Unidades escolares representam Petrolina na fase regional dos Jogos Escolares e buscam uma vaga para etapa estadual

A 53ª edição dos Jogos Escolares de Petrolina chegou ao fim, mas os campeões municipais já estão disputando a fase regional da competição. Agora, além de levar o nome de suas escolas, os estudantes também representam o município de Petrolina, em busca de uma vaga na etapa estadual dos jogos. As competições regionais começaram nesta segunda-feira (8), e Petrolina foi escolhida para sediar as disputas, que seguem ao longo da semana reunindo equipes de diversos municípios do Sertão do São Francisco.

A etapa municipal dos Jogos Escolares de Petrolina já foram encerradas e envolveram escolas municipais, estaduais, federais e privadas em diferentes modalidades esportivas, trazendo assim diversos vencedores. No futsal masculino, a Escola Ana Nery conquistou o título nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. No feminino, o destaque foi o Colégio Sorriso, campeão nas duas faixas etárias. O handebol protagonizou disputas acirradas. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, a campeã foi a Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Juarez Clemente Canejo. Já entre os estudantes de 15 a 17 anos, o título ficou com a EREM Otacílio Nunes. No feminino, a EREF Eduardo Coelho venceu na categoria de 12 a 14 anos, enquanto o CPM Petrolina conquistou o primeiro lugar entre as atletas de 15 a 17 anos.

LEIA MAIS

Vereador Wanderley Alves não descarta pré-candidatura a deputado estadual em 2026

 

Vereador de Petrolina Wanderley Alves (PDT)

O vereador Wanderley Alves afirmou, em conversa com a imprensa, que segue totalmente focado no mandato na Câmara Municipal de Petrolina, mas não descarta a possibilidade de disputar uma vaga como deputado estadual nas eleições de 2026.

Segundo ele, o momento é de trabalho e compromisso com a população. “A população me elegeu para ser o vereador do povo e quero fazer apenas isso: ser a voz e o representante daqueles que mais precisam”, destacou.

O parlamentar vem se destacando pela atuação próxima das comunidades, realizando visitas frequentes aos bairros, ouvindo demandas e buscando soluções junto à prefeitura, o que tem fortalecido o trabalho do gabinete e ampliado o reconhecimento popular.

LEIA MAIS

Jordávio Ramos cumpre agenda na capital baiana e recebe importantes apoios

O candidato a deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB), esteve nesta segunda-feira (22) em Salvador, onde recebeu o apoio do vereador de Aporá, Denilson Macedo (PP). Jordávio Ramos também percorreu diversos bairros da capital, ao lado do deputado federal Joceval Rodrigues (CIDADANIA), onde recebeu o carinho dos soteropolitanos que abraçaram sua candidatura.

“Foi um dia bastante produtivo aqui na capital, onde recebi o apoio de Denilson Macedo, vereador de Aporá, que chega para somar ao nosso projeto. E caminhar por Salvador ao lado do meu amigo Joceval Rodrigues e receber o carinho do povo, mostra que o sentimento das pessoas é de renovação. Reafirmo meu compromisso em buscar cada dia um estado melhor para todos”, disse o candidato.

Cristina Costa lança campanha à deputada estadual neste sábado em Petrolina

Cristina Costa vai oficializar sua campanha à deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), neste sábado (13/08), às 18h, na Associação de Moradores do Bairro Areia Branca, em Petrolina. O evento contará com a participação de militantes, apoiadores e a presença de candidatos a deputado federal.

Cristina Costa é mulher, negra, professora, sindicalista há mais de 20 anos, e sabe o papel do legislativo e da gestão pública. Foi vereadora por três mandatos em Petrolina e autora do pacote de Leis “De mulher para mulher”, que criou a Patrulha da Mulher, a Frente Parlamentar da Mulher, o Dossiê Mulher e instituiu, por meio, de mudanças no regimento interno da Câmara de Vereadores, a Comissão da Mulher, entre outras leis. Defensora das lutas populares, Cristina Costa é diretora licenciada do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (SINTEPE) e vice-presidenta do PT/PE.

Para Cristina, lançar essa candidatura é assumir o compromisso com o povo mais necessitado do Estado. “nossa candidatura é um chamado de lideranças do Sertão e do Cais para o compromisso com o povo que clama por comida, emprego, renda e justiça social. E, assim sendo, não poderíamos nos furtar de levar adiante o legado da nossa eterna Isabel Cristina que sempre nos impulsionou a estar do lado do povo”, reafirmou Costa.

Essa é a segunda vez que Cristina Costa se candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), contendo em sua primeira candidatura uma expressiva participação popular com votos em 88 municípios pernambucanos, que lhe levou a suplência para deputada estadual.

Dois anos depois, Náutico repete feito e estreia no Pernambucano com vitória por 5 a 0

Timbu goleou nas três estreias no Estadual desde que retornou aos Aflitos

A vitória do Náutico sobre o Central foi um bom primeiro passo para o Timbu na disputa do Campeonato Pernambucano. Coincidentemente, esta foi a segunda vez nos últimos três anos que o 5 a 0 é o placar inaugural para a campanha alvirrubra no Estadual, depois de começar a disputa vencendo o Petrolina pelo mesmo placar.

Ampliando o recorte recente de boas estreias alvirrubras, desde o retorno aos Aflitos, todas as estreias alvirrubras em casa no Estadual tiveram vitórias com goleada. Além dos dois triunfos por 5 a 0, o Timbu aplicou um 4 a 0 sobre o Decisão no primeiro jogo como mandante no estadual do ano passado.
LEIA MAIS

Professores da rede estadual de Pernambuco decretam estado de greve

(Foto: Inernet)

Professores da rede estadual de Pernambuco decidiram, nesta quinta-feira (24), em assembleia virtual do Sindicato de Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), decretar estado de greve e não retornar às atividades presenciais.

Para a categoria, não há a segurança necessária à reabertura das escolas. A retomada está programada para acontecer de forma gradual, a partir do dia 6 de outubro. Neste primeiro momento, está autorizado o retorno dos alunos do 3º ano.

A assembleia, que contou com a participação de mais de mil professores, aconteceu após reunião da categoria com o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, no início da tarde.

LEIA MAIS

Diretórios estadual e municipal do PT cedem e declaram apoio à candidatura de Marília Arraes no Recife

Depois de trabalharem intensamente para rifar a pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife em prol da manutenção da aliança com o PSB em Pernambuco, os diretórios estadual e municipal do PT decidiram apoiar o nome da neta do ex-governador Miguel Arraes na eleição deste ano. Presidente do PT-Recife, Cirilo Mota ressaltou, no entanto, que a sigla não pretende fazer oposição aos socialistas no Estado, mas sim reforçar o campo de esquerda no pleito.

Desde o início do ano, o Diretório Nacional do PT lançou o nome de Marília como candidata no Recife, mas as instâncias locais da agremiação, lideradas pelo senador Humberto Costa (PT), resistiam em romper com o PSB. No fim de junho, 37 dos 44 delegados do PT no Recife decidiram que o partido não lançaria candidatura própria na cidade. No dia 26 de julho, o Diretório Estadual petista optou por seguir a decisão da municipal. Na última sexta-feira (31), porém, a Nacional voltou a confirmar a presença da parlamentar na disputa recifense, fato que levou os presidentes estadual e municipal da legenda a se reunirem com a pré-candidata na última segunda-feira (3).

“Esse diálogo é fundamental para fortalecer a unidade no partido e também para avançarmos nas propostas que serão apresentadas aos recifenses com maior intensidade a partir de agora”, afirmou Marília, através de nota, após o encontro com os dirigentes partidários.

Ao Jornal do Commercio, Cirilo Mota disse acreditar que houve uma “intervenção” do Diretório Nacional do PT nos órgãos locais da sigla, mas que a decisão partidária será respeitada. “Seremos um projeto alternativo no campo de esquerda. A gente não sabe se a direita vai ter mais de uma candidatura, então vamos trabalhar para derrotar esse campo político, não faremos oposição ao PSB. A gente acreditava que a melhor tática era a aliança, mas respeita a decisão nacional. Agora vamos nos concentrar em derrotar o projeto da direita”, afirmou.

Ainda de acordo com o presidente, o Diretório Municipal do PT se reunirá no próximo sábado com Marília Arraes para elaborar a tática da campanha da deputada. “Como até então nenhum partido declarou apoio ao projeto do PT, temos que discutir estratégias, possíveis coligações. Por isso marcamos esse novo encontro”, pontuou.

O presidente estadual do PT, deputado estadual Doriel Barros, foi procurado para comentar o caso, mas não quis se pronunciar. O senador Humberto Costa não atendeu às chamadas feitas pela reportagem até a publicação desta matéria.

A segunda-feira também foi marcada por um encontro entre os presidentes nacionais do PT, Gleisi Hoffman, e do PSB, Carlos Siqueira. O teor da reunião não foi divulgado, mas cogita-se que o Recife seria um dos temas principais, uma vez que a candidatura do deputado federal João Campos (PSB) é prioridade no seio socialista. Presente na reunião, o deputado federal José Guimarães (PT) limitou-se a dizer: “Recife já está definido desde a última sexta-feira. Nossa candidata é Marília Arraes”. Siqueira preferiu não falar sobre o encontro.

1º de Maio faz jogo de abertura da Série A2 do Campeonato Pernambucano neste sábado contra o Íbis

Times que devem disputar a segunda divisão do campeonato estadual.

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou a tabela do Campeonato Pernambucano da Série A2 de 2019. A primeira fase começa em 27 de julho e está marcada para terminar em 8 de setembro. A rodada de abertura terá quatro jogos. No sábado (27), às 16h, acontece a partida Íbis x 1º de Maio, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista (PE).

Ao todo, 17 equipes vão disputar a competição, divididas em quatro grupos. Diferentes das edições anteriores, quando apenas uma equipe conseguia o acesso, esse ano dois times vão subir. Os dois melhores classificados de cada grupo passam para a segunda fase.

O 1º de Maio tenta voltar à elite do futebol estadual depois de 13 anos. A última participação da Arara-Azul na primeira divisão do campeonato estadual aconteceu em 2003, quando foi o último colocado e acabou sendo rebaixado. Caso consiga o acesso, Petrolina terá dois representantes na Série A1 do Pernambucano.

Confira os grupos da Série A2 do Campeonato Pernambucano

  • Grupo A: 1º de Maio, Serrano, Pesqueira e Sete de Setembro
  • Grupo B: Porto, Ypiranga, Decisão, Atlético-PE e Retrô
  • Grupo C: Cabense, Ferroviário do Cabo, Barreiros e Ipojuca
  • Grupo D: Timbaúba, Centro Limoeirense, Vera Cruz e Íbis

Prefeitura anuncia apoio financeiro ao time do Petrolina no Pernambucano Série A2

(Foto: Reprodução/Internet)

O retorno do Petrolina ao Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão ganhou mais um parceiro. A Prefeitura de Petrolina acertou na manhã de hoje (17) suporte na questão do Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho, após uma reunião com a diretoria e comissão técnica da Fera Sertaneja.

Miguel Coelho assegurou também apoio financeiro ao time que retorna às competições depois de dois anos fora do estadual. Como presente, o prefeito ganhou uma camisa do Petrolina das mãos do presidente do clube, o vereador Ronaldo Silva (PSDB).

LEIA MAIS

Odacy Amorim se reúne com lideranças políticas em defesa da pavimentação asfáltica da PE 630 e PE 615

A pavimentação dessas rodovias reforçará o desenvolvimento socioeconômico da região. (Foto: ASCOM)

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) esteve reunido, nessa segunda-feira (21), com lideranças políticas de Pernambuco para tratar do projeto de pavimentação asfáltica das PE’s 630 e 615, que interligam diversos municípios do Araripe e do Sertão do estado.

Pela manhã, o parlamentar se reuniu,no Palácio do Governo com o secretário da Casa Civil, André Campos, o secretário de Transportes, Antônio Júnior, além de representantes do movimento que defende a pavimentação, como Ronaldo Lacerda e Rosalvo Antônio. No encontro, foi demonstrada a viabilidade e importância da obra. Em seguida, a comissão foi recebida pelo senador Armando Monteiro (PTB), que se comprometeu em atuar fortemente para que o projeto se materialize.

Na oportunidade, Odacy enalteceu a iniciativa e destacou a relevância da obra. “É um projeto de extrema importância para o desenvolvimento do Araripe e do Sertão. Coloco-me à disposição para buscar mais e mais apoios, fazendo com que esse projeto saia do papel”.

As PE’s 630 e 615 interligam diversos municípios do Araripe e do Sertão pernambucano, a exemplo de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Ouricuri, Trindade, e os distritos de Nascente (Araripina) e Socorro (Santa Filomena). A pavimentação dessas rodovias reforçará o desenvolvimento socioeconômico da região, expandindo o funcionamento dos polos eólico, gesseiro e de minério.

Odacy confirma nome de Dulcicleide Amorim para disputar mandato de deputada estadual

(Foto: Internet)

Em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta terça-feira (19), o deputado estadual Odacy Amorim (PT), pré-candidato a governador de Pernambuco, confirmou que caso consolide seu projeto de disputar a majoritária irá lançar o nome de sua esposa Dulcicleide Amorim como candidata a deputada estadual.

“Eu não posso ir para um projeto desses e deixar minha base sozinha, porque eu tenho que cuidar da minha base, dos meus amigos, de minhas amigas que graças a Deus nunca me faltaram. O que eu tenho que fazer? A minha candidatura se consolidando a governo do Estado Dulcicleide, minha esposa, será candidata a deputada estadual, se o partido vai ter mais de uma candidatura, se vai ter alguém mais candidato a deputado estadual aí a gente vai discutir e resolver”, comentou.

Aliança PMDB-PT não deve acontecer em Pernambuco

(Foto: Internet)

Rompidos desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, PMDB e PT deram início a alianças para a disputa das eleições de 2018. Segundo o Estadão, já são cinco estados do Nordeste com conversas avançadas, são eles: Ceará, Alagoas, com Renan Calheiros, Sergipe, Piauí e Paraíba. A popularidade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no Nordeste atrai os peemedebistas, enquanto o maior tempo de TV do PMDB atrai o PT.

Contudo, a chance dessa aliança acontecer em Pernambuco é quase zero, já que há uma grande possibilidade dos partidos explorarem candidaturas próprias, o que não afasta a possibilidade de uma união em um cenário de segundo turno. Os nomes mais cotados são o do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e Marília Arraes (PT).

Caso a coligação se concretize, ainda que em segundo turno, caberá analisar qual será o discurso dos petistas do estado, inclusive dos vereadores de Petrolina (PE), fortes críticos ao governo de Michel Temer (PMDB), que contribuiu para o impeachment de Dilma.

Em Cabrobó, Pedro Caldas confirma pré-candidatura a deputado estadual

O vice-Prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas (PT), mantém a disposição de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco nas próximas eleições. Recém exonerado do cargo de Secretário de Finanças e Gestão Administrativa pelo prefeito Marcílio Cavalcanti (PMDB), o petista confirmou com a direção do PT a sua pré-candidatura.

Agora, com o aval do partido, Pedro começa a percorrer um longo caminho de construção dos alicerces para viabilizar-se para 2018.

Filho do ex-prefeito Eudes Caldas e neto do saudoso José Caldas Cavalcanti (ambos prefeitos por duas vezes em Cabrobó), o jovem advogado Pedro Augusto Caldas passou pelo primeiro teste eleitoral ao fortalecer com o seu nome a candidatura do então prefeito Marcilio Cavalcanti, eleito ano passado. A aliança, contudo, não parece perdurar, e o jovem político procura outros caminhos.

“O político deve estar conectado ao povo e ser homem de uma palavra só. Deve jogar limpo e aberto, evitando cair na vala comum. Eu não fugirei desse perfil, quem me conhece sabe disso”, declarou Pedro, ao comentar o seu afastamento do prefeito Marcílio e a exoneração do cargo de secretário.

Político de bom trato com as pessoas, Caldas conquistou enorme simpatia do eleitorado de todas as camadas sociais em Cabrobó e tem se mostrado atento às reclamações da população em relação aos rumos que o governo municipal tomou. Disse que não abre mão de priorizar o social e por isso se dispõe a lutar por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Reconhecidamente nova força do Partido dos Trabalhadores com bom trânsito na região, o jovem advogado conta com o aval do deputado estadual e companheiro de partido Odacy Amorim (PT), que desde cedo enxergou em Pedro inúmeras potencialidades para o Sertão.

Também é observado com bons olhos pelo Senador Humberto Costa (PT), que recentemente o recebeu em seu gabinete em Brasília, onde trataram de demandas para o município de Cabrobó.

Depois de muitos anos, a terra da cebola e agora da transposição tem agora uma real expectativa de em 2018 voltar a sonhar com um representante da terra na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Pernambuco: Estadual terá nova fórmula de disputa em 2018

(Foto: Diário de Pernambuco)

O Campeonato Pernambucano da Série A1 contará com nova fórmula de disputa em 2018. A decisão foi anunciada durante reunião do Conselho Arbitral, ontem, na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), no encontro em que os clubes da capital foram vencidos pelos do Interior.

A proposta vencedora indica que o Estadual terá 11 clubes (dez já classificados, deste ano, mais o campeão da Série A2/2017). Eles se enfrentarão na primeira fase em jogos de ida, com oito melhores classificados avançando às quartas de final e os dois últimos sendo rebaixados. As quartas de final e semifinais serão disputadas em sistema de ida, enquanto a final será decidida em dois duelos.

Salgueiro (vice-campeão), Belo Jardim, Central, Flamengo, Afogados da Ingazeira, América e Vitória votaram juntos, somando 44 pontos. Isolados na outra ponta, Sport, Náutico e Santa Cruz alcançaram 31 pontos, com peso de cada time definido de acordo com a posição no último Estadual. O trio de ferro defendia o formato com apenas quatro classificados na primeira fase.

Paulo Câmara pede R$ 20,5 milhões para liberação imediata por causa das chuvas

(Foto: Ennio Benning/SEI)

O governador Paulo Câmara se reuniu nesta terça-feira (30) com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que informou que o Governo Federal publicará, na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial da União, a homologação dos pedidos de emergência nos Estados de Pernambuco e Alagoas, que foram atingidos pelas fortes chuvas que caíram durante o fim de semana. Na reunião, Paulo Câmara pediu de R$ 20,5 milhões para liberação imediata, para as ações emergenciais.

Durante o encontro ficou acordado que será feito um levantamento sobre as quatro barragens da Zona da Mata Sul – Panelas II, Gatos, Igarapeba e Barra de Guabiraba – cujas obras não foram concluídas.

Além disso, entrarão no pacote proposto pelo por Paulo Câmara três novas barragens importantes para o Estado, uma no Agreste, Barragem de São Bento do Una, e duas na Região Metropolitana, a do Engenho Pereira e do Engenho Maranhão, que haviam sido incluídas na Emenda de Bancada de 2016 e não tinham sido empenhadas.

LEIA MAIS
12