“A Copa do Mundo não se ganha no primeiro jogo”, diz Ancelotti após Brasil empatar

\\O técnico Carlo Ancelotti reconheceu que o Brasil não teve uma boa estreia na Copa do Mundo de 2026, empatando em 1 a 1 com o Marrocos neste sábado (13), mas insistiu que a primeira partida não define o sucesso ou o fracasso no torneio. A Seleção Brasileira começou perdendo no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, após um gol do meio-campista Ismael Saibari aos 21 minutos, mas Vinícius Júnior evitou a derrota com um belo chute de pé direito aos 32 minutos.

O desempenho discreto do Brasil, especialmente no primeiro tempo, marcou negativamente a estreia do técnico italiano em Copas do Mundo e gerou preocupações em torno de uma equipe que chegou aos Estados Unidos em meio a dúvidas e questionamentos devido à sua fase irregular. “Não podemos esperar que o time seja perfeito no primeiro jogo. A Copa do Mundo não se ganha na partida de estreia”, disse Ancelotti, de 67 anos, durante a coletiva de imprensa após o jogo.

“Tenho total confiança [nos jogadores]. No futebol, as coisas nem sempre saem perfeitamente. Quando isso acontece, é preciso fazer críticas construtivas. Este é apenas o começo da jornada”, acrescentou. ‘Carletto’ admitiu que os primeiros 45 minutos foram difíceis, mas destacou uma melhora na segunda etapa. “O time estava ansioso, perdemos a posse de bola e faltou equilíbrio em campo. Foi muito melhor no segundo tempo, e vamos evoluir para o próximo jogo” contra o Haiti, na sexta-feira, na Filadélfia, disse ele com confiança.

“A equipe lutou até o último minuto, esse é o ponto positivo. Está bem claro o que precisamos melhorar”, acrescentou. O treinador italiano avaliou o desempenho da equipe contra um adversário de peso, um time que chegou às semifinais na Copa do Catar em 2022 e conta com jogadores renomados, como o lateral Achraf Hakimi e o atacante Brahim Díaz.

“Quando o time não joga bem, é preciso aceitar as críticas. Acredito que a escalação inicial foi a correta”, afirmou ‘Carletto’, que surpreendeu a todos ao escalar o zagueiro Ibañez na lateral-direita e Igor Thiago como camisa 9, deixando Matheus Cunha e Endrick no banco. “Precisamos nos preparar bem para o próximo jogo. O objetivo é passar da fase de grupos e evoluir com o tempo”, concluiu, observando que sua escalação poderá mudar dependendo das características do Haiti.

AFP

Copa 2026: em jogo duro, Brasil empata com Marrocos na estreia do Grupo C

Em jogo duríssimo, como já era esperado, o Brasil empatou com Marrocos por 1 a 1 neste sábado (13), no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA), na estreia do Grupo C da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira teve muita dificuldade, sobretudo no primeiro tempo. E saiu atrás no placar com lindo gol de Saibari aos 20 minutos. Também com um golaço, Vini Jr deixou tudo igual aos 32. O Brasil volta a campo na sexta-feira (19), contra o Haiti, às 21h30, na Filadélfia, também nos Estados Unidos.

O Jogo – O técnico Carlo Ancelotti surpreendeu com três mudanças na escalação. As novidades foram Ibañez na lateral direita no lugar de Danilo, Douglas Santos (revelado pelo Náutico) na vaga de Alex Sandro, e Igor Thiago no ataque em vez de Matheus Cunha. No Marrocos, o técnico Mohamed Ouahbi reforçou o meio de campo.

Os africanos começaram com maior posse de bola e criaram uma grande chance já aos cinco minutos. Mazraoui cruzou da esquerda e El Aynaoui finalizou livre, mas para a sorte do Brasil a bola explodiu em Bruno Guimarães. A Seleção Brasileira só assustou aos 13, em boa jogada de Vini Jr, que Igor Thiago errou a cabeçada. E quando o Brasil tinha melhorado, foi Marrocos que abriu o placar aos 20 minutos. Brahim Díaz acertou lindo passe entre Marquinhos e Gabriel Magalhães e Saibari deu uma cavadinha na saída de Alisson: 1 a 0.

Sem acertar a marcação e com Paquetá perdido no meio de campo, só o Marrocos jogava. Mas a situação se repetiu e foi o Brasil quem balançou a rede. Vini Jr fez linda jogada individual e bateu com raiva, sem chance para Bounou: 1 a 1 aos 32 minutos. O jogo ficou um pouco mais equilibrado e quase a Canarinho virou nos acréscimos, em lindo voleio de Paquetá, que Bounou espalmou para escanteio.

SEGUNDO TEMPO – Para a etapa complementar, Carlo Ancelotti fez duas mudanças. Danilo e Fabinho entraram nos lugares de Ibañez e Casemiro. O Marrocos voltou com a mesma formação. E o Brasil chegou perto de virar aos sete, em chute de Igor Thiago que Bounou espalmou. O jogo seguia duríssimo e o técnico italiano fez mais duas mexidas. Matheus Cunha e Luiz Henrique entraram nas vagas de Paquetá e Igor Thiago. A Seleção Marroquina também mudou. Talbi e El Mourabet foram acionados; deixaram o gramado Brahim Diaz e e Ounahi.

A partida ficou mais trincada, com as duas equipes com medo de errar e dar a chance de gol para o adversário. Aos 32, Matheus Cunha lançou Vini Jr, que tocou para Raphinha bater, mas Bounou defendeu. E nos acréscimos, Alisson evitou a derrota do Brasil com sequência de duas defesas.

Ficha Técnica – BRASIL 1X1 MARROCOS:

BRASIL: Alisson; Ibañez (Danilo), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro (Fabinho), Bruno Guimarães (Danilo Santos) e Lucas Paquetá (Matheus Cunha); Raphinha, Igor Thiago (Luiz Henrique) e Vinícius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti.

MARROCOS: Bounou; Hakimi, Riad, Diop e Mazraoui (Eddine); El Aynaoui, Bouaddi, Ounahi (El Mourabet) e Brahim Díaz (Talbi), Saibari (Rahumi) e El Khannouss (Amaimouni). Técnico: Mohamed Ouahbi.

Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (Estados Unidos).
Árbitro: Slavko Vini (Eslovênia).
Assistentes: Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic (ambos da Eslovênia) .
Gols: Saibari (20’1º); Vini Jr (32’1º)

Diario de Pernambuco

Lesionado, Neymar acompanha delegação do Brasil para estreia na Copa

Mesmo ainda em tratamento de uma lesão na panturrilha direita, Neymar acompanhou a delegação da Seleção Brasileira no deslocamento até o MetLife Stadium, em New Jersey, local da estreia contra o Marrocos na Copa do Mundo de 2026. A partida será disputada neste sábado, às 19h (horário de Brasília).

O craque acompanhou o grupo no ônibus até o estádio depois de realizar, pela manhã, atividades físicas na academia do hotel onde a equipe está concentrada. Apesar de ainda não participar de treinos com bola, a expectativa é de que ele volte a trabalhar normalmente com o elenco ao longo da próxima semana.

Mesmo fora da estreia, Neymar pode até ser relacionado para o banco de reservas. Ele também deve marcar presença na cerimônia que antecede a partida. Para este Mundial, a Fifa autorizou que os 26 jogadores de cada seleção permaneçam juntos no centro do gramado durante a execução dos hinos nacionais.

Brasil vs Marrocos – Brasil e Marrocos se enfrentam neste sábado, às 19h (de Brasília), na abertura do Grupo C, no MetLife Stadium, em New Jersey.

A Tarde

Do livro ao monólogo: ‘Quebranto’ será lançado como livro, apresentado como espetáculo, embalado como música e apreciado como tela no dia 23 de Agosto no Centro de Cultura João Gilberto

Aprovado no edital Lia da Silveira do Governo do Estado da Bahia, o projeto ‘Quebranto’ chega como inovador com a firme proposta de desafiar e provocar o público explorando temas sociais e culturais com uma abordagem única. Da produção literária do escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho, à parceria firmada com o ator de teatro Elder Ferrari, nasceu o monólogo ‘Quebranto’, que trouxe ainda a musicalidade do compositor Mariano Carvalho e a plasticidade nos riscos e cores do artista Iehoshua Iahueh.

O lançamento do livro e apresentação do espetáculo ‘Quebranto’, com show de Mariano Carvalho acontece no dia 23 de Agosto às 20h no Centro de Cultura João Gilberto. Na bagagem, ‘Quebranto’ traz a participação de sua equipe em diversas feiras literárias realizadas não só na capital e interior baianos como em outros Estados. Isso sem contar no ápice de ter conquistado em 2020, com o Abordagem Teatral, o Prêmio Respirarte da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

Esse projeto é o precioso rebento de uma equipe que traz na veia o talento e a persistente paixão pelas artes sejam elas literárias, teatrais, musicais ou plásticas. Equipe que pode ser encontrada bem aqui, em Juazeiro, e que vai levar a partir do dia 23 de Agosto essa incrível simbiose artística a pelo menos três cidades do Sertão do São Francisco: Juazeiro, Curaçá e Pilão Arcado. Em cada uma dessas cidades serão realizadas duas sessões do espetáculo ‘Quebranto’, além de uma oficina de Introdução ao Teatro.

‘Quebranto’ traz à tona abordagem de temas que vão do amor à angústia e à solidão, que tem na apresentação de Elder Ferrari o visceral que prende os olhos, com a simbologia poética de João Gilberto que desperta no público a ebulição de sentimentos que intencionalmente arrebatam reações de corpo e alma. Nas palavras do escritor João Gilberto, “Quebranto reúne minha produção literária entre os anos de 2004 e 2011. Quando escrevi não imaginei que minhas palavras poderiam criar vida em um monólogo tão impactante. Para mim esse é o resultado da junção de vários talentos em prol da poesia, a atuação de Elder Ferrari, a arte de Iehoshua Iahueh e os acordes de Mariano Carvalho em um só espetáculo é uma grande realização da cultura do Vale do São Francisco”, ressalta João Gilberto.

E é isso que o público terá a seu alcance, ao assistir ao monólogo, pois Quebranto, para o ator Elder Ferrari, foi um presente divino do poeta João Gilberto, ainda no início dos anos 2000 quando recebeu o livro na casa de cultura Trupizupi do amigo e também ator, produtor e diretor teatral Wellington Monteclaro. “Fiquei anos estudando e foi após muitas cobranças do poeta e ao participar de um edital municipal que conseguimos começar a pensar, montar e fazer todo o processo da construção do espetáculo, bem estudado e bem criado”, afirma Elder.

Quando relembra o processo de criação do monólogo, Elder Ferrari faz uma viagem em um tempo que começou com a escolha dos poemas e que veio com o sentimento de que seria um espetáculo para falar de amor. “As poesias eram lindíssimas, muito bem trabalhadas e, por isso, eu vi que precisaria de um personagem para que aquela palavra saísse da minha boca, não sendo apenas eu e o meu corpo. Como ator de teatro que sou, mastiguei, pesquisei, exercitei e encontrei uma figura andante que deu origem ao personagem”, conta Elder.

Daí começaram a criar as ações, o espaço corporal do personagem, o espaço de cena, nascendo a necessidade de que outras linguagens aparecessem dentro do espetáculo. E veio através da música de Mariano Carvalho – considerada parceria perfeita, sendo feita a escolha das poesias com mais sonoridade musical. Segundo Elder, “Mariano fez três belas canções e ganhamos outra linda parceria do artista plástico Iehoshua Iahueh para criar uma tela com a imagem da figura feminina que seria a figura ser amada ou odiada dentro do roteiro. A tela foi chamada pelo artista de ‘Quebranteira’ que é uma imagem que o expectador tem e pode ter várias análises e descobertas”.

O monólogo ‘Quebranto’ possui elementos que fazem dele um espetáculo fantástico que vem cada vez mais se firmando no teatro juazeirense e baiano e por que não, brasileiro? Nas palavras de quem se jogou na atuação de um monólogo pela primeira vez em 20 anos, ‘Quebranto’ veio para “assentar nosso lugar dentro da arte, do teatro, da nossa própria pessoa na sociedade juazeirense”.

Ascom

Dois anos depois, Náutico repete feito e estreia no Pernambucano com vitória por 5 a 0

Timbu goleou nas três estreias no Estadual desde que retornou aos Aflitos

A vitória do Náutico sobre o Central foi um bom primeiro passo para o Timbu na disputa do Campeonato Pernambucano. Coincidentemente, esta foi a segunda vez nos últimos três anos que o 5 a 0 é o placar inaugural para a campanha alvirrubra no Estadual, depois de começar a disputa vencendo o Petrolina pelo mesmo placar.

Ampliando o recorte recente de boas estreias alvirrubras, desde o retorno aos Aflitos, todas as estreias alvirrubras em casa no Estadual tiveram vitórias com goleada. Além dos dois triunfos por 5 a 0, o Timbu aplicou um 4 a 0 sobre o Decisão no primeiro jogo como mandante no estadual do ano passado.
LEIA MAIS

Juazeirense estreia no Baianão nesta quarta contra o Bahia; técnico vê equipe pronta

(Foto: Agência CH)

Nesta terça-feira (21), a Juazeirense encerrou a preparação para estreia no Campeonato Baiano. A equipe enfrenta o Bahia na noite desta quarta-feira (22), às 21h30, no Adauto de Moraes, em Juazeiro.

O técnico do Cancão de Fogo, Vladimir Viana de Jesus, disse estar “totalmente familiarizado com o clube, a cidade e o povo de Juazeiro”. O treinador disse ainda que vê boas chances da Juazeirense na competição e afirmou que sua equipe está pronta para a competição.

LEIA MAIS

Técnico da Juazeirense aprova adiamento da estreia no Campeonato Baiano

A confirmação do adiamento em uma semana do começo do Campeonato Baiano, se desapontou alguns torcedores, ansiosos por ver suas equipes em campo, agradou ao treinador da Juazeirense Vladimir de Jesus, que ganha tempo para ajustar o elenco ainda em formação.

Em declaração ao site oficial do clube, o técnico fez uma breve análise da situação, externando seu ponto de vista sobre o inesperado adiamento da competição. “É mais tempo para trabalhar. Na história do copo meio cheio, meio vazio, eu prefiro encarar pelo lado positivo”, disse

Na tarde desta quinta-feira (02), os jogadores participaram de um treino técnico no Adauto Moraes, em campo reduzido. Na ocasião, foram formadas três equipes que se alternavam nas ações defensivas e ofensivas, sob os olhares da comissão técnica. Nesta sexta (03), o grupo ganha folga pela manhã e retorna à tarde ao mesmo local para mais uma atividade, às 15h30.

1º de Maio estreia hoje no Campeonato Pernambucano da Série A2

O duelo entre o 1º de Maio e o Íbis acontecerá no Estádio Ademir Cunha, em Paulista (PE). (Foto: Internet)

A primeira fase do Campeonato Pernambucano da Série A2 de 2019 começa neste sábado (27). A rodada de abertura contará com quatro jogos. E às 16h de hoje, acontece a partida do 1º de Maio contra o Íbis, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista (PE).

Depois de 13 anos, o 1º de Maio tenta voltar à elite do futebol estadual. A última participação da Arara-Azul na primeira divisão do campeonato estadual aconteceu em 2003, quando foi o último colocado e acabou sendo rebaixado.

Ao todo, 17 equipes vão disputar a competição, divididas em quatro grupos. Esse ano dois times vão subir. Os dois melhores classificados de cada grupo passam para a segunda fase.

Petrolina estreia com derrota na Séria A1 do Pernambucano

Petrolina ocupa a vice-lanterna da competição. (Foto: Caren Diniz)

A equipe do Petrolina estreou na Série A1 do Campeonato Pernambucano 2019 com o pé esquerdo. A Fera Sertaneja enfrentou o Afogados fora de casa e perdeu.

No primeiro tempo, o goleiro do Petrolina, Pezão, foi responsável por grandes defesas que impediram uma vitória do Afogados com placar elástico. Mesmo assim, Diego Ceará insistiu e aos 21 minutos da primeira etapa inaugurou o placar para a equipe da casa.

No segundo tempo, a Fera tentou empatar o jogo, mas o esbarrou na dificuldade de finalizar. A partida acabou 1 a 0 para o Afogados.

O Petrolina, que está na vice lanterna, volta a campo contra o Náutico nos Aflitos, em Recife (PE). A partida está marcada para o dia 30 de janeiro, às 20h30.

Kaleb Alencar estreia ‘Petrolina Notícias’ no dia 19/03

(Foto: Divulgação)

Petrolina vai ganhar mais um programa de rádio. Produzido e apresentador pelo radialista Kaleb Alencar, o Petrolina Notícias estreia na próxima segunda-feira (19), na Rádio Tabajara FM.

Segundo Kaleb Alencar, a proposta do programa é apresentar as notícias de uma maneira inovadora, sendo interativo com os ouvintes. “Após 20 anos de estrada, estou vindo como uma fênix ressurgindo com esse novo projeto, ou seja, mais um sonho se tornando realidade, e a melhor coisa é poder através da comunicação ajudar a mudar a realidade de nossa população, reivindicando e cobrando de forma justa e sem meias verdades”, destacou o radialista.

O Petrolina Notícias terá duas horas de duração, sempre das 14h às 16h. O programa abordará temas como política e os problemas da cidade, abrindo espaço para as denúncias da comunidade e entrevistas com autoridades locais.

Estreia do ‘Petrolina Notícias’

Dia: 19/03/2018

Hora: 14h

Rádio Tabajara FM

Juazeirense deixa vitória escapar no fim do jogo e empata em Salvador

(Foto: Reprodução)

O Cancão de Fogo mostrou que vem com tudo para o Campeonato Baiano. No primeiro jogo da competição, a equipe de Juazeiro foi a Salvador enfrentar o Vitória. Quem pensou que o Juazeirense seria vencida facilmente se enganou. Empate por 2 a 2, com gol nos minutos finais da equipe da capital.

Mesmo saindo atrás do placar, o Cancão foi em busca do jogo e chegou a conseguir a virada com gols de Salatiel e Rayllan – com um golaço de falta. Contudo, o Vitória alcançou o empate aos 43 minutos do segundo tempo.

Na próxima rodada, o Juazeirense enfrenta a equipe do Jacobina. O jogo acontece nesta quarta-feira (24) em Juazeiro (BA), no estádio Adauto de Morais, às 20h.

Consolidado no estadual, Salgueiro estreia conta o Vitória neste domingo

(Foto: Internet)

O Carcará do Sertão vai fazer sua estreia no Campeonato Pernambucano na tarde deste domingo (21). O jogo acontece às 16h, contra o Vitória-PE, na Arena de Pernambuco.

Consolidado entre as quatro maiores equipes desde 2014 e com dois vices influenciados por decisões arbitrais – em 2015 contra o Santa Cruz e 2017 contra o Sport -, quando a equipe do sertão foi claramente prejudicada, o Salgueiro começa a temporada 2018 em busca do seu primeiro título da séria A1 do estadual.

Filme 1817 – A Revolução Esquecida estreia com sucesso em Recife

(Foto: André Nery/MEC)

O filme 1817 – A Revolução Esquecida, da cineasta Tizuka Yamasaki, foi lançado no Recife neste domingo (3), com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho. A estreia aconteceu com sucesso no tradicional Cine São Luiz, que lotou para assistir a primeira exibição da obra.

Este docudrama abre a série História da TV Escola e foi produzido em comemoração ao bicentenário da Revolução Pernambucana, tendo como base a obra literária A noiva da Revolução, de Paulo Santos de Oliveira. A maioria das cenas foi gravada no estado palco desse movimento emancipacionista.

“Pernambuco tem uma tradição enorme no cinema brasileiro e com este filme a gente resgata um momento histórico dos mais ricos. Pouco difundido nacionalmente, mas extremamente relevante em termos de afirmação dos valores consagrados na democracia como a liberdade, a pluralidade, a liberdade de expressão e a representatividade popular”, disse o ministro da Educação Mendonça Filho.

Diferentemente de outros relatos, 1817 – A Revolução Esquecida, de Tizuka Yamasaki, traz a história sob um prisma feminino. Para isso ela leva o público a viver aquele momento sob o olhar da jovem pernambucana Maria Teodora da Costa, que, de acordo com a literatura, viveu um caso de amor impossível com o líder revolucionário Domingos José Martins. São os personagens principais, interpretados pelos atores Klara Castanho e Bruno Ferrari.

O filme tem duração de 50 minutos e foi aprovado pelo banco de projetos da TV Escola, sendo produzido mediante termo de cooperação entre a produtora Rio de Cinema Produções Culturais, a TV Escola e o Ministério da Educação. O filme estreia em 15 de dezembro, às 21h, na TV Escola.

A Revolução Pernambucana, ou Revolução dos Padres, eclodiu em 6 de março de 1817 e foi o único movimento separatista do período colonial que se concretizou, tendo ultrapassado a fase conspiratória. Entre os motivos estão as enormes quantias que o governo de Pernambuco era obrigado a enviar para o Rio de Janeiro para custear os gastos da Corte portuguesa.

Bruno deve estrear no Boa Esporte Clube no final de semana

(Foto: Internet)

O goleiro Bruno, deverá fazer sua estreia oficial pelo clube Boa Esporte Clube, no próximo final de semana, quando começará o hexagonal final do Módulo II do Campeonato Mineiro, equivalente à Segunda Divisão. O adversário, a data e o horário do jogo serão definidos pela Federação Mineira de Futebol ainda nesta segunda-feira (3).

Mesmo regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF desde o último dia 24, Bruno estava impedido de jogar porque o Boa Esporte Clube já tinha inscrito os 30 jogadores permitidos na primeira fase da competição, conforme consta no regulamento.

Agora, a equipe poderá fazer cinco trocas. Uma delas será a inclusão de Bruno. O adversário, a data e o horário do jogo serão definidos pela Federação Mineira de Futebol ainda nesta segunda-feira (3). Ele tem grandes chances de assumir a condição de titular logo no primeiro jogo do hexagonal.

Bruno está em liberdade desde 24 de fevereiro após passar quase sete anos preso em razão do assassinato de sua ex-amante, Eliza Samudio.

Com informações do FolhaPE

12