João Gomes arrasta multidão com ‘drilha junina’ em desfile pós-carnaval no Recife

Unindo duas das maiores festas populares do Nordeste, João Gomes comanda, neste domingo (22), no Centro do Recife, um cortejo que encerra o ciclo de carnaval e abre o período de São João. Com o cantor em cima de um trio elétrico, a “Drilha São João Gomes” arrasta uma multidão pela Rua da Aurora, num percurso de 800 metros.

A “drilha” é um formato de festa de rua tradicional do interior de Pernambuco. O evento tem participações de Dorgival Dantas, MC Don Juan, Zé Vaqueiro, Ruan Vaqueirinho e Mestrinho, além de um cortejo de brincantes da cultura popular, como bacamarteiros, bois e bonecos gigantes, incluindo um “bonecão” do próprio João Gomes.

A “drilha” começou por volta das 12h30, com apresentações de quadrilha junina, bonecos gigantes e um grupo de bacamarteiros, enquanto os foliões aguardavam a chegada do trio de João Gomes, que começou sua apresentação por volta das 13h35. O desfile segue do cruzamento da Avenida Mário Melo até a Avenida Norte, próximo à Ponte do Limoeiro. No show, o artista interpretou músicas de repertório próprio, como “Se for amor”, e clássicos do cancioneiro nordestino, incluindo uma versão de “Morena Tropicana”, de Alceu Valença.

João Gomes já disse, inclusive, que Alceu foi uma referência para a concepção da drilha, já que ele desfila com o bloco ‘Bicho, Maluco Beleza’ na mesma avenida. “Não sei se estou mais feliz por estar dando certo ou por ser na Rua da Aurora, onde Alceu também faz o movimento dele”, afirmou o cantor. Ao lado de Mestrinho, primeiro convidado a subir no trio, ele cantou também sucessos do carnaval como “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho.

“Para mim, é uma honra desde a vez que gravei o DVD aqui. Fiquei muito feliz sendo recebido assim, tão bem e tão longe de casa. A gente acaba se sentindo em casa porque o povo daqui é diferenciado. A galera nos acolhe, nos abraçou”, declarou João Gomes durante o show. A “drilha” começou por volta das 12h30, com apresentações de quadrilha junina, bonecos gigantes e um grupo de bacamarteiros, enquanto os foliões aguardavam a chegada do trio de João Gomes, que começou sua apresentação por volta das 13h35. O desfile segue do cruzamento da Avenida Mário Melo até a Avenida Norte, próximo à Ponte do Limoeiro.

No show, o artista interpretou músicas de repertório próprio, como “Se for amor”, e clássicos do cancioneiro nordestino, incluindo uma versão de “Morena Tropicana”, de Alceu Valença. João Gomes já disse, inclusive, que Alceu foi uma referência para a concepção da drilha, já que ele desfila com o bloco ‘Bicho, Maluco Beleza’ na mesma avenida. “Não sei se estou mais feliz por estar dando certo ou por ser na Rua da Aurora, onde Alceu também faz o movimento dele”, afirmou o cantor.

Ao lado de Mestrinho, primeiro convidado a subir no trio, ele cantou também sucessos do carnaval como “Frevo Mulher”, de Zé Ramalho. “Para mim, é uma honra desde a vez que gravei o DVD aqui. Fiquei muito feliz sendo recebido assim, tão bem e tão longe de casa. A gente acaba se sentindo em casa porque o povo daqui é diferenciado. A galera nos acolhe, nos abraçou”, declarou João Gomes durante o show.

G1 Pernambuco

Galo da Madrugada sai com 30 trios e atrações como Elba Ramalho, Priscila Senna, Chico César e Raphaela Santos

O maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, ganha as ruas do Recife neste Sábado de Zé Pereira (14). Neste ano, o tema do desfile é “Frevo no Planeta Galo”, com uma mensagem em defesa do meio ambiente. A saída do bloco acontece às 9h, do Forte das Cinco Pontas. O g1 transmite ao vivo, desde a preparação, a partir das 8h30.

O desfile conta seis carros alegóricos e 30 trios elétricos, comandados por nomes como Elba Ramalho, Raphaela Santos, Chico César, Almir Rouche e Michelle Melo (confira mais abaixo todas as atrações e participações especiais de cada trio). Os organizadores esperam atrair 2,5 milhões de pessoas.

O percurso é de 6,5 quilômetros e o homenageado do desfile deste ano é o músico Marcelo Melo, fundador do grupo Quinteto Violado. O artista virá no carro abre-alas do Galo. Como o carnaval é uma festa para todos, segundo os organizadores, 300 foliões com deficiência vão participar da abertura do desfile, ao lado do carro abre-alas. Este ano, o Galo recebe, pela primeira vez, um presidente da República em exercício. Lula, que chegou ao estado sexta (13), já confirmou presença no bloco.

G1 Pernambuco

Multidão lota os polos da folia no terceiro dia do Carnaval de Petrolina

A terceira noite do Carnaval de Petrolina 2025 reuniu milhares de foliões nas ruas, destacando a riqueza cultural e a diversidade de estilos musicais que tornam a festa única. O evento proporcionou momentos inesquecíveis de alegria e celebração, reafirmando seu lugar como a maior festa de rua da cidade. Com um ambiente vibrante, diferentes ritmos e expressões artísticas se misturaram, conectando pessoas em uma atmosfera contagiante.

A animação começou cedo no Polo Canta Coração, na Rua 21 de Setembro, com a apresentação de bloquinhos carnavalescos. A banda Novo Skema abriu os shows e colocou o público para dançar. Em seguida, o grupo Pagode da 874 comandou a festa com um repertório diversificado, agradando a todos. Uma das atrações mais esperadas da noite, Camila Yasmine, trouxe seu show Toque de Timbaleiro e não decepcionou, garantindo a animação dos foliões. Para encerrar, a Orquestra Aquarela aqueceu os corações com as tradicionais marchinhas de frevo.

O Carnaval de Petrolina já se consolidou como um dos eventos mais esperados da região, atraindo foliões de diversas cidades. O baiano Felipe Cruz, natural de Pindobaçu, escolhe Petrolina como destino da folia desde 2017. “Há oito anos venho para cá porque me sinto à vontade para aproveitar, me divertir e curtir sem preocupações. Além da programação diversificada, que agrada a todos, a festa proporciona segurança e tranquilidade. Aqui podemos nos divertir e ser felizes sem medo. Parabéns a organização por essa festa maravilhosa!”, destacou.

A diversidade de atrações é um dos grandes diferenciais do Carnaval de Petrolina. No Polo Táxi Lunar, localizado na Orla, Davi Pimenta e Super Banda abriram a festa, seguidos por Ana Costa e Pagode Segredo. O encerramento ficou por conta de Matheus Torres. Já no Polo Bicho de Sete Cabeças, conhecido como Multicultural Matingueiros, o público curtiu apresentações de Baque Opará, Esquenta Hip Hop, Banda 4Nós, Dubaia, Mádara e Banda, consolidando mais um dia memorável de folia.

Nesta terça-feira (4), o quarto e último dia de festa promete levar ainda mais foliões às ruas de Petrolina, com 13 atrações programadas para um encerramento grandioso e memorável do Carnaval. No Polo Canta Coração, localizado na 21 de Setembro, a animação ficará por conta de Fernando Júnior, Swing Samba e Visão Musical. No circuito Orla, os foliões poderão curtir as apresentações de Edênio Lima, Alan Cleber, Jucie e Thiaguinho Carvalho. Já no Polo Multicultural, a festa será embalada por Matingueiros, Radiofônica, Tributo ao Mangue, Beat com Cabelo de Serpente e o Coletivo Under Prod, garantindo muita energia e diversão

Maiara Santos/Ascom
Fotos: Deivid Menezes e Ayrton Latapiat

Carnaval 2025: Mesmo com chuva, Galo da Madrugada arrasta multidão e ferve as ruas do Recife

Nem a chuva foi capaz de apagar o fervor dos milhares de foliões que ocuparam as ruas do Centro do Recife nos 6,5 quilômetros de trajeto do Galo da Madrugada. Apesar da previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) apontar para um sábado de Zé Pereira sem chuvas, quem saiu para festejar o maior bloco de rua do mundo no Carnaval 2025 teve a alma lavada pelo frevo e o corpo pela chuva. Porém, como é tradição, não faltou animação.

O Galo da Madrugada desfilou pela 46ª vez, com alegria, tradição e uma programação musical repleta de grandes nomes, embalando o público com frevo, maracatu, brega e até rock. A alegoria principal, o icônico Galo de 4,5 metros de altura, surgiu este ano em tons de prata e dourado, simbolizando a majestade da folia pernambucana. No carro “Abre-alas”, passistas, caboclinhos e o rei e a rainha do maracatu abrilhantaram o desfile.

Outros carros alegóricos homenagearam símbolos do Carnaval do Estado, do Agreste ao Sertão, como a Pitombeira dos Quatro Cantos, a La Ursa, os bonecos gigantes de Olinda, os Caretas, os Caboclos de Lança, os Papangus e as Caiporas do Sertão. Nos trios elétricos, os artistas animaram os foliões mesmo debaixo de chuva. No Trio Selva Nua, João Gomes levou o público ao delírio ao cantar “Eu Tenho a Senha”, além de prestar uma homenagem a Chico Science.

Michel Teló e Nena Queiroga emocionaram ao entoar “Voltei Recife”, imortalizada na voz de Alceu Valença, enquanto André Rio e Gaby Amarantos fizeram um dueto com a mesma canção, além da música “Chuva de Sombrinhas”.  Já no trio da Pitú, a banda Asas da América contou com a participação de Lula Queiroga e encantou a multidão.

Maestro Forró e Toni Garrido levaram o reggae ao público, enquanto Maestro Spock e Priscila Senna fizeram os foliões saírem do chão com muito frevo. A cantora Bia Villa-Chan, já tradicional no desfile, manteve a energia em alta, acompanhada pelo passista e quadrilheiro Matheus Pimentel. E quando Elba passou, “a terra tremeu”! Homenageada do Carnaval do Recife e uma das estrelas do carnaval pernambucano, Elba Ramalho foi um dos pontos altos do desfile, principalmente quando passou pela Praça Sérgio Loreto.

Com a bandeira de Pernambuco erguida em uma sombrinha de frevo, a paraibana incendiou a multidão ao cantar “Chuva de Sombrinhas” e emocionou o público com “Deus me Proteja”, acompanhada pelo conterrâneo Chico César, autor da música, e Lula Queiroga. O frevo dividiu espaço com outros gêneros, garantindo um desfile para todos os gostos. Geraldinho Lins comandou a folia na Praça Sérgio Loreto com a “A Vida Inteira te Amar”, do colega Almir Rouche, enquanto Michelle Melo trouxe o brega recifense e agradeceu à direção do bloco por dar espaço ao gênero na programação.

Almério e Juba trouxeram o rock nacional com clássicos de Rita Lee. Já Marrom Brasileiro apostou no romantismo e fez a multidão cantar junto “Fogo e Paixão”, de Wando. Romero Ferro e Pabllo Vittar levantaram o público ao som de “São Amores”. Outras participações marcantes incluíram Cristina Amaral, que esteve à frente do trio da Secretaria da Mulher de Pernambuco, levando uma orquestra formada exclusivamente por mulheres, e Tiago Abravanel, que estreou no Galo ao lado de Gerlane Lopes com sucessos de Tim Maia.

Folha PE

Petrolina: domingo de Carnaval leva multidão às ruas

(Foto: ASCOM)

O Domingo de Carnaval (26) foi marcado pelo clima nostálgico das antigas folias carnavalescas. Quem escolheu a praça da 21 de Setembro pôde se divertir ao som da Orquestra de Frevo Novo Skema e a Banda Margaridas.

O que mais se via, eram famílias inteiras compartilhando momentos de muita alegria. Entre elas, a de dona Rosenira Sobreira, daqui de Petrolina. “Tá tudo muito legal. Entre os familiares, tem gente de Ouricuri, de São Paulo e todos estão gostando. Dizem que é uma festa diferenciada, pelo resgate de uma bela tradição”, conta a professora que aproveitou os festejos para iniciar as comemorações dos 67 anos de idade, completados nesta segunda-feira (27).

LEIA MAIS