Tradição, cultura e muito arrasta-pé marcaram primeiro dia do “Juazeiro Aqui Tem Forró” na Avenida Flaviano Guimarães

Juazeiro já está no clima do São João. Nesta sexta-feira (12), aconteceu mais uma edição do “Juazeiro Aqui Tem Forró” no polo da Avenida Flaviano Guimarães, levando a tradição e a cultura nordestina para todos os cantos do município, da sede ao interior. Com decoração típica da época, a avenida foi transformada em um grande arraiá a céu aberto, fazendo com que o público entrasse de vez no clima junino.

O trio Xote do Vale abriu os festejos da primeira noite com o autêntico forró pé de serra. Em seguida, o filho da terra, o sanfoneiro Flávio Baião, deu continuidade à programação com uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. “Estou no terreiro da minha casa. Nasci nesta avenida e é uma satisfação participar dessa festa e levar a alegria do São João para esse povo”, destacou o sanfoneiro, morador da Avenida Flaviano Guimarães.

A festa continuou com a cantora Mariana Aydar, que uniu a sofisticação da MPB às raízes da música nordestina, animando ainda mais o público. “Em Juazeiro eu me sinto em casa. Amo estar aqui nessa cidade maravilhosa. Já tomei banho no Rio São Francisco e agora estou nesta festa linda, sentindo essa energia gostosa desse público maravilhoso”, afirmou a artista. A programação da noite seguiu com Júlio do Acordeon e o sanfoneiro Ivan Greg, que encerraram com chave de ouro a primeira noite do evento no polo da Flaviano Guimarães.

A primeira noite do evento foi marcada pela presença de público de todas as idades, que aproveitou a festa em um clima de alegria, harmonia e paz. O administrador Felipe Castro veio com a esposa, Márcia, e o filho, Nico, diretamente de Ubatuba (SP), para prestigiar os festejos juninos no Vale do São Francisco. “Vim com minha família prestigiar a festa junina da região e estou encantado com o que estou vendo em Juazeiro. É uma energia muito boa, com todos curtindo a festa com muita alegria”, comentou.

A noite também foi especial para os casais que celebraram o Dia dos Namorados ao som do forró. Muitos aproveitaram o clima romântico para dançar agarradinhos e comemorar a data. Foi o caso de Ricardo de Souza e Denise, que aproveitaram a festa para cair no arrasta-pé. “Nada melhor do que comemorar o Dia dos Namorados dançando forró juntinho com minha esposa”, disse Ricardo.

Durante o evento, diversos serviços foram ofertados ao público. Entre eles, a vacinação contra a influenza (gripe), que foi aproveitada por muitos participantes. A estudante Gabriele da Silva foi uma das pessoas que garantiu a imunização durante a festa. “Devido aos estudos e ao trabalho durante o dia, não tive tempo de ir tomar a vacina. Quando cheguei à festa e vi que estava acontecendo a vacinação, aproveitei para me imunizar e me proteger neste São João”, relatou.

O evento também contou com a presença da equipe do Observatório dos Direitos da Mulher, que realizou ações de conscientização junto ao público, com distribuição de materiais informativos, adesivagem e monitoramento de possíveis situações de violência. A iniciativa reforça o compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero, garantindo mais segurança e acolhimento durante os festejos juninos.

As festa continuam neste sábado (13). A partir das 18h, acontece o Concurso de Quadrilhas Juninas, no Colégio Paulo VI. Já às 19h, o polo da Flaviano Guimarães contará com a transmissão do jogo da Seleção Brasileira em um telão. Em seguida, sobem ao palco Sérgio do Forró, Maciel Melo, Sebastian Silva, Gel Barbosa e Jaidete, encerrando a programação da noite. O “Juazeiro Aqui Tem Forró” é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), com apoio do Governo do Estado da Bahia, valorizando e fortalecendo as tradições da cultura nordestina.

Ascom

Toni Garrido encerra 17° Salgueiro Moto Fest e marca sucesso de mais uma edição do evento

Chegou ao fim na madrugada deste domingo (17), o 17° Salgueiro Moto Fest, um dos maiores encontros de motociclistas de Pernambuco e do Nordeste. O cantor e compositor Toni Garrido, acompanhado da banda Cidade Negra, encerrou o evento, marcando o sucesso de mais uma edição do encontro, que tem apoio da prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Garrido subiu ao palco do Polo Bomba após shows de muita qualidade técnica e talento das bandas Sistema em Caos, de Salgueiro, e Macfly Band, de Recife. Ambas começaram suas apresentações cantando ‘Beat It’, de Michael Jackson, artista.em alta por conta de sua cinebiografia recém-lançada nos cinemas.

O líder da Cidade Negra iniciou seu show com o sucesso ‘Pensamento’, e emendou outros hits de sua carreira, como ‘Onde Você Mora’, ‘Firmamento’, ‘Girassol’ e ‘A Sombra da Maldade’. Ele ainda quebrou o protocolo, incluindo duas músicas de forró/xote no repertório, mostrando versatilidade e afirmando que os motociclistas não gostam só de rock.

Programação ampla e grande estrutura – O 17° Salgueiro Moto.Fest começou na noite de quinta-feira, 14,  no Polo Bomba, onde foi instalada uma estrutura de palco, som, luz, estandes e praça de alimentação para a receptividade dos motociclistas e do público. A programação da primeira noite contou com Moto Culto da banda Águias de Cristo, que voltou a se apresentar no evento na noite de sábado, 16, juntamente com o Ministério de Louvor e Bless Band no Polo Alternativo, na Academia das Cidades.

Na sexta-feira (15), houve mais um momento religioso, com uma celebração católica comandada pelo Grupo de Oração da Imaculada Conceição (GOIC). Em seguida, Joãozinho Dantas e a banda O Disco, cover de Roupa Nova, subiram ao palco do Polo Bomba. No sábado, encerrando a programação, além dos shows musicais, o evento teve passeio de motociclistas pelas ruas e avenidas da cidade e a tradicional confraternização dos motoclubes, com muita cerveja e churrasco para os motociclistas. Esse momento é conhecido como ‘o maior 0800 do Nordeste’ entre o público do motociclismo.    O Salgueiro Moto Fest é uma realização dos motoclubes do município, com apoio da Prefeitura de Salgueiro, do Governo de Pernambuco e parceiros da iniciativa privada.

Ascom

Toni Garrido volta a Salgueiro depois de 17 anos e encerra programação artística do encontro de motociclistas da cidade neste sábado

O multiartista Toni Garrido, da banda Cidade Negra, está de volta a Salgueiro depois de 17 anos para apresentar seu show ‘Baile Free’ no encerramento da programação artística do 17° Salgueiro Moto Fest na noite deste sábado (16). Ele já esteve na cidade em 2009, como uma das principais atrações do Carnaval no Polo Bomba.

Cantor, compositor, instrumentista, ator e apresentador, Garrido é um artista completo, que esbanja presença de palco, simpatia e carisma por onde passa. Hoje, ao subir ao palco principal do encontro de motociclistas de Salgueiro como última atração da noite no Polo Bomba, ele cantará sucessos que o consagraram nacionalmente, como “Onde Você Mora”, ‘Girassol’, ‘A Sombra da Maldade’, ‘Pensamento’, ‘Firmamento’, ‘A Estrada’ e ‘A Cor do Sol’.

Em vídeo enviado à organização do evento, o artista carioca falou sobre a expectativa para o show. “Vai ser demais. Eu que adoro, que amo minhas motos, que amo a estrada, vou estar com as pessoas que entendem, que gostam [de motos], os motociclistas de verdade, com as motos, as máquinas e todo universo da moto”, disse.

Além do show principal de Toni Garrido, a programação do Salgueiro Moto Fest deste sábado conta com passeio dos motociclistas pela cidade; confraternização dos motoclubes no Clube das Acácias, com muita cerveja, churrasco e música ao vivo; apresentações musicais no Polo Alternativo, na Academia das Cidades, com as bandas Águias de Cristo, Ministérios de Louvor e Bless Band; e shows de Sistema em Caos e McFly no Polo Bomba, antecedendo a atração mais aguardada. O Salgueiro Moto Fest está sendo realizado pelos motoclubes da cidade em parceria com a prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Ascom

Última noite de shows da ExpoRajada foi marcada por forró, romantismo e nostalgia

Petrolina iniciou seu ciclo junino em Rajada, com muita alegria, paz e bons negócios na 13ª edição da Feira de Exposições de Caprinos e Ovinos, a ExpoRajada. Como esperado, a segunda noite de shows foi marcada por uma mistura de forró, romantismo e nostalgia com as atrações da noite para comemorar os 95 anos da localidade.

Os filhos da terra, os irmãos Adãozinho de Rajada e Katin, que têm mais de 30 anos de carreira, foram a primeira atração da noite. Em seu repertório, além de canções próprias, a dupla cantou grandes sucessos do forró autêntico e muito dançante. Entre uma música e outra, como forma de incentivo, os artistas convidaram jovens talentos locais a se apresentarem com eles no palco. Katin destacou a felicidade em cantar em sua terra. “Além de ser um orgulho tocar e cantar para o povo da nossa Rajada, nessa festa linda e animada, levaremos sempre com a gente essa missão de incentivar aqueles jovens que desejam seguir carreira e fazer sucesso na música”, disse.

A segunda atração da noite foi Willy Vaqueiro, que fez a sua estreia no evento. E o que não faltou foi animação,  o artista colocou o público para cantar, dançar e “sofrer” com um estilo que mistura o ritmo da vaquejada e o brega romântico, bem como o forró e o piseiro. No final do show o artista agradeceu a receptividade do público. “Gostaria de agradecer ao convite de vir tocar em Petrolina, em Rajada, agradecer a todos vocês presentes aqui hoje e espero poder voltar mais vezes a Petrolina”, falou.

A terceira e última atração foi a banda de forró Matruz com Leite, que trouxe a nostalgia do forró do início dos anos 90 para avenida que estava lotada. Considerada a pioneira do forró eletrônico, o grupo já subiu ao palco cantando um dos seus grandes sucessos, “A Praia”, seguindo logo depois com a música “Cara Metade”. No repertório não poderiam faltar clássicos como, “Meu Vaqueiro Meu Peão” e “Saga de Um Vaqueiro”, além de outras músicas que continuam fazendo a alegria dos fãs ao longo dos 35 anos de carreira da Banda. “Uma festa muita linda e a Mastruz veio abrilhantar ainda mais. Cresci ouvindo e gosto muito do repertório, muito animado e que faz a gente dançar e cantar. Muito bom mesmo”, destacou a estudante Ana Luiza.

Ascom

Copo térmico, cooler, caixa térmica e capacete: o que é proibido na ‘drilha’ de João Gomes no Recife

Fechando o ciclo do carnaval 2026, a Drilha São João Gomes antecipa os festejos juninos e leva uma tradição do interior de Pernambuco para a Rua da Aurora, no Centro do Recife, no domingo (22), a partir das 11h. O evento, comandado pelo cantor João Gomes, terá uma série de restrições para garantir mais segurança, segundo os organizadores.

De acordo com a Polícia Militar, foi montada uma operação especial de segurança, com controle de acesso em dois pontos de bloqueio nas vias que dão acesso ao percurso, de cerca de 800 metros (saiba mais abaixo).

Segundo a organização da “drilha”, não será permitido entrar no evento com: coolers, caixa térmica ou similar; copo térmico;
mesas e cadeiras; capacetes; garrafas e utensílios de vidro; armas de fogo; objetos cortantes; fogos de artifício esprays.

Percurso – A Drilha São João Gomes acontece na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Além do cantor João Gomes, a programação conta com shows de Dorgival Dantas, MC Don Juan, Zé Vaqueiro, Ruan Vaqueirinho e Mestrinho. Também tem cortejos de brincantes.

Segundo a Polícia Militar, o esquema conta com 309 policiais militares. Desse total, 259 vão atuar a pé dentro da área do evento. Também haverá reforço de unidades especializadas.O percurso tem cerca de 800 metros, com início no cruzamento da Avenida Mário Melo com a Rua da Aurora, e segue até a Avenida Norte, nas proximidades da Ponte do Limoeiro. Algumas vias serão fechadas para veículos, incluindo carros de aplicativo. Em outros pontos, o acesso será exclusivo para pedestres, com revista de segurança.

G1 Pernambuco

Em primeiro show em Pernambuco da turnê “Tempo Rei”, Gilberto Gil recebe Alceu e Elba no palco

Aos 83 anos, Gilberto Gil vem rodando o Brasil desde março com sua turnê de despedida. No repertório, ele celebra seus mais de 50 anos de carreira, relembrando sucessos de diferentes fases. A abertura acontece sempre com “Palco”, que expressa tão bem o sentimento de renovação do artista ao encontrar seu público.

Após entoar “Banda Um”, Gil apresentou “Tempo Rei”, canção que dá nome à turnê. Na hora de “Eu Só Quero um Xodó”, composição dos pernambucanos Dominguinhos e Anastacia, a sanfona do sergipano Mestrinho. Gil fez questão de elogiar o músico de sua banda, que venceu o Grammy Latino na última semana, pelo álbum em parceria com Jota.Pê e João Gomes.

“Ele que já teve tantos mestres passa a ser ele mesmo mestre entre os mestres”, afirmou a estrela da noite. “Drão”, “Realce”, “Vamos Fugir” e “Expresso 222” também estiveram no repertório de Gil, que se apresentou acompanhado de alguns familiares em sua banda e backing vocals, como o neto João Gil e os filhos Nara Gil, Bem Gil e José Gil, além da nora Mariá Pinkusfeld.

Depois que as participações especiais se despidiram do palco, o show se encaminhou para o seu encerramento. Com “Emoriô”, “Esperando na Janela” e “Toda Menina Baiana”, Gil finalizou uma noite de celebração coletiva. O ciclo de apresentações no estado conta ainda com outras duas datas: domingo (23) e a próxima sexta-feira (28).

Folha PE

ExpoSerrita conta com exposição, shows e serviços gratuitos neste fim de semana

Será realizada neste sábado (22) e domingo (23) mais uma edição da ExpoSerrita, no Sertão de Pernambuco. A programação do evento inclui a chegada de animais para exposição, torneio leiteiro, oficinas, palestras e dois dias de shows com atrações como Rey Vaqueiro e Desejo de Menina. Nesta edição, a comunidade de Serrita e os visitantes também terão à disposição serviços essenciais de saúde e assistência social gratuitos durante todo o evento.

Programação de Shows
Sábado (22)
Rodrigo Xonado
Forró de Nois
Rey Vaqueiro

Domingo (23)
Renan Domingues
Paulo Breno
Desejo de Menina

Serviços Oferecidos
Saúde
Atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem;
Testes rápidos, aferição de pressão, vacinação e ventosaterapia;
Mamografias e ultrassonografias;
Coleta de exame PSA para agricultores a partir de 40 anos (em parceria com o Laboratório LASAC);
Suporte de emergência 24 horas.

Desenvolvimento Social
Cidadania: Emissão de RG e segunda via de documentos.
Programas Sociais: Cadastro Único e ações da Coordenadoria da Mulher.
Bem-estar: Corte de cabelo, maquiagem e trancistas.
Lazer Infantil: Brinquedoteca, pintura de rosto e atividades de recreação.

G1 Petrolina

Joelma arranca microfone de fã após crítica e é detonada: “Horrível”

Durante um show em Manaus, no Amazonas, no final de semana, a cantora Joelma protagonizou uma polêmica. Ela arrancou o microfone das mãos da mulher após não gostar do que ouviu. Em seguida, ela expulsou a espectadora do palco. A atitude da artista fez com que ela fosse criticada.

Tudo aconteceu durante um momento que um grupo de fãs subiu ao palco. Uma das jovens pegou um microfone e criticou a atual fase de Joelma, dizendo que o público só gosta das músicas da banda Calypso. A cantora não faz parte do grupo há mais de dez anos. “A gente não gosta das músicas quando outro cantor canta, a gente gosta de todas as músicas da Calypso. A gente gosta! Sabe quais são as músicas que a gente gosta?”, disse a jovem. A fã foi interrompida por Joelma, que tirou o microfone das mãos da fã e, logo depois, a expulsou do palco.

Nas redes sociais, a reação de Joelma foi críticas. “A verdade é que ela troca de roupa umas três vezes. Nessa hora entra um cantor e canta 5 músicas de outros artistas ou então a filha dela que canta. Ou seja, num show de 1h30, a Joelma mesmo só canta uns 40 minutos”, disparou uma pessoa.

“Fui ao show por insistência dos meus amigos, que falaram que era bom demais, que era animado, mas sinceramente…. Um dos piores shows da minha vida. Mas tem gosto pra tudo, e respeito! Reconheço também o legado dela, a performer que ela é, mas o show é horrível”, escreveu outra.

A Tarde

Espetáculo de drones e mistura musical marcaram a sétima noite do São João de Petrolina

O Pátio de Eventos Ana das Carrancas foi novamente palco de uma noite inesquecível neste sábado (21). O São João de Petrolina contou com repertório diversificado que uniu forró, piseiro, eletrônico e sertanejo, consolidando o evento como um dos maiores do país.

A programação começou com Arthurzinho, carinhosamente conhecido como a ‘Águia dos Paredões’. Com uma energia contagiante e um repertório que mistura vaquejada, piseiro e forró, o artista petrolinense animou o público. Na sequência, o cearense Àvine Vinny assumiu o palco e fez o público dançar ao som do seu forró eletrônico.

João Gomes foi a terceira atração a se apresentar. O artista pernambucano, um dos maiores nomes do piseiro, levou o público ao delírio com um show cheio de energia, carisma e hits que estão na boca do povo. Na sequência, foi a vez de Xand Avião fazer todo mundo tirar o pé do chão. O comandante do forró entregou um repertório animado, cheio de clássicos da música nordestina e músicas atuais, ninguém ficou parado.

Alok foi a penúltima atração a subir ao palco do Pátio de Eventos Ana das Carrancas e surpreendeu o público ao transformar o maior São João do Brasil em uma verdadeira balada eletrônica a céu aberto. Misturando batidas, efeitos visuais e muita energia, Alok levou uma experiência única para a festa. Um dos momentos mais aguardados da apresentação foi o espetáculo de drones. Cerca de 300 drones tomaram conta do céu de Petrolina, formando imagens que representam a cultura nordestina. Sanfona, Carranca e até o rosto de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, ganharam forma em um show aéreo que arrancou aplausos e encantou o público.

Encerrando essa noite memorável, Gusttavo Lima subiu ao palco e, com sua voz inconfundível, levou o romantismo e o sertanejo para embalar os corações apaixonados, consolidando seu status de destaque no evento. Com segurança, estrutura impecável e uma programação de tirar o fôlego, o melhor São João do Brasil segue com mais emoções neste domingo (22) com as seguintes atrações: Luan Santana, Bruno & Marrone, Mari Fernandes, Calcinha Preta, Jonas Esticado e Bruno & Denner.

Ascom

Polícia prende suspeito de planejar ataque a bomba no show de Lady Gaga

Um ataque a bomba, que tinha como alvo o show da cantora Lady Gaga, na noite desse sábado (03), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi frustrado após uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça.

Os agentes prenderam um suspeito e um adolescente. O grupo alvo da ação disseminava discurso de ódio e preparava um plano, principalmente contra crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+. De acordo com informações do G1, o plano era tratado como um “desafio coletivo”, para obter notoriedade nas redes sociais.

A operação, denominada de “Fake Monster”, foi planejada a partir de uma investigação que identificou que os suspeitos estavam recrutando participantes para promover ataques com uso de explosivos improvisados e coquetéis molotov. O homem que seria o chefe do grupo foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, um adolescente foi apreendido por armazenamento de pornografia infantil.

Ainda de acordo com o G1, na operação foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra nove alvos nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé, no Rio; Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista, em São Paulo; São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul; e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso.

Nos endereços dos alvos foram apreendidos dispositivos eletrônicos e materiais que serão analisados. Os alvos da operação atuavam em plataformas digitais, promovendo a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos como forma de desafio entre jovens.

Diario de Pernambuco

Feira da agricultura familiar de Baraúna terá show de Manoel da Paixão neste domingo (6)

A III Feira da Agricultura Familiar de Baraúna, no distrito de Rajada, em Petrolina, será realizada a partir das 8h, neste domingo (06). O evento busca fortalecer a comercialização dos produtos produzidos por agricultores e empreendedores locais, além de fomentar a economia da região.

A feira reúne agricultores familiares e pequenos produtores da comunidade e de áreas vizinhas. Serão comercializados produtos frescos, como frutas, hortaliças, leite, queijos, mel, além de artesanatos e produtos derivados da produção local. O evento também contará com a apresentação musical de Manoel da Paixão.

A Feira da Agricultura Familiar é realizada pela Associação dos Produtores Rurais de Baraúna (ASPRORB), através da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina). O evento se consolidou como um espaço de fortalecimento da economia local, gerando oportunidades para os pequenos produtores e incentivando o consumo de produtos regionais.

G1 Petrolina

Tiroteio durante show de João Gomes no carnaval de Olinda deixa sete feridos

Um tiroteio deixou sete pessoas feridas na Praça do Carmo, em Olinda, na madrugada desta quarta-feira (5). De acordo com a Polícia Militar, os disparos aconteceram durante o show de João Gomes, que fechava a programação do Polo Erasto Vasconcelos, que recebeu o palco do governo do estado “Pernambuco Meu País no Carnaval”, o principal da cidade.

O g1 teve acesso ao documento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O documento registra que a ocorrência relacionada aos disparos aconteceu por volta das 3h30. Em nota, a PM afirma que “a corporação de imediato chegou ao local e colaborou no socorro dos feridos, encaminhando-os para unidades hospitalares”.

Ainda segundo a corporação, suspeitos estariam procurando por uma outra pessoa que estava no local. Ao dispararem, atingiram foliões que também estavam na Praça do Carmo.Quatro pessoas foram encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR) e outras três foram levadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no bairro da Tabajara, em Olinda.

Entre as vítimas apontadas no documento está a turista de São Paulo Luna Martins França Pontes, de 37 anos. Ela foi atingida na região do fêmur e levada para o bloco cirúrgico do HR. Andreza Muniz dos Santos, de 29 anos, foi baleada de raspão nas nádegas. Ela foi levada ao Hospital da Restauração, onde foi medicada e liberada. Hugo Kauan da Silva Correia, de 19 anos, também estava entre os baleados e foi atingido na perna. Ele foi encaminhado ao HR. O adolescente Miguel Henrique Dias Cavalcanti, de 17 anos, foi atingido no quadril e encaminhado ao bloco cirúrgico.

Em nota, o Hospital da Restauração informou que quatro pessoas com idades entre 19 e 37 anos, vítimas de arma de fogo, em Olinda, deram entrada na Emergência Geral, na madrugada desta quarta-feira (5). Duas delas receberam alta ainda nesta manhã. Ainda segundo a unidade de saúde, um homem e uma mulher permanecem internados, mas não informa os nomes dos pacientes.

Outras três vítimas do tiroteio foram direcionadas para a UPA Tabajara. Jéssica Tainá Ferreira dos Santos, de 21 anos, Darly Franzoelly Franco Rodrigues, de 14 anos, e José Vitor Oliveira da Silva, de 19 anos, foram baleados de raspão. O relatório da PM informa que as vítimas foram medicadas e receberam alta. Em nota, a Polícia Civil afirma que “iniciou de imediato as diligências e apuração pelas tentativas de homicídios a sete pessoas entre 19 e 37 anos”. Imagens de câmeras de videomonitoramento estão sendo analisadas para ajudar na identificação dos responsáveis.

G1 Pernambuco

Réveillon de Sento-Sé começa hoje (31) com shows de Silvanno Salles, Rodrigão e Kevi Jonny

Começa hoje (31) a programação oficial do Réveillon 2025 de Sento Sé. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, acontece no Espaço de Eventos, localizado na Avenida Raul Alves e na primeira noite de shows terá atrações como: Silvanno Salles, Rodrigão e Kevi Jonny.

Intitulado como o “Maior e Melhor Réveillon do Vale do São Francisco”, a festa, que já se consolidou como uma das mais aguardadas da região, promete dois dias de celebrações marcantes. Na segunda noite de festa, que acontece na quarta-feira (01), a renomada atração gospel, a Banda Catedral, promovendo um momento de fé e reflexão para abrir o ano com esperança.

“Convido toda a população de Sento-Sé e região para participar do nosso Réveillon 2025, uma festa preparada com muito carinho para celebrarmos juntos a chegada de um novo ano. Com grandes atrações e uma estrutura especial, garantimos momentos de alegria, fé e confraternização para todos. Venham viver essa experiência única e iniciar 2025 com muita energia e emoção ao lado de amigos e familiares”, declarou a prefeita Ana Passos.

 

A festa

Criado em 2017 como uma iniciativa pioneira da gestão Ana Passos, o Réveillon de Sento-Sé tornou-se referência no calendário de eventos do Vale do São Francisco, atraindo público de diversas cidades e até de outros estados. A montagem da estrutura da festa foi iniciada no dia 27 de dezembro e conta com palco, barracas, banheiros, camarim, elevados para policiamento, barricadas e fechamento. O evento aquece o comércio local e fortalece o turismo regional.

 

 

 

Gardennia Garibalde/Ascom

Homem é morto durante show de Wesley Safadão no litoral do Piauí; esposa da vítima ficou ferida

Marcos Alves de Souza, de 41 anos, morreu durante um tiroteio no show do cantor Wesley Safadão na madrugada do domingo (29) em Luís Correia, a 340 km de Teresina. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima era de Fortaleza (CE), e a festa foi interrompida após o assassinato, por volta de 1h50.

Segundo a polícia, Marcos tinha um mandado de prisão em aberto, e a esposa disse à PM que ele “havia matado uma pessoa no Ceará”. O 24º Batalhão da Polícia Militar (24º BPM) não soube informar se o mandado em aberto é relativo ao assassinato mencionado pela mulher dele.

Marcos estava com a esposa, filho, nora e outras pessoas, conforme a organização do evento. Ao tentar entrar no local do show, foi barrado pelos seguranças por estar com bebidas. Foi então que um tumulto se formou do lado de fora da festa. Quando a confusão aconteceu o show do cantor Wesley Safadão já estava acontecendo. A festa era gratuita e havia grades e tapumes que limitavam a entrada do público para que houvesse a revista de pessoas e objetos.

A PM informou ao g1 que não foram identificados os atiradores ou de onde saiu o tiro que matou Marcos. A esposa da vítima também ficou ferida. Ela disse para a polícia que o marido estava armado, mas a arma não foi encontrada. A companheira de Marcos foi encaminhada ao hospital. Inicialmente, segundo a polícia, ela apresentou uma identidade falsa. O nome dela verdadeiro não foi informado pela PM.

A Polícia Civil do Piauí investiga o caso.

G1 Globo

Mostra Via Sertão tem programação gratuita em Senhor do Bonfim (BA)

A capital baiana do forró, Senhor do Bonfim (BA), recebe essa semana a Mostra Via Sertão, que oferece uma programação cultural gratuita para a população. Foram realizados espetáculos e oficinas para crianças de escolas públicas. Amanhã, sábado (7), a partir das 19h, haverá uma programação aberta à toda comunidade na Estação Ferroviária com show do Grupo Semi-áridas e performance do bailarino Zezinho Lécter, além de uma exposição de Edi Damasceno.

A programação começou na última quarta-feira (4) com uma oficina de desenho na Escola Municipal Cândido Felix ministrada por Edi Damasceno. Na sexta-feira (6), as ações foram realizadas na comunidade quilombola do Tijuaçu, uma oficina de teatro para crianças de escola pública com Thom Galiano, o espetáculo teatral “Meninas Valentes” e a dança “Eu Cá Com Meus Botões”.

Essa é a segunda edição da mostra realizada pela Pipa Produções na cidade, que teve a primeira de forma virtual em 2021. “Estamos muito contentes por poder mais uma vez realizar diversas ações em Senhor do Bonfim e retomar essa proposta de levar arte para diversos espaços”, diz a coordenadora artística Natália Agla.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Adriano Alves

12