Professor Gilmar e Rosa Amorim lançam pré-candidaturas em Petrolina unindo forças do campo e da cidade

O vereador Professor Gilmar Santos (PT) e a deputada estadual Rosa Amorim (PT) lançam, na próxima segunda-feira (30), às 19h30, no Hotel do Grande Rio, em Petrolina, suas pré-candidaturas a Deputado Estadual e Deputada Federal. O ato marca a construção de uma dobradinha política que busca fortalecer a representação das lutas populares no Sertão de Pernambuco, conectando pautas do campo e da cidade.

Em seu terceiro mandato na Câmara Municipal, Professor Gilmar Santos tem se consolidado como uma das principais vozes das periferias de Petrolina. Com trajetória construída junto aos movimentos sociais e às bases populares, o parlamentar atua na defesa de direitos como saúde, educação, moradia, juventude e direitos humanos, além de exercer papel ativo de fiscalização e defesa da democracia no município.

Ao mesmo tempo, sua atuação se estende ao campo, com presença em ocupações e assentamentos rurais, onde defende os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras sem terra, a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar. Professor de História e ex-feirante, Gilmar construiu sua trajetória a partir das lutas populares e pastorais sociais, consolidando sua identidade como representante “do campo e da cidade”. Entre suas iniciativas, está a criação do Estatuto da Igualdade Racial de Petrolina, tornando o município o primeiro de Pernambuco a instituir uma legislação específica de combate ao racismo e promoção da igualdade.

A pré-candidatura de Rosa Amorim fortalece esse projeto político em nível federal. Deputada estadual em primeiro mandato, ela tem origem no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e integra a primeira geração de assentados da reforma agrária no estado. Nascida e criada no Assentamento Normandia, em Caruaru, construiu sua trajetória na militância social e no movimento estudantil.

Mesmo não sendo de Petrolina, Rosa tem ampliado sua atuação no Sertão, especialmente na defesa das famílias do campo. Um dos marcos recentes dessa atuação foi a intermediação para a criação do Assentamento Soberania Popular, na zona rural do município, oficializado em 2025. A área, antes ociosa e pertencente à CODEVASF, concedida à Embrapa, foi destinada à reforma agrária após dois anos de ocupação e hoje beneficia cerca de 100 famílias em uma área de 600 hectares .

A parlamentar também tem atuado em articulações para o fortalecimento do INCRA, da regularização fundiária e de políticas voltadas à agricultura familiar, além de pautas como combate à fome, igualdade racial, cultura, juventude e direitos das populações historicamente vulnerabilizadas, a exemplo da população LGBTQIAPN+..

A construção conjunta das pré-candidaturas aponta para uma estratégia de ampliação da presença política das pautas populares em Pernambuco. Ao unir a atuação nas periferias urbanas com as lutas do campo, Professor Gilmar Santos e Rosa Amorim buscam consolidar um projeto que represente, de forma mais ampla, trabalhadores e trabalhadoras do Sertão, aliados ao Presidente Lula.

O evento desta segunda-feira marca o início dessa articulação, que deve ganhar força ao longo do período eleitoral.

Ascom

“Qualquer Um é Um Zé” Tio Zé Bá lança reggae que confronta a vida editada das redes sociais e o racismo estrutural

Diretamente de Petrolina, a banda Tio Zé Bá lança neste sábado (14) o single “Qualquer Um é Um Zé”. A faixa integra o EP A Fresta e, em ritmo de reggae, articula crítica social, debate racial e propõe uma reflexão sobre a solidão produzida pela cultura digital. A canção parte de uma constatação simples: nas redes sociais, quase tudo é recorte. Postamos o que queremos mostrar, filtramos o que dói, editamos a rotina e transformamos a vida em vitrine. Estamos hiperconectados e, ainda assim, isolados. O resultado é uma existência artificial, construída por imagens e performances “uma vida quase real”, como diz um dos trechos da canção.

A crítica, no entanto, não se limita ao ambiente virtual. A música amplia o debate ao tocar em desigualdades sociais estruturais. Em um dos trechos mais contundentes, o artista afirma: “Dói ser preto, sim”. A partir daí, a canção conecta violência simbólica, exposição digital e a transformação de vidas negras em números e estatísticas. O algoritmo, nesse contexto, não é neutro, pois também reproduz hierarquias.

Para Maércio José, vocalista e compositor da banda, a música nasce de sua percepção pessoal de que a superficialidade digital não é apenas estética, mas estrutural. “A gente vive num tempo em que tudo vira vitrine: o amor, a dor, a opinião. ‘Qualquer Um é Um Zé’ fala dessa sensação de ser só mais um perfil no meio de milhões, enquanto questões reais, como o racismo e a falta de afeto, continuam atravessando nossas vidas. O reggae entrou como base porque carrega essa tradição de consciência, mas a gente quis trazer isso para o agora, para a era do algoritmo e da solidão conectada”, afirma.

“Qualquer Um é Um Zé” já está disponível nas plataformas de streaming e pode ser ouvida em: http://tratore.ffm.to/qualquerumeumze

Ascom

Prefeitura de Juazeiro prioriza segurança jurídica e inclusão territorial para o lançamento do Edital Aldir Blanc – Ciclo 2

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, informa à comunidade artística e à sociedade civil que o Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2 será lançado no mês de maio. O cronograma foi definido para garantir transparência, equilíbrio na distribuição dos recursos e segurança técnica e jurídica para todos os proponentes.

Antes do lançamento, o município está concluindo um mapeamento cultural amplo, que inclui artistas e fazedores de cultura da sede e dos distritos. A iniciativa busca ampliar o acesso às políticas públicas, valorizando as expressões culturais das zonas rurais e periféricas e assegurando que os recursos cheguem a quem mais precisa.

Outra etapa fundamental é a análise das diferentes linguagens artísticas presentes no território. A equipe técnica avalia áreas como música, artes visuais, literatura, dança, teatro, cultura popular e audiovisual, para que os valores do edital sejam distribuídos de forma justa, respeitando a diversidade e a realidade cultural de Juazeiro.

O município também conta com consultoria especializada para a elaboração do edital. Nesse momento, a gestão discute as propostas locais com a empresa contratada, garantindo que o documento final esteja alinhado às normas federais da PNAB e livre de inconsistências jurídicas, oferecendo mais segurança aos participantes.

Com o lançamento previsto para maio, a Prefeitura vai proporcionar tempo adequado e suporte técnico aos artistas, fortalecendo a economia criativa e o patrimônio cultural de Juazeiro, reconhecida nacionalmente como a “Terra da Bossa Nova”.

Ascom

Rio lança portal que usa o samba como ferramenta pedagógica

O samba vai além da música, é também uma manifestação cultural rica que ajuda a desenvolver noções de identidade, memória, território e pertencimento. Foi com essa ideia que a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou a plataforma Rio, Escola do Samba, que conecta pessoas à história da música e do carnaval carioca.

Segundo o Diretor do Núcleo de Produção da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro (MultiRio), Eduardo Guedes, responsável pela iniciativa, abraçar a potência educativa do samba foi algo natural.

“O que a gente fez, basicamente, foi reconhecer que o samba ensina, que o samba e o carnaval são, por si só, ambientes de aprendizagem”, disse. “Quando a gente fala de carnaval, a gente está falando de uma grande produção cultural, e a produção cultural é sempre uma produção de conhecimento”.

Aprendizado
Além de entretenimento interativo por meio de jogos, a plataforma também conta com materiais que contextualizam territórios tradicionais do samba, movimentos culturais espalhados pela cidade e apresenta personalidades históricas, como Tia Ciata, Pixinguinha e Cartola.

No Brasil, a Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as instituições de ensino fundamental e médio, públicas e privadas. E o objetivo da MultiRio é que esse material também possa ser explorado nas salas de aula.  “A gente pensa que a cidade, como um todo, também educa, também ensina, então, é importante que todo mundo, de alguma forma, reconheça o samba e o carnaval como essa potência pedagógica”, afirma Eduardo Guedes.

Todo material pode ser acessado no site da plataforma. Nos jogos, que incluem música, a brincadeira é tocar os instrumentos ou comandar uma bateria de escola de samba com a ajuda dos ritmistas da escola mirim da Acadêmicos do Grande Rio.  No mini documentário Onde mora o samba?, a agremiação Unidos de Vila Isabel apresenta a conexão do samba com os processos de formação territorial e memória coletiva da cidade.

Escolas do samba
A relação não é novidade. No Rio de Janeiro, espaços de conexão histórica com o samba, patrimônio cultural imaterial do estado, realizam trabalhos de manutenção socioculturais nos seus territórios há anos.   Agremiações como Mangueira, Beija-Flor e Portela contam com complexos culturais e esportivos, com oficinas de música, dança e artes marciais durante todo o ano, assim como pré-vestibulares sociais, cursos de capacitação profissional e ações de inserção para jovens no mercado de trabalho.

Nas escolas de samba mirins, sempre associadas a uma agremiação matriz, é uma exigência que crianças e jovens possuam uma boa frequência escolar e tirem boas notas para participar das atividades, um instrumento que reforça a permanência nos estudos.

Agência Brasil

Jornalista lança fotolivro sobre a relação das mulheres com o Rio São Francisco

Memória, trabalho, cultura e resistência através das histórias de mulheres com o Rio São Francisco, é o que propõe o jornalista e fotógrafo Caio Alves, que lançou um fotolivro sobre a relação de mulheres com o rio, em Petrolina. O autor escolheu 03 mulheres para representar a presença e o protagonismo feminino às margens do rio.

O fotolivro digital ‘Mulheres do (Velho Chico) Opará: conexões e histórias’, reúne fotografia, colagem e depoimentos de três mulheres que mantêm uma relação afetiva e cotidiana com o rio. Nele, o jornalista apresenta as histórias de Aline Alcântara, Alinne Café e Martha Nunes (Sannuma), propondo mostrar suas vivências conectadas ao rio através do ativismo, do cotidiano e de saberes ancestrais.

Um dos eixos conceituais do projeto é a escolha simbólica de riscar o nome ‘Velho Chico’ e resgatar ‘Opará’, denominação de origem indígena e feminina, atribuída ao rio antes do processo de colonização. Para Caio, esse gesto vai além da estética. “O rio já existia e já tinha nome antes da colonização. Trazer o Opará de volta é um ato de memória, de respeito aos saberes originários e de valorização de histórias que foram, ao longo do tempo, silenciadas”, destaca.

O fotolivro pode ser acessado e baixado gratuitamente através deste link (clique aqui).

Conheça o jornalista e fotógrafo

Caio Alves é natural de Juazeiro e reside em Petrolina há dez anos. Sua produção transita entre o documental e a criação artística, com foco em identidades, territórios e narrativas do sertão e do Vale do São Francisco. O projeto ‘Mulheres do Opará: conexões e histórias’ foi realizado com incentivo do Edital nº 005/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em Petrolina.

G1 Petrolina

Simão Durando anuncia para outubro lançamento do edital do maior concurso da educação de Petrolina

Em um marco para a educação em Petrolina, o prefeito Simão Durando anunciou, nesta sexta-feira (12), a previsão para o lançamento do edital do maior concurso público já realizado no município. O documento deverá ser publicado no próximo 15 de outubro, Dia do Professor, data escolhida para homenagear os educadores que têm papel fundamental na formação das novas gerações.

O certame ofertará 1.194 vagas, sendo 944 destinadas a professores, o que corresponde a cerca de 80% das oportunidades. Além disso, serão abertas 160 vagas para secretários escolares, 80 para psicólogos e 10 para assistentes sociais, contemplando áreas estratégicas da educação.

O prefeito destacou ainda que o projeto de lei autorizando a realização do concurso será enviado já na próxima semana para a Câmara Municipal, etapa necessária para dar início ao processo. A expectativa da gestão é reforçar a qualidade do ensino, oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais e garantindo que os estudantes tenham acesso a uma educação pública cada vez mais estruturada.

“Este concurso é um marco para nossa gestão e, principalmente, para a educação de Petrolina. Sabemos que não se faz uma cidade forte sem uma educação forte, e isso passa por garantir que nossos professores e todos os profissionais da educação tenham condições dignas de trabalho e uma carreira estruturada. Hoje, temos a melhor educação de Pernambuco e, em quatro anos, juntos, vamos continuar sendo referência, mas do Nordeste”, ressaltou o prefeito Simão Durando.

Ascom

Prefeito de Juazeiro lança Programa Servidor no Azul nesta segunda-feira (1º)

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, dará mais um passo importante na valorização dos trabalhadores municipais com o lançamento do Programa Servidor no Azul, que acontece na próxima segunda-feira (1º), às 14h, no gabinete do prefeito. A iniciativa inédita reforça o compromisso da gestão em cuidar não apenas da estrutura administrativa, mas também da vida financeira e do bem-estar dos servidores.

O programa tem como objetivo auxiliar os servidores na organização de dívidas, planejamento de gastos e acesso a condições mais justas de crédito, além de promover cursos práticos de educação financeira. A proposta vai além da questão econômica: inclui também atendimento psicológico, ajudando a lidar com situações de estresse e ansiedade relacionados às finanças pessoais.

O Servidor no Azul vai oferecer formações em educação financeira, presenciais e online; Apoio na renegociação de dívidas com taxas mais vantajosas; Acompanhamento psicológico para os servidores que necessitarem; e transparência no uso da margem consignável, com monitoramento por meio do sistema Consiglog.

Serviço

O quê: Lançamento do Programa Servidor no Azul
Quando: Segunda-feira, 1º de setembro, às 14h
Onde: Gabinete do Prefeito de Juazeiro
Público-alvo: Servidores municipais, sindicatos, imprensa e autoridades convidadas

Ascom

Estudantes da rede municipal ganham passaporte para o conhecimento com lançamento de programa de intercâmbio

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou o programa Juazeiro pelo Mundo, que oferece intercâmbio educacional e cultural para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Com 20 vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por provas de matemática, português e inglês. Os aprovados poderão estudar em escolas no exterior, participando de aulas culturais, educacionais e atividades diversas.

O programa, financiado com recursos municipais, inclui auxílio financeiro, passagens aéreas, seguro-saúde e kit de apoio para garantir uma experiência completa e segura. O lançamento contou com a presença do Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, além de parlamentares e membros da secretaria municipal de educação. A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a importância da iniciativa para ampliar as oportunidades dos estudantes:

“Os alunos vão ter uma oportunidade única de viajar para o Canadá ou Inglaterra este ano, com possibilidade de, no futuro, ter intercâmbios também para países de língua espanhola. O programa começa agora e promete crescer ainda mais”. Com a viagem prevista para janeiro de 2026, o edital de inscrições será lançado ainda em 2025, marcando o início de uma nova era para os jovens de Juazeiro, que terão a chance de ampliar seus horizontes e enriquecer sua formação.

Ascom

Juazeiro vai lançar programa inédito de intercâmbio cultural internacional para estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, vai lançar na terça-feira (26), às 10h, no Centro de Cultura João Gilberto, o programa Juazeiro pelo Mundo. A iniciativa pioneira vai possibilitar aos estudantes da rede municipal de ensino o intercâmbio educacional e cultural no exterior.

Oprograma será instituído por lei municipal e visa oferecer oportunidades de aprendizado em contextos internacionais para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados. Os selecionados poderão participar de cursos intensivos de línguas estrangeiras, atividades acadêmicas, esportivas, artísticas e culturais, além da convivência com estudantes e famílias de outros países.

Financiado com recursos municipais, o Juazeiro pelo Mundo vai garantir benefícios como auxílio financeiro para manutenção, passagens aéreas, seguro-saúde e kit de apoio. Para participar, os estudantes deverão passar por processo seletivo e atender a critérios como frequência mínima exigida e autorização dos responsáveis.

A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a importância do programa para a formação dos estudantes. “O Juazeiro pelo Mundo é um marco para a educação do nosso município. É um programa que vai incentivar autonomia e abrir portas para que nossos estudantes vivenciem novas culturas, aprendam outros idiomas e retornem a Juazeiro com experiências que irão impactar suas vidas e a nossa rede”.

Ascom

Prefeito Simão lança Operação Centro Mais Seguro para combater criminalidade na região central de Petrolina

Foi lançada na manhã desta sexta-feira (22), na Praça Dom Malan, a Operação Centro Mais Seguro, uma iniciativa que marca um reforço da segurança e da organização da região central da cidade. O objetivo é garantir mais tranquilidade, inibir práticas ilícitas e devolver a sensação de segurança à população que utiliza o centro como espaço de convivência, compras e lazer.

O trabalho será realizado de forma preventiva e ostensiva, com patrulhamento fixo e rondas em locais estratégicos. A Operação Centro Mais Seguro também visa dar suporte ao comércio local, garantindo um ambiente mais seguro para consumidores e empreendedores. Nesta primeira etapa, participaram da ação Guardas Civis Municipais em patrulhamento a pé, além de quatro viaturas da GCM realizando rondas permanentes no centro da cidade.

O prefeito Simão Durando destacou a importância da iniciativa para fortalecer a sensação de segurança na região central. “O Centro de Petrolina é um cartão-postal da nossa cidade, é onde circulam diariamente milhares de pessoas entre comércio, serviços e turismo. Com essa operação, reforçamos nosso compromisso de cuidar da segurança da população e garantir que todos possam transitar e trabalhar com tranquilidade. Essa é mais uma ação que mostra que estamos atentos e presentes onde o povo precisa”, ressaltou.

A Operação Centro Mais Seguro é coordenada pela Secretaria de Segurança e deverá integrar também outras ações de cidadania e ordenamento urbano nos próximos meses.

Ascom

Do livro ao monólogo: ‘Quebranto’ será lançado como livro, apresentado como espetáculo, embalado como música e apreciado como tela no dia 23 de Agosto no Centro de Cultura João Gilberto

Aprovado no edital Lia da Silveira do Governo do Estado da Bahia, o projeto ‘Quebranto’ chega como inovador com a firme proposta de desafiar e provocar o público explorando temas sociais e culturais com uma abordagem única. Da produção literária do escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho, à parceria firmada com o ator de teatro Elder Ferrari, nasceu o monólogo ‘Quebranto’, que trouxe ainda a musicalidade do compositor Mariano Carvalho e a plasticidade nos riscos e cores do artista Iehoshua Iahueh.

O lançamento do livro e apresentação do espetáculo ‘Quebranto’, com show de Mariano Carvalho acontece no dia 23 de Agosto às 20h no Centro de Cultura João Gilberto. Na bagagem, ‘Quebranto’ traz a participação de sua equipe em diversas feiras literárias realizadas não só na capital e interior baianos como em outros Estados. Isso sem contar no ápice de ter conquistado em 2020, com o Abordagem Teatral, o Prêmio Respirarte da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

Esse projeto é o precioso rebento de uma equipe que traz na veia o talento e a persistente paixão pelas artes sejam elas literárias, teatrais, musicais ou plásticas. Equipe que pode ser encontrada bem aqui, em Juazeiro, e que vai levar a partir do dia 23 de Agosto essa incrível simbiose artística a pelo menos três cidades do Sertão do São Francisco: Juazeiro, Curaçá e Pilão Arcado. Em cada uma dessas cidades serão realizadas duas sessões do espetáculo ‘Quebranto’, além de uma oficina de Introdução ao Teatro.

‘Quebranto’ traz à tona abordagem de temas que vão do amor à angústia e à solidão, que tem na apresentação de Elder Ferrari o visceral que prende os olhos, com a simbologia poética de João Gilberto que desperta no público a ebulição de sentimentos que intencionalmente arrebatam reações de corpo e alma. Nas palavras do escritor João Gilberto, “Quebranto reúne minha produção literária entre os anos de 2004 e 2011. Quando escrevi não imaginei que minhas palavras poderiam criar vida em um monólogo tão impactante. Para mim esse é o resultado da junção de vários talentos em prol da poesia, a atuação de Elder Ferrari, a arte de Iehoshua Iahueh e os acordes de Mariano Carvalho em um só espetáculo é uma grande realização da cultura do Vale do São Francisco”, ressalta João Gilberto.

E é isso que o público terá a seu alcance, ao assistir ao monólogo, pois Quebranto, para o ator Elder Ferrari, foi um presente divino do poeta João Gilberto, ainda no início dos anos 2000 quando recebeu o livro na casa de cultura Trupizupi do amigo e também ator, produtor e diretor teatral Wellington Monteclaro. “Fiquei anos estudando e foi após muitas cobranças do poeta e ao participar de um edital municipal que conseguimos começar a pensar, montar e fazer todo o processo da construção do espetáculo, bem estudado e bem criado”, afirma Elder.

Quando relembra o processo de criação do monólogo, Elder Ferrari faz uma viagem em um tempo que começou com a escolha dos poemas e que veio com o sentimento de que seria um espetáculo para falar de amor. “As poesias eram lindíssimas, muito bem trabalhadas e, por isso, eu vi que precisaria de um personagem para que aquela palavra saísse da minha boca, não sendo apenas eu e o meu corpo. Como ator de teatro que sou, mastiguei, pesquisei, exercitei e encontrei uma figura andante que deu origem ao personagem”, conta Elder.

Daí começaram a criar as ações, o espaço corporal do personagem, o espaço de cena, nascendo a necessidade de que outras linguagens aparecessem dentro do espetáculo. E veio através da música de Mariano Carvalho – considerada parceria perfeita, sendo feita a escolha das poesias com mais sonoridade musical. Segundo Elder, “Mariano fez três belas canções e ganhamos outra linda parceria do artista plástico Iehoshua Iahueh para criar uma tela com a imagem da figura feminina que seria a figura ser amada ou odiada dentro do roteiro. A tela foi chamada pelo artista de ‘Quebranteira’ que é uma imagem que o expectador tem e pode ter várias análises e descobertas”.

O monólogo ‘Quebranto’ possui elementos que fazem dele um espetáculo fantástico que vem cada vez mais se firmando no teatro juazeirense e baiano e por que não, brasileiro? Nas palavras de quem se jogou na atuação de um monólogo pela primeira vez em 20 anos, ‘Quebranto’ veio para “assentar nosso lugar dentro da arte, do teatro, da nossa própria pessoa na sociedade juazeirense”.

Ascom

Caio Meneses lança livro de poesia neste sábado (3), no Poleiro

O Poleiro, icônico ponto de encontro de artistas, intelectuais e apaixonados por poesia e música de Petrolina, vai receber neste sábado (03), a partir do meio dia, o lançamento do livro de poesia ‘Política da Natureza’.

Primeira obra publicada pelo professor universitário, especialista em Agroecologia e Agricultura Familiar, Caio Meneses, o livro reúne poemas com uma forte tonalidade social e versos que ativam no leitor experiências multissensoriais.

Caio Meneses é filho do Pajeú ( São José do Egito). Cresceu menino livre e muito cedo teve contato com a poesia popular. Encantou-se com os repentistas e na convivência com seus conterrâneos e familiares – avô, pai, tios, primos e inúmeros parentes poetas – mostrou na oralidade e na caneta, que a poesia seria para sempre parte indissolúvel de sua alma.

Ascom

Juazeiro lança nova plataforma do Diário Oficial do Município

A Prefeitura de Juazeiro lançou na última quinta-feira (02), uma nova plataforma para acesso ao Diário Oficial do Município. Agora, os cidadãos contam com um novo ambiente digital, mais moderno e com melhorias na navegação, garantindo mais transparência e facilidade no acesso às legislações e atos oficiais da gestão municipal.

Para acessar, basta entrar no site oficial www.juazeiro.ba.gov.br, clicar na aba “Legislação” no menu superior e, em seguida, selecionar a opção “Diário Oficial Novo”. A página também mantém o acesso ao acervo do antigo diário, com todas as publicações realizadas até 1º de abril de 2025. Para quem utiliza o celular, é necessário clicar no ícone de menu lateral para visualizar a aba “Legislação”.

O Diário Oficial é um canal essencial para acompanhar, em tempo real, os atos administrativos, leis, decretos e demais informações oficiais do município. A atualização tem o objetivo de tornar a comunicação pública clara e acessível.

Ascom

Exposição sobre a identidade sertaneja e ribeirinha será lançada neste sábado em Petrolina

A exposição gratuita ‘Com quantas canoas se faz uma ribeirinha’, da artista Morgana Caroline, será lançada neste sábado (5), às 19h na Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Centro de Petrolina. As obras têm objetivo de valorizar a identidade sertaneja e ribeirinha a partir da canoa, não apenas como objeto, mas como extensão do corpo e da memória.

A mostra conta com 14 obras em desenho para instalações, videoarte, tatuagem, pintura, cerâmica, fotografia, instalação, gravura, bordado. E tem curadoria da artista visual Lys Valentim, identidade visual pelo artista visual Santiago, montagem/iluminação pelo bailarino/artista Elielci Barros e marcenaria por Ariosvaldo Santos.

Nas obras, a artista busca retratar narrativas de pertencimento e resistência, desafiando visões estereotipadas do sertão, e transformam o São Francisco em um rio de significados, onde a geografia se entrelaça com ancestralidade, identidade e transformação.

A abertura contará com um bate papo com artista sobre as obras com intérprete de libras e em seguida, música com a DJ Laís Bione. A exposição estará aberta à visitação de quarta-feira a sexta-feira das 8h às 19h; aos sábados, das 16h às 20h, e aos domingos, das 12h às 16h.

G1 Petrolina

Simão lança linha de crédito para jovens advogados durante posse da diretoria da OAB Petrolina

O prefeito de Petrolina Simão Durando apesentou e assinou nesta quinta-feira (27) a linha de crédito destinada a jovens advogados – AGE Direito. O lançamento aconteceu durante a solenidade de posse da nova diretoria da OAB Petrolina, marcando um importante passo no apoio à nova geração de profissionais da cidade.

O programa AGE Direito foi criado para apoiar advogados recém-formados na fase inicial de suas carreiras, oferecendo condições facilitadas para o início de suas atividades profissionais. Exclusivo para advogados petrolinenses, o programa disponibiliza até R$ 10 mil com possibilidade de parcelamento em até 36 vezes. A primeira parcela só será cobrada depois de seis meses da liberação do crédito e conta com juros reduzidos, permitindo que os jovens advogados possam estruturar seus escritórios e investir no crescimento de suas carreiras.

O prefeito Simão Durando enfatizou a importância da linha de crédito, destacando que a iniciativa não se trata apenas de uma solução financeira, mas também de uma estratégia de inclusão e apoio ao surgimento de novos talentos na advocacia. “Na nossa campanha uma das primeiras categorias que recebemos foi da OAB. Ouvimos que um dos grandes desafios é o recém-formado conseguir trabalhar e montar sua carreira, sendo que mais de 30% recebem dois salários mínimos. Nos sensibilizamos e decidimos criar essa ação importante com o objetivo de impulsionar o crescimento profissional desses novos talentos, proporcionando a eles o suporte necessário para se estabelecerem e prosperarem na advocacia”, declarou.

Presente à posse da nova diretoria regional, presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella, elogiou a iniciativa da prefeitura. “Eu gostaria muito de, no início de minha trajetória, ter a oportunidade de ter recebido uma linha de crédito para começar a trabalhar. Eu comecei com muita dificuldade num coworking. Então, o prefeito está de parabéns por essa bela iniciativa”, afirmou Ingrid Zanella.

Marcílio Barbosa, presidente da OAB Petrolina, destacou o compromisso da entidade com a inovação e o apoio ao fortalecimento da advocacia local. “A AGE Direito é uma ação coletiva para promover o crescimento profissional dos jovens advogados e fortalecer o setor jurídico em Petrolina, criando condições para que esses profissionais se estabeleçam e prosperem. Quero agradecer ao prefeito Simão por essa sensibilidade em criar esse programa de incentivo. Tenho certeza que esse pioneirismo de Petrolina vai incentivar diversos outros municípios a fazerem o mesmo, contribuindo com a carreira de milhares de jovens advogados e advogadas”, afirmou o presidente da OAB – subseccional Petrolina.

Ascom

Foto: Erlan Alexandre

12