Metrô do Recife: Trem pega fogo e Linha Centro é paralisada

Um incêndio resultou na paralisação total da Linha Centro do Metrô do Recife, no início da tarde deste sábado (25). Vídeos que circularam nas redes sociais mostram trem pegando fogo e passageiros descendo às pressas para os trilhos. Ninguém se feriu. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o sistema não retoma mais neste sábado.

O trem pegou fogo entre as estações Curado I e Alto do Céu, no Ramal Centro. A CBTU informou que o incêndio foi causado por um curto-circuito de fora para dentro. Os próprios passageiros forçaram a abertura das portas e seguiram a pé pelos trilhos até a estação seguinte.

“Os caras arrombaram a porta. Estou me tremendo”, diz uma passageira em um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, é possível perceber uma fumaça escura saindo da composição. “Está pegando fogo aqui. Desce minha gente. Meu Deus, que agonia agora”, diz uma mulher enquanto os passageiros pulam apressados de um vagão.

A suspeita é que o trem deverá sofrer perda total. Um outro trem, em Jaboatão dos Guararapes, também quebrou devido à pane, mas não houve incêndio. O Ramal Sul, que tem sistema independente, segue funcionando normalmente.

Diario de Pernambuco

Rede aérea do metrô do Recife explode e assusta passageiros

A rede aérea do Metrô do Recife, sistema que atende à Região Metropolitana e sofre com o sucateamento e déficit de custeio de R$ 300 milhões por ano, explodiu na manhã desta terça-feira (20/6). O caso aconteceu na Estação Afogados, na Zona Norte da capital e que faz parte da Linha Centro, a mais movimentada do sistema metroferroviário, responsável por 80% da demanda de 200 mil passageiros.

Segundo funcionários do metrô, vários cabos romperam ao mesmo tempo, provocando explosões e deixando em pânico passageiros que estavam na estação. No vídeo é possível ver usuários correndo e gritando, enquanto as explosões se repetem.

Linha Centro tem operação suspensa
O episódio, único na história do Metrô do Recife, provocou a suspensão da operação de toda a Linha Centro. Todas as estações estão fechadas no momento. E, segundo as primeiras informações, o rompimento se deu em várias estações do metrô.

Segundo a Companhia, ainda é cedo para apontar quais as causas das explosões e se elas foram a razão dos problemas ou a consequência. Os problemas foram verificados nas Estações Afogados, Joana Bezerra e Ipiranga, com repercussão na alimentação de toda a Linha Centro.

A Linha Sul, entretanto, não foi afetada porque opera em outra rede aérea e férrea. A operação segue normal entre as Estações Recife e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. O Metrô do Recife estava operando com aproximadamente 50% do orçamento mínimo que precisa e, em 2022, o dinheiro foi reduzido ainda mais, para apenas 30% da quantia necessária apenas para custeio da operação.

Nota oficial da CBTU Recife:

“A CBTU Recife informa que a Linha Centro do Metrô do Recife se encontra com todas as suas estações fechadas no final da manhã de hoje, 20, devido à queda de fiação da rede aérea em dois pontos da via. Equipes de manutenção estão se deslocando para os locais em questão. Mais informações serão repassadas após inspeção”.

JC Online