Trânsito na Orla de Petrolina terá alterações neste domingo para corrida do BEPI/CIOSAC

Motoristas devem buscar rotas alternativas

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informou que haverá mudanças no trânsito da Orla neste domingo (3), em função da realização da 2ª Corrida do BEPI/CIOSAC.

O evento esportivo contará com percursos de 5 e 10 quilômetros, com largada e chegada na Porta do Rio, reunindo atletas e praticantes de atividade física de diferentes níveis.

Para garantir a segurança dos participantes e a organização da prova, o trecho entre as rotatórias da Bíblia e da FACAPE será interditado temporariamente das 5h às 8h. Durante esse período, agentes de trânsito estarão distribuídos ao longo do percurso para orientar motoristas e auxiliar na fluidez do tráfego.

A AMMPLA orienta que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência e utilizem rotas alternativas, evitando a área da Orla durante o horário da interdição.

Bahia Gospel Festival terá ônibus em horário estendido e espaço kids neste sábado (28) em Juazeiro

Quem for participar do Bahia Gospel Festival 2026, neste sábado (28), na Orla de Juazeiro, contará com ônibus em horário estendido e espaço kids. A iniciativa busca oferecer mais comodidade para o público que vai acompanhar a programação, que terá entrada gratuita e abertura dos portões às 16h.

Os ônibus ficarão concentrados na Rua José Petitinga, ao lado da Tropical Sat, com saídas programadas para 0h30, 1h30 e 2h30. A medida foi organizada para facilitar o retorno do público após o evento. O festival também contará com espaço kids, oferecendo mais conforto para as famílias que forem acompanhar a programação com crianças.

Realizado com apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Articulação Social e Assuntos Religiosos (SAS) e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), além do Governo do Estado da Bahia, o Bahia Gospel Festival reunirá shows de Israel Santos, Isaías Saad, Marquinho Gomes, Stella Laura, Jeferson Queiroz, Wesley Santos, Banda Manancial, além de bandas locais.

Além da programação musical, o público também é convidado a contribuir com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a ações de combate à fome por meio da parceria entre os programas Bahia Sem Fome e Juazeiro Sem Fome.

Ascom

Execução na Orla: homem é morto a tiro em Santa Maria da Boa Vista

Um homicídio foi registrado na tarde deste domingo (25) na Orla de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, em Pernambuco. A vítima foi identificada como Waslei Araújo, que morreu após ser atingida por um disparo de espingarda calibre 12.

De acordo com informações repassadas por moradores da região, três homens participaram da ação criminosa. Eles estariam em um veículo do tipo SW4, de cor branca, e fugiram do local logo após o crime, seguindo em direção ao município de Petrolina.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina alerta para interdição na Orla neste domingo

A Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informa que a Orla da cidade será interditada neste domingo (09), das 6h às 8h da manhã, em razão da realização da 1ª Corrida Memorial Run. Durante esse período, o tráfego de veículos estará interditado da rotatória da Bíblia até a rotatória de acesso à Cidade Universitária, trecho que faz parte do percurso oficial da corrida. A medida tem o objetivo de garantir a segurança dos participantes e a fluidez do evento.

A AMMPLA orienta os condutores a evitarem a área durante o horário da interdição e buscarem rotas alternativas para deslocamento. Equipes de agentes de trânsito estarão no local para organizar o tráfego e auxiliar os motoristas.

Ascom

Prefeitura leva iniciativa de escuta e acolhimento para a Orla de Petrolina

Na noite dessa quinta-feira (25), a Orla de Petrolina se transformou em um espaço de cuidado e acolhimento. Profissionais do Núcleo de Prevenção à Violência e Acidentes e do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), da Secretaria de Saúde, realizaram uma ação dentro da programação do Setembro Amarelo, levando escuta, orientação e até abraços grátis para quem passava pelo local. A ação contou também com a parceria da faculdade FESN, que levaram testagem rápida, aferição de pressão e teste de glicemia.

Entre os atendidos estava Janaina Afonso, que mora em Recife e está em Petrolina a passeio. Ao avistar os cartazes da equipe, ela decidiu se aproximar. “Eu estava passeando com uma amiga, vi os serviços e me chamou a atenção o cartaz do abraço grátis. Às vezes é só isso que nós precisamos. Hoje saí para caminhar porque estava com muita ansiedade e encontrar esses profissionais me encheu de alegria. Ouvir deles que eu sou importante me trouxe esperança”, contou a dona de casa emocionada.

A ação também surpreendeu a aposentada Maria das Graças Carvalho, que destacou a relevância do momento. “Sem dúvidas, é muito importante ouvir as pessoas aqui na Orla. São inúmeras realidades e, muitas vezes, só precisamos de iniciativas como esta. Parabéns a todos os envolvidos”, disse. A atividade reforçou a importância da escuta ativa e da empatia como formas de fortalecer a saúde mental e promover o bem-estar coletivo.

Ascom

Apartamento em prédio na Orla I de Juazeiro pega fogo

Internautas estão repercutindo nas redes sociais um incêndio que está acontecendo em um dos apartamentos do Edifício Arc de Triomphe na Orla I de Juazeiro, próximo ao monumento Nêgo D’Água. Fotos e vídeos estão  sendo compartilhados depois de despertar à atenção das pessoas na tarde deste domingo (14).

Em vários grupos de Whatsapp pessoas colocaram vídeos sobre o sinistro. Uma equipe do Corpo de Bombeiros já está no local.

Da redação

Abertas inscrições para aulão de dança na Orla de Petrolina

Estão abertas as inscrições para um aulão de dança que acontece no dia 16 de setembro na Orla de Petrolina, Sertão Pernambucano. Ao todo são 300 vagas disponíveis.

Além da aula de dança da professora Alice Dantas, a ação contará com dj, mesa de frutas, massagem, área kids com cama elástica, pipoca e algodão doce, stands de parceiros convidados com degustações e demonstrações de produtos. O evento começa às 16h.

As inscrições custam R$ 30,00 e 1 kg de alimento não perecível que será doado para famílias em situação de vulnerabilidade em uma atividade do dia das crianças.

Os interessados podem se inscrever através do link. Outras informações podem ser solicitadas pelo contato (87)98842-2458.

G1 Petrolina

Orla de Petrolina proporciona um belo pôr do sol e diversas opções de lazer

No ritmo agitado do dia a dia, desacelerar é recomendado. Enquanto o tempo corre e as pessoas se deixam levar pelo movimento urbano, na Orla de Petrolina há um lugar ideal para aproveitar momentos de lazer com tranquilidade: a Porta do Rio, um dos cartões-postais da cidade, local convidativo para passeios, sobretudo aos fins de tarde e nos finais de semana.

A Porta do Rio encanta não só pela sua estrutura bem preservada, mas pela organização do espaço público e, claro, por ser às margens do Rio São Francisco. O local conta com polo gastronômico, pista para caminhada, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, áreas para prática de esportes urbanos, espaço recreativo para animais domésticos e é uma alternativa para atividades recreativas e educativas para as crianças.

A Orla também virou um ponto de encontro para quem curte prática de esportes. De caminhadas até esportes náuticos, são várias as modalidades que podem ser praticadas na região. “Eu amo correr aqui e quando eu tenho folga aproveito para andar de caiaque no rio. Além do mais, a Porta do Rio é um espaço maravilhoso que a família pode trazer as crianças e se divertir também. Ainda podemos apreciar um pôr do sol fantástico”, frisou o empresário Eridian Sobreira. 

LEIA MAIS

Plano Municipal de Turismo de Petrolina será entregue nesta terça

Com objetivo de fomentar o desenvolvimento da atividade turística de Petrolina, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), irá apresentar o Plano Municipal de Turismo (PMT) nesta terça-feira (9), às 17h, no Hotel Nobile.

Será realizada a apresentação do documento que irá definir as ações para o turismo local através de metas a curto, médio e longo prazos; e, por fim, o desenvolvimento da minuta do projeto de lei do PMT.

A construção do PMT contou com a coordenação de uma empresa que prestou o serviço de consultoria, como também teve a participação de servidores da gestão pública; sociedade civil; Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); Sebrae, entre outros.

LEIA MAIS

Esgoto estourado inunda orla de Petrolina e prefeitura dá prazo para Compesa fazer serviço de reparação

Um frequentador da Orla de Petrolina (PE) gravou um vídeo mostrando que a situação no local não está nada agradável: um esgoto estourou e inundou um trecho da parte baixa da Orla 1. Além do odor desagradável, um verdadeiro lamaçal se formou na via.

A boca de lobo, da qual o esgoto estava saindo, fica próxima aos quiosques de lanches, onde várias crianças vão para se divertir. Além disso, todo o esgoto estava escorrendo diretamente para o Rio São Francisco.

Nosso blog entrou em contato com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP), que informou que foi dado um prazo de cinco dias para a Compesa realizar o serviço de reparação. Foi solicitada urgência para resolução do problema.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP) informa que notificou a concessionária dos serviços de água e esgoto, Compesa, nesta segunda-feira (18) por conta do transbordamento da rede coletora na Porta do Rio. Caso a empresa não resolva o problema da desobstrução dentro do prazo estabelecido, a notificação será convertida em advertência, e em seguida, em multa“.

Nossa redação entrou em contato com a Compesa para saber se há previsão de reparo do problema, mas até o momento não obteve respostas.

Belém do São Francisco: motorista embriagado derruba poste de iluminação na Orla da cidade

Um motorista de um veículo Gol derrubou um poste de iluminação na noite dessa sexta-feira (11) em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações publicadas pelo Blog Didi Galvão, o motorista estava embriagado e teria feito algumas manobras arriscadas com o veículo. O acusado subiu no canteiro central e também atingiu um dos equipamentos que serve para a realização de atividade física no local.

A cena vem causando revolta dos moradores nas redes sociais, porque além de destruir o bem público, o motorista do veículo estava colocando a vida das pessoas em risco.

Prefeitura inicia ação conjunta de ordenamento urbano e segurança pública na Orla de Juazeiro

Com o objetivo de reforçar a fiscalização na parte superior da Orla II e nas margens do rio no Parque Fluvial, focando na segurança pública e no ordenamento urbano. A prefeitura de Juazeiro começou esta semana a realizar ações conjuntas entre a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), em parceria com a Polícia Militar.

A Semaurb tem verificado o ordenamento dos ambulantes no local, coibindo a permanência deles e a venda de bebidas alcoólicas na beira do rio. Já a CSTT, fiscaliza o fluxo de veículos na Orla, auxiliando na abordagem às pessoas presentes. A ação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Durante as abordagens também foram dadas orientações quanto às medidas sanitárias de combate à Covid-19 e os perigos de nadar no rio neste período.

De caráter educativo e informativo, neste primeiro momento as ações seguirão de quinta a domingo, para alcançar o maior número de pessoas que frequentam a Orla durante a cheia do Rio São Francisco e depois será feita uma avaliação dos resultados para futuras atividades no local. A gestão municipal reforça que a venda de bebidas alcoólicas para menores é crime, como previsto na Lei nº 13.106/2015, em seu Artigo 243.

Ascom

Ações de fiscalização e segurança serão reforçadas na Orla de Juazeiro, garantem PM e Prefeitura

A Prefeitura de Juazeiro, por meio das Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) se reuniu, nesta terça-feira (1°) com representante da Polícia Militar da Bahia, para alinhar uma série de ações na área de segurança pública e fiscalização na Orla da cidade – diante dos registros de aglomerações no local com a cheia do rio São Francisco.

De caráter imediato, as ações serão colocadas em prática ainda esta semana, contando com reforço no patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, além dos agentes de trânsito que irão dar apoio na fiscalização aos veículos que utilizam a Orla, para melhorar o fluxo no local. “Sabemos da importância de nos unirmos para trazer mais tranquilidade aos que frequentam a Orla de Juazeiro. Ainda estamos num momento delicado da pandemia e contamos com a compreensão e apoio de todos para que tenhamos êxito nessas ações”, falou o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho.

LEIA MAIS

Placas irregulares de publicidade são retiradas da Orla de Petrolina

 

O setor de Disciplinamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS) de Petrolina realizou, nesta quinta-feira (18), a retirada de placas de publicidade que estavam na Orla em situação irregular e não tinham sido autorizadas pelo município. A ação foi realizada com base no Código de Posturas da cidade, tendo em vista o grande número de placas publicitárias irregulares em vias públicas que causam poluição visual e dificuldade de locomoção.

 

“Algumas pessoas e empresas insistem na prática danosa de espalhar anúncios sem autorização. Com a retirada destas placas irregulares em um dos nossos principais cartões postais, o município reforça o compromisso de zelar pelo disciplinamento urbano e de proteger o patrimônio público.”, frisou o secretário da SEDURBHS, Emicio Júnior.

LEIA MAIS

Município retoma imóvel público abandonado na Orla

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade fez a retomada de um imóvel público na Orla de Petrolina, que se encontrava sem uso.

De acordo com a secretaria, foram realizadas várias tentativas de negociações para a reabertura ao público, cumprindo com sua destinação social. Porém, o permissionário não cumpriu com as obrigações assumidas, inclusive acumulando débitos vinculados à sua permissão de uso.

LEIA MAIS
123