Após shows polêmicos, Nattan e Vicente Nery pedem desculpas ao público

Nattan e Vicente Nery recorreram às redes sociais para pedir desculpas após apresentações que repercutiram negativamente durante eventos juninos

Dois episódios envolvendo artistas durante festas juninas ganharam repercussão nas redes sociais nos últimos dias. Os cantores Nattan e Vicente Nery usaram a internet para pedir desculpas ao público após apresentações marcadas por comportamentos que geraram críticas.

O primeiro caso foi o de Nattan, durante o São João de Maracanaú, no Ceará. Vídeos mostraram o cantor visivelmente alterado durante o show. Após a repercussão, ele publicou um vídeo admitindo que exagerou no consumo de bebida alcoólica antes de subir ao palco e reconheceu que não conseguiu entregar o espetáculo no padrão que costuma apresentar aos fãs. O artista prometeu retornar à cidade para realizar uma apresentação gratuita.

LEIA MAIS

Toni Garrido encerra 17° Salgueiro Moto Fest e marca sucesso de mais uma edição do evento

Chegou ao fim na madrugada deste domingo (17), o 17° Salgueiro Moto Fest, um dos maiores encontros de motociclistas de Pernambuco e do Nordeste. O cantor e compositor Toni Garrido, acompanhado da banda Cidade Negra, encerrou o evento, marcando o sucesso de mais uma edição do encontro, que tem apoio da prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Garrido subiu ao palco do Polo Bomba após shows de muita qualidade técnica e talento das bandas Sistema em Caos, de Salgueiro, e Macfly Band, de Recife. Ambas começaram suas apresentações cantando ‘Beat It’, de Michael Jackson, artista.em alta por conta de sua cinebiografia recém-lançada nos cinemas.

O líder da Cidade Negra iniciou seu show com o sucesso ‘Pensamento’, e emendou outros hits de sua carreira, como ‘Onde Você Mora’, ‘Firmamento’, ‘Girassol’ e ‘A Sombra da Maldade’. Ele ainda quebrou o protocolo, incluindo duas músicas de forró/xote no repertório, mostrando versatilidade e afirmando que os motociclistas não gostam só de rock.

Programação ampla e grande estrutura – O 17° Salgueiro Moto.Fest começou na noite de quinta-feira, 14,  no Polo Bomba, onde foi instalada uma estrutura de palco, som, luz, estandes e praça de alimentação para a receptividade dos motociclistas e do público. A programação da primeira noite contou com Moto Culto da banda Águias de Cristo, que voltou a se apresentar no evento na noite de sábado, 16, juntamente com o Ministério de Louvor e Bless Band no Polo Alternativo, na Academia das Cidades.

Na sexta-feira (15), houve mais um momento religioso, com uma celebração católica comandada pelo Grupo de Oração da Imaculada Conceição (GOIC). Em seguida, Joãozinho Dantas e a banda O Disco, cover de Roupa Nova, subiram ao palco do Polo Bomba. No sábado, encerrando a programação, além dos shows musicais, o evento teve passeio de motociclistas pelas ruas e avenidas da cidade e a tradicional confraternização dos motoclubes, com muita cerveja e churrasco para os motociclistas. Esse momento é conhecido como ‘o maior 0800 do Nordeste’ entre o público do motociclismo.    O Salgueiro Moto Fest é uma realização dos motoclubes do município, com apoio da Prefeitura de Salgueiro, do Governo de Pernambuco e parceiros da iniciativa privada.

Ascom

Toni Garrido volta a Salgueiro depois de 17 anos e encerra programação artística do encontro de motociclistas da cidade neste sábado

O multiartista Toni Garrido, da banda Cidade Negra, está de volta a Salgueiro depois de 17 anos para apresentar seu show ‘Baile Free’ no encerramento da programação artística do 17° Salgueiro Moto Fest na noite deste sábado (16). Ele já esteve na cidade em 2009, como uma das principais atrações do Carnaval no Polo Bomba.

Cantor, compositor, instrumentista, ator e apresentador, Garrido é um artista completo, que esbanja presença de palco, simpatia e carisma por onde passa. Hoje, ao subir ao palco principal do encontro de motociclistas de Salgueiro como última atração da noite no Polo Bomba, ele cantará sucessos que o consagraram nacionalmente, como “Onde Você Mora”, ‘Girassol’, ‘A Sombra da Maldade’, ‘Pensamento’, ‘Firmamento’, ‘A Estrada’ e ‘A Cor do Sol’.

Em vídeo enviado à organização do evento, o artista carioca falou sobre a expectativa para o show. “Vai ser demais. Eu que adoro, que amo minhas motos, que amo a estrada, vou estar com as pessoas que entendem, que gostam [de motos], os motociclistas de verdade, com as motos, as máquinas e todo universo da moto”, disse.

Além do show principal de Toni Garrido, a programação do Salgueiro Moto Fest deste sábado conta com passeio dos motociclistas pela cidade; confraternização dos motoclubes no Clube das Acácias, com muita cerveja, churrasco e música ao vivo; apresentações musicais no Polo Alternativo, na Academia das Cidades, com as bandas Águias de Cristo, Ministérios de Louvor e Bless Band; e shows de Sistema em Caos e McFly no Polo Bomba, antecedendo a atração mais aguardada. O Salgueiro Moto Fest está sendo realizado pelos motoclubes da cidade em parceria com a prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Ascom

São João do ISMEP quer arrecadar recursos para hospital do câncer no Araripe

Evento acontece no dia 8 de maio, no Zé Matuto

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, na manhã desta quarta-feira (29), a coordenadora do São João do ISMEP, Ingride Lima, destacou a importância do evento como uma iniciativa concreta para transformar a realidade da saúde no Sertão do Araripe.

Segundo ela, atualmente cerca de seis mil pacientes da região precisam se deslocar até Recife para realizar tratamento contra o câncer. A situação, além de impactar a saúde, também compromete a renda familiar, já que muitos desses pacientes são responsáveis pelo sustento de suas casas.

LEIA MAIS

Copo térmico, cooler, caixa térmica e capacete: o que é proibido na ‘drilha’ de João Gomes no Recife

Fechando o ciclo do carnaval 2026, a Drilha São João Gomes antecipa os festejos juninos e leva uma tradição do interior de Pernambuco para a Rua da Aurora, no Centro do Recife, no domingo (22), a partir das 11h. O evento, comandado pelo cantor João Gomes, terá uma série de restrições para garantir mais segurança, segundo os organizadores.

De acordo com a Polícia Militar, foi montada uma operação especial de segurança, com controle de acesso em dois pontos de bloqueio nas vias que dão acesso ao percurso, de cerca de 800 metros (saiba mais abaixo).

Segundo a organização da “drilha”, não será permitido entrar no evento com: coolers, caixa térmica ou similar; copo térmico;
mesas e cadeiras; capacetes; garrafas e utensílios de vidro; armas de fogo; objetos cortantes; fogos de artifício esprays.

Percurso – A Drilha São João Gomes acontece na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Além do cantor João Gomes, a programação conta com shows de Dorgival Dantas, MC Don Juan, Zé Vaqueiro, Ruan Vaqueirinho e Mestrinho. Também tem cortejos de brincantes.

Segundo a Polícia Militar, o esquema conta com 309 policiais militares. Desse total, 259 vão atuar a pé dentro da área do evento. Também haverá reforço de unidades especializadas.O percurso tem cerca de 800 metros, com início no cruzamento da Avenida Mário Melo com a Rua da Aurora, e segue até a Avenida Norte, nas proximidades da Ponte do Limoeiro. Algumas vias serão fechadas para veículos, incluindo carros de aplicativo. Em outros pontos, o acesso será exclusivo para pedestres, com revista de segurança.

G1 Pernambuco

Joelma arranca microfone de fã após crítica e é detonada: “Horrível”

Durante um show em Manaus, no Amazonas, no final de semana, a cantora Joelma protagonizou uma polêmica. Ela arrancou o microfone das mãos da mulher após não gostar do que ouviu. Em seguida, ela expulsou a espectadora do palco. A atitude da artista fez com que ela fosse criticada.

Tudo aconteceu durante um momento que um grupo de fãs subiu ao palco. Uma das jovens pegou um microfone e criticou a atual fase de Joelma, dizendo que o público só gosta das músicas da banda Calypso. A cantora não faz parte do grupo há mais de dez anos. “A gente não gosta das músicas quando outro cantor canta, a gente gosta de todas as músicas da Calypso. A gente gosta! Sabe quais são as músicas que a gente gosta?”, disse a jovem. A fã foi interrompida por Joelma, que tirou o microfone das mãos da fã e, logo depois, a expulsou do palco.

Nas redes sociais, a reação de Joelma foi críticas. “A verdade é que ela troca de roupa umas três vezes. Nessa hora entra um cantor e canta 5 músicas de outros artistas ou então a filha dela que canta. Ou seja, num show de 1h30, a Joelma mesmo só canta uns 40 minutos”, disparou uma pessoa.

“Fui ao show por insistência dos meus amigos, que falaram que era bom demais, que era animado, mas sinceramente…. Um dos piores shows da minha vida. Mas tem gosto pra tudo, e respeito! Reconheço também o legado dela, a performer que ela é, mas o show é horrível”, escreveu outra.

A Tarde

Do livro ao monólogo: ‘Quebranto’ será lançado como livro, apresentado como espetáculo, embalado como música e apreciado como tela no dia 23 de Agosto no Centro de Cultura João Gilberto

Aprovado no edital Lia da Silveira do Governo do Estado da Bahia, o projeto ‘Quebranto’ chega como inovador com a firme proposta de desafiar e provocar o público explorando temas sociais e culturais com uma abordagem única. Da produção literária do escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho, à parceria firmada com o ator de teatro Elder Ferrari, nasceu o monólogo ‘Quebranto’, que trouxe ainda a musicalidade do compositor Mariano Carvalho e a plasticidade nos riscos e cores do artista Iehoshua Iahueh.

O lançamento do livro e apresentação do espetáculo ‘Quebranto’, com show de Mariano Carvalho acontece no dia 23 de Agosto às 20h no Centro de Cultura João Gilberto. Na bagagem, ‘Quebranto’ traz a participação de sua equipe em diversas feiras literárias realizadas não só na capital e interior baianos como em outros Estados. Isso sem contar no ápice de ter conquistado em 2020, com o Abordagem Teatral, o Prêmio Respirarte da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

Esse projeto é o precioso rebento de uma equipe que traz na veia o talento e a persistente paixão pelas artes sejam elas literárias, teatrais, musicais ou plásticas. Equipe que pode ser encontrada bem aqui, em Juazeiro, e que vai levar a partir do dia 23 de Agosto essa incrível simbiose artística a pelo menos três cidades do Sertão do São Francisco: Juazeiro, Curaçá e Pilão Arcado. Em cada uma dessas cidades serão realizadas duas sessões do espetáculo ‘Quebranto’, além de uma oficina de Introdução ao Teatro.

‘Quebranto’ traz à tona abordagem de temas que vão do amor à angústia e à solidão, que tem na apresentação de Elder Ferrari o visceral que prende os olhos, com a simbologia poética de João Gilberto que desperta no público a ebulição de sentimentos que intencionalmente arrebatam reações de corpo e alma. Nas palavras do escritor João Gilberto, “Quebranto reúne minha produção literária entre os anos de 2004 e 2011. Quando escrevi não imaginei que minhas palavras poderiam criar vida em um monólogo tão impactante. Para mim esse é o resultado da junção de vários talentos em prol da poesia, a atuação de Elder Ferrari, a arte de Iehoshua Iahueh e os acordes de Mariano Carvalho em um só espetáculo é uma grande realização da cultura do Vale do São Francisco”, ressalta João Gilberto.

E é isso que o público terá a seu alcance, ao assistir ao monólogo, pois Quebranto, para o ator Elder Ferrari, foi um presente divino do poeta João Gilberto, ainda no início dos anos 2000 quando recebeu o livro na casa de cultura Trupizupi do amigo e também ator, produtor e diretor teatral Wellington Monteclaro. “Fiquei anos estudando e foi após muitas cobranças do poeta e ao participar de um edital municipal que conseguimos começar a pensar, montar e fazer todo o processo da construção do espetáculo, bem estudado e bem criado”, afirma Elder.

Quando relembra o processo de criação do monólogo, Elder Ferrari faz uma viagem em um tempo que começou com a escolha dos poemas e que veio com o sentimento de que seria um espetáculo para falar de amor. “As poesias eram lindíssimas, muito bem trabalhadas e, por isso, eu vi que precisaria de um personagem para que aquela palavra saísse da minha boca, não sendo apenas eu e o meu corpo. Como ator de teatro que sou, mastiguei, pesquisei, exercitei e encontrei uma figura andante que deu origem ao personagem”, conta Elder.

Daí começaram a criar as ações, o espaço corporal do personagem, o espaço de cena, nascendo a necessidade de que outras linguagens aparecessem dentro do espetáculo. E veio através da música de Mariano Carvalho – considerada parceria perfeita, sendo feita a escolha das poesias com mais sonoridade musical. Segundo Elder, “Mariano fez três belas canções e ganhamos outra linda parceria do artista plástico Iehoshua Iahueh para criar uma tela com a imagem da figura feminina que seria a figura ser amada ou odiada dentro do roteiro. A tela foi chamada pelo artista de ‘Quebranteira’ que é uma imagem que o expectador tem e pode ter várias análises e descobertas”.

O monólogo ‘Quebranto’ possui elementos que fazem dele um espetáculo fantástico que vem cada vez mais se firmando no teatro juazeirense e baiano e por que não, brasileiro? Nas palavras de quem se jogou na atuação de um monólogo pela primeira vez em 20 anos, ‘Quebranto’ veio para “assentar nosso lugar dentro da arte, do teatro, da nossa própria pessoa na sociedade juazeirense”.

Ascom

Polícia prende suspeito de planejar ataque a bomba no show de Lady Gaga

Um ataque a bomba, que tinha como alvo o show da cantora Lady Gaga, na noite desse sábado (03), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi frustrado após uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça.

Os agentes prenderam um suspeito e um adolescente. O grupo alvo da ação disseminava discurso de ódio e preparava um plano, principalmente contra crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+. De acordo com informações do G1, o plano era tratado como um “desafio coletivo”, para obter notoriedade nas redes sociais.

A operação, denominada de “Fake Monster”, foi planejada a partir de uma investigação que identificou que os suspeitos estavam recrutando participantes para promover ataques com uso de explosivos improvisados e coquetéis molotov. O homem que seria o chefe do grupo foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, um adolescente foi apreendido por armazenamento de pornografia infantil.

Ainda de acordo com o G1, na operação foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra nove alvos nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé, no Rio; Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista, em São Paulo; São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul; e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso.

Nos endereços dos alvos foram apreendidos dispositivos eletrônicos e materiais que serão analisados. Os alvos da operação atuavam em plataformas digitais, promovendo a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos como forma de desafio entre jovens.

Diario de Pernambuco

Feira da agricultura familiar de Baraúna terá show de Manoel da Paixão neste domingo (6)

A III Feira da Agricultura Familiar de Baraúna, no distrito de Rajada, em Petrolina, será realizada a partir das 8h, neste domingo (06). O evento busca fortalecer a comercialização dos produtos produzidos por agricultores e empreendedores locais, além de fomentar a economia da região.

A feira reúne agricultores familiares e pequenos produtores da comunidade e de áreas vizinhas. Serão comercializados produtos frescos, como frutas, hortaliças, leite, queijos, mel, além de artesanatos e produtos derivados da produção local. O evento também contará com a apresentação musical de Manoel da Paixão.

A Feira da Agricultura Familiar é realizada pela Associação dos Produtores Rurais de Baraúna (ASPRORB), através da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina). O evento se consolidou como um espaço de fortalecimento da economia local, gerando oportunidades para os pequenos produtores e incentivando o consumo de produtos regionais.

G1 Petrolina

Tiroteio durante show de João Gomes no carnaval de Olinda deixa sete feridos

Um tiroteio deixou sete pessoas feridas na Praça do Carmo, em Olinda, na madrugada desta quarta-feira (5). De acordo com a Polícia Militar, os disparos aconteceram durante o show de João Gomes, que fechava a programação do Polo Erasto Vasconcelos, que recebeu o palco do governo do estado “Pernambuco Meu País no Carnaval”, o principal da cidade.

O g1 teve acesso ao documento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O documento registra que a ocorrência relacionada aos disparos aconteceu por volta das 3h30. Em nota, a PM afirma que “a corporação de imediato chegou ao local e colaborou no socorro dos feridos, encaminhando-os para unidades hospitalares”.

Ainda segundo a corporação, suspeitos estariam procurando por uma outra pessoa que estava no local. Ao dispararem, atingiram foliões que também estavam na Praça do Carmo.Quatro pessoas foram encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR) e outras três foram levadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no bairro da Tabajara, em Olinda.

Entre as vítimas apontadas no documento está a turista de São Paulo Luna Martins França Pontes, de 37 anos. Ela foi atingida na região do fêmur e levada para o bloco cirúrgico do HR. Andreza Muniz dos Santos, de 29 anos, foi baleada de raspão nas nádegas. Ela foi levada ao Hospital da Restauração, onde foi medicada e liberada. Hugo Kauan da Silva Correia, de 19 anos, também estava entre os baleados e foi atingido na perna. Ele foi encaminhado ao HR. O adolescente Miguel Henrique Dias Cavalcanti, de 17 anos, foi atingido no quadril e encaminhado ao bloco cirúrgico.

Em nota, o Hospital da Restauração informou que quatro pessoas com idades entre 19 e 37 anos, vítimas de arma de fogo, em Olinda, deram entrada na Emergência Geral, na madrugada desta quarta-feira (5). Duas delas receberam alta ainda nesta manhã. Ainda segundo a unidade de saúde, um homem e uma mulher permanecem internados, mas não informa os nomes dos pacientes.

Outras três vítimas do tiroteio foram direcionadas para a UPA Tabajara. Jéssica Tainá Ferreira dos Santos, de 21 anos, Darly Franzoelly Franco Rodrigues, de 14 anos, e José Vitor Oliveira da Silva, de 19 anos, foram baleados de raspão. O relatório da PM informa que as vítimas foram medicadas e receberam alta. Em nota, a Polícia Civil afirma que “iniciou de imediato as diligências e apuração pelas tentativas de homicídios a sete pessoas entre 19 e 37 anos”. Imagens de câmeras de videomonitoramento estão sendo analisadas para ajudar na identificação dos responsáveis.

G1 Pernambuco

Homem é morto durante show de Wesley Safadão no litoral do Piauí; esposa da vítima ficou ferida

Marcos Alves de Souza, de 41 anos, morreu durante um tiroteio no show do cantor Wesley Safadão na madrugada do domingo (29) em Luís Correia, a 340 km de Teresina. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima era de Fortaleza (CE), e a festa foi interrompida após o assassinato, por volta de 1h50.

Segundo a polícia, Marcos tinha um mandado de prisão em aberto, e a esposa disse à PM que ele “havia matado uma pessoa no Ceará”. O 24º Batalhão da Polícia Militar (24º BPM) não soube informar se o mandado em aberto é relativo ao assassinato mencionado pela mulher dele.

Marcos estava com a esposa, filho, nora e outras pessoas, conforme a organização do evento. Ao tentar entrar no local do show, foi barrado pelos seguranças por estar com bebidas. Foi então que um tumulto se formou do lado de fora da festa. Quando a confusão aconteceu o show do cantor Wesley Safadão já estava acontecendo. A festa era gratuita e havia grades e tapumes que limitavam a entrada do público para que houvesse a revista de pessoas e objetos.

A PM informou ao g1 que não foram identificados os atiradores ou de onde saiu o tiro que matou Marcos. A esposa da vítima também ficou ferida. Ela disse para a polícia que o marido estava armado, mas a arma não foi encontrada. A companheira de Marcos foi encaminhada ao hospital. Inicialmente, segundo a polícia, ela apresentou uma identidade falsa. O nome dela verdadeiro não foi informado pela PM.

A Polícia Civil do Piauí investiga o caso.

G1 Globo

‘Comediante’ faz piada com enchentes no RS e shows são cancelados

Abner Dantas, um comediante com quase 600 mil seguidores no Instagram, teve dois shows cancelados no Rio Grande do Sul após uma polêmica envolvendo piadas sobre as enchentes que devastaram o estado no primeiro semestre de 2024, deixando 183 mortos e milhares de desabrigados.

No vídeo publicado nas redes sociais, Dantas simula uma pessoa se afogando e, ao emergir da água, anuncia detalhes de suas apresentações em Canoas e Novo Hamburgo, programadas para os dias 27 e 28 de novembro. A legenda da postagem dizia: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testar ele dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A publicação gerou indignação nas redes sociais, com muitos criticando o humor do comediante por explorar uma tragédia recente. Dantas se descreve como um “especialista em desacato” e, no vídeo, chegou a convidar seus seguidores para assistir ao que chamou de “espetáculo de desrespeito”.

A Tarde

Nação Zumbi celebra 30 anos do Manguebeat no Festival Turá neste sábado

No início da década de 1990, um turbilhão de criatividade irrompeu nos mangues do Recife, impulsionado por jovens artistas que, nascidos da lama e do caos, resgataram a identidade pernambucana, antes adormecida. Trinta anos se passaram, e o Manguebeat, longe de ser um movimento do passado, reverbera em diferentes sonoridades e gerações. Neste sábado, às 21h15, no Festival Turá, a Nação Zumbi estreia o projeto MangueFonia em Pernambuco, ao lado de Lia de Itamaracá, Jéssica Caitano, Siba, Cannibal (Devotos) e Fábio Trummer (Banda Eddie), no Classic Hall, para celebrar a longevidade da iniciativa que ousou mudar os rumos da cultura pernambucana, nordestina e brasileira.

Em 1990, o instituto Population Crisis Committee classificou Recife como a quarta pior cidade para se viver no mundo, mergulhada em desigualdade e com sua cultura relegada a um estado de marginalização; Nesse cenário, um grupo de amigos questionava como romper a inércia que aprisionava a capital pernambucana. Como reanimar, libertar e revitalizar a cidade? A resposta veio em forma de um movimento: o Manguebeat. “Era uma reunião de pessoas em prol de chacoalhar a cidade com as veias obstruídas”, define Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi e um dos remanescentes da antiga formação.

Atualmente, o texto “Caranguejos com Cérebro” de Fred Zero Quatro é visto pela sua aura poética, mas a origem é bem mais prosaica: inicialmente, era apenas material de divulgação para uma coletânea. A imprensa local, porém, interpretou como manifesto e acendeu a faísca que deu origem ao Movimento Manguebeat. Isso despertou uma nova consciência cultural em Pernambuco, refletida em produções audiovisuais como Baile Perfumado (1996), no humor irreverente de Jeison Wallace em Cinderela, a história que sua mãe não contou, e na moda regional do estilista Eduardo Ferreira.

A bordo de um ônibus, Chico Science compôs Da Lama ao Caos (1994) – um retrato cru da desigualdade recifense que, além de marcar a sonoridade do Manguebeat, influencia profundamente a música pernambucana e nacional até hoje. Para Du Peixe, manter a Nação Zumbi em atividade é uma forma de renovar seu legado. “Acho que o manifesto em si, vivo e latente, é o fato de continuarmos fazendo as coisas. Estamos em processo criativo, na feitura de um disco novo. A cada disco, isso se reacende. A cada lançamento, uma nova geração, que não conhecia nosso trabalho, fica curiosa e acaba revisitando toda a discografia desde o começo”.

Ao mesmo tempo, o vocalista demonstra preocupação com a apatia recifense frente ao predatismo que ameaça a identidade musical da cidade. “Recife sempre foi a capital do brega, mas você pode remover esse título, porque, de tempos em tempos, as coisas se transformam. No entanto, o que vejo são festivais surgindo e desaparecendo, produtores se lamentando, as coisas ficando cada vez mais difíceis, e a camarotização avançando violentamente, seja no Carnaval, seja em outras gestões que abafam a cultura local”, lamenta. Du Peixe celebra a nova geração que, em vez de se render à homogeneização, abraça a diversidade. “Tem gente fazendo coisas interessantíssimas em vários gêneros e subgêneros. Estamos ouvindo, porque somos influenciados por vocês, nos influenciamos no grito, na intenção, na atitude”.

Assim como influenciou a cena cultural, a Nação Zumbi também foi moldada por personalidades como Lia de Itamaracá, Rainha da Ciranda, uma das participantes do projeto MangueFonia – que é capitaneado pelos agentes da Afrociberdelia Jorge Du Peixe e Dengue. “Mesmo aos 80 anos, ela ainda consegue incendiar o palco, seja no Brasil ou além-mar. É uma honra para nós, mas também nos influenciamos mutuamente”, destaca o cantor. Além de Lia, outras figuras influentes e amigas, como Cannibal, Siba e Fábio Trummer, vão executar os clássicos que marcaram a história de seus grupos e apontar novas direções. “É por isso que existe o MangueFonia. Estamos todos juntos ali, trazendo nossa nossa perspectiva sonora nessa linha do tempo”, complementa.

Ao longo de três décadas, a Nação percorreu festivais pelo Brasil e pelo mundo, passando por diversas formações. A banda se reestruturou e se reinventou constantemente. Atualmente, Du Peixe e Dengue seguem em carreira solo com outros projetos em paralelo. “É legal se desprender da nave-mãe, que é a Nação Zumbi, dar um rolê e voltar com novas ideias para a criação de um novo disco”, explica o vocalista. Toca Organ, Matias e Da Lua (percussões e tambores da Nação Zumbi), Neilton (guitarra, Devotos) e Vicente Machado (bateria, Mombojó) completam a formação da banda no palco do Classic Hall.

Diário de Pernambuco

Morte de jovem em show de Taylor Swift repercute na imprensa internacional: ‘calor sufocante’

A morte de uma fã que acompanhava o show da cantora Taylor Swift na noite desta sexta-feira, no Rio, repercutiu na imprensa internacional. A vítima, Ana Benevides, de 23 anos, era estudante de Psicologia em Rondonópolis, no Mato Grosso, e morreu após passar mal por conta do forte calor.

O jornal britânico The Independent destaca que a cantora ficou “devastada” ao saber do caso. A publicação ainda lembra que a morte ocorre no momento em que uma “perigosa onda de calor está varrendo o Brasil”.

Também da Inglaterra, o DailyMail destaca que morte ocorreu decorrente de um calor “sufocante”. A publicação também lembra das reclamações feitas pelo público, principalmente sobre a proibição da entrada no local do evento portando garrafas com água.

O alemão Bild afirma que a apresentação da americana acabou “ofuscada pela morte de uma jovem”, lembrando que “cerca de mil episódios de desmaios foram registrados pelos bombeiros”.

Já o New York Post destaca que Taylor Swift chegou a distribuir água para algumas pessoas que estavam assistindo ao show. O New Zealand Herald também destacou a mensagem deixada pela cantora após a notícia da morte de Ana, lembrando que Swift disse estar com o “coração partido”.

Altas temperaturas
O caso ocorreu em um dia de muito calor na capital fluminense. A estação meteorológica do Sistema Alerta Rio, da prefeitura do Rio, registrou em Guaratiba, na Zona Oeste, a maior sensação térmica desde 2014, quando foi iniciada a marcação.

No local, a sensação de calor chegou aos 59,3 graus, às 10h20, desta sexta-feira. É a segunda vez esta semana que o município do Rio atinge a maior sensação térmica da série histórica do Alerta Rio. Na terça-feira, a sensação chegou a 58,5 graus.

Agência O Globo

Daniela Mercury volta a palco de show histórico no Rio para celebrar 40 anos de carreira e 30 de disco

Após 31 anos de um show histórico, a rainha do axé Daniela Mercury volta à Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, neste domingo (22), para celebrar 40 anos de carreira e 30 anos do álbum “O Canto da Cidade” .  A apresentação terá as participações de Ivete Sangalo, Luísa Sonza e os grupos afros Olodum, Ilê Aiyê e Didá. O show de 1992 é considerado por Daniela como o ato de nascimento do Axé Music para o Brasil.

Para celebrar as quatro décadas de estrada, a rainha do Axé apresentará repertório especial com referências ao show de 1992. A apresentação, que virou um especial da TV Globo, é considerado um divisor de águas para o ritmo nascido nas ruas de Salvador.
Em conversa com o g1, Daniela diz que considera o show na Apoteose há 31 anos como uma abertura de portas para o ritmo que desde então rompeu divisas e fronteiras musicais.

“Não haveria micareta no Rio se o Axé não tivesse chegado no Brasil com a força que chegou a partir desse show na Apoteose. Foi a constatação do que estava acontecendo e teve um efeito de abrir definitivamente o Brasil para o gênero nordestino, baiano”, disse Daniela Mercury. A artista promete um show com roteiro nunca antes feito, vídeos especiais e a junção das baterias do Olodum, Ilê Aiyê e Didá.
“Teremos a Deusa do Ébano e as baterias vão tocar juntas várias músicas e separadas. Vou começar a apresentação em um trio elétrico e depois passo para o palco. Já pedi até um pouquinho de tempo a mais para conseguir cantar as músicas mais emblemáticas desse show da Apoteose”, revelou.

Daniela Mercury vai celebrar 10 anos de união com esposa confiante de que casamentos homoafetivos não serão proibidos. A apresentação deve durar mais de três horas e a rainha promete não deixar nenhum hit de fora. Daniela também pretende levar ao show momentos marcantes com “Jeito Faceiro/Canto ao Pescador”, “Pega que Oh!”, da época que fazia parte da banda Companhia Clic e “Vai chover”, do disco Feijão com Arroz.

A cantora revelou ainda que vai cantar “Rede” com Ivete Sangalo. O hit com Luísa Sonza ainda não foi definido. Os filhos da artista também vão participar da festa. Daniela vai cantar com Gabriel Mercury, enquanto a bailarina e diretora teatral Giovana Póvoas estará na equipe de dança. “Já chorei algumas vezes emocionada, ensaiando. Vai ser show para dançar, com umas músicas de amor também no meio, porque eu não resisti a colocar músicas como ‘Nobre Vagabundo’, que é um grande hit, que se tornou também muito forte para as novas gerações”. Daniela Mercury diz que o show será dedicado ao povo brasileiro e a cultura do país.

“A minha música sempre foi muito ligada a questões sociais e ao fortalecimento da nossa autoestima. A vida inteira minhas canções falaram do coletivo e trouxeram questões que naqueles momentos me tocaram”, contou a baiana. Na conversa com o g1, Daniela lembrou que aos 31 anos, com 10 anos de carreira no Norte-Nordeste, mas sem experiência no eixo Rio-São Paulo, não imaginava o que encontraria na Apoteose. “Nem eu, nem ninguém sabia se nós teríamos capacidade, porque lotar aquele lugar com venda de ingressos, nunca isso tinha sido feito por nenhum outro artista brasileiro”, contou.

Daniela Mercury afina o ativismo no álbum ‘Baiana’, mas a música resulta sem a força do discurso,. Ao subir no palco, a surpresa: milhares de pessoas cantavam “Swing da Cor”, que mais de 30 anos depois ainda ecoa nos principais circuitos do carnaval de Salvador, considerado o maior do planeta.”Não, não me abandone, não me desespere, porque eu não posso ficar sem você 🎶’, diz o refrão icônico de Swing da Cor, composição de Luciano Gomes, baiano que também é autor do clássico “Faraó – Divindade do Egito”.

Outro momento simbólico do show foi durante a execução de “O Canto dessa Cidade”, outro sucesso do Axé na voz da cantora. “Eu vou andando a pé pela cidade bonita. O toque do afoxé e a força de onde vem, ninguém explica, ela é bonita”, cantou o público com a rainha do axé, momentos antes de chegarem ao refrão que virou símbolo da carreira da artista.”A cor dessa cidade sou eu. O canto dessa cidade é meu 🎶”, diz a letra composta por Tote Gira.

“O ‘Canto da Cidade’ é o canto de todos, não é o meu especificamente, mas serviu a mim como uma mulher nordestina para sair da Bahia, serviu a outras mulheres, serviu ao povo negro”, ressaltou a cantora. “Era realmente o florescer de um gênero, juntando canções que foram ficando conhecidas nas vozes de outros artistas também, mas que eu levei comigo”, lembrou Daniela.

G1 Bahia

12345