Sem transporte: suspensão de ônibus interestadual gera transtornos e indignação

(Foto: Ilustração/Internet)

Passageiros consideram um retrocesso a suspensão da linha de transporte coletivo entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Os usuários da linha de ônibus entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) continuam reclamando que os veículos que faziam o transporte público entre as duas cidades pararam de circular.

Quem estuda ou trabalha em uma cidade e mora na outra relata que está tendo que gastar mais com transporte por aplicativo para cumprir os compromissos.

Com a situação, existe muita incerteza entre os estudantes sobre a permanência nas escolas na volta às aulas.

No início de dezembro de 2023, a empresa Atlântico Transportes anunciou uma parceria com a Joafra, atual detentora da concessão, para operar a linha interestadual entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Com a mudança, também houve um reajuste da tarifa, que passou a custar cinco reais.

Em nota, a ANTT informou que a linha se encontra regularmente autorizada para a operação pela empresa Joafra. E que não existe autorização concedida pela agência para a Atlântico Transportes. A ANTT disse ainda que identificou a ocorrência de uma transferência irregular entre as duas empresas sem a devida comunicação, anuência ou regularização junto à agência, em desacordo com a legislação vigente, e que adotou providências para a apuração das responsabilidades.

As empresas Atlântico e Joafra até agora não se posicionarem sobre a transferência irregular citada pela ANTT.

A gestão municipal de Juazeiro alega que a responsabilidade sobre a linha é da ANTT, mas uma internauta questiona o fato da gestão ser aliada do Estado em do governo federal: “Omissão é a desculpa dos fracos”.

Retrocesso

A Empresa de ônibus Joalina surgiu entre as décadas de 1960 e 1970, linha Interestadual “Petrolina/Juazeiro”, circulando Bairro Areia Branca até o Mercado do Produtor de Juazeiro. Depois, virou Joafra, meio século servindo o Vale do São Francisco. Polo Juazeiro – Petrolina é o maior aglomerado urbano do interior do Nordeste e o maior Polo da fruticultura irrigada do país. A falta dessa linha traz transtornos, prejuízos de tempo e dinheiro ao trabalhador.

Texto: Marcelo Damasceno
Rádio PONTE FM
Petrolina PE

Estudante afirma que empresa está cobrando passagem integral; AMMPLA afirma ter adotado providências

Prefeitura já notificou Atlântico (Foto: Ascom/PMP)

Uma usuária do transporte público de Petrolina procurou o Blog para mostrar um problema que está afetando os estudantes. Ela afirma que o novo sistema está cobrando a passagem no valor integral. Além disso, outro obstáculo enfrentado pelo grupo é a não integração das linhas de ônibus.

“Passou a cobrar o valor integral da passagem e não está acontecendo a integração de uma linha com a outra. Aconteceu comigo hoje e com outros estudantes que pegam o ônibus junto comigo indo e vindo da faculdade“, relatou à nossa equipe.

Empresa prorroga validade dos cartões

O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). Em nota a AMMPLA informou que “já entrou em contato com a empresa Atlântico Transportes a qual informou ter prorrogado o prazo de validade dos atuais cartões até o dia 29 de fevereiro“.

A Autarquia lembrou ainda do direito a meia passagem, porém, é necessário fazer o recadastramento para usufrui-lo. “Para fazer o recadastramento basta se dirigir aos postos de atendimento do Cartão SIM no Centro de Convenções (8h às 18h) ou Expresso Cidadão (8h às 20h) e apresentar declaração da instituição atual, assinada e carimbada; original e Xerox do RG; Original e Xerox do CPF e comprovante de residência atual. Dúvidas através do número: 3864-2750“, explica a nota.

Aplicativo do transporte público de Petrolina já está em funcionamento

O aplicativo CittaMobi que permite acompanhar em tempo real as linhas e horários do transporte coletivo de Petrolina já está funcionando. A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informou hoje (14) que o app disponível em smartphones já conta com os 83 novos ônibus.

O sistema ficou fora do ar devido à mudança sofrida no sistema, quando a Joalina deixou a operação para a chegada da Atlântico. “As atividades precisaram ser suspensas devido a essa fase de adaptação, mas nós vamos continuar fazendo os ajustes necessários para que o aplicativo funcione da melhor maneira“, afirmou o diretor-presidente da AMMPLA, Edilsão do Trânsito.

Nesse período de adaptação o sistema pode apresentar algumas linhas de Juazeiro, mas basta o usuário clicar sobre no ícone “ponto de ônibus”, voltar e clicar novamente quando serão apresentadas apenas as linhas de Petrolina.

Juazeirense enfrenta lanterna para carimbar vaga na fase final do Baiano 2018

(Foto: Divulgação/Look Assessoria)

A Desportiva Juazeirense já está em Salvador, onde enfrenta o time do Atlântico logo mais às 21h45, no Estádio de Pituaçu. A partida é válida pela 9ª rodada da 1ª Fase e o Cancão de Fogo precisa de uma vitória, para selar a classificação.

Em terceiro lugar, com 16 pontos ganhos, a Juazeirense depende apenas de si para avançar de fase. Uma vitória garante a vaga, mas em caso de empate ou derrota contra o lanterna da competição, o Cancão de Fogo precisa torcer por tropeços do Fluminense e do Bahia de Feira.

LEIA MAIS

Baianão: Juazeirense enfrenta o Atlântico pela 4ª rodada

Juazeirense enfrenta Atlântico, às 20h30, no estádio Adauto Moraes (Foto: Divulgação)

Ocupando a sexta colocação no Campeonato Baiano, o Juazeirense enfrenta nesta quarta-feira (15) o Atlântico. A partida acontece no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

O técnico do Juazeirense, Paulo Sales aguarda para saber se poderá contar com o atacante Júnior Chicão, que sentiu a coxa durante a partida contra o Sampaio Corrêa, e será reavaliado. Sassá, também foi substituído no Castelão, mas por cansaço muscular, não preocupa.  Emerson e Ávine seguem em tratamento.

Dois pontos atrás do Atlântico, o Juazeirense precisa vencer a partida para chegar ao G-4.