Ainda é carnaval em Olinda; confira blocos que desfilam no final de semana na cidade

Oficialmente, o carnaval acabou na quarta-feira (18), mas em Olinda, no Grande Recife, o período carnavalesco foi pouco para os 4 milhões de foliões que passaram pelas ladeiras. Ao menos sete blocos blocos ainda desfilam ao longo deste final de semana, em diferentes bairros da cidade. Para quem ainda quer estender a folia a programação é a seguinte:.

Sábado (21)

Jardim Brasil 5 em Folia
Saída: Principais vias do bairro de Jardim Brasil
Concentração: 13h

Troça Carnavalesca Mista O Besta é Tu
Saída: Espaço Aberto – Campo de Várzea
Concentração: 13h

Bloco Eu Quero Mais
Saída: Rua Quinze de Novembro, 146
Concentração: 19h30
Trajeto: Rua 27 de Janeiro – Rua Prudente de Morais – Quatro Cantos – Rua do Amparo até o Largo do Amparo – Rua do Amparo – Quatro Cantos – Ladeira da Ribeira – Rua de São Bento.

Domingo (22)
 
Camburão da AlegriaSaída: Praça Doze de Março – Bairro Novo
Concentração: 10h

Troça Carnavalesca Mista A Lindona
Saída: Cariri
Concentração: 12h
Trajeto: Cariri (saída), Rua José Ramalho, Rua Vital Henrique , Rua Ns. Guadalupe, Amparo, Quatro Cantos (encerramento).

Bloco Ô Polvo Feio
Saída: Rua Surubim, Peixinhos
Concentração: 13h
Trajeto: Rua Surubim, Avenida Nacional, Avenida Presidente Kennedy, Ruas Paulista, Vertentes, São Sebastião e encerramento na Rua Surubim.

Troça Carnavalesca Mista O Invejado
Saída: Bar de Do
Concentração: 16h
Trajeto: – Rua do Amparo, Quatro Cantos , Amparo / Guadalupe e Varadouro

G1 Pernambuco

Carregador de boneco gigante de Wagner Moura também levou Fernanda Torres: “Pé quente”

Pelo segundo ano consecutivo, Wendel Galdino, de 34 anos, carrega nos ombros o boneco gigante de um ator indicado ao Oscar. No ano passado, desfilou e emocionou as ladeiras de Olinda no carnaval com o boneco de Fernanda Torres. Agora, conduz Wagner Moura.

Faltando pouco menos de um mês para a cerimônia do Oscar 2026, Wendel acredita que levará sorte para o filme pernambucano ‘O Agente Secreto’, que concorre em quatro categorias. Em 2025, em pleno carnaval, o longa ‘Ainda Estou Aqui’ faturou o prêmio de Melhor Filme Internacional. “Ano passado carreguei a boneca da Fernanda Torres, que ganhou um Oscar. E hoje, este ano, pé quente de novo. Agora, com Wagner Moura”, vibra o carregador.

O boneco gigante do ator baiano e o do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, que dirige ‘O Agente Secreto’, foram criados pelo Mestre Camarão. “Este ano eu fiz Wagner e Kleber, que são o tempero baiano com o tempero pernambucano”, diverte-se o artista.O boneco de Wagner possui duas vestimentas: a de gala e a blusa do bloco Pitombeira dos Quatro Cantos, que é usada por Armando, personagem do ator no longa.

Diario de Pernambuco

Pitombeira arrasta foliões e “amarela” ladeiras de Olinda após sucesso em “O Agente Secreto”

A manhã desta segunda-feira (16) começou em clima de festa e tradição nas ladeiras de Olinda, que ficaram “amareladas” com a saída da Pitombeira dos Quatro Cantos. A troça abriu o desfile reunindo foliões, passistas e orquestras de frevo no Sítio Histórico da cidade.

Neste ano, a troça levou às ruas um carro alegórico inspirado no filme “O Agente Secreto”, produção que recentemente ampliou a projeção nacional da agremiação. A concentração começou às 9h, no Largo da Prefeitura, com saída por volta das 10h. O cortejo seguiu pelas ladeiras da cidade alta, passando pela Rua 27 de Janeiro e pela sede da troça, embalado por três orquestras e pelo ritmo vibrante do frevo.

Fundada em 1947, promove anualmente um carnaval vivido nas ruas, com forte interação entre músicos, dançarinos e o público. Os fãs do bloco ficaram felizes com a repercussão após a apuração no longa e negam ter ciúmes da popularidade.

“Agora tem muito mais gente. Está mais tumultuado, mas é muito bom, porque divulga a nossa cultura, que às vezes fica meio abafada e só ganha visibilidade nessa época do ano. Com o filme, levou para o mundo todo, e as pessoas conhecem mais, até dentro do próprio Brasil”, afirma Yali Fragoso.

Projeção nacional após participação em “O Agente Secreto”

A edição deste ano é a primeira saída da troça após o destaque alcançado com a participação no longa dirigido por Kleber Mendonça Filho. Em uma das cenas do filme, o personagem interpretado por Wagner Moura aparece vestindo a tradicional camisa da Pitombeira. A breve aparição foi suficiente para despertar o interesse do público e provocar uma alta procura pelo uniforme da agremiação, que teve unidades esgotadas poucos dias após o lançamento da obra.

Turistas de diferentes locais do país ficaram curiosos para conhecer a troça, como é o caso de Itana Trindade Cruz, de 37 anos, que deixou o carnaval de Salvador para viver a folia de Olinda. “Eu tô amando, amando, amando. É muito diferente e não se compara com o carnaval de Salvador. Estar aqui embaixo e ouvir a batida da percussão é maravilhoso, a gente se arrepia o tempo todo. Salvador que me perdoe, mas ano que vem eu quero estar aqui de novo. Ver a Pitombeira dos Quatro Cantos é uma coisa que eu quis por causa do filme que eu tinha visto”, afirmou a foliã, que garantiu uma camisa da troça.

Diario de Pernambuco

Blocos e troças LGBTQIA+ ocupam ruas e reforçam diversidade no carnaval de Olinda e do Recife

Carnaval é sinônimo de festa, de alegria, de celebração, mas também é expressão popular, cultural e política. A prova disso são os diversos blocos que saem às ruas com a bandeira LGBTQIA+, como Quem Cola Entra, Maracadonna, Tesourada, Se Eu Flopar Me Beija e Transcoco.
A pauta da diversidade tem ganhado força nos últimos anos, inclusive com a criação de polos voltados para a comunidade no Recife, que tem programação até a Quarta-feira de Cinzas (18) em diferentes pontos da capital pernambucana. Embora a comunidade esteja presente em outros espaços, integrantes dos blocos defendem que pessoas LGBTQIA+ construam seus próprios grupos.

Coordenadora de comunicação do bloco Quem Cola Entra, Aída Polimeri contou ao g1 que a troça nasceu depois que uma das fundadoras sofreu um episódio de violência em Olinda. “A gente se ‘forçou’ a sair juntas para se proteger. Aquela coisa de sermos todas [mulheres com] corpos dissidentes que gostam muito de carnaval e que não queríamos aceitar ficar em casa por conta desse episódio”, explicou.

Além disso, segundo Aída, há a necessidade de garantir mais espaços para a comunidade se expressar no carnaval. “Mais troças e mais blocos declaradamente LGBT em Olinda. Foi um ano que o ‘Vai ou Racha’ [outro bloco LGBT] tinha terminado e a gente queria muito se fazer presente”.

Essa ideia de misturar carnaval com política também aconteceu por acaso em algumas situações, como é o caso do Maracadonna, que até este ano não tinha de fato se colocado como um bloco propriamente LGBTQIA+. O bloco nasceu para homenagear uma figura bastante conhecida na comunidade, a cantora Madonna, e por consequência acabou agregando ao longo do tempo um grande público LGBTQIA+.

Jo, idealizador do bloco, conta que apesar de inicialmente a ideia não ser levantar uma bandeira, mas sim fazer uma homenagem, com o passar do tempo a agremiação foi naturalmente sendo associada à causa. “Nascemos LGBTQIA+, mas fomos de fato de entender e nos posicionar dessa forma esse ano, abraçando essa causa como se fosse uma missa campal LGBT, celebrando o direito de ser livre em qualquer instância e celebrando a diva pop que mais abraça a causa. Era um desejo nosso, mas também do público”, disse.

Jô também falou da importância de reafirmar a presença desse público na rua. Segundo ele, antes o público LGBTQIA+ em Olinda ficava restrito à Rua 13 de maio, mas agora pode ocupar outros espaços dentro da festa: “O carnaval já é uma festa que abraça esse público, mas é importante reafirmar isso”.

Aída também pontuou a importância de ter um espaço com identificação: “É muito importante ter um lugar para a gente ir. Se for comparar, olha quantos blocos tem uma massa grande cis hetero, a maioria formada por pessoas cis heteros, os maiores e mais conhecidos são sempre pensados para pessoas cis heteros e a gente sempre achou que tinha corpo e força para juntar essa galera”.

Assim também como o Maracadonna, o Se Eu Flopar Me Beija, também se tornou uma troça aliada por acaso. A ideia inicial era criar uma prévia para se despedir da pessoa que, inclusive, idealizou o primeiro estandarte. Mas, de cara, mais de mil pessoas confirmaram presença.

Luca Delmas, fundador da troça, acredita que a identificação do público LGBTQIA+ se deu por conta do termo “flopar”, presente na comunidade, mas não foi só isso. A ideia cresceu, se organizou e desde 2016 virou um ponto de encontro da comunidade em meio ao carnaval. “Nunca foi objetivamente pensado um público LGBT, mas foi pensado para gente que queria se divertir, gente como a gente. Então, a gente sempre se atentou para também fazer o possível para ser lugar seguro para pessoas LGBT e mulheres. […] Todo mundo sendo o que é sem medo”, contou Luca.

Em 2019, em Igarassu, dentro do Terreiro de Candomblé e de Matrizes Africanas e afro-indígenas, Raphaela, mulher trans, teve a iniciativa de criar um grupo de coco formado por pessoas transexuais. Segundo ela, a ideia era “combater a transfobia, todos os tipos de racismo, injúria racial, racismo religioso e todas as práticas discriminatórias”. “O preconceito, a exclusão, a discriminação de raça, de gênero e política, não deixar de existir de uma hora para outra. É uma construção de desconstrução, em busca de evolução. Só em estar, já é uma forma de resistência”, pontuou.

Cinzas da Diversidade

Além dos dias oficiais de folia, ainda há programação voltada à comunidade LGBTQIA+ na Quarta-feira de Cinzas. O Cinzas da Diversidade acontece no Polo do Ibura, Zona Sul do Recife, reunindo shows, performances de drag queens e concurso da Rainha da Diversidade, a partir das 19h. O encerramento acontece às 22h com Cybelle do Cavaco, levando samba e pagode para finalizar a programação.

G1 Pernambuco

 

Galo da Madrugada sai com 30 trios e atrações como Elba Ramalho, Priscila Senna, Chico César e Raphaela Santos

O maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, ganha as ruas do Recife neste Sábado de Zé Pereira (14). Neste ano, o tema do desfile é “Frevo no Planeta Galo”, com uma mensagem em defesa do meio ambiente. A saída do bloco acontece às 9h, do Forte das Cinco Pontas. O g1 transmite ao vivo, desde a preparação, a partir das 8h30.

O desfile conta seis carros alegóricos e 30 trios elétricos, comandados por nomes como Elba Ramalho, Raphaela Santos, Chico César, Almir Rouche e Michelle Melo (confira mais abaixo todas as atrações e participações especiais de cada trio). Os organizadores esperam atrair 2,5 milhões de pessoas.

O percurso é de 6,5 quilômetros e o homenageado do desfile deste ano é o músico Marcelo Melo, fundador do grupo Quinteto Violado. O artista virá no carro abre-alas do Galo. Como o carnaval é uma festa para todos, segundo os organizadores, 300 foliões com deficiência vão participar da abertura do desfile, ao lado do carro abre-alas. Este ano, o Galo recebe, pela primeira vez, um presidente da República em exercício. Lula, que chegou ao estado sexta (13), já confirmou presença no bloco.

G1 Pernambuco

Recife e Olinda celebram aniversário nesta quarta (12) com corte de bolo, desfile, anúncios de obras e inauguração de creche

Recife e Olinda celebram 488 e 490 anos, respectivamente, nesta quarta-feira (12) e irão marcar a data com entregas de serviços, início de obras, corte de bolos, desfiles de blocos, apresentações de orquestra, missa e shows.

No Recife, a programação começa às 9h30, com a inauguração da Creche da Mustardinha. A unidade, que integra um pacote de investimentos voltado à ampliação da rede de ensino infantil, recebeu recursos na ordem de R$ 3 milhões e tem capacidade para acolher 300 crianças, contemplando turmas do berçário ao grupo V.

Em seguida, às 11h, serão iniciadas as obras de duplicação da Ladeira da Cohab, localizada no bairro da Cohab/Ibura de Cima. O serviço, que conta com um investimento de R$ 10,8 milhões, inclui também a criação de uma nova alça de acesso pela BR-101 e a contenção da encosta, além de melhorias na infraestrutura e acessibilidade da região.

Às 12h45, haverá o corte do bolo de aniversário da cidade no Restaurante Popular Naíde Teodósio, em Santo Amaro. O público atendido no local e a população em situação de vulnerabilidade cadastrada pela Prefeitura participarão do corte simbólico do bolo, que marca os 488 anos da cidade. No evento, serão distribuídas 1,4 mil fatias da sobremesa festiva. O Restaurante Naíde Teodósio fica na Rua Afonso Costa, 212, Santo Amaro. Na parte da tarde, o Paço do Frevo realizará aulas de dança nos horários de 14h, 14h40, 15h20 e 16h. As aulas acontecerão na rua, em frente ao museu, localizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Às 14h45, a Prefeitura do Recife promove a segunda edição do Encontro Conecta Recife 2025, no Mirante do Paço, das 13h às 19h. O evento é voltado exclusivamente ao debate de soluções inovadoras com foco em governos digitais (e-Gov). O encontro reunirá instituições públicas e privadas, universidades, empresas de tecnologia e startups, além de profissionais de diversas áreas, para discutir o que há de mais moderno quando o assunto é inovação no acesso aos serviços públicos. O evento segue até quinta-feira (13).

No meio da tarde, às 15h, será inaugurada a exposição Travessia, na Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna, que funciona na antiga passarela do Pina. A mostra reúne registros fotográficos de todo o processo de construção da biblioteca e ficará aberta ao público durante todo o mês de março. O espaço funciona na Rua Herculano Bandeira, com horário de atendimento das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados e domingos.

Por fim, às 20h, haverá uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel, sob a regência do maestro José Renato Accioly. Os concertos, gratuitos e oferecidos pela Prefeitura do Recife, terão ingressos disponibilizados pela internet e presencialmente.

Olinda

Celebrando seus 490 anos de história, a cidade de Olinda preparou uma programação que começa às 9h e se estende até às 21h. O município, que é Patrimônio da Humanidade, terá uma festa com corte simbólico de um bolo de 15 kg, desfiles tradicionais, missa, cortejo cultural e queima de fogos. Pela manhã, haverá uma missa em homenagem ao aniversário da cidade, na Catedral da Sé, às 9h. Das 9h às 16h, os visitantes poderão participar de uma sessão de fotos com o Homem da Meia-Noite, na Estrada do Bonsucesso.

À tarde, estão programados os seguintes desfiles:

 • 15h – Desfile do Menino da Tarde (do Largo da Igreja de Guadalupe até a sede da Prefeitura);
• 16h – Desfile da Pitombeira dos Quatro Cantos (da sede da agremiação ao Largo da Prefeitura);
• 17h – Cortejo da Família Salustiano (da Estrada do Bonsucesso até a sede da Prefeitura).

Às 17h30, acontece o Cortejo Cultural Itinerante, com bois, ursos, palhaços e brincantes da cultura pernambucana, do Largo do Bonsucesso até a Prefeitura.

Às 18h, será lançado o documentário Olinda Sacra, no Largo do Mosteiro de São Bento. Em seguida, às 18h30, haverá uma queima de fogos e o corte do bolo comemorativo.

Confira a programação dos shows no Largo da Prefeitura:

• 17h – Zuza Miranda e Thaís
• 18h – Mestra Ana Lúcia do Coco
• 19h – Gangga Barreto
• 20h – Orquestra de Bolso
• 21h – Sambadeiras

Diario de Pernambuco

Tiroteio durante show de João Gomes no carnaval de Olinda deixa sete feridos

Um tiroteio deixou sete pessoas feridas na Praça do Carmo, em Olinda, na madrugada desta quarta-feira (5). De acordo com a Polícia Militar, os disparos aconteceram durante o show de João Gomes, que fechava a programação do Polo Erasto Vasconcelos, que recebeu o palco do governo do estado “Pernambuco Meu País no Carnaval”, o principal da cidade.

O g1 teve acesso ao documento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O documento registra que a ocorrência relacionada aos disparos aconteceu por volta das 3h30. Em nota, a PM afirma que “a corporação de imediato chegou ao local e colaborou no socorro dos feridos, encaminhando-os para unidades hospitalares”.

Ainda segundo a corporação, suspeitos estariam procurando por uma outra pessoa que estava no local. Ao dispararem, atingiram foliões que também estavam na Praça do Carmo.Quatro pessoas foram encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR) e outras três foram levadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no bairro da Tabajara, em Olinda.

Entre as vítimas apontadas no documento está a turista de São Paulo Luna Martins França Pontes, de 37 anos. Ela foi atingida na região do fêmur e levada para o bloco cirúrgico do HR. Andreza Muniz dos Santos, de 29 anos, foi baleada de raspão nas nádegas. Ela foi levada ao Hospital da Restauração, onde foi medicada e liberada. Hugo Kauan da Silva Correia, de 19 anos, também estava entre os baleados e foi atingido na perna. Ele foi encaminhado ao HR. O adolescente Miguel Henrique Dias Cavalcanti, de 17 anos, foi atingido no quadril e encaminhado ao bloco cirúrgico.

Em nota, o Hospital da Restauração informou que quatro pessoas com idades entre 19 e 37 anos, vítimas de arma de fogo, em Olinda, deram entrada na Emergência Geral, na madrugada desta quarta-feira (5). Duas delas receberam alta ainda nesta manhã. Ainda segundo a unidade de saúde, um homem e uma mulher permanecem internados, mas não informa os nomes dos pacientes.

Outras três vítimas do tiroteio foram direcionadas para a UPA Tabajara. Jéssica Tainá Ferreira dos Santos, de 21 anos, Darly Franzoelly Franco Rodrigues, de 14 anos, e José Vitor Oliveira da Silva, de 19 anos, foram baleados de raspão. O relatório da PM informa que as vítimas foram medicadas e receberam alta. Em nota, a Polícia Civil afirma que “iniciou de imediato as diligências e apuração pelas tentativas de homicídios a sete pessoas entre 19 e 37 anos”. Imagens de câmeras de videomonitoramento estão sendo analisadas para ajudar na identificação dos responsáveis.

G1 Pernambuco

‘Eu só queria brincar o carnaval’: mulher denuncia agressão de policiais militares em Olinda

A publicitária Leila Perci denunciou ter sido agredida por policiais militares durante o desfile do bloco Homem da Meia-Noite, na madrugada do domingo (2), em Olinda. Ela afirma que foi empurrada e atingida com um cassetete na cabeça, costas e braços após entrar sem perceber no cordão de isolamento do bloco.

Leila registou boletim de ocorrência na Delegacia do Varadouro e passou por um exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) de Santo Amaro, no Recife. “A polícia, que deveria me proteger, me agrediu”. A publicitária conta que estava aproveitando o bloco quando, sem perceber, acabou entrando no cordão de isolamento. Ao notar que estava dentro da área restrita, foi abordada de forma agressiva.

“Eu estava no meio do bloco, já dentro do cordão de isolamento, e um policial veio até mim, me empurrou e foi extremamente grosso. Eu falei, ‘calma, meu amigo’. Quando meu amigo tentou intervir, três policiais começaram a bater nele com cassetetes”, conta Leila. Ela continua: “Quando vi o que estava acontecendo, fui até eles pedindo para pararem, e foi quando me agrediram. Eles me empurraram, me bateram com o cassetete na cabeça, nas costas, nos braços”.

Leila levou três pontos na testa. “Olhei no espelho e vi meu ombro roxo e as minhas costas com a marca de cassetete. O policial que me atendeu na delegacia até me disse que eles são orientados a não bater na cabeça, porque é muito perigoso. Mas o que me atingiu fez isso sem hesitar”, afirma. Além das marcas físicas, Leila diz que a agressão a deixou emocionalmente abalada. “Estava saindo de um tratamento contra a depressão e, agora, sinto que voltei à estaca zero”.

Ela também afirma que seu amigo, que tentou defendê-la, está machucado, mas ainda não registou boletim de ocorrência. Apesar da violência, Leila recebeu apoio imediato dos paramédicos da Prefeitura de Olinda. “Os paramédicos me deram toda a atenção, enfaixaram minha cabeça e me levaram para a UPA. Hoje (4), entraram em contato comigo oferecendo suporte psicológico através da ONG Livre de Assédio”, explica.

Leila cobra justiça e afirma que o episódio vai além da sua própria dor. “O que aconteceu comigo foi uma violência gratuita. A policia deveria estar lá para nos proteger, mas agiu com brutalidade.”, concluiu.

O que diz a Polícia Militar

O g1 procurou a Polícia Militar de Pernambuco, que se pronunciou em nota, afirmando que:  O efetivo empregado no carnaval é orientado a atuar dentro da legalidade, respeitando os cidadãos e garantindo a segurança de quem está nos polos de animação; Não há registro de denúncia formal sobre o caso; Vítimas podem formalizar a queixa junto à Corregedoria da PM, presencialmente, na Avenida Conde da Boa Vista, 428, no bairro da Boa Vista, pelo e-mail [email protected] e pelo pelo telefone (81) 3184-2772.

G1 Pernambuco

 

Em Olinda, o Oscar de Melhor Atriz é de Fernanda Torres e ponto final

E o Oscar de Melhor Atriz vai para… Fernanda Torres. Um dia antes da cerimônia do Oscar 2025, um boneco gigante da atriz brasileira se destacou pelas ladeiras de Olinda, segurando a sonhada estatueta, na manhã deste sábado (1º).

Por onde passava, em Olinda, Fernanda Torres era saudada, numa mostra do quanto os foliões estão na torcida pela brasileira. A apoteose do seu desfile foi em frente ao Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura.

Na pequena praça, ponto de encontro de diversas agremiações, Fernanda “cumprimentou” a multidão que começa a se aglomerar a espera dos blocos, sorriu, sempre exibindo a estatueta. Que a presença de Fernanda Torres em Olinda seja um prenúncio do que acontecerá na noite deste domingo (2), em Los Angeles.

Diario de Pernambuco

Mulher do Dia desfila à noite em Olinda; cortejo especial celebra 72 anos da companheira do Homem da Meia-Noite

Quem está acostumado com o Homem da Meia-Noite desfilando pontualmente no horário que lhe dá nome, pode estranhar a Mulher do Dia saindo às ruas nessa hora. Mas aconteceu. O bloco saiu em cortejo entre o Largo do Bonsucesso e o Largo do Amparo na noite desta sexta-feira.

De acordo com um dos organizadores da agremiação, Maciel Alexandre, a festividade em horário diferente faz parte de uma programação de cortejos programada pela prefeitura de Olinda. “Estamos desfilando em cortejo, por isso o horário. Mas a Mulher do Dia é mesmo do dia”, explicou. Com um vestido azul e amarelo e longos cabelos negros, a boneca gigante arrastou uma multidão pelas ruas do Sítio Histórico.

“São 72 anos de história. Ela surgiu do desejo de um grupo de amigos que sentia falta de uma representação feminina, já que só tinha o Homem da Meia-noite”, disse o presidente da agremiação, Israel Pereira.

A ligação entre os dois bonecos, a Mulher do Dia e o Homem da Meia-Noite, já tem quatro décadas. “Nos anos 80, aconteceu o casamento da Mulher do Dia com o Homem da Meia-Noite. O Menino da Tarde, que é um boneco gigante em formato de criança, é o fruto da união deles, formando uma familia”, afirmou Israel.

O presidente do bloco se emocionou ao falar do cortejo. “É uma história mágica, passada de geração em geração. Eu sou o neto, meu avô foi o fundador e eu só tenho a agradecer e trabalhar para modernizar e levar adiante essa tradição”, contou.

Além de acompanhar a orquestra, moradores que estavam nas janelas e varandas saudaram a Mulher do Dia, que se curvava em gratidão. E tudo serviu como uma prévia para o desfile oficial do bloco, que acontece no domingo (11), pontualmente ao meio-dia, com saída da Casa PE Carnaval, na Ribeira.

G1 Pernambuco

Casal é encontrado morto em Olinda; polícia suspeita de feminicídio

Crime foi registrado na Rua do Comércio (Foto: Google Street/Reprodução)

Dois corpos foram encontrados em uma residência na Rua do Comércio, no bairro São Benedito, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, na segunda-feira (10). As vítimas são um homem de 53 anos e uma mulher, de 49 anos. Eles eram casados.

A polícia trata o caso como feminicídio e morte a esclarecer. A principal suspeita da PC-PE é que o homem tenha matado a mulher a golpes de faca e na sequência, tirado a própria vida. Os corpos foram removidos ao IML.

Olinda: processo de demolição de edifício deve durar três dias

Após os bombeiros encerrarem o processo de buscas por animais que residiam no Edifício Leme, em Olinda (PE), na manhã deste domingo (30) – resgatando uma cadela com vida- teve início o processo de demolição total do prédio que desabou após um incêndio na última semana.

O processo de demolição deve durar três dias. O prédio estava interditado pela Prefeitura de Olinda desde 2000, mas pessoas sem acesso à moradia o ocupavam de maneira irregular. A responsabilidade sobre a demolição era de uma seguradora, que segundo a Prefeitura, por vezes descumpriu as orientações.

Bombeiros encontram corpo de mulher nos escombros de prédio que desabou em Olinda

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco resgatou, no começo da tarde desta sexta-feira (28), mais um corpo nos escombros do prédio que desabou em Olinda, Região Metropolitana do Estado. Com isso, sobem para três o número de mortos.

A vítima mais recente é uma mulher, encontrada na área central dos escombros. Não foram divulgadas informações sobre a identidade da vítima. Mais cedo, os bombeiros resgataram cinco pessoas. Desse total, duas pessoas já tiveram alta hospitalar.

Paulo Câmara acompanha abertura do carnaval em Olinda

(Foto: Heudes Regis/SEI)

O carnaval já começou nas capitais do Nordeste e em Pernambuco, a folia foi aberta no município de Olinda, com o cortejo do Homem da Meia Noite. Paulo Câmara (PSB) marcou presença no evento e celebrou os bons números já vistos no Estado na folia.

São esperadas 3,7 milhões de foliões apenas nas ladeiras de Olinda. “Vamos ter mais um carnaval de muita alegria em Pernambuco, mantendo a tradição de fazer uma festa de paz. As pessoas podem ir às ruas e se divertir, está tudo pronto, só esperando pela alegria do povo pernambucano“, disse Câmara.

Outro importante polo carnavalesco é Recife, com o Galo da Madrugada tomando as ruas no final de semana. Nesse ano o Estado tem investido na ação “Bora Pernambucar”, incentivando o turismo local.

Prédio racha ao meio e moradores tentam retirar pertences em Olinda

(Foto: Reprodução)

Por volta das 22h desta quinta-feira (10) um edifício abandonado, partiu ao meio no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda. O imóvel estava interditado há 15 anos, mas foi invadido por famílias.

O imóvel estava fechado, mas ainda servia de ponto de moradia improvisada. Apesar da gravidade dos danos na estrutura, não houve feridos na ocorrência. De acordo com a Defesa Civil de Olinda, o edifício está isolado para realização de perícia.

A expectativa é que o imóvel seja demolido. Por causa dos danos, o edifício ficou escorado em uma edificação vizinha.

Com informações do G1