SENAI Pernambuco abre 310 vagas gratuitas para cursos técnicos; Petrolina está entre as cidades contempladas

Inscrições seguem até 11 de junho e devem ser feitas pela internet

O SENAI Pernambuco abriu 310 vagas gratuitas para cursos técnicos de nível médio, nas modalidades presencial e semipresencial (EAD), por meio do Programa de Gratuidade Regimental.

As inscrições seguem até o dia 11 de junho, com prazos que podem variar conforme o curso e a unidade escolhida. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do SENAI Pernambuco.

Entre os cursos ofertados estão Técnico em Eletromecânica, Técnico em Logística, Técnico em Plástico, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Planejamento e Controle de Produção, Técnico em Alimentos e Técnico em Segurança do Trabalho.

LEIA MAIS

Encontro discute logística e competitividade para exportação de frutas do Vale do São Francisco

A competitividade das frutas do Vale do São Francisco no mercado internacional; o transporte de cargas e linhas marítimas e a infraestrutura logística de exportação. Estes foram os temas principais de uma reunião que trouxe à Petrolina, na sexta-feira (20), o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes e o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto.

O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, e contou com a participação de produtores, exportadores de manga e uva e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho.

Durante o encontro, na sede do SPR, Os representantes do Governo de Pernambuco, anunciaram a intenção de resolver os gargalos de logística, de tarifas e de linhas marítimas para que o Porto de Suape possa exportar as frutas do Vale do São Francisco. “Esta ação faz parte do Pacto pelo Agro, uma iniciativa que busca criar um ambiente de colaboração entre governo, produtores e o setor logístico, visando aumentar a competitividade das frutas no mercado nacional e internacional”, ressaltou Cicero Moraes.

 Na sequência, Armando Monteiro Bisneto, colocou o porto pernambucano como mais uma opção para os fruticultores do Vale, que hoje fazem o transporte pelos portos de Salvador-BA e Pecém-CE. “Suape está vivendo um novo momento com a chegada de um terminal, que vai dar uma melhor infraestrutura. A gente está fazendo um trabalho para buscar novas linhas e também para colocar para os dois terminais que vão operar lá, a partir de julho de 2026, que eles precisam competir, mas que eles precisam ter uma atenção com a carga de mangas e uvas do Vale do São Francisco”, frisou, acrescentando que, logo a partir de 2026, o Porto estará mais presente no Vale com um representante de Suape em Petrolina, escolhido pelos produtores e exportadores.

De acordo com Jailson Lira, os fruticultores regionais tem todo interesse em fazer esse trabalho conjunto com o Governo do Estado. “Nós queremos efetivamente exportar frutas e importar insumos através de Suape, fazendo com que esse Porto volte a ser um player importante no nosso canal de exportações, principalmente para as novas rotas marítimas, como, por exemplo, a China e outros países da Europa, chegando cada vez mais rápido ao nosso destino”.

Após a assinatura de um protocolo de intenções para cooperação institucional e técnica, com foco no apoio à fruticultura do Vale do São Francisco e no desenvolvimento de seu escoamento por meio do Porto de Suape, os produtores e exportadores participaram de um debate, dando contribuições e apresentando sugestões para problemas de infraestrutura e processos que impedem o escoamento eficiente da produção. Para o produtor e exportador de uva e representante da Valexport, Arthur Grimaldi, o encontro trouxe boas novas para o setor. “Agora temos uma possibilidade real de exportar nossas frutas e importar os insumos por Suape, de contar com a retomada da Transnordestina, diminuindo nossos custos e aumentando nossa competitividade. Foi um evento muito positivo”, concluiu.

Class

Empresários investem R$ 126 milhões em logística e transportes em Pernambuco

O Grupo Agemar, com 40 anos de atuação, está investindo R$ 126 milhões em três projetos na área de logística e transportes em Pernambuco. Os investimentos estão sendo realizados no Terminal de Granéis Sólidos de Suape (TGSS), no aeroporto de Fernando de Noronha e no pátio de triagem de caminhões Sulog, instalado no Complexo Portuário de Suape.

No TGSS, o grupo está investindo R$ 60 milhões para transformá-lo em um polo regional exportador e importador de carga geral e granéis. O terminal foi arrendado, por meio de licitação, pelo consórcio SUA Granéis, liderado pela Agemar. Em Fernando de Noronha, o grupo está investindo R$ 60 milhões na implantação de um novo terminal de passageiros. A obra terá um prazo de 36 meses, mas a meta é antecipar a conclusão para dois anos e meio.

No segmento logístico rodoviária, a Agemar investiu R$ 6 milhões na implantação de uma central automatizada de destroca de botijões de gás no pátio de triagem de caminhões Sulog. O empreendimento é o mais moderno do país e contribui para agilizar o processo de destroca e aumentar a produtividade, explica o grupo. Os investimentos do Grupo Agemar na área de logística e transportes em Pernambuco contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a geração de emprego e renda.

JC Online

Paraíba Material de Construção oferece vagas de emprego para vendedor e logística

(Foto: Google Maps/Reprodução)

A rede Paraíba Material de Construção está com duas oportunidades de emprego para Petrolina. As vagas destinam-se a vendedor e logística. Os candidatos precisam ter experiência em cada segmento, de pelo menos um ano e devem obrigatoriamente residir na cidade.

Além dos requisitos mencionados, para a vaga de logística é necessário ainda ter conhecimento em vendas. Os interessados devem encaminhar currículo para o email: [email protected].

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a loja através dos número: (87) 3866-8350, (87) 3866-7300 ou (87) 3861-0485.

Audiências de custódia terão revisão em Pernambuco

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, em entrevista ao programa Audiência. (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Nos próximos dias representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS), Tribunal de Justiça de Pernambuco (MPPE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Defensoria Pública do Estado decidirão novos rumos para a logística das audiências de custódia em Pernambuco.

O objetivo do Estado é destravar o maior gargalo do sistema: a falta de plantões do Judiciário em várias cidades do interior, que obriga a Polícia a percorrer grandes distâncias com presos em flagrantes para municípios que contem com juízes de plantão.

“Em muitos casos, cidades que já têm um efetivo pequeno o perdem para que seja feito esse transporte até locais onde existe plantão do judiciário. No caso do Sertão do Estado, onde as distâncias entre os municípios são muito grandes, trata-se de uma complicação maior”, comentou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

O secretário explica que o grupo de trabalho vai tratar das regiões do Estado de forma isolada. “São realidades diferentes. No Grande Recife, por exemplo, existe uma grande facilidade de plantões do judiciário, então as audiências têm uma maior eficiência”, afirma.

Com informações do JC

“Não vencer fora de casa é um incômodo”, afirma Gallo

Para o técnico Alexandre Gallo, o fraco desempenho longe de Pernambuco atrapalha a equipe na Segundona/Foto: Bobby Fabisak

Para o técnico Alexandre Gallo, o fraco desempenho longe de Pernambuco atrapalha a equipe na Segundona/Foto: Bobby Fabisak

Mesmo não estando entre os quatro primeiros colocados, o Náutico realiza uma boa campanha nas seis primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B com três vitórias, duas derrotas e um empate. No entanto, uma situação tem atrapalhado a equipe no início da competição: os jogos fora de casa. O Timbu só conquistou apenas um ponto em três partidas que disputou como visitante.

Para o técnico Alexandre Gallo, o fraco desempenho longe de Pernambuco atrapalha a equipe na Segundona. No entanto, ele minimiza os resultados negativos por causa de problemas externos que o time precisou enfrentar.

“Não vencer fora de casa é um incômodo. É preciso vencer sempre em todas as partidas. Porém, não analisamos apenas os resultados. É preciso observar os problemas de logística, o time heterogêneo fisicamente e os reforços que acabaram de chegar”, disse o treinador.

LEIA MAIS