Prefeito Andrei recebe para Juazeiro mais de R$ 16 milhões em investimento

Evento realizado na 6ª Superintendência Regional da Codevasf na sexta-feira (12) reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, a deputada federal Lídice da Mata, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, a secretária de saúde Roberta Santana, o superintendente da 6ª Regional da Codevasf, Nino Rangel, representantes do Ministério da Integração e prefeitos de diversas cidades da Bahia para anunciar obras de pavimentação e entregar máquinas e equipamentos.

A agenda institucional desta sexta-feira (12) consolidou um importante pacote de investimentos para Juazeiro. Além da garantia de recursos para pavimentação asfáltica e da entrega de máquinas e equipamentos voltados ao fortalecimento da produção e do abastecimento de água na zona rural, o município recebeu a ordem de serviço para a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), um investimento superior a R$ 14,6 milhões, viabilizado por meio da parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia.

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, de parlamentares e lideranças regionais, o prefeito Andrei Gonçalves destacou que os novos investimentos representam uma mudança de realidade para Juazeiro e para toda a região Norte da Bahia. “Estamos vivendo um momento histórico, fruto do diálogo permanente e da união entre a Prefeitura de Juazeiro, o Governo da Bahia e o Governo Federal. São investimentos que chegam para transformar vidas, levando mais infraestrutura, mais saúde e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante o anúncio, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a interiorização dos serviços especializados é uma das prioridades da gestão estadual e destacou o impacto do novo equipamento para a população do Norte baiano. A secretária estadual de Saúde enfatizou que o Centro Especializado em Reabilitação será referência regional no atendimento às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade permitirá que milhares de famílias tenham acesso a atendimento especializado sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões do estado.

Somados aos R$ 1,5 milhão destinados à pavimentação asfáltica e às entregas de equipamentos para fortalecimento das ações produtivas e do abastecimento de água, os investimentos anunciados durante a programação ultrapassam R$ 16 milhões destinados diretamente a Juazeiro, reforçando o compromisso das parcerias institucionais com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ascom

Petrolina no centro das conexões que movem o Nordeste

Petrolina vem se consolidando como um dos principais polos para empresas que desejam investir e expandir suas operações no Nordeste. Localizada em posição geográfica privilegiada, a cidade atua como elo entre importantes centros produtores, mercados consumidores e corredores de distribuição. Essa integração amplia o mercado regional, fortalece o ambiente de negócios e potencializa cadeias produtivas estratégicas.

Com planejamento estratégico, expansão urbana organizada e visão de futuro, o município fortalece sua vocação logística, oferecendo às empresas eficiência operacional, alcance regional ampliado e um ambiente propício ao crescimento sustentável. Dessa forma, nasce o conceito Hub Logístico.

Um Hub Logístico é um centro estratégico de armazenamento, triagem e distribuição de mercadorias, estruturado para acelerar entregas, otimizar fluxos e reduzir custos operacionais. Funciona como ponto central que conecta fornecedores ao destino final, garantindo eficiência, agilidade e competitividade às empresas. Nesse contexto, Petrolina reúne condições ideais para desempenhar esse papel no interior nordestino.

O município conta com infraestrutura logística consolidada, incluindo malha rodoviária que interliga o Sertão aos principais estados nordestinos, além de contar com o Aeroporto de Petrolina Senador Nilo Coelho, referência regional no transporte de passageiros e cargas. O Hub Logístico desempenha papel estratégico no escoamento da produção, especialmente da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, reconhecida nacional e internacionalmente.

Ascom

Ministro da Saúde destaca investimentos na indústria durante visita de Lula em PE

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abordou planos e investimentos para o fortalecimento da indústria nacional da saúde durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco, nesta sexta-feira (13). Padilha ainda destacou a importância da presença do chefe do executivo no carnaval da capital pernambucana.

Padilha iniciou ressaltando a relevância do estímulo ao complexo econômico-industrial da saúde no estado. “Queremos ser cada vez mais um país independente na produção de medicamentos, terapias e insumos. Todos conhecem a dedicação do presidente Lula em transformar Pernambuco em um grande polo da indústria farmacêutica e tecnológica”, afirmou em entrevista coletiva ao final da visita presidencial na fábrica da Aché, no Cabo de Santo Agostinho.

Com foco na captação de investimentos e na formalização de acordos internacionais, o ministro também comentou a agenda do presidente na Índia e na Coreia do Sul, destacando que a viagem tem como objetivo “fortalecer a capacidade nacional de produção de medicamentos, com ênfase nas indústrias brasileiras e nas instituições públicas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”.

Ainda sobre investimentos, Padilha destacou o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como principal agência de desenvolvimento e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da inovação tecnológica na área. Segundo ele, o banco atua não apenas no fortalecimento da indústria farmacêutica, mas também no incentivo à pesquisa e à inovação. “Só nesta semana o presidente esteve em dois grandes empreendimentos que só são possíveis graças à liderança do SUS, do governo federal e ao financiamento do BNDES”, declarou.

Lula no Carnaval do Recife

Em outro momento da coletiva, Padilha falou sobre o simbolismo da participação de Lula no carnaval do Recife e ressaltou a importância de valorizar a cultura popular em Pernambuco e em todo o país. “Lula é um presidente que prestigia o carnaval. Já tivemos presidentes que disseram que o carnaval era algo ruim para o Brasil, que atrasava o país, um movimento contrário a uma manifestação cultural que gera emprego e renda”, afirmou.

O ministro também destacou o impacto da presença de Lula e do valor da festa para o estado. “Pernambuco ganha muito com o carnaval. A presença do presidente no Galo da Madrugada, um bloco popular, é um reconhecimento dessa identidade cultural tão importante”, concluiu.

Diario de Pernambuco

Pernambuco lidera volume de investimentos em concessões no Nordeste

Em 2025, Pernambuco liderou no Nordeste o volume de investimentos alcançados em infraestrutura por meio de concessão. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, a Bolsa de Valores Brasileira (B3) destacou que o leilão de concessão parcial de saneamento do estado foi a maior concessão de saneamento da história da região.

“É um destaque para Pernambuco e para o Nordeste. Na região, foram leiloados seis projetos que irão alavancar, ao longo da execução, mais de R$ 20 bilhões. Se considerar só o projeto de concessão da Compesa, ele, sozinho, já chegou a quase R$ 20 bilhões. Então, foi um leilão de destaque”, aponta a gerente de Licitações da B3, Mônica Salles Lanna.

Realizado no dia 18 de dezembro, na B3, o leilão de concessão da Compesa definiu a concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e de esgoto em Pernambuco, permanecendo com a Cmpanhia, as etapas de produção e tratamento de água. O projeto vai viabilizar investimentos na ordem de R$ 19 bilhões.

Foram dois blocos, o primeiro, “Região Metropolitana do Recife (RMR) – Pajeú”, que reúne 150 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha, e foi vencido pelo Consórcio Pernambuco Saneamento, formado pela Acciona e a BRK, com investimentos estimados em R$ 15,4 bilhões e outorga de e R$ 3,5 bilhões.

Já o segundo bloco, o “Sertão”, que inclui 24 municípios, foi arrematado pelo grupo Pátria Investimentos, com investimentos previstos de R$ 2,9 bilhões e outorga de R$ 720 milhões. “Já tivemos outros projetos em Pernambuco, por exemplo, o do Centro de Convenções, em 2022, e estão vindo mais projetos. Quando observamos um estado que já teve as primeiras PPPs e concessões e que avança agora para os projetos de destaque na região Nordeste, isso evidencia um projeto que teve uma boa competição e teve com vencedores players muito importantes”, aponta Mônica.

Potencial do estado – A gerente de Licitações da B3 destacou ainda o potencial de Pernambuco em 2025, quando a B3 alcançou o recorde com 75 projetos que irão alavancar cerca de R$ 240 bilhões para o país. “Quando você pega um ano de recorde de leilões em que você tem nele também Pernambuco se destacando ali como uma visão estratégica, como projetos estratégicos, é bem interessante ver que o estado participou e fez parte desse ano emblemático tanto das concessões de PPPs da B3 como da infraestrutura do Brasil”, disse.

Energia Ainda de acordo com Mônica, os números indicam que Pernambuco avançou e que o mercado acredita no estado. Em 2025, além do leilão de concessão, a gerente apontou que Pernambuco também foi beneficiado diretamente por um leilão de novos lotes de linhas de transmissão de energia da Aneel, atraindo novos investimentos e reforçando a sua infraestrutura elétrica.

Este leilão ocorreu em outubro do ano passado e envolveu outros 11 estados, além de Pernambuco. Foram leiloados mais de mil quilômetros de linhas de transmissão de energia com investimentos previstos de R$ 5,5 bilhões em cinco anos.

Diario de Pernambuco

Prefeitura de Petrolina reforça atendimento para pacientes com sintomas respiratórios leves

A Secretaria de Saúde de Petrolina está intensificando as ações para enfrentar o período de sazonalidade das doenças respiratórias para garantir a prevenção de complicações, especialmente em crianças. O período crítico vai de março a junho.

O investimento em qualificação profissional para médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde é uma das principais estratégias adotadas pela gestão municipal, garantindo que as equipes da Atenção Básica estejam preparadas para identificar e tratar rapidamente os sintomas respiratórios. Desde janeiro, uma equipe técnica da Secretaria elabora o Plano Municipal de Contingenciamento das Doenças Respiratórias Sazonais.

Com a expectativa de aumento na demanda por atendimentos nos próximos meses, o município busca evitar a sobrecarga da rede hospitalar, prevenindo a necessidade de internações e tratamento em unidades de média e alta complexidade. Para isso, as ações visam fortalecer a assistência primária, estimulando a população a procurar uma das 57 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espelhadas pela cidade ao perceber sintomas respiratórios mesmo que leves. Os pacientes devem ir até as Unidades para que os quadros gripais não evoluam para situações mais graves.

As medidas são para garantir uma resposta rápida e eficaz na rede básica de saúde, contribuindo para que os casos sejam controlados e não precisem de internações hospitalares. As Unidades Básicas de Saúde da zona urbana funcionam das 7h às 17h e na zona rural das 7h às 13h, exceto em Rajada, que funciona 24h.

Ascom

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra autoriza investimentos para abastecimento de água no município

A governadora Raquel Lyra estará hoje (28) em Petrolina, para anunciar investimentos com o objetivo de ampliar o abastecimento de água na cidade. Os primeiros projetos do plano serão autorizados pela gestora em visita à Estação de Tratamento de Água Vitória (ETA-Vitória), no bairro Distrito Industrial.

Ainda no município, a governadora fará vistoria às obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Padre Cícero, para garantir acesso de saneamento aos moradores.

Agenda:

8h – Autorização de investimento em abastecimento de água

Local: Estação de Tratamento de Água Vitória da Compesa – Av Gavião Real, Bairro Colina do Rio, Petrolina, PE. Ao lado da AABB Petrolina

8h30 – Vistoria às obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário

Local: Rua do Papa Capim , esquina com a Rua do Colibri, bairro Padre Cícero – Petrolina, PE

Ascom

UFPE aprova R$ 19,9 milhões para expandir infraestrutura de pesquisa

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou R$ 19.995.068,23 que serão investidos na expansão da infraestrutura voltada para pesquisa acadêmica. O valor consta no edital de apoio financeiro à execução de projetos institucionais de expansão e desenvolvimento de infraestrutura de pesquisa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O valor será utilizado para expansão do Laboratório de Tomografia Computadorizada de Raios X, aquisição de um equipamento para estudos de física de materiais 2d, tecnologias quânticas, spintrônica e fotônica, compra de equipamentos para plataforma de prospecção de biomoléculas aplicadas à saúde e a aquisição e disponibilização de uma estrutura de computação de alto desempenho para a pesquisa da UFPE.

De acordo com a universidade, a chamada tem como meta proporcionar um ambiente propício para desenvolvimento científico e tecnológico e aumentar a competitividade brasileira em diversas áreas de estudo por meio da pesquisa.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, comenta a importância dessa recente conquista da Universidade. “A UFPE aprovou 100% da demanda possível nesta chamada, obtendo um desempenho muito destacado em uma concorrência bastante competitiva. A estratégia de concorrência nacional foi organizada pela Propesqi, com reuniões de alinhamento, chamada e julgamento interno de propostas. Todas as propostas reforçarão a infraestrutura multiusuária de pesquisa da UFPE e serão credenciadas como Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (Lamps) junto à Propesqi”, destaca.

Diário de Pernambuco

Ministério da Saúde anuncia investimento para hospitais filantrópicos em Pernambuco

O Governo Federal irá destinar R$ 1 bilhão para ampliar a coparticipação no custeio da atenção especializada em hospitais filantrópicos, entre eles estão oito unidades em Pernambuco. A iniciativa foi comunicada na última quinta-feira (15) durante o 32º Congresso Nacional das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, realizado em Brasília.

No ano passado, o estado realizou 9,7 milhões de procedimentos hospitalares e ambulatoriais no setor filantrópico, com um custo superior a R$ 672 milhões. O repasse vai  aplicar 3,5% sobre o valor anual da produção assistencial dos hospitais em 2023, totalizando R$ 593 milhões, de forma proporcional ao percentual de sua representatividade nos atendimentos registrados.

Além disso, prevê o reajuste dos valores de procedimentos na Tabela SUS para cirurgia vascular, oncológica, ortopédica e otorrinolaringológica, em conformidade com o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). Com a medida, as especialidades terão um aumento médio de 321,1%, incluindo a correção de valores das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). Este componente totalizará um montante de R$ 406,9 milhões.

“Estamos sempre de portas abertas para todas as federações e estados. Tenho a convicção de que o SUS fortalecido significa o setor de Santas Casas e hospitais filantrópicos fortalecido em benefício do nosso país”, afirmou a ministra Nísia Trindade Lima.

O repasse vai permitir que os hospitais filantrópicos desempenhem um papel maior na Política Nacional de Atenção Especializada (PNAES) e no Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF). De acordo com o Governo Federal, será possível reduzir o tempo de espera para exames, consultas e cirurgias e implementar linhas de cuidado em políticas prioritárias, como saúde mental, câncer, atenção hospitalar e rede materno-infantil.

O Diário de Pernambuco entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber quais unidades serão beneficiadas e aguarda retorno.

Mais atendimentos

As entidades filantrópicas atuam no enfrentamento das desigualdades sociais, na promoção de políticas de direitos humanos e na luta contra a fome e a desnutrição, além da valorização dos profissionais da saúde. De acordo com dados da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), 1.016 municípios brasileiros são assistidos exclusivamente por hospitais filantrópicos. Em todo o país, existem mais de 3,3 mil estabelecimentos de saúde sem fins lucrativos. Destes, 1,6 mil prestam serviços ao SUS, representando 34% do número total, e 115 atendem 100% o SUS, os quais receberam mais de R$ 175 milhões de incentivos no ano passado.

Segundo o Governo Federal, entre janeiro de 2023 e maio de 2024, mais de 7,8 milhões de pessoas receberam atendimento hospitalar e mais de 516,6 milhões receberam atendimento ambulatorial nas unidades beneficentes do país. O custeio dessas assistências pelo Ministério da Saúde, durante o mesmo período, foi de mais de R$ 14,7 bilhões no âmbito hospitalar e R$ 11,5 bilhões no ambulatorial.

Ainda este ano, foram aprovadas 159 propostas de entidades privadas beneficentes para aquisição de unidades móveis de saúde e de equipamento e material para unidades de atenção especializada em saúde. O investimento previsto é de R$ 290,7 milhões.

Diário de Pernambuco

HU-Univasf recebe R$ 1,9 milhão de emenda parlamentar para compra de equipamentos

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu nesta terça-feira (12) emenda parlamentar no valor d R$ 1.950.000,00 da senadora pelo estado de Pernambuco, Teresa Leitão, destinada à compra de equipamentos para a instituição.

Durante a visita, o superintendente do HU, Julianeli Tolentino, destacou que a aquisição dos “equipamentos é importante para o hospital, para a assistência à saúde, o rápido atendimento aos pacientes e como o recurso será fundamental para a melhoria da infraestrutura hospitalar”.

O HU-Univasf é uma unidade de porta aberta para atendimentos de urgência e emergência que incluem politraumatismo, neurologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia e cirurgia geral, em média e alta complexidade. A unidade presta atendimento à população de 53 municípios que integram a Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco (Pernambuco e Bahia – PEBA).

A senadora enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelos profissionais do hospital universitário. “Reconhecemos todo o esforço da gestão para que o atendimento seja prestado com a melhor qualidade, com humanização, atendendo às necessidades dos pacientes. Então, para nós, que enviamos emendas para uma instituição desta natureza, o sentimento é de muita tranquilidade. O sentimento é de muito reconhecimento pelo trabalho que está sendo feito e a certeza de que a emenda será muito bem executada”, disse Teresa Leitão.

Sobre a Ebserh

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Pernambuco prevê R$ 84,8 milhões para políticas de Assistência Social e Combate à Fome em 2024

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Pernambuco realizada nesta sexta-feira (23), ficou pactuado para 2024 o maior volume de investimento nos setores de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional da história do estado: R$ 84,8 milhões, unindo recursos estaduais e federais.

Essa pactuação estabelece o montante de recursos a ser destinado pelo Governo do Estado para os municípios, ao longo deste ano, no que diz respeito ao cofinanciamento de equipamentos como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) e cozinhas comunitárias, além dos investimentos em serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, abordagem social, benefícios eventuais e medidas socioeducativas.

“A governadora Raquel Lyra conseguiu, este ano, propor medidas inéditas para a Assistência Social, como a ampliação expressiva do cofinanciamento dos serviços de alta complexidade. Outra novidade é que Pernambuco começa a ter cofinanciamento para os serviços voltados à população em situação de rua e amplia os investimentos para a proteção básica e a média complexidade. Os municípios vivenciam essas situações, hoje, e receberão o apoio do Governo do Estado de maneira mais sólida”, pontua Carlos Braga, secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

Assistência Social

A nova modalidade de cofinanciamento destinada aos serviços de Família Acolhedora, que se tornaram lei na atual gestão, foi um dos destaques desta reunião da CIB/PE. Em seu primeiro ano de existência, esta rubrica pactuou investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão, com capacidade para contemplar a atuação de 60 famílias. O serviço de Família Acolhedora prevê o pagamento de uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo para a família que assume a guarda de criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade, afastados do convívio com pais ou responsáveis por decisão do Poder Judiciário, cabendo ao Governo do Estado o cofinanciamento de 70% do valor dessa bolsa. A responsabilidade é atribuída a famílias voluntárias, previamente selecionadas e preparadas por equipes técnicas da Assistência Social, com o devido acompanhamento judicial.

Em relação aos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), os 193 equipamentos existentes passaram a ser beneficiados pelo cofinanciamento em 2023, que só alcançava 60 unidades até o ano anterior. O valor da parcela mensal por unidade também sofrerá reajuste de R$ 2.500,00 para R$ 3.000,00, gerando uma pactuação total anual de R$ 7 milhões – 7% a mais que o valor pago em 2023 (R$ 6,5 milhões) e 381% a mais que o repassado em 2022 (R$ 1,4 milhão).

“Os valores históricos pactuados na reunião da CIB demonstram o compromisso da gestão estadual em transformar o cenário da assistência social em nosso estado. É claro que há muito mais trabalho a ser feito, mas esse alicerce financeiro é essencial, ao lado da parceria junto aos municípios, para que as mudanças possam começar a se consolidar”, complementa a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco.

Combate à Fome

Para as cozinhas comunitárias, que integram o programa Bom Prato, um dos módulos do Pernambuco Sem Fome, o orçamento pactuado para o cofinanciamento em 2024 é de R$ 37,1 milhões, sendo R$ 2 milhões para a instalação de novas cozinhas e R$ 35,1 milhões para o custeio da rede já existente. É um aumento de 107% em relação aos R$ 17,9 pagos em 2023 e de 238% em comparação aos R$ 10,9 milhões repassados em 2022.

A CIB pactuou também que 32 municípios vão ganhar a segunda unidade de suas cozinhas comunitárias, elevando o total de equipamentos pactuados para 197. “Continuaremos fortalecendo a rede de cozinhas comunitárias, com a adesão de novos municípios ao cofinanciamento de investimento e com o repasse do custeio mensal para as que já foram inauguradas e as que estão em processo de implantação. Nossa meta é ultrapassar a marca de 200 cozinhas inauguradas, garantindo alimentação adequada ao nosso povo”, detalha Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome.

Folha PE

BNDES financia com R$ 6 bilhões exportação de 39 aeronaves da Embraer

A exportação de mais 39 aeronaves da Embraer, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em torno de R$ 6 bilhões, vai reforçar a balança comercial brasileira. São três contratos distintos com a Skywest Airlines, a American Airlines e a Azorra Aviation Holdings LLC, que totalizam o equivalente a mais de R$ 7 bilhões em exportação de bens de alta tecnologia e alto valor agregado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2) pelo banco.

Para o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, o financiamento às exportações das aeronaves da Embraer é fundamental para o Brasil. “O BNDES, como agência de crédito à exportação brasileira, tem entre os seus objetivos oferecer condições que garantam igualdade de competitividade ao exportador brasileiro no mercado internacional, gerando emprego e renda no Brasil.”

O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, lembrou que a empresa e o BNDES têm uma relação “sólida e de longo prazo”. E completou: “O apoio que recebemos para a exportação de nossas aeronaves é fundamental para consolidarmos o nosso crescimento e ampliarmos a nossa presença global.” Segundo Gomes Neto, a atuação do BNDES não beneficia apenas a Embraer, mas “contribui também para a geração de milhares de empregos de alta qualificação no Brasil e para o aumento da exportação de produtos de alto valor agregado”.

Contratos
O contrato com a companhia aérea SkyWest Airlines, Inc. prevê a exportação de dez jatos E-175 da Embraer modelo E-175 (até 76 passageiros), enquanto a American Airlines teve financiamento aprovado pelo BNDES para aquisição de até 11 jatos E-175. Já a venda de até 18 jatos dos modelos E-195-E2 (de até 146 lugares) e E-190-E2 (de até 114 lugares), considerados as maiores e mais sofisticadas aeronaves da fabricante brasileira, foi firmada com a empresa norte-americana Azorra Aviation Holdings LLC. A Azorra é especializada em aquisição e leasing (locação financeira) de aeronaves para a operação de companhias aéreas comerciais.

Somente em 2023, o BNDES aprovou e contratou sete operações de financiamento à exportação da Embraer, totalizando 67 aviões comerciais, com até R$ 10 bilhões em financiamento. As entregas estão previstas até 2025.

O banco destaca que, além de promover o desenvolvimento da indústria nacional de bens tecnológicos, as exportações de aeronaves ampliam e mantêm empregos de elevada qualificação, além de gerarem divisas importantes para a economia do país. São consideradas operações estratégicas, alinhadas à política brasileira de apoio à exportação, com objetivo de trazer mais competitividade às exportações brasileiras e incentivar a atuação das empresas nacionais no mercado internacional.

Desde 1997, o BNDES financiou cerca de US$ 25,6 bilhões à exportação de 1,3 mil aeronaves da Embraer. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa disputar, no mercado internacional, em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do banco complementa o financiamento dado pelo mercado privado.

Seguro de crédito
Das três operações recém-aprovadas, duas (American Airlines e Azorra) contaram com o Seguro de Crédito à Exportação (SCE) com lastro no Fundo Garantidor de Exportação (FGE), e recolherão aproximadamente R$ 300 milhões em novos prêmios de seguro para o fundo. De natureza contábil e vinculado ao Ministério da Fazenda, o FGE visa dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações do SCE.

De acordo com o BNDES, o seguro garante as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais (não pagamento por falência ou mora), políticos (moratórias, guerras, revoluções entre outros) e extraordinários (desastres naturais) que possam afetar a produção ou a comercialização de bens e serviços brasileiros no exterior.

Agência Brasil

Raquel Lyra conclui 2023 celebrando investimentos bilionários, geração recorde de emprego e novos projetos estruturadores para o Estado

A mudança de Pernambuco para um novo patamar de desenvolvimento econômico, proposta pela governadora Raquel Lyra desde o primeiro momento de sua gestão, começou a se materializar em 2023 para se consolidar nos próximos anos com bons frutos colhidos já no início de 2024. O Estado encerra o ano comemorando a marca de R$ 2,6 bilhões em investimentos anunciados pela iniciativa privada e a geração de 59.902 postos de trabalho (dados do Novo Caged referentes ao período de janeiro a novembro).

Para os próximos quatro anos, o Governo garantiu no Plano Plurianual 2024-2027 a triplicação do nível de investimento público com um aporte previsto de R$ 24,7 bilhões. Desde o primeiro dia de trabalho, eu e Priscila Krause estamos trabalhando para assegurar um tempo novo a Pernambuco. E esse tempo já chegou, pois estamos recolocando nosso Estado de novo na rota do desenvolvimento. Nos articulamos, dialogamos e Pernambuco chega a 2024 com projetos estruturadores que vão dinamizar a economia com muito emprego e renda. Pernambuco está retomando seu lugar de líder do Nordeste, sendo também referência para o País”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Com articulação da governadora – que esteve em Brasília 28 vezes durante o ano -, Pernambuco receberá R$ 91,9 bilhões do Novo PAC. Os recursos possibilitarão a conclusão da Transnordestina até Suape (ramal Salgueiro-Suape), a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, entre outros projetos estruturadores. O Arco Metropolitano e a implantação da Escola de Sargentos também são dois projetos que sairão do papel para gerar mais emprego e renda e transformar a infraestrutura estadual.

Outra medida celebrada pelo Governo de Pernambuco foi a prorrogação dos benefícios da Reforma Tributária para o setor automotivo, que contou com articulação intensa da governadora, e assegura investimentos de US$ 1,5 bilhão da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata, pelos próximos 10 anos. Só com as obras do Trem 2 da Refinaria, já em licitação pela Petrobras, serão investidos mais de R$ 8 bilhões e gerados mais de 10 mil empregos diretos.

Pernambuco foi o local escolhido por indústrias e redes de atacadistas para abrir ou expandir seus empreendimentos. Ainda no primeiro semestre, a gestão estadual celebrou um investimento de R$ 1,2 bilhão do Grupo Heineken na planta industrial localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o que representa a geração de mil postos de trabalho. A Mondelez acertou o aumento em 50% da capacidade de produção da planta da empresa instalada em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. A Pepsico, com uma fábrica localizada no Cabo de Santo Agostinho, na RMR, anunciou um plano de expansão de cerca de 30% da sua capacidade produtiva local. O ano também foi marcado pela inauguração da nova fábrica da Ypê e pela expansão da Ambev, ambas em Itapissuma, no norte do Grande Recife.

“Mudamos a forma como o Governo de Pernambuco dialoga com a iniciativa privada. E colocamos isso em ações que estão refletidas nos nossos pacotes de justiça fiscal apresentados à Assembleia Legislativa, nas medidas que tomamos para melhoria do ambiente de negócios, na defesa dos projetos estruturadores para Pernambuco, e na forma proativa com que conduzimos a atração de investimentos para o Estado”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

SUAPE – Os investimentos no Complexo Industrial e Portuário de Suape são um capítulo positivo à parte. Com foco na transição energética, o Porto lançou, este ano, o Techub Hidrogênio Verde, um empreendimento destinado à produção do combustível do futuro. O espaço agregará um complexo de usinas solares, três usinas de hidrogênio verde.

O terminal de gás natural liquefeito de Suape já se encontra em obras preliminares e deverá entrar em operação em 2024, com investimento de R$ 270 milhões e a criação de 240 empregos diretos. O novo terminal de contêineres do porto tem investimento de R$ 1,6 bilhão e as obras serão iniciadas em 2024, gerando 500 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Este mês, o Governo do Estado apresentou outras conquistas para Suape, como a última etapa da dragagem do canal externo, que possibilitará a atracação de embarcações de grande porte com sua capacidade máxima, tornando o porto ainda mais atrativo. Também em dezembro, a gestão estadual lançou o edital de licitação da obra de dragagem interna do Porto de Suape, que potencializará a operação de todos os píeres, cais e terminais de contêineres.

Ascom

Foto (Porto de Suape): Miva Filho/Secom.

Foto (2): Janína Pepeu/Secom

 

Governo Raquel Lyra libera mais de R$ 100 milhões do Investe Escola para preparação do ano letivo 2024

O Governo de Pernambuco autorizou a liberação da primeira parcela do pagamento do Programa Investe Escola Pernambuco (PIEPE), referente ao ano de 2023.  Neste primeiro momento, já foram liberados na quinta-feira (28) pela Secretaria da Fazenda R$ 101 milhões que serão destinados integralmente para despesas de custeio. O valor total somará R$ 230 milhões, sendo 80% para custeio e 20% para despesas de capital, e será pago até o mês de junho de 2024. O último valor aportado, no Investe Escola 2021, foi de R$ 42 milhões.

 “Vamos concluindo o ano com essa excelente notícia para a educação pública em Pernambuco. São recursos que irão permitir que nossas escolas façam em janeiro serviços de manutenção da estrutura para o início do ano letivo em fevereiro. Ajustamos o programa para que chegue na ponta, reforçando a estrutura das escolas dentro de parâmetros qualificados de acompanhamento e prestação de contas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Ivaneide Dantas, secretária de Educação e Esportes, reforça a importância de investir em infraestrutura. “Iniciar o ano letivo de 2024 com esse grande investimento nas escolas é mais um incentivo aos nossos estudantes e profissionais da educação. Seguimos trabalhando para manter as nossas unidades de ensino atrativas, que acolhe as crianças, jovens e adultos do Estado. O nosso objetivo é ofertar não só uma educação de qualidade, mas unidades de ensino equipadas, reformadas e que comportem os sonhos de todos os estudantes”.

De acordo o secretário executivo de Administração e Finanças da SEE, Gilson Monteiro, “um importante elemento é o controle de gastos. A exigência agora é muito maior na correição dos atos. O repasse do Investe Escola 2023 acontece após a devida checagem da prestação de contas e da análise das reais necessidades de todas as unidades da rede estadual de ensino”.

Outra novidade na aplicação deste ano é o enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes da EJA passam a ter, financeiramente, um valor igual ao do estudante de escola técnica e de escola integral, impulsionando mais pessoas que não concluíram a educação básica a retornar à escola para concluir os seus estudos. Também houve um incremento na Educação Inclusiva. Foi aplicado um referencial de acréscimo de 10% dos valores iniciais às escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais, bem como os Centro de Atendimento Educacional Especializado.

Investe Escola – O Programa Investe Escola Pernambuco é uma política de descentralização de recursos financeiros voltado às escolas da rede pública estadual. Para serem contempladas com os recursos, as escolas deverão, necessariamente, ter Unidades Executoras Próprias (UEx) constituídas. O objetivo do PIEPE é contribuir para a manutenção e a melhoria das infraestruturas física e pedagógica das unidades escolares beneficiárias, tendo como foco a elevação do desempenho escolar, além do fortalecimento da participação da comunidade e da autogestão escolar.

Os procedimentos administrativos que orientam quanto à gestão dos recursos do programa estão dispostos no decreto N° 55.901, de 04 de dezembro de 2023 e foram recomendados pela Portaria SEE Nº 5575, de 11 dezembro de 2023, que ainda justifica e discrimina como os recursos devem ser utilizados. Em linhas gerais, os recursos do PIEPE devem ser empregados em ações que visem: projetos pedagógicos; atividades educacionais; avaliação de aprendizagem; aquisição de material de consumo e permanente; despesas cartorárias; e outras despesas previstas no regulamento do Programa.

Ascom
Fotos 1 e 2: Josimar Oliveira
Fotos 3 e 4: Janaína Pepeu / SECOM

Empresários investem R$ 126 milhões em logística e transportes em Pernambuco

O Grupo Agemar, com 40 anos de atuação, está investindo R$ 126 milhões em três projetos na área de logística e transportes em Pernambuco. Os investimentos estão sendo realizados no Terminal de Granéis Sólidos de Suape (TGSS), no aeroporto de Fernando de Noronha e no pátio de triagem de caminhões Sulog, instalado no Complexo Portuário de Suape.

No TGSS, o grupo está investindo R$ 60 milhões para transformá-lo em um polo regional exportador e importador de carga geral e granéis. O terminal foi arrendado, por meio de licitação, pelo consórcio SUA Granéis, liderado pela Agemar. Em Fernando de Noronha, o grupo está investindo R$ 60 milhões na implantação de um novo terminal de passageiros. A obra terá um prazo de 36 meses, mas a meta é antecipar a conclusão para dois anos e meio.

No segmento logístico rodoviária, a Agemar investiu R$ 6 milhões na implantação de uma central automatizada de destroca de botijões de gás no pátio de triagem de caminhões Sulog. O empreendimento é o mais moderno do país e contribui para agilizar o processo de destroca e aumentar a produtividade, explica o grupo. Os investimentos do Grupo Agemar na área de logística e transportes em Pernambuco contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a geração de emprego e renda.

JC Online

Emendas do deputado federal Fernando Filho levam investimentos em infraestrutura, abastecimento de água e saúde em Petrolina

Nesta sexta-feira (06), o deputado federal Fernando Filho, em parceria com o prefeito de Petrolina, Simão Durando, entregou à comunidade uma Praça Poliesportiva coberta no bairro Vale do Grande Rio, na Zona Leste da cidade. A construção, avaliada em mais de R$ 779 mil, é resultado de uma emenda parlamentar destinada pelo parlamentar, que visa promover a prática esportiva e melhoria da qualidade de vida da população.

A Praça Poliesportiva recebeu uma moderna cobertura metálica, iluminação em LED, uma nova pintura completa, além de ter passado por uma reestruturação que incluiu a recuperação das traves e da tabela de basquete. Essas ações têm o objetivo de incentivar a atividade esportiva na região, proporcionar benefícios à saúde e o estímulo à prática de exercícios físicos.

Durante a inauguração, Fernando Filho destacou a importância dessa entrega para a cidade e parabenizou o bairro Vale do Grande Rio, a juventude, os desportistas e o prefeito Simão Durando por sua gestão dedicada ao desenvolvimento de Petrolina. O deputado elogiou o compromisso do prefeito com o município. “Simão Durando não tem descansado um só dia, mantendo a prefeitura em ordem e ouvindo o povo para manter Petrolina no rumo certo e realizar os sonhos de milhares de petrolinenses”.

O prefeito Simão Durando também expressou sua gratidão à atuação de Fernando Filho em prol dos interesses de Petrolina. Ele mencionou a articulação do deputado junto à Codevasf para viabilizar a ampliação do abastecimento de água no Projeto Pontal e diversas comunidades da área de sequeiro, durante o período de estiagem, destacando o compromisso do parlamentar em busca de soluções para os desafios enfrentados pela cidade.

Simão Durando ressaltou que o deputado é campeão de emendas, citando outros recursos destinados, como os R$ 2 milhões para cirurgias ginecológicas e pediátricas no Hospital Dom Malan, demonstrando a efetiva contribuição de Fernando Filho para a área de saúde local.

Além da Praça Poliesportiva, outra iniciativa através de emenda parlamentar de Fernando Filho inclui as requalificações das Praças Esperança e Cabrobó, situadas no bairro Vila Eduardo. Essas melhorias representam um investimento de cerca de R$ 900 mil e incluem a instalação de equipamentos de lazer, iluminação em LED, acessibilidade, paisagismo e outros benefícios para a comunidade. No total, o deputado destinou mais de R$ 4,6 milhões em emendas, beneficiando 11 equipamentos públicos em Petrolina.

Acom

12