Expresso do Forró: Prefeitura de Petrolina garante 16 ônibus gratuitos para o Pátio Ana das Carrancas

Frota do Expresso do Forró passará por diversos bairros de Petrolina a partir das 19h30 de forma gratuita

Os forrozeiros que pretendem curtir o São João de Petrolina contam com uma alternativa prática, segura e totalmente gratuita para o deslocamento até o Pátio de Eventos Ana das Carrancas. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), reativou o serviço especial do “Expresso do Forró”. A iniciativa funcionará de forma contínua durante todas as noites do ciclo festivo.

Para dar conta da alta demanda de passageiros, a operação mobilizará uma frota composta por 16 ônibus exclusivos para o atendimento do público. O planejamento estratégico divide os veículos em rotas que cobrem tanto as comunidades periféricas quanto pontos de apoio comerciais estratégicos localizados na área central da cidade.

LEIA MAIS

Bahia Gospel Festival terá ônibus em horário estendido e espaço kids neste sábado (28) em Juazeiro

Quem for participar do Bahia Gospel Festival 2026, neste sábado (28), na Orla de Juazeiro, contará com ônibus em horário estendido e espaço kids. A iniciativa busca oferecer mais comodidade para o público que vai acompanhar a programação, que terá entrada gratuita e abertura dos portões às 16h.

Os ônibus ficarão concentrados na Rua José Petitinga, ao lado da Tropical Sat, com saídas programadas para 0h30, 1h30 e 2h30. A medida foi organizada para facilitar o retorno do público após o evento. O festival também contará com espaço kids, oferecendo mais conforto para as famílias que forem acompanhar a programação com crianças.

Realizado com apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Articulação Social e Assuntos Religiosos (SAS) e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), além do Governo do Estado da Bahia, o Bahia Gospel Festival reunirá shows de Israel Santos, Isaías Saad, Marquinho Gomes, Stella Laura, Jeferson Queiroz, Wesley Santos, Banda Manancial, além de bandas locais.

Além da programação musical, o público também é convidado a contribuir com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a ações de combate à fome por meio da parceria entre os programas Bahia Sem Fome e Juazeiro Sem Fome.

Ascom

Sem transporte: suspensão de ônibus interestadual gera transtornos e indignação

(Foto: Ilustração/Internet)

Passageiros consideram um retrocesso a suspensão da linha de transporte coletivo entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Os usuários da linha de ônibus entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) continuam reclamando que os veículos que faziam o transporte público entre as duas cidades pararam de circular.

Quem estuda ou trabalha em uma cidade e mora na outra relata que está tendo que gastar mais com transporte por aplicativo para cumprir os compromissos.

Com a situação, existe muita incerteza entre os estudantes sobre a permanência nas escolas na volta às aulas.

No início de dezembro de 2023, a empresa Atlântico Transportes anunciou uma parceria com a Joafra, atual detentora da concessão, para operar a linha interestadual entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Com a mudança, também houve um reajuste da tarifa, que passou a custar cinco reais.

Em nota, a ANTT informou que a linha se encontra regularmente autorizada para a operação pela empresa Joafra. E que não existe autorização concedida pela agência para a Atlântico Transportes. A ANTT disse ainda que identificou a ocorrência de uma transferência irregular entre as duas empresas sem a devida comunicação, anuência ou regularização junto à agência, em desacordo com a legislação vigente, e que adotou providências para a apuração das responsabilidades.

As empresas Atlântico e Joafra até agora não se posicionarem sobre a transferência irregular citada pela ANTT.

A gestão municipal de Juazeiro alega que a responsabilidade sobre a linha é da ANTT, mas uma internauta questiona o fato da gestão ser aliada do Estado em do governo federal: “Omissão é a desculpa dos fracos”.

Retrocesso

A Empresa de ônibus Joalina surgiu entre as décadas de 1960 e 1970, linha Interestadual “Petrolina/Juazeiro”, circulando Bairro Areia Branca até o Mercado do Produtor de Juazeiro. Depois, virou Joafra, meio século servindo o Vale do São Francisco. Polo Juazeiro – Petrolina é o maior aglomerado urbano do interior do Nordeste e o maior Polo da fruticultura irrigada do país. A falta dessa linha traz transtornos, prejuízos de tempo e dinheiro ao trabalhador.

Texto: Marcelo Damasceno
Rádio PONTE FM
Petrolina PE

Contagem regressiva: confira a programação completa e orientações para chegar e voltar do Carnaval de Juazeiro

Juazeiro já vive a contagem regressiva para o Carnaval que abre oficialmente a temporada de festas no Brasil. A programação oficial vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026, com o tradicional Circuito Ivete Sangalo (Orla I / Av. Adolfo Viana) e outras atrações e palcos ao longo da orla. Entre as grandes atrações confirmadas estão nomes nacionais que devem atrair público regional, além de uma grade extensa com mais de 50 shows e apresentações locais e regionais ao longo dos quatro dias.

LEIA MAIS

Empresários investem R$ 126 milhões em logística e transportes em Pernambuco

O Grupo Agemar, com 40 anos de atuação, está investindo R$ 126 milhões em três projetos na área de logística e transportes em Pernambuco. Os investimentos estão sendo realizados no Terminal de Granéis Sólidos de Suape (TGSS), no aeroporto de Fernando de Noronha e no pátio de triagem de caminhões Sulog, instalado no Complexo Portuário de Suape.

No TGSS, o grupo está investindo R$ 60 milhões para transformá-lo em um polo regional exportador e importador de carga geral e granéis. O terminal foi arrendado, por meio de licitação, pelo consórcio SUA Granéis, liderado pela Agemar. Em Fernando de Noronha, o grupo está investindo R$ 60 milhões na implantação de um novo terminal de passageiros. A obra terá um prazo de 36 meses, mas a meta é antecipar a conclusão para dois anos e meio.

No segmento logístico rodoviária, a Agemar investiu R$ 6 milhões na implantação de uma central automatizada de destroca de botijões de gás no pátio de triagem de caminhões Sulog. O empreendimento é o mais moderno do país e contribui para agilizar o processo de destroca e aumentar a produtividade, explica o grupo. Os investimentos do Grupo Agemar na área de logística e transportes em Pernambuco contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a geração de emprego e renda.

JC Online

Eleições 2022: Petrolina vai aderir a gratuidade no transporte coletivo no domingo (30); Prefeitura de Juazeiro não adotará a medida

Para viabilizar a garantia constitucional do direito de voto, alguns municípios brasileiros vão disponibilizar de forma gratuita e voluntária, ônibus para os usuários no segundo turno das eleições, que acontecerá no próximo dia dia 30 de outubro. A medida foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal.

Assim como no primeiro turno, o município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, vai garantir a gratuidade no serviço de transporte coletivo da zona urbana das 6h às 23h do domingo de votação.

Ao PNB, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informou ainda que “o prefeito encaminhou uma Lei para a Câmara de Vereadores, que já foi votada e aprovada, garantindo gratuidade no transporte coletivo em todas as eleições (federal e municipal)”.

Já no município de Juazeiro, no norte da Bahia, a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte informou que a medida não será adotada. No primeiro turno, a gestão municipal também optou por não oferecer a gratuidade no serviço, que atualmente custa o valor de R$4,60, por passageiro.

Decisão STF

Na tarde desta terça-feira (18), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou as prefeituras e empresas concessionárias do transporte público a disponibilizar de forma gratuita e voluntária, ônibus para os usuários no segundo turno das eleições.

Segundo a decisão a prática não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa.

Veículos públicos e ônibus escolares podem ser usados para o transporte dos eleitores, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá, se entender necessário, regulamentar a atuação dos municípios e empresas de transporte para coibir eventuais abusos de poder político.

O ministro Barroso ressaltou ainda que não pode haver qualquer discriminação de posição política no serviço.

Fonte: Blog Preto no Branco

Ministro do STF autoriza transporte público gratuito no segundo turno

(Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu hoje (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.

Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina divulga nota sobre ação contra processo licitatório de transporte público

A prefeitura de Petrolina decidiu se pronunciar após a Justiça suspender o processo licitatório do transporte público no município. Os questionamentos giram em torno da capacidade financeira da empresa vencedora do certame, a Atlântico Transportes Ltda. Em sua defesa, a prefeitura afirmam que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado opinaram que a empresa tinha  uma “boa capacidade financeira“.

Além disso, a prefeitura afirmam que a Atlântico vem cumprido com tudo que foi especificado em edital. “A cidade conta com uma frota de 83 ônibus novos, com elevadores e espaço exclusivo para pessoas com deficiência, tomadas USB e Wi-fi para os usuários“, disse. Além disso, lembrou da redução no valor da passagem, que era de R$ 3,70 e foi reduzida para R$ 3,50.

LEIA MAIS

Última semana para Segunda Vistoria Obrigatória do Transporte Escolar 2022 em Pernambuco

Nesta segunda-feira (25), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) dá continuidade a segunda inspeção obrigatória do Transporte Escolar em Pernambuco. Em Petrolina, os veículos de Transporte Escolar devem se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran Especial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h. Vale ressaltar que não existe agendamento online para a vistoria de Transporte Escolar.

Conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 195,23 e a retenção do veículo até a regularização. Isso de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sendo aprovado na inspeção, o veículo de transporte escolar receberá um selo de qualidade.

Ônibus quebrado faz alunos perderem aulas em Orocó

A falta de transporte tem prejudicado alunos da rede municipal de ensino de Orocó (PE). Segundo uma denúncia, o ônibus responsável por levar os alunos até a escola está quebrado há cerca de três dias. O veículo deveria levar os jovens do Assentamento Alegre e Jequi à escola, no entanto, por falta de conserto, tem deixado os alunos sem estudo.

Sabemos que o ônibus pode sim quebrar, mas deve ser consertado logo, ou então colocar um outro no lugar, o que não pode são nossos filhos ficarem sem assistir aula por falta de transporte, já não basta o prejuízo da pandemia, e agora isso. Por isso peço que seja providenciada uma solução breve“, disse a mãe de um dos alunos.

Outra mãe garantiu que o ônibus, que transportava os estudantes, parava no meio da pista colocando em risco a vida de todo mundo. “Já são três dias sem ônibus, somados a semana passada que não teve transporte de jeito nenhum“, afirmou.

Falta de transporte escolar prejudica alunos da rede municipal de ensino de Curaçá

(Foto: Ilustração)

Os alunos da rede municipal de ensino de Curaçá (BA) estão passando por dificuldade para se deslocarem até as escolas. O problema acontece pelo fato de apenas dois ônibus atenderem as comunidades do município. Isso faz com que os veículos fiquem superlotados e, em alguns casos, não consigam atender a todos os estudantes.

São apenas dois ônibus para atender dezenas de comunidades e muitos alunos que aguardam nas fazendas, voltam para casa quando o ônibus passa superlotado. Há três meses que as aulas iniciaram no município de Curaçá e metade dos alunos não podem ir à escola por falta de transporte”, disse um comunitário.

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura municipal de Curaçá para obter respostas sobre como o problema pode ser resolvido para evitar novos transtornos aos estudantes.

Salgueiro: programa disponibiliza transporte para empreendedores realizarem compras em Toritama

A Prefeitura de Salgueiro está disponibilizando transporte gratuito para pequenos comerciantes, microempreendedores e vendedores em geral irem ao Parque das Feiras de Toritama, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa faz parte do ‘Programa Toritama’, que tem como objetivo impulsionar a economia local, dando apoio às atividades econômicas, em especial, àquelas estratégicas para a geração de emprego e renda.

Estão sendo ofertadas cerca de 100 vagas por mês. Os interessados devem preencher mensalmente um formulário eletrônico no link. Para participar do programa é preciso ter inscrição no Cadúnico ou MEI, ser eleitor e residente em Salgueiro, e se declarar microempreendedor ou comerciante “sacoleiro”.

LEIA MAIS

Transporte Complementar: renovação de alvarás deve ser feita online em Petrolina

Os profissionais que trabalham com transporte público complementar em Petrolina já podem iniciar, a partir desta terça-feira (18), a renovação dos alvarás de permissão para 2022. O procedimento ficou mais rápido e deve ser feito, exclusivamente, online pelo site da Ammpla.

De acordo com o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), Franklin Alves, o atendimento virtual agiliza o processo e também evita aglomerações neste período de pandemia. “O processo no site é bem simples e seguro. É importante porque isso diminui a burocracia e neste momento de cuidados com a saúde, os trabalhadores podem fazer a renovação sem precisar ir até à Ammpla“, disse.

LEIA MAIS

Prefeitura investe na melhoria da sinalização das ruas de Juazeiro

(Foto: Luan Medrado/PMJ)

A prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT), está investindo na sinalização da cidade. Quase 200 placas de sinalização vertical já foram instaladas no município, oferecendo melhores condições de trafegabilidade para condutores e diminuindo riscos de acidentes, já que seu objetivo é alertar quanto a perigos iminentes, obstáculos e restrições nas vias.

Para realizar o trabalho, foi feito um mapeamento de todos os locais em que a sinalização vertical está comprometida, seja pela falta de placas ou as péssimas condições de conservação. Ao todo, foram instaladas 194 placas, em sua maioria de faixas para pedestres e proibido estacionar.

LEIA MAIS

Transporte: Prefeitura prorroga por mais 60 dias prazo para renovação de alvarás em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Os profissionais que trabalham com transporte complementar, em Petrolina, ganharam mais tempo para regularizar sua atividade na cidade. Isso porque, a prefeitura ampliou, mais uma vez, os prazos para pagamento das taxas relativas à renovação dos alvarás de permissão para 2020.

O documento é concedido pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) e visa garantir que os veículos e motoristas circulem na cidade de acordo com as leis de trânsito do município.A renovação de alvará deve ser feita por transportes complementares, escolares, táxi, mototáxis, fretamento, turismo e transporte por aplicativo.

O vencimento inicial estava previsto para o final de abril, mas após uma prorrogação, houve uma ampliação até julho e agora, a prefeitura novamente, estendeu os prazos por mais 60 dias, permitindo que a classe tenha mais tempo para organizar as finanças.

Segundo dados da Ammpla, até o momento apenas 30% da categoria efetuou o pagamento das referidas taxas, desta forma, a nova medida chega para contemplar cerca de 70% dos trabalhadores da área. O alvará legaliza o exercício da profissão e é emitido, anualmente, seguindo um calendário específico. A renovação deve ser feita, preferencialmente, online pelo site: https://ammpla.interage.in/publico/autenticacao_renovacao/new.

123