Fugitivo da lista de mais procurados do Brasil é preso no Grande Recife

Um homem que integra a lista de pessoas mais procuradas do Brasil foi preso em Paulista, no Grande Recife, na sexta-feira (29). De acordo com a Polícia Militar, o homem, que não teve o nome divulgado, é considerado alvo prioritário do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O criminoso foi preso numa ação integrada das PMs de Pernambuco e do Acre. O homem é apontado como integrante de um grupo criminoso com atuação em diferentes estados do país e também no exterior.

A prisão foi realizada por policiais militares do 17º Batalhão (BPM), com apoio do Núcleo de Inteligência da unidade e após o compartilhamento de informações entre os setores de inteligência da Polícia Federal e da PM do Acre. De acordo com a corporação, o suspeito já tinha conhecimento do mandado de prisão expedido contra ele. A PM não divulgou por quais crimes ele é investigado.

Durante a operação, o homem foi abordado e não ofereceu resistência. Na ação, foram apreendidos um aparelho celular bloqueado e outro sem restrições registradas.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

G1 Pernambuco

Integrantes de organizadas de Sport e Náutico brigam nos Aflitos após clássico

Na noite deste sábado (30), após o fim do Clássico dos Clássicos na Ilha do Retiro, membros de torcidas organizadas de Sport e Náutico protagonizaram cenas de violência na sede do clube alvirrubro, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, nos Aflitos. Imagens que circulam nas redes sociais registram o momento exato em que as uniformizadas entram em confronto. Os vídeos ainda mostram objetos sendo arremessados em direção ao patrimônio do Náutico enquanto motoristas trafegavam pelo local.

Presidente do Náutico, Bruno Becker, agride torcedor do Sport nos camarotes

O clássico entre Sport e Náutico  teve muitas polêmicas fora de campo e a principal envolveu o presidente do Náutico, Bruno Becker.  Em vídeo que viralizou nas redes sociais, o mandatário alvirrubro agride um torcedor do Sport nos camarotes da Ilha do Retiro. Pelas imagens, o rubro-negro começou a provocar, quando Becker, no camarote ao lado, abre a janela e desfere um tapa, que acerta o boné do torcedor. A partir deste momento, tem início um grande bate-boca entre as pessoas que estavam no camarote cedido aos alvirrubros e o dos rubro-negros. O caso foi levado à Delegacia do Torcedor no estádio.

Ainda fora de campo, o Náutico demorou mais a chegar à Ilha do Retiro devido uma a mudança de rota. Segundo o técnico Hélio dos Anjos, na coletiva pós-jogo, a alegação foi por conta de segurança. Já antes do jogo, os alvirrubros reclamaram das fumaças amarela e preta soltadas perto dos torcedores na arquibancada.

Diario de Pernambuco

 

Mulher é presa pela Polícia Federal com quase 7kg de cocaína no Aeroporto dos Guararapes

Uma mulher transportando quase 7kg de cocaína foi presa no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na última quinta-feira (14). Conforme informações da Polícia Federal, a droga, cerca de 6,8kg, foi encontrada durante uma inspeção de rotina, escondida no interior de um objeto localizado na bagagem da passageira. A investigada foi encaminhada à audiência de custódia e poderá responder pelo crime de tráfico interestadual de drogas, com pena que pode chegar a 15 anos de reclusão.

Diario de Pernambuco

“O Agente Secreto” leva o Recife ao Oscar e atrai interesse para mais produções pernambucanas

Após uma intensa trajetória, chega a tão aguardada noite em que o cinema pernambucano finaliza a mais prestigiosa temporada de sua história. Vença ou não o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco, “O Agente Secreto” levou a música, as lendas, o imaginário e as ruas do Recife a uma participação histórica na festa mais assistida do cinema mundial. Entretanto, a coragem e a autoralidade da produção pernambucana já são respeitadas no mundo afora há muito tempo.

É o que aponta o pesquisador e crítico de cinema Paulo Cunha ao destacar a pluralidade do audiovisual do estado em conversa com o Diario. “Todo o interesse na possibilidade de um filme rodado no Recife ganhar o Oscar em uma ou mais categorias me leva a desejar que o nosso cinema continue heterogêneo, praticado por homens e mulheres de origens diversas”, projeta, refletindo ainda sobre o impacto do longa nas políticas públicas. “Desejo que toda essa visibilidade internacional permita que o nosso modelo de produção, baseado no Funcultura Audiovisual, receba mais recursos para ampliar sua capacidade de gerar filmes originais pelos próximos anos”, torce.

A singularidade do cinema pernambucano também foi destacada pelo próprio Kleber Mendonça Filho, diretor de “O Agente Secreto”, em entrevista ao Diario em janeiro deste ano. “O cinema pernambucano é o mais autoral do Brasil”, disse na ocasião, ao lembrar de títulos que ajudaram a construir esse legado, como “Amarelo Manga”, de Cláudio Assis, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, além de seus próprios filmes, como “O Som ao Redor” e “Aquarius”. “São obras tão profundamente honestas sobre o seu lugar, que conseguem criar uma comunicação enorme”, comenta.

O diálogo com outros cineastas que o antecederam fica ainda mais claro no documentário “Retratos Fantasmas”, em que resgata a memória do Centro do Recife, muitas vezes parafraseando filmes pernambucanos emblemáticos, como o curta “Recife de dentro pra fora”, de Katia Mesel. “Recife é uma cidade como qualquer outra. Fazer um filme aqui é torná-lo uma estrela, como Nova York para os americanos ou Paris para os franceses”, defendeu Kleber.

Mesel também colaborou com parte da trilha sonora de “O Agente Secreto”, resgatando músicas do disco “Paêbirú”, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, uma delas ouvidas nos créditos iniciais do filme. Ela explica que Kleber Mendonça e Emilie Lesclaux, produtora (única indicada solo na categoria de Melhor Filme desta edição do Oscar), influenciam positivamente vários nomes da produção pernambucana ao levá-lo à maior festa de Hollywood.

“Eles estão levantando a bola de todo mundo. Essas indicações podem ajudar ainda mais a consolidar a credibilidade de público e a potencialidade de distribuição de filmes fora do eixo do Sudeste. Precisamos muito aqui no Nordeste desse investimento na exibição desse tão múltiplo e poderoso cinema que fazemos aqui há um século”, afirma a cineasta. “Todas as pessoas que frequentam ou não o cinema estão se interessando por esse resultado. Ele representa algo extremamente importante que pode, inclusive, desencadear várias coisas positivas para a nossa cultura cinematográfica”, avalia.

O professor e crítico Alexandre Figueirôa aponta que ver o Recife chegar ao Oscar demonstra como o cinema pernambucano reflete a pujança e a criatividade dos autores brasileiros de modo geral, lembrando a importância da expansão dos investimentos públicos. “O apoio governamental é fundamental para a manutenção do cinema e quando você tem governantes que não olham para a cultura como algo central na economia”, reforça. “É preciso que haja, qualquer que seja o resultado dessa premiação, um cuidado com a descentralização das produções, para estimular cada vez mais os jovens cineastas, inclusive, a manterem essa alta como uma constante também em produções menores”, aponta.

Forte candidato

No páreo com o norueguês “Valor Sentimental”, que concorre em nove categorias, “O Agente Secreto” segue forte na disputa de Melhor Filme Internacional. Esta é a maior chance do longa entre as quatro indicações ao Oscar, podendo se tornar a segunda vitória consecutiva para o Brasil na categoria, após o prêmio de “Ainda Estou Aqui” em 2025. Wagner Moura, na disputa por Melhor Ator, pode se beneficiar da queda vertiginosa da campanha do outrora favorito Timothée Chalamet, de “Marty Supreme”, mas a concorrência com Michael B. Jordan, de “Pecadores”, parece ser a maior pedra no sapato do astro brasileiro.

Pouco é possível prever sobre Melhor Casting, ou Seleção de Elenco, já que se trata da edição inaugural da categoria. Gabriel Domingues, indicado por seu trabalho reunindo o vasto número de atores de “O Agente Secreto”, é o único candidato estrangeiro da lista, o que já reforça a força do filme entre os votantes, mas quem deve prevalecer na disputa é o trabalho feito por Francine Maisler em “Pecadores” ou Cassandra Kulukundis, por “Uma Batalha Após a Outra”, os mesmos trabalhos que estão na briga final pelo maior Oscar da noite, o de Melhor Filme.

Diario de Pernambuco

Amupe prepara edição histórica do Congresso de Municípios com mais conforto e novas atrações

A Associação Municipalista de Pernambuco anunciou novidades para a realização do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, considerado o maior encontro municipalista do Nordeste. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de abril, no Recife Expo Center, na capital pernambucana.

Com o tema “Inovação a Serviço da População”, o congresso deste ano chega com novo formato e em um espaço mais moderno. A mudança de local faz parte de uma adequação institucional que busca oferecer mais conforto para os participantes e expositores da feira, que na última edição registrou mais de 10 mil participações ao longo de três dias de programação.

LEIA MAIS

João Gomes arrasta multidão com ‘drilha junina’ em desfile pós-carnaval no Recife

Unindo duas das maiores festas populares do Nordeste, João Gomes comanda, neste domingo (22), no Centro do Recife, um cortejo que encerra o ciclo de carnaval e abre o período de São João. Com o cantor em cima de um trio elétrico, a “Drilha São João Gomes” arrasta uma multidão pela Rua da Aurora, num percurso de 800 metros.

A “drilha” é um formato de festa de rua tradicional do interior de Pernambuco. O evento tem participações de Dorgival Dantas, MC Don Juan, Zé Vaqueiro, Ruan Vaqueirinho e Mestrinho, além de um cortejo de brincantes da cultura popular, como bacamarteiros, bois e bonecos gigantes, incluindo um “bonecão” do próprio João Gomes.

A “drilha” começou por volta das 12h30, com apresentações de quadrilha junina, bonecos gigantes e um grupo de bacamarteiros, enquanto os foliões aguardavam a chegada do trio de João Gomes, que começou sua apresentação por volta das 13h35. O desfile segue do cruzamento da Avenida Mário Melo até a Avenida Norte, próximo à Ponte do Limoeiro. No show, o artista interpretou músicas de repertório próprio, como “Se for amor”, e clássicos do cancioneiro nordestino, incluindo uma versão de “Morena Tropicana”, de Alceu Valença.

João Gomes já disse, inclusive, que Alceu foi uma referência para a concepção da drilha, já que ele desfila com o bloco ‘Bicho, Maluco Beleza’ na mesma avenida. “Não sei se estou mais feliz por estar dando certo ou por ser na Rua da Aurora, onde Alceu também faz o movimento dele”, afirmou o cantor. Ao lado de Mestrinho, primeiro convidado a subir no trio, ele cantou também sucessos do carnaval como “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho.

“Para mim, é uma honra desde a vez que gravei o DVD aqui. Fiquei muito feliz sendo recebido assim, tão bem e tão longe de casa. A gente acaba se sentindo em casa porque o povo daqui é diferenciado. A galera nos acolhe, nos abraçou”, declarou João Gomes durante o show. A “drilha” começou por volta das 12h30, com apresentações de quadrilha junina, bonecos gigantes e um grupo de bacamarteiros, enquanto os foliões aguardavam a chegada do trio de João Gomes, que começou sua apresentação por volta das 13h35. O desfile segue do cruzamento da Avenida Mário Melo até a Avenida Norte, próximo à Ponte do Limoeiro.

No show, o artista interpretou músicas de repertório próprio, como “Se for amor”, e clássicos do cancioneiro nordestino, incluindo uma versão de “Morena Tropicana”, de Alceu Valença. João Gomes já disse, inclusive, que Alceu foi uma referência para a concepção da drilha, já que ele desfila com o bloco ‘Bicho, Maluco Beleza’ na mesma avenida. “Não sei se estou mais feliz por estar dando certo ou por ser na Rua da Aurora, onde Alceu também faz o movimento dele”, afirmou o cantor.

Ao lado de Mestrinho, primeiro convidado a subir no trio, ele cantou também sucessos do carnaval como “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho. “Para mim, é uma honra desde a vez que gravei o DVD aqui. Fiquei muito feliz sendo recebido assim, tão bem e tão longe de casa. A gente acaba se sentindo em casa porque o povo daqui é diferenciado. A galera nos acolhe, nos abraçou”, declarou João Gomes durante o show.

G1 Pernambuco

Copo térmico, cooler, caixa térmica e capacete: o que é proibido na ‘drilha’ de João Gomes no Recife

Fechando o ciclo do carnaval 2026, a Drilha São João Gomes antecipa os festejos juninos e leva uma tradição do interior de Pernambuco para a Rua da Aurora, no Centro do Recife, no domingo (22), a partir das 11h. O evento, comandado pelo cantor João Gomes, terá uma série de restrições para garantir mais segurança, segundo os organizadores.

De acordo com a Polícia Militar, foi montada uma operação especial de segurança, com controle de acesso em dois pontos de bloqueio nas vias que dão acesso ao percurso, de cerca de 800 metros (saiba mais abaixo).

Segundo a organização da “drilha”, não será permitido entrar no evento com: coolers, caixa térmica ou similar; copo térmico;
mesas e cadeiras; capacetes; garrafas e utensílios de vidro; armas de fogo; objetos cortantes; fogos de artifício esprays.

Percurso – A Drilha São João Gomes acontece na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Além do cantor João Gomes, a programação conta com shows de Dorgival Dantas, MC Don Juan, Zé Vaqueiro, Ruan Vaqueirinho e Mestrinho. Também tem cortejos de brincantes.

Segundo a Polícia Militar, o esquema conta com 309 policiais militares. Desse total, 259 vão atuar a pé dentro da área do evento. Também haverá reforço de unidades especializadas.O percurso tem cerca de 800 metros, com início no cruzamento da Avenida Mário Melo com a Rua da Aurora, e segue até a Avenida Norte, nas proximidades da Ponte do Limoeiro. Algumas vias serão fechadas para veículos, incluindo carros de aplicativo. Em outros pontos, o acesso será exclusivo para pedestres, com revista de segurança.

G1 Pernambuco

Recife apresenta balanço do Carnaval 2026: 3,7 milhões de foliões nas ruas e R$ 2,8 bi injetados na economia

Cerca de 3,7 milhões de foliões marcaram presença no Carnaval do Recife 2026. Este foi um dos números apresentados pela Prefeitura no balanço geral da folia, nesta quarta-feira (18), no Paço do Frevo. Conforme os dados apresentados, R$ 2,8 bilhões foram injetados na economia local, gerando 60 mil empregos temporários.

Durante a apresentação dos números oficiais, a Prefeitura da Cidade do Recife destacou que houve uma ocupação da rede hoteleira de 97%, com 502.205 passageiros utilizando o Aeroporto dos Guararapes. Sobre a estrutura da festa, mais de três mil atrações se apresentaram nos 50 polos de folia. Conforme a PCR, 98% dos artistas são pernambucanos.

O balanço apresentado trouxe a informação que mais de 250 agremiações desfilaram pelas ruas e avenidas da cidade

Diario de Pernambuco

Prefeito do Recife faz as primeiras avaliações do Carnaval deste ano e estima recorde de público

Na última noite de shows do Carnaval do Recife, nesta terça-feira (17), o prefeito João Campos fez as primeiras avaliações da festa deste ano. Segundo o gestor, o público de 2026 deve superar os 3,5 milhões de foliões que circularam pelos mais de 50 polos espalhados pela cidade. “Vai ser o recorde histórico de público”, reforçou. “A certeza de uma festa bonita, democrática e organizada. Muitas famílias. Agora há pouco passei, por exemplo, pela Central das Mulheres, e uma família estava na Sala de Amamentação. Então imaginar estar num evento com um grande conjunto de pessoas e ter uma sala para amamentação faz muita diferença”, colocou.

O prefeito ainda destacou outros incrementos na festa deste ano, a exemplo da ampliação de serviços, como a Arena Gastronômica, que foi relocada para o Armazém 14, e a nova Central de Artesanato, além de investimentos em mobilidade e limpeza.

Mobilidade
“A abertura da Ponte Giratória funciona bastante. Ajuda também porque a gente conseguiu espalhar mais. Porque tem mais espaço e a gente potencializa as entradas. Antes tinha uma área menor utilizada. Jogamos os serviços para a Ponte Giratória, que deixa de ser uma entrada secundária, para ser uma das principais entradas hoje”, colocou. Os Estacionamentos Solidários também funcionaram, segundo Campos, gerando uma rotatividade de quatro carros por vaga ao longo da noite, passando de mais de 4 mil veículos por noite. “O Expresso Folia , aqueles que saem dos Shopping Centers, também rodaram bem”, concluiu.

Limpeza
A gente tem milhares de pessoas trabalhando , a gente faz a varrição e lavagem todos os dias”, garantiu. Ainda segundo o prefeito, logo pela manhã, a ilha já estava completamente limpa. “Um cenário muito diferente das outras cidades”, disse. “Esses toneis verdes, que são os lixos, são lavados todos os dias. A gente coleta o lixo, lava a lixeira e lava as ruas. Usamos sabão neutro e uma essência de eucalipto”, finalizou. O balanço completo das ações do Carnaval 2026 será divulgado nesta quarta-feira (18), às 11h, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife.

Folha PE

Blocos e troças LGBTQIA+ ocupam ruas e reforçam diversidade no carnaval de Olinda e do Recife

Carnaval é sinônimo de festa, de alegria, de celebração, mas também é expressão popular, cultural e política. A prova disso são os diversos blocos que saem às ruas com a bandeira LGBTQIA+, como Quem Cola Entra, Maracadonna, Tesourada, Se Eu Flopar Me Beija e Transcoco.
A pauta da diversidade tem ganhado força nos últimos anos, inclusive com a criação de polos voltados para a comunidade no Recife, que tem programação até a Quarta-feira de Cinzas (18) em diferentes pontos da capital pernambucana. Embora a comunidade esteja presente em outros espaços, integrantes dos blocos defendem que pessoas LGBTQIA+ construam seus próprios grupos.

Coordenadora de comunicação do bloco Quem Cola Entra, Aída Polimeri contou ao g1 que a troça nasceu depois que uma das fundadoras sofreu um episódio de violência em Olinda. “A gente se ‘forçou’ a sair juntas para se proteger. Aquela coisa de sermos todas [mulheres com] corpos dissidentes que gostam muito de carnaval e que não queríamos aceitar ficar em casa por conta desse episódio”, explicou.

Além disso, segundo Aída, há a necessidade de garantir mais espaços para a comunidade se expressar no carnaval. “Mais troças e mais blocos declaradamente LGBT em Olinda. Foi um ano que o ‘Vai ou Racha’ [outro bloco LGBT] tinha terminado e a gente queria muito se fazer presente”.

Essa ideia de misturar carnaval com política também aconteceu por acaso em algumas situações, como é o caso do Maracadonna, que até este ano não tinha de fato se colocado como um bloco propriamente LGBTQIA+. O bloco nasceu para homenagear uma figura bastante conhecida na comunidade, a cantora Madonna, e por consequência acabou agregando ao longo do tempo um grande público LGBTQIA+.

Jo, idealizador do bloco, conta que apesar de inicialmente a ideia não ser levantar uma bandeira, mas sim fazer uma homenagem, com o passar do tempo a agremiação foi naturalmente sendo associada à causa. “Nascemos LGBTQIA+, mas fomos de fato de entender e nos posicionar dessa forma esse ano, abraçando essa causa como se fosse uma missa campal LGBT, celebrando o direito de ser livre em qualquer instância e celebrando a diva pop que mais abraça a causa. Era um desejo nosso, mas também do público”, disse.

Jô também falou da importância de reafirmar a presença desse público na rua. Segundo ele, antes o público LGBTQIA+ em Olinda ficava restrito à Rua 13 de maio, mas agora pode ocupar outros espaços dentro da festa: “O carnaval já é uma festa que abraça esse público, mas é importante reafirmar isso”.

Aída também pontuou a importância de ter um espaço com identificação: “É muito importante ter um lugar para a gente ir. Se for comparar, olha quantos blocos tem uma massa grande cis hetero, a maioria formada por pessoas cis heteros, os maiores e mais conhecidos são sempre pensados para pessoas cis heteros e a gente sempre achou que tinha corpo e força para juntar essa galera”.

Assim também como o Maracadonna, o Se Eu Flopar Me Beija, também se tornou uma troça aliada por acaso. A ideia inicial era criar uma prévia para se despedir da pessoa que, inclusive, idealizou o primeiro estandarte. Mas, de cara, mais de mil pessoas confirmaram presença.

Luca Delmas, fundador da troça, acredita que a identificação do público LGBTQIA+ se deu por conta do termo “flopar”, presente na comunidade, mas não foi só isso. A ideia cresceu, se organizou e desde 2016 virou um ponto de encontro da comunidade em meio ao carnaval. “Nunca foi objetivamente pensado um público LGBT, mas foi pensado para gente que queria se divertir, gente como a gente. Então, a gente sempre se atentou para também fazer o possível para ser lugar seguro para pessoas LGBT e mulheres. […] Todo mundo sendo o que é sem medo”, contou Luca.

Em 2019, em Igarassu, dentro do Terreiro de Candomblé e de Matrizes Africanas e afro-indígenas, Raphaela, mulher trans, teve a iniciativa de criar um grupo de coco formado por pessoas transexuais. Segundo ela, a ideia era “combater a transfobia, todos os tipos de racismo, injúria racial, racismo religioso e todas as práticas discriminatórias”. “O preconceito, a exclusão, a discriminação de raça, de gênero e política, não deixar de existir de uma hora para outra. É uma construção de desconstrução, em busca de evolução. Só em estar, já é uma forma de resistência”, pontuou.

Cinzas da Diversidade

Além dos dias oficiais de folia, ainda há programação voltada à comunidade LGBTQIA+ na Quarta-feira de Cinzas. O Cinzas da Diversidade acontece no Polo do Ibura, Zona Sul do Recife, reunindo shows, performances de drag queens e concurso da Rainha da Diversidade, a partir das 19h. O encerramento acontece às 22h com Cybelle do Cavaco, levando samba e pagode para finalizar a programação.

G1 Pernambuco

 

Carnaval 2026: presidente Lula chega ao desfile do Galo da Madrugada no Recife

O presidente Lula (PT) iniciou o seu ‘tour’ no carnaval a partir deste sábado (14), participando do desfile do Galo da Madrugada, no Recife. Na cidade pernambucana, o mandatário ficará em um camarote restrito. Ele e a primeira-dama, Janja, chegaram ao camarote por volta das 10h deste sábado (14). Os foliões cantaram a músicas e homenagearam o petista: “Olê, olê, Olá, Lula”. Na sexta (13), Lula participou de um evento em uma fábrica de medicamentos, em Suape, no cano de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Janja foi ao carnaval do recife com o prefeito João Campos (PSB), e assistiu a shows no Marco Zero. Mais cedo, nesta sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do café da manhã do Galo, no forte Cinco Pontas, um evento que antecede o desfile. O ministro disse que Lula esta “muito feliz” de participar do Carnaval 2026 no Recife. Em 2000, antes de se eleger presidente pela primeira vez, Lula esteve no Galo da madrugada.

À tarde, o mandatário desembarcará em Salvador para acompanhar os desfiles dos trios elétricos no circuito Osmar (Campo Grande), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A expectativa é que o petista chegue no espaço às 17h.

Depois da capital baiana, o chefe de Estado segue para solo carioca, onde acompanhará o desfile dos Acadêmicos de Niterói. Na ocasião, ele será homenageado por um samba-enredo que conta a sua trajetória: “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Na noite de sexta-feira, 13, Janja esteve presente no evento do Marco Zero, palco central onde ocorrem as apresentações do carnaval de Recife. Ela não falou com a imprensa.

Programação do Galo da Madrugada

No Galo da Madrugada, serão mais de 30 atrações e são esperadas mais de 2.5 milhões de pessoas. O tema do desfile deste ano é “Frevo no Planeta Galo”, com mensagem em defesa do meio ambiente. O considerado maior bloco do mundo percorreram 6,5km.

Diario de Pernambuco/A Tarde

Lula deve visitar Recife e Salvador em maratona de carnaval

Mirando as eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai visitar as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife durante a semana de carnaval. Segundo informações do jornal O Globo confirmadas pelo Broadcast sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a intenção da maratona de viagens é mostrar vigor físico e fazer gestos de aproximação com aliados que vão concorrer aos governos estaduais. No Rio, no dia 15, Lula vai acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai disputar o Grupo Especial do carnaval carioca. O samba-enredo da agremiação faz uma homenagem ao presidente e também retrata a história da mãe dele, Dona Lindu.

Quando a escola estiver desfilando, o presidente estará no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), que é pré-candidato ao governo fluminense. Lula e Paes são aliados e Lula espera ter ele no palanque, além de obter apoio do PSD carioca. O partido conta com três presidenciáveis após a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nesta semanaNo Recife, Lula deve acompanhar o tradicional bloco do Galo da Madrugada no camarote do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que vai disputar o comando do Executivo pernambucano. No Estado, a situação eleitoral é complexa, já que o presidente quer ter tanto Campos quanto a governadora Raquel Lyra (PSD) no palanque. Os dois também querem contar com Lula nas campanhas deles.

Já em Salvador, é esperado que Lula esteja ao lado do governador e pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), durante as festividades na capital baiana. Há também a expectativa de que ele esteja acompanhado dos dois pré-candidatos ao Senado do PT, o líder do Governo na Casa, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O Globo

Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Polícia Federal (PF) que investigue o possível monitoramento ilegal de integrantes do governo de João Campos, prefeito do Recife. Sorteado relator do caso no Supremo, Mendes determinou ainda que uma apuração conduzida pelo Ministério Público de Pernambuco seja paralisada, enquanto o caso é investigado em âmbito federal.

O alvo da espionagem teria sido o secretário municipal de Articulação Política e Social da prefeitura do Recife, Gustavo Queiroz Monteiro, e seu irmão, Eduardo, que é assessor da prefeitura. Segundo a acusação feita pela gestão municipal, os dois foram monitorados e seguidos por agentes da Polícia Civil do estado, sendo que um rastreador chegou a ser instalado em um dos carros utilizados pelo secretário.

A suposta espionagem teria avançado também no meio digital, por meio da coleta de dados, incluindo “rastreamento e o reconhecimento facial”, destacou Mendes em despacho publicado na sexta-feira (30). “Não se trata, aqui, de apuração dirigida e fundamentada, mas de requisição massiva e horizontal de dados que, por sua abrangência e falta de delimitação, evidencia a prática típica, como dito, de ‘fishing expedition’”, escreveu o ministro.

A expressão fishing expedition, em inglês, se refere à chamada pesca probatória, isto é, quando uma investigação busca indiscriminadamente e sem delimitação específica por algum crime que possa eventualmente ter sido praticado por um alvo. Essa prática é ilegal no Brasil. O caso ganhou notoriedade após uma reportagem da TV Record, veiculada na semana passada, segundo a qual o rastreador teria sido instalado no carro de Monteiro em setembro do ano passado.

“A utilização de instrumentos técnicos de vigilância com finalidade política, dissociada de qualquer controle judicial, representa não apenas um desvio funcional, mas uma afronta direta aos preceitos fundamentais de inviolabilidade da intimidade, da legalidade, da impessoalidade e da igualdade de condição em disputa eleitoral”, escreveu Mendes no despacho.
O ministro determinou que a PF apure se há “indícios mínimos” da prática de crimes por agentes do estado de Pernambuco.

O caso surge no momento de pré-campanha eleitoral no estado. Campos é pré-candidato ao governo de Pernambuco, devendo enfrentar a atual governadora e pré-candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD). Os dois disputam o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo de Pernambuco nega monitoramento ilegal de adversários e afirma que as ações da Polícia Civil foram regulares, tendo sido realizadas no âmbito de investigações criminais sobre supostos desvios na prefeitura do Recife.

Agência Brasil

Em primeiro show em Pernambuco da turnê “Tempo Rei”, Gilberto Gil recebe Alceu e Elba no palco

Aos 83 anos, Gilberto Gil vem rodando o Brasil desde março com sua turnê de despedida. No repertório, ele celebra seus mais de 50 anos de carreira, relembrando sucessos de diferentes fases. A abertura acontece sempre com “Palco”, que expressa tão bem o sentimento de renovação do artista ao encontrar seu público.

Após entoar “Banda Um”, Gil apresentou “Tempo Rei”, canção que dá nome à turnê. Na hora de “Eu Só Quero um Xodó”, composição dos pernambucanos Dominguinhos e Anastacia, a sanfona do sergipano Mestrinho. Gil fez questão de elogiar o músico de sua banda, que venceu o Grammy Latino na última semana, pelo álbum em parceria com Jota.Pê e João Gomes.

“Ele que já teve tantos mestres passa a ser ele mesmo mestre entre os mestres”, afirmou a estrela da noite. “Drão”, “Realce”, “Vamos Fugir” e “Expresso 222” também estiveram no repertório de Gil, que se apresentou acompanhado de alguns familiares em sua banda e backing vocals, como o neto João Gil e os filhos Nara Gil, Bem Gil e José Gil, além da nora Mariá Pinkusfeld.

Depois que as participações especiais se despidiram do palco, o show se encaminhou para o seu encerramento. Com “Emoriô”, “Esperando na Janela” e “Toda Menina Baiana”, Gil finalizou uma noite de celebração coletiva. O ciclo de apresentações no estado conta ainda com outras duas datas: domingo (23) e a próxima sexta-feira (28).

Folha PE

Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos

Morreu no Recife, aos 42 anos, a cantora de brega e forró Vanessa Rios, ex-vocalista de bandas como Kitara, Capim Com Mel e Forró do Muído. A informação foi confirmada, neste domingo (26), pelo grupo Capim com Mel. Segundo a banda de forró, a artista estava internada no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, na Zona Norte da cidade, onde se tratava de um câncer pulmonar. Ela faleceu na noite do sábado (25).Vanessa deixa uma filha de 16 anos.

O velório de Vanessa Rios está marcado para a terça-feira (28), a partir das 10h, no Cemitério Memorial Guararapes, no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes.A cantora cresceu em Candeias, bairro de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Em 2014, participou do concurso promovido pela TV Globo e foi escolhida como vocalista da banda Kitara após a saída de Carla Alves (veja vídeo acima).

Em abril deste ano, Vanessa relembrou a participação vitoriosa no concurso, em uma entrevista para o especial de 60 anos da TV Globo exibido pelo NE1. “Voltou, assim, o filme de quando eu ganhei, né? É muito emocionante você cantar uma música e ter a resposta do público”, disse.

Nas redes sociais, a banda Capim com Mel afirmou que agradece a Vanessa “pelo profissionalismo, dedicação e legado deixado”. Em outra postagem, o vocalista da Kitara, Rodrigo Mell, também lamentou a morte da ex-companheira de banda. “Você foi uma verdadeira campeã nessa vida. Que Deus te receba em paz”, escreveu.

A banda Forró do Muído publicou uma foto de Vanessa com a frase: “Deixamos aqui o nosso profundo pesar por essa artista incrível que já fez parte da história do Forró do Muído”.

G1 Pernambuco

123