Livro sobre Eduardo Campos será lançado neste sábado em Petrolina

Obra reúne 48 histórias curtas sobre a trajetória pessoal e política do ex-governador

O livro Eduardo Campos em histórias, escrito pelos jornalistas Evaldo Costa e Ítalo Rocha, será lançado neste sábado (16), a partir das 19h, no Capivara, localizado na Orla de Petrolina.

Publicado pela editora Ediouro, o livro reúne 48 relatos curtos e bem-humorados que retratam momentos marcantes da trajetória pessoal e política do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A obra não tem o formato tradicional de biografia. Segundo os autores, o objetivo foi reunir episódios curiosos e divertidos que ajudam a contar, de forma leve, quem foi Eduardo Campos e qual foi sua contribuição para Pernambuco e para o Brasil.

LEIA MAIS

Escritora Sidroniosa Pinheiro lança novo livro em evento cultural em Petrolina

A cidade de Petrolina será palco de uma tarde especial de arte e sensibilidade no próximo domingo (13), com a realização de um recital poético-musical em celebração ao Dia da Poesia. O evento também marca o lançamento do novo livro da escritora Sidroniosa Pinheiro, intitulado “Estaleiro”.

A programação começa às 16h, no Casarão Bar e Restaurante, localizado no Centro da cidade, e promete se estender pela noite, reunindo diferentes expressões artísticas. O público poderá acompanhar apresentações de poesia, música e outras manifestações culturais, com a participação de diversos talentos regionais.

Entre os convidados confirmados estão nomes como Poeta Nascimento, Graciele Cordelista, Sérgio Murilo, Vera Mariano, Hélio de Araújo, Jaquelyne Costa e Carlos Laerte, além das apresentações musicais de Raquel Wesley, Agamenon Alves e Mariano Carvalho.

LEIA MAIS

Livro apresenta textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Escrito por crianças palestinas, o livro Não Vou Escrever Poesia e Outros Textos traz artigos e ilustrações produzidos dentro de oficinas em diversos territórios da Palestina. “O objetivo deste projeto é sensibilizar as infâncias e juventudes no Brasil para a situação palestina, criando solidariedade, empatia, questionamento e consciência”, escreveu, em nota, o coletivo Editoras Pela Palestina.

O livro já está à venda no Brasil e todo o lucro obtido será revertido ao Instituto Tamer, que realiza atividades ligadas à educação e cultura na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. A versão brasileira pode ser adquirida exclusivamente no site Palavras. O processo de criação de Não Vou Escrever Poesia e Outros Textos contou com apoio do escritor palestino Hani al-Salmi e com a artista Hana Ahmad, que conduziram mais de 80 crianças a refletir, dialogar e escrever suas experiências profundas e íntimas.

Os textos foram compartilhados com outras crianças em Jerusalém e Hebron, o que permite o contato de diversas regiões da Palestina, algo difícil de acontecer em meio aos bloqueios de acesso promovidos por Israel. A ideia do projeto é mostrar a vivência das crianças palestinas, contadas por elas mesmas. A diretora editorial da Tabla, Laura Di Pietro, aponta que é muito importante ouvir as vozes palestinas.

“Só quem está ali pode dizer ou saber o que profundamente acontece, […] como é o dia a dia. Esse livro traz as vozes das crianças, dos organizadores que trabalham com essas crianças. Gaza sempre foi atacada, violada, guerreada. Está mais do que na hora de escutar os ]palestinos em todas as suas manifestações,” explica. A Tabla é uma editora especializada em publicações de livros árabes

Série
Não Vou Escrever Poesia e Outros Textos, é o terceiro da série Crianças do Mar e das Laranjas, que conta com os volumes Lembranças das Crianças do Mar, publicado em 2014, e O que Aconteceu com o Eid?, de 2022. A série busca capturar as experiências das crianças com a violência e com a guerra.

Agência Brasil

Caio Meneses lança livro de poesia neste sábado (3), no Poleiro

O Poleiro, icônico ponto de encontro de artistas, intelectuais e apaixonados por poesia e música de Petrolina, vai receber neste sábado (03), a partir do meio dia, o lançamento do livro de poesia ‘Política da Natureza’.

Primeira obra publicada pelo professor universitário, especialista em Agroecologia e Agricultura Familiar, Caio Meneses, o livro reúne poemas com uma forte tonalidade social e versos que ativam no leitor experiências multissensoriais.

Caio Meneses é filho do Pajeú ( São José do Egito). Cresceu menino livre e muito cedo teve contato com a poesia popular. Encantou-se com os repentistas e na convivência com seus conterrâneos e familiares – avô, pai, tios, primos e inúmeros parentes poetas – mostrou na oralidade e na caneta, que a poesia seria para sempre parte indissolúvel de sua alma.

Ascom

Moraes e Dino vão ao Senado em meio à pressão da oposição pela anistia na Câmara

Ministros prestigiaram Rodrigo Pacheco durante o lançamento de um livro

Em meio à pressão da oposição pela anistia na Câmara dos Deputados, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino compareceram ao Senado, nesta terça-feira, 1°, para prestigiar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que lançou um livro.

Os juízes do STF posaram para fotos ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UniãoAP), e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A oposição no Congresso Nacional, que já questiona o alinhamento de Alcolumbre com o governo Lula, agora vê com preocupação a aparente afinidade com Moraes e Dino, sobretudo por Motta ter evitado se reunir com o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cacalcante (PL-RJ), para discutir o perdão aos presos.

Livro que conta a história da Philarmônica 21 de Setembro pode ser adquirido gratuitamente

O livro “Dos bailes aos funerais: Philarmônica 21 de Setembro”, que investiga a história da Philarmônica 21 de Setembro, uma das instituições culturais de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi lançado este ano pela pesquisadora e musicista Franciane Dias. A obra é resultado da pesquisa de mestrado da escritora. A autora, que também é cantora e saxofonista, foi integrante da banda por quase 15 anos e daí veio o desejo de pesquisar a orquestra em seus estudos.

O livro tem como principal fonte de pesquisa o jornal O Pharol, além de entrevistas com membros da banda. A obra inclui um capítulo dedicado ao maestro Fernando Rêgo, que teve uma importante contribuição para a educação e cultura musical na região. A obra pode ser encontrada gratuitamente pelo site da editora.

O professor faleceu em maio deste ano, um mês antes do lançamento da obra. Fernando morreu em decorrência de cardiopatia crônica. Para Francine, não ter o mestre em vida durante o lançamento do livro foi uma perda significativa. “Infelizmente, ele faleceu antes do lançamento do livro, fiquei muito sentida por isso.”Sobre a Philarmônica 21 de Setembro.

A Philarmônica 21 de Setembro foi fundada em 21 de setembro de 1910, por Juvêncio Rodrigues Coelho, data em que se celebra o aniversário de Petrolina. A banda foi inicialmente regida pelo maestro Ciciliano Carvalho e contou com a colaboração de Adelaide Ribeiro e o literato Cid Carvalho. Atualmente, a orquestra é dirigida pelo maestro Hélio Lima, com ensaios realizados de segunda a quinta-feira, a partir das 19h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. O grupo é composto por jovens, adultos e senhores, alguns dos quais não conseguem precisar quando iniciaram na banda.

G1 Petrolina

Livro ‘Casa de Vó’, em homenagem às avós, será lançado sábado (24) em Petrolina

Nada é mais aconchegante e memorável que o colo e a casa de uma avó. As avós representam um pilar de amor incondicional, guardiãs de histórias, tradições e afeto que se perpetuam por gerações. E, para homenagear os carinhos, as comidas caseiras, as brincadeiras inesquecíveis e a presença das avós na vida das pessoas que será lançado, neste sábado (24), às 16h no Cheirin Bão Café, em Petrolina, o livro ‘Casa de Vó’.

O evento que, como o livro, pretende criar memórias que transcendem o tempo, contará com a presença da autora, professora e advogada petrolinense, Nivânia Arruda que, cuidadosamente construiu a Antologia Literária “Casa de Vó”, além de outros autores como Renata Alves, Vitória Borges, Matheus Santiago e Liliane Dias, que estarão disponíveis para compartilhar suas inspirações e autografar exemplares.

Nessa atmosfera de ternura e saudade acontece o lançamento da obra que reúne 30 autores brasileiros por meio de poemas e contos que exploram e celebram o papel fundamental das avós em nossas vidas. O livro é uma verdadeira homenagem ao vínculo especial entre avós e netos, trazendo à tona lembranças que aquecem o coração e enaltecem a importância dessas figuras na construção de nossas memórias afetivas.

Serviço

O quê? Lançamento do livro Casa de Vó

Quando? 24 de agosto, 16h

Onde? Cheirin Bão Petrolina (Rua Marcos Passos, 11, Cidade Universitária)

Ascom

Livro sobre centenário do cinema pernambucano será lançado nesta segunda (6)

Os jornalistas Ernesto Barros e Germana Pereira lançam, nesta segunda-feira (6), o livro “História Ilustrada dos 100 anos do Cinema Pernambucano”. A publicação apresenta um panorama do setor tendo como marco histórico 1923, ano do início da produção do longa-metragem Retribuição, considerado o primeiro filme de ficção feito em Pernambuco, até a premiada cena do cinema contemporâneo.

O lançamento da obra, publicada pela editora Tangram Cultural, com incentivo do Funcultura Audiovisual, será a partir das 19h, no Cinema da Fundação do Derby.

De acordo com Germana, a obra “é uma celebração visual, fruto de décadas de dedicação e pesquisa no campo audiovisual em Pernambuco, resultado da convergência de nossas trajetórias, o que nos permitiu explorar a diversidade da produção cinematográfica pernambucana”.

O livro perpassa do pioneirismo da produção pernambucana no início do século 20, com o início do Ciclo do Recife (1923-1931), passando pelo Ciclo do Super 8 (entre 1970-1980), até a fase mais profícua do audiovisual conterrâneo a partir dos anos 2000. Essa fase mais recente é representada por duas gerações de realizadores como Paulo Caldas, Marcelo Luna, Lírio Ferreira, Cláudio Assis, Clara Angélica e Hilton Lacerda, seguida por Marcelo Gomes, Kleber Mendonça Filho, Sérgio e Renata Pinheiro e Marcelo Pedroso, entre outros.

“Nós trabalhamos nessa pesquisa como uma espécie de enciclopédia”, disse Ernesto Barros, responsável pelos textos. Ele, que é jornalista com experiência em cobertura de festivais e crítica cinematográfica, lançou mão dessa experiência para a publicação. “Durante esses anos todos, fui um interlocutor de vários desses cineastas. Hoje a gente tem um cinema que produz muito, que tem voz própria”, afirmou.

Resgate Histórico
A partir de uma investigação empreendida sobretudo no Arquivo Público Estadual e nos arquivos da imprensa local e da Fundação Joaquim Nabuco, o livro registra desde o primeiro filme de enredo, produzido pela Aurora-Film, passando pelo anúncio da inauguração do Cinema São Luiz no extinto jornal Folha da Manhã, em setembro de 1952, e o surgimento do Grupo de Cinema Super 8 do Recife, com Fernando Spencer e Celso Marconi, até o prêmio especial do júri para Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e o Prêmio Illy de Melhor Curta-Metragem na Quinzena dos Realizadores, ambos em Cannes, para Sem Coração (2023), de Nara Normande e Tião, atualmente em cartaz.

“É um convite para uma imersão nos filmes e eventos significativos que moldaram nosso cenário cinematográfico e a uma reflexão sobre as transformações sociais, paisagísticas, políticas, econômicas e culturais ao longo desta jornada. Mais do que narrar uma história, o livro é uma homenagem aos realizadores, artistas, técnicos, produtores e entusiastas que contribuíram para cada cena capturada nas telas ao longo de um século. Cenas que influenciaram e continuam a influenciar a identidade cultural de Pernambuco a partir do cinema”, disse Germana.

“Ao celebrarmos esses 100 anos de cinema em Pernambuco, também celebramos valores como paixão, talento, criatividade, luta e resistência, que permeiam cada página deste livro. Que esta leitura inspire novos projetos e contribua para manter viva a chama da cinefilia por muitas gerações em todo o país.”

O prefácio foi escrito pela pesquisadora e professora Amanda Mansur e abre as portas para a imersão na história ilustrada dos cem anos do cinema em Pernambuco. A capa, concebida por Carla Sarmento, é uma entrada visual para o mundo cinematográfico pernambucano. A versão e-book, que será lançada em breve, conta com audiodescrição da COM Acessibilidade Comunicacional.

JC

Livro literário infanto-juvenil será lançado em Petrolina nesta sexta

A Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, promoverá aos amantes da leitura o lançamento do livro infanto-juvenil “O Monstro da Caatinga”, da professora e escritora petrolinense, Socorro Lacerda. O evento será realizado nessa sexta-feira (28), às 17h, na Biblioteca Municipal de Petrolina.

Os leitores vão encontrar no livro personagens inspirados na fauna e na flora do bioma e uma narrativa que descreve a beleza, riqueza e diversidade presentes na caatinga. A linguagem e diálogos da obra literária, destacam as flores, a delicadeza e doçura de seus cheiros e formatos, chamando a atenção para a sua preservação. O livro contribui ainda para desmistificar e desconstruir o preconceito estereotipado de que o sertão possui uma mata sem vida, mas que na verdade esconde uma beleza encantadora e resistente.

LEIA MAIS

Sesc Petrolina inicia arrecadação para a Feira Troca-Troca de Livros

Com o objetivo de valorizar a literatura como caminho de conhecimento e estimular a circulação de obras literárias, o Sesc Petrolina vai realizar no dia 25 de março, das 17h às 20h,  a quarta edição da Feira Troca-Troca de Livros. Sem fins lucrativos, o projeto está em período de arrecadação até o dia 24 de março.

Os interessados em participar devem levar para a Biblioteca do Sesc, às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 9h às 11h e das 13h às 18h, os exemplares que desejam doar para serem oferecidos na feira. É necessário que cada obra esteja em boa condição de uso, sem rabiscos, sem rasuras, paginas faltantes ou amassadas. Para cada unidade doada, o participante receberá um cupom para realizar a troca no dia do evento.

LEIA MAIS

Guarda civil de Petrolina e escritor lança seu terceiro livro

Um professor de matemática que há 20 anos se tornou Guarda Civil municipal de Petrolina e se apaixonou pelas letras. Antônio Damião é escritor e está na sua terceira obra. O livro “Travessia, pensamentos e palavras”, da editora Vecchio, será lançado dia 15 de setembro, às 19h, no Auditório da Faculdade de Petrolina (Facape).

Escrever é ter uma visão crítica do mundo. Quando a gente escreve vêm à tona lembranças do passado, da vida contemporânea. Eu escrevo todos os dias e sinto leveza na alma, alegria, satisfação e emoção“, conta Damião.

A nova obra é composta de poesia e pensamentos. Damião já escreveu outras duas obras: “Rabiscos da alma” (1992) e “Retalhos de tudo um pouco” (2020). Os livros misturam biografias, lições de vida, experiências da vida no campo, a importância da família, de Deus, respeitando todos os credos.

LEIA MAIS

Juazeiro: Professor de Medicina do IDOMED lança livro sobre Neurologia

O livro Avaliação Neurológica Rápida, de autoria do médico neurologista e professor do curso de medicina do IDOMED, Dr. Pedro Roriz, foi lançado nesta quarta-feira (16), no Instituto de Educação Médica, em Juazeiro (BA). A obra tem como objetivo orientar a realização de exames neurológicos básicos e resumidos, extraindo o mínimo de informação possível dos pacientes.

O especialista explica que a obra foi redigida durante o período mais crítico da pandemia da Covid 19 e partiu da necessidade de colaborar com o ensino de seus alunos sobre essa área tão relevante da medicina. “A minha ideia sempre foi auxiliar o estudo e a compreensão da neurologia entre os estudantes. Desmistificar a disciplina e mostrar que existem formas práticas de se fazer uma avaliação neurológica em pacientes”, explicou.

LEIA MAIS

Advogada lança primeiro livro literário em Petrolina neste sábado

No próximo sábado, a advogada petrolinense Nivânia Arruda lançará sua primeira obra literária, “Pés Descalços”, às 20h, na Cafeteria La Marie, que fica localizada no centro de Petrolina (PE).

A autora, que é Professora de Direito da FACAPE e Presidente da Comissão de Cultura da OAB Petrolina, tem publicações na área da advocacia, mas agora estreia na literatura com um livro que mescla poemas, contos e crônicas.

Nivânia Arruda, em seu livro de estreia na Literatura, nos traz seus pés descalços que podem andar sobre o bruto asfalto, o cimento gelado ou na macia areia de uma praia. Falando em literatura, Nivânia nos apresenta suas multifaces, sua pluralidade de ser quem é: na sua vida pessoal, profissional, nos seus anseios, sentimentos e no olhar sobre a vida“, escreve o editor da obra, publicada pela Editora Vecchio.

Estudante de Medicina da Univasf lança livro sobre uma epidemia no sertão

Inspirado pelo desejo de proporcionar aos leitores a possibilidade de enxergar um aspecto do mundo de formas diferentes, o estudante de Medicina Vinícius Alves, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançou o livro “Memórias de um Sertão Esquecido”. A obra se passa em 1918 e conta a história de Osídio, um médico recém-formado que volta para sua cidade natal e se depara com uma epidemia de gripe espanhola. Com o intuito de reconectar seus leitores com os antepassados, o livro aborda desde temas histórico-sociais, como racismo, escravidão e misoginia, até dilemas pessoais voltados para a moral e objetivos da vida humana.

A obra, segundo o autor, pode ser classificada como um romance brasileiro contemporâneo, na qual há um misto de realismo fantástico latino-americano com romance introspectivo. A ideia para produção do livro surgiu a partir de uma matéria de jornal de 1918, que falava sobre a pandemia de gripe espanhola no interior do Rio Grande do Norte. “Identifiquei que esse era um ótimo contexto para a história e, então, me inspirei principalmente em Machado de Assis, com a narrativa em primeira pessoa de Brás Cubas; em Guimarães Rosa e seu personagem com dialeto sertanejo, no médico de Olhai os Lírios do Campo e nos enredos familiares das obras de Gabriel García Márquez e Isabel Allende”. O livro está em pré-venda até 21 de fevereiro. Os leitores podem adquirir um exemplar na forma física no site da Editora Viseu e no formato digital nos sites da AmazonGoogle Play e Barnes and Noble.

LEIA MAIS

“Juazeiro de Perto”, livro de Coelhão, celebra agrupamentos que marcaram o município entre 1970 e o início dos anos 2000   

“Juazeiro de perto. Quem sabe como é isso? Coelhão sabe, sim. Ele sabe bem. Sabe que Juazeiro não é só um lugar no mundo. É um mundo construído sobre determinado lugar”, escreve a professora Odomaria Rosa Bandeira Macedo no prólogo do livro “Juazeiro de perto: uma mistura de arte, cultura e política”, lançado em dezembro pelo artista plástico juazeirense Coelhão (Antonio Carlos Coêlho de Assis).
A obra conta a história de alguns espaços, grupos e associações que surgiram entre as décadas de 1970 e o início dos anos 2000, como a Associação dos Universitários de Juazeiro (AUJ), o Grupo Êxodus, o Círculo de Convivência Cultural, o Cine Clube Angarís, o Chá das Cinco, o Centro de Cultura e Debate, o Movimento de Defesa do São Francisco, o Centro de Cultura João Gilberto e o Movimento Pescadores da Criação.
LEIA MAIS
1234