância em cursos da área da saúde

Proposta segue para o Senado caso não haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que proíbe a oferta de cursos de graduação da área da saúde e de educação física na modalidade de ensino a distância (EaD). A proposta poderá seguir para análise do Senado Federal, caso não seja apresentado recurso para votação no Plenário da Câmara.

O parecer favorável foi apresentado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que acompanhou o texto aprovado anteriormente pela antiga Comissão de Seguridade Social e Família. O projeto é de autoria do ex-deputado e atual senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

LEIA MAIS

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

Vacina contra a dengue do Instituto Butantan (Walterson Rosa/MS)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu nesta terça-feira (16) grupo de trabalho para aprofundar a avaliação da segurança da vacina contra a dengue Butantan-DV.

De acordo com a Portaria nº 715/2026, cabe ao novo colegiado coordenar e dar suporte técnico às atividades de um painel de especialistas, responsável por analisar dados clínicos de eventos adversos notificados após a aplicação do imunizante.

Segundo a norma, o grupo de trabalho atuará na avaliação de informações complementares apresentadas pelo detentor do registro da vacina e na consolidação de dados necessários para revisar o perfil de risco e benefício do produto.

A iniciativa ocorre no contexto do monitoramento contínuo da segurança de vacinas, conhecido como farmacovigilância.

LEIA MAIS

UBS do Jardim Primavera em Juazeiro, passa a funcionar em horário ampliado

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que, a partir desta segunda-feira (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Primavera passou a funcionar em horário integral, seguindo o mesmo padrão das demais unidades localizadas na zona urbana do município.

A mudança ocorre após a reclassificação do território do Jardim Primavera, que passou a integrar oficialmente a área urbana de Juazeiro. Com isso, a unidade adequa seu funcionamento aos protocolos estabelecidos para a rede urbana de Atenção Primária.

O atendimento na UBS passa a acontecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde ofertados no local.

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

Tratamento servirá a casos agudos em que não cabe quimioterapia – Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

A combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Nova hemodinâmica e Centro de Reabilitação ampliam assistência especializada em Juazeiro

Os serviços especializados de saúde ganharam um reforço importante nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, com a inauguração da nova Hemodinâmica do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Somados, os investimentos do Estado chegam a R$ 18,5 milhões e ampliam a capacidade de atendimento à população do Norte baiano.

A nova Hemodinâmica recebeu investimento superior a R$ 6 milhões, dos quais R$ 1,2 milhão foram aplicados na obra e R$ 4,8 milhões na aquisição de equipamentos e mobiliários. A implantação do serviço também prevê a contratação de 50 novos profissionais e amplia a capacidade do hospital para a realização de exames e procedimentos cardiovasculares especializados.

LEIA MAIS

Prefeito Andrei recebe para Juazeiro mais de R$ 16 milhões em investimento

Evento realizado na 6ª Superintendência Regional da Codevasf na sexta-feira (12) reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, a deputada federal Lídice da Mata, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, a secretária de saúde Roberta Santana, o superintendente da 6ª Regional da Codevasf, Nino Rangel, representantes do Ministério da Integração e prefeitos de diversas cidades da Bahia para anunciar obras de pavimentação e entregar máquinas e equipamentos.

A agenda institucional desta sexta-feira (12) consolidou um importante pacote de investimentos para Juazeiro. Além da garantia de recursos para pavimentação asfáltica e da entrega de máquinas e equipamentos voltados ao fortalecimento da produção e do abastecimento de água na zona rural, o município recebeu a ordem de serviço para a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), um investimento superior a R$ 14,6 milhões, viabilizado por meio da parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia.

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, de parlamentares e lideranças regionais, o prefeito Andrei Gonçalves destacou que os novos investimentos representam uma mudança de realidade para Juazeiro e para toda a região Norte da Bahia. “Estamos vivendo um momento histórico, fruto do diálogo permanente e da união entre a Prefeitura de Juazeiro, o Governo da Bahia e o Governo Federal. São investimentos que chegam para transformar vidas, levando mais infraestrutura, mais saúde e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante o anúncio, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a interiorização dos serviços especializados é uma das prioridades da gestão estadual e destacou o impacto do novo equipamento para a população do Norte baiano. A secretária estadual de Saúde enfatizou que o Centro Especializado em Reabilitação será referência regional no atendimento às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade permitirá que milhares de famílias tenham acesso a atendimento especializado sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões do estado.

Somados aos R$ 1,5 milhão destinados à pavimentação asfáltica e às entregas de equipamentos para fortalecimento das ações produtivas e do abastecimento de água, os investimentos anunciados durante a programação ultrapassam R$ 16 milhões destinados diretamente a Juazeiro, reforçando o compromisso das parcerias institucionais com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ascom

CEAM nas Comunidades leva acolhimento, serviços e cidadania para mulheres de Petrolina

Levar cuidado, acolhimento e informação para mais perto das mulheres é uma das formas de fortalecer a rede de proteção social em Petrolina. Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realiza neste sábado (13), das 8h às 12h, na Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira Silva, no bairro João de Deus, mais uma edição do projeto CEAM nas Comunidades.

A iniciativa amplia o trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva da Mulher através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), equipamento criado para oferecer suporte, orientação e proteção às mulheres. Ao levar os serviços para dentro das comunidades, a ação facilita o acesso aos atendimentos e fortalece as políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, autonomia e garantia de direitos.

Durante a programação, serão oferecidos serviços como atendimento do Cadastro Único, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, ventosaterapia e massoterapia. O CEAM nas Comunidades também fortalece a escuta, a inclusão e o bem-estar das mulheres, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma assistência social cada vez mais humana, acessível e presente na vida das pessoas.

Ascom

Bolsonaro deve ser mantido em prisão domiciliar por problemas de saúde

O ministro Alexandre de Moraes deve renovar a temporada de Jair Bolsonaro em prisão domiciliar diante de um relatório médico que registrou a piora no quadro de saúde do ex-presidente, segundo integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). Documento enviado nesta semana pela equipe médica ao tribunal informa que os episódios de soluço de Bolsonaro pioraram nos último dias. Foi necessário administrar doses elevadas de medicamentos, no “limite terapêutico de segurança”.

Bolsonaro foi condenado pelo STF a uma pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado. No fim de março, ele obteve autorização para permanecer me prisão domiciliar humanitária monitorada pelo prazo de 90 dias devido à situação grave de saúde. Na época, ele foi internado com uma broncopneumonia. Em maio, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia no ombro direito. Agora, a tendência é que Alexandre de Moraes, o relator do processo, renove o período do ex-presidente em casa.

Ainda segundo o relatório médico, o ex-presidente deve realizar uma série de exames – entre eles, uma endoscopia digestiva – para investigar a função do esfíncter esofágico inferior e analisar a presença de esofagite crônica. O boletim também registra que Bolsonaro mantém queixas de cansaço e fadiga ao realizar esforços médios, além de oscilações no equilíbrio corporal.

Estadão Conteúdo

123