Do livro ao monólogo: ‘Quebranto’ será lançado como livro, apresentado como espetáculo, embalado como música e apreciado como tela no dia 23 de Agosto no Centro de Cultura João Gilberto

Aprovado no edital Lia da Silveira do Governo do Estado da Bahia, o projeto ‘Quebranto’ chega como inovador com a firme proposta de desafiar e provocar o público explorando temas sociais e culturais com uma abordagem única. Da produção literária do escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho, à parceria firmada com o ator de teatro Elder Ferrari, nasceu o monólogo ‘Quebranto’, que trouxe ainda a musicalidade do compositor Mariano Carvalho e a plasticidade nos riscos e cores do artista Iehoshua Iahueh.

O lançamento do livro e apresentação do espetáculo ‘Quebranto’, com show de Mariano Carvalho acontece no dia 23 de Agosto às 20h no Centro de Cultura João Gilberto. Na bagagem, ‘Quebranto’ traz a participação de sua equipe em diversas feiras literárias realizadas não só na capital e interior baianos como em outros Estados. Isso sem contar no ápice de ter conquistado em 2020, com o Abordagem Teatral, o Prêmio Respirarte da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

Esse projeto é o precioso rebento de uma equipe que traz na veia o talento e a persistente paixão pelas artes sejam elas literárias, teatrais, musicais ou plásticas. Equipe que pode ser encontrada bem aqui, em Juazeiro, e que vai levar a partir do dia 23 de Agosto essa incrível simbiose artística a pelo menos três cidades do Sertão do São Francisco: Juazeiro, Curaçá e Pilão Arcado. Em cada uma dessas cidades serão realizadas duas sessões do espetáculo ‘Quebranto’, além de uma oficina de Introdução ao Teatro.

‘Quebranto’ traz à tona abordagem de temas que vão do amor à angústia e à solidão, que tem na apresentação de Elder Ferrari o visceral que prende os olhos, com a simbologia poética de João Gilberto que desperta no público a ebulição de sentimentos que intencionalmente arrebatam reações de corpo e alma. Nas palavras do escritor João Gilberto, “Quebranto reúne minha produção literária entre os anos de 2004 e 2011. Quando escrevi não imaginei que minhas palavras poderiam criar vida em um monólogo tão impactante. Para mim esse é o resultado da junção de vários talentos em prol da poesia, a atuação de Elder Ferrari, a arte de Iehoshua Iahueh e os acordes de Mariano Carvalho em um só espetáculo é uma grande realização da cultura do Vale do São Francisco”, ressalta João Gilberto.

E é isso que o público terá a seu alcance, ao assistir ao monólogo, pois Quebranto, para o ator Elder Ferrari, foi um presente divino do poeta João Gilberto, ainda no início dos anos 2000 quando recebeu o livro na casa de cultura Trupizupi do amigo e também ator, produtor e diretor teatral Wellington Monteclaro. “Fiquei anos estudando e foi após muitas cobranças do poeta e ao participar de um edital municipal que conseguimos começar a pensar, montar e fazer todo o processo da construção do espetáculo, bem estudado e bem criado”, afirma Elder.

Quando relembra o processo de criação do monólogo, Elder Ferrari faz uma viagem em um tempo que começou com a escolha dos poemas e que veio com o sentimento de que seria um espetáculo para falar de amor. “As poesias eram lindíssimas, muito bem trabalhadas e, por isso, eu vi que precisaria de um personagem para que aquela palavra saísse da minha boca, não sendo apenas eu e o meu corpo. Como ator de teatro que sou, mastiguei, pesquisei, exercitei e encontrei uma figura andante que deu origem ao personagem”, conta Elder.

Daí começaram a criar as ações, o espaço corporal do personagem, o espaço de cena, nascendo a necessidade de que outras linguagens aparecessem dentro do espetáculo. E veio através da música de Mariano Carvalho – considerada parceria perfeita, sendo feita a escolha das poesias com mais sonoridade musical. Segundo Elder, “Mariano fez três belas canções e ganhamos outra linda parceria do artista plástico Iehoshua Iahueh para criar uma tela com a imagem da figura feminina que seria a figura ser amada ou odiada dentro do roteiro. A tela foi chamada pelo artista de ‘Quebranteira’ que é uma imagem que o expectador tem e pode ter várias análises e descobertas”.

O monólogo ‘Quebranto’ possui elementos que fazem dele um espetáculo fantástico que vem cada vez mais se firmando no teatro juazeirense e baiano e por que não, brasileiro? Nas palavras de quem se jogou na atuação de um monólogo pela primeira vez em 20 anos, ‘Quebranto’ veio para “assentar nosso lugar dentro da arte, do teatro, da nossa própria pessoa na sociedade juazeirense”.

Ascom

Caio Meneses lança livro de poesia neste sábado (3), no Poleiro

O Poleiro, icônico ponto de encontro de artistas, intelectuais e apaixonados por poesia e música de Petrolina, vai receber neste sábado (03), a partir do meio dia, o lançamento do livro de poesia ‘Política da Natureza’.

Primeira obra publicada pelo professor universitário, especialista em Agroecologia e Agricultura Familiar, Caio Meneses, o livro reúne poemas com uma forte tonalidade social e versos que ativam no leitor experiências multissensoriais.

Caio Meneses é filho do Pajeú ( São José do Egito). Cresceu menino livre e muito cedo teve contato com a poesia popular. Encantou-se com os repentistas e na convivência com seus conterrâneos e familiares – avô, pai, tios, primos e inúmeros parentes poetas – mostrou na oralidade e na caneta, que a poesia seria para sempre parte indissolúvel de sua alma.

Ascom

Livro que conta a história da Philarmônica 21 de Setembro pode ser adquirido gratuitamente

O livro “Dos bailes aos funerais: Philarmônica 21 de Setembro”, que investiga a história da Philarmônica 21 de Setembro, uma das instituições culturais de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi lançado este ano pela pesquisadora e musicista Franciane Dias. A obra é resultado da pesquisa de mestrado da escritora. A autora, que também é cantora e saxofonista, foi integrante da banda por quase 15 anos e daí veio o desejo de pesquisar a orquestra em seus estudos.

O livro tem como principal fonte de pesquisa o jornal O Pharol, além de entrevistas com membros da banda. A obra inclui um capítulo dedicado ao maestro Fernando Rêgo, que teve uma importante contribuição para a educação e cultura musical na região. A obra pode ser encontrada gratuitamente pelo site da editora.

O professor faleceu em maio deste ano, um mês antes do lançamento da obra. Fernando morreu em decorrência de cardiopatia crônica. Para Francine, não ter o mestre em vida durante o lançamento do livro foi uma perda significativa. “Infelizmente, ele faleceu antes do lançamento do livro, fiquei muito sentida por isso.”Sobre a Philarmônica 21 de Setembro.

A Philarmônica 21 de Setembro foi fundada em 21 de setembro de 1910, por Juvêncio Rodrigues Coelho, data em que se celebra o aniversário de Petrolina. A banda foi inicialmente regida pelo maestro Ciciliano Carvalho e contou com a colaboração de Adelaide Ribeiro e o literato Cid Carvalho. Atualmente, a orquestra é dirigida pelo maestro Hélio Lima, com ensaios realizados de segunda a quinta-feira, a partir das 19h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. O grupo é composto por jovens, adultos e senhores, alguns dos quais não conseguem precisar quando iniciaram na banda.

G1 Petrolina

Livro ‘Casa de Vó’, em homenagem às avós, será lançado sábado (24) em Petrolina

Nada é mais aconchegante e memorável que o colo e a casa de uma avó. As avós representam um pilar de amor incondicional, guardiãs de histórias, tradições e afeto que se perpetuam por gerações. E, para homenagear os carinhos, as comidas caseiras, as brincadeiras inesquecíveis e a presença das avós na vida das pessoas que será lançado, neste sábado (24), às 16h no Cheirin Bão Café, em Petrolina, o livro ‘Casa de Vó’.

O evento que, como o livro, pretende criar memórias que transcendem o tempo, contará com a presença da autora, professora e advogada petrolinense, Nivânia Arruda que, cuidadosamente construiu a Antologia Literária “Casa de Vó”, além de outros autores como Renata Alves, Vitória Borges, Matheus Santiago e Liliane Dias, que estarão disponíveis para compartilhar suas inspirações e autografar exemplares.

Nessa atmosfera de ternura e saudade acontece o lançamento da obra que reúne 30 autores brasileiros por meio de poemas e contos que exploram e celebram o papel fundamental das avós em nossas vidas. O livro é uma verdadeira homenagem ao vínculo especial entre avós e netos, trazendo à tona lembranças que aquecem o coração e enaltecem a importância dessas figuras na construção de nossas memórias afetivas.

Serviço

O quê? Lançamento do livro Casa de Vó

Quando? 24 de agosto, 16h

Onde? Cheirin Bão Petrolina (Rua Marcos Passos, 11, Cidade Universitária)

Ascom