Bilionário dono da Fiorentina, Rocco Commisso morre aos 76 anos

O empresário bilionário Rocco Commisso morreu aos 76 anos neste sábado, 17. A morte do italiano foi confirmada pela Fiorentina, clube de futebol do qual era proprietário e presidente desde 2019. Em nota, a Fiorentina lamentou a perda de Rocco após um longo período de cuidados médicos.

“Depois de um longo período de cuidados, nosso amado presidente nos deixou e hoje todos nós lamentamos a sua morte. Sentimos sua falta e sempre sentiremos sua falta”, diz o comunicado. A causa da morte não foi divulgada.

História

Nascido na região da Calábria, na Itália, Rocco Commisso concluiu os estudos na Mount Saint Michael Academy em 1967 e se formou em Engenharia Industrial pela Universidade de Columbia, instituição da qual se tornou apoiador do futebol universitário. Em 2021, passou a integrar a lista da revista Forbes de bilionários proprietários de clubes de futebol, com patrimônio estimado em US$ 7,4 bilhões à época, o equivalente a cerca de R$ 39,7 bilhões atualmente.

Rocco deixa a esposa, Catherine, com quem manteve casamento por mais de 50 anos, e os filhos Giuseppe e Marisa.

A TArde

Empresário de São Raimundo Nonato morre após choque elétrico

O empresário Darlan Ribeiro, dono do site SãoRaimundo.com e da produtora Prime Entretenimento, morreu na madrugada de sábado (13), em Caracol (PI), após sofrer um choque elétrico durante um show. Ele foi levado ao hospital municipal, mas não resistiu.

O empresário Darlan Ribeiro morreu por volta das 2h da manhã de sábado, enquanto participava de um evento no palco de um dos shows promovidos pelas festividades do município de Caracol. Ele sofreu um choque elétrico no local, foi socorrido imediatamente e encaminhado ao Hospital Municipal de Caracol, onde deu entrada sem vida.

Darlan era proprietário do portal de notícias SãoRaimundo.com e da produtora Prime Entretenimento. Ele era reconhecido regionalmente como empreendedor promissor, organizador de eventos como a Festa do Branco, e figura de referência no setor de cultura e entretenimento.

Natural de São Raimundo Nonato, ele deixa uma filha pequena, familiares e amigos. Nas redes sociais, diversos comentários lamentam a morte e exaltam sua trajetória profissional na comunicação e promoção de eventos.

Portal Integração/São Raimundo Nonato

Morre o empresário e ex-deputado federal Etelvir Dantas, em Salvador

Morreu nesta sexta-feira (22), em Salvador, o empresário e ex-deputado federal Francisco Etelvir Dantas, 90 anos. Natural do Ceará, ele se mudou para Juazeiro, ainda criança, onde foi reconhecido por sua atuação política e contribuição à economia do município. Em 1987, Etelvir foi candidato a prefeito de Juazeiro. Ele também foi proprietário da rede de supermercados Pinguim, com lojas no município e cidades da região.

Etelvir foi deputado estadual entre os anos de 1979 e 83. Atuou também no setor agropecuário, de alimentação e combustíveis, refrigeração, dentre outras atividades. Em 2017, em sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para a concessão do Título de Cidadão Baiano ao ex-deputado. O sepultamento será no Jardim da Saudade, em Salvar, neste sábado (23), às 10h.

As informações são do portal Preto no Branco

Empresários brasileiros se mobilizam contra tarifaço dos EUA

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, apresentou ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a agenda da missão empresarial que será realizada em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro. O objetivo é sensibilizar empresários e o governo dos Estados Unidos, e fortalecer a defesa comercial do Brasil diante da investigação aberta pelos Estados Unidos, com base na Seção 301 da Lei de Comércio, que prevê sobretaxa de 50% sobre exportações brasileiras.

“A nossa estratégia de reunião, para que não haja nenhum tipo de dicotomia, muito pelo contrário, nós temos que ser um pouco mais convergentes nesse momento, para que tenha uma unicidade. Também a nossa estratégia de tentar buscar o máximo de novas associações possíveis, aquelas que são efetivamente de interesse americano para se sensibilizar de uma forma mais rápida e que talvez não tenham sido contempladas porque não têm representatividade financeira, mas para muitas pequenas indústrias aqui tem uma grande representatividade”, afirmou Alban.

A comitiva reunirá associações setoriais, federações estaduais e grandes empresas para ampliar o diálogo com o governo e o setor produtivo norte-americano. A estratégia inclui buscar exceções à regra tarifária, ampliar a lista de produtos beneficiados e apresentar propostas de cooperação em áreas de interesse mútuo, como biocombustíveis, data centers e minerais críticos.

A programação prevê reuniões na Embaixada do Brasil em Washington, encontros com escritórios de advocacia e lobby, diálogos com lideranças da US Chamber of Commerce e autoridades americanas, além de uma plenária empresarial. A agenda inclui ainda participação em audiência pública no Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), onde o Brasil reforçará sua posição.

Além da missão, a CNI discute com o governo federal contribuições para a medida provisória que busca mitigar os efeitos do tarifaço. A confederação pretende conversar com o Congresso Nacional sobre o plano de compensação destinado aos exportadores, que prevê R$ 9,5 bilhões fora do arcabouço fiscal. “Nós temos algumas sugestões, para que a gente possa deixar esses R$ 9,5 bilhões dentro do arcabouço, dando uma referência positiva ao mercado, de credibilidade, que possamos evoluir”, pontua Alban.

“O momento agora é que nós vamos tratar o assunto eminentemente de forma técnica e comercial. Nós queremos evitar possíveis dicotomias nos approaches, nos posicionamentos, mas sempre de uma forma técnica e comercial, para que a gente possa estimular a mesa de negociação”, conclui o presidente da CNI.

Brasil 61

Prefeitura de Juazeiro e grupo de empresários realizam visita técnica ao Complexo Viário Urbano

Com o objetivo de pontuar as adequações e intervenções necessárias na obra do Complexo Viário Urbano de Juazeiro, o prefeito Andrei Gonçalves, acompanhado de equipes da Secretaria de Obras Estruturantes, SAAE, AMTT, Gabinete de Gestão de Crise, empresa responsável pela obra e grupo de empresários, realizaram nesta quarta-feira (20) uma visita técnica.

A visita atendeu solicitação da classe empresarial do entorno das obras da travessia urbana de Juazeiro, que apresentaram a necessidade de intervenções que garantam o acesso adequado aos empreendimentos e bairros situados ao longo do trecho da obra. “O prefeito tem acompanhado todas as obras do Complexo Viário Urbano, e após mais uma reunião com os empresários decidiu fazer essa visita técnica, onde pontuamos a necessidade de algumas intervenções que serão contempladas ainda nessa etapa da obra; outras terão que aguardar a nova licitação”, explicou Paulo Lima, Chefe do Gabinete de Gestão de Crise.

A Prefeitura de Juazeiro tem dialogando com os diversos segmentos da sociedade para que essa obra atenda os interesses da população, como afirma o prefeito Andrei Gonçalves. “Importante esse momento com o grupo de empresários e toda equipe da Prefeitura ‘in loco’, fazendo esse mapeamento e pontuando todas as intervenções necessárias, ouvindo as sugestões. Vamos levar todas as observações para o DNIT mostrando que é necessário realizar adequações que minimizem os impactos aos empreendimentos, assegurando o funcionamento do comércio na região do Complexo Viário”, frisou o prefeito de Juazeiro.

O empresário Murilo Bezerra destacou a importância dessa visita técnica para os empreendimentos que margeiam as obras. “Sensível à nossa solicitação, o prefeito veio hoje realizar essa visita. Oportunidade que nós tivemos de mostrar a preocupação dos empresários que estão na via marginal da obra. O projeto está sendo executado e a gente está percebendo a dificuldade de acesso aos comércios, sendo necessárias adequações. Importante observar o que a gente relatava na reunião, as intervenções que podem contemplar tanto a classe empresarial quanto os moradores dos bairros no entono da obra”.

Ascom

Polícia prende quarto suspeito de matar empresário na Orla de Petrolina

Uma ação policial prendeu, na tarde de sexta-feira (27), mais um suspeito de ter participado do assassinato do empresário Bruno Rabelo Ramalho Ramos, em Petrolina. Esta é a quarta prisão efetuada no curso do inquérito policial.

O cumprimento do mandato de prisão foi expedido pela Vara Privativa do Tribunal do Júri da Comarca de Petrolina, em uma ação conjunta da 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina com o Núcleo de Inteligência da PCPE (NI Sertão), sob a coordenação dos Delegados Gabriel Sapucaia e Neilson Albuquerque. O preso, que teve a identidade preservada pela polícia, passará por exame traumatológico e será encaminhado a audiência de custódia, ficando à disposição da justiça.

O crime

O empresário Bruno Ramalho, de 50 anos, foi assassinado a tiros em um carro de luxo, no dia 24 de outubro de 2024, na Orla de Petrolina. Câmeras de segurança mostram o momento em que Bruno Ramalho é atingido por vários tiros, perde o contro do carro e bate em outro veículo que estava estacionado e para em frente a uma quadra de beach tênis. O empresário morreu na hora. Os criminosos estavam em outro carro e fugiram após o crime.

A primeira audiência de instrução sobre o assassinato do empresário Bruno Ramalho foi realizada no dia 28 de abril de 2025, no Fórum Estadual Doutor Manoel Souza Filho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Foram ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, além de um dos suspeitos do crime.

No ínicio do mês de novembro do ano passado, um dos suspeitos pelo homicídio foi preso pela Polícia Civil de Pernambuco, em Petrolina. Em dezembro, em São José do Egito (PE), houve o cumprimento de um mandato, resultando na prisão de mais um suspeito. Não tivemos registro da prisão do terceiro suspeito.

G1 Petrolina

Empresário piauiense sofre morte encefálica após ser agredido em Petrolina

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) está investigando o assassinato de um empresário natural do Piauí, que foi espancado em um bar, na Avenida Sete de Setembro, durante a madrugada da sexta-feira (20), em Petrolina. A vítima, identificada como Erlan Oliveira, foi agredida por um grupo de pessoas após sair do São João da cidade.

De acordo com informações repassadas pela PC, Erlan teria deixado o evento em um carro de aplicativo com destino a um bar localizado na Avenida Sete de Setembro, no bairro José e Maria. Testemunhas afirmaram que, ao chegar no local, ele entrou em outro veículo que estava com o som de um ‘paredão’ ligado, e desligou o aparelho. A ação teria motivado a reação violenta dos ocupantes do carro. Erlan foi retirado do veículo e espancado pelo grupo.

Ainda segundo a PC, ele foi socorrido e levado a um hospital da cidade, e depois levado para o Piauí, em uma UTI aérea, mas teve a morte cerebral confirmada pelos médicos neste sábado (21). A Polícia Civil está investigando o caso para identificar os envolvidos no crime. Até o momento, ninguém foi preso.

G1 Petrolina

Morre Mario Adler, fundador da Estrela e criador do Dia das Crianças no Brasil

O empresário Mario Adler morreu nesta sexta-feira, 30, em São Paulo, aos 86 anos, de causa não revelada. Adler tornou a Brinquedos Estrela uma das maiores indústrias do País e foi o responsável pela implantação do Dia das Crianças no Brasil, uma das datas mais importantes para a indústria e o varejo.

A Estrela foi fundada pelos pais dele, os imigrantes alemães Sigfried e Lizelote Adler. Com a ascensão do nazismo, migraram para Brasil em 1937, sem qualquer dinheiro. Sigfried começou a vender tampinhas de garrafas, o “que achava muito chato”, conforme contou Mario à Confederação Israelita do Brasil (Conib).

Um amigo disse que havia uma fábrica de bonecas de pano falida, em que ele poderia ajudar. Era a Estrella, com dois LL pela grafia antiga. Tinha quatro máquinas de costura e funcionava num sobrado, em cima de uma escolat de samba. A partir daí, a família criou o que se tornaria a maior indústria de brinquedos do País.

Foi sob as mãos de Mario que a Estrela se tornou um ícone, com os produtos mais desejados pelas crianças durante décadas. Líder empresarial, ele também tinha presença frequente na interlocução com o governo, nas décadas de 1980 e 1990, defendendo as pautas da indústria. Com a abertura do mercado brasileiro a produtos importados durante o governo Collor, a Estrela passou a ter dificuldades, até ser vendida ao empresário Carlos Tilkian.

Criador do Dia das Crianças, Adler disse, em entrevista ao Estadão em 2010, que o sucesso da data foi inesperado. “Acreditávamos que seria uma ação de marketing interessante para incrementar o negócio, mas não tínhamos a menor noção da importância que iria adquirir com o tempo”, afirmou. No ano passado, o varejo vendeu R$ 9,35 bilhões na data, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

De acordo com Adler, a ideia inicial com o Dia das Crianças era reduzir a dependência da indústria em relação ao Natal. Ele cogitou, inclusive, comemorar o Dia da Criança no primeiro semestre, alterando a sazonalidade do setor, extremamente dependente da segunda metade do ano. Isso não foi adiante, pois já existia uma lei, do tempo do presidente Arthur Bernardes, oficializando o 12 de outubro como o dia dos pequenos (que nunca pegou, diga-se).

A iniciativa começou a ser gestada na metade dos anos 1960 pela Estrela, à época a maior fabricante de brinquedos nacional. Antes dela, a Johnson & Johnson tivera ideia semelhante, propondo a criação do dia do bebê robusto, para estimular as vendas de suas fraldas descartáveis. “Mas acabou não decolando e eles desistiram”, afirmou Adler, que resolveu encampar a proposta. Não foi fácil, segundo ele, na entrevista em 2010.

Mappin, Mesbla e outros ícones

No primeiro ano, apesar de seus esforços para convencer os grandes varejistas de São Paulo, como Americanas, Mesbla e Mappin, a participar e compartilhar os gastos de uma campanha institucional conjunta, a Estrela teve de bancar todas as despesas. “A turma não acreditava muito que pudesse dar certo e resolveu esperar para ver o que acontecia”, disse Adler, na entrevista em 2010. Com os bons resultados obtidos pela campanha solo, as resistências acabaram sendo vencidas. “Depois, a coisa deslanchou”, afirmou.

Mais do que isso. O que era inicialmente para ser um dia focado apenas nos produtos da indústria de brinquedos acabou se espraiando pelas demais categorias do varejo, do vestuário a eletroeletrônicos, de calçados a celulares. Discreto, Adler disse à época não esperar reconhecimento por sua bem-sucedida jogada de marketing. “Minha recompensa é ver uma criança sorrindo por ter ganho um presente no seu dia”, afirmou

Após vender a Estrela, em 1993, Adler dedicou-se à filantropia no hospital Albert Einstein, como representante em São Paulo da Universidade de Tel Aviv, e na Congregação Israelita Paulista, na qual chegou a ser presidente. Foi também diretor, doador e membro do Conselho da Confederação Israelita do Brasil.

O velório e o sepultamento foram realizado na manhã deste sábado, 31, no Cemitério Israelita do Butantã.

A Conib lamentou, em nota, a morte de Adler. “A Conib lamenta profundamente a morte de Mario Adler e se solidariza com a família. Foi empresário incansável em sua atividade, líder comunitário e figura de grande destaque também na filantropia”, escreveu a entidade.

Estadão Conteúdos

Empresários investem R$ 126 milhões em logística e transportes em Pernambuco

O Grupo Agemar, com 40 anos de atuação, está investindo R$ 126 milhões em três projetos na área de logística e transportes em Pernambuco. Os investimentos estão sendo realizados no Terminal de Granéis Sólidos de Suape (TGSS), no aeroporto de Fernando de Noronha e no pátio de triagem de caminhões Sulog, instalado no Complexo Portuário de Suape.

No TGSS, o grupo está investindo R$ 60 milhões para transformá-lo em um polo regional exportador e importador de carga geral e granéis. O terminal foi arrendado, por meio de licitação, pelo consórcio SUA Granéis, liderado pela Agemar. Em Fernando de Noronha, o grupo está investindo R$ 60 milhões na implantação de um novo terminal de passageiros. A obra terá um prazo de 36 meses, mas a meta é antecipar a conclusão para dois anos e meio.

No segmento logístico rodoviária, a Agemar investiu R$ 6 milhões na implantação de uma central automatizada de destroca de botijões de gás no pátio de triagem de caminhões Sulog. O empreendimento é o mais moderno do país e contribui para agilizar o processo de destroca e aumentar a produtividade, explica o grupo. Os investimentos do Grupo Agemar na área de logística e transportes em Pernambuco contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a geração de emprego e renda.

JC Online

Abertas inscrições para evento em Petrolina sobre as mudanças na Reforma Tributária

As mudanças na Reforma Tributária serão tema de uma Roda de Conversa que será realizada na próxima terça-feira (26), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com o Sebrae em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

O evento busca apresentar informações e preparar os empresários e empreendedores para as mudanças. Os participantes poderão tirar dúvidas e se atualizarem sobre o tema.

Os interessados podem se inscrever através do link. É necessário levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. A Roda de Conversa acontecerá a partir das 18h30, na sede do Sebrae, localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, 1079, Centro.

G1 Petrolina

Morre aos 91 anos empresário Germano Gerdau, acionista do grupo Gerdau

O empresário Germano Gerdau Johannpeter, acionista do grupo siderúrgico Gerdau, morreu nesta sexta-feira (8), no Rio de Janeiro. O comunicado foi feito somente neste sábado (9), no site da companhia. Germano Gerdau tinha 91 anos. A morte foi por causas naturais.

Gaúcho de Porto Alegre, formou com os irmãos Klaus, Jorge e Frederico a quarta geração da família fundadora da empresa que atua na indústria do aço. Germano Gerdau iniciou a trajetória de 50 anos na companhia em 1951, como assistente da diretoria da Siderúrgica Riograndense. Ocupou diversos cargos até se tornar, em 1971, diretor-executivo e, posteriormente, membro do Conselho de Administração. Foi responsável pelo desenvolvimento das estratégias comerciais da empresa.

“Os irmãos Klaus, Jorge e Frederico Gerdau Johannpeter reconhecem e agradecem imensamente a capacidade do Germano de conduzir de forma harmônica a relação entre os familiares”, diz trecho do comunicado. Autor do livro Memórias de Aço, Germano Gerdau deixa duas filhas e seis netos.

Empresa
A Gerdau foi criada em Porto Alegre, em 1901, a partir de uma fábrica de pregos. Hoje está presente em nove países. Tem quase 30 mil funcionários e é a maior multinacional brasileira produtora de aço. Desde 2018, a companhia passou a ser dirigida por um profissional de fora da família fundadora.

Agência Brasil