Tragédia na Bahia: incêndio em residência mata três crianças

Um incêndio residencial na cidade de Serrinha, no interior da Bahia, resultou na morte de três irmãos e deixou a comunidade local em estado de choque. O incidente ocorreu nas primeiras horas deste domingo (03). O fogo atingiu uma residência localizada na rua Abdon Costa, no bairro Ginásio, por volta das 6h. Vizinhos perceberam as chamas e acionaram o 16º Batalhão da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Ao chegarem ao local, os bombeiros iniciaram o combate ao incêndio. Durante a varredura nos cômodos da casa, as equipes localizaram os corpos de três crianças, com idades de 1, 4 e 6 anos, já sem sinais vitais. Três óbitos confirmados pela Polícia Civil: as três crianças que estavam no imóvel não resistiram à inalação de fumaça e às queimaduras.

Uma quarta criança foi resgatada com vida por equipes do SAMU e encaminhada com urgência para uma unidade hospitalar da região. O estado de saúde atual ainda não foi detalhado. A mãe das vítimas chegou ao local quando o fogo já estava sendo controlado e foi conduzida à Delegacia Territorial para prestar depoimento e esclarecer as circunstâncias da sua ausência no momento do início das chamas.

Por que o incêndio ocorreu? – A causa do incêndio ainda é desconhecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no imóvel para identificar se a origem foi um curto-circuito, vazamento de gás ou outro fator. O laudo técnico deve ser liberado nos próximos dias para integrar o inquérito da Polícia Civil.

Luto de três dias – A prefeitura de Serrinha emitiu uma nota oficial de pesar e decretou luto oficial de três dias no município. A gestão municipal afirmou que está oferecendo suporte assistencial e psicológico à família das vítimas neste momento de perda irreparável. A Polícia Civil da Bahia se posicionou afirmando que segue investigando o caso para apurar possíveis responsabilidades.

A Tarde

Refinaria de petróleo pega fogo em meio à crise energética em Cuba

A refinaria de petróleo Nieco López, localizada na Baía de Havana, capital de Cuba, pegou fogo na tarde desta sexta-feira, 13. O incêndio acontece em meio à crise energética que atinge o país nas últimas semanas, por conta das pressões dos Estados Unidos contra o país caribenho.

O incêndio não durou muito tempo, mas ocorreu próximo a dois navios petroleiros que estavam ancorados na região. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Na última quinta-feira (12), a Baía de Havana recebeu dois navios da Marinha do México que transportaram mais de 800 toneladas de ajuda humanitária para a ilha, que enfrenta uma profunda crise econômica, agravada por pressões dos Estados Unidos.

Após a operação norte-americana que capturou Nicolás Maduro na Venezuela, Cuba vive um cerco dos Estados Unidos, que interrompeu o fornecimento de petróleo venezuelano ao país caribenho. O Governo Trump ainda ameaçou impor tarifas a países que comercializem combustível com a ilha.

Diante da escassez, o governo cubano colocou em vigor nesta semana um plano emergencial para reduzir o consumo de energia. Entre as medidas adotadas estão restrições à venda de combustíveis e a implementação de uma jornada de trabalho de quatro dias, de segunda a quinta-feira.

A Tarde

Chile decreta estado de catástrofe por incêndios no sul do país

O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou, na madrugada deste domingo (18), estado de catástrofe em duas regiões do sul do país pelos incêndios florestais que afetam a região e que provocaram a evacuação de cerca de 20.000 pessoas. Brigadistas florestais combatem 19 incêndios ao longo do país, 12 deles nas regiões de Ñuble e Biobío, cerca de 500 km ao sul de Santiago. “Diante dos graves incêndios em curso, decidi declarar estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Todos os recursos estão disponíveis”, informou o presidente chileno em uma publicação no X.

Ainda não foi entregue um relatório sobre possíveis vítimas ou residências afetadas. Segundo imagens divulgadas pela TV local, as chamas afetaram zonas habitadas, especialmente nos municípios de Penco e Lirquen, na região de Biobío, onde vivem cerca de 60.000 pessoas. Também foram registrados veículos incendiados nas ruas.

“A zona de Penco e todo o setor de Lirquen é o mais crítico e onde foram realizadas mais evacuações. Calculamos que cerca de 20 mil pessoas tenham sido evacuadas”, declarou Alicia Cebrián, diretora do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) em entrevista ao canal Mega.

Nos últimos anos, os incêndios florestais afetaram fortemente o país, especialmente na região centro-sul. Em 2 de fevereiro de 2024, vários incêndios começaram simultaneamente nos arredores da cidade de Viña del Mar, 110 km a noroeste de Santiago. Segundo dados atualizados do Ministério Público, 138 pessoas morreram. Além disso, 16.000 pessoas foram afetadas pelos incêndios, segundo números oficiais.

AFP

 

Investigadores suíços identificam 24 mortos em incêndio na noite de Ano Novo

Os corpos de 24 pessoas, entre elas onze menores e seis estrangeiros, puderam ser identificados após um incêndio em um bar de Crans-Montana, na Suíça, na noite de Ano Novo, anunciou neste domingo (4) a polícia regional.

As autoridades do Cantão do Valais, onde ocorreu a tragédia que deixou 40 mortos e 119 feridos, indicaram que foram identificadas quatro mulheres e seis homens suíços de 14 a 31 anos, dois italianos de 16 anos, um francês de 39 anos, uma pessoa com dupla nacionalidade italiana e emiradense de 16 anos, um romeno de 18 anos e um turco de 18 anos. A polícia já havia anunciado no sábado a identificação de oito suíços, sendo 24 as identidades confirmadas.

Nosso Arthur foi celebrar no paraíso”, escreveu em sua conta no Facebook a mãe de Arthur Brodard, que nos últimos dias expressou preocupação com o desaparecimento do filho de 16 anos desde a tragédia. “Agora podemos começar o nosso luto sabendo que ele está em paz”, acrescentou Laetitia Brodard Sitre, publicando uma foto do filho abrindo um presente.

Na sexta-feira, a polícia disse ter identificado formalmente 113 dos 119 feridos: 71 suíços, 14 franceses (16 segundo o Ministério francês das Relações Exteriores no sábado), 11 italianos, quatro sérvios, além de um bósnio, um belga, um luxemburguês, um polonês e um português. Vários pacientes com queimaduras graves foram transferidos para hospitais da França, Bélgica, Alemanha e Itália.

O incêndio começou por volta de 01h30 local (21h30 da noite anterior em Brasília) de quinta-feira, 1º de janeiro, no subsolo do bar Le Constellation, frequentado por turistas, muitos deles jovens. A promotora da região, Béatrice Pilloud, declarou na sexta-feira que “tudo indica que o fogo se originou por velas colocadas sobre garrafas de champanhe, muito próximas do teto”. Além das velas, os investigadores também analisam se a espuma que revestia o teto do porão do bar, a título de isolamento acústico, teve influência no incêndio.

Neste domingo, uma missa em memória das vítimas foi seguida de uma marcha silenciosa, na qual participaram centenas de pessoas em Crans-Montana, até à capela ardente instalada perto do local da tragédia. “Estamos aqui para dizer que perante o indizível, a brutalidade da morte e do sofrimento, não queremos fechar os olhos. Estamos aqui para expressar nossa compaixão, nossa proximidade”, declarou o pastor Gilles Cavin na igreja lotada. Apesar das temperaturas que baixaram aos -9 °C, centenas de pessoas permaneceram fora do templo, situado a cerca de 300 metros do bar, algumas com flores na mão.

– Obras no porão – As autoridades suíças anunciaram no sábado a abertura de uma investigação penal contra os dois gerentes do local. São dois franceses “acusados de homicídio por negligência, lesões corporais por negligência e incêndio por negligência”, indicaram a polícia e a Procuradoria-Geral do Valais em um comunicado. A investigação tem como foco as obras realizadas no porão em 2015, nos materiais utilizados, nas autorizações e medidas de segurança.

Será necessário examinar vários elementos, em particular a natureza da espuma, isolante acústico que revestia o teto e que aparentemente queimou rapidamente, além do cumprimento das normas de acesso e saídas de emergência. “A documentação (do estabelecimento) foi solicitada ao município e já foi obtida. Encontra-se em análise”, declarou no sábado à imprensa a procuradora Pilloud, acrescentando que, enquanto não houver condenação, prevalece a presunção de inocência.

Ao término da instrução, o Ministério Público decidirá se arquiva o caso ou se emite uma acusação que poderá levar a um julgamento. Enquanto isso, os implicados não foram objeto de nenhuma medida de prisão provisória ou domiciliar, confirmou à AFP um porta-voz da polícia regional.

AFP

Metrô do Recife: Trem pega fogo e Linha Centro é paralisada

Um incêndio resultou na paralisação total da Linha Centro do Metrô do Recife, no início da tarde deste sábado (25). Vídeos que circularam nas redes sociais mostram trem pegando fogo e passageiros descendo às pressas para os trilhos. Ninguém se feriu. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o sistema não retoma mais neste sábado.

O trem pegou fogo entre as estações Curado I e Alto do Céu, no Ramal Centro. A CBTU informou que o incêndio foi causado por um curto-circuito de fora para dentro. Os próprios passageiros forçaram a abertura das portas e seguiram a pé pelos trilhos até a estação seguinte.

“Os caras arrombaram a porta. Estou me tremendo”, diz uma passageira em um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, é possível perceber uma fumaça escura saindo da composição. “Está pegando fogo aqui. Desce minha gente. Meu Deus, que agonia agora”, diz uma mulher enquanto os passageiros pulam apressados de um vagão.

A suspeita é que o trem deverá sofrer perda total. Um outro trem, em Jaboatão dos Guararapes, também quebrou devido à pane, mas não houve incêndio. O Ramal Sul, que tem sistema independente, segue funcionando normalmente.

Diario de Pernambuco

Apartamento em prédio na Orla I de Juazeiro pega fogo

Internautas estão repercutindo nas redes sociais um incêndio que está acontecendo em um dos apartamentos do Edifício Arc de Triomphe na Orla I de Juazeiro, próximo ao monumento Nêgo D’Água. Fotos e vídeos estão  sendo compartilhados depois de despertar à atenção das pessoas na tarde deste domingo (14).

Em vários grupos de Whatsapp pessoas colocaram vídeos sobre o sinistro. Uma equipe do Corpo de Bombeiros já está no local.

Da redação

Mãe e três filhas morrem após casa pegar fogo na Bahia

Uma mulher e suas três filhas morreram após um incêndio atingir a casa onde moravam, em Itapebi, no sul da Bahia, na madrugada deste sábado (16). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Sirléa de Jesus Silva, de 35 anos, e as filhas Hillary Thayna Silva, de 3 anos; Ana Beatris Silva Pessoa, de 14; e Yasmim Santos Pessoa Nascimento, de 7. As informações são do G1.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Polícia Militar, conseguiu controlar as chamas e encontrou as vítimas no interior do imóvel. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou os corpos para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.As causas do incêndio estão sendo investigadas pela Delegacia Territorial de Eunápolis.

A Tarde

Incêndio apaga memória viva do cinema e da cultura popular pernambucana

Na noite da última sexta-feira (16), um incêndio de grandes proporções consumiu a Galeria Glória, situada na Rua das Calçadas, no coração do Recife, destruindo uma parte significativa do prédio que abrigava o antigo Cinema Glória, um marco histórico e símbolo da cultura pernambucana, inaugurado em 4 de setembro de 1926.

Erguido no local onde funcionava o antigo Cinema Popular, com sua imponente fachada voltada para a Praça Dom Vital, o espaço guardava quase um século de histórias, memórias e vivências culturais que agora se veem ameaçadas pela tragédia.

No combate às chamas, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco mobilizou 12 viaturas para enfrentar o fogo que atingiu três estabelecimentos. Ainda em rescaldo, as operações contaram também com a presença da Neonergia, Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil, esta última acionada devido ao risco de comprometimento estrutural nos imóveis atingidos.

O Cinema Glória, apesar de seu porte modesto, era um ícone estimado, conhecido por sua divisão histórica entre primeira e segunda classes, que somava 351 lugares após a extinção dessa separação, além de abrigar elementos originais preservados desde a sua fundação, como a tela, a cabine de projeção, os portões de ferro e os balcões laterais.

Embora tenha realizado sua última sessão em agosto de 1984, o cinema seguia como um relicário vivo da memória cinematográfica e cultural de Pernambuco, testemunhando quase cem anos de arte, cultura e história. O incêndio não destruiu apenas um prédio: apagou um pedaço irrecuperável da identidade artística e cultural do Recife e de todo o estado.

Diario de Pernambuco

Milhares de pessoas fogem do Norte do Japão, devastado por incêndios florestais

Milhares de pessoas abandonaram partes do Norte do Japão devido aos maiores incêndios florestais em três décadas, que continuavam neste domingo após deixarem pelo menos um morto, informaram as autoridades. Cerca de dois mil moradores fugiram das áreas próximas à cidade japonesa de Ofunato, no Norte do país, e mais de 1.200 foram evacuados para abrigos, segundo as autoridades.

“Ainda estamos avaliando a extensão da área afetada, mas é o maior incêndio desde o de 1992, em Kushiro, Hokkaido”, afirmou no sábado um porta-voz da agência governamental de gerenciamento de desastres. Alguns relatos indicam que o incêndio se espalhou por 1.800 hectares.

Imagens aéreas da emissora NHK mostraram colunas de fumaça branca, enquanto helicópteros militares lançavam água para conter o fogo.Até o momento, um corpo carbonizado foi encontrado, mais de 80 edificações foram danificadas e cerca de 1.700 bombeiros foram mobilizados em todo o país.

Agência O Globo

Incêndio atinge área de clube próximo à Codevasf de Juazeiro

Um incêndio atingiu, neste sábado (22), uma área do Clube da Assenco, em Juazeiro. O fogo teria começado em depósitos do clube dos servidores da Codevasf.

O fogo queimou caixas d’água e as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, o qual informou que as chamas se espalharam após um curto-circuito em um transformador.

A Neoenergia Coelba informou em nota, que o fogo atingiu a rede elétrica local. Durante a tarde o fornecimento da energia elétrica estava normalizado.

A Tarde

Médica brasileira de 24 anos morre em incêndio em hotel na Tailândia

A médica Carolina Pimentel Canales de Albuquerque, de 24 anos, morreu, neste domingo (29), durante um incêndio em um hotel em Bangkok, capital da Tailândia. Natural de Alagoas, a profissional de saúde estava de férias com o noivo, que escapou da tragédia ao pular a janela do local, e voltaria para o Brasil entre domingo e segunda. A morte foi confirmada pelo Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed-AL).

Carolina e o estudante de medicina Fernando Ressureição, de 26 anos, com quem ela tinha noivado uma semana antes do ocorrido, estavam no The Ember Hotel, onde um incêndio na noite do último domingo — horário local — matou três turistas estrangeiros de acordo com o portal tailandês Khaosod English. O UOL diz que Fernando conseguiu escapar do fogo pulando a janela de um dos quartos do hotel e teve uma fratura na perna.

No Instagram, a médica alagoana havia publicado fotos do pedido de noivado e de outros momentos da viagem pela Ásia. Na última publicação, de 3 dias atrás, ela escreveu, na legenda: “Minutos antes do acontecimento da viagem”. Nos comentários, amigos se despedem. Nos stories, Carolina havia compartilhado a última refeição na Tailândia: “Até a próxima”.

Também na rede social, o Sindicato dos Médicos de Alagoas comunicou o falecimento da profissional. De acordo com a publicação, Carolina, “filha da médica palmeirense Lara Daniela Canales e neta da Dra. Helenilda Canales”, foi “vítima de inalação de fumaça”.

De acordo com o Khaosod English, das três vítimas do incêndio do Ember Hotel, uma foi declarada morta na hora e as outras duas morreram no hospital. Não se sabe qual foi o caso da brasileira. Outro turista continua hospitalizado.

Diário de Pernambuco

Defesa Civil de Petrolina alerta e dá dicas de como prevenir incêndios e queimadas

Durante o período em que são registradas temperaturas elevadas, a Defesa Civil de Petrolina orienta mais uma vez sobre os principais cuidados que a população deve ter com os incêndios e queimadas, que geralmente acontecem na vegetação. Isso ocorre em função da baixa umidade e das altas temperaturas predominantes em nossa região, que chegam muitas vezes até 38 graus.

A primeira recomendação é não colocar fogo em lixo e em resto de poda de árvores nas áreas com vegetação. Além disso, para minimizar o risco, também deve-se observar a proibição de fumar em locais com grande quantidade de material combustível, além de não jogar cigarros e fósforos acesos nessas regiões.

A Defesa Civil ainda orienta que a comunidade evite armazenar materiais inflamáveis, mas se for necessário manter, que estejam devidamente organizados e em um local limpo. Também é necessário lembrar de apagar com água o resto de fogueiras em acampamentos, dessa forma se evita que o vento leve as brasas à vegetação.

Outra dica importante é manter produtos voláteis, como álcool, fósforos ou isqueiros, fora do alcance de crianças, de preferência mantê-los em um local ventilado e afastado de fontes de calor. Por último, em caso de emergência solicite o apoio da Defesa Civil através do telefone (87) 99132-9568 ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Luzete Nobre/Ascom Secretaria de Segurança Pública

Incêndio de grandes proporções atinge área entre Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte

Um incêndio de grandes proporções atinge o Agreste de Pernambuco, na região entre Santa Cruz do Capibaribe e Taquaratinga do Norte. Com uma área vasta consumida pelas chamas, o fogo avançou rapidamente devido às condições de clima seco e calor intenso.

A situação ocorre em meio a um cenário preocupante em Pernambuco, que deve enfrentar meses com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, conforme alerta a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

LEIA MAIS

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da manhã deste domingo (15). Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a ocorrência foi recebida às 11h24. Sete caminhões e uma aeronave de asa fixa estão sendo usadas no combate às chamas.

De acordo com os bombeiros, ainda não é possível estimar a área afetada. A corporação, no entanto, confirmou que o incêndio é de grande porte. Vídeos nas redes sociais mostram que as chamas começaram próximo à Estrada Parque indústria e Abastecimento (Epia), entre a Granja do Torto e a Água Mineral.

O último grande incêndio no Parque Nacional de Brasília foi registrado em 2022. Na ocasião, o fogo consumiu 7,7 mil hectares, o equivalente a 20% da área. As chamas chegaram perto do reservatório de Santa Maria, o segundo maior do Distrito Federal e que abastece o Plano Piloto, a área central de Brasília.

Há uma semana, o Distrito Federal registrou grande incêndio na Floresta Nacional de Brasília (Flona). Em cinco dias, as chamas consumiram 2.586 hectares, equivalente a 45,85% da unidade de conservação. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi o pior incêndio no local nos últimos dez anos.

Agência Brasil

Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios

O delegado da Policia Federal Humberto Freire de Barros disse que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas.  A declaração do delegado foi dada em entrevista realizada nesta sexta-feira (13) pela Globo News.

Barros é diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF. Segundo ele, a investigação preliminar da polícia aponta para a realização de incêndios simultâneos. “A gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação”, afirmou na entrevista.

A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país neste mês também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Na terça-feira (10), durante audiência de conciliação realizada pela Corte, Dino defendeu a investigação e punição de quem provoca queimadas ilegais. “Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana”, disse o ministro.

De acordo com levantamento mais recente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estão sendo usados para o combate às chamas no Pantanal 842 profissionais e 18 aviões. Há 116 incêndios registrados e 83 extintos.

Agência Brasil

123