Prefeito Andrei recebe para Juazeiro mais de R$ 16 milhões em investimento

Evento realizado na 6ª Superintendência Regional da Codevasf na sexta-feira (12) reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, a deputada federal Lídice da Mata, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, a secretária de saúde Roberta Santana, o superintendente da 6ª Regional da Codevasf, Nino Rangel, representantes do Ministério da Integração e prefeitos de diversas cidades da Bahia para anunciar obras de pavimentação e entregar máquinas e equipamentos.

A agenda institucional desta sexta-feira (12) consolidou um importante pacote de investimentos para Juazeiro. Além da garantia de recursos para pavimentação asfáltica e da entrega de máquinas e equipamentos voltados ao fortalecimento da produção e do abastecimento de água na zona rural, o município recebeu a ordem de serviço para a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), um investimento superior a R$ 14,6 milhões, viabilizado por meio da parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia.

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, de parlamentares e lideranças regionais, o prefeito Andrei Gonçalves destacou que os novos investimentos representam uma mudança de realidade para Juazeiro e para toda a região Norte da Bahia. “Estamos vivendo um momento histórico, fruto do diálogo permanente e da união entre a Prefeitura de Juazeiro, o Governo da Bahia e o Governo Federal. São investimentos que chegam para transformar vidas, levando mais infraestrutura, mais saúde e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante o anúncio, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a interiorização dos serviços especializados é uma das prioridades da gestão estadual e destacou o impacto do novo equipamento para a população do Norte baiano. A secretária estadual de Saúde enfatizou que o Centro Especializado em Reabilitação será referência regional no atendimento às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade permitirá que milhares de famílias tenham acesso a atendimento especializado sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões do estado.

Somados aos R$ 1,5 milhão destinados à pavimentação asfáltica e às entregas de equipamentos para fortalecimento das ações produtivas e do abastecimento de água, os investimentos anunciados durante a programação ultrapassam R$ 16 milhões destinados diretamente a Juazeiro, reforçando o compromisso das parcerias institucionais com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ascom

Catharina Garziera e Mantena reforçam busca por investimentos para Lagoa Grande em Recife

Participação teve foco na captação de recursos

Durante agenda em Recife, a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, e o presidente da Câmara Municipal, Mantena, participaram do 9º Congresso Pernambucano de Municípios.

O evento, organizado pela AMUPE, reuniu gestores de diversas cidades do estado com o objetivo de discutir políticas públicas, fortalecer parcerias e buscar investimentos para os municípios.

Durante a participação, Catharina e Mantena destacaram a importância de marcar presença no congresso como forma de ampliar o diálogo institucional e buscar recursos para Lagoa Grande, conhecida como a Capital da Uva e do Vinho do Nordeste.

LEIA MAIS

Sintraf-Petrolina parabeniza Expopontal e defende mais investimentos na produção agrícola

O Sintraf-Petrolina parabenizou a realização da 6ª edição da Expopontal, destacando a importância do evento para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico da região. Durante a programação do último sábado (02), a presidente da entidade, Isalia Damacena, esteve acompanhada do coordenador jurídico, o advogado José Bezerra Neto, do secretário de políticas sindicais, George Caitano e do assistente administrativo, Alexandre de Brito.

Na ocasião, a dirigente sindical aproveitou a presença de representantes políticos, como o prefeito de Petrolina, o deputado estadual Antônio Coelho e o presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira, para reforçar a necessidade de investimentos estruturantes na região, especialmente na ampliação do fornecimento de água para a produção agrícola. Entre as demandas apresentadas, destacou-se a construção de uma adutora que possa garantir o abastecimento das áreas rurais, assegurando melhores condições de trabalho e aumento da produtividade no campo.

Isalia também relembrou a trajetória de luta dos agricultores do Pontal, ressaltando que, apesar dos avanços com a perenização da área, ainda há desafios importantes a serem superados. Segundo ela, é fundamental ampliar projetos e ações de apoio que fortaleçam o cultivo de frutas como manga, uva, acerola e goiaba, além de verduras e hortaliças, garantindo renda, sustentabilidade e desenvolvimento para as famílias agricultoras da região.

A presidente do Sintraf-Petrolina garantiu manter o apoio ao Consul Pontal, representado pelo presidente Ricardo Maia. “Podem contar com o Sintraf-Petrolina nessa luta por mais investimentos e melhores condições para os agricultores da região. Seguiremos firmes na defesa do fortalecimento do Pontal e da agricultura familiar”, concluiu.

Ascom

Raquel Lyra conclui 2023 celebrando investimentos bilionários, geração recorde de emprego e novos projetos estruturadores para o Estado

A mudança de Pernambuco para um novo patamar de desenvolvimento econômico, proposta pela governadora Raquel Lyra desde o primeiro momento de sua gestão, começou a se materializar em 2023 para se consolidar nos próximos anos com bons frutos colhidos já no início de 2024. O Estado encerra o ano comemorando a marca de R$ 2,6 bilhões em investimentos anunciados pela iniciativa privada e a geração de 59.902 postos de trabalho (dados do Novo Caged referentes ao período de janeiro a novembro).

Para os próximos quatro anos, o Governo garantiu no Plano Plurianual 2024-2027 a triplicação do nível de investimento público com um aporte previsto de R$ 24,7 bilhões. Desde o primeiro dia de trabalho, eu e Priscila Krause estamos trabalhando para assegurar um tempo novo a Pernambuco. E esse tempo já chegou, pois estamos recolocando nosso Estado de novo na rota do desenvolvimento. Nos articulamos, dialogamos e Pernambuco chega a 2024 com projetos estruturadores que vão dinamizar a economia com muito emprego e renda. Pernambuco está retomando seu lugar de líder do Nordeste, sendo também referência para o País”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Com articulação da governadora – que esteve em Brasília 28 vezes durante o ano -, Pernambuco receberá R$ 91,9 bilhões do Novo PAC. Os recursos possibilitarão a conclusão da Transnordestina até Suape (ramal Salgueiro-Suape), a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, entre outros projetos estruturadores. O Arco Metropolitano e a implantação da Escola de Sargentos também são dois projetos que sairão do papel para gerar mais emprego e renda e transformar a infraestrutura estadual.

Outra medida celebrada pelo Governo de Pernambuco foi a prorrogação dos benefícios da Reforma Tributária para o setor automotivo, que contou com articulação intensa da governadora, e assegura investimentos de US$ 1,5 bilhão da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata, pelos próximos 10 anos. Só com as obras do Trem 2 da Refinaria, já em licitação pela Petrobras, serão investidos mais de R$ 8 bilhões e gerados mais de 10 mil empregos diretos.

Pernambuco foi o local escolhido por indústrias e redes de atacadistas para abrir ou expandir seus empreendimentos. Ainda no primeiro semestre, a gestão estadual celebrou um investimento de R$ 1,2 bilhão do Grupo Heineken na planta industrial localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o que representa a geração de mil postos de trabalho. A Mondelez acertou o aumento em 50% da capacidade de produção da planta da empresa instalada em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. A Pepsico, com uma fábrica localizada no Cabo de Santo Agostinho, na RMR, anunciou um plano de expansão de cerca de 30% da sua capacidade produtiva local. O ano também foi marcado pela inauguração da nova fábrica da Ypê e pela expansão da Ambev, ambas em Itapissuma, no norte do Grande Recife.

“Mudamos a forma como o Governo de Pernambuco dialoga com a iniciativa privada. E colocamos isso em ações que estão refletidas nos nossos pacotes de justiça fiscal apresentados à Assembleia Legislativa, nas medidas que tomamos para melhoria do ambiente de negócios, na defesa dos projetos estruturadores para Pernambuco, e na forma proativa com que conduzimos a atração de investimentos para o Estado”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

SUAPE – Os investimentos no Complexo Industrial e Portuário de Suape são um capítulo positivo à parte. Com foco na transição energética, o Porto lançou, este ano, o Techub Hidrogênio Verde, um empreendimento destinado à produção do combustível do futuro. O espaço agregará um complexo de usinas solares, três usinas de hidrogênio verde.

O terminal de gás natural liquefeito de Suape já se encontra em obras preliminares e deverá entrar em operação em 2024, com investimento de R$ 270 milhões e a criação de 240 empregos diretos. O novo terminal de contêineres do porto tem investimento de R$ 1,6 bilhão e as obras serão iniciadas em 2024, gerando 500 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Este mês, o Governo do Estado apresentou outras conquistas para Suape, como a última etapa da dragagem do canal externo, que possibilitará a atracação de embarcações de grande porte com sua capacidade máxima, tornando o porto ainda mais atrativo. Também em dezembro, a gestão estadual lançou o edital de licitação da obra de dragagem interna do Porto de Suape, que potencializará a operação de todos os píeres, cais e terminais de contêineres.

Ascom

Foto (Porto de Suape): Miva Filho/Secom.

Foto (2): Janína Pepeu/Secom

 

Emendas do deputado federal Fernando Filho levam investimentos em infraestrutura, abastecimento de água e saúde em Petrolina

Nesta sexta-feira (06), o deputado federal Fernando Filho, em parceria com o prefeito de Petrolina, Simão Durando, entregou à comunidade uma Praça Poliesportiva coberta no bairro Vale do Grande Rio, na Zona Leste da cidade. A construção, avaliada em mais de R$ 779 mil, é resultado de uma emenda parlamentar destinada pelo parlamentar, que visa promover a prática esportiva e melhoria da qualidade de vida da população.

A Praça Poliesportiva recebeu uma moderna cobertura metálica, iluminação em LED, uma nova pintura completa, além de ter passado por uma reestruturação que incluiu a recuperação das traves e da tabela de basquete. Essas ações têm o objetivo de incentivar a atividade esportiva na região, proporcionar benefícios à saúde e o estímulo à prática de exercícios físicos.

Durante a inauguração, Fernando Filho destacou a importância dessa entrega para a cidade e parabenizou o bairro Vale do Grande Rio, a juventude, os desportistas e o prefeito Simão Durando por sua gestão dedicada ao desenvolvimento de Petrolina. O deputado elogiou o compromisso do prefeito com o município. “Simão Durando não tem descansado um só dia, mantendo a prefeitura em ordem e ouvindo o povo para manter Petrolina no rumo certo e realizar os sonhos de milhares de petrolinenses”.

O prefeito Simão Durando também expressou sua gratidão à atuação de Fernando Filho em prol dos interesses de Petrolina. Ele mencionou a articulação do deputado junto à Codevasf para viabilizar a ampliação do abastecimento de água no Projeto Pontal e diversas comunidades da área de sequeiro, durante o período de estiagem, destacando o compromisso do parlamentar em busca de soluções para os desafios enfrentados pela cidade.

Simão Durando ressaltou que o deputado é campeão de emendas, citando outros recursos destinados, como os R$ 2 milhões para cirurgias ginecológicas e pediátricas no Hospital Dom Malan, demonstrando a efetiva contribuição de Fernando Filho para a área de saúde local.

Além da Praça Poliesportiva, outra iniciativa através de emenda parlamentar de Fernando Filho inclui as requalificações das Praças Esperança e Cabrobó, situadas no bairro Vila Eduardo. Essas melhorias representam um investimento de cerca de R$ 900 mil e incluem a instalação de equipamentos de lazer, iluminação em LED, acessibilidade, paisagismo e outros benefícios para a comunidade. No total, o deputado destinou mais de R$ 4,6 milhões em emendas, beneficiando 11 equipamentos públicos em Petrolina.

Acom

Defesa nacional terá R$ 52,8 bilhões para equipamentos e tecnologias

Projetos de defesa nacional e monitoramento das fronteiras vão receber R$ 52,8 bilhões nos próximos anos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desse total, R$ 27,8 bilhões serão alocados até 2026 e outros R$ 25 bilhões depois desse período.

Os investimentos do PAC serão direcionados a equipamentos aéreos, navais e terrestres, como aeronaves cargueiro, caças Gripen, helicópteros leves e de médio porte, construção de submarinos e navios-patrulha, viaturas blindadas, e implantação de sistemas de controle de faixa de fronteira. Segundo o Ministério da Defesa, atualmente, o setor representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos, diretos e indiretos.

O valor total destinado ao Eixo Defesa é considerado adequado pelo professor José Luis da Costa Oreiro, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB). Segundo ele, é importante que o Brasil invista em equipamentos. “As Forças Armadas brasileiras são muito mal equipadas. Esse investimento é importante não só para a garantia da soberania territorial brasileira e profissionalização do Exército, mas também para que a gente possa desenvolver uma tecnologia na indústria da defesa, que vai gerar bons empregos”, avalia.

O Exército terá R$ 12,4 bilhões para ações de pesquisa, desenvolvimento e aquisição de equipamentos. Uma das frentes é a compra de 714 viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas com sistemas de armas e comunicações. Também está prevista a compra de 10 helicópteros de emprego geral e nove veículos aéreos não tripulados, além da modernização de seis helicópteros Pantera.

Os recursos também vão servir para o desenvolvimento do Programa Estratégico Astros, que promove pesquisa, desenvolvimento e implantação de uma unidade de mísseis táticos de cruzeiro de longo alcance. Para a Marinha, os recursos previstos para seis projetos são de R$ 20,6 bilhões.

Entre eles está a construção do primeiro submarino nuclear do país, previsto para estar concluído em 2029, além da construção do estaleiro e da base naval para esse submarino. Outros três submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica também estão previstos

Para Oreiro, ter um submarino movido a propulsão nuclear é importante para a defesa do Brasil. “Somos um país que tem uma enorme plataforma continental e o Brasil precisa ter uma arma de capacidade de dissuasão. Essa é a grande vantagem do submarino nuclear, ele pode ficar submerso por meses a fio e isso dá um potencial de dissuasão contra ameaça de qualquer inimigo externo”, diz.

Também está prevista a continuação das obras do Complexo Naval de Itaguaí (RJ) e a construção de 11 navios e quatro fragatas, que serão usados em ações de inspeção naval e fiscalização e para a proteção do tráfego marítimo.

As ações para a Aeronáutica terão R$ 17,bilhões. Entre elas está a aquisição e produção de 34 aeronaves de caça multiemprego (F-39 Gripen NG), para ampliar a capacidade da FAB nas tarefas de controle aeroespacial, interdição, inteligência, reconhecimento e proteção da força. Em maio deste ano, foi inaugurada a linha de produção da aeronave Gripen na fábrica da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Outras nove aeronaves tipo cargueiro estão no orçamento. O objetivo é a realização de missões de transporte aéreo logístico em território nacional ou global, reabastecimento, evacuação aeromédica e combate a incêndio em voo. Também estão previstos no PAC R$ 2,4 bilhões para projetos do Estado-Maior, como a compra de helicópteros leves e de médio porte, que servirão para missões de treinamento, e operações em ambientes marítimos na Marinha.

Segundo o professor Oreiro, além da importância do ponto de vista do desenvolvimento econômico, o investimento na Defesa é fundamental para a soberania nacional, especialmente no momento global atual. “Em um contexto de transição geopolítica e de muita instabilidade como estamos vendo, com o acirramento da rivalidade entre China e Estados Unidos, é bom o Brasil ter o mínimo de capacidade de autodefesa, coisa que no momento não temos”.

Agência Brasil

Fernando Filho parabeniza Simão Durando por entrega de ruas asfaltadas no Antonio Cassimiro e anuncia chegada de mais investimentos

O deputado federal Fernando Filho participou, nesta quarta-feira (12), da entrega de mais cinco ruas totalmente asfaltadas no bairro Antônio Cassimiro. A obra recebeu um investimento de mais de R$ 1.724 milhões e contemplou as ruas Mar Morto, Mar do Japão, Nossa Senhora Aparecida, Travessa S/N e Rua 7. Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou a força política de Petrolina, que vem se destacando por meio da Gestão Simão Durando e proporcionando uma diversidade de obras no município.

O deputado também lembrou da boa impressão que Petrolina vem causando depois dos dados populacionais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçou a necessidade de continuar avançando e convidou a população para refletir sobre as grandes ações realizadas na cidade. “A gente anda por todo o estado e também por Brasília, e as pessoas estão muito impressionadas com esse novo Censo, que revelou o crescimento de Petrolina nos últimos anos. É evidente que uma cidade só cresce se está indo bem. Sabemos que Petrolina enfrenta muitos desafios, e para acertar, precisamos conhecer esses problemas e trabalhar. O que peço à população, ao refletir, é que coloquem a mão na consciência para saber quem, quando teve a oportunidade, foi o que mais fez?”, pontuou Fernando Filho.

O deputado ainda destacou as obras de infraestrutura na região do Antônio Cassimiro. “Ainda temos muitas ruas para pavimentar, mas apenas aqui no Antônio Cassimiro já foram pavimentadas 12. Na região, temos a Estrada da Banana, a Avenida Sete de Setembro, as saídas das BRs, e tudo isso foi feito em um período de quatro, cinco anos. Então, queremos a oportunidade de continuar trabalhando nesse ritmo”, complementou.

Fernando Filho finalizou o discurso parabenizando e enfatizando o conhecimento e experiência do prefeito Simão e anunciou a chegada de um grande volume de recursos para investir em mais pavimentação. “Estamos trabalhando para liberar esse investimento no segundo semestre e manter esse ritmo. Quanto mais Petrolina conhece o nosso trabalho, o nosso comprometimento e o que ainda está por vir nos próximos anos, mais construiremos uma Petrolina mais forte e melhor”, disse.

Acom

Em quase dois anos de investimentos, Prefeitura de Juazeiro muda realidade do município nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e social

Em quase dois anos de gestão, a Prefeitura de Juazeiro vem mudando a realidade da cidade. Educação, saúde, infraestrutura e social são algumas das áreas que tem recebido investimentos com o objetivo de levar e promover mais dignidade, cuidado, desenvolvimento urbano e social, além de avanços na qualidade de prestação de serviços na sede e interior.

Ao todo, já são 37 escolas totalmente reformadas. Na programação da prefeitura ainda estão a entrega de outras 22 unidades. Os espaços recebem modernização em sua estrutura para acolher de forma satisfatória alunos, professores e demais funcionários da educação.

Na saúde, nove Unidades Básicas foram requalificadas e a Policlínica foi totalmente reformada. Além disso, a gestão investiu mais de R$ 4 milhões na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que ainda contou com aquisição de usina de oxigênio e tomógrafo.

Nas áreas de lazer e entretenimento, se destacam as inaugurações de nove praças até o momento. Outras seis estão em obras e serão entregues à população em breve. Além disso, mais de 100 ruas foram pavimentadas na área urbana e rural.

A Casa da Mulher Rural chegou para mudar a realidade das pessoas que moram em comunidade distantes. O local oferece, gratuitamente, serviços para o suprimento das necessidades básicas das usuárias, mulheres que vivem no interior e precisam de acolhimento para realizar suas necessidades no centro da cidade, como realização de consultas, exames, atendimentos médicos, enquanto permanecem na sede do município.

A Prefeita Suzana Ramos destaca as ações e garante muito mais investimentos, ações e serviços. “Estamos trabalhando forte para transformar Juazeiro, já fizemos muito e vamos continuar seguindo no rumo do desenvolvimento. Monitoramos todas as demandas da sede e do interior e temos priorizado aquelas pessoas e comunidades que mais precisam. Novos investimentos serão feitos e a população vai ganhar muito mais”, frisou a gestora.

Texto e Fotos: Ascom- PMJ

Paulo Câmara anuncia cerca de R$ 90 milhões em investimentos no Sertão Central

Ao percorrer quatro municípios da região, governador liberou recursos para educação, assistência social, saúde, infraestrutura hídrica e viária

Dando continuidade aos compromissos desta terça-feira (14.06) no Sertão Central, o governador Paulo Câmara esteve, à tarde, nos municípios de Terra Nova e Parnamirim. Pela manhã, ele já havia estado em Salgueiro e Serrita. Entre os investimentos anunciados ao longo do dia, foram repassados aproximadamente R$ 90 milhões para as quatro cidades. Em Terra Nova, ele vistoriou as obras de implantação e pavimentação da PE-499, conhecida como Estrada da Cebola. Com 31,9 quilômetros de extensão, a via está recebendo serviços de terraplenagem e pavimentação no trecho que liga o município à cidade de Cabrobó. As intervenções estão orçadas em R$ 48,5 milhões, e cerca de 180 mil habitantes serão beneficiados.

“Estamos tendo a oportunidade de voltar ao Sertão Central, com o nosso Plano Retomada, para vistoriar e inaugurar algumas obras e, ao mesmo tempo, assinar novas ordens de serviço. São ações que estão em andamento, e não tenho dúvidas que iremos trabalhar muito até o final do ano para Pernambuco continuar no caminho certo, com muitas obras e investimentos em favor do povo”, afirmou Paulo Câmara.

Em seguida, reforçando o abastecimento de água da região, o governador inaugurou o Sistema Produtor de Terra Nova, construído a partir do Reservatório do Livramento, unidade que integra o Eixo Norte da Transposição. A iniciativa recebeu recursos da ordem de R$ 900 mil e vai beneficiar 8.500 pessoas, que passarão a receber água nas torneiras todos os dias.

Intensificando os investimentos do Plano Retomada, ele também assinou uma ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Gumercindo Cabral, estimada em R$ 711 mil, e reforçou a área de assistência social com um repasse de R$ 60 mil para manutenção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência de Especializado de Assistência Social (Creas). Na mesma área, liberou recursos para pagamento do Benefício Eventual e instalação de uma cozinha comunitária. Finalizando a visita a Terra Nova, o governador liberou aproximadamente R$ 385 mil para melhorias nos serviços de saúde.

LEIA MAIS

Em Salgueiro e Verdejante, Paulo Câmara libera recursos para investimentos em educação, infraestrutura e defesa social

O governador Paulo Câmara deu continuidade, nesta sexta-feira (27), aos compromissos no Sertão Central, que fazem parte do Plano Retomada, lançado pela gestão estadual no início de agosto. A programação teve início no município de Salgueiro, onde ele visitou a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Urbano Gomes de Sá e assinou autorizações para liberação de recursos nas áreas da educação, infraestrutura e defesa social.

Entre os investimentos, Paulo Câmara destacou a permanente prioridade do seu governo para a educação. “O nosso grande valor para um futuro melhor em Pernambuco é também no que a gente aposta tanto, a educação. E a educação aqui em Pernambuco é referência no Brasil, graças ao trabalho e aos esforços feitos nos últimos dez anos. Tínhamos apenas oito escolas de tempo integral no passado, hoje temos 470. Além disso, temos várias ações que estão sendo pensadas. Uma delas é o reajuste de 40% do transporte escolar, nessa parceria com os municípios. Queremos retomar, neste plano, não apenas os empregos, a renda, as oportunidades, mas também queremos que todo mundo volte a estudar e saiba que, com a educação, podemos realizar nossos sonhos”, afirmou.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco investirá R$ 5 bilhões até o final de 2022 para gerar mais de 130 mil novos empregos

O Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (03), um pacote de incentivos para estimular a geração de empregos e, ao mesmo tempo, investir em projetos estruturadores no Estado. O Plano Retomada mira em quatro eixos: investimento público, investimento privado, ambiente de negócios e pessoas e crédito.

Até o final de 2022, o Estado vai aplicar R$ R$ 5 bilhões na iniciativa. Uma das principais ações será o pagamento, durante seis meses, de metade de um salário mínimo para cada novo trabalhador contratado pelo setor privado.

A expectativa é que 133 mil novos postos de trabalho sejam criados em Pernambuco. Os projetos de lei que instituem o plano foram assinados pelo governador Paulo Câmara, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, e remetidos à Assembleia Legislativa de Pernambuco para votação.

LEIA MAIS

Educação de Araripina terá investimentos de R$ 54 milhões nos próximos dois anos

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Araripina anunciou nesta terça-feira (06), investimentos no valor de R$ 54 milhões ao longo dos próximos dois anos que serão aplicados na educação municipal. Em coletiva de imprensa esta manhã, o prefeito Raimundo Pimentel afirmou que um dos maiores desafios do primeiro mandato foi regularizar o caos que a educação municipal se encontrava com salários e fornecedores em atraso.

LEIA MAIS

Lagoa Grande e o Vale do São Francisco atraem cada vez mais investidores

As cidades do eixo Petrolina-Juazeiro, situadas na região do Vale do São Francisco, é sem dúvidas o destino bastante procurado por vários investidores que aportam no Sertão banhado pelo Rio São Francisco em busca de implantar seus negócios.

Lagoa Grande por exemplo é uma das cidades que fazem parte da região do Vale do São Francisco. A jovem cidade possui o histórico de acolher e despertar a chegada de investidores de todas as regiões do país.

Hoje, o prefeito Vilmar Cappellaro recebeu um grupo de empresários de Unaí, Minas Gerais e do Morro de Chapéu, na Chapada Diamantina, além do reitor da Univasf, que vieram fazer um panorama das cidades da região do Vale e principalmente conhecer os potenciais existentes no município de Lagoa Grande.

LEIA MAIS

Petrolina: obra de requalificação do Bodódromo entra na reta do final

(Foto: Alexandre Justino/PMP)

Com investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões a obra de requalificação e ampliação do Bodódromo entra em sua reta final e deve ser concluída até o final do ano. O importante ponto turístico tem passado, desde o ano passado, por uma transformação e possui, atualmente, cerca de 95% do projeto executado.

 A obra foi dividida em duas etapas: a primeira readequou e melhorou a acessibilidade das calçadas, como também ampliou o estacionamento.  Já a segunda contempla a implantação do pórtico de entrada, com a instalação de letreiro indicativo e revitalização do canteiro central de acesso, uma nova ‘praça de alimentação’ que conta com novos quiosques e a implantação de um espaço para exposição do artesanato local.

LEIA MAIS

“Pernambuco precisa melhorar a articulação política para atrair mais recursos federais e voltar a investir em obras estruturantes”, afirma Antonio Coelho

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) afirmou, nesta terça-feira (29), que o Estado de Pernambuco precisa melhorar sua articulação política junto à União para que, assim, possa atrair mais recursos federais e voltar a investir em obras estruturantes. A declaração do parlamentar, durante reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa, rebateu a afirmação do secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha, de que o governo federal não faz investimentos, convênios ou operação de crédito em Pernambuco. A convite dos parlamentares, o secretário participou da reunião para apresentar o Relatório estadual de Gestão Fiscal do 4º bimestre e do 2º quadrimestre de 2020.

O democrata destacou que o contexto da leitura apresentada por Décio Padilha deveria ser mais amplo, uma vez que os investimentos efetuados no Estado de Pernambuco por meio do governo federal transcendem, em outra ordem de magnitude, aqueles que são firmados diretamente com o governo do estado. “A gente pode apontar alguns investimentos diretos do governo federal, como o Ramal do Agreste, certamente o maior deles em termos de recursos. É uma obra estruturante, que vai contar com aplicação de quase R$ 2 bilhões, e a maioria dos recursos sendo liberada durante a gestão do presidente da República Jair Bolsonaro. Uma obra que vai levar água para milhões de pernambucanos e que, neste momento, está gerando mais de 2,5 mil empregos na região”, ressaltou o parlamentar.

Ainda na sua intervenção, o deputado também registrou as parcerias que são firmadas entre a União e os municípios, tanto com transferências e repasses de recursos quanto em operações de crédito junto a grandes bancos estatais nacionais. Se forem considerados os financiamentos da Caixa Econômica Federal – via Finisa, Avançar C idades (FGTS), Saneamento (FGTS), Pró-transporte (FGTS) – de todas as cidades pernambucanas chega-se à soma de R$ 340.327.134,59, em 2019, e de R$ 497.783.011,84, em 2020, contabilizada até agosto.

“Uma atuação que vem permitindo a diversos municípios pernambucanos, seja da situação ou de oposição, investirem em obras estruturantes. Como exemplo, cito o Recife, Jaboatão, Caruaru, contemplados com dezenas de milhões de reais, empregados em obras estruturantes, que estão trazendo mais dignidade à população e tirando milhares de famílias da poeira e da lama”, pontuou Antonio Coelho, assinalando que exemplos como esses evidenciam a prioridade que o governo federal confere a Pernambuco.

O parlamentar disse, ainda, que o Estado precisa ser mais inovador e melhorar sua articulação com o governo federal para que possa recuperar o protagonismo já desfrutado em momentos anteriores. No entanto, o democrata ressaltou que, caso a gestão estadual não seja capaz de melhorar esse entendimento, terá que lançar mão de outros instrumentos, como a realização das reformas necessárias, a exemplo da previdenciária e administrativa, bem como entrar com espírito maior no Marco Legal do Saneamento e, assim, atrair mais capital privado para o setor.

“O Estado também vai precisar investigar e conferir a possibilidade de desestatização de alguns ativos. Estudar com olhar especial para Suape, Copergás e Compesa para ver quais tipos de recursos podemos levantar a fim de que Pernambuco possa voltar a ter obras estruturantes a exemplo do que o governo federal e alguns municípios já vêm fazendo”, concluiu o deputado.

1234